OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sábado, 24 de janeiro de 2009

Bênção da Imagem de S. Paulo na Sua Igreja

Imagem de S. Paulo
Escultura de (Ana Carvalho)
Painel de Bento XVI Painel da Diocese do Porto
Placa de inauguração Interior da Igreja
Bispo do Porto e Pároco da Igreja
Interior da Igreja antes das cerimónias (bênção e Celebração Eucaristica)
Bispo do Porto prestes a paramentar-se Interior da Igreja
Caros Amigos:
- (Como NOTA PRéVIA desejo informar que esta "pseudo reportagem" tinha já sido por mim publicada, na noite do passado sábado. Verifiquei, no entanto que estava um bocado "atamancada" e não ficou muito satisfatória, pelo que decidi alterá-la dando-lhe nova redacção e colocando novas fotos, procurando dar-lhes uma ordem lógica. Esclareço que estas fotos foram colhidas por mim próprio, excepto a da imagem de S. Paulo que obtive através do site da autora da escultura, Ana Carvalho.) -
"a César o que é de César !"
A bela imagem de S. Paulo, (na foto acima) está exposta a todos os fiéis, desde hoje dia 24, Sábado, na Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso, onde pelas 19 horas foi inaugurada e benzida pelo Senhor Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que concelebrou em seguida, a Missa da Conversão de São Paulo com o pároco da Senhora do Porto, Dr. Manuel Correia Fernandes e com os padres Mário Salgueirinho, colaborador da paróquia e da comunidade, Almiro Mendes, pároco de S. Salvador de Ramalde e ainda com o padre secretário do senhor Bispo.
Depois da bênção e ainda antes da celebração eucaristica se iniciar, o Padre Manuel C. Fernandes, fez uma resenha alusiva à colocação da imagem de S. Paulo que teve lugar precisamente hoje, no dia em que se celebra A Conversão de S. Paulo.
A celebração foi animada pelo Grupo Coral de S. Paulo do Viso, e o Grupo Coral da Senhora do Porto que a iniciaram e terminaram com o Hino de S. Paulo, e entoaram todos os cânticos desde o Kyrie, Glória, Ofertório, Santo, Pai Nosso, Comunhão e Cântico final, além dos Salmos e Aleluia nas alturas próprias, acompanhados por quase toda a assembleia presente.
Na homilia, o Senhor Bispo do Porto felicitou a Paróquia por ter conseguido finalmente concretizar o sonho que há longos anos (desde 1983, pelo menos) - data do início de construção desta Igreja, foi manifestado pelo saudoso Padre António Inácio Gomes, fundador desta Comunidade (como já o havia sido em 1964 quando fundou a Paróquia da Senhora do Porto, altura em que também se iniciou o culto num pavilhão pré fabricado, neste mesmo local).
No fim da celebração o Snr. Bispo do Porto deu novamente os parabéns por todas as etapas percorridas pelos paroquianos antigos e actuais da Comunidade de S. Paulo do Viso, fazendo votos para que em breve possam encerrar-se outros capítulos desta história, como seja a renovação da imagem de Nossa Senhora de Fátima que agora passou a estar instalada numa posição superior à que se encontrava e do lado direito do altar, e ainda a colocação duma frase de S. Paulo na "cruz-torre" da Igreja, frase essa também pensada pelo Padre Inácio Gomes e que diz: "COMBATI O BOM COMBATE, TERMINEI A CORRIDA, MANTIVE-ME FIEL".
Finalmente o catequista e salmista Dr. Bernardino Chamusca deu a conhecer um pouco da história desta Comunidade, desde a sua implantação nos idos de 1964 por deliberação de D. Florentino Andrade que encarregou o falecido Padre António Inácio Gomes de fundar esta comunidade até hoje em que se inaugura finalmente a imagem de S. Paulo.
(Dentro em breve, o teor desta intervenção, assim como das outras intervenções efectuadas tanto pelo Senhor D. Manuel Clemente, como pelo Padre Dr. Manuel Correia Fernandes, talvez possam ser aqui publicadas, logo que eu obtenha os respectivos textos, se possível.)
Depois da missa, houve uma pequena recepção (ou copo de água ...) na qual estiveram presentes o Senhor Bispo do Porto e o seu Secretário, o padre Almiro Mendes, o padre Mário Salgueirinho, os Acólitos, catequistas, componentes de ambos os Coros, os elementos que compõem o Conselho Pastoral da Paróquia e os diversos sectores da Comunidade e da Paróquia, além do Presidente da Junta de Ramalde e da Presidente da Assembleia de Ramalde.
O senhor Bispo do Porto pôde apenas permanecer aqui, cerca de uma hora em virtude de ter de se deslocar para Fátima onde terá de estar amanhã, Domingo para participar na celebração nacional da Conversão de S. Paulo que ali vai ter lugar.
Embora eu tenha tentado, através de e-mail, comunicar à Rádio Renascença este evento, para se assim o entendessem, fazer uma referência ou até uma pequena reportagem, não tive qualquer sucesso, talvez devido ao facto de ter feito essa tentativa muito tarde (na passada quita-feira).
É por isso que eu estou aqui a fazer esta "caricatura" de reportagem e aproveitei para publicar estas fotos que pretendem apenas dar uma pequena panorâmica do muito que se passou hoje na "minha" Igreja, da Comunidade de S. Paulo do Viso.
Também quero informar que em próxima mensagem, procurarei fazer um perfil aproximado sobre a Escultora ANA CARVALHO que projectou e consumou esta esplêndida obra e darei a conhecer mais em pormenor a história desta Comunidade de S. Paulo do Viso.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PARA SEMPRE
E SUA MÃE MARIA SANTISSIMA
António Fonseca
Mais uma Nota:
Não consegui tirar mais nenhumas fotos.
No entanto tenho alguns vídeos que gravei, contendo todos os cânticos e também a Homília e as comunicações feitas pelo Senhor Bispo do Porto, pelo Pde Manuel Fernandes e pelo Dr. Bernardino Chamusca, mas não sei como é que os conseguirei incluir neste Blog.
Talvez alguém me possa ajudar, elucidando-me como é que devo fazer.
Obrigado, desde já.