OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

COMO SE DEVE CELEBRAR O NATAL

 

http://peque-semillitas.blogspot.com/

¡Feliz Navidad!

¡Feliz Natal

Tema do dia:

Como deveríamos celebrar o Natal

Faz dois mil anos que nasceu o Salvador do mundo. Sua vinda foi um evento histórico de tal magnitude que o mundo moderno iniciou seu calendário o ano de seu nascimento.
Não só foi este evento importante porque nenhum homem como Ele havia existido, cheio de Poder, Sabedoria e Amor, mas porque Ele era o Filho de Deus, o Messias esperado, o Redentor, o Ungido de Deus.
Sua vinda ao mundo atraiu seguidores quem são aqueles destinados a ser salvos. Para os humildes, os pobres e os marginalizados ¡Jesus é o homem!
Gentes de todos os caminhos da vida são convidadas a seguir a Jesus em seu caminho a nossa casa celestial.
Quando recordamos a vinda de Nosso Senhor na estação de Advento ou Natal, estamos celebrando nossa libertação da escravidão do pecado, posto que Jesus é Nosso Salvador. Também celebramos sua futura vinda em Glória como Ele o tem prometido. 
O dia de Natal é pois o dia de aniversário de Nosso Senhor Jesus Cristo, um dia para louvar a Deus por haver amado tanto o mundo que lhe deu seu Único Filho engendrado para que todo o que creia n’Ele seja salvo [João 3:16
O dia de Natal é realmente um "dia santo, um festival religioso" (holiday), desafortunadamente o mundo o trocou por um dia de festa do mundo 
A palavra Natal em Inglês (Christmas) tem sido trocada pela palavra Xmas, ou seja que não honramos o nome de Cristo no Natal pois o temos extraído da palavra. E assim também se tirou em muitas outras formas.
Deveríamos recolocarmos especialmente durante os dias de Natal e celebrar a prenda que temos recebido agradecendo a Deus pela prenda de Seu Filho, amando-nos una aos outros e compartilhando nossa  caridade com os outros.
Outro ponto que temos que aclarar é que Santa Claus ou São Nicolau não são o evento principal do Natal. Parece que este dia santo tem sido trocado por uma oportunidade para vender, esta estação santa tem sido comercializada e usa a Santa Claus para distribuir prendas olvidando-se em muitos casos do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. "Púnhamos cuidado" Cristo vem cedo.
Alguns poderiam insistir que é muito tarde para mudar a tradição... pode ser. ¿Para onde vai este mundo? Estamos olvidando-nos de dar a Deus o que é de Deus porque estamos tão contentes fazendo coisas para nós.
Muita gente por todo o mundo se tem esquecido do verdadeiro significado do Natal por causa de novas tradições. O Nascimento de Cristo tem sido trocado pelo Novo Natal (Xmas), celebrações pagãs que não têm que ver nada com o Senhor.
Incluamos a Jesus em nossas vidas neste Natal e descubramos para que temos sido criados. Demos graças a Deus por haver enviado a seu Filho para nos salvar, celebremos não somente seu Nascimento mas também sua morte a qual nos salva verdadeiramente da morte do pecado. Meditemos a vinda do Salvador do mundo e vivamos para sempre.
Façamos cada dia de nossas vidas um verdadeiro Natal onde Jesus nasce não numa gruta fria de Belém mas sim em nosso coração. Demos-lhe as boas vindas e amemos com todo nosso coração, com toda nossa mente e com toda nossa força.
Deixemos que Cristo nasça de novo em nossa vida e nasçamos de novo para a  vida eterna.
Jesus te ama.
Fuente: Anúncios Católicos

Meditação breve

Vem e salva-nos de nossa cegueira para descobrir-te presente, de nossa preguiça para caminhar contigo, de nossas desculpas para ficarmos longe de ti.
Vem e salva-nos de nossa surdez a tua palavra, de nossos desplantes injustificados, de nosso gosto pelo homem velho.
Vem e salva-nos de nossa dureza para compreender as Escrituras, de nossas lutas pelos primeiros postos, de nossa desconfiança na semente do Reino.
Vem e salva-nos de nossa comodidade posta como valor primordial, de nossa falta de compreensão para com os outros, de nosso egoísmo dissimulado.
Vem e salva-nos de nossa superficialidade, de nossa insensibilidade pelas coisas do alto, de nossa perda de sentido.
Vem e salva-nos dos deuses que tempos fabricado, da rotina que nos aprisiona, de nossos pequenos olhares. 
Vem e salva-nos Deus nosso salvador,
Deus nosso amigo, Deus anunciado por Jesus.
Ámen

http://peque-semillitas.blogspot.com

 

Recolha, transcrição e tradução por António Fonseca

FRANCISCA XAVIER CABRINI, Santa (e outros) – 22 de Dezembro

Francisca Javier Cabrini
Fundadora, 22 Dezembro

Mãe dos emigrantes

Entre 1901 e 1913 emigraram para os Estados Unidos 4.711.000 italianos. Apesar dos inumeráveis dramas que suscita a emigração há que recordar todavia hoje a uma frágil mestra de S. Angelo Lodigiano, Francisca Cabrini, nascida em 1850, a menor de 13 filhos. Se distinguiu, por não ver a emigração com os olhos do político nem do sociólogo, mas sim com esses humaníssimos de mulher cristã, merecendo o titulo de mãe dos emigrantes.Órfã de pai e de mãe, Francisca tinha querido encerrar-se num convento, mas não foi aceite por sua delicada saúde. Então aceitou o cargo que lhe confiou o pároco de Codogno para que ajudasse num orfanato. A jovem, graduada de mestra fazia pouco tempo, fez muito mais: reuniu a algumas companheiras e formou o primeiro núcleo das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração, orientadas pelo espírito de um intrépido missionário, São Francisco Javier. Quando Francisca fez os votos religiosos tomou o nome do santo. Como ele, tinha querido partir também para China, mas quando teve notícia do descuido e do drama de desespero dos milhares e milhares de emigrantes italianos que desembarcavam no porto de Nova York sem nenhuma ajuda material nem espiritual, Francisca Javier não duvidou um instante.


Francisca Javier Cabrini

Francisca Javier Cabrini

Também ela, na primeira de suas 24 travessias oceânicas, compartilhou as incomodidades e as incertezas de seus compatriotas; mas se destacou por sua extraordinária valentia com a que enfrentou as grandes necessidades que se lhe apresentaram e soube desenvolver-se para estabelecer um ponto de encontro e de ajuda para os emigrantes. Antes de tudo se preocupou pelos órfãos e os enfermos, construindo casas, escolas e um grande hospital em Nova York, logo em Chicago, depois na Califórnia, e assim seguiu estendendo sua obra em toda América, até Argentina.
A quem lhe manifestava admiração pelo êxito de tantas obras, a Madre Cabrini lhe contestava com sincera humildade “¿Acaso tudo isto não o fez o Senhor?”. Morreu no sulco, durante uma de suas tantas viagens a Chicago, em 1917. Seu corpo foi levado triunfalmente a Nova York e enterrado na igreja contigua à “Mother Cabrini High School”, para que estivesse perto dos emigrados.
¿Queres saber mais? Consulta corazones.org

Francisca de Colledimezzo, Santa

Monja Clarissa, 22 de Dezembro

Dezembro 22
Monja Clarissa

Etimologicamente significa “franca, livre”. Vem da língua alemã.
Moisés disse: “Abre a mão a teu irmão, aquele dos teus que é humilhado e pobre em tua terra”.
Foi uma monja clarissa do século XIII.
Quando se visita Assis, o berço de são Francisco e de santa Clara, há um convento, o de são Damião, que mostra um portento da fundadora das clarissas. 
A santa que hoje veneramos, teve parte activa neste portento.
Santa Clara caiu enferma com a invasão sarracena. Foi a socorrê-la Francisca de Colledimezzo, enquanto mantinha elevado o pão eucarístico em frente de seus opressores.
Francisca foi uma seguidora fiel de santa Clara. De sua alma e de seu trato aprendeu e manou o carisma melhor que ninguém. 
O testemunho atrai muito mais que os escritos e as palavras.
Seu contacto pessoal fez que florescesse nesta jovem o amor pela contemplação e a vida de oração tal e como o vivia santa Clara.
Eram como pombas que seguiam com seu voo a fundadora aonde quer que fosse.
Era um grupo de mulheres cheias de amizade, não só sentimental, mas perfumada com o amor sobrenatural a Jesus Cristo e a todo o santo Evangelho.
Francisca foi a confidente de coração de santa Clara. Ela nunca se ausentou de Assis até à morte de santa Clara.
Seu corpo se encontra na cripta da igreja de são Damião.
¡Felicidades a quem leve este nome!
“Muitos recebem conselhos; só os sábios lhes tiram proveito” (Siro).

Queremón de Nilópolis e companheiros mártires, Santos

Bispo e mártir, 22 Dezembro

Queremón de Nilópolis y compañeros mártires, Santos

Queremón de Nilópolis e companheiros mártires, Santos

São Dionísio de Alexandria, em sua carta a Fabiano de Antioquia, falando dos cristãos egípcios que padeceram na perseguição de Décio, conta que muitos foram atirados ao deserto, onde morreram de fome, de sede, de insolação, ou pereceram atacados pelas feras ou por homens não menos ferozes.
Outros muitos cristãos foram vendidos como escravos; quando escrevia São Dionísio, muito poucos haviam sido resgatados. 
O santo menciona em particular ao ancião bispo de Nilópolis, Queremón, que havia ido a refugiar-se às montanhas de Arábia com outro companheiro e a quem ninguém havia voltado a ver. 
Os cristãos os buscaram, mas não lograram encontrar nem sequer os cadáveres. 
O Martirológio Romano comemora a estes dois mártires no dia de hoje.

Honorato de Toulouse, Santo

Bispo, 22 Dezembro

Honorato de Toulouse, Santo

Honorato de Toulouse, Santo

Na cripta de São Saturnino de Toulouse, se compendiou taxativamente nestes termos, debaixo de umas relíquias:
"Santo Honorato, segundo Bispo de Toulouse. Havia nascido na província de Espanha chamada Tarraconensis. Foi convertido e baptizado em Pamplona por São Saturnino, ao qual se vinculou de uma maneira especial."
"Depois do martírio do apóstolo de Toulouse, foi chamado a suceder-lhe. Ele confinou a unção episcopal a São Fermín, primeiro Bispo de Amiens, e que era como ele um dos mais ilustres convertidos de Pamplona."
Não só Toulouse, na cripta de sua catedral venera destacadamente o sepulcro de Santo Honorato. Também la catedral de Amiens conserva sua figura em pedra, formando o cortejo de San Fermín.

http://es.catholic.net/santoral

Recolha, transcrição e tradução incompleta por António Fonseca