OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quinta-feira, 25 de março de 2010

PAIXÃO NO PORTO E EM VILA NOVA DE GAIA

In: Agência Ecclesia

 

Recriar Paixão de Cristo nas ruas do Porto e Gaia

«Noite XP ComPaixão» atravessa toda a madrugada, numa directa diferente

Os últimos passos da vida de Jesus vão ser recordados por centenas de jovens nas ruas do Porto e Vila Nova de Gaia durante a próxima noite de Sexta para Sábado, naquela que pretende ser uma “directa com Deus”.

A iniciativa pretende reviver a Paixão de Cristo numa linguagem actual, com recurso a meios teatrais e cénicos baseados nos textos bíblicos sobre o julgamento, condenação, morte e ressurreição.

O Pe. António Bacelar, director da Pastoral Universitária da diocese do Porto, entidade responsável pela “Noite XP ComPaixão”, sublinha que a sua preparação inclui “dezenas de voluntários” daquele Organismo e do Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loiola, ligado aos Jesuítas.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o sacerdote reconheceu que os vários significados da palavra “paixão” – que muitos jovens associam ao desejo ou concretização de um envolvimento sentimental com outra pessoa – exigem “um esforço de tradução”.

“É a Paixão de Jesus por nós que torna possível todas as nossas paixões, antes de mais por Ele e por uma certeza de vida, bem como pela História, pelo mundo, pela humanidade e pela Igreja”, salientou o Pe. António Bacelar.

“Gostaríamos de passar a mensagem que a verdade e o horizonte dessas paixões se podem encontrar na paixão primeira, que é a de Deus pela pessoa”, acrescentou.

O programa, que arranca às 21h30 de Sexta-feira e termina depois das 6h00 da manhã de Sábado, é prioritariamente dirigido aos universitários, embora as actividades estejam abertas a toda a população, especialmente os jovens.

“Não deixaremos de tocar as pessoas que passem nas ruas, porque esse é também o objectivo de trazer a Paixão de Jesus à cidade”, assinalou o responsável.

Para o Pe. António Bacelar, a actividade mais marcante será a celebração da missa, que além de contar com “a presença e a presidência do nosso bispo, D. Manuel”, ocorrerá num “lugar menos usual”, como são as caves do Vinho do Porto.

Entre os momentos que “poderão surpreender”, o director da Pastoral Universitária destacou “o anúncio deste Jesus do Porto, que incomoda e transtorna a vida de muita gente”, e a Paixão de Cristo, “encenada no belíssimo átrio da estação de São Bento”.

O itinerário nocturno respeitará o descanso dos habitantes mas ao nascer do sol a população vai encontrar vestígios dessa passagem: “Obviamente não vamos despertar as pessoas mas gostávamos de deixar um sinal de que alguma coisa se passou nas ruas da cidade durante a noite”, referiu o Pe. António Bacelar.

As inscrições para a “Noite XP ComPaixão”, actividade mais importante de Março da “Missão 2010”, terminam esta Quarta-feira.

Desde Janeiro que a diocese do Porto está envolvida na “Missão 2010”, conjunto de actividades relacionadas com o testemunho da mensagem cristã. O primeiro mês do ano foi dedicado ao “Anúncio”, Fevereiro à “Alegria” e Março à “(Com)paixão”. Em Abril, o tema escolhido será “(Com)Vida”, numa alusão à ressurreição de Cristo.

Programa

Vila Nova de Gaia

21h30

Acolhimento (Praça Sandeman)

22h00

Celebração da Eucaristia presidida por D. Manuel Clemente (Espaço Ferreirinha)

Percurso: Corpus Christi – Rua Guilherme Braga

00h30

O Jardim das Oliveiras num Armazém de Gaia (Armazém do Arbo)

Percurso: Travessa Cândido dos Reis – Rua General Torres – Jardim do Morro – Tabuleiro Superior Ponte D. Luís

Porto

Percurso: Avenida da Ponte – passeio lado esquerdo

02h00

Julgamento do Jesus do Porto (Estação de Metro de São Bento)

Percurso: Estação de São Bento (refeição ligeira), Rua das Flores, Rua do Ferraz, Rua da Vitória

03h30

Vigília (Igreja de São Bento da Vitória)

Percurso: Rua das Taipas, Passeio das Virtudes, Rua de Azevedo de Albuquerque, Rua do Rosário, Rua de Miguel Bombarda, Rua da Boa Nova, Rua de Vilar

05h00

Festa (Casa Diocesana de Vilar)

06h00

Percurso: Rua de Vilar, Rua D. Pedro V, Rua do Bom Sucesso, Mercado do Bom Sucesso, Rotunda da Boavista, Avenida de França, Estação de Metro Casa Música.

Fotos

Nacional | Rui Martins | 2010-03-24 | 12:58:19 | 5506 Caracteres | Diocese do Porto

 

http://ecclesia.pt

Recolha e transcrição através do Boletim da Agência Eclesia. por António Fonseca

25 DE MARÇO DE 2010 - REZAR NA QUARESMA e SANTOS DO DIA

25 DE MARÇO

QUINTA-FEIRA – 5ª SEMANA DA QUARESMA  

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Lucas 1, 26-38

“ALEGRA-TE.”

************

A nossa vida é a casa onde Deus quer morar.

Este anúncio de alegria e esperança é para ti também.

Também tu és morada de Deus, se aceitares o seu convite e te entregares a  Ele.

Abre o coração e não tenhas medo.

»»»»»»»»»

Maria, mulher da fé e da alegria, fala de mim ao Senhor.

Diz-Lhe que preciso da sua força e da sua graça.

 

***********************

edisal@edisal.salesianos.pt

www.edisal.salesianos.pt

NOTA:  Ver nota em 17-Fevereiro-2010

António Fonseca  -  www.aarfonseca@hotmail.com

=============================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

***************************************************************************

SANTOS DO DIA DE HOJE

25 DE MARÇO DE 2010

• A Anunciação do Anjo à Virgem Maria
Março 25   -  Solenidade, Março 25

La Anunciación del Ángel a la Virgen María

La Anunciación del Ángel a la Virgen María

Solenidade

Martirológio Romano: Solenidade da Anunciação do Senhor, quando, na cidade de Nazaré, o anjo do Senhor anunciou a María: Conceberás e darás à luz um filho, e se chamará Filho do Altíssimo. Maria contestou: Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra. E assim chegada a plenitude dos tempos, o que era antes dos séculos o Unigénito Filho de Deus, por nós os homens e por nossa salvação, se encarnou por obra do Espírito Santo de Maria, a Virgem, e se fez homem. 
A última fase de toda a apoteose salvadora começou em Nazaré. Houve intervenções angélicas e simplicidade assombrosa. Era a virgem o pártenos de Isaías velho a destinatária da mensagem. Tudo acabou em consolação esperançada para a humanidade que seguia em seus despistes crónicos e incuráveis. Os anawin tiveram razões para fazer festa e deixar-se por um dia de jejum; se havia entrado na recta final. 
A iconografia da Anunciação é, por copiosa, inumerável: Tanto pintores do Renascimento como o veneziano Pennacchi a põem em cadeira de ouro e vestida de seda e brocado, deixando ao povo em difusa lonjura. Gabriel aparece com asas estendidas e também com frequência está presente o púcaro com açucenas, símbolo de pureza. Devotas e finas ficaram as pinturas de Giotto e Fra Angélico, de Leonardo da Vinci, de frei Lippi, de Cosa, de Sandro Botticelli, de Ferrer Bassa, de Van Eyck, de Matthias Grünewald, e de tantos outros. 
Mas provavelmente só havia galinhas pisoteando ao sol e grito de rapazinhos brincando, estância obscura ou pátio talvez com um bocal de poço; talvez, alheios à cena, estava um cão deitado à sombra ou um gato desfrutava com seu asseio individual; só diz o texto bíblico que "o anjo entrou onde ela estava".
Deve ter narrado a cena a própria Maria a
são Lucas, o evangelista que a refere em momento de intimidade.
Assim foi como o disse Gabriel: "Salvé, cheia de graça, o Senhor é contigo". Aquele donzel refulgente, feito de claridade celeste, deve tê-la comovido; por isso interveio "Não temas, María, porque hás achado graça ante Deus; conceberás em teu seio e darás à luz um Filho a quem porás por nome Jesús. Este será grande: se chamará Filho do Altíssimo, o Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai, reinará pelos séculos sobre a casa de Jacob e seu reino não terá fim". A objecção a pôs María com toda claridade: "¿Como será isto, pois não conheço varão?" Não fazia falta que entendera tudo; só era precisa a disposição interior. "
O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; por isso, o que nascerá será chamado santo, Filho de Deus".

La Anunciación del Ángel a la Virgen María

A Anunciação do Anjo à Virgem María

Logo veio a comunicação do milagre operado na anciã e estéril Isabel que gesta em seu sexto mês, porque "para Deus nenhuma coisa é impossível".
Festa de Jesús que se encarnou -que não é pôr-se vermelho, mas sim que tomou carne e alma de homem-; o Verbo eterno entrou nesse momento histórico e nesse lugar geográfico determinado, ocultando sua imensidade.
Festa da Virgem, que foi a que disse "Faça-se em mim segundo tua palavra". O "sim" de Santa María ao irrepetível prodígio transcendental que depende de sua aceitação, porque Deus não quer fazer-se homem sem que sua mãe humana aceite livremente a maternidade.
Festa dos homens pela solução do problema maior. A humanidade, tão habituada à larguíssima série de claudicações, cobardias, blasfémias, sujidade, idolatria, pecado e lodo onde se rebolam os homens, esperava ansiosamente o esmagamento da cabeça da serpente. 
As esperanças dos profetas na lenta e secular espera haviam deixado de ser promessa e sentiam já que se cumpria o conceber do Espírito Santo, justamente nove meses antes do Natal.
¡Como não! Cada um pode pôr imaginação na cena narrada e contemplá-la a seu gosto; assim o fizeram os artistas que as plasmaram com arte, segundo lhes pareceu.

Consulta também: A encarnação do Verbo de Jesús Martí Ballester

Margarita Clitherow, Santa
Março 25   -  Mártir, Março 25

Margarita Clitherow, Samta

Margarita Clitherow, Santa

Mártir

Martirológio Romano: Em York, em Inglaterra, santa Margarita Clitherow, mártir, a qual, com a anuência de seu marido, abraçou a fé católica, em que educou também a seus filhos, e se preocupou de ocultar em sua casa a sacerdotes que eram perseguidos, por cujo motivo foi detida várias vezes durante o reinado de Isabel I, e finalmente, recusando que sua causa fosse levada ante o tribunal para que os ânimos dos conselheiros do juiz não carregassem com a responsabilidade de sua sentença à morte, a condenaram, por sua fé em Cristo, a ser asfixiada até à morte sob um grande peso (1586).
Etimologicamente: Margarita = Aquela de beleza pouco comum, é de origem latina.

Temos a fortuna de possuir ampla informação acerca de Margarita Clitherow, graças à biografia escrita por seu confessor, padre John Mush, completada em seus detalhes com outros documentos contemporâneos. Em York todavia podemos ver a casa de câmara onde foi julgada, o castelo em que esteve encarcerada, a casa vizinha ao matadouro, que se crê haver sido seu lar durante sua vida matrimonial e a habitação na pousada do Cisne Negro, que a tradição assinala como o lugar que ela alugou para que se celebrasse a missa, quando se considerou insegura sua própria capela.

VER MAIS SOBRE SANTA MARGARITA CLITHEROW NO SITE HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, POR NÃO ME SER POSSÍVEL FAZER A SUA TRADUÇÃO COMPLETA. Obrigado e desculpem. António Fonseca.

Para ver mais sobre os 40 mártires em Inglaterra e Gales faz "click" AQUI

• Emiliano (Omeljan) Kovc, Beato
Março 25   -  Sacerdote e Mártir, Março 25

Emiliano (Omeljan) Kovc, Beato

Emiliano (Omeljan) Kovc, Beato

Sacerdote da archieparquía de Lvov dos ucranianos

Martirológio Romano: Na cidade de Majdanek, perto de Lublín, em Polónia, beato Emiliano Kovc, presbítero e mártir, que em tempo de guerra foi deportado a um campo de concentração, onde, pelo combate da fé, alcançou a vida eterna (1944).
Etimologicamente: Emiliano = Aquele que é gentil e amável, é de origem latina.

Quando o Papa João Paulo II fez sua viagem pastoral a Ucrânia, entre os muitos actos que levou a cabo em tão pouco tempo, um dos mais importantes foi, sem dúvida, a beatificação de vários ucranianos e ucranianas.

(*) VER MAIS EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, POR FAVOR. AF.

Lúcia Filippini, Santa
Março 25   -  Fundadora, Março 25

Lucia Filippini, Santa

Lúcia Filippini, Santa

Fundadora do Instituto de Mestras Pias

Martirológio Romano: Em Montefiascone, na Toscana, santa Lucía Filippini, fundadora do Instituto de Mestras Pias, para promover o ensino cristão de jovens e mulheres, especialmente as carentes de recursos (1732).
Etimologicamente: Lucía = Aquela que leva a luz, é de origem latino.

O Instituto de "Maestre Pie" não é tão conhecido fora de Itália como merece sê-lo. Mas numa época em que todavia não se pensava na educação obrigatória, obrou maravilhas tanto no melhoramento religioso como no social das mulheres de seu país.
Ainda que Santa Lucía não tenha sido a verdadeira fundadora desta notável organização, foi talvez a mais zelosa, a de maior influência e a mais santa entre todas suas primeiras propulsoras.

(*) VER MAIS EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, POR FAVOR. AF.

• Agapito de Sínada, SANTO
Março 25   -  Bispo de Sínada, Março 25

Agapito de Sínada, San

Agapito de Sínada, San

Bispo de Sínada

Este santo que recordamos hoje, morreu no século III. Nasceu em Roma no seio da família Anicia.
Sua fé era tão firme que não duvidou o mais mínimo em se dedicar a evangelizar. Se alimentava de uma contínua oração e da presença de Deus enquanto pensava e fazia.

VER MAIS EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, POR FAVOR. AF.

Comentários ao P. Felipe Santos: fsantossdb@hotmail.com

 

Josafata (Michaelina) Hordashevska, Beata
Março 25   -  Co-Fundadora, Março 25

Josafata (Michaelina) Hordashevska, Beata

Josafata (Michaelina) Hordashevska, Beata

Co-fundadora da congregação das Escravas de María Imaculada

Martirológio Romano: No lugar de Chervonohrad, junto a Lwiw, na Ucrânia, beata Josafata (Miguelina) Hordáshevska, virgem, que fundou o Instituto de Irmãs Escravas de María Imaculada, dedicando-se a fazer o bem onde fosse maior a necessidade (1919).


(1869-1919)

Nasceu em 20 de Dezembro de 1869 em Lvov (Ucrânia), no seio de uma família numerosa, honrada e laboriosa, de rito bizantino.
Teve que renunciar aos estudos para dedicar-se ao trabalho, a fim de ajudar economicamente aos seus.
Sensível e interessada en la vida espiritual, encontrou um óptimo guia no missionário basiliano padre Jeremías Lomnitskyj, que apoiou seu desejo de consagrar-se ao Senhor.

VER MAIS EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, POR FAVOR. AF.

Everardo (Everado) de Nellenburg, Beato
Março 25   -  Monge Beneditino, Março 25

Everardo (Everado) de Nellenburg, Beato

Everardo (Everado) de Nellenburg, Beato

Monge Beneditino

Martirológio Romano: Em Schaffhausen, em Suabia, beato Everado, que, sendo conde de Nellenburg, abraçou a vida monástica no cenóbio de Todos os Santos (Allerheiligen), construído com seu esforço (1078).
Etimológicamente: Everardo = Forte como un javali, é de origem anglo-saxão.

Levado pelos impulsos à santidade, pensou que seu caminho estava centrado na vida beneditina. 
Já em 1050 fundou o mosteiro de Allerheigen (Todos os Santos) em Schaffhausen.

Teve a imensa sorte de que fosse a consagrá-lo o próprio Papa León IX em 22 de Novembro de 1049.

 
VER MAIS EM
HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, POR FAVOR. AF.


Comentários ao P. Felipe Santos: al Santoral">al Santoral">al Santoral">al Santoral">al Santoral">fsantossdb@hotmail.com

 

• Tomás de Costacciaro, Beato
Março 25  - Eremita Camaldulense, Março 25

Tomás de Costacciaro, Beato

Tomás de Costacciaro, Beato

Eremita

Martirológio Romano: Junto a Costacciaro, na Umbría, beato Tomás, ermitão, que passou sessenta e cinco anos em vida eremítica e la ensinou a outros a vivê-la (1337).
Etimologicamente: Tomás = mellizo, é de origem arameu.

O Beato Tomás nasceu no pequeno povo de Costacciaro, distante cerca de onze kilómetros de Gubbio, em Umbría.
Todavia menino, seu coração se inclinava pelas práticas piedosas e seu pai o levava à campina a visitar os santuários e lugares de peregrinação.

 

VER MAIS EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, POR FAVOR. AF.

 

• Hermelando, Santo
Março 25   -  Abade, Março 25

Hermelando, Santo

Hermelando, Santo

Abade

Martirológio Romano: Na ilha de Antrum (hoje Aindre), cerca de Nantes, em França, santo Hermelando, que, depois de servir na corte real, se fez monge do mosteiro de Fontenelle e finalmente foi designado primeiro abade do lugar (c. 720).

Santo Hermelando nasceu na diocese de Noyon e desde sua mais tenra juventude aspirou à vida religiosa. Seus pais, sem embargo, tinham mundanas ambições a respeito a ele e o enviaram à corte do rei Clotário III, onde foi nomeado escanciador.
Se dispôs a casá-lo e já se faziam os preparativos para a boda, quando convencido de que essa não era a vontade de Deus para ele, Hermelando abriu eu coração ao rei que, ainda que entristecido ante a ideia de separar-se dele, consentiu em que seguisse sua verdadeira vocação.

 

VER MAIS EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, POR FAVOR. AF.


• Dimas, Santo
Março 25   -  O bom ladrão, Março 25

Dimas, Santo

Dimas, Santo

"HOJE estarás comigo no Paraíso"

Martirológio Romano: Comemoração do santo ladrão, que na cruz reconheceu a Cristo, e d’Ele mereceu ouvir: Hoje estarás comigo no Paraíso (s. I).

Só possuímos noticias certas acerca de sua morte e de sua solene canonização -por parte do próprio Jesus Cristo-, não repetida na história da Santidade. - Festa: 25 de Março.
"E com Ele crucificaram dois ladrões, um à direita e outro à esquerda de Ele. E foi cumprida a Escritura que diz: E foi contado entre os iníquos.

"Um dos malfeitores o insultava dizendo: ¿Não és Tu o Messias? Salva-te a Ti mesmo e a nós.
"Mas o outro, respondendo, o reconvinha dizendo: ¿Nem sequer temes tu a Deus estando no mesmo suplício? Nós, na verdade, o estamos justamente, pois recebemos a justa paga do que fizemos; mas Este nada há feito; e dizia a Jesús: Recorda-te de mim quando vieres na glória de tua realeza.
"Disse-lhe: Em verdade te digo, que hoje estarás comigo no Paraíso" (Marcos 17, 27s. y Lucas 23, 39-43).

POR FAVOR, VEJAM MAIS EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL. OBRIGADO. AF.


Hilário (Pawel) Januszewski, Beato
Março 25   -  Mártir Carmelita, Março 25

Hilario (Pawel) Januszewski, Beato

Hilário (Pawel) Januszewski, Beato

Presbítero e Mártir

Martirológio Romano: No campo de concentração de Dachau, próximo a Munich, de Baviera, na Alemanha, beato Hilário Januszewski, presbítero da Ordem dos Carmelitas Descalços e mártir, que em tempo de guerra, por confessar a Cristo foi deportado desde Polónia a esta cadeia, e havendo-se contagiado de tifo por assistir os enfermos, faleceu deixando um formoso testemunho de fé e caridade (1945).
Etimologicamente: Hilário = Aquele que é alegre, é de origem latino.

O P. Hilário Januszewski nasceu em 11 de Junho de 1907 em Krajenki (Polónia) e se lhe deu o nombre de Pawel. Foi educado cristãmente por seus pais Martin e Marianne. Depois de frequentar o colégio de Greblin (onde sua família residia desde 1915), continuou seus estudos no Instituto de Suchary que abandonou mais tarde por problemas económicos familiares. Depois de um tempo a família se trasladou a Cracóvia, onde pôde fazer alguns estudos e entrou logo em 1927 na Ordem Carmelita.

POR FAVOR, VEJAM MAIS EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL. Obrigado. AF:

Para ver mais sobre os 108 mártires Polacos durante a segunda guerra mundial faz "click" AQUI

Isaac, Santo
Março 25   -  Patriarca, Março 25

Isaac, Santo

Isaac, Santo

Filho de Abraão e Sara. Os incidentes de sua vida estão contidos em Génesis 15-35, numa narrativa que há sido estudada por muitos académicos, baseados em vários documentos (J,E,P) utilizados na composição do Livro de Génesis (veja-se ABRAHAM).
De conformidade com Génesis 17:17; 18:12; 21:6, seu nome significa “quem ri”. Teve a circuncisão ao oitavo dia depois de seu nascimento, proclamando-se o legal ancestral do povo escolhido (21:1-12). Seus primeiros anos os viveu em Bersabee, ali foi onde seu pai o tomou e elevou ao Monte Moria para o oferecer em sacrifício, e onde sua vida milagrosamente foi salva (21:33; 22:19). Sua mãe morreu quando tinha trinta e seis anos de idade (cf. Génesis 17:17; 23:1).

POR FAVOR, VEJAM MAIS EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL. OBRIGADO. AF.

 

María Rosa (Margarita) Flesch, Beata
Março 25   -  Fundadora, Março 25

María Rosa (Margarita) Flesch, Beata

María Rosa (Margarita) Flesch, Beata

Fundadora do Instituto de Religiosas Franciscanas de Santa María dos Anjos

Nasceu em 24 de Fevereiro de 1826 em Shönstat, localidade situada perto de Vallander, à margem do rio Rhin, onde seus pais, Jorge Flesch e Inés Breitbach, viviam da modesta produção de um moinho. No baptismo recebeu o nombre de Margarita. 
O nascimento de suas duas irmãs, Mariana e Cristina, obrigou ao pai a buscar um trabalho de moleiro mais rentável, que encontrou em Urbach, nas proximidades de Unkel. Foi a primeira mudança de uma série que levaria a família Flesch a estabelecer-se definitivamente no formoso vale da torrente Focken, em Niederbraitbach, para administrar um moinho. Em 1832 uma grave perda afectou a toda a família: a morte prematura da mãe.
Jorge Flesch, não podendo educar sozinho a suas três filhas pequenas, se casou por segunda vez com Helena Richarz, uma viúva com um filho nascido de seu matrimónio precedente. O carácter duro e difícil de Helena se converteu muito cedo em causa de sofrimento para as três pequenas. Da nova união nasceram outros dois filhos. Margarita, a primogénita, se pôs à disposição da família com um sentido de responsabilidade superior a sua idade, encontrando só no pai algo de apoio e consolo.

 

POR FAVOR VER O RESTO DA BIOGRAFIA EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL. OBRIGADO. AF.

Reproduzido com autorização de Vatican.va

 

Procópio de Sázava, Santo
Março 25   -  Abade, Março 25

Procopio de Sázava, Santo

Procópio de Sázava, Santo

Abade

Martirológio Romano: Em Sázava, na Bohemia, são Procópio, que, deixando mulher e filho, abraçou a vida eremítica e depois presidiu ao mosteiro fundado ali por ele mesmo, celebrando os divinos louvores em rito grego e em língua eslava (1053).
Etimologicamente: Procópio = Aquele que se prodigaliza, é de origem grega

É um dos santos Patronos da Bohemia (actual República Checa), sua representação é abundante no País, em especial o episódio legendário, segundo o qual São Procópio conseguiu atar o demónio a um arado, fazendo-o tirar dele.
Sobre sua história foram sido escritas oito obras, a primeira das quais é de 1061-67 e outras duas estão em língua boémia, uma em versos e uma em prosa.

COMO SUCEDE COM AS ANTERIORES BIOGRAFIAS (E TAMBÉM COM AS SEGUINTES..) SOLICITO QUE PROCUREM NO SITE HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, OS TEXTOS EM FALTA, DADO QUE NÃO TIVE POSSIBILIDADE DE OS TRANSCREVER E TRADUZIR NA SUA TOTALIDADE . OBRIGADO E DESCULPEM. AF.

Reproduzido com autorização de Santiebeati.it

responsável da tradução: Xavier Villalta

Nicodemo de Mammola, Santo
Março 25   -  Eremita, Março 25

Nicodemo de Mammola, Santo

Nicodemo de Mammola, Santo

Eremita

Martirológio Romano: Em Mammola, perto de Gerace, em Calábria, são Nicodemo, eremita, que foi mestre de vida monástica, célebre pela austeridade de vida e por suas virtudes (990).
Etimologicamente: Nicodemo = Vencedor de entre o povo, é de origem grega.

Teofane e Pandia foram os pais de Nicodemo, que nasceu em Cirò (Catanzaro) nos primeiros anos do século X, o confiaram à guia espiritual de um piedoso e douto sacerdote, Galatone, ao mesmo tempo o rapaz progredia nas ciências sagradas e na piedade.
De jovem pôde ver o comportamento libertino de alguns seus contemporâneos, o que lhe causou fortes desgostos, por sua parte ele sentiu a atracção pela vida monástica, que foi professada no século X, daqueles ascetas com fama de santidade, na zona de Mercurion, sobre os barrancos de Pollino na Calábria.

VER MAIS EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL. OBRIGADO AF.

Reproduzido com autorização de Santiebeati.it

responsável da tradução: Xavier Villalta

 

Maria Alfonsina Danil Ghattas, Beata
Março 25   -  Fundadora, 25 de Março

Maria Alfonsina Danil Ghattas, Beata

Maria Alfonsina Danil Ghattas, Beata

Co-fundadora da Congregação das Irmãs Dominicanas do Santíssimo Rosário de Jerusalém

Data de beatificação: 22 de Novembro de 2009, na basílica da Anunciação de Nazaré.

Nascida em 4 de Outubro de 1843, desde pequena Mariam Soultaneh, como foi seu nome de pia, sentia uma especial devoção à Virgem María e à oração do rosário: “¡Que mãe bela, María! Não a posso descrever; nenhuma imagem se assemelha nem um pouco a sua imensa beleza. ¡Bem-aventurado quem goza eternamente!”, disse num de seus escritos divulgados por sua comunidade.

VER MAIS EM HTTP://ES.CATHJOLIC.NET/SANTORAL, POR FAVOR. OBRIGADO. AF.

Outros Santos E Beatos
Março 25   -Completando o santoral deste dia, Março 25

 

Otros Santos y Beatos

Outros Santos e Beatos

Santo Dula, mártir


Em Nicomedia, santo Dula, mártir (s. inc.).

São Quirino, mártir


Em Roma, no cemitério de Ponciano, na via Portuense, são Quirino, mártir (s. inc.).


Santa Matrona, mártir


Em Tessalónica, de Macedónia, santa Matrona, mártir, que, sendo escrava de uma hebreia, a escondidas dava culto a Cristo, e descoberta por sua senhora, sofreu muitas penalidades, foi açoitada com varas e na confissão de Cristo entregou a Deus seu espírito incorrupto (s. inc.).


São Mona, bispo


Em Milão, na região transpadana, são Mona, bispo (c. 300).


Beato Jacobo Bird, mártir


Em Winchester, em Inglaterra, beato Jacobo Bird, mártir, que sob a mesma rainha, aos dezanove anos de idade, convertido desde pouco ao catolicismo, recusou participar numa liturgia herética, merecendo por isso chegar à celebração do culto celestial (1592).

http://es.catholic.net/santoral

Esta recolha foi um pouco trabalhosa de efectuar, primeiro pelo facto de serem muitas as biografias; segundo, porque muitas delas serem também muito extensas; e terceiro, por problemas técnicos surgidos no meu computador, problemas esses que não pude resolver de modo satisfatório que me permitisse uma melhor execução deste blogue.

Por isso peço-Vos a melhor compreensão para as repetidas indicações para consultarem o site http://es.catholic.net/santoral, mas não tinha outro remédio. Obrigado pela atenção e desculpem-me mais uma vez. António Fonseca