OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sexta-feira, 26 de março de 2010

26 DE MARÇO DE 2010 - REZAR NA QUARESMA e SANTOS DO DIA

26 DE MARÇO

SEXTA-FEIRA – 5ª SEMANA DA QUARESMA 

João 10, 31-42

“SE NÃO QUEREIS ACREDITAR EM MIM, ACREDITAI AO MENOS NAS MINHAS OBRAS.”

************

Muita paciência tem Jesus!

Está com os discípulos e contigo desde há anos.

E nem assim nos decidimos a aceitá-l’O e à sua Palavra.

Mas Jesus insiste.

Convida-te a reflectir sobre o significado dos seus gestos.

Quem te ama como Ele?

Que outras palavras conseguem animar o teu coração quando estás em baixo?

Quem, apesar de tudo, acredita que és capaz de um amor livre e responsável?

Quem aceita ficar sempre do teu lado?

Quem está disposto a morrer por Ti?

»»»»»»»»»

Hoje rezo no silêncio.

Para escutar o que Tu me dizes e não o que eu gosto de ouvir.

Para poder pensar nos teus gestos.

Para poder abrir-me à força da tua novidade radical.

 

***********************

edisal@edisal.salesianos.pt

www.edisal.salesianos.pt

NOTA:  Ver nota em 17-Fevereiro-2010

António Fonseca  -  www.aarfonseca@hotmail.com

=============================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

***************************************************************************

SANTOS DO DIA DE HOJE

26 DE MARÇO DE 2010

Bráulio de Zaragoza, Santo
Março 26  - Bispo, Março 26

Braulio de Zaragoza, Santo

Bráulio de Zaragoza, Santo

Bispo de Zaragoza

Martirológio Romano: Em Zaragoza, na Hispânia Tarraconense, são Bráulio, bispo, que sendo amigo íntimo de santo Isidoro, colaborou com ele para restaurar a disciplina eclesiástica em toda Hispânia, sendo seu semelhante em eloquência e ciência.
Etimológicamente: Bráulio = Touro Bravo, em sua origem latina.
Etimológicamente: Bráulio = Aquele que resplandece, em sua origem germânica.

Se desconhece o berço, meninice e juventude do santo; mas consta que já no ano 626 é bispo de Zaragoza.
Participou na corrente de pensamento e acção isidoriana que tanto influiu na cultura de sua época e ainda em tempos posteriores. De facto, foi discípulo de santo Isidoro, bispo, escritor e doutor da Igreja (c. 560-636). Insistiu perto dele para que desse término às Etimologias, a conhecida e a mais famosa e importante obra de santo Isidoro onde se recolhe o saber antigo tomado indiscriminadamente de escritores tanto pagãos como cristãos e que consta de vinte livros que foram livros de texto obrigatório nas escolas medievais, no tempo que serviu de caudal de transmissão do saber antigo. A divisão de toda a obra e seus títulos se devem a são Bráulio.

VER MAIS SOBRE SANTO BRÁULIO DE ZARAGOZA, EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, POR FAVOR. AF.

Ludgero (Liudgero) de Münster, Santo
Março 26   -  Bispo, Março 26

Ludgero (Liudgero) de Münster, Santo

Ludgero (Liudgero) de Münster, Santo

Bispo

Martirológio Romano: No mosteiro de Werden, em Saxónia, trânsito de santo Liudgero ou Ludgero, bispo, que foi discípulo de Alcuino e pregou o Evangelho em Frísia, Dinamarca e Saxónia, estabelecendo a sede de Münster e fundando vários mosteiros, convertidos em centros para a propagação da fé (809).

A história de santo Ludgero, primeiro bispo de Münster, nascido em 745 em Suescnon, Frísia, está unida a um facto novo no mundo cristão: nesse tempo o cristianismo superou as fronteiras do império romano, com a evangelização da Germânia trans-renana.Nesta obra missionária, que logrou o máximo desenvolvimento com santo Bonifácio, encontramos comprometido a santo Ludgero, discípulo de santo Gregório e de Alcuino de York.
Depois da ordenação sacerdotal, que recebeu em Colónia em 777, Ludgero se dedicou à evangelização da região pagã de Frísia, onde são Bonifácio havia sofrido o martírio.

VER MAIS SOBRE SANTO LUDGERO (OU LIUDGERO) DE MUNSTER, EM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, POR FAVOR. AF.

Pedro de Sebaste, Santo
Março 26   -  Bispo, Março 26

Pedro de Sebaste, Santo

Pedro de Sebaste, Santo

Bispo

Martirológio Romano: Em Sebaste, em Arménia, são Pedro, bispo, que foi o irmão mais jovem de são Basílio Magno e exímio defensor da fé ortodoxa ante os arrianos (c. 391).

São Pedro pertencia a uma antiga e ilustre família. O nome de seus antepassados há caído no olvido, em tanto que os anais da fé conservam a imortal recordação dos santos que seus pais deram à Igreja.
Três filhos desta família foram santos e bispos: São Basílio, São Gregório de Nisa e São Pedro de Sebaste. Sua irmã mais velha, Santa Macrina, foi mãe espiritual de muitos santos e excelentes doutores, e seus pais, São Basílio o Velho e Santa Emélia, foram desterrados por causa da fé, durante o reinado do imperador Galério Maximiano e fugiram para o deserto de Ponto. Por último, a avó de nosso santo foi a famosa Santa Macrina, a quem São Gregório Taumaturgo instruiu na fé.
Pedro de Sebaste era o mais jovem dos dez filhos e perdeu a seu pai, quando todavia não dava os primeiros passos, de modo que sua irmã Macrina teve que encarregar-se de sua educação. Macrina se preocupou principalmente de o instruir na religião, os estudos profanos interessavam muito pouco a quem tinha os olhos fixos no céu.

PARA SABER MAIS SOBRE A VIDA DE SANTO PEDRO DE SEBASTE, POR FAVOR CONSULTEM HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL, OBRIGADO E DESCULPEM. AF.

Magdalena Catalina Morano, Beata
Março 26   -  Filha de María Auxiliadora, Março 26

Magdalena Catalina Morano, Beata

Magdalena Catalina Morano, Beata

Religiosa

Martirológio Romano: Em Catânia, de Sicília, em Itália, beata Magdalena Catalina Morano, virgem do Instituto de Filhas de María Auxiliadora, que se consagrou a fazer catequese, recorrendo sem cessar toda esta região (1908).
Etimologicamente: Magdalena = Torre de Deus, é de origem hebraica.

Nascida em Chieri (Turim) em 15 de Novembro de 1847, Magdalena Catalina Morano inicia desde jovem entre os pequenos do lugar, Butigliera, uma aprendizagem pedagógica que marcará toda sua vida, de um modo especial depois de obter seu diploma de mestra.
Rica em experiência didáctica e catequística, aos trinta anos pôde coroar seu desejo de consagração que se remonta a sua primeira comunhão.
Em 1879 é já Filha de María Auxiliadora e pede ao Senhor a graça de a manter “em vida até que não haja enchido a medida da santidade".
Destinada em 1881 a Sicília, inicia uma fecunda obra educativa entre as meninas e as jovens de ambientes populares. Dirigindo sempre "um olhar para a terra e dez para o céu", abre escolas, oratórios, internatos e centros em todos os rincões da ilha.
Nomeada superiora provincial assume também o esforço formativo das novas e abundantes vocações, atraídas por seu zelo e pelo clima comunitário criado a seu redor.
Os bispos apreciam e estimulam seu apostolado multifacetado confiando a sua evangélica inventiva toda a obra catequética.
Gravemente perturbada por uma afecção tumoral, conclui em Catania, em 26 de Março de 1908, uma vida de total coerência, transcorrida em seu intento de “não pôr jamais obstáculos à acção da graça, cedendo a seu egoísmo pessoal”.
Nessa mesma cidade, o Papa João Paulo II a proclamou beata em 5 de Novembro de 1994.
Seu corpo é venerado na Capela das Filhas de María Auxiliadora de Alì Terme (Catania).
Se tiverem informação relevante para a canonização da Beata Magdalena, escrevam a:
Figlie di Maria Ausiliatrice
Via dell’Ateneo Salesiano, 81
00139 Roma, ITALIA

Outros Santos e Beatos
Março 26   -  Completando Santoral deste dia, Março 26

Otros Santos y Beatos

Outros Santos e Beatos

São Cástulo, mártir

Em Roma, na via Labicana, são Cástulo, mártir (s. inc.).

 
Santos Manuel, Sabino, Codrato e Teodósio, mártires


Em Anatólia, santos Manuel, Sabino, Codrato e Teodósio, mártires (s. inc.).


Santos Montano, presbítero, e Máxima, mártires


Em Sirmio, em Panónia, santos mártires Montano, presbítero, e Máxima, sua esposa, que havendo confessado a Cristo Senhor, foram arrojados às águas pelos infiéis (c. 304).


Santo Eutiquio, subdiácono mártir

Comemoração da paixão de santo Eutiquio, subdiácono alexandrino, que em tempo do imperador Constâncio, e sob o bispo arriano Jorge, morreu pela fé católica (356).


Santo Bercário, abade

Em Montier-en-Der, na actual região de  Champagne, em França, são Bercário, primeiro abade de Hautvillers e logo de Der, que foi ferido com uma punção em dia de Quinta-feira santa por um monge a que havia castigado, e o dia da Ressurreição passou ao céu (685).

Santos Barôncio e Desidério, eremitas

 
No Monte Albano, na Toscana, santos Barôncio e Desidério, ermitãos (s. VII).

http://es.catholic.net/santoral

Recolha, transcrição e tradução (completa nuns casos e incompleta  noutros) por António Fonseca