OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

Imagens e Frases de Natal Religioso

quarta-feira, 5 de maio de 2010

NOTICIAS SOBRE A VINDA DO PAPA A PORTUGAL

In: Agência Ecclesia

Bispos pedem aos católicos para não ficarem em casa a ver o Papa pela televisão

Prelados apelam aos fiéis que manifestem a sua estima por Bento XVI e sublinham importância das celebrações em Fátima

O bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, apela aos católicos para se dirigirem aos locais onde Bento XVI vai estar durante a sua visita e Portugal, de 11 a 14 de Maio.

Não fiquemos em casa a vê-lo pela televisão. Vamos ter com ele, mesmo com os incómodos de estar no meio da multidão”, escreve em Nota Pastoral.

Vamos com o coração em festa, levando connosco os sinais que exteriorizam essa alegria íntima e coloquemos outros sinais dessa alegria à janela da nossa casa”, exorta o prelado, recordando que o Papa sobrevoa o Santuário de Cristo Rei, em Almada, no dia 12, às 16h30.

D. Gilberto Reis quer que os católicos façam sentir a Bento XVI “que está em ‘sua casa’”, mostrando que em Portugalo amor a Cristo e à Igreja” está “vivo e quer crescer”.

O responsável pela diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, também insiste na tónica da desinstalação: depois de dirigir um “apelo do coração” à presença nas celebrações de 12 e 13 de Maio, em Fátima, pediu aos católicos para não se deixarem “seduzir pelo comodismo de ver [o Papa] apenas pela televisão”.

Por seu lado, D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, exorta os fiéis a acompanhar Bento XVI pelos meios de comunicação, pedindo-lhes também que se desloquem a Fátima: “Não fujamos ao sacrifício de participarmos nas diversas assembleias presididas pelo Santo Padre”.

O apelo à “presença física”, sobretudo no santuário mariano, foi igualmente feito pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício, para que o Papa possa saber o “quanto estimamos a sua pessoa e o seu ministério ao serviço da Igreja e também do mundo e da cultura actuais”.

D. António Vitalino, bispo de Beja, convoca os seus “diocesanos e concidadãos” a prepararem-se para a visita, “que terá o seu ponto alto em Fátima”, lugar “significativo para a Igreja e para a paz no mundo”.

Nacional | Rui Martins | 2010-05-05 | 15:47:39 | 2516 Caracteres | Bento XVI – PortugaL
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Joana Carneiro escolhe uma música para Bento XVI

A maestrina Joana Carneiro foi desafiada pelo programa da Igreja Católica na Antena 1 a escolher uma música para acompanhar a visita de Bento XVI a Portugal.

Joana Carneiro optou pela obra "Seven last Words from the Cross" (1993), do compositor escocês James MacMillan (n. 1959).

Pareceu-me apropriado escolher uma peça do repertório contemporâneo. O Papa falou há poucos meses para os artistas na Capela Sistina sobre a responsabilidade que nós temos, como artistas, de rodear a nossa humanidade com beleza e que a forma como nós vivemos a fé só pode melhorar a relação que o mundo tem com a beleza”, assinala.

A maestrina será uma das participantes do encontro que Bento XVI promove com agentes do mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém, a 12 de Maio.

É um privilégio dedicar a minha vida à criação de beleza. Não que eu me sinta criadora, mas no sentido de clarificar uma verdade que já existe escrita e imaginada por um compositor. Eu não sou mais do que um veículo dessa verdade”, refere.

A reportagem transmitida pela Antena 1 está disponível na página do programa na Internet.

Nacional | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura | 2010-05-05 | 12:58:58 | 1595 Caracteres | Bento XVI – Portugal

%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Arcebispo de Boston acompanha visita do Papa a Portugal

O arcebispo de Boston, EUA, cidade que acolhe uma comunidade lusófona composta por mais de 300 mil pessoas, vai estar em Portugal entre 11 e 14 de Maio para seguir a visita de Bento XVI.

O Cardeal Seán Patrick O’Malley acompanhou as comunidades de emigrantes lusos nos Estados Unidos, país onde há cerca de 20 anos fundou uma paróquia portuguesa.

O prelado, que pertence à Ordem dos Franciscanos Capuchinhos, foi bispo de Fall River, diocese em que metade dos fiéis fala português, à semelhança do próprio arcebispo.

D. Seán O’Malley visitou Portugal em Agosto de 2007, tendo presidido à Peregrinação dos Migrantes, a terceira mais importante do Santuário de Fátima.

A Editora Paulinas publica este mês a obra “Anel e Sandálias”, da autoria do arcebispo, composta maioritariamente por homilias, bem como testemunhos biográficos e textos relacionados com a literatura e cinema contemporâneos.

Nacional | Rui Martins | 2010-05-05 | 12:42:48 | 1094 Caracteres | Bento XVI – Portugal

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Medidas de segurança nos encontros de Fátima idênticas às dos jogos no Euro 2004

Não será permitida a entrada de faixas, bandeiras e cartazes nos encontros com o clero e com os responsáveis da pastoral social

Medidas de segurança idênticas ao modelo utilizado nos estádios de futebol em Portugal durante os jogos do Euro 2004 vão ser utilizadas em Fátima para os encontros do Papa com o clero e os responsáveis da pastoral social, anuncia o site oficial da visita.

Os dois eventos decorrem na Igreja da Santíssima Trindade.

O primeiro, a oração de Vésperas com sacerdotes, diáconos, religiosos(as), seminaristas e agentes de pastoral, realiza-se às 18h00 do dia 12 de Maio, pouco depois de Bento XVI chegar ao Santuário.

O segundo, o encontro com os responsáveis das organizações de pastoral social, está previsto para as 17h00 do dia 13 de Maio.

As forças de segurança pretendem evitar a entrada de todos os objectos contundentes, volumosos ou susceptíveis de perturbar a normalidade dos encontros.

Para garantir a solenidade das celebrações, também não será permitida a entrada de faixas, bandeiras e cartazes.

Por questões de segurança, os menores de 16 anos também não estão autorizados a participar nestes eventos.

Para assegurar a entrada dos cerca de 7500 convidados para os encontros com o Papa, a comissão organizadora preparou quatro pontos de entrada, cada um com duas vias de acesso, equipadas com leitores de códigos de barras e pórticos de detecção de metais e fluidos considerados de risco.

Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.

Mais informações em www.bentoxviportugal.pt

Nacional | Agência Ecclesia | 2010-05-05 | 12:16:21 | 1809 Caracteres | Bento XVI – Portugal

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Lisboa: Igreja acredita que não vai haver manifestações hostis ao Papa durante missa

Exteriorização de antagonismo seria uma «afronta grave» para os católicos

O Patriarcado de Lisboa está convencido de que não vai haver manifestações contra Bento XVI durante a sua passagem pela cidade, e em particular durante a missa que se celebra a 11 de Maio, no Terreiro do Paço.

Não passa pela cabeça que alguém tenha alguma manifestação de repúdio ou de menos atenção à presença do Papa. Se alguém deseja expressar opiniões divergentes, tem toda a liberdade de o fazer noutros momentos”, frisou à Agência ECCLESIA o Pe. Mário Rui Pedras, que integra a equipa responsável pela preparação da celebração.

Seria uma falta de sentido de acolhimento nesta que é a nossa pátria, a Terra de Santa Maria, onde sempre tivemos a alegria de receber bem”, acrescenta o sacerdote, recordando que o Estado exige que as manifestações sejam previamente anunciadas.

A mobilização em torno deste acontecimento é tão expressiva, que estou absolutamente em crer que qualquer forma menos simpática de poder manifestar alguma atitude de desrespeito pela figura do Santo Padre entre nós parece-me que não se realizará”, vaticina o responsável.

As eventuais atitudes de antagonismo durante a eucaristia “seriam uma demonstração de intolerância tão grande e de falta de respeito tão profundo, que para nós, católicos, converter-se-iam numa afronta grave”, salienta o Pe. Mário Rui, que apela ao “bom senso” de todos “os que eventualmente pretendam fazer qualquer tipo de manifestação”.

Para o responsável, a possível exteriorização da adversidade face a Bento XVI “magoaria o coração de muitos que estão no Terreiro do Paço para acolherem o Santo Padre”, mas se ela viesse a acontecer, os “católicos saberiam perceber a diferença entre o gesto, que pode ser inadequado e incorrecto, e os sentimentos da maior parte dos portugueses”.

O Pe. Mário Rui admite que “há circunstâncias concretas que levantaram alguma nuvem sobre a vinda do Santo Padre”, mas “não tanto no coração dos católicos, que recebem o Papa como sucessor de Pedro” e que nele encontram “um tesouro absolutamente precioso”.

Nacional | Rui Martins | 2010-05-05 | 11:58:09 | 2631 Caracteres | Bento XVI - Portugal, Diocese de Lisboa

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Guia das celebrações do Papa em Portugal

O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Papa publicou o guia das celebrações a que Bento XVI irá presidir em Portugal.

As 176 páginas do Missal apresentam sete cerimónias, em Lisboa, Fátima e Porto, cidades que são visitadas pelo Papa de 11 a 14 de Maio.

Como habitualmente, o documento é introduzido por uma passagem da Bíblia, desta feita uma afirmação atribuída a Santa Isabel no Evangelho de São Lucas - «Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?» (Lc 1, 43) – que reforça a dimensão mariana da visita, como já tinha sido referido pelo Vaticano.

As celebrações são em português e em latim, havendo referências ao Santuário de Cristo-Rei (Almada) na Missa do Terreiro do Paço, a 11 de Maio, e à “Missão 2010” promovida pela Diocese do Porto na celebração da Avenida dos Aliados, a 14 de Maio.

No início das três Missas a que Bento XVI vai presidir, os Bispos das respectivas Dioceses (D. José Policarpo, D. António Marto e D. Manuel Clemente) irão fazer uma oferta ao Papa.

Em Fátima, também saudarão o Papa, D. António Francisco dos Santos, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (na celebração de Vésperas com sacerdotes e religiosos, a 12 de Maio) e D. Carlos Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social (encontro com os agentes das organizações sociais, a 13 de Maio).

Nos vários locais, os participantes nas celebrações serão convidados a rezar, entre outros, pelos padres, pelas famílias e pelos jovens.

O guião litúrgico anuncia ainda a bênção da primeira pedra da Unidade de Cuidados Continuados que a União das Misericórdias Portuguesas irá construir em Fátima, cerimónia que vai ter lugar durante o encontro com os responsáveis da Pastoral Social e a bênção da primeira pedra seminário Redemptoris Mater, durante a missa na Avenida dos Aliados, no Porto (14 de Maio às 10h15).

O Missal encontra-se disponível no site oficial do Vaticano, em formato .pdf

Fotos

Nacional | Octávio Carmo | 2010-05-05 | 11:56:13 | 2644 Caracteres | Bento XVI – Portugal

«««««««««««««««««««««««««««««««««««

Bento XVI vai estar enquadrado por cem barcos durante missa em Lisboa

Medidas de segurança cruzam-se com a vontade de os fiéis estarem perto do Papa

Bento XVI vai estar enquadrado por cem barcos no rio Tejo, por trás do altar, durante a missa a que vai presidir no Terreiro do Paço, em Lisboa, a 11 de Maio, às 18h15.

A recordar os nossos feitos está uma caravela e um conjunto de barcos da Associação Náutica, que mobilizou os amigos que quiseram participar”, pelo que “vão estar uma centena de barcos que darão uma beleza e um enquadramento ao rio e à celebração” da eucaristia, disse à Agência ECCLESIA o Pe. Mário Rui Pedras.

O sacerdote, que integra a equipa responsável pela preparação da missa, está convencido de que o Papa, a partir do altar, “vai ter uma vista fantástica para o castelo da cidade” e “sobre a praça”, que classificou como “a mais bonita de Portugal e uma das mais belas da Europa”.

O Pe. Mário Rui pronunciou-se também sobre as medidas de protecção de Bento XVI e a distância que terá de ser mantida entre ele e quem o deseje ver: “O ideal para a segurança era que o Santo Padre viesse escondido. O ideal para os católicos era que cada um de nós pudesse beijar a mão do Papa. Estas duas dimensões precisam de se cruzar, o que não é fácil”.

A missa vai ter a participação de mais de 400 padres, igual número de acólitos, 100 seminaristas, bem como 300 vozes e 100 instrumentistas no coro.

A montagem das mais de cinco mil divisórias entre o público e Bento XVI ao longo de sete km é uma das tarefas que vai ser executada pelos 2500 voluntários que ofereceram os seus préstimos à Igreja Católica.

O número inclui as pessoas que vão recolher as ofertas na eucaristia (400), encaminhar os padres para os lugares da comunhão (400) e fazer o acolhimento nas entradas para o Terreiro do Paço, com a distribuição dos guiões e a entrega de água (1200).

Vem sempre ao de cima a alma católica quando lhe é pedida uma colaboração”, realçou o Pe. Mário Rui.

Nacional | Rui Martins | 2010-05-05 | 10:30:24 | 2381 Caracteres | Bento XVI – Portugal

?????????????????????????????

Bento XVI no Porto: Percursos, acessos e restrições à circulação anunciados hoje

Montagem do altar começa esta manhã

Os percursos do Papa em Gaia e no Porto, os melhores acessos em termos de transportes, os parques de estacionamento disponíveis e as restrições à circulação automóvel e pedonal, bem como as medidas de segurança, vão ser anunciados esta Quarta-feira em conferência de imprensa no Paço Episcopal, às 15h00.

Além de representantes da Diocese e das autoridades distritais e locais vão estar presentes no encontro com os jornalistas responsáveis das autoridades policiais, de segurança e de assistência.

Na manhã desse dia começam as obras de montagem do altar e outras estruturas na Avenida dos Aliados, decorrendo durante a noite e madrugada as descargas de material.

Para Sexta-feira, às 10h30, igualmente no Paço Episcopal, está marcado um encontro do Bispo da Diocese, D. Manuel Clemente, com a Comunicação Social para fazer o balanço dos preparativos a uma semana da chegada de Bento XVI ao Porto.

O Papa visita Portugal de 11 a 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.

Bento XVI chega às 9h30 ao heliporto do Quartel da Serra do Pilar, em Gaia, seguindo em «Papamóvel» até à Avenida dos Aliados, onde celebra missa às 10h15.

A cerimónia de despedida, no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, está prevista para as 13h30 e a partida para Roma marcada para as 14h00.

Nacional | bentoxviportugal.pt | 2010-05-05 | 09:25:35 | 1571 Caracteres | Bento XVI – Portugal

+*************************************+

Cristo Rei: Faixa para saudar o Papa começa hoje a ser instalada

Equipa de alpinistas coloca tela de 16 por 30 metros

A faixa que vai cobrir parcialmente o pedestal do Cristo Rei, em Almada, para saudar a presença do Papa em Portugal, começa a ser instalada esta Quarta-feira por uma equipa de alpinistas.

Maqueta da faixa de saudação a Bento XVI no pedestal do Cristo Rei, Almada

A colocação da tela de 16 por 30 metros, que apresenta a fotografia do Papa usada no cartaz oficial da visita e as palavras «Obrigado Santo Padre», termina na Quinta-feira.

A frase expressa um triplo agradecimento: a decisão de visitar Portugal (motivo que leva à colocação da faixa alguns dias antes do início da visita), a presença do Papa no país (e por isso a lona deverá ficar no pedestal depois do regresso de Bento XVI ao Vaticano) e a atenção concedida a Cristo Rei.

No dia 12 de Maio, pelas 16h30, quando o helicóptero que transporta o Papa sobrevoar o Santuário antes de se dirigir para Fátima, está prevista uma saudação feita por crianças, que formarão a palavra "Bem-Vindo”, iniciativa que está aberta a todos os interessados.

Bento XVI vai oferecer um presente ao Santuário, por ocasião dos seus cinquenta anos, assinalados em 2009.

A lembrança é entregue depois da mensagem alusiva ao aniversário que o Papa vai proferir a 11 de Maio, no seguimento da missa em Lisboa, no Terreiro do Paço, local de onde se avista a imagem de Cristo Rei.

No dia seguinte, o helicóptero que transporta Bento XVI para Fátima sai do aeroporto militar de Figo Maduro, mas antes de rumar para Norte faz um desvio na direcção oposta para sobrevoar o Santuário.

Este desvio torna-se necessário por questões de segurança: o helicóptero em que o Papa viaja é o último a aterrar em Fátima, o que obriga a fazer um percurso maior que os dois outros helicópteros que transportam o séquito papal.

O Papa vai ter uma experiência que eu nunca tive, que é colocar o helicóptero a uns metros de distância do rosto de Cristo e olhá-lo”, referiu à Agência ECCLESIA o reitor do Santuário, Pe. Sezinando Alberto, acrescentando que esta ocasião vai ser recordada através de uma pintura.

A ligação entre o Cristo Rei e o Papa não termina quando ele deixar Lisboa: a píxide que vai servir na missa a celebrar a 13 de Maio, em Fátima, foi encomendada pelo Santuário.

O vaso onde são colocadas as hóstias consagradas inclui um símbolo alusivo aos cinquenta anos da inauguração da imagem de Cristo Rei, a coroa de Nossa Senhora de Fátima, as armas de Bento XVI e a frase “Recordação da Visita Apostólica do Papa”.

Nacional | Agência Ecclesia | 2010-05-05 | 09:22:37 | 3375 Caracteres | Bento XVI – Portugal
A RECOLHA DE TODAS ESTAS NOTÍCIAS, TEM SIDO FEITA ATRAVÉS DO BOLETIM DA AGÊNCIA ECCLESIA, QUE ME É ENVIADO DIARIAMENTE. António Fonseca 

BENTO XVI EM PORTUGAL

In: Fundação AIS

 

Recolha e transcrição (com a devida vénia à Fundação AIS) do e-email recebido há pouco minutos, por António Fonseca

VINDA DO PAPA BENTO XVI A PORTUGAL – Notícias da Agência Ecclesia

 

In: Agência Ecclesia – 5-05-2010

Bento XVI envia saudação a Portugal

Papa diz que a sua viagem não quer excluir ninguém e confessa-se «feliz» por visitar o nosso país

Bento XVI enviou hoje desde o Vaticano uma saudação ao “querido povo de Portugal”, confessando-se "muito feliz" por poder visitar o nosso país, de 11 a 14 de Maio.

A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto”, disse o Papa, em português, durante a audiência semanal das Quartas-feiras.

Bento XVI será o terceiro Papa a visitar o nosso país, depois de Paulo VI em 1967 e João Paulo II, em 1982, 1991 e 2000, para além de uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central.

"Sinto-me muito feliz por poder visitar as «Terras de Santa Maria», no décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto”, afirmou.

Segundo Bento XVI, Portugal é um “país com uma história muito ligada ao Papa, bispo de Roma”.

Para lá partirei na próxima Terça-feira, aceitando o convite que me foi feito pelo senhor Presidente da República e pela Conferência Episcopal Portuguesa”, anunciou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Nacional | Octávio Carmo | 2010-05-05 | 10:48:57 | 1363 Caracteres |

INICIO | EDITORIAL | NACIONAL | INTERNACIONAL | DOCUMENTOS | DOSSIER | ENTREVISTA | AGENDA | ESTANTE | FOTOS | ÁUDIO | VÍDEO | TEMAS | AUTORES | TODAS AS NOTÍCIAS

 

Bento XVI envia saudação a Portugal

Bento XVI enviou hoje desde o Vaticano uma saudação ao “querido povo de Portugal”, confessando-se "muito feliz" por poder visitar o nosso país, de 11 a 14 de Maio. “A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto”, disse o Papa, em português, durante a audiência semanal das...

Bento XVI vai estar enquadrado por cem barcos durante missa em Lisboa

Bento XVI vai estar enquadrado por cem barcos no rio Tejo, por trás do altar, durante a missa a que vai presidir no Terreiro do Paço, em Lisboa, a 11 de Maio, às 18h15. “A recordar os nossos feitos está uma caravela e um conjunto de barcos da Associação Náutica, que mobilizou os amigos que quiseram participar”, pelo que “vão...

Bento XVI no Porto: Percursos, acessos e restrições à circulação anunciados hoje

Os percursos do Papa em Gaia e no Porto, os melhores acessos em termos de transportes, os parques de estacionamento disponíveis e as restrições à circulação automóvel e pedonal, bem como as medidas de segurança, vão ser anunciados esta Quarta-feira em conferência de imprensa no Paço Episcopal, às 15h00. Além de...

Colóquio sobre «A Crise Financeira e o Pensamento de Bento XVI»

«A Crise Financeira e o Pensamento de Bento XVI» é o tema de um colóquio organizado pela Faculdade de Direito de Lisboa no dia 5 de Maio com a participação de economistas, advogados e especialistas em Direito. Moderado por Pedro Romano Martinez, presidente do Conselho Científico da Faculdade de Direito de Lisboa (FDL), o encontro, com início às...

Cristo Rei: Faixa para saudar o Papa começa hoje a ser instalada

A faixa que vai cobrir parcialmente o pedestal do Cristo Rei, em Almada, para saudar a presença do Papa em Portugal, começa a ser instalada esta Quarta-feira por uma equipa de alpinistas. A colocação da tela de 16 por 30 metros, que apresenta a fotografia do Papa usada no cartaz oficial da visita e as palavras «Obrigado Santo Padre», termina...

Recolha e transcrição do boletim da Agência Ecclesia, por António Fonseca

http://ecclesia.pt

5 de MAIO de 2010 - SANTOS DO DIA

Caros Amigos:

Motivos técnicos que me surgiram de repente no computador, fizeram com que a publicação dos Santos do Dia de hoje fosse passada para antes das Notícias sobre a Vinda do Papa a Portugal, recolhidas através do boletim da Agência Ecclesia, que publiquei ontem, terça-feira, dia 4 de Maio, pelo que a referida publicação desta rúbrica "Santos do Dia" deve ser procurada no fim daquelas Notícias. As minhas desculpas e Obrigado.
António Fonseca