OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

domingo, 24 de julho de 2011

REGRESSO… 25-JULHO-2011


24 de Julho de 2011
Finalmente, meus Amigos:
Graças a Deus, sempre pude regressar hoje ao vosso convívio – coisa que eu já não esperava muito, principalmente a partir de quinta-feira passada (dia 21) -  quando recebi de novo o meu PC com uma nova “Motherboard” que me foi obtida pelo Técnico a quem eu o enviei no passado dia 12 – embora ele não me tivesse garantido que tal fosse possível, pois como eu disse na altura, esse material já não existia em stock, tendo sido substituído pelo Windows 7, sucessor do Windows Vista.
Assim a Motherboard que foi colocada no meu computador que suporta o referido Windows 7, obrigou também à instalação do mesmo sistema.
Sucede que quando comecei a tentar colocar os programas que venho utilizando, a maioria deles foi sendo aceite, mas esbarrei de repente no acesso à Internet, pois o Sistema não reconhecia o driver de acesso porque não estava atualizado e como tal não aceitava senão o sistema XP ou o Windows Vista.
Aliás só vim a descobrir isso ontem à noite e hoje durante todo o dia, através de várias odisseias, consegui finalmente a saída para o problema efetuando o download da atualização que me permitiu enfim entrar na Net – e, legalmente, sem piratarias… nem nada que se parecesse.
Este desfecho permite que eu venha com muita satisfação, comunicar que a partir de amanhã, dia de SANTIAGO ou (S. TIAGO) eu possa recomeçar a tarefa que interrompi no passado dia 18 (apenas durante uns dias – seis), contrariamente àquilo que eu esperava nessa altura.
Possivelmente amanhã publicarei apenas o resumo da vida de S. Tiago com a descrição dos nomes dos Santos que se celebram no mesmo dia. No entanto, espero que a partir de Terça-feira, possa continuar a tarefa que estava fazendo até à data da interrupção forçada, se DEUS QUISER.

Os melhores cumprimentos de
António Fonseca

Nº 990-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - 24 DE JULHO DE 2011 – 16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Nº 990-2
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De BrouwerHenao, 648009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:
tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, directamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
24 de Julho
17º DOMINGO COMUM
Mt 13, 44-52
«O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem encontra, mas torna a esconder. Cheio de alegria, vai, vende tudo o que possuí, e compra o campo. O reino dos céus é também semelhante a um negociante que busca boas pérolas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, vende tudo quanto possuí e compra a pérola». «O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, apanha toda a espécie de peixes. Logo que ela se enche, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e escolhem os bons para as canastras e os ruins deitam-nos fora. Assim será no fim do mundo: Sairão os anjos e separarão os maus do meio dos justos e lançá-los-ão na fornalha ardente: Ali haverá choro e ranmger de dentes.». «Compreendestes tudo isso»? «Sim», responderam eles. Disse-lhes então: «Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira coisas novas e velhas do seu tesouro». Depois de terminar estas parábolas Jesus partiu dali.

1. A primeira destas parábolas compara a oferta de Jesus, o reinado de Deus, com um tesouro. Um tesouro tão valioso e que seduz tanto e produz tanta alegria, que quem o encontra se esquece de tudo o que tem, abandona tudo e vê nisso a única coisa que valer a pena neste mundo. Como é lógico, isto quer dizer que quem encontra Jesus e sua mensagem, por isso mesmo muda radicalmente de vida. Uma novidade assim, não pode ser nem a prática religiosa, nem, menos ainda, as obrigações que impõe a religião. Nem sequer as promessas de felicidade para a outra vida, Nada disso é para ninguém um tesouro que mude a forma de viver.
2. O mesmo há que dizer da pérola. No fundo, é a mesma comparação formulada com outras palavras. Que podem expressar o “tesouro” e a “pérola”? Apenas o que mais enche os humanos; um âmbito e um ambiente humano de respeito, tolerância, estima, carinho e segurança, em que damos felicidade e recebemos felicidade, com a convicção de que isso é para sempre. Só isso pode significar o que, tal como somos humanos, Jesus oferece e afirma.
3. A comparação da rede e a última separação dos peixes abre o horizonte das promessas de Jesus de tal maneira, que transcende todas as limitações inerentes à condição humana. A intenção de Mateus, ao colocar aqui esta última comparação, é pôr uma sentinela no último horizonte de tudo o meramente humano, para o superar e transcendê-lo mais para além do que nos atreveríamos a imaginar ou suspeitar, nós, os mortais.

Compilação por
António Fonseca
NOTA FINAL: Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO. Desculpem e obrigado. AF.