OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

Imagens e Frases de Natal Religioso

segunda-feira, 25 de julho de 2011

LEIAM. VOCÊS VÃO GOSTAR…

igrejabiblicasiloe.com

Transcrevo em seguida, um E-mail que recebi e li agora mesmo, para que Vocês todos

Leiam porque vão gostar...

SÓ OBSERVANDO !

O padre de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.
A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central.
O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.
A curiosidade do padre crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.

Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.
E disse a oração que fazia:

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'


O padre, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.
'É hora de ir' - disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.
O padre ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.
Teve então, um lindo encontro com Jesus.
Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...

'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'

Certo dia, o padre notou que Jim não havia aparecido.Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.
Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.
A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!
Ao encontrá-lo, o padre colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:
- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!
Parecendo surpreso, o velho virou-se para o padre e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:
'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias.
Agora sou eu quem o está observando... E cuidando!'.

Jesus disse: 'Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai.'

E se você não está envergonhado, passe essa mensagem adiante.
Jesus é sempre o melhor amigo. SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO (a)!
TENHA UM LINDO DIA!
LEIA SOMENTE SE VOCÊ TIVER TEMPO PRA DEUS.
Deixa eu te pedir uma coisa: tenha certeza, que você irá ler até o fim, eu quase deletei essa mensagem, e fui abençoado quando eu terminei de ler.
A falta de tempo para Deus é exatamente o que tem causado uma porção de problemas no mundo em que vivemos.
Nos resumimos em encontrar Deus somente nas igrejas aos domingos de manhã talvez nos domingos à noite...
Nos ocupando com nossas obrigações durante a semana toda.
Lembramos dele somente quando estamos doentes, e, claro, em velórios , quando perdemos entes queridos.
Porém, não temos tempo pra ele durante o trabalho, lazer etc...
Não importa em que lugar do mundo, simplesmente , achamos que podemos nos virar sozinhos.
Que Deus nos perdoe por esses pensamentos!
Não existe tempo ou lugar em que ele não possa estar connosco.
Deveríamos sempre parar e pensar em tudo que ele fez e tem feito por nós se você não estiver envergonhado continue lendo abaixo.
Jesus disse: se sentires vergonha de mim eu também sentirei vergonha de você quando estivermos na frente de meu pai.
Continue apenas se você o ama.
Sim, eu amo meu Deus! Ele é a razão da minha existência e meu salvador!
Ele me mantém vivo a cada dia. Sem ele eu não seria nada, mas com ele me sinto forte.
Se você ama a Deus e não sente vergonha dele, nem de todas as coisas maravilhosas que ele tem feito por você, envie esta mensagem a todos os amigos.
Ainda tem tempo pra continuar lendo?
Fácil x difícil por que é tão difícil dizer a verdade e tão fácil contar uma mentira?
Por que sentimos tanto sono na igreja durante o sermão, mas acordamos rapidinho quando está quase terminando o culto?
De todos os presentes que recebemos de graça, a oração é o mais importante.
Não custa nada e traz maravilhosas recompensas!
Não é engraçado como as pessoas recusam à Deus e depois se perguntam porque o mundo parece o inferno?
Não é engraçado como as pessoas dizem : sim eu creio em Deus, mas ainda continuam adorando satanás, que a propósito, também acredita em Deus.
Não é engraçado como você envia milhares de piadas e elas se espalham como um incêndio numa floresta, mas quando você ou alguém começa ler um e-mail e percebe que é sobre Deus pensa mil vezes antes de dividi-lo com os amigos da sua lista ?
Não é engraçado que quando você terminar de ler essa mensagem, você não irá mandar para todos seus amigos, porque não tem certeza se eles acreditam em Deus ou não , ou porque se sentirá envergonhado a respeito do que vão pensar sobre você, por mandar uma mensagem sobre Deus?
Não é engraçado que eu estou mais preocupado no que as pessoas irão pensar de mim, do que sobre o que Deus irá pensa de mim?
Que todos aqueles que recebam essa mensagem envie para todos seus amigos e que eles sejam infinitamente abençoado por Deus. Amém!

Pastor Rodrigues Neto

Igreja Bíblica Siloé

igrejabiblicasiloe.com

 

Eu resolvi transcrever este E-mail para o meu blogue, além de o enviar a todos os meus contactos do Messenger e Facebook. FAÇAM-NO TAMBÉM.

 

António Fonseca

Nº 991-1 - (206) - 25 DE JULHO DE 2011 - SANTOS DE CADA DIA - 3º ANO


Nº 991-1
S. TIAGO MAIOR
21250AC
Apóstolo
dois Apóstolos com o nome de Tiago:
Tiago Menor, filho de Alfeu e de uma Maria, primo de Jesus. Escreveu uma Epístola que faz parte da Bíblia. Levou vida de grande penitência. No ano 62 morreu mártir em Jerusalém, cidade de que era Bispo. A sua festa celebra-se a 3 de Maio.
Tiago Maior. Ele e seu irmão, João Evangelista, eram filhos de Zebedeu e Salomé. O Evangelho conta assim a sua vocação: «Viu Tiago , filho de Zebedeu , e seu irmão João, que estavam no barco a consertar redes, e chamou-os logo. Eles, deixando no barco seu pai Zebedeu com os assalariados, foram após Ele» (Mc 1, 19-20).
Estes dois irmãos formam, com S. Pedro, o grupo dos três Apóstolos prediletos de Cristo. Assistiram à cura da sogra de S. Pedro (Mc 1, 29-31), à ressurreição da filha de Jairo (Mt 9, 18-19), à Transfiguração (Mt 17, 1-9), à Agonia no Jardim das Oliveiras (Mt 26, 39). Jesus chamou-lhes Boanerges, que quer dizer «Filhos do trovão» (Mc 13, 17), porque queriam que viesse fogo do Céu para abrasar os samaritanos que recusaram hospedagem a Jesus e aos seus Apóstolos (Lc 9, 51-58). Salomé pediu para estes dois filhos os primeiros lugares no reino de Cristo (Mt 20, 20-28). Pelo ano 42, o rei Herodes Agripa (neto de Herodes, que mandou matar os santos inocentes, e sobrinho de Herodes Antipas, que ordenou a morte de S. João Baptista) «matou à espada Tiago, irmão de João… Eram os dias dos ázimos» (Act 12, 3), isto é, a Páscoa. Por isso, a festa de S. Tiago não deveria ser a 25 de Julho, mas no tempo da Primavera. Na verdade, os gregos festejam-no a 30 de Abril. Foi o primeiro dos Apóstolos a morrer mártir.
Tradições populares espanholas acerca de S. Tiago. São três: Primeira: S. Tiago teria pregado em Espanha e, dum modo particular, na Galiza. Segunda: Desanimado com o pouco fruto da sua pregação, dirigiu-se a Saragoça, em Aragão. Estando certo dia a descansar nas margens do Rio Ebro, a Santíssima Virgem, que ainda vivia em carne mortal, apareceu-lhe sobre um pilar que ali deixou como recordação da sua visita e como prova da sua proteção perpétua a Espanha. No local construiu-se o grande santuário de Nossa Senhora do Pilar. Terceira: S. Tiago teria voltado para a Terra Santa, onde, como dissemos, morreu no tempo da Páscoa, pelo ano 42. Depois do martírio, sete dos seus discípulos tomaram o seu corpo e saíram com ele para o mar. Aportaram milagrosamente na Galiza. Por inspiração divina, penetraram pela terra dentro e enterraram-no numa região chamada Padron ou Iria. Depois do enterro, quatro discípulos voltaram para Jerusalém e os restantes três continuaram a pregar naquela região, onde foram martirizados. Os seus corpos teriam sido depositados ao lado do túmulo de S. Tiago, em Compostela. Pelo ano de 814, descobriu-se efetivamente naquele local um sepulcro dos tempos romanos com ossadas de três ou quatro homens. Não se sabe bem como, começou a dizer-se que eram as ossadas de S. Tiago e de seus companheiros.
Carecem de fundamento histórico estas três afirmações: pregação em Espanha, sepultura em S. Tiago de Compostela e aparição de Nossa Senhora no Pilar de Saragoça. Na verdade, não se encontraram,  até ao fim do século IX, quaisquer referências a estes factos nos historiadores, poetas, liturgia ou tradições. Se realmente estes factos fossem verdadeiros, era impossível que não tivessem ficado vestígios nestes numerosos documentos. Consta também que os apóstolos só depois do ano 42, data do martírio de S. Tiago, saíram da Terra Santa. Por isso, S. Tiago não teria podido vir a Espanha, nem aparecer-lhe Nossa Senhora, por estar então na Palestina. O Papa Clemente VIII (1592-1605) encarregou S. Roberto Belarmino e o Cardeal Barónio de reformarem a parte histórica do Breviário. Estes dois eminentes historiadores resolveram tirar qualquer referência à vida de S. Tiago em Espanha. O rei Filipe II pôs em ação todos os meios e até ameaças, se tal coisa fosse avante. Por isso, continuaram as tradições como até ali. As escavações realizadas por ordem do Cardeal-Arcebispo de Compostela, em 1888, encontraram realmente um túmulo e ossadas de três homens no local da Basílica, em Compostela. Mas seriam realmente os restos mortais de S. Tiago e seus companheiros? Muitos historiadores negam, sobretudo o francês Monsenhor Duchesne.Em 1077, o Arcebispo de Compostela, Dom Diogo Peláez, pôs a primeira pedra para a grande Catedral sobre o sepulcro mencionado e outro Arcebispo, D. Diogo Gelmires, terminou a construção no século XII. A partir do século X, vieram peregrinações de toda a Europa visitar o suposto túmulo do Apóstolo: santos, bispos, reis, fidalgos, gente humilde. Através da Espanha e de Portugal, formou-se o chamado Caminho de Santiago, com itinerário marcado, abrigos e asilos para o amparo dos caminhantes peregrinos. Como se explicam as grandes graças que Deus concede nos santuários de S. Tiago e do Pilar de Saragoça, que não assentam sobre base histórica autêntica? É que Deus premeia a nossa fé e concede as graças em conformidade com ela. Em quase todos os milagres do Evangelho encontramos expressões como esta: faça-se segundo a tua fé, tudo é possível a quem tem fé; foi a tua fé que te salvou.As coisas exteriores são apenas uma ajuda para avivarmos a nossa fé. Pouco interessa a sua qualidade ou valor real. O mesmo acontece com outros santuários, por exemplo o de Loreto, na Itália. Por concessão do Papa Leão XIII, celebra-se Ano Santo, com as graças concedidas aos Jubileus, sempre que o dia 25 de Julho, festa de S. Tiago, cai ao domingo. S. Tiago, primeiro representado como apóstolo a segurar o Evangelho, não tardou que figurasse como peregrino, com surrão autenticado pro uma concha e empunhando ele um bordão. E contava-se que apareceu numa batalha e afugentou os Mouros em Clavijo em 834; foi, portanto, representado como cavaleiro mata-mouros. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Ver também outros sites como www.es.catholic.net/santoral; www.santiebeati.it, etc., etc.. .
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Seguidamente e conforme a minha última comunicação (REGRESSO…) refiro por ordem de data as publicações que não foram feitas (por motivo da interrupção forçada) sobre os Santos de cada dia, dando apenas indicação dos seus nomes e datas respectivas:
Assim no dia 21 de Julho, Nº 987 (192) - seriam os nomes de: S. LOURENÇO DE BRINDES, SANTA PRAXEDES, dos MÁRTIRES ESCILITANOS e S. DANIEL (Livro Santos de Cada dia), de www.jesuitas.pt. - Lorenzo de Brindisi, Santo - Víctor, San - Alberico Crescitelli, Santo
Daniel, Santo - Praxedes, Santa, de www.es.catholic.net/santoral - San Giovanni Beato Giovanni de Las Varillas - Beato Giovanni de Zambrana - San Giuseppe Wang Yumei - San Lorenzo da Brindisi - Santa Prassede di Roma  - San Simeone 'Salos'- San Vittore, de www.santiebeati.it 22/7/2011 – Nº 988 (193)SANTA MARIA MADALENA, BEATO AGOSTINHO FANGI - (Livro Santos de Cada dia), de www.jesuitas.pt. - Maria Magdalena, Santa - Felipe Evans, Santo - Agustín de Biella Fangi, Beato - Vandregisilo, Santo - San Platón, mártir - Santos Mártires Masilitanos, San Cirilo, San Anastasio,San Meneleo, San Jerónimo, San Gualterio, San Juan Lloyd, Santos Ana Wang, Lucía Wang Wangzhi y su hijo Andrés Wang Tianqing, Santa María Wang Lizhi, de www.es.catholic.net/santoral ;  Beato Agostino da Biella - Sant' Anastasio - San Cirillo di Antiochia, Andrea e compagni - San Filippo Evans, Beato Giacomo Lombardie, San Giovanni Lloyd, San Girolamo di Pavia, San Gualtero (Gualtiero), Santa Maria Maddalena (di Magdala), Santa Maria Wang Lizhi, Santi Martiri Massulitani, San Meneleo di Menat, Beato Paolo de Lara, San Platone di Ancira, San Vandregisilo, DE www.santiebeati.it; 23/7/2011 – Nº 989 (194)SANTA BRIGIDA, SANTO APOLINÁRIO, BEATA CUNEGUNDES, (Livro Santos de Cada dia), de www.jesuitas.pt. - Brígida de Suecia, Santa , Ezequiel, Santo, Apolinar de Rávena, Santo , Basilio Hopko, Beato , Margarita María López de Maturana, Beata, Cristino Gondek, Beato, Pedro Ruiz de los Paños y Ángel, Beato, Juan Casiano, Santo, San Severo, mártir, San Valeriano, monje y obispo,
 Beata Juana, virgen, Beatos Nicéforo de Jesús y de María (Vicente) Díez Tejerina, presbítero, y cinco compañeros, religiosos mártires, Beatos Germán de Jesús y de María (Manuel) Pérez Giménez, presbítero, y ocho compañeros, religiosos mártires
Beato José Sala Picó, presbítero y mártir; de www.es.catholic.net/santoral ; Santa Brigida di Svezia, Beato Cristino Adalberto (Krystyn Wojciech) Gondek, Beato Emilio Arce Diez, Sant' Ezechiele  Beati Germano di Gesù e Maria (Emanuele) Pérez Giménez e 8 compagniBeato Giacomo I d’Aragona, Beata Giovanna da Orvieto, San Giovanni Cassiano, Beato Giovanni de Luca, Beato Giovanni de Montesinos, Beato Giuseppe Sala Picò, Beato Leonardo da Recanati, Beata Margherita Maria Lopez de Maturana  Beati Niceforo di Gesù e Maria (Vincenzo) Díez Tejerina e 5 compagni, Beato Pedro Ruiz de los Paños y Ángel, San Severo, San Valeriano di Cimiez, Beato Vasil Hopko; www.santiebeati.it; 24/7/2011 – 990 (195) – SANTA CRISTINA, a Admirável, BEATA LUISA DE SABOIA, BEATO JOÃO SORETH, (Livro Santos de Cada dia), de www.jesuitas.pt. -Cristina, Santa , Chárbel Makhluf, Santo, Antonio Torriani (De la Torre), Beato
Balduíno de Rieti, Santo, Nicolás Hermansson, Beato, Mercedes del Sagrado Corazón Prat, Beata, María Pilar de San Francisco Borja y compañeras, Beatas, María Ángeles de San José (Marciana) Valtierra Tordesillas, Beata, Teresa del Niño Jesús y de San Juan de la Cruz (Eusebia) García y García, Beata, Modestino de Jesús y de María Mazzarell, Beato, Juan Boste, Santo, Luisa de Saboya, Beata, Kinga (Cunegunda), Santa
Boris y Gleb, Santos;  de www.es.catholic.net/santoral ; Beato Antonio Torriani (Della Torre) da L'Aquila, San Baldovino (Balduino) da Rieti, Santi Boris e Gleb di Russia, San Charbel (Sarbel, Jerbello) Giuseppe Makhluf, Santa Cristina di Bolsena, Beata Cristina l'Ammirabile, San Declano, Beato Diego Martinez, Beato Donato da Urbino, Sant' Eufrasia, San Fantino il Vecchio (o il Taumaturgo), San Giovanni Boste, Beato Giovanni Solorzano, Beato Giovanni Tavelli da Tossignano, San Giuseppe Fernandez, Beato Giuseppe Lambton, Santa Kinga (Cunegonda), Beata Ludovica di Savoia, Santi Magi d’Oriente, Beata Maria degli Angeli di S. Giuseppe (Marciana Valtierra Tordesillas), Beata Maria Pilar di S. Francesco Borgia (Jacoba Martinez Garcia), Beata Mercedes del Sacro Cuore (Mercedes Prat Y Prat), Beato Modestino di Gesù e Maria (Domenico Mazzarella), Sante Niceta ed Aquilina, Beati Nicolao Garlick, Robert Ludlam e Riccardo Simpson, Beato Pietro de Barellis, Beato Saverio (Javier) Bordas Piferer, Santa Sigolena, Beata Teresa del Bambino Gesù e di S. Giovanni della Croce (Eusebia Garcia), San Vittorino di Amiterno; www.santiebeati.it;
Finalmente os santos de hoje: SÃO CRISTOVÃO - (Livro Santos de Cada dia), de www.jesuitas.pt.  Valentina, Tea y Pablo, Santos, Santiago el Mayor, Santo Pedro de Mogliano, Beato, Cristóbal de Licia, Santo, Ángel Dario Acosta Zurita, Beato, María Teresa Kowalska, Beata, Deogracias Palacios, Beato, Dionisio Pamplona, Beato, Pedro del Sagrado Corazón Redondo y compañeros, Beatos, María del Carmen Sallés y Barangueras, Beata, Antonio Lucci, Beato, Juan Soreth, Beato, Cucufate, Santo; de www.es.catholic.net/santoral ; Beato Antonio di Olmedo, Beato Antonio Lucci, Santi Banto e Beato, San Bonifacio, Beata Carmen Sallés Barangueras, San Cristoforo, San Cucufate (Cugat), Beato Dario Acosta Zurita, Beati Deogratias Palacios, Leone Inchausti, Giuseppe Rada, Giuliano Moreno e Giuseppe Riccardo Díez, Beato Dionisio (Dionigi) Pamplona, Santa Eugenia, San Giacomo il Maggiore, Beato Giovanni Soreth, Santi Giustino, Fiorenzo, Felice e Giusta, Santa Glodesinda, San Magnerico di Treviri  Beata Maria Teresa di Gesù Bambino (Mieczyslawa Kowalska), Beati Martiri di Toledo  Beati Martiri di Urda (Toledo), Beato Michel-Louis Brulard, Beato Michele Peiro Victori  San Mordeyren, Sant' Olimpiade, Beato Pietro Berno da Ascona, Beato Pietro da Mogliano, Beato Pietro de Avedano, Beato Rodolfo Acquaviva, San Teodemiro di Cordova, Santa Valentina ; www.santiebeati.it;


 Transcrição e compilação dos textos acima, por
António Fonseca








Nº 991-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - 25 DE JULHO DE 2011 - DIA DE SANTIAGO (ou S. TIAGO)

Nº 991-2
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª CastilloComentário ao Evangelho do diaCiclo A (2010-2011)Edição de Desclée De BrouwerHenao, 648009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com:
tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, directamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
25 de Julho
DIA DE SANTIAGO APÓSTOLO
Mt 20, 20-28
Aproximou-se então de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu, com os seus filhos, e prostrou-se diante d’Ele, para Lhe fazer um pedido. «Que queres»? perguntou-lhe Ele. Ela respondeu-Lhe: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem um à Tua direita e o outro à Tua esquerda, no Teu reino». Jesus retorquiu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber»? Eles responderam-Lhe: «Podemos». Jesus replicou-lhes: «Na verdade, bebereis o Meu cálice, mas o sentar-se à Minha direita ou à Minha esquerda não Me pertence a Mim  concedê-lo; é para aqueles para quem Meu Pai o tem reservado». Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações governam-nas como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder. Não seja assim entre vós; pelo contrário, quem quiser fazer-se grande entre vós, seja vosso escravo. Do mesmo modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida pelo resgate de muitos».

1. Para compreender o alcance deste episódio, é indispensável ter em conta, antes do mais, que tudo o que aqui se conta é a confrontação das apetências dos Doze com o projecto de Jesus. Não se trata das apetências das pessoas ou dos discípulos em geral, mas especificamente dos Apóstolos, que pretendiam exactamente o contrário daquilo que Jesus via como seu programa central. Este relato se redigiu, pelo menos, trinta e cinco anos depois da morte de Jesus (E. Cuvillier). Ou seja, redigiu-se quando já as comunidades cristãs estavam organizadas, com seus dirigentes que se sabiam estar relacionados com os Apóstolos.
2. Mateus situa este incidente imediatamente antes da entrada de Jesus em Jerusalém (Mt 21, 1-11). Marcos o põe quando Jesus inicia o caminho para a Paixão (Mc 10, 32-45). Lucas é mais radical e coloca a confrontação na cena de despedida, na instituição da Eucaristia (Lc 22, 24-27). Os Doze já sabiam que Jesus não estava ligado nem à realeza nem ao sacerdócio. Eles sabiam que Jesus era um profeta (Mc 6, 4; 8, 11; Lc 7, 39; 13, 33; 14, 9). Portanto, quando apetecem os primeiros postos, sem dúvida pensavam que o mais eficaz para realizar o que Jesus queria era ter poder, ser importantes, estar acima dos outros.
3. Não só os Zebedeus, mas sim todos, os Doze, se equivocaram e pretenderam desviar o projecto profético de Jesus. O que Jesus quis foi deixar claro que este mundo não se arranja desde os “selecionados”, os “poderosos”, os “famosos” ou os mais “importantes”, mas desde o fundo, desde os escravos e os servidores (Mt 20, 26-28; Mc 10, 42-45; Lc, 22, 27). Só invertendo a “ordem” deste mundo se arranja este mundo. Mas resulta que são precisamente os dirigentes da comunidade cristã, os altos cargos da Igreja, os que têm mais perigo de desvirtuar o que Jesus quis. E pôr o que quis ao serviço de interesses mundanos. A história da igreja encarrega-se de demonstrar que isto é verdade.

Compilação por
António Fonseca
NOTA FINAL: Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO. Desculpem e obrigado. AF.