OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nº 1014 - (209) - 17 DE AGOSTO DE 2011 - SANTOS DE CADA DIA - 3º ANO


Nº  1014
SANTA CLARA DE MONTEFALCO
Religiosa (1275-1308)
Santa Chiara di Montefalco 1Santa Chiara di Montefalco 5
Nasceu Clara em Montefalco, no vale de Espoleto, Itália, pelo ano de 1275. Criada com muita cristã devoção pelos seus bons pais, de tal maneira brilhou em méritos e virtudes que já aos cinco anos se manifestava como prodígio de santidade. Tinha só sete ou oito anos quando entrou no mosteiro que se ficou chamando de Santa Cruz, no qual era superiora sua irmã. E ainda que parecesse muito fraca e magra, de tal maneira se comprazia no recolhimento, na oração e na penitência, que bem parecia uma noviça mais. Muitíssimo se regozijava o Senhor na sua afetuosíssima escrava, tanto que lhe apareceu uma quantidade de vezes, ou só ou acompanhado por sua Mãe Santissima. Clara correspondia a tantos favores tornando-se admirável na sua vida toda; pois tão severa era consigo como suave e caritativa para com os outros. Tendo falecido a sua santa irmã, a comunidade inteira aclamou-a como nova superiora, sem que lhe valessem os protestos. Desde então renovou as suas práticas de virtudes à medida que o céu lhe multiplicava os favores. Foi a sua dulcíssima,a morte a 17 de Agosto de 1308, e acompanharam-na inumeráveis prodígios. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Áudio da RadioVaticana:
BEATO ÂNGELO AGOSTINHO MAZZINGHI
Religioso (1377-1438)
Beato Angelo Mazzinghi 1
Angelo Agostinho, nobre de Florença nascido em 1377, entrou no convento do Carmo na capital da Toscana, depois de Santo André Corsini o ter ilustrado com os seus milagres. O nosso Beato veio a ser professor de teologia, prior dum convento perto de Florença e, depois, provincial da Toscana; voltando ao convento de que fora superior, reforçou nele a reforma começada por quem o precedeu. Morreu Ângelo no Carmo de Florença, a 16 de Agosto de 1438. Seguiram-se milagres. Clemente XIII confirmou, em 1761, o seu culto. Conservam-se dele, em manuscrito, conferências dirigidas aos seus religiosos, sermões e um comentário dos quatro livros do Mestre das Sentenças. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.
SÃO JACINTO
Religioso (1257)
San Giacinto (Jacko) Odrovaz 1
Era silesiano e nasceu entre Breslau e Cracóvia, na Polónia. Chamaram-lhe Jacke, forma familiar de João. Os dominicanos “rebatizaram-no” como Jacinto. Documentos seguros indicam que era pregador em Cracóvia, em 1228, no convento da Santissima Trindade, e que pregava a cruzada contra os Prussianos em 1238. Morreu a 15 de Agosto de 1257. A sua vida foi escrita pelo ano de 1352. Infelizmente, o que mais nos interessaria, a narração das suas missões no Este e no Norte, é despachado numas trinta linhas sem precisão, sem cronologia, numa linguagem muito convencional. O autor queria sobretudo contar milagres. Segundo o mesmo biógrafo, ele era parente de Ivo Odrowaz, bispo de Cracóvia, que antes de o ser esteve no concílio de Latrão de 1215. Jacinto entrou na Ordem dos Pregadores de Roma, em 1217 ou 1218, e parece que saiu da cidade Eterna no ano seguinte. Durante a sua vida foram  fundados os conventos de Breslau, Sandomir e Dantziga. Em 1228, o capitulo geral dominicano de Paris criou uma província na Polónia. Os padres irradiaram pela Rússia, os Balcãs, a Prússia e a Lituânia. Substituíram, os Cistercienses, menos bem preparados. Mas os Tártaros, em 1241 e 42, destruíram numerosos conventos e fizeram muitos mártires. Der pois da passagem deles, a obra apostólica foi retomada. Jacinto é considerado o apóstolo da Polónia. Desde 1260, três anos depois da sua morte, o seu túmulo atraia peregrinos. O culto dele abrangeu toda a Polónia. Foi canonizado por Clemente VIII, em 1594. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.
SÃO MAMEDE
San Mama di Cesarea di Cappadocia 5
A diocese de Saint-Flour, França, honra S. Mamede como seu apóstolo; é apresentado como companheiro de Santo Austremonge, por ele enviado para as montanhas de Alvérnia; terá sido sepultado no local que hoje tem o seu nome, Saint-Mamet-la-Salvetat (Cantal). Mamede foi ligado bastante tarde à lenda de Santo Austremonge. É celebrado no mesmo dia que o célebre mártir Mamés. Não está aqui uma indicação? O mártir oriental não se terá tornado, na imaginação dum biógrafo alvernês, um santo local, o apóstolo da região? Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.
SÃO MAMÉS
Mártir ( (273 ou 274)
San Mama di Cesarea di Cappadocia 1
Morreu em Cesareia, na atual Turquia, em 273 ou 274. Era já popular no oriente no século IV. S. Basilio e S. Gregório Nazianzeno, seus compatriotas, comprazem-se em falar dele nos sermões. Era pastor sem instrução que possuía unicamente o alforge e o cajado. Quando se desencadeou a perseguição de Aureliano (270-275), ostentou a sua fé em vez de a esconder; o seu martirio atraiu todas as atenções. Tinha, ao que parece, conquistado a amizade das corças e das cabras da floresta; vinham ter com ele como animais domésticos; ordenhava-as e com  o leite fabricava queijo que distribuía aos pobres. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.
www.es.catholic.net/santoral
Jacinto de Polonia, Santo
Agosto 17 Patrono de Polonia,
Jacinto de Polonia, Santo
Jacinto de Polonia, Santo
Martirologio Romano: En Cracovia, en Polonia, san Jacinto, presbítero de la Orden de Predicadores, que fue designado por santo Domingo para propagar la Orden en aquella nación y, teniendo por compañeros al beato Ceslao y a Enrique Germánico, predicó el Evangelio en Bohemia y Silesia (1257). Etimológicamente: Jacinto = Aquel que se parece a un Jacinto (tipo de flor), es de origen griego.
Beatriz de Silva y Meneses, Santa
Beatriz de Silva y Meneses, Santa
Martirologio Romano: En Toledo, en España, santa Beatriz da Silva Meneses, virgen, que fue dama noble de corte de la reina Isabel, pero, después, prefiriendo una vida de mayor perfección, se retiró a las religiosas de la Orden de Santo Domingo durante muchos años y fundó, finalmente, una nueva Orden con el título de Orden de la Concepción de la Bienaventurada Virgen María (1490).
Bartolomé Días-Laurel, Beato
Bartolomé Días-Laurel, Beato
Martirologio Romano: En Nagasaki, en Japón, beatos Francisco de Santa María, presbítero de la orden de los Hermanos Menores, y sus catorce compañeros, mártires, que por orden del gobernador de la ciudad sufrieron el martirio en odio al nombre cristiano (1627).
Juana de la Cruz (Delanoue), Santa
Juana de la Cruz (Delanoue), Santa
Martirologio Romano: En Saumur, cerca de Angers, en Francia, santa Juana Delanoue, virgen, que, apoyada totalmente en la ayuda de la divina Providencia, acogió primeramente en su casa a huérfanas, ancianas y mujeres enfermas y de mala vida. Posteriormente, puso con sus compañeras los cimientos del Instituto de Hermanas de Santa Ana de la Divina Providencia (1763).
Clara de la Cruz de Montefalco, Santa
Clara de la Cruz de Montefalco, Santa
Martirologio Romano: En Montefalcone, de la Umbría, santa Clara de la Cruz, virgen de la Orden de los Eremitas de San Agustín, que estuvo al frente del monasterio de la Santa Cruz con un amor ardiente a la pasión de Cristo (1308).
Eusebio, Santo
Agosto 17 XXXI Papa,
Eusebio, Santo
Eusebio, Santo
Martirologio Romano: En Sicilia, muerte de san Eusebio, papa, valeroso testigo de Cristo, que fue deportado por el emperador Majencio a esa isla, donde dejó la patria terrena para merecer la patria celestial. Trasladado su cuerpo a Roma, fue enterrado en el cementerio de Calixto (310).
Mamés (o Mamante o Mameto), Santo
Mamés (o Mamante o Mameto), Santo
Martirologio Romano: En Cesarea de Capadocia, san Mamés o Mamante o Mameto, mártir, que, siendo pastor de condición muy humilde, vivió solitario en los bosques con la máxima frugalidad y, proclamando su fe en Cristo, consumó el martirio durante el imperio de Aureliano (273/274).
Miróin, Santo
Agosto 17 Presbítero y Mártir, Santo
Miróin, Santo
Miróin, Santo
Martirologio Romano: En Cizico, en el Helesponto, san Mirón, presbítero y mártir, que, según una tradición, durante el imperio de Decio y bajo el prefecto, fue decapitado tras sufrir muchos tormentos (s. III).
www.santiebeati.it
66320 > Beato Alberto da Chiatina Sacerdote 17 agosto MR
Beato Alberto da Chiatina1Beato Alberto da Chiatina2Beato Alberto da Chiatina3Beato Alberto da Chiatina4
66400 > Sant' Anastasio di Terni Vescovo 17 agosto
Sant' Anastasio di Terni
94429 > Beato Bartolomeo Laurel Francescano, martire 17 agosto
Beato Bartolomeo Laurel
91204 > Santa Beatrice de Silva Meneses Fondatrice 17 agosto MR
Santa Beatrice de Silva Meneses 3Santa Beatrice de Silva Meneses 4Santa Beatrice de Silva Meneses 5
95535 > San Carlomanno Monaco 17 agosto
San Carlomanno
66350 > Santa Chiara di Montefalco 17 agosto MR
San Donato (Donatello) da Ripacandida 1San Donato (Donatello) da Ripacandida 2
46850 > Sant' Elia il Giovane (di Enna) Monaco 17 agosto MR
Sant' Elia il Giovane (di Enna)
66340 > Beato Enrico Canadell Quintana Martire 17 agosto MR
Beato Enrico Canadell Quintana
89031 > Sant' Eusebio Papa 17 agosto MR
Beato Enrico Canadell Quintana2
66270 > San Gerone Martire 17 agosto MR
Santi Giacomo Kyuhei Gorobioye Tomonaga e Michele Kurobioye
66375 > Santa Giovanna della Croce (Jeanne Delanoue) Fondatrice 17 agosto MR
Santa Giovanna della Croce (Jeanne Delanoue)1Santa Giovanna della Croce (Jeanne Delanoue)2
66475 > San Mama di Cesarea di Cappadocia 17 agosto MR
San Mama di Cesarea di Cappadocia 3San Mama di Cesarea di Cappadocia 4San Mama di Cesarea di Cappadocia 5San Mama di Cesarea di Cappadocia 2
92501 > San Mirone di Cizico Sacerdote e martire 17 agosto MR
San Mirone di Cizico1San Mirone di Cizico2
66330 > Beato Natale Ilario Le Conte Martire 17 agosto MR
Beato Natale Ilario Le Conte
66490 > San Nicola (Nicolò) Politi Eremita in Sicilia 17 agosto MR
San Nicola (Nicolò) Politi 1San Nicola (Nicolò) Politi 2San Nicola (Nicolò) Politi 3
91253 > Beato Ugo di Tennenbach Cistercense 17 agosto
Beato Ugo di Tennenbach
Sites utilizados:
www.santiebeati.it, para as imagens; www.es.catholic.net/santoral, para as imagens e textos; e www.jesuitas.pt, através do livro SANTOS DE CADA DIA, só para textos.
Compilação
António Fonseca