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terça-feira, 30 de agosto de 2011

São Pedro foi “apenas” um Presbítero e não o Primeiro papa?

Transcrição por António Fonseca, de Bíblia Católica News

29 agosto 2011 Autor: Bíblia Católica | Postado em: Bíblia

Em vários sítios de apologética protestantes, muitos textos contra o primado de Pedro vêm falando que Pedro Príncipe dos Apóstolos se denominava um simples presbítero logo não gozava de nenhuma suprema autoridade sobre a Igreja, o que não lhe fazia em nada um Papa, apenas um simples sacerdote da Igreja.

O texto em que se baseiam é 1 Pedro 5, 1 onde lêem “Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:” (Tradução João Almeida)

Presbitero em algumas Igreja protestantes “reformadas” diz respeito ao líder espiritual de uma comunidade, algumas outras afirmam que presbítero é um pastor.

Na Igreja católica o título presbítero é atribuído aos padres ordenados.

Mas será que Pedro quis dizer realmente que ele era um presbítero no sentido de um simples pastor da Igreja? Vamos fazer uma exegese mais acurada do texto em grego:

Πρεσβυτέρους τοὺς ἐν ὑμῖν παρακαλῶ ὁ συμπρεσβύτερος καὶ μάρτυς τῶν τοῦ χριστοῦ παθημάτων, ὁ καὶ τῆς μελλούσης ἀποκαλύπτεσθαι δόξης κοινωνός· (1Pe 5, 1 )

A palavra Πρεσβυτέρους (do grego antigo “πρεσβύτερος” de “πρέσβυς”) em negrito no texto, apesar de se pronunciar como “presbíteros” tem sua tradução não como “presbítero” como vulgarmente entendemos hoje, como um simples sacerdote da Igreja, mas sua real tradução significa, “Ancião”, logo Pedro não estava falando como um simples presbítero como imaginamos hoje, mais sim como um ancião que foi testemunha da paixão de Cristo.

E um presbítero , nas igrejas cristãs primitivas, era cada um dos anciãos aos quais era confiado o governo da comunidade cristã.

A palavra hebraica equivalente é za·qen e identificava os líderes do Antigo Israel, quer no Âmbito de uma cidade, da tribo ou em nível nacional.

Segundo o dicionário grego temos:

1. De idade avançada, frequentemente subst. Pessoa (mais) velha Lc 15, 25; Jo 8, 9; At 2, 17; 1 Ti 5, 1b. De um período de tempo οἱ π. Homem antigo, nossos ancestrais Mt 15, 2; Mc 7, 3, 5; Hb 11, 2.

2. Como uma designação de um oficial idoso. presbítero.

Logo nenhuma tradução possível se encaixa como presbítero no sentido que entendemos hoje, de sacerdote, padre ou pastor.

Agora vamos analisar quantas vezes esta palavra Πρεσβυτέρους se repete na bíblia e a tradução João Almeida a traduz como ancião e não como presbítero:

Entre Judeus

Mt 16, 21

Grego:

Ἀπὸ τότε ἤρξατο ὁ Ἰησοῦς δεικνύειν τοῖς μαθηταῖς αὐτοῦ ὅτι δεῖ αὐτὸν ἀπελθεῖν εἰς Ἱεροσόλυμα, καὶ πολλὰ παθεῖν ἀπὸ τῶν πρεσβυτέρων καὶ ἀρχιερέων καὶ γραμματέων, καὶ ἀποκτανθῆναι, καὶ τῇ τρίτῃ ἡμέρᾳ ἐγερθῆναι.

João Almeida :

“Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.”

Mt 27:41

Grego:

“ Ὁμοίως δὲ καὶ οἱ ἀρχιερεῖς ἐμπαίζοντες μετὰ τῶν γραμματέων καὶ πρεσβυτέρων καὶ Φαρισαίων ἔλεγον”

João Almeida:

“E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo…”

A mesma coisa se repete em Mc 14, 43, 53; Lc 7, 3; 9, 22; At 4, 23; 6, 12.

Entre os Cristãos

At 11, 30

Grego

ὃ καὶ ἐποίησαν, ἀποστείλαντες πρὸς τοὺς πρεσβυτέρους διὰ χειρὸς Βαρνάβα καὶ Σαύλου.”

João Almeida

O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.”

At 14, 23

Grego:

“ Χειροτονήσαντες δὲ αὐτοῖς πρεσβυτέρους κατ᾽ ἐκκλησίαν, προσευξάμενοι μετὰ νηστειῶν, παρέθεντο αὐτοὺς τῷ κυρίῳ εἰς ὃν πεπιστεύκεισαν. ”

João Almeida:

”E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao SENHOR em quem haviam crido.”

A mesma coisa se repete em 1 Tm 5:17,19; Tt 1, 5; Js 5, 14; 1 Pd5:5; 2 Jo 1; 3 Jo 1; Ap 4:4; 7:11.

Logo vemos que a Tradução João Almeida nada mais passa do que uma tradução tendenciosa. A palavra πρεσβυτέρους (ancião) se repete quase que 30 vezes no novo testamento e somente na que Pedro de refere a ele mesmo, a “João Almeida” traduz como presbítero. Logo na de Pedro!

E além de tudo os protestantes caem de boca em cima da passagem, não sabendo eles o real significado e a morfologia da palavra e o como Pedro realmente se intitulou.

Apesar de hoje usarmos a palavra “Presbítero” como um sacerdote que preside uma Igreja particular, Pedro emprega o sentido etimológico da palavra que é “ancião” em oposição ao que ele vai falar aos Jovens no versículo 5 do mesmo capítulo onde lemos:

“Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos . . .” (1 Peter 5, 5 – João Almeida)

Note que no versículo 1 já analisado a João Almeida traduz πρεσβυτέρους como Presbítero por que Pedro se referia a ele próprio, mas 4 versículos depois a mesma João Almeida traduz a mesma palavra πρεσβυτέρους como Ancião, logo podemos ver a tradução tendenciosa.

Por Que Pedro Não Poderia Ser Um Simples Presbítero, no sentido atual da palavra?

Existe uma hierarquia na Igreja e Pedro só poderia estar no todo dela, como apostolo:

Ef 4, 11 “A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores…”

Cada um na Igreja tem sua função logo, Pedro não teria 2 cargos:

1 Cor 12, 29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?

Pedro é notável e coluna da Igreja (Gl 2, 1-9)

É frequentemente chamado por Paulo de Cefas. Κηφᾶς, ᾶ, ὁ (Aramaico = ‘rocha’) (Jo 1, 42; 1 Cor 1, 12; 3, 22; 9, 5; 15, 5; Gal 1, 18; 2, 9, 11, 14).

Seu nome está na frente todas as listas dos apóstolos e dos grupo intimo de Jesus (Mt 10,2; Mt 17,1; Mt 26,37.40; Mc 3,16; Mc 5,37; Mc 14,37; Lc 6,14; At 1,13)

Pedro – Pedra sobre a qual Jesus edificou sua Igreja (Mt 16,18)

Jesus paga imposto por ele e por Pedro (Mt 17,26)

Jesus confia aos apóstolos a papel de Ensinar as pessoas tudo que prescreveu (Mt 28,20)

Pedro é sempre destacado dos demais apóstolos (Mc 1,36; Mc 16,7; Lc 9,32; Jo 13,6-9; Jo 21,7-8; At 2,37; At 5,29; ICor 15,5)

Jesus Roga por Pedro para que ele Confirme os irmãos (Lc 22,31s)

Cristo Ressuscitado aparece primeiro a Pedro (Lc 24,34; 1Cor 15,5s)

Jesus manda Pedro a apascenta as ovelhas dele (Jo 21,15ss)

É sempre ele que toma as decisões e toma a palavra entre os apóstolos (Mt 18,21; Mc 8,29; Lc 9,5; Lc12,41; Jo 6,67ss; At 1,15.22; At 2,14; At 10,1; At 15,7-12)

Pedro realiza o primeiro milagre da Era da Igreja, curando um aleijado (At 3,6-12)

Pedro lança a primeira excomunhão a Safira e Ananias (At 5,2-11)

Pedro é a primeira pessoa após Cristo a ressuscitar um morto (At 9,40)

Cornélio, o 1º pagão convertido, é orientado por um anjo a procurar Pedro para ser instruído no cristianismo (At 10,1-6)

Pedro abre, preside e encerra o primeiro Concílio da Cristandade (At 15,7-11)

S.Paulo vai conhecer Pedro e fica 15 dias com ele (Gál 1,18)

Logo Pedro se referiu a ele mesmo como ancião e não como “presbítero” actual como andam colocam as palavras na boca de Pedro.

Fica provado portanto que Pedro nunca quis dizer que ele era um simples presbitério como pensam os protestantes e insinua a tendenciosa tradução protestante da bíblia, de João Almeida.

Rafael Rodrigues.

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Transcrição (com a devida vénia) por António Fonseca

Nº 1027 - (221) - 30 DE AGOSTO DE 2011 - SANTOS DE CADA DIA - 3º ANO

 

Nº 1027

BEATA JOANA JUGAN

(1792-1879)

María de la Cruz (Juana) Jugan, Santa

María de la Cruz (Juana) Jugan, Santa

João Paulo II beatificou, no dia 3 de Outubro de 1982, Joana Jugan, que fundou, em 1839, a obra das Irmãzinhas dos Pobres. Na homilia, na parte relativa à nova beata, Sua Santidade começou por exaltar a humilde auxiliar dos pobres e afirmou que se inclinava «a dizer que Deus não podia glorificar mais humilde serva». E disse, pouco depois: «Com a coragem e a fé, características das mulheres do seu torrão natal, não hesita em “mendigar na vez dos pobres que ela acolhe”. Quer ser a irmã deles, a “Irmãzinha” deles. Quer identificar-se com todos esses anciãos, muitas vezes de má saúde, por vezes de todo abandonados. Não é o Evangelho no estado puro? Não é o caminho que a ordem terceira de S. João Eudes lhe ensinara: “Não ter senão uma vida, um coração, uma alma e uma vontade com Jesus”, para atingir aqueles que Jesus sempre preferiu: os pequenos e os pobres?"» E apresentou-a em seguida, a percorrer o caminho longo da cruz: «Devido aos seus exercícios quotidianos em piedade… a alma de Joana estava verdadeiramente mergulhada no mistério de Cristo Redentor, especialmente na sua paixão e na sua cruz. O nome dela na religião – Irmã Maria da Cruz – é disso símbolo real e comovedor. Desde o lugarejo natal das Cruzinhas (coincidência ou presságio?) até à sua partida deste mundo, a 29 de Agosto de 1879, a vida desta fundadora é comparável a longa e fecundíssima Via Sacra, vivida na serenidade e na alegria, segundo o Evangelho. Como deixar de aludir a que, no fim dum quadriénio a partir da fundação da obra, Joana foi vítima de intromissões abusivas, e exteriores ao grupo das suas primeiras companheiras? Deixou que lhe tirassem o cargo de Superiora e, um pouco mais tarde, aceitou sem o menor protesto voltar à casa-mãe para retiro, que virá a durar 27 anos (!) Ao formar juízo de semelhantes acontecimentos, a palavra heroísmo acorre naturalmente ao espírito. S. João Eudes, seu mestre espiritual, dizia: “A verdadeira medida da santidade é a humildade” . Ela recomendava muitas vezes às Irmãzinhas: “Sede pequenas, pequeníssimas! Conservai o espírito de humildade, de simplicidade! Se chegássemos a julgar-nos alguma coisa, a Congregação  já não levaria a que se bendissesse o Deus bom, e nós cairíamos”». Pouco depois João Paulo II, observa: «Na nossa época , o orgulho, a busca da eficácia e a tentação dos meios poderosos dominam facilmente o mundo e por vezes, infelizmente, a Igreja. Criam obstáculos à implantação do reino de Deus. Por isso, a fisionomia espiritual de Joana Jugan é capaz de atrair os discípulos de Cristo e de lhes encher os corações de simplicidade e humildade, de esperança e alegria evangélica, vindas de Deus e do esquecimento próprio». E, referindo-se o santo padre aos belos textos do decreto Gaudium et Spes do Concilio Vaticano II, diz: «Joana encontrava-se já de acordo secreto  com o que eles dizem do estabelecimento duma grande família humana em que todos os homens se tratem como irmãos e compartilhem dos bens da criação segundo a regra da justiça, inseparável da caridade. se os sistemas de segurança social actualmente em vigor suprimem as misérias do tempo de Joana Jugan, a angústia das pessoas idosas vigora ainda em muitos países em que trabalham as suas Filhas. Mas mesmo nas regiões onde existem, esses sistemas de previdência nem sempre fornecem aos anciãos esse tipo de casas verdadeiramente familiares, que viria corresponder àquilo que esperam, como às carências corporais e espirituais das mesmas…» E pouco depois continua: «Desde os primeiros anos, quis a fundadora que a sua Congregação, longe de se limitar ao Oeste de França, se tornasse verdadeira rede de casas familiares, em que fosse cada pessoa acolhida,  honrada e mesmo – segundo as possibilidades individuais – promovida no sentido dum desenvolvimento da sua existência. A actualidade da missão inaugurada pela beata é tão verdadeira que os pedidos de admissão e fundação não para de se amiudar. Por ocasião da sua morte, estavam 2400 Irmãzinhas ao serviço das pessoas pobres e idosas, em dez países. Hoje são 4 400 (isto, em 2009…) espalhadas dentro de trinta nações e nos cinco continentes. A Igreja inteira e a própria sociedade não podem senão admirar e aplaudir o maravilhoso crescimento da pequeníssima semente evangélica lançada em terra bretã, lançada ( fez este ano (2011) - , 172 anos) pela humilíssima Cancalesa, tão pobre de bens mas tão rica de fé!». E Sua Santidade termina fazendo votos para que a nova beatificação produza nas Irmãzinhas maior fidelidade ao carisma espiritual e apostólico de sua Mãe, lhes traga numerosas vocações, seja apelo para aumento da fé e de caridade na paróquia de Cancale e na diocese toda de Rennes (França) que a viram nascer , e por último seja, para as pessoas idosas do mundo inteiro, fonte de alegria e de esperança. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

BEATO JOÃO JUVENAL ANCINA

Bispo (1545-1604)

João Juvenal Ancina foi um dos primeiros membros do Oratório fundado por S. Filipe Néri. Nascido em Fossano, em 1545, era compatriota e tornou-se amigo de S. Francisco de Sales. Era espírito cultíssimo, poeta latino e autor de laudes em língua moderna para o Oratório. Ensinara medicina em Turim e veio para Roma como médico da embaixada saboiana.Gastou mais de um ano para descobrir Filipe e o Oratório, juntou-se aos Filipinos em 1578, e viveu na casa de Nápoles parte da sua carreira religiosa. Juvenal ambicionava as austeridades do claustro e, depois da morte de Filipe, em 1595, houve muita dificuldade em o reter numa vida que julgava demasiado benigna. Ambicionava criar uma nova sociedade de padres missionários. Barónio chamava-lhe novo Basílio. De facto, tinha a eloquência dum Crisóstomo – dizia, naturalmente cultivando a lisonja. Nomeado bispo de Saluces em 1602, persuadiu-se de que a dignidade era uma terrível embrulhada. Durante cinco meses, amuado, evitou o cargo. Era uma boa alma muito ingénua,. inclinada a creditar numa irmã Úrsula visionária. Apavorava-se com o ministério do confessionário. Era ardoroso e afável. Morreu a 30 de Agosto de 1604, envenenado por um religioso a quem ele detivera as maquinações contra uma comunidade. Ancina foi beatificado em 1888. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

WWW.ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL

Pamaquio, Santo
Agosto 30 Laico,

Pamaquio, Santo

Pamaquio, Santo

Laico

Martirologio Romano: En Roma, conmemoración de san Pammaquio, senador, insigne por su celo en la fe y por su generosidad hacia los pobres, a cuya piedad hacia Dios se debe la construcción de la basílica que recibe su título en el monte Celio ( 410)

Juan de Mayorga, Beato
Agosto 30 Mártir,

Juan de Mayorga, Beato

Juan de Mayorga, Beato

Mártir

Martirologio Romano: Mártir, que cuando junto a sus compañeros se dirigía a las misiones del Brasil en una nave llamada «San Jacobo», fueron asaltados por piratas y, en odio a la religión católica, traspasados todos ellos con espadas y lanzas ( 1570)

Fiacrio, Santo
Agosto 30 Eremita,

Fiacrio, Santo

Fiacrio, Santo

Eremita

Martirologio Romano: En Breuil, en la región de Meaux (Francia), san Fiacrio, eremita, que, oriundo de Irlanda, llevó una vida solitaria. ( c.670)
Etimológicamente: Fiacrio = orante, que reza, es de origen celta.

Tomás Kempis, Beato
Agosto 30 Sacerdote y Escritor,

Tomás Kempis, Beato

Tomás Kempis, Beato

Sacerdote
Autor de La Imitación de Cristo

La fama mundial de Tomás de Kempis se debe a que él escribió La Imitación de Cristo: el libro que más ediciones ha tenido, después de la Biblia. Este precioso librito es llamado "el consentido de los libros" porque se ha sacado en las ediciones de bolsillo más hermosas y lujosas, ha tenido ya más de 3,100 ediciones en los más diversos idiomas del mundo. Su primera edición salió en 1472, 20 años antes del descubrimiento de América (un año después de la muerte del autor), y durante más de 500 años ha tenido unas 6 ediciones cada año. Caso raro y excepcional.
Tomás nació en Kempis, cerca de Colonia, en Alemania, en el año 1380. Era un hombre sumamente humilde, que pasó su larga vida (90 años) entre el estudio, la oración y las obras de caridad, dedicando gran parte de su tiempo a la dirección espiritual de personas que necesitaban de sus consejos.

Juan Juvenal Ancina, Beato
Agosto 30 Obispo,

Juan Juvenal Ancina, Beato

Juan Juvenal Ancina, Beato

Obispo

Martirologio Romano: En Saluzzo, en el Piamonte, beato Juan Juvenal Ancina, obispo, que, habiendo sido antes médico, fue uno de los primeros en entrar en el oratorio de san Felipe Neri (1604).

Eustaquio van Lieshout, Beato
Agosto 30 Sacerdote,

Eustaquio van Lieshout, Beato

Eustaquio van Lieshout, Beato

Nació en Aarle-Rixtel (Países Bajos), en la diócesis de Hertogenbosch, el 3 de noviembre de 1890. Fue bautizado el mismo día, con el nombre de Humberto.

Vicente Cabanes Badenas, Beato
Agosto 30 Presbítero y Mártir,

Vicente Cabanes Badenas, Beato

Vicente Cabanes Badenas, Beato

Presbítero y Mártir

Martirologio Romano: En Bilbao, España, beato Vicente Gabanes Badenas, presbítero de los Terciarios Capuchinos de la Bienaventurada Virgen de los Dolores y mártir, que, durante la persecución contra la fe, mereció entrar en el banquete de la gloria.

Manuel Medina Olmos, Beato
Agosto 30 Obispo y Mártir,

Manuel Medina Olmos, Beato

Manuel Medina Olmos, Beato

Obispo de Guadix-Baza

Martirologio Romano: En Almería, España, pasión de los beatos mártires Fiego Ventaja Milán, obispo de Almería, y Manuel Medina Olmos, Obispo de Guadix-Baza, quienes encarcelados por odio a la fe cristiana, soportaron insultos e injurias, hasta una noche en la que fueron fusilados.
Fecha de beatificación: Beatificados el 10 de octubre de 1993 por S.S. Juan Pabo II.
Lista del grupo de mártires: Hermano Edmigio (Isidoro Primo Rodríguez), Hermano Amalio (Justo Zariquiegui Mendoza), Hermano Valerio Bernardo (Marciano Herrero Martínez), Hermano Teodomiro Joaquín (Adrián Sáiz Sáiz), Hermano Evencio Ricardo (Eusebio Alonso Uyarra), Hermano Aurelio María (Bienvenido Villalón Acebrón), Hermano José Cecilio (Bonifacio Rodríguez González), todos ellos hermanos de las Escuelas Cristianas de La Salle.
La lista es completada por Mons. Diego Ventaja Milán, obispo de Almería, y Mons. Manuel Medina Olmos, obispo de Gaudix.

Diego Ventaja Milán, Beato
Agosto 30 Obispo y Mártir,

Diego Ventaja Milán, Beato

Diego Ventaja Milán, Beato

Obispo de Almería

Martirologio Romano: En Almería, España, pasión de los beatos mártires Fiego Ventaja Milán, obispo de Almería, y Manuel Medina Olmos, Obispo de Guadix-Baza, quienes encarcelados por odio a la fe cristiana, soportaron insultos e injurias, hasta una noche en la que fueron fusilados.
Fecha de beatificación: Beatificados el 10 de octubre de 1993 por S.S. Juan Pabo II.
Lista del grupo de mártires: Hermano Edmigio (Isidoro Primo Rodríguez), Hermano Amalio (Justo Zariquiegui Mendoza), Hermano Valerio Bernardo (Marciano Herrero Martínez), Hermano Teodomiro Joaquín (Adrián Sáiz Sáiz), Hermano Evencio Ricardo (Eusébio Alonso Uyarra), Hermano Aurelio María (Bienvenido Villalón Acebrón), Hermano José Cecilio (Bonifacio Rodríguez González), todos ellos hermanos de las Escuelas Cristianas de La Salle.
La lista es completada por Mons. Diego Ventaja Milán
, obispo de Almería, y Mons. Manuel Medina Olmos, obispo de Gaudix.

Estefan (José) Nehme, Venerable
Agosto 30 Monje Maronita,

Estefan (José) Nehme, Venerable

Estefan (José) Nehme, Venerable

Monje Maronita

En Kfifane, Venerable Esteban, en el siglo Yousef (José) Nehme, religioso profeso libanés de la orden libanesa de los maronitas. ( 1938)

Rosa de Lima, Santa
Agosto 30 Memoria Litúrgica,

Rosa de Lima, Santa

Rosa de Lima, Santa

Patrona de Perú, América y las Filipinas
Agosto 30

Etimológicamente significa” rosa, jardín florido”. Viene de la lengua latina.
La primera mujer declarada santa de todo el continente americano

 

 

WWW.SANTIEBEATI.IT

68080 > Sant'Agilo Abate 30 agosto MR

 
90231 > Beato Alfredo Ildefonso Schuster Cardinale arcivescovo di Milano 30 agosto MR

 
92417 > San Bononio Abate 30 agosto MR

 
93369 > Beati Diego Ventaja Milan e Emanuele Medina Olmos Vescovi e martiri 30 agosto MR

 
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54750 > Beato Ero di Armenteira Abate 30 agosto


92642 > Beato Eustachio van Lieshout Sacerdote 30 agosto


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68050 > Santi Felice e Adautto Martiri 30 agosto MR

 
68200 > San Fiacrio (Fiacre) 30 agosto MR

 
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93468 > Beato Vincenzo Mattia Cabanes Badenas Sacerdote e martire 30 agosto MR

 

Sites utilizados: www.jesuitas.pt; www.santiebeati.it; e www.es.catholic.net/santoral

Compilação de

António Fonseca