OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

Imagens e Frases de Natal Religioso

domingo, 27 de novembro de 2011

EVANGELHO, SEGUNDO S. MARCOS - ANO B – 27 DE NOVEMBRO DE 2011


NOTA INICIAL:
Resolvi hoje iniciar uma nova página, neste blogue, que antecederá sempre que possível (excepcionalmente só a partir de amanhã, – dia 28-11  - porque agora já é tarde…) a publicação dos outros textos de SANTOS DE CADA DIA, A RELIGIÃO DE JESUS, IN MEMORIAN e outros que eventualmente eu venha a inserir, na respectiva Agenda e horário – o qual tradicionalmente, vinha efetuando a partir das 10 horas de cada dia.
Esta página será sobre o texto do Evangelho correspondente a cada Evangelista. Neste caso, será o Evangelho Segundo S. Marcos. Assim hoje, procedo à inserção da Introdução efetuada na 12ª Edição (1979) e nos dias seguintes prosseguirei (enquanto Deus mo permitir..) com a publicação dos Capítulos subsequentes.
INTRODUÇÃO
1 – Os Evangelhos não são uma «Vida de Jesus» em sentido moderno, mas um  eco da pregação da Igreja apostólica sobre Jesus de Nazaré. Neles ressoa a voz da Igreja primitiva a anunciar a sua fé em Cristo (cf. Dei Verbum 8). Contudo, entre os quatro evangelhos canónicos, é este de Marcos que está menos estilizado e mais próximo dos factos no seu acontecer quotidiano. Ele narra os acontecimentos na sua rudeza natural, sem os adocicar, nem lhes eliminar as arestas. Sendo o mais antigo dos quatro Evangelhos, ele supõe, na evolução do Cristianismo que cresceu para a verdade plena (Jo 16, 13), um estádio mais primitivo da meditação da Igreja sobre os acontecimentos que lhe deram origem. O evangelho de Mateus, por exemplo, apresenta já um Cristo muito mais majestático, litúrgico e solene, que o de Marcos. Neste, Cristo é muito mais humano; tem compaixão (Mc 1, 41); admira-se (Mc 6, 6); indigna-se (10, 14); tem medo e angústia (Mc 14, 33), etc.. No entanto, Marcos escrever a sua obra para anunciar a Boa-Nova que é Jesus Cristo, filho de Deus (Mc 1, 1). Mas a reflexão da Igreja sobre Jesus, «Filho do Homem» e «Filho de Deus», não estava ainda sintetizada e parece desconexa e sobreposta, predominando o aspecto humano do Senhor.
2 – A antiga tradição afirma ser Marcos, discípulo de Pedro, o autor deste livrinho (1 Ped 5, 13), identificando-o com João Marcos de Jerusalém, filho de Maria, cuja casa servia de Igreja (Act 12, 12). Pensa-se tratar-se do mesmo personagem, primo de Barnabé que acompanhou Paulo na primeira viagem apostólica(Col 4, 10; Act 12, 1\2; 15, 38; 13, 13).
3 – Por isso, o lugar mais provável onde este evangelho foi editado deve ter sido a igreja de Roma. Era a capital do mundo de então e, por consequência, também um grande centro cultural. Aí vivia uma grande Igreja, como no-lo prova a carta aos Romanos. Após a morte de Pedro na perseguição de Nero, Marcos deve ter sentido a necessidade de fixar por escrito a sua catequese. Isto deve ter-se verificado entre os anos 65 a 70 da nossa era.- O uso de muitos latinismos, a contagem dos dias à romana, as moedas latinas, etc., postulam a origem romana deste evangelho, escrito em  grego, língua, nessa época, mais falada em Roma do que o latim.
(segue em 28/11)
Transcrição de António Fonseca

Nº 1116-2 - A RELIGIÃO DE JESUS - Ciclo B (2011-2012) - 27 de Novembro de 2011 - Apresentação

 

Comentários ao Evangelho Diário do Ciclo B (2011-2012) por José Mª Castillo – Edição de Desclée De Brouwer

Preâmbulo

É um facto que, na prática diária da vida da igreja e da vida dos cristãos, concede-se mais importância ao Catecismo que ao Evangelho. E prova disso é que os cristãos – especialmente aos católicos – se lhes reconhece e se os identifica mais pelas ideias e pelos costumes que aprendem, no Catecismo, que pelas convicções, valores e pautas de conduta que pode deduzir do Evangelho quem o toma a sério e organiza sua vida de acordo com suas exigências. As crianças, na escola, aprendem antes o Catecismo do que o Evangelho. E se um sacerdote ensina aos seus paroquianos coisas que não estão de acordo com o Catecismo, seguramente receberá uma reprimenda do bispado. Mas se a vida desse sacerdote tem pouco que ver com o que disse Jesus no Sermão da Montanha, o mais provável é que ninguém lhe chame a atenção.

Este livro não pretende tirar importância ao Catecismo. O que pretende é ajudar os crentes em Jesus a que se deem conta – e tirem as consequências que disso se seguem – de que o Evangelho é central no Cristianismo. Porque o Evangelho é onde descobrimos e aprendemos onde está, o que é, e o que representa o centro próprio da Igreja e da Fé. Esse centro não é Deus. Nem é a religião. Nem a fé. Não há nada mais central do que o próprio Jesus. Porque em Jesus, tal como descobrimos no Evangelho de cada dia, é onde encontramos Deus, onde nos inteiramos como é Deus e o que Deus quer.

Há que o dizer sem medo: a Igreja perde credibilidade, perde fiéis, perde sacerdotes e vocações, perde importância. A Igreja perde tantas coisas porque na Igreja se tem medo ao Evangelho.

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27 DE NOVEMBRO DE 2011

1º DOMINGO DO ADVENTO

Mc 13, 33-37

 

Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento. É como um homem que partiu de viagem; ao deixar a sua casa, delegou a autoridade nos servos, atribuiu a cada um a sua tarefa e ordenou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa, se à tarde, se à meia noite, se ao cantar p galo, se pela manhã; não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai!»

1. Durante as quatro semanas que antecedem o Natal, a Igreja celebra o Advento, quer dizer, a preparação para a “chegada” ou vinda de Jesus à terra. Os interesses do consumo e do comércio impuseram uma forma de preparação para o Natal que consiste em organizar as férias, ceias, prendas e divertimentos que cada um prefere para passar as festas o melhor possível. Isto tem de bom que associa o nascimento de Jesus com a alegria de viver. Mas também é verdade que, desta maneira, a recordação da vinda de Jesus ao mundo perdeu o seu verdadeiro significado.

2. O Natal prepara-se cristãmente mediante a vigilância de que fala Jesus neste evangelho. Nos anos que se seguiram à morte de Jesus, em não poucas comunidades cristãs difundiu-se a ideia de que o fim do mundo estava a ponto de chegar. Por isso, ao redigir os evangelhos, em alguns textos puseram na boca de Jesus ditos ou palavras que davam para pensar que o mundo se acabava e que o Senhor viria pedir contas a cada um pela vida que havia levado. Assim, entre muitos, a preocupação pela morte se fez mais forte que a preocupação para fazer mais digna esta vida.  É decisivo deixar claro que o evangelho não se refere à vigilância perante a morte ou perante o fim do mundo. Trata-se da vigilância perante a mudança tão forte que Jesus nos veio a apresentar sobre a ideia e a experiência que nós temos de Deus. Temos que ser  muito vigilantes nisso, Porque isso precisamente é algo que nos dá medo.

3. Ao nascer Jesus, Deus fez-se presente nele. Quer dizer, fez-se presente num menino fraco e pobre. A Deus o encontramos no fraco e no pobre, no marginal e no excluído. E isso é o que nos dá medo. E resistimos a aceitá-lo. A Deus o buscamos na religião e nos templos. Não o buscamos nos estábulos e presépios deste mundo. E, sem embargo, é no mais pobre, simples e fraco, no mais humano, aí onde sobretudo encontramos o Deus de Jesus.

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Do livro, A RELIGIÃO DE JESUS, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo B (2011-2012) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbao – www.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela Como aconteceu no Ano A, o texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente. AF.
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Viso - mapa

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.

Compilação (e tradução dos comentários) por
António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
NOTA FINAL:
Desejo esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opiniãoe não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Desculpem e obrigado. AF.

Nº 1116-1 - (331) - 27 DE NOVEMBRO DE 2011 - SANTOS DE CADA DIA - 4º ANO

 
Nº 1116
 
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS ou da MEDALHA MILAGROSA

 

Nuestra Señora de la Medalla Milagrosa

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

A APARIÇÃO. No dia 27 de Novembro de 1830, às cinco e meia da tarde, Santa Catarina Labouré, Irmã da Caridade, estando em oração na Capela do Convento da Rua do Bac, 140, Paris, França, foi favorecida com uma aparição da Santíssima Virgem, que a Santa descreve nestes termos: “A Senhora era de mediana estatura, o seu rosto tão belo e formoso, que me é impossível descrever toda a sua beleza. Estava de pé, vestida com um vestido de seda, cor de branco-aurora. Cobria-lhe a cabeça um véu azul, que descia até aos pés… As mãos estenderam-se para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas, mais belas umas que as outras, umas maiores, outras mais pequenas, jorrando feixes de luz em todas as direções… A Santíssima Virgem disse: Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem…, dando-me a entender quanto gostava que A invocassem, como era generosa para com todas as pessoas que A invocavam, quantas graças concede a quem lhas pede e a grande alegria que sente ao concedê-las. Formou-se então em volta de Nossa Senhora um quadro oval, em que se liam em letras de ouro estas palavras: «Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS». Nisto voltou-se o quadro e eu vi no reverso a letra M encimada por uma cruz, com um traço na base. por baixo os Sagrados Corações de Jesus e de Mariao de Jesus cercado por uma coroa de espinhos e a arder em chamas, e o de Maria também em chamas e atravessado por uma espada, cercado de doze estrelas. Ao mesmo tempo ouvi distintamente a voz da Senhora a dizer-me: – Manda, manda cunhar uma medalha por este modelo. as pessoas que o trouxerem por devoção hão-de receber grandes graças, sobretudo se a trouxerem ao pescoço, As graças serão mais abundantes para as pessoas que a trouxerem com confiança». Santa Catarina Labouré, que foi favorecida com três aparições de Nossa Senhora, passou, humilde e desconhecida, toda a vida ao serviço dos pobres velhinhos, no hospital de Engheim, Paris, onde morreu em odor de santidade, aos 70 anos de idade, a 31 de Dezembro de 1876. Foi beatificada em 28 de Maio de 1933 e canonizada a 27 de Julho de 1947. PROVAÇÃO E EXPANSÃO. O Arcebispo de Paris, Dom Jacinto Luís de Quélen (1778-1839), aprovou dois anos depois, em 1832, a medalha pedida por Nossa Senhora, em 1836 ordenou um, Inquérito Canónico e exortou todos os fiéis a usarem a medalha e a repetirem a oração gravada em torno da Santíssima Virgem: Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS. A 23 de Julho de 1894, a Santa Sé concedeu a todas as Dioceses de França a festa na «Manifestação da Virgem Imaculada chamada da Medalha Milagrosa», a celebrar-se todos os anos no dia 27 de Novembro. A 26 de Julho de 1897, o papa Leão XIII, por meio do seu Legado, o Cardeal Richard, coroou solenemente a Imagem da Medalha Milagrosa. Com a bênção e aprovação da Igreja, a Medalha da Imaculada Conceição espalhou-se aos milhões pelo mundo inteiro, sendo a sua difusão acompanhada de tão numerosas graças e de tantas conversões, que os fiéis lhe puseram o nome de Medalha Milagrosa. «Esta piedosa medalha – disse o papa Pio XIIdesde o primeiro momento, foi o instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo Medalha Milagrosa». A DEVOÇÃO DA MEDALHA MILAGROSA. Perante os desejos explícitos de Nossa Senhora e as graças que nos promete, que devemos fazer? 1 – Trazer, com devoção e confiança, a Medalha Milagrosa, depois de a ter recebido, sendo possível, das mãos de um sacerdote que tenha o poder de a impor. 2 – Beijá-la respeitosamente de manhã e à noite, repetindo a invocação «Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS». 3 - Propagar a Medalha, é tão fácil dá-la, oferecê-la às crianças, aos doentes, ou por ocasião de um batizado, de uma festa, de uma prova, de uma doença, de uma graça que se pretende alcançar. Usar a Medalha Milagrosa é colocar-se sob a proteção de Maria Imaculada na vida e na morte. (Ver a biografia de Santa Catarina Labouré no dia de amanhã, 28/11). Do livro Santos de Cada Dia, de www.jesuitas.pt. Ver também www.es.catholic , e, ainda ¿Queres saber mais? Consulta Medalla Milagarosa. E www.santiebeati.it.

Nuestra Señora de la Medalla Milagrosa
Noviembre 27 Advocación Mariana,

Nuestra Señora de la Medalla Milagrosa

Nuestra Señora de la Medalla Milagrosa

La primera aparición de la Medalla Milagrosa tuvo lugar el domingo 18 de Julio 1830, en París, justo en la capilla de la casa central de las Hijas de la Caridad, a una religiosa llamada Catalina Laboure. El padre Aladel, confesor de la vidente, fue quien insertó el relato en el proceso canónico siete años más tarde. "A las cinco de la tarde, estando las Hijas de la Caridad haciendo oraciones, la Virgen Santísima se mostró a una hermana en un retablo de forma oval. La Reina de los cielos estaba de pie sobre el globo terráqueo, con vestido blanco y manto azul. Tenía en sus benditas manos unos como diamantes, de los cuales salían, en forma de hacecillos, rayos muy resplandecientes, que caían sobre la tierra... También vio en la parte superior del retablo escritas en caracteres de oro estas palabras: ¡Oh María sin pecado concebida!, rogad por nosotros que recurrimos a Vos. Las cuales palabras formaban un semicírculo que, pasando sobre la cabeza de la Virgen, terminaba a la altura de sus manos virginales. En esto volvióse el retablo, y en su reverso viose la letra M, sobre la cual había una cruz descansando sobre una barra, y debajo los corazones de Jesús y de María... Luego oyó estas palabras: Es preciso acuñar una medalla según este modelo;

 

 

cuantos la llevaren puesta, teniendo aplicadas indulgencias, y devotamente rezaren esta súplica, alcanzarán especial protección de la madre de Dios. E inmediatamente desapareció la visión". Esta visión se repitió algunas veces, durante la Misa y durante la oración, siempre en la rue du Bac, de París, cerca de la parada de "Metro" Sèvre-Babylone, detrás de los grandes almacenes "Au Bon Marché" donde está el edificio de las Hijas de la Caridad, en la capilla rectangular y sin estilo definido similar a las miles que existen en las casas religiosas. ¡Oh María sin pecado concebida!, rogad por nosotros que recurrimos a Vos.¿Quieres saber más? Consulta Medalla Milagarosa

92082 > Beata Vergine della Medaglia Miracolosa 27 novembre

 
SANTOS FACUNDO e PRIMITIVO
Mártires
 

Veio à Espanha, como delegado dos ímpios imperadores Diocleciano (284-305) e Maximiano (286-305), um tal Ático, homem apaixonado pelas superstições pagãs. Coube-lhe como governo a província da Galiza. Chegado ao território de sua jurisdição, tratou de pôr em vigor os decretos perseguidores contra os cristãos, e como artifício para os descobrir ordenou que em certo dia se fizessem adorações públicas a um ídolo muito afastado. Não compareceram à grande solenidade Facundo e Primitivo; impedia-lho a sua crença cristã; mas também isso mesmo foi motivo para serem conduzidos em ferros à presença do governador. Este perguntou-lhes qual era a sua religião e pátria. «Somos, responderam os dois, naturais desta comarca , e adoradores de Jesus Cristo». «Não tendes conhecimento dos decretos dos imperadores, os quais ordenam que todos sacrifiquem aos deuses romanos e a cujos preceitos estais obrigados como seus vassalos?». «Somos sabedores de uma medida tão injusta, a que não devemos obedecer; pois, embora sejamos súbditos no material, não o somos no espírito, a parte mais nobre da nossa natureza, em que somos servos de Jesus Cristo, a quem, como a Deus Verdadeiro e redentor nosso, prestamos tofos os dias sacrifício em todas as ações e movimentos da nossa vida». «Sem dúvida, lhes tornou Ático, sois leitores da vossa Seita, como mostra o vosso modo de falar». «Nós não possuímos a vã sabedoria, lhe replicaram os santos, se alguma inteligência temos, essa vem de Deus, por cuja instrução O conhecemos; e se tu tiveras o mesmo conhecimento, não mandarias sacrificar aos demónios». Ofendido o presidente, determinou lançar mão dos tormentos,. Em primeiro lugar, dispôs que lhes pisassem os dedos , e lentamente, a fim de lhes tornar o sentimento da dor cada vez mais vivo e duradouro. Depois disto mandou-os meter em dura prisão. Alternando esta severidade com sinais de interesse, enviou-lhes ao cárcere uma iguaria da sua própria mesa; os santos, porém, recusaram-na pelo motivo de poder ter sido oferecida aos ídolos. Tão irritado ficou com esta recusa o presidente, que deu ordem de os lançar imediatamente a um forno ardente, o que se executou logo, sem que disso sofressem o menor dano. Confundido em presença do sobrenatural, ministrou-lhes veneno na comida para assim acabar com os santos. Advertidos do que se passava, disseram aos que lha traziam; «Ainda que não devíamos comer esta peçonha, para que o governador entenda qual é o poder de Jesus Cristo, comeremos sem que disso nos venha dano». e assim foi. Ático continuou com os requintes da sua tirania; escarnificação com garfos de ferro, ablução das feridas com azeite a ferver, aplicação de achas inflamadas às costas, mas , vendo-os cheios de alegria, e que mesmo o provocavam a que inventasse novos tormentos, disse para os carrascos no auge do furor: «Tirem-lhes esses olhos, que me ofendem». Ainda os suspenderam dos ramos duma árvore com a cabeça para baixo, e nesse estado os abandonaram; voltando dali a três dias, encontraram-nos tão sãos, como se nada houvessem padecido; participando isto ao tirano, este mandou-lhes cortar a cabeça. Segundo o martirológio , este martírio foi no reino de Leão, junto ao rio Cea, por ordem de Ático, na época dos imperadores nomeados no princípio da narrativa. Do livro Santos de cada dia, de www.jesuitas.pt

90582 > Santi Facondo e Primitivo Martiri in Galizia 27 novembre MR

 

SÃO MÁXIMO DE RIEZ
Bispo (460)
 

Originário de Decomeum, hoje Château-Redon, na Provença, foi monge em Lérins e sucedeu como abade desse mosteiro a santo Honorato, seu fundador. Não havia, nessa época em que se desmoronava o Império Romano do Ocidente, foco mais ardente de vida religiosa e intelectual na cristandade. Floresciam nele, além de Vicente e Salviano, tão célebres pelos seus escritos, numerosas personagens cuja fama ultrapassou mais tarde os limites das dioceses que foram chamados a governar: Santo Euquério, bispo de Lião; seu filho. S. Verano, bispo de Vence; Santo Hilário, bispo de Arles; S. Lopo, bispo de Tyres; S. Valeriano, bispo de Nice; e ainda outros. Escrevendo de Lião ao monge Hilário, seu amigo, Santo Euquério dizia: «Querido mosteiro, sempre te hei-de amar e honrar. Que anjos eu aí vi! O vaso de alabastro do Evangelho não exalava perfume mais suave. as luzes do homem interior brilhavam nos seus rostos. Humildes, caritativos, de piedade terna e de olhar sereno, esses homens encaminhavam-se para o céu, que já possuíam no seu coração. O trabalho era para eles alegria, porque nele encontravam a Deus, que os há-de recompensar... Era Honorato, hoje bispo de Arles, em quem revive a majestade dos patriarcas, quem nos dirigia então. Hoje, é Máximo, grande até porque foi julgado digno de lhe suceder, que, preside aos vossos destinos… As Igrejas galo-romanas que perdiam os seus bispos, dirigiam-se muitas vezes a Lérins, para lhes encontrarem sucessores. Foi assim que Máximo viu um dia aproximar-se da ilha uma delegação de cristãos de Fréjus. Morrera-lhes há pouco o bispo e queriam que ele lhe sucedesse. Entranhou-se nas florestas, escondeu-se entre os rochedos durante três dias e dessa vez escapou ao episcopado. Em 433, foram delegados de Riez que desembarcaram em Lérins para lhe oferecer o governo da diocese. Máximo saltou para um barco e remou quanto pôde para a costa da Provença. Foi, porém, apanhado e levado para Riez e não teve outro remédio senão ceder aos desejos dos cristãos que o queriam para pastor. Depois de os ter edificado com a sua penitência e caridade durante vinte e sete anos, voltou a Lérins para morrer, o que sucedeu n o ano de 460. esteve no concílio de Orange, em 441, e no de Arles, em 454. Do livro Santos de cada dia, de www.jesuitas.pt

92152 > San Massimo di Riez Vescovo 27 novembre MR

79480 > Sant' Acario di Noyon e Tournai Vescovo 27 novembre MR

90910 > Sant' Apollinare Abate di Montecassino 27 novembre


92709 > Beato Bartolomeo Xeki Laico giapponese, martire 27 novembre MR

91956 > Santa Bililde Duchessa 27 novembre MR

• Bernardino Amici de Fossa, Beato
Noviembre 27 Predicador y Escritor Franciscano,

Bernardino Amici de Fossa, Beato

Bernardino Amici de Fossa, Beato


Bernardino Amici, predicador y escritor franciscano, nació en 1420 en Fossa, cerca de Aquila. No se conocen sus padres ni su procedencia social.  Se laureó en jurisprudencia en Perusa, allí ingresó entre los Hermanos Menores en 1445 en el convento de Monterípido, en Perusa. Vivió en Gubbio, en Stroncone y en otros conventos de la Umbría, luego pasó a los Abruzzos, y residió especialmente en Aquila.Fue Ministro provincial de su región en los años 1454‑1460 y 1472‑1475. Estuvo en Bohemia y en Dalmacia en los años 1464‑1467; luego fue Procurador general de la Orden en la curia romana de 1467 a 1469. Participó en el Capítulo general de la Orden en Aquila en 1452, en Asís en 1455, en Milán en 1457, en Roma en 1458 y en Mantua en 1467. Varias veces rechazó el Obispado de Aquila. Fue célebre también como predicador, se recuerda su cuaresma en Sebenice en Dalmacia en 1465. En los últimos años de su vida se dedicó a difundir sus escritos de carácter teológico e histórico. La mayor parte de ellos sin embargo permaneció inédita. Hijo auténtico del Seráfico Pobrecillo, ardiente ministro de Cristo, Fray Bernardino se propuso seguir las huellas del amable San Bernardino de Siena, a quien varias veces había oído predicar y por quien había quedado fascinado, especialmente cuando en 1438 en la plaza de Santa María de Collemaggio de Aquila predicó sobre la Asunción de María en cuerpo y alma al cielo. La inmensa multitud, entre la cual se encontraba también el Beato Bernardino, admiró en el cielo una estrella luminosa, cuyo resplandor superaba al del sol. También tuvo la alegría de conocer a San Juan de Capistrano. De San Bernardino el Beato logró copiar el espíritu de fe y de recogimiento, la prudencia, la humildad, la modestia, el celo ardiente por la gloria de Dios. Lo vemos recorrer ciudades y más ciudades para predicar la palabra de Dios, suscitando por todas partes el entusiasmo y obteniendo conversiones. Durante ocho meses estuvo postrado en cama en medio de terribles sufrimientos que soportó con gran resignación. Un día se le apareció su patrono San Bernardino de Siena, quien le obtuvo del Señor la completa curación. Libre de los compromisos que la Orden le había confiado, regresó a los Abruzzos y prosiguió sus andanzas apostólicas con renovado fervor. Su predicación era docta y popular al mismo tiempo y suscitaba gran entusiasmo y muchas conversiones. Fundó nuevos conventos, entre ellos el de San Angel d’Ocre en su región natal, donde él mismo habitó hasta avanzada edad. Dios selló su santidad con el don de los milagros. Cansado por las fatigas apostólicas y por las penitencias se retiró al convento de San Julián cerca de Aquila, y pasó los últimos años revisando sus escritos teológicos e históricos, que más tarde fueron publicados, como la Chronica Fratrum Minorum Observantiae (Roma 1902), Funerale (32 sermones, Venecia 1572), Sermón sobre la Virgen según las palabras de Dante (L’Aquila 1856), y se preparó para el encuentro con la hermana muerte, que le sobrevino el 27 de noviembre de 1503. Tenía 83 años. Fue un digno hijo de San Francisco y fiel imitador del Santo de Siena.

91860 > Beato Bernardino da Fossa Francescano 27 novembre MR

• Bronislao Kostkowski, Beato
Noviembre 27 Seminarista,

Bronislao Kostkowski, Beato

Bronislao Kostkowski, Beato

Nació en Slupsk, Polonia, el 11 marzo de 1915; murió en Dachau, Alemania, 27 de novembre de 1942. Fue seminarista, cayó victima del nazismo y de su odio a la fe cristiana, tomado prisionero en su natal Polonia, fue trasladado al campo de concentración de Dachau, próximo a Munich, en Baviera.  Cruelmente atormentado en la cárcel alcanzó la palma de martirio. Para ver más sobre los 108 mártires de Polonia durante la Segunda Guerra Mundial haz "click" AQUI

93108 > Beato Bronislao (Bronislaw) Kostkowski Seminarista e martire 27 novembre MR

 • Delfina, Beata
Noviembre 27 Viuda,

Delfina, Beata

Delfina, Beata

Martirologio Romano: En Apt, de la Provenza, beata Delfina, esposa de san Elzear de Sabran, con el cual prometió guardar la castidad, y después de su muerte permaneció en la pobreza y en la oración. ( 1358/1360)
Etimológicamente: Delfina = Aquella que mata serpientes. Viene de la lengua griega Fecha de beatificación: 24 de julio de 1694 por el Papa Inocencio XII. Delfina de Signe, nació hacia 1284 en Puy•Michel en los montes del Luberón, Francia, de la noble familia Glandèves. Una encantadora figura de mujer, que pasa por el mundo llevando a todas partes la luz de su gracia, el perfume de la virtud, el calor de su afecto. No era una santidad ruidosa, que haya marcado la historia de su tiempo, sino una santidad delicadamente femenina que se difundió a su alrededor como linfa silenciosa y generosa para alimentar en el bien a cuantos estuvieron a su alrededor a lo largo de su vida. Desde niña su presencia fue luz y consuelo para su familia. A los 12 años ya estaba prometida a un joven no inferior a ella por su gentileza, nobleza de sangre y belleza de alma. Elzeario, el novio, era hijo del Señor de Sabran y conde de Ariano en el reino de Nápoles. Desde el nacimiento su madre lo había ofrecido en espíritu a Dios y más tarde un austero tío lo había educado en un monasterio. Las bodas tuvieron lugar cuatro años más tarde. Fue un matrimonio “blanco”, porque los dos jóvenes esposos escogieron la castidad, un medio de perfección espiritual más alto y arduo. En el castillo de Ansouis, los dos nobles cónyuges vivieron no como castellanos sino como penitentes; no como señores feudales sino como ascetas dignos de los tiempos heroicos de la primitiva Iglesia. Pasados al castillo de Puy•Michel, entraron a la Tercera Orden Franciscana. Su vida interior se enriqueció con una nueva dimensión, la de la caridad, mediante la cual ellos, ricos por su condición, se hicieron humildes y pobres para socorrer a los pobres. Delfina y su esposo a más de las penitencias, oraciones y mortificaciones, se dedicaron a todas las obras de misericordia, destacándose en todas. Cuando Elzeario fue enviado a su ducado de Ariano como embajador en el reino de Nápoles, la actividad benéfica de los dos esposos continuó en un ambiente todavía más difícil. En medio de tumultos y rebeliones, los dos Santos fueron embajadores de concordia, de caridad, de oración. Continuaron sus buenas obras multiplicando sus propios esfuerzos y sacrificios hasta conquistarse la admiración del pueblo. Elzeario murió poco después en París. Delfina en cambio le sobrevivió largo tiempo y honró la memoria de su esposo del mejor modo posible continuando las buenas obras e imitando sus virtudes. Tuvo la alegría de ver a su esposo colocado por la Iglesia en el número de los Santos. Ella, a los 74 años pudo reclinar su cabeza serena y feliz para el eterno descanso. Murió en Calfières, el 26 de noviembre de 1358.
¡Felicidades a quien lleve este nombre!


90450 > Sant' Eusicio (o Eusizio) Eremita a Celles 27 novembre MR



79490 > San Fergus (Fergusto) il Pitto Vescovo 27 novembre MR


• Francisco Antonio Fasani, Santo
Noviembre 27 Presbítero Franciscano,

Francisco Antonio Fasani, Santo

Francisco Antonio Fasani, Santo

En la segunda mitad del siglo XVII vivía en Lucera (Italia), una familia muy pobre: la familia Fasani. En su seno nació, el 16 de agosto de 1681, un niño que recibió los nombres de Donato Antonio Juan Nicolás. Comúnmente le llamaban Juan. Antes de cumplir los diez años murió su padre, que era campesino. Su madre volvió a casarse con Francisco Farinacci, que fue también un buen padre para Juan y lo envió a estudiar en el convento de los frailes menores conventuales de Lucera. Su madre era una mujer muy piadosa.

Francisco Antonio Fasani, Santo

Francisco Antonio Fasani, Santo

A los quince años ingresó en la orden de los frailes menores conventuales tomando el hábito franciscano y el nombre de Francisco Antonio en el noviciado de Monte San Ángel. Allí mismo hizo los votos. Después estudió filosofía y teología en los colegios de Venafro, Agnone, Montella, Aversa y Asís, donde fue ordenado sacerdote el 19 de septiembre de 1705. Se doctoró en teología con las máximas calificaciones, y en 1707 fue destinado a enseñar filosofía en el convento de Lucera, su ciudad natal. El Padre Francisco Antonio pasó el resto de su vida en Lucera, donde le dieron el nombre de “Padre Maestro” desde que había recibido el título de teología y así se le llamó siempre, por más que ocupó otros cargos como superior, maestro de novicios, maestro de estudiantes profesos y ministro provincial de San Miguel Arcángel de Apulia. Fue él quien introdujo en Italia la costumbre de reunir regalos de navidad para los pobres. Inútil decir que los pobres acudían constantemente a él con peticiones posibles e imposibles, sobre todo cuando se trataba de sequías. Los habitantes de Lucera decían: “Quien quiera ver a San Francisco no tiene más que mirar al Padre Maestro”. Apóstol infatigable, recorrió durante treinta y cinco años las ciudades y los poblados de Apulia septentrional y Molisa, predicando la palabra de Dios y ayudando a pobres, enfermos y encarcelados. Monseñor Antonio Lucci, obispo de Bovino, lo definió como sacerdote santo y docto. Una de las características del padre Francisco Antonio era su gran devoción al Sagrado Corazón y la Inmaculada Concepción, cuya fiesta celebraba con novena. Esta costumbre se conserva todavía en Lucera. El Padre Fasani murió precisamente el primer día de la novena de la Inmaculada, el 29 de noviembre de 1742. Poco antes, sintiéndose bien de salud, predijo su muerte y anunció al Padre Luis Giocca que pronto lo seguiría. El Padre Giocca, a quien no sonreía esta perspectiva, respondió: “Padre Maestro, si usted quiere morir, está en todo su derecho, pero yo no tengo ninguna prisa”. “Los dos vamos a hacer el viaje: yo antes y usted después”, fue su respuesta. Dos meses después murió el padre Giocca. El padre Francisco Antonio Fasani fue beatificado por el papa Pío XII el año 1951 y canonizado por el papa Juan Pablo II en 1986.
92116 > San Giovanni Vincenzo Vescovo ed eremita 27 novembre


44450 > San Gustavo (Gustano. Guistano) Monaco benedettino 27 novembre MR

• Jacobo de Pérsia, Santo
Noviembre 27 Mártir,

Jacobo de Persia, Santo

Jacobo de Persia, Santo

El gran mártir Jacobo el Persa (conocido como “el amputado”) nació en el siglo IV en el seno de una piadosa familia cristiana, conocida por su riqueza y su honorabilidad. Su esposa era cristiana, ellos juntos formaron a sus niños en la piedad, inspirándolos en el amor por la oración y por la lectura de las Sagradas Escrituras. Jacobo ocupó una muy importante posición en la corte del emperador persa Izdegerd (399-420) y en la de su sucesor Barakhranes (420-438). Pero en una de las campañas militares, Jacobo, seducido por la beneficencia del emperador, tuvo miedo de negar su fe en Cristo y de tener que ofrecer sacrificios a los ídolos y al emperador.  Sabiendo sobre esto, la madre y la esposa de Jacobo le escribieron una carta, en la que lo llaman a arrepentirse. Cuando recibió la carta, Jacobo se dio cuenta de la gravedad de su pecado. Y enfrentando el horror de ser separado de su familia y de Dios mismo, comenzó a llorar, pidiendo a Dios el perdón. Los soldados que lo acompañaban, escuchándolo orar al Señor Jesús, contaron esto al emperador. Y habiendo sido interrogado, San Jacobo confesó su fe en el Verdadero Dios. Ninguna cantidad de dinero pudo hacerle cambiar su fe, entonces el Emperador ordenó que fuera muerto. Comenzaron amputando sus dedos uno por uno, luego sus manos y sus pies, sus brazos y sus piernas. Durante esta prolongada tortura, San Jacobo ofrecía oraciones de agradecimiento al Señor, quien le había permitido la posibilidad de la redención por sus pecados soportando esas torturas. Por ultimo, el mártir fue decapitado. Los cristianos se unieron alrededor de las piezas de su cuerpo y las enterraron con gran reverencia.

91626 > San Giacomo l'Interciso (il Solitario) Martire in Persia 27 novembre MR


79460 > San Laverio Martire a Grumento 27 novembre MR



79470 > San Siffredo di Carpentras Vescovo 27 novembre MR

• Teodósio, Santo
Noviembre 27 Biografia,

Etimológicamente significa “don de Dios”. Viene de la lengua griega. Nunca en el Evangelio, Cristo invita a la tristeza o a la melancolía. Todo lo contrario, hace accesible una alegría apacible, e incluso un júbilo en el Espíritu Santo. Este joven anacoreta murió en 1363. Se le conoce gracias a una amplia “Vida” escrita por el patriarca de Constantinopla Calixto I(1350-1363). Fue su amigo hasta la muerte. Es posible que fuera originario de Bulgaria y que naciera en Turnovo. Desde joven entró en el monasterio de san Nicolás, en el que mostró un gran sentido de la obediencia, humildad y tenacidad. Buscando mayor perfección personal, se fue al de la Señora situado en la Montaña Sagrada. Sus deseos no se vieron cumplidos y entonces fue pasando de uno a otro hasta que se enteró que había venido un monje santo procedente de del monasterio del Monte Atos. Este monje tuvo que huir de las invasiones turcas. Se estableció en Paroria y construyó un centro de espiritualidad. Junto a él encontró la alegría con que soñaba. Fue uno de sus amigos más íntimos y fiel seguidor de sus reglas para, con ellas, alcanzar la santidad. Le encantaba la invocación frecuente a Jesús.  Poco a poco aprendió a orar con total inmovilidad, buscando la unión perfecta con Dios. A pesar de los ataques turcos, él no perdía la calma. Más de una vez, por mandato de sus superiores, tuvo que ir al rey de Bulgaria pidiendo ayuda y protección. Lo hicieron abad pero por poco tiempo. Lo suyo seguía siendo la inquietud de buscar siempre el lugar idóneo para desarrolla su santidad. Fundó el monasterio de Kafaralevo, verdadera escuela y centro de literatura búlgara.¡Felicidades a quien lleve este nombre!

79500 > San Teodosio di Turnovo Anacoreta 27 novembre



79510 > Beati Tommaso Koteda Kiuni e compagni Martiri 27 novembre MR

 
94026 > Beato Valentino Gil Arribas Coadiutore salesiano, martire 27 novembre


91156 > San Valeriano di Aquileia Vescovo 27 novembre MR

 
79450 > San Virgilio (Vigilio?) di Salisburgo Vescovo 27 novembre MR

Áudio da RadioVaticana:  RadioRai: e RadioMaria:

Terço1 - Cópia

 
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NOTA INFORMATIVA: Como já devem ter reparado, de vez em quando, segundo a sua importância há uma exceção da 1ª biografia, que mais sobressai, – quando se trate de um dia especial, dedicado a Jesus Cristo, a Nossa Senhora, Anjos ou algum Santo, em particular – todos os restantes nomes (que não constem do livro citado – nem tampouco dos outros sites) surgem por Ordem alfabética, uma, duas ou três vezes, conforme figurem nos três sites indicados, que poderão ser consultados - se assim o desejarem – pelos meus eventuais leitores. LOGICAMENTE E POR ESSE FACTO, DIARIAMENTE, O ESPAÇO OCUPADO, NUNCA É IGUAL, ACONTECENDO POR VEZES QUE É DEMASIADO EXTENSO.
As minhas desculpas e obrigado.
Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA