OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nº 1275 - 2ª Página - CARTAS DE S. PAULO (AOS ROMANOS) – SEXTA-FEIRA – 4 DE MAIO DE 2012

 
++++++++++++++++++++++++
 
Nº 1275 - 2ª Página
 
 
4 de Maio de 2012
 
 
CARTAS DE S. PAULO
 
 
S.-Paulo_thumb_thumb1_thumb_thumb_th
 
 
CARTA AOS ROMANOS
 
 
9
 
 
III – JUDEUS E GENTIOS NO PLANO DE DEUS
 
 
9  -  O problema da rejeição dos judeus – Eu digo a verdade em Cristo, não minto, e disso me dá testemunho a consciência no Espírito Santo –: Sinto uma grande tristeza e uma dor contínua no meu coração. Porque eu mesmo quisera ser separado de Cristo em favor de meus irmãos, que são do mesmo sangue que eu, segundo a carne, que são israelitas, aos quais pertencem a filiação adoptiva, a gloria, as alianças, a legislação, o culto, as promessas; dos quais são os patriarcas e dos quais nasceu Cristo, segundo a carne, o Qual está sobre todas as coisas, Deus bendito por todos os séculos ! Ámen.
 
 
Liberdade soberana do poder divino – Não é que a palavra de Deus tenha caducado, pois nem todos os que descendem de Israel são israelitas, nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Abraão; mas «de Isaac é que receberá o nome a tua descendência». Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; os filhos da promessa é que são contados como descendência. porque os termos da promessa são estes: «Por esse tempo, Eu virei e Sara terá um filho». E isto não aconteceu só com ela, pois também Rebeca concebeu de um só homem, de Isaac, nosso pai; ora, mesmo antes do nascimento dos filhos, quando não tinham feito bem nem mal, para que se afirmasse a liberdade de eleição divina, só dependente da escolha d’Aquele que chama e não das obras, foi-lhe dito: «O mais velho será servo do mais novo, segundo o que estás escrito: «Amei Jacób e odiei Esaú».
 
 
Não há injustiça em DeusQue diremos então? Que há injustiça em Deus? De modo algum! Ele disse a Moisés: «Usarei de misericórdia com quem entendo usar de misericórdia e sentirei compaixão de quem entendo sentir compaixão». Logo, não depende daquele que quer ou daquele que corre, mas de Deus, que usa de misericórdia. A Escritura diz ao Faraó: «Foi com este fim que te suscitei para manifestar em ti o Meu poder, e para que seja divulgado o Meu nome em toda a terra». Portanto, Deus usa de misericórdia com quem quer, e endurece àquele que quer. Dir-me-ás então: Como é que Ele ainda repreende? Quem pode resistir à Sua vontade? Ó homem, quem és tu para disputares com Deus? Porventura o vaso de barro dirá a quem o fez: Porque me fizeste assim? Acaso não pode o oleiro fazer da mesma massa um vaso para uso honroso e outro para uso vil? E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar manifesto o Seu poder, suportou com muita paciência, os vasos da ira, preparados para a perdição, a fim de mostrar as riquezas da Sua glória, sobre os vasos da misericórdia, que preparou para glória (onde está a injustiça?). Esses vasos de misericórdia somos nós, a quem Ele também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios. Como diz em Oseias: «Chamarei Meu povo ao que não era Meu povo e amada à que não era amada». E, no lugar em que lhe foi dito: «Não sois vós o Meu povo, é que serão chamados filhos de Deus vivo»». E, Isaías exclama acerca de Israel: «Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, só o resto é que será salvo, porque o Senhor executará sobre a terra um juízo consumado e decisivo». E como predisse Isaías: «Se o Senhor dos exércitos não nos tivesse deixado um germe, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra».
 
 
A falta de IsraelQue diremos então? Que os gentios, que não seguiam a justiça, alcançaram a justiça que vem da fé, enquanto Israel que seguia a justiça não chegou a essa lei. E por que motivo? Porque não foi pelo caminho da fé, mas pelo das obras. Tropeçaram contra a pedra de escândalo, conforme está escrito: «Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço, uma pedra de escândalo; mas o que crer nela não será confundido».
 
 
********************************************************************************************
 
 
=============================================================
 
 
Amanhã, dia 5/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com o nº 10 da Carta aos Romanos.

António Fonseca