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Imagens e Frases de Natal Religioso

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Notícias de alguns blogs - 24-Maio-2012

Sentir com a Igreja


Santo Agostinho: O cristianismo como verdadeira religião

Posted: 23 May 2012 10:34 AM PDT

Santo Agostinho: O cristianismo como verdadeira religião

Há uma interessante discussão entre Santo Agostinho e o filósofo pagão Marcos Terêncio Varrão (116-27 a.C.), no livro “A Cidade de Deus”, do santo doutor de Hipona. Primeiro Agostinho expõe o pensamento de Varrão e depois irá argumentar a favor do cristianismo comovera religio.-…

 

Fonte: Presbíteros

Teologia Brasileira - Artigo: Batman - Cavaleiro das trevas: Uma análise teo-referente

Posted: 23 May 2012 06:54 AM PDT

Batman - Cavaleiro das trevas: Uma análise teo-referente
1. INTRODUÇÃO
No dia 18 de julho de 2008 estreava a continuação de Batman Begins (2005), Batman – Cavaleiro das Trevas (doravante, BCT). Sem dúvida, um dos grandes sucessos do cinema americano dos últimos anos. Nessa introdução queremos evidenciar dados incontestáveis que nos fazem concluir que BCT é uma obra que não somente merece ser avaliada como também é uma fonte apropriada de entendimento do nosso zeitgeist (espírito da época)…

As grandes questões

Posted: 23 May 2012 06:20 AM PDT

43 organizações católicas processam a administração Obama

Posted: 22 May 2012 12:23 PM PDT


43 organizações católicas dos Estados Unidos processaram a administração do governo do presidente norte-americano Barack Obama em rechaço ao mandato que obrigaria estas instituições, a partir de agosto de 2013, a comprar planos de saúde que cobrem a anticoncepção, fármacos abortivos, e outros métodos anti-vida.

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CEFAScast


145 - Dom Luiz Mancila Vilela e a Mensagem do Papa

Posted: 23 May 2012 02:02 AM PDT

Nesta semana trazemos esta pregação edificadora do nosso pastor local, Dom Luiz Mancila Vilela sobre a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações de 2012, com o tema: "Silêncio e Palavra".
Foi uma mensagem curta mas com conteúdo muito profundo para reflexão de todos, mas principalmente, dos comunicadores católicos.
Fazemos também leitura de comentários e notícias.


Deus te abençoe!

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Arquidiocese de Vitória
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Notícia sobre o debate do CEFAScast que saiu no site do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano
Debate sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais
Encontro de Comunicadores Católicos na Arquidiocese de Vitória

 

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Post em 24-5-12 – 11,30H

António Fonseca

 

Nº 1295 - 2ª Página - CARTAS DE S. PAULO (AOS CORÍNTIOS) – QUINTA-FEIRA – 24 DE MAIO DE 2012

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Nº 1295 - 2ª Página
24 de Maio de 2012
CARTAS DE S. PAULO
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1ª CARTA AOS CORÍNTIOS
2ª PARTE – 12
RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS DOS CORÍNTIOS
12 – Os carismas ou dons espirituaisQuanto aos dons espirituais, irmãos, não vos quero na ignorância. Sabeis que, no tempo em que éreis pagãos, vos deixáveis arrastar, conforme vos levassem, aos ídolos mudos. Por isso, faço-vos saber: ninguém que fale sob a acção do Espírito de Deus pode dizer: «Jesus é maldito»; e ninguém pode dizer: «Jesus é o Senhor», senão por influência do Espírito Santo. Há, pois, diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; e há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos,. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito comum. A um, o Espírito dá uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, segundo o mesmo Espírito; a outro, a fé, no mesmo Espírito; a outro, o dom das curas, nesse único Espírito; a outro, o operar milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, o falar diversas línguas; e a outro ainda o interpretar essa línguas. Tudo isto, porém, o opera o mesmo e único Espírito, que distribui a cada um, conforme entende. Pois, assim como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora sejam muitos, constituem um só Corpo, assim também Cristo.
Foi num só Espírito que todos nós fomos batizados, a fim de formarmos um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; e todos temos bebido de um só Espírito. Porque o corpo não consta de um só membro, mas de muitos.
Se o pé dissesse: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo», nem por isso deixaria de fazer parte do corpo. E se a orelha dissesse: «Uma vez que não sou olho, não faço parte do corpo».
Se o corpo inteiro fosse olho, que seria do ouvido? E, se todo ele fosse ouvido, que seria do olfacto? Deus, porém, dispôs os membros no corpo, cada um  conforme entendeu. Se todos fossem um só membro, que seria do corpo? Há pois, muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: «Não tenho necessidade de ti», nem tampouco a cabeça dizer aos pés: «Não necessito de vós».
Pelo contrário,  os membros do corpo que parecem mais fracos, é que são os mais necessários; as partes do corpo que nos parecem menos honrosas é que nós rodeamos de maior consideração, e os nossos membros menos decoros são tratados com a maior decência, ao passo que os decorosos não precisam disso. Pois bem, Deus compôs o corpo, dispensando maior consideração ao que dela carecia, para não haver divisão no corpo, mas para os membros terem a mesma solicitude uns com os outros. Deste modo, se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se um membro é honrado todos os membros se alegram com  ele. Vós sois corpo de Cristo e Seus membros, cada  um na parte que lhe toca; E aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são primeiro, Apóstolos, segundo, Profetas, terceiro, Doutores; a seguir os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar e de falar diversas línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? Têm todos o poder de fazer milagres? Possuem todos o dom das curas? Falam todos línguas? Acaso todos eles as interpretam? Aspirai com ardor, aos melhores dons. Vou mostrar-vos um caminho que ultrapassa tudo.
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Amanhã, dia 25/5/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com a 2ª parte (nº 13) da Carta aos Coríntios.
António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
e Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos – Lisboa

Nº 1295–1ª Página (145/12) - SANTOS DE CADA DIA – QUINTA-FEIRA - 24 de MAIO DE 2012 - 4º ANO

email: aarfonseca@hotmail.com
Nº 1295 – 1ª Página – 2012
 
 
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24 DE MAIO DE 2012
 
QUINTA-FEIRA

Virgem Maria Auxiliadora

Madonna Ausiliatrice

A fé do povo cristão na intercessão da Virgem Maria provém dos primeiros séculos da Igreja e funda-se na Bíblia e nos santos Padres. A invocação «Maria, auxílio dos cristãos», tem a sua origem no século XVI. No ano de 1558 já figurava na invocação das «Ladainhas Lauretanas», aprovadas pelo Papa Clemente VIII, em 1601. No dia 7 de Outubro de 1571, travou-se a batalha de Lepanto na qual venceu a armada das nações cristãs, vitória que foi atribuída ao Auxilio de Nossa Senhora. Por isso, S. Pio V consagrou este dia como a festa de Santa Maria das Vitórias e do Rosário, e acrescentou oficialmente o título de «Maria, auxilio dos cristãos» às «Ladainhas Lauretanas». No sul da Alemanha, que no tempo do protestantismo se manteve fiel à Igreja Católica, os príncipes católicos fieis a Roma começaram a invocar Maria com este título e erigiram uma capela sob a mesma invocação, na cidade de Passau. Depressa surgiu a primeira Confraria de Maria Auxiliadora que se transformou em promotora da nova devoção. Em 1863, os turcos sitiaram Viena, o que representava uma séria ameaça para a cristandade. A vitória foi a favor dos cristãos e também aqui atribuída à invocação da Virgem Maria.

María Auxiliadora

María Auxiliadora

A devoção chega ao norte de Itália. Aqui a encontrou S. João Bosco, a meados do século XIX, e encarregou-se imediatamente de lhe imprimir uma grande revitalização e difundindo-a pela Igreja Universal. Podemos até afirmar que foi ele o verdadeiro «criador» da devoção a Maria Auxiliadora. Desde os primeiros anos do seu sacerdócio, João Bosco sonha com a construção de um templo em honra de Maria. Em 1863, começa a construir-se a nova igreja, que é concluída em 1867, no meio de grandes festejos populares. A partir de existência da basílica de Turim, Maria Auxiliadora será sempre a expressão mariana que caracterizará o espírito e o apostolado de João Bosco: toda a sua obra se apresentará como obra de Maria Auxiliadora e o ramo feminino das salesianas receberá o nome de «Filhas de Maria Auxiliadora». O santuário de Turim é, hoje, um dos centros de espiritualidade mais vivos da Igreja e um dos mais importantes do mundo católico. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.. VER TAMBÉM http://es.catholic.net/santoral e www.santiebeati.it

Nossa Senhora da Estrada

 

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Nossa Senhora da Estrada é o nome dado a um quadro da Santíssima Virgem, antigamente colocado na estrada (rua) que leva ao Capitólio. Pela metade do século XII, um nobre romano da família dos Astalli ergueu uma igrejinha para acolher a piedosa imagem. Santo Inácio de Loyola gostava de celebrar Missa no altar em que ela estava exposta; e obteve que a igreja e o quadro fossem concedidos à Companhia de Jesus. Abrangendo a área deste modesto templo, o cardeal Alexandre Farnésio mandou construir a magnifica igreja do «Gesu», onde Nossa Senhora da Estrada continua a ser honrada. Foi a primeira de todas as «Senhoras» a ser coroada solenemente pelo capitulo dos cónegos de S. Pedro. Em memória da devoção do santo Fundador deles, os jesuítas conseguiram de Leão XIII poder celebrar oficio próprio e Missa de Nossa Senhora da Estrada. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

David de Escócia, Santo
Rei

David de Escocia, Santo

David de Escócia, Santo

Etimologicamente significa “amigo, terno”. Vem da língua hebraica. ¿Descobriste, talvez com assombro, que o Ressuscitado dá um sentido à vida? Não uma existência resoluta e sem riscos, mas uma plenitude. Percebendo um vazio na tua vida interior, buscas umas fontes. Este jovem, descobriu com assombro a figura e a realidade feliz em sua vida do que supõe o Ressuscitado. Sua existência se situa entre os anos 1085 e 1153. Era filho do rei Malcolm III de Escócia e de Margarita. Quando chegou a idade própria de se casar, o fez com a jovem Matilde, filha de Waldel, duque daquela região. Chegou a ser rei de Escócia no ano 1124. Sua glória não durou muito tempo, porque, anos mais tarde, teve que reconhecer que a autêntica herdeira ao trono era Matilde. Quando chegou ao trono Esteban, David foi capturado perto de seu castelo. Em continuação, invadiu Inglaterra, ajudado pelo povo de Noruega, Dinamarca e Alemanha. As atrocidades destes anos as recorda a história para toda a vida posterior. Cansado de tanta guerra civil, se dedicou a reconstruir Escócia. Instituiu o regime feudal em lugar de tribo céltica; um sistema judicial novo, e organizou a Igreja em contacto permanente com a de Roma. Em seu funeral diziam que havia sido um rei para todos: os grandes e os humildes. Foi um homem entregue e casto; rezava o Oficio divino, confessava e comungava com frequência. Em Escócia tem muita veneração e reputação. ¡Felicidades a quem leve este nome! Comentários ao P. Felipe Santos: al Santoral">fsantossdb@hotmail.com

Donaciano e Rogaciano, Santos

Mártires

Donaziano

Julga-se que o martírio de ambos se deu no tempo do imperador Maximino, o Trácio (235-238). Este sucedeu a Alexandre Severo, sincretista que opunha Jesus entre os seus deuses domésticos e gostava dos cristãos. Maximino, porém, empenhou-se em suprimir o cristianismo; mas não pôde dedicar-se muito tempo a tal coisa, pois, ao cabo de três anos, foi morto pelos soldados. Viviam então em Nantes, França, os irmãos Donaciano e Rogaciano: o primeiro recebera o baptismo; o segundo preparava-se para ele. Acusados como cristãos, compareceram sucessivamente diante do legado, que disse a Donaciano: «Parece que, não satisfeito com recusares adorar Júpiter e Apolo, propagas o culto do Crucificado e levas muita gente atrás de ti.Gostaria, replicou o acusado, de os afastar todos do erro e voltá-los para Aquele que é o único a merecer-lhes adorações». O juiz mandou-o deter na prisão, mas julgou que viria a ser mais feliz com Rogaciano: «Já que, disse-lhe, fostes convertido pelo teu irmão mas ainda não fostes manchado pelo baptismo, abjura o teu erro, para conservares a vida e mereceres o favor dos nossos divinos imperadores». Rogaciano não foi menos tenaz que seu irmão mais velho; dirigindo-se por isso aos guardas, disse o legado: «Vá este tolo juntar-se ao seu mestre em estupidez. Amanhã, uma espada far-lhes-á expiar, a ambos, as injúrias que fizeram aos príncipes e aos deuses». No dia seguinte, depois de torturados no ecúleo, foi-lhes cortada a cabeça. Tinham passado a noite a orar juntos e a beijarem-se, porque – diz a Paixão que narra estes martírios – na sua ingenuidade, Rogaciano julgava que, faltando o padre e a água, os beijos de seu irmão lhe podiam servir de baptismo. ¡Felicidades a quem leve estes nomes! Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. VER TAMBÉM http://es.catholic.net/santoral. Comentários ao P. Felipe Santos: fsantossdb@hotmail.com. Ver ainda www.santiebeati.it.

João de Prado, Beato
Sacerdote e Mártir

Juan de Prado, Beato

Juan de Prado, Beato

Estrela Conforme sucedeu anteriormente em alguns casos, esta biografia é um pouco longa e não tive tempo útil para a traduzir. As minhas desculpas e Obrigado. AF.

Sacerdote franciscano espanhol, missionário y mártir em Marrocos. Nasceu o Beato Juan de Prado em Mogrovejo, no reino de León, de uma familia ilustre em toda Espanha. Aos cinco anos ficou órfão, pelo que um sacerdote, movido de piedade, enviou-o a Salamanca para sua educação; mas desaparecidos seus bens por culpa de seu tutor, bem cedo começou a sentir grande fastígio pelo mundo; e aos vinte e quatro anos abraçou o estado religioso tomando o hábito franciscano na Provincia de São Gabriel. Desde o primeiro momento se distinguiu por seu grande amor à perfeição, e, estudada a teologia, foi destinado a pregar e confessar, ministérios para os quais estava favorecido do céu com dotes singulares. Estas ocupações não o impediam a presença contínua de Deus e o exercício da santa oração, em que concebeu desejos de passar a terra de infiéis para exercer ali seu apostolado, ainda que todavia não fosse o momento oportuno. Enquanto chegava este, se deu a austera mortificação de sua carne, jejuando todo o ano, dormindo no chão e macerando-se com cilícios e disciplinas. A mortificação exterior unia a do espírito, obedecendo a todos, até aos noviços, fazendo os ofícios mais humildes ainda sendo Guardião de Badajoz e de Sevilha. Apesar de ser angelical, levantaram-lhe uma grave calúnia contra a pureza, que suportou em silêncio sem defender-se, manifestando que só sentia o escândalo e o desdouro da Ordem. Bem cedo resplandeceu sua inocência, y dadas todas las satisfacciones imaginables, fue nombrado Provincial en atención a su prudencia, a su severidad consigo mismo y su celo por la observancia. Pudo conseguir, no sin graves dificultades, el permiso para trasladarse a Marruecos, para lo que obtuvo licencia de Urbano VIII, y en Mazagán se dedicó con gran celo a la evangelización de los soldados y demás fieles, que estaban muy abandonados en sus deberes religiosos. Quiso salir de Mazagán para la capital, adonde iba destinado, pero se lo impidieron repetidas veces con pretextos de prudencia hasta que acompañado de otro fraile, el P. Matías, logró sus anhelos. Al llegar a las cercanías de Marrakech y ver a los esclavos cristianos, abrazóse a ellos, los consoló y les prometió dedicarse por completo a la atención de sus almas. Bien pronto tuvo noticia el Sultán de la llegada de los dos religiosos, y los hizo comparecer en su presencia. Al conocer el objeto de su venida, los encerró en un calabozo, cargados de cadenas. Venía con ellos un fraile hermano lego, a quien, como al P. Matías, había profetizado el beato Juan la próxima libertad después de morir él. Los obligaron a moler diariamente muchos kilos de sal para fabricar pólvora, y cuando no terminaban la cantidad de labor señalada, les castigaban con palos. Sus cadenas no les impedían decir misa cotidianamente, enseñar y alentar a los cautivos y trabajar en la conversión de los paganos. Cuantas veces fue llamado a la presencia del rey, otras tantas dio respuestas dignas de los primeros mártires del cristianismo, tan claras y enérgicas, con tales razones, que parecían convencer o al menos confundir al rey. Un día, por fin irritado del valor intrépido del santo, lo mandó azotar atado a una columna, y como no cesase de predicar la fe cristiana, el mismo rey le dio un fuerte golpe en la cabeza con su cimitarra. Después lo asaetearon y, como aun tuviera vida, después de darle muchas puñaladas, lo echaron en una hoguera para quemarlo vivo. Allí lo remataron a pedradas, rompiéndole el cráneo de un cruel hachazo. Sus venerandos restos fueron traídos a España por sus compañeros, y recibidos con gran honor en Sanlúcar de Barrameda por el duque de Medina Sidonia, siendo trasladados años después a Santiago de Galicia. Sufrió el martirio el 24 de mayo del año 1631, a los sesenta y ocho años de edad. Glorioso por los milagros que obraron sus sagradas reliquias, lo beatificó Su Santidad Benedicto XIII, siendo venerado como patrón y protector de las misiones franciscanas de Marruecos.

 

Luís Zeferino Moreau, Beato

Bispo (1824-1901)

 

Luis Zeferino Moreau, Beato

• Luis Zeferino Moreau, Beato

Foi o quinto de treze irmãos, filhos do casal Luís Zeferino Moreau e Maria Margarida Champoux, humildes agricultores. Veio ao mundo em Besançour, na diocese de Quebeque, no Canadá, no dia 1 de Abril de 1824. Aos 12 anos, tendo concluído os estudos primários, começou a aprender latim com o pároco da freguesia. Dois anos depois entrou no seminário. Durante a teologia, começou a dar aulas, substituindo um professor doente, mas o excesso de trabalho levou-o a um tal estado de fraqueza que teve de abandonar o seminário em Novembro de 1845 e voltar para casa dos pais. A sua ânsia de ser padre impeliu-o a prosseguir o estudo da teologia sob a orientação do pároco. Em Setembro de 1846, pediu licença ao Bispo de Quebeque para usar trajo eclesiástico e continuar os estudos em regime de externato, por não se sentir completamente curado, mas o Prelado disse-lhe que não. O Servo de Deus não se desconcertou nem perdeu as esperanças. Pediu ao Bispo de Montreal a incardinação na diocese. O Bispo auxiliar, D. João Carlos Prince, hospedou-o na própria residência paroquial e prontificou-se a orientá-lo nos estudos. Achando-o suficientemente versado em filosofia e teologia, a 19 de Dezembro daquele ano, conferiu-lhe a ordem de presbiterado. No começo de 1847, foi nomeado mestre de cerimónias e capelão na catedral. Entregaram-lhe, além disso, o cuidado do convento dos pobres da Providência, a direcção da comunidade do Bom Pastor e puseram-no á frente da chancelaria da cúria diocesana. No desempenho de todas estas funções, deu mostras de extraordinárias qualidades espirituais e intelectuais. Em 1852, foi criada a diocese de S. Jacinto, e apontado como primeiro Bispo, D. João Carlos Prince, que escolheu para secretário o Padre Luís Zeferino Moreau. Encarregou-o da direcção da chancelaria da nova diocese e de atender espiritualmente as religiosas de vários institutos bem como a capelania do hospital da cidade. De 1854 a 1860 e de 1869 a 1875 foi pároco da Sé catedral. Desempenhou também as funções de Vigário geral da diocese, cargo que o obrigou a governar a mesma durante a sede vacante e ausências demoradas do Prelado. Morto o terceiro Bispo em 1875, o Servo de Deus regeu a diocese como Vigário capitular. Viu-se então com mais evidência a alta estima que todos tinham por ele. Isto levou os Prelados Canadianos a dar as melhores informações ao santo padre. Pio IX, acedendo a tão ardentes desejos, nomeou-o Bispo de S. Jacinto. Recebeu a ordenação episcopal a 16 de Janeiro de 1876. Nos 25 anos que esteve à frente da diocese, á imitação de S. Paulo, fez-se tudo para todos, com simplicidade, bondade e humildade. procurou sobretudo trabalhar em união com o clero, manter no fervor as congregações religiosas existentes e atrair outras para a diocese. Ele mesmo, a 12 de Setembro de 1877, fundou a congregação das Irmãs de S. José, e a 21 de Novembro de 1890, o Instituto das Irmãs de Santa Marta para cuidarem dos seminários, residência episcopais e casas de educação da juventude. João Paulo II, na homilia da sua beatificação, a 10 de Maio de 1987, assim fez o elogio do Servo de Deus: «No seguimento do Bom Pastor, Luís Zeferino Moreau consagrou a sua vida a guiar o rebanho que lhe foi confiado em S. Jacinto, no Canadá. Sacerdote, depois Bispo desta jovem diocese, ele conhecia as suas ovelhas. Trabalhava incansavelmente para lhes dar o alimento “para que os homens tivessem vida, e a tivessem em abundância”. Nele os fieis encontraram um homem inteiramente consagrado a Deus, e em seguida um verdadeiro intercessor, É justo que a Igreja o honre e o apresente como um modelo pastoral. O bom Monsenhor Moreau sabia quotidianamente dedicar a sua atenção a todas as pessoas. Respeitava cada uma delas, praticava a mais concreta caridade para com os pobres acolhidos em sua casa. Gostava de visitar as paróquias e as escolas. Estava junto dos sacerdotes que o procuravam para algum conselho, estimulava-os na própria acção, na vida espiritual e no aprofundamento intelectual, a fim de que transmitissem aos cristãos uma catequese iluminada por uma fé compreendida e vivida. Como Bispo, gozava de um discernimento lúcido, e podia-se apoiar na sua palavra clara e corajosa, tanto no ensinamento dirigido a todos como nas respostas dadas a cada um. Consciente das necessidades de uma diocese que crescia, Monsenhor Moreau multiplicou as iniciativas para a educação religiosa e escolar dos jovens, a assistência aos doentes, a organização de ajuda mútua, e também a constituição de novas paróquias, a formação dos candidatos ao sacerdócio. Em todos estes sectores, ele era audaz e superava com paciência os obstáculos. Procurou a cooperação das Congregações religiosas para numerosas tarefas. Compreendendo todo o valor da vida consagrada, soube favorecer fundações corajosas na própria pobreza. Pessoalmente, contribuiu de maneira profunda na animação espiritual e na orientação de Institutos religiosos que surgiam, ou de novo se estabeleciam na sua diocese… Apesar da fragilidade física, ele viveu numa austeridade exigente. Não conseguiu fazer frente às suas enormes tarefas senão com a força que lhe vinha da oração. ele mesmo se descrevia, assim dizendo: “não faremos bem as grandes coisas de que somos encarregados, senão mediante uma intima união com Nosso Senhor”, Foi-lhe possível ser chamado o bispo do Sagrado Coração: dia após dia, o pastor dava a sua vida pelas suas ovelhas,. pois as amava com o ardente amor de Cristo». Morreu santamente no dia 24 de Maio de 1901, aos 77 anos de idade, 54 de padre e 25 de bispo. deixou cerca de vinte mil cartas a padres, religiosas e leigos, que tratam da vida ascética e espiritual, e provam a laboriosidade apostólica do Servo de Deus. AAS 45 (1953) 56-59; 65 (1973) 510-515; L’OSS.ROMA 17.5.1987. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt . VER TAMBÉM http://es.catholic.net/santoral e www.santiebeati.it

Simeão o Estilita, o Jovem, Santo
Estilita

Simeón el Estilita el Joven, Santo

Simeón el Estilita el Jovem, Santo

Estrela Conforme sucedeu anteriormente em alguns casos, esta biografia é um pouco longa e não tive tempo útil para a traduzir. As minhas desculpas e Obrigado. AF.

Alrededor del año 517, nació Simeón en Antioquia, de una mujer llamada Marta, que también es venerada como santa. Su padre, natural de Edessa, pereció en un terremoto cuando Simeón tenía cinco años. Desde entonces, se contaban cosas extrañas sobre el chiquillo, quien acabó por alejarse de su ciudad natal y anduvo errante por las montañas hasta llegar a un pequeño monasterio en el que se refugió y, por expreso deseo, se puso bajo la guía y la tutela de un estilita muy conocido que se llamaba Juan. Durante el resto de su vida, el ermitaño se ocupó de Simeón, quien también construyó su pilar cerca del de su maestro. Desde la edad de siete años, antes de haber perdido sus dientes de leche, Simeón estableció su morada en la columna. Muy pronto la fama de su excentricidad, de su santidad y de sus poderes para realizar milagros, se extendió tanto que, para evitar la constante visita de peregrinos, Simeón se retiró a vivir en la cumbre de una roca, sobre una montaña inaccesible que llegó a conocerse con el nombre de Monte de Maravillas. Por entonces, tenía veinte años. Una década después, como resultado de una visión, estableció un monasterio para sus discípulos y mandó levantar una nueva columna para él mismo, a la que fue conducido, solemnemente, por dos obispos. De esta manera extraordinaria, pero auténtica sin duda, vivió Simeón durante otros cuarenta y cinco años. De vez en cuando, se trasladaba a otro pilar; cuando tenía treinta y tres años, fue ordenado sacerdote, sin haber bajado de su columna, puesto que el obispo subió para hacerle la imposición de manos. Al parecer, sobre la columna había una plataforma de amplitud suficiente para que Simeón pudiese celebrar la misa ahí mismo; sus discípulos ascendían por una escalera para recibir la comunión de sus manos. En los registros de su historia se afirma que Dios manifestó la santidad de su siervo con el don de hacer milagros, sobre todo la curación de enfermos, el vaticinio de las cosas por venir, y el conocimiento de los pensamientos secretos de los demás. Evagrio, historiador sirio, fue testigo de muchas de aquellas maravillas y asegura que experimentó por sí mismo el poder de Simeón para leer los pensamientos, cuando lo visitó para pedirle consejos espirituales. Verdaderas multitudes procedentes de todas partes acudían a San Simeón en busca de una palabra de consuelo y con la esperanza de presenciar algún milagro o beneficiarse con él. Después de la muerte de San Juan el Estilita, ya nadie pudo restringir las austeridades a que se entregaba Simeón. Evagrio dice que se mantenía enteramente con una dieta de frutas y hortalizas. Simeón escribió al emperador Justino II para pedirle que castigase a los samaritanos que habían atacado a los cristianos de las vecindades, y San Juan Damasceno atribuye a Simeón un breve texto en que alaba la veneración a las sagradas imágenes. Hay otros escritos, homilías e himnos, que también se le atribuyen, pero sin razón suficiente. Simeón había vaticinado que Justino II sucedería a Justiniano, y a Juan el Escolástico, que llegaría a ser elegido para la sede de Constantinopla, como efectivamente lo fue. El que haya sido un estilita desde niño y desplegara sus manifestaciones espirituales desde su tierna edad; el que llegase a vivir casi sin comer y sin dormir; sus luchas con los espíritus malignos, sus mortificaciones físicas y sus numerosos milagros, como se relata en su biografía, tienen un carácter tan especial, que cualquier lector se inclinará a pensar que se trata de un personaje de fábula. El padre Delehaye dice que se trata de un documento fuera de lo común que debe leerse con buen sentido; pero sus declaraciones pueden ser comprobadas y, por cierto, que no carecen de veracidad histórica. El santo enfermó en mayo de 592. El patriarca Gregorio de Antioquia, al saber que agonizaba, corrió para ayudarle en sus últimos momentos; pero San Simeón murió antes de que él llegara.

San Vincenzo di Lerino

Abate MR e

Vincenzo di Lerino

 

 Gaio, Timóteo, Palmato, Mesto, Nicone, Difilo, Domezio, Massimo, Neófito, Vittore, Rino, Saturnino, Epafrodito, Chercas, Zotico, Cronione, Anto, Oro, Zoïlo, Tiranno, Agato, Pastene, Achille, Panterio, Crisanto, Atenodoro, Pantoleone, Teosebe e Genetlio. Quelli di Bisanzio erano: Orione, Anatilino, Molia, Eudoimone, Silvano, Sabino, Eustazio, Stratone e Bosba.

Trentotto Martiri di Filippopoli (ou di Plovdiv)

 

54610 > Santi Agostino Yi Kwang-hon, Agata Kim Agi e compagni Martiri 24 maggio MR

Agostino Yi Kwang-hon, Agata Kim Agi e 7 companheiros
54600 > Sant' Amalia Martire di Tavio 24 maggio
Amalia

94696 > Beato Benedetto di Gassino Monaco benedettino 24 maggio

Beato Benedetto di Gassino

94055 > Beato Diego Alonso Mercedario 24 maggio

Beato Diego Alonso
90774 > San Domenico, Traslazione del Corpo 24 maggio

Domenico, Traslazione del Corpo
91941 > San Donaziano Martire a Nantes 24 maggio MR

Donaziano
54590 > Beato Filippo da Piacenza 24 maggio MR

Beato Filippo da Piacenza
54665 > San Gennadio di Astorga Vescovo 24 maggio MR

Gennadio di Astorga
92686 > Santa Giovanna Moglie di Chuza 24 maggio MR

Giovanna
94056 > Beato Giovanni da Huete Mercedario 24 maggio

Beato Giovanni da Huete
92379 > Beato Giovanni di Prado Sacerdote e martire 24 maggio MR

Beato Giovanni di Prado
91980 > Beato Luigi Zeffirino Moreau Vescovo 24 maggio MR
Beato Luigi Zeffirino Moreau

54650 > Madonna Ausiliatrice 24 maggio

Madonna Ausiliatrice

93010 > San Manahen di Antiochia Dottore e profeta 24 maggio MR

Manahen di Anthiochia
91942 > San Rogaziano Martire a Nantes 24 maggio MR

Rogaziano
54570 > San Servolo (Servulo) Martire 24 maggio MR

Servolo (ou Servulo)
92678 > San Simeone Stilita il Giovane Anacoreta 24 maggio MR

Simeone Stilita il Giovane
94057 > Beato Tommaso Vasiere Mercedario 24 maggio

Beato Tommaso Vasiere
91800 > Santi Trentotto Martiri di Filippopoli (o di Plovdiv) 24 maggio MR - Gaio, Timoteo, Palmato, Mesto, Nicone, Difilo, Domezio, Massimo, Neofito, Vittore, Rino, Saturnino, Epafrodito, Chercas, Zotico, Cronione, Anto, Oro, Zoïlo, Tiranno, Agato, Pastene, Achille, Panterio, Crisanto, Atenodoro, Pantoleone, Teosebe e Genetlio.
Quelli di Bisanzio erano: Orione, Anatilino, Molia, Eudoimone, Silvano, Sabino, Eustazio, Stratone e Bosba.

Trentotto Martiri di Filippopoli (ou di Plovdiv)

55300 > Sant' Uberto di Bretigny Monaco 24 maggio

Uberto di Bretigny
54550 > San Vincenzo di Lerino Abate 24 maggio MR

Vincenzo di Lerino
54560 > San Zoello Martire 24 maggio MR

Zoello

Beato Filippo da Piacenza
54665 > San Gennadio di Astorga Vescovo 24 maggio MR

Gennadio di Astorga

 

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  • Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
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  • 1 - A integração dos textos editados MMI IMP S.r.l./IMP BV – impressa na União Europeia (Ver blogue nº 1153 – 3/1/12) que se refiram a alguns dos Santos hoje incluídos, continuará a ser efetuada diariamente desde que eu possua as respectivas pagelas na Coleção de Histórias de Santos que nos inspiraram, intitulada “Pessoas Comuns – Vidas Extraordinárias pelo que peço as minhas desculpas. AF.
  • Hoje POR EXEMPLO foi incluído como
  • Complemento na vida de
  • (0 0 0 0 0 0)Estrela
  • 2 - Sites utilizados: Os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. em que também incluo imagens recolhidas através de http://es.catholic.net/santoral,; em seguida os textos deste mesmo site sem tradução e com imagens, e por último apenas os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.
  • 3 - Como já devem ter reparado, de vez em quando, segundo a sua importância há uma exceção da 1ª biografia, (ou biografias do Livro Santos de Cada Dia – já traduzidas – por natureza) que mais sobressaem, – quando se trate de um dia especial, dedicado a Jesus Cristo, a Nossa Senhora, Anjos ou algum Santo, em particular – todos os restantes nomes surgem por Ordem alfabética, uma, duas ou três vezes, conforme figurem nos três sites indicados, que poderão ser consultados - se assim o desejarem – pelos meus eventuais leitores. LOGICAMENTE E POR ESSE FACTO, DIARIAMENTE, O ESPAÇO OCUPADO, NUNCA É IGUAL, ACONTECENDO POR VEZES QUE É DEMASIADO EXTENSO.
  • Peço-vos a melhor compreensão e as minhas maiores desculpas e obrigado.
  • Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
    http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
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