OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sábado, 2 de junho de 2012

Vídeos católicos de todas as partes - 10 vídeos–“Un espacio catolico…”–2 de Junho de 2012

 

Com a devida vénia, transfiro os endereços dos primeiros vídeos que vi e ouvi, no blogue “Un espacio catolico de Evangelizacion” em que acabo de me inscrever sob 

antoniofonseca1940's perfil.

Convido os meus leitores a passarem pelo referido espaço e, também pelo meu endereço acima. Obrigado.

 

http://www.detodaspartes.com/videoscatolicos/daniel-poli/catolico-siete-palabras-video_fea4dd213.html

http://www.detodaspartes.com/videoscatolicos/nuevamusicacatolica/rio-poderoso-manda-la-lluvia-musica-catolica-video_b6aa0ef38.html

http://www.detodaspartes.com/videoscatolicos/rafael-gonzalez/los-angelitos-video_6a1092b66.html

http://www.detodaspartes.com/videoscatolicos/nuevamusicacatolica/palo-santo-eres-musica-catolica-video_3b19e0ad4.html

http://www.detodaspartes.com/videoscatolicos/nuevamusicacatolica/hermana-glenda-alianza-de-amor-entre-tu-y-yo-musica-catolica-video_32a307ae7.html

http://www.detodaspartes.com/videoscatolicos/daniel-poli/jesus-te-seguire-video_72810fc64.html

http://www.detodaspartes.com/videoscatolicos/rafael-gonzalez/pueblo-de-dios-video_20651d469.html

http://www.detodaspartes.com/videoscatolicos/rafael-gonzalez/corredentora-de-las-naciones-video_7139609b2.html

http://www.detodaspartes.com/videoscatolicos/nuevamusicacatolica/palo-santo-eres-musica-catolica-video_3b19e0ad4.html

http://www.detodaspartes.com/videoscatolicos/rafael-gonzalez/yo-solo-quiero-estar-contigo-video_33468d659.html

Post colocados em 2 de Junho de 2012  -  16,45 horas

 

António Fonseca

Nº 1304-3ª Página - IN MEMORIAN do Pde Mário Salgueirinho - 2 de Junho de 2012

Caros Amigos:

 

Salvo erro, foi no dia 21 de Abril - aliás dia 23 (segunda-feira) - (já há mais de um mês aproximadamente) que deixei de publicar textos escritos pelo Padre Mário Salgueirinho no seu blog http://padremariosalguerinho.blogspot.com, pelo facto deste blog ter deixado de ser acessível “talvez por ter sido retirado” e, com muita pena minha, não dispunha na minha biblioteca pessoal, de qualquer livro que ele tivesse escrito, ou pelo menos, não os pude encontrar, pois tenho a impressão de que devem ter sido extraviados, dado que me recordo de uns que não sei onde se encontram. Na segunda-feira, porém, lembrei-me de repente de ir à Voz Portucalense tendo lá encontrado lá ainda dois livros que adquiri de imediato. Um tem o título “Dar e receber” e o outro é “Caminhos da Felicidade – 2º volume”, que são compilações dos textos que leu nas manhãs de terça e sexta-feira, às 8 horas na Rádio Renascença e, assim, de hoje em diante, enquanto Deus me deixar… conforme o prometido por mim, em Outubro passado, publicarei aqui aos sábados, um texto de cada livro, para o relembrar sob o título IN MEMORIAN. 

Post para publicação em 2 de Junho de 2012 - 10H30

António Fonseca

(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)


Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011

 

Hoje como prólogo, publico os Textos com a Apresentação pelo Autor, em cada um dos livros e na próxima semana, se Deus quiser, darei início propriamente aos textos lidos na Rádio Renascença desde 1982 até 1998 aproximadamente.

Do livro “Caminhos da Felicidade”

1. Mais um livro. Numa linguagem simples, apresentando conteúdos colhidos da vida como pétalas desfolhadas.

Muitos ouvintes – mais atentos e fiéis, que pediam até a cópia dos textos – sugeriram-me e solicitavam-me a publicação das reflexões que ofereço na Rádio Renascença, à 3ª e 6ª feira, pelas 8 horas, desde 1982.

Essas pessoas que ouviam – mas as palavras leva-as o vento – gostariam de poder ler e reler palavras que, pela sua simplicidade e pelo humanismo de que são revestidas, as ajudaram a viver, a aguentar e a espiritualizar o seu dia.

2. O conteúdo deste livro é um mosaico de pedacitos da vida real, onde aprendemos a viver. De pequenas coisas que fazem as grandes…

Fui colhendo atentamente, para oferecer aos meus ouvintes, e agora aos meus leitores, como flores que embelezem o seu dia, por vezes sombrio, duro e desencantado.

3. Intitulei-o CAMINHOS DA FELICIDADE. É o 2º Volume com  este título. É tal a ânsia de felicidade neste mundo angustiado, que o 1º volume se esgotou rapidamente. A felicidade atinge-se por muitos caminhos. Às vezes, por pequeninos carreiros, por pequeninos atalhos.

Algumas destas palavras são pequenos atalhos que têm ajudado algumas pessoas a serem um pouco mais felizes. Quanta gente me diz: «as suas palavras, ao começar o dia, entram-me na alma e ajudam-me a enfrentá-lo e a vivê-lo melhor…”

Se este livro simples continuar a abrir carreiros ou Caminhos de Felicidade, eu que pensei, que procurei temas, que escrevi, que lancei aos ares, serei também mais feliz. Isso será para mim, como compensação do meu sacrifício, luminoso caminho de felicidade.

Porto, Dezembro de 1998

Mário Salgueirinho

======================================

Do livro “Dar é receber”

Uma palavra amiga

Quando terminei a apresentação das minhas reflexões da manhã na Rádio Renascença, muitos ouvintes me sugeriram que as apresentasse em livro, para poderem aproveitar as mensagens que os iluminaram e encorajaram. Aqui está, pois, mais um volume que dedico a todos os queridos ouvintes e leitores.

Procurei um título e encontrei este: DAR É RECEBER! Quando damos, – tenho sentido isso tantas vezes! – recebemos algo. Nem me refiro às ofertas materiais, fruto da generosidade simpática. Mas sim  a expressões valiosas: – palavras de apreço, de agradecimento, de louvor estimulante. Quantas cartas, telefonemas e manifestações diretas me chegaram e continuam a chegar.

Dei as palavras, o meu esforço, o meu sacrifício, mas recebo a recompensa do reconhecimento simpático de tantas pessoas, que mais uma vez agradeço.

DAR É RECEBER! É uma mensagem que transparece ao longo deste livro, lembrando que vale a pena DAR, se dermos algo de nós – do nosso tempo, das nossas energias, da nossa própria vida.

Sempre que damos, mesmo um simples copo de água, recebemos das pessoas um olhar, uma palavra, um gesto de gratidão.

Mesmo quando alguém não manifesta a sua gratidão (ou até responde com ingratidão…), sabemos que Deus nos dá a recompensa, tantas vezes inesperada e surpreendente.

DAR É RECEBER! Eis a mensagem positiva e fantástica que deixo com muita amizade a todos os meus simpáticos e indulgentes leitores.

Porto, Dezembro/2003

Mário Salgueirinho

=========

Voltarei na próxima semana, se Deus quiser.

Obrigado pela vossa atenção.

António Fonseca

Nº 1304 - 2ª Página - CARTAS DE S. PAULO (2ª AOS CORÍNTIOS) – SÁBADO – 2 DE JUNHO DE 2012

AVISO IMPORTANTE
Motivos técnicos obrigaram a que eu tivesse que alterar os endereços que estava utilizando:
Assim: O endereço do Messenger passou a ser antoniofonseca1940@hotmail.com
e o endereço anterior foi cancelado. Por este facto, estou tentando informar todos os meus contactos neste Blogue e dos outros serviços como Facebook; Youtube e outros, sobre esta alteração que entrou em vigor no passado Domingo, dia 27 de Maio de 2012
As minhas desculpas e os meus cumprimentos.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
UM ESCLARECIMENTO PRÉVIO
(Embora já venha alertando, – há muitos meses (desde Nov. 2010) sobretudo na 3ª página dedicada`aos textos do livro A RELIGIÃO DE JESUS, que normalmente são publicados ao Domingo, a partir de hoje 27/5 passará a ser publicado nesta página (2), onde aliás deveria ter sido sempre feito. As minhas desculpas por somente nesta data ter reparado nesta falha. Obrigado. António Fonseca
Foi em 27 de Novembro de 2010, que iniciei uma página sobre os textos do NOVO TESTAMENTO é editada diariamente e na qual fui transcrevendo os capítulos dos Evangelhos, de S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João. Seguiu-se os Actos dos Apóstolos, de S. Lucas e terminado este, comecei a editar os textos das Cartas de S. Paulo. Das quais a 1ª Aos Coríntios, acabei-a no dia 28 e ontem dia 29, iniciei a edição da 2ª, conforme assinalo em título
Na devida altura (e se Deus o permitir) prosseguirei com os restantes livros do NT, como: Carta aos Hebreus, Carta de S. Tiago, Cartas de S. Pedro, Cartas de S. João, e Apocalipse.
Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1304- 2ª Página
2 de Junho de 2012
CARTAS DE S. PAULO
S.-Paulo_thumb_thumb1_thumb_thumb_th
2ª CARTA AOS CORÍNTIOS
3
1ª Parte
DEFESA DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO DE PAULO
5 – Todos nós sabemos que, quando for destruída esta tenda em que vivemos na terra, temos no Céu uma casa feita por mãos, uma habitação eterna, que não foi feita por mãos humanas. E, por isso,. gememos nesta tenda, desejando ser revestidos da nossa habitação celeste, contanto que nos encontremos vestidos e não nus. Porque, enquanto estamos nesta morada, gememos oprimidos, pois não queremos ser vestidos mas revestidos, a fim de que o que é mortal seja absorvido pela vida. Ora quem para isso mesmo nos preparou foi Deus, que nos deu por penhor o Seu Espírito. Portanto, estamos sempre cheios de confiança. Sabemos que todo o tempo que passamos no corpo é um exílio longe do Senhor, pois caminhamos à luz da fé e não da visão. Cheios de confiança, desejamos sair deste corpo para habitar com o Senhor. Por isso, presentes ou ausentes, esforça-mo-nos por Lhe agradar. Porque todos havemos de comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito, enquanto estava no corpo.
O comportamento do Apóstolo e os princípios que o inspiram – Concedendo, assim, o temor do Senhor procuramos persuadir os homens. Estamos a descoberto diante de Deus e espero quer o estejamos igualmente ante as vossas consciências. Não vamos recomendar-nos, de novo, diante de vós, mas dar-nos ocasião de vos glorificardes em nós, para terdes que responder àqueles que se gloriam da aparência e não do que está no coração. porque, se nos excedemos, foi por Deus; se nos mostramos moderados, é por vós. O amor de Cristo nos constrange, persuadidos de que, se um só morreu por todos, então todos estão mortos.
Cristo morreu por todos, para que, os que vivem, não vivam mais para si mesmos, mas para Aqueles que por eles morreu e ressuscitou. De modo que, desde agora em diante, a ninguém conhecemos segundo a carne, ainda que tenhamos conhecido a Cristo desse modo, agora já não O conhecemos assim.
Se alguém está em Cristo, é uma criação: Passou o que era velho; eis que tudo se fez de novo. Tudo isto vem de Deus, que por meio de Cristo nos reconciliou Consigo e nos confiou o ministério da reconciliação.
Porque era Deus que reconciliava Consigo o mundo, em Cristo, não lhe levando mais em conta os pecados dos homens e pondo nos nossos lábios a mensagem da reconciliação. Somos, por conseguinte, embaixadores de Cristo, e é Deus que vos exorta por nosso intermédio. Suplica-mo-vos, pois, em, nome de Cristo: Reconciliai-vos com Deus. Aquele que não havia conhecido pecado,. Deus O fez pecado por nós para que nos tornássemos n’Ele justiça de Deus.
********************************************************************************************
=============================================================
Amanhã, dia 3/6/12, se Deus o permitir, prosseguirei a transcrição das CARTAS DE S. PAULO, com o capítulo 6 da 1ª parte da 2ª Carta aos Coríntios.
António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
e Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos – Lisboa

Nº 1304–1ª Página (153/12) - SANTOS DE CADA DIA – SÁBADO – 2 de JUNHO DE 2012 - 4º ANO

AVISO IMPORTANTE
Motivos técnicos obrigaram a que eu tivesse que alterar os endereços que estava utilizando:
Assim: O endereço do Messenger passou a ser antoniofonseca1940@hotmail.com
e o endereço anterior foi cancelado. Por este facto, estou tentando informar todos os meus contactos neste Blogue e dos outros serviços como Facebook; Youtube e outros, sobre esta alteração que entrou em vigor no passado Domingo, dia 27 de Maio de 2012
As minhas desculpas e os meus cumprimentos.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Nº 1304 – 1ª Página – 2012
#####################################
##################################### #####################################
2 DE JUNHO DE 2012
SÁBADO
Erasmo, Bispo e ainda
Marcelino, sacerdote e Pedro, exorcista

Padroeiro dos marinheiros e (todos) mártires (304)

SANTOS MARCELINO, PEDRO e ERASMO

Marcelino y Pedro, Santos

Marcelino e Pedro, Santos

Os nomes de S. Marcelino e S. Pedro, mártires, são mencionados no cânone romano da Missa. S. Marcelino era sacerdote e S. Pedro exorcista. Ambos sofreram o martírio na perseguição de Diocleciano. Pelo ano de 304 foram decapitados na via Cornélia, na aldeola chamada Selva Negra, onde primeiramente foram enterrados, com a intenção de os cristãos os não localizarem nem os venerarem. Mas Deus velou pelo culto dos seus mártires e revelou a uma piedosa mulher, chamada Lucila, o lugar em que jaziam. Foram recolhidos os restos e trasladados para o cemitério da via Lavicana, no local chamado «entre os dois loureiros». Esse local ficou-se chamando desde então Selva Branca, e na Idade Média chegou a ser sé episcopal. Os dados mais seguros do martírio dá-no-los S. Dâmaso na inscrição que redigiu para o túmulo na via Lavicana. É inscrição em verso, na qual indica, segundo confissão do verdugo mesmo, as circunstâncias do martírio: «Marcelino e Pedro, escutai a história do vosso triunfo. Quando eu era menino, o próprio verdugo contou-me, a mim Dâmaso, que o perseguidor furioso ordenarem que vos fossem cortadas as cabeças no meio dum bosque, para ninguém saber onde estavam os vossos corpos. Mas vós, triunfantes, com as vossas próprias mãos vos preparastes para esta sepultura onde agora descansais. Depois de terdes descansado por breve tempo numa Selva Branca, revelastes a Lucila que teríeis gosto em descansar aqui». A cripta de S. Pedro e S. Marcelino foi descoberta por Stevenson, no fim do século passado. A câmara é ampla e suficiente para receber muitos devotos. No meio, diante da abside, há um pano de muralha conservado, onde estão os dois nichos dos corpos. Esta parte do muro respeitou-se intencionalmente, quando se derribaram as paredes a toda a volta para se fazer o santuário. Não se quis remover a sepultura dos dois santos e trasladar os seus corpos para outro sítio mais pomposo. Contentaram-se com revestir as paredes com pilastras de mármore. www.jesuitas.pt – Ver também http://es.catholic.net/santoral

Erasmo de Fórmia, Santo
Bispo e Mártir

Erasmo de Formia, Santo

Erasmo de Fórmia, Santo

S. Erasmo foi bispo e mártir em Fórmia, no principio do século IV. Desde bem cedo se difundiu o seu culto no Lácio e Campânia. Entrou também na liturgia romana, graças sobretudo à fama que obteve o mosteiro do Monte Célio, em Roma, dedicado ao seu nome. Este mosteiro remonta sem dúvida ao século VI, pois nele foi educado o papa Adeodato, falecido em 619. Não temos noticias certas sobre a forma de seu martírio. Mas o facto da morte por Cristo deve bastar-nos, uma vez que as circunstâncias são sempre secundárias. Nosso Senhor Jesus Cristo sofreu em Si mesmo uma vez e continua sofrendo muitas vezes nos seus servos. Estas perseguições e mortes do justo são apenas externas e aparentes. Como o vento revolve e atinge o mar apenas na superfície, sem chegar nunca a remover as águas no interior do oceano, assim as torturas e a morte ficam na superfície do cristão, sem nunca chegarem à serenidade e vida do coração, do seu espírito imortal, que passa do patíbulo ao trono, do desterro ao seio de Deus. www.jesuitas.pt. Ver também http://es.catholic.net/santoral

 

COMPLEMENTO
 
A história da vida de Erasmo foi escrita muito depois da sua morte, e os pormenores baseiam-se em várias lendas diferentes. Pensa-se que era o Bispo de Formia, na Campânia, Itália. De acordo com as diferentes línguas em que surgem lendas sobre Erasmo, este é conhecido por vários nomes, como Erasmus, Ermo, Elmo. Segundo um lenda, Erasmo estava a pregar no cesto da gávea de um navio, durante uma tempestade, quando um raio atingiu o mastro. Sem ter sido tocado, continuou o sermão. As descargas elétricas azuis sobre o mastro após a tempestade foram vistas como sinal de proteção e ficaram conhecidas como “Fogo de Santo Elmo (ou Sant’elmo)"”. Devido a esta história, Erasmo tornou-se conhecido como padroeiro dos marinheiros.
Uma morte de mártir – Uma outra lenda confunde por vezes Erasmo com um Bispo sírio do mesmo nome que escapou às perseguições do Imperador Diocleciano, tornando-se eremita no monte Líbano. Quando descobriram o seu esconderijo, foi torturado e atirado para uma prisão, para morrer à fome. Conseguiu escapar, e dirigiu-se para Ilíria. Aí, Erasmo começou a pregar e a converter pagãos ao Cristianismo. Foi capturado e torturado sem piedade até que morreu mártir. Outras lendas dizem simplesmente que Erasmo foi morto durante as perseguições de Diocleciano aos cristãos no início do século IV. Fossem, quais fossem os pormenores dos seus últimos dias, Erasmo foi um mártir que sofreu em nome de Cristo.
 
No seu rasto
 
As descargas eléctricas azuis conhecidas pelo nome de Fogo de Santelmo lembram a descarga eléctrica que passou pelo corpo de Reggie Shower em 1978.
 
Reggie tinha 14 anos e estava a brincar em cima de um trólei, em Filadélfia, quando tocou um cabo eléctrico aéreo. Reggie perdeu ambas as pernas no acidente. Apercebendo-se de que tivera muita sorte em não ter morrido, encarou a reabilitação como uma nova aventura. Aprendeu a desenvolver os músculos que lhe permitiriam usar membros artificiais. Determinado a ver desafios, não obstáculos, o seu gosto pelas motas sugeriu-lhe uma carreira como corredor.
* Como membro da International Drag Bike Association, estabeleceu 14 recordes mundiais.
* Após 200 ciompanhias  se terem recusado a subsidiá-lo, a Prostheric Design Incorporated criou próteses especiais para Reggie e patrocinou a sua carreira profissional.
Mais do que nos concentrarmos mas nossas incapacidades, devemos procurar desenvolver as nossas capacidades com a ajuda de Deus.
 
Oração
Santo mártir Erasmo, que com valentia e vontade suportaste as provas e sofrimentos da vida, e que pela Tua caridade consolaste outros que como Tu sofriam; imploro-Te que Te lembres de mim nos meus momentos de necessidade e que intercedas por mim junto a Deus. Leal confessor da Fé, vitorioso vencedor de todas as torturas, pede a Jesus por mim e suplica-Lhe para mim a graça de viver e morrer na Fé pela qual Tu obtiveste a coroa de glória.  Ámen.
(Oração tradicional)
 
No período da vida de Santo Erasmo (séculos III-IV) ocorreram diversos acontecimentos dos quais se destacam: O imperador romano Aurélio toma o reinado de Palmira (273); Vida de Maniqueu, fundador do maniqueísmo na Mesopotâmia (216-274); Reinado de Cláudio II, imperador romano (268-270); Os berberes da África do Norte começam a governar Shana (300).
 
Potino, Blandina e 46 companheiros, Santos

Mártires de Lião (177)

Eusébio (338) reproduz na sua História eclesiástica a circular que as Igrejas de Lião e de Viena dirigiram às da Ásia, a propósito destes mártires, do ano de 177. Lê-se nela: «É impossível descrever-vos o que foi a raiva dos pagãos contra nós e os tormentos que nos infligiram. Começaram por nos perseguir nas casa, na praça e nos banhos públicos. Depois vieram as agressões, as saraivadas de pedra, as espoliações e as encarcerações. Houve a seguir os interrogatórios na praça. E em seguida os suplícios a que assistiu multidão imensa, tripudiando de alegria, nos dois anfiteatros da cidade. Os nossos irmãos suportaram com facilidade sofrimentos que se poderiam interpretar como insuportáveis. Alguns, infelizmente!, apostataram – uns dez aproximadamente; escravos que, na tortura, nos foram apresentados como a praticar incestos e a comer carne de criança». A circular, que cita vários confessores da fé, menciona em particular Blandina e Potino. Este último, «o santo bispo de Lião, velho de 90 anos, foi levado de maca ao tribunal. Ao juiz, que lhe perguntava quem era o Deus dos cristãos, respondeu: «conhecê-Lo-ás quando de tornares digno d’Ele». Foi permitido aos presentes dar-lhe pontapés e atirar-lhe com tudo o que tinham à mão. Em seguida foi reconduzido à prisão, onde pouco depois deu o último suspiro. Blandina, escrava muito jovem, despertava reduzida confiança, em nós; mas cansou os algozes que se revezavam atormentando-a; limitava-se a dizer: «Sou cristã, e nada de mal se faz entre nós». Suspendida pelos braços a um poste, as alimárias nada quiseram com ela. Foi reconduzida à prisão, sendo reservada para o último dia das festas. Foi então flagelada, descarnada, queimada a fogo lento, metida numa rede e lançada a um touro, que se divertiu atirando-a ao ar; por último, executaram-na à espada». www.jesuitas.pt. Ver também http://es.catholic.net/santoral e www.jesuitas.pt

 

Eugénio I, Santo
Junho 2 - LXXV Papa

Eugenio I, Santo

Eugénio I, Santo

Nasceu em Roma. Morreu nesta cidade, em 2 de Junho de 657. Tem a sua festa em 2 de Junho. Como o imperador bizantino, Constante II, fez prisioneiro o Papa São Martinho I, desterrando-o, primeiro para Constantinopla e depois para a Crimeia, forçou o clero romano a eleger um novo papa, ainda em vida do pontífice anterior. Eleito em 10 de Agosto de 654, Eugénio foi sempre o substituto, pois, para todos, o verdadeiro papa, até à sua morte, foi São Martinho, mesmo prisioneiro. Talvez Eugénio I se começasse a sentir o verdadeiro papa quando S. Martinho escreveu, do seu desterro na Crimeia, recomendando aos fiéis e clero de Roma que obedecessem ao «pastor que já lhes havia sido proposto». No escasso tempo de pontificado teve de enfrentar o patriarca Pedro, de Constantinopla, que lhe propôs um acordo na questão do monolitismo, expondo-o de modo dúbio e inaceitável. Recusou e com essa atitude irritou o imperador, que o julgava mais acessível por ter sido ele a impor a sua eleição,. A sua morte prematura evitou, possivelmente, que tivesse o mesmo destino de São Martinho. Do livro “O PAPADO – 2000 anos de cristianismo” do Círculo de Leitores. Ver também livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuítas.,pt e www.es.catholic e www.santiebeati.it.

Nicolás (Nicolau) o Peregrino, Santo
Padroeiro de Trani

Nicolás el Peregrino, Santo

Nicolás o Peregrino, Santo

Contrariamente ao mais célebre São Nicolau, padroeiro de Bari, deste São Nicolau chamado o Peregrino, possuímos pouquíssimos dados. É o padroeiro da cidade de Trani, onde morreu em 1094, apenas quinze dias depois de sua chegada, proveniente de Taranto e antes ainda de Otranto. Havia nascido na Grécia e depois de haver passado alguns anos de solidão em Puglia, percorreu-a levando uma cruz na mão, repetindo continuamente a invocação: “Kyrie Eleison”. Depois de sua morte, fez numerosos milagres. Quatro anos depois, em 1098, no Sínodo Romano, o Bispo de Trani propôs à Assembleia que o venerável Nicolás fosse inscrito no catálogo dos Santos, pelos méritos que acumulou durante sua vida e pelos milagres conseguidos mediante sua intercessão depois de sua morte. O Papa Urbano II mediante um ‘Breve’ autorizou o Bispo de Trani a atuar ao respeito como o considerara oportuno. De regresso a Trani, o Bispo o canonizou e depois de edificar uma nova basílica, depositou ali o corpo do Santo. Em 1748 o Papa Bento XIV o incluiu no Martirológio Romano.

Sadoc, Beato
Mártir

Sadoc, Beato

Sadoc, Beato

Sadoc sendo ainda jovem recebeu o hábito de mãos de santo Domingo -segundo a tradição. Foi enviado por ele desde o capítulo geral de Bolonha de 1221 junto com frei Pablo de Hungria (Vidas, Apénd. 1) a estender a Ordem na Hungria, sendo portanto considerado como um dos fundadores e impulsionadores desta província em que viveu durante muito tempo. Foi mais tarde trasladado a Sandomierz (Polónia) como superior da comunidade. Ali junto com a comunidade de quarenta e oito frades foram assassinados pelos tártaros enquanto cantavam a Salve ao final de Completas. Essa destruição foi recentemente comprovada em escavações feitas no convento de Sandomierz. Pío VII confirmou seu culto em 18 de Outubro de 1807.

52999 > Beata Vergine Maria di San Luca Giovedì della VI settimana di Pasqua (celebrazione mobile)

Beata-Vergine-Maria-di-San-Luca_thum

92141 > San Comizio Martire 2 giugno
Comizio_thumb

55550 > Sant' Erasmo di Formia Vescovo e martire 2 giugno MR

Erasmo-di-Formia_thumb

55600 > Sant' Eugenio I Papa 2 giugno MR
Eugnio-I---Papa-657_thumb
90157 > Beato Giovanni Becchetti da Fabriano Sacerdote agostiniano 2 giugno MR

Beato-Giovanni-Becchetti-da-Fabriano
94334 > Beato Giovanni de Barthulono Mercedario 2 giugno

Guido-Wido-dAcqui_thumb
90996 > San Guido (Wido) d'Acqui Vescovo 2 giugno o seconda domenica di luglio MR

Marcelino-e-Pietro_thumb
27550 > Santi Marcellino e Pietro Martiri 2 giugno - Memoria Facoltativa MR

Niceforo-de-Constantinopla_thumb
92503 > San Niceforo Patriarca di Costantinopoli 2 giugno MR

Nicola-Il-Pellegrino_thumb
90618 > San Nicola il Pellegrino 2 giugno MR

Beato-Pietro-Becchetti-da-Fabriano-e[2]
90175 > Beato Pietro Becchetti da Fabriano Sacerdote agostiniano 2 giugno MR

Potino-Blandina-e-46-companheiros_th
60450 > Santi Potino,

Potino-Blandina-e-46-companheiros---

Blandina e compagni Martiri di Lione 2 giugno MR

Beato-Sadoc-e-48-companheiros_thumb
90779 > Beato Sadoc e 48 compagni - Paolo, vicario- Malachia, predicatore del convento
- Andrea, elemosiniere - Pietro, custode dell’orto - Giacomo, maestro dei novizi - Abele, sindaco - Simone, penitenziere – Clemente – Barnaba – Elia – Bartolomeo – Luca – Matteo – Giovanni – Filippo i diaconi:  - Gioacchino – Giuseppe – Stefano i suddiaconi:
- Taddeo,Mosè – Abramo - Basilio i chierici: – David – Aronne – Benedetto – Onofrio - Dominico - Michele - Mattia - Mauro- Timoteo i professi studenti: – Gordiano - Feliciano – Marco - Giovanni - Gervasio - Cristoforo - Donato - Medardo - Valentino i novizi: – Daniele – Tobia - Macario – Raffaele - Isaia i frati conversi: - Cirillo, sarto- Geremia, calzolaio- Tommaso, organista - Martiri domenicani 2 giugno MR

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000
  • Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
  • Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
  • ===================================
  • 0000000000000000000000000000000000000000000000
  • $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$SS
  • «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
  • 1 - A integração dos textos editados MMI IMP S.r.l./IMP BV – impressa na União Europeia (Ver blogue nº 1153 – 3/1/12) que se refiram a alguns dos Santos hoje incluídos, continuará a ser efetuada diariamente desde que eu possua as respectivas pagelas na Coleção de Histórias de Santos que nos inspiraram, intitulada “Pessoas Comuns – Vidas Extraordinárias pelo que peço as minhas desculpas. AF.
  • Hoje POR EXEMPLO foi incluído como
  • Complemento na vida de
  • (Erasmo, SantoEstrela
  • 2 - Sites utilizados: Os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. em que também incluo imagens recolhidas através de http://es.catholic.net/santoral,; em seguida os textos deste mesmo site sem tradução e com imagens, e por último apenas os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.
  • 3 - Como já devem ter reparado, de vez em quando, segundo a sua importância há uma exceção da 1ª biografia, (ou biografias do Livro Santos de Cada Dia – já traduzidas – por natureza) que mais sobressaem, – quando se trate de um dia especial, dedicado a Jesus Cristo, a Nossa Senhora, Anjos ou algum Santo, em particular – todos os restantes nomes surgem por Ordem alfabética, uma, duas ou três vezes, conforme figurem nos três sites indicados, que poderão ser consultados - se assim o desejarem – pelos meus eventuais leitores. LOGICAMENTE E POR ESSE FACTO, DIARIAMENTE, O ESPAÇO OCUPADO, NUNCA É IGUAL, ACONTECENDO POR VEZES QUE É DEMASIADO EXTENSO.
  • Peço-vos a melhor compreensão e as minhas maiores desculpas e obrigado.
  • Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
  • WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW