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segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nº 1327 – 2ª Página – CARTAS DE SÃO PAULO – Carta aos Filipenses - 25 de Junho de 2012 – (Segunda-feira)

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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
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Nº 1327 - 2ª Página
25 de Junho de 2012
CARTAS DE S. PAULO
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CARTA AOS FILIPENSES
INTRODUÇÃO

Eis uma carta cheia de ternura! É realmente um encanto! Filipos, cidade de Macedónia, foi a primeira igreja europeia fundada por Paulo, por volta do ano 50 da nossa era (Act 16, 12-40). Paulo visitou-a pelo menos mais duas vezes (Act 20, 1-2; 20, 3-6). Esta igreja amava o Apóstolo. Quando soube que ele fora preso (…discutem os entendidos se em Éfeso se em Roma…), organizou um peditório e enviou-lhe Epafrodito como chefe do grupo para lhe entregar as ofertas, e o ajudar no que fosse necessário. Epafrodito, porém, caiu doente o que causou preocupações em Filipos. Paulo, logo que a doença o permitiu, reenviou-o a Filipos com esta carta (cf. Fil. 23, 25-30).
1  -  Saudação e endereçoPaulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus a todos os Santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, assim como aos Bispos e diáconos; Graça e paz vos sejam dadas da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
Ação de graças e oração – Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós. Em todas as minhas orações peço sempre com alegria por todos vós, recordando-me da parte que tomastes na difusão do Evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou persuadido de que Aquele que começou em vós, porque vos trago no coração, por terdes tomado parte na graça que me foi feita, bem como as minhas prisões e na defesa e confirmação do Evangelho. Deus me é testemunha de quanto vos amo a todos com a ternura de Jesus Cristo.
Por isso é que Lhe peço que a vossa caridade cresça cada vez mais em ciência e inteligência, para que o discernimento das coisas vos torne puros e irrepreensíveis para o dia de Cristo, cheios desse fruto de justiça que vem de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
SITUAÇÃO PESSOAL DE PAULO

Prisioneiro de Cristo  -  Quero que saibais irmãos, que tudo o que me aconteceu contribuiu para o progresso do Evangelho: Em todo o Pretório e por  toda a parte tornou-se conhecido que é por causa de Cristo que estou preso. A maior parte dos irmãos, confiados no Senhor devido às minhas prisões, têm tido maior ousadia em anunciar, sem temor, a palavra de Deus.
É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e por emulação, mas outros fazem-no com boa intenção. Uns fazem-no por caridade, sabendo que tenho por missão a defesa do Evangelho; outros anunciam a Cristo por espírito partidário, sem recta intenção, mas com o fim de agravar o peso de minhas cadeias. Mas que importa? Contanto que Cristo de qualquer modo seja anunciado ou por um zelo hipócrita ou com sinceridade, com isso me alegro e me alegrarei sempre.
Que Cristo seja glorificado  -  Porque sei que isto reverterá em prol da minha salvação, graças às vossas orações e ao socorro do Espírito de Jesus Cristo, segundo o anseio e a esperança que tenho de que em nada serei confundido, mas que, hoje como sempre, Cristo será glorificado no meu corpo – do que tenho toda a certeza –, quer pela vida, quer pela morte. Porque, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro.
Mas, se o viver na carne é útil para o meu trabalho, não sei então o que escolher. Vejo-me apertado por duas partes: Desejo partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor; mas permanecer na carne é mais necessário por vossa causa. Persuadido disto, sei que ficarei e permanecerei convosco para o vosso proveito e alegria da vossa fé, a fim de que a minha volta e a minha presença entre vós seja motivo de vos glorificar de novo em Cristo Jesus.
EXORTAÇÃO AOS FILIPENSES
O privilégio de sofrer – Procurai somente comportar-vos de maneira digna do Evangelho de Cristo, a fim de que, quer eu vá ter convosco, quer continue ausente, oiça dizer de vós que, permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntos pela fé do Evangelho, sem vos deixardes atemorizar em nada pelos adversários; o que é para eles sinal de perdição, é, para vós, sinal de salvação; e isto vem de Deus. Porque a vós vos é dado por Cristo, não somente creiais n’Ele, mas ainda que por Ele padeçais, travando o mesmo combate que me vistes sustentar e que sustento ainda, como ouvis dizer.

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Post colocado em 25 de Junho de 2012 – 11,20 horas
ANTÓNIO FONSECA
Prosseguirei esta tarefa, amanhã se Deus quiser, já com o Nº 2  da CARTA AOS FILIPENSES. AF

Nº 1327–1ª Página - (177/12) – SANTOS DE CADA DIA – 25 de Junho de 2012 (Segunda-feira) – 4º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com
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Nº 1327 - 1ª Página – 2012
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SÃO PRÓSPERO DE AQUITÂNIA

Escritor eclesiástico (depois de 455)

Próspero de Aquitania, Santo

Próspero de Aquitânia, Santo

Nasceu em Aquitânia, região da Gália antiga, pelos fins do século IV, e recebeu educação literária e filosófica esmerada, que o tornou capaz de escrever agradavelmente tanto em verso como em prosa, e de captar com felicidade o pensamento por vezes obscuro de Santo Agostinho. Frequentou o mosteiro de Marselha, ao que parece. O poema dum esposo à sua mulher (se é verdadeiramente dele) dá a entender que foi casado; o que não pode negar-se é que em 415, data provável deste escrito, convidava a mulher à vida perfeita. As misérias do tempo solicitam a desprezar as riquezas e honras, e a colocar a esperança única em Deus. Escreve: «Como hei-de eu recusar-me a sofrer, tendo a esperança de tantos bens como o Deus de bondade me prepara? Que é que poderá separar d’Ele?.. Se me prenderem num cárcere escuro, e se me lançarem cadeias, poderei, não obstante tudo, elevar-me em espírito até Deus… Não tenho medo do exílio: o mundo é a casa comum de todos os homens. Podem-me fazer suportar a fome corporal; mas pouco me importa. A palavra de Deus será o meu alimento. Não é de mim mesmo que me prometo tal força. Sois, ó Jesus, quem põe estas palavras na minha boca, e quem me concederá a graça para as seguir. De mim mesmo não me atrevo a prometer-me nada; todas as minhas esperanças estão em vós. Mandais-nos lutar; e fazeis que vençamos». E dirige-se à mulher nestes termos: «Tende cuidado de me reprimir, se o orgulho me elevar. Sede-me consolação nos meus sofrimentos. demos ambos exemplo duma vida santa, verdadeiramente cristã. Cumpri comigo os deveres que estou obrigado a cumprir convosco. Velai por aquele que tem de velar por vós. Levantai-me se eu cair. Esforçai-vos por vos levantar, quando eu vos avisar de alguma falta. Não nos contentemos com ser um só corpo, sejamos também uma só alma». Encontrava-se na Provença, por 426, quando rebentou a controvérsia semipelagiana. O pelagianismo, exageramos a força do livre arbítrio, chegava a negar a necessidade da graça, a transmissão do pecado original e a distinção entre natural e sobrenatural; o semipelagianismo, por sua vez, tornava demasiado honrosa a parte do homem e demasiado reduzidas as antecipações de Deus na obra da salvação. Então Próspero escrevei a um certo Rufino uma extensa carta sobre a graça, para defender audaciosamente Santo Agostinho. No fim de 428, escreveu ao bispo de Hipona para o informar da polémica em debate e lhe pedir esclarecimentos. Enquanto esperava a resposta do mestre. Próspero deu uma espécie de versão em verso da sua carta a Rufino: é o Carmen de ingratis, em 1002 hexâmetros (ingratis, sem a graça. Não havendo nada de mais ingrato do que atribuir a si mesmo e ás forças do seu livre arbítrio aquilo que nos vem da misericórdia e da omnipotência do Salvador). Agostinho respondeu com os seus tratados Da predestinação dos santos e Do dom da perseverança, primitivamente uma só obra. Morreu Agostinho pouco depois, a 28 de Agosto de 430. Dois padres de Génova, Camilo e Teodoro, impressionaram-se com a doutrina vinda de Hipona. Pediram a opinião do nosso Próspero , que lhes respondeu com uma apologia da tese agostiniana: «Não que eu presuma da minha ciência, escrevia, mas para obedecer às vossas ordens, e por confiança no Senhor, que dá sabedoria aos pequenos». A Provença espiritual estava em fogo. Próspero tomou o caminho de Roma com um amigo, Hilário, a fim de pedir ao papa Celestino uma condenação decidida das doutrinas professadas pelos monges marselheses ou lerienses. São Celestino escreveu aos bispos gauleses pedindo simplesmente silêncio e paz. Próspero voltou à Gália e escreveu, por 432-434, contra Cassiano (chamava-lhe o «conferencista», sem o designar pelo se nome), contra Arnóbio, o Moço, e contra Vicente de Lérins, tríade completa anti-agostiniana. Cassiano morreu em 435, e as lutas teológicas cessaram, ao menos por algum tempo. Próspero, foi fixar-se em Roma. Publicou um comentário aos salmos, em que utilizou o de santo Agostinho, conhecido sob o nome de Enarrationes, e apresentou resumos ou compilações, sob várias formas, do pensamento do seu querido mestre. Por 450 foi a vez de A vocação de todos os Gentios, corrigindo o que tinha Agostinho de excessivamente duro; esta obra incluía concessões em favor da paz. Segundo um autor, Próspero serviu de secretário ao papa S. Leão I Magno, eleito em 440; e são-lhe atribuídas as cartas do pontífice contra Êutiques. Próspero utilizou os seus vagares em compor uma Crónica, das origens até 455 ou até 378. E terá composto um Ciclo pascal, para o cômputo da festa da Páscoa, obra que se perdeu. Não se confunda este Próspero com Próspero de Riez ou com Próspero de Régio. Estes dois últimos foram clérigos, não assim aquele de que nos ocupámos. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Ver também http://es.catholic.net/santoral e www.santiebeati.it.

 

Eurósia ou Orósia de Jaca, Santa
Mártir

Eurosia u Orosia de Jaca, Santa

Eurósia ou Orósia de Jaca, Santa

Santa Orósia é padroeira da Jacetânia e o Alto Gállego. Se celebra sua festividade em 25 de Junho; é além disso padroeira de endemoninhados. A tradição diz que Orósia era uma princesa de Boémia que vinha a Espanha para se casar com um príncipe visigodo. Sua comitiva, apesar de buscar em sua viagem refúgio nos Pirenéus, foi descoberta por tropas islâmicas. O chefe destas tropas propôs matrimónio à jovem princesa que, para não abandonar sua fé em Cristo se negou, após o que foi martirizada. Se conta que uns 300 anos depois, no século XI, apareceu a um pastor que guardava seu rebanho nas proximidades de Yebra de Basa, para lhe revelar a história do martírio e o lugar das relíquias e expressando sua vontade de que se erigisse nesse lugar uma ermida onde se venerasse sua cabeça e se trasladasse o resto do corpo para a Catedral de Jaca. Tudo isto dignificava a importância de Jaca e sua Catedral e as origens do reino que Sancho Ramírez estava consolidando nestas terras após a morte de seu pai Ramiro I. Seu culto se difundiu por toda a Espanha chegando inclusive ao norte de Itália. Foi canonizada por Sua Santidade Leão XIII em 1902.

 

SÃO GUILHERME DE VERCELLI

Fundador (1085-1142)

Guillermo de Vercelli, Santo

Guillermo de Vercelli, Santo

Natural de Vercelli, na Lombardia, Itália, São Guilherme bem depressa perdeu os pais, muito ricos e nobres. Aos 15 anos resolveu retirar-se do mundo para se dar a vida penitente. Começou por peregrinar a Santiago de Compostela, a pé, descalço e vestido de cilício. Sempre se distinguiu pela austeridade e rigor para consigo mesmo. Regressando a Itália, pensou lançar-se em segunda peregrinação, mais longa, a dos Lugares Santos. Movido interiormente , desistiu porém, do propósito, convencido de a vontade de Deus o querer na Itália. Vendeu os bens que tinha herdado, abandonou a sua terra e dirigiu-se para o Sul, até encontrar uma montanha deserta no reino de Nápoles, adaptada para a vida de isolamento e oração que projetava. Como o aroma da santidade é semelhante ao das flores, que quanto mais se esconde mais se atraiçoa a si mesmo, o nosso Santo foi muito depressa descoberto. Contam, entre outros milagres, que deu vista a um cego. Guilherme resolveu fugir e chegou, entre Nola e Benevento, a um monte que chamavam, de Virgílio, por causa da tradição de lá ter estado o grande poeta romano. Depressa surgiu uma bela igreja dedicada a Nossa Senhora. Desde então, o monte começou a chamar-se da Virgem, Monte-Vérgine. Afluíram, pouco a pouco, discípulos, entre eles muito sacerdotes. Assim nasceu a Congregação dos Eremitas de Monte-Vérgine, aprovada por Calixto II em 1119 e muito difundida por todo o Sul de Itália, até que no século XIX se uniu com os beneditinos de Subiaco. São Guilherme não escreveu regras ou constituições; contentou-se com o ensino oral e do exemplo. Tudo tão rigoroso que, por fim, os discípulos do Monte-Vérgine cansaram-se e pediram ao abade que se desse a fundar outros mosteiros. Rogério I de Nápoles quis conhecê-lo pessoalmente. para lá se dirigiu o santo. O rei ficou cativado com a sua afabilidade e unção. Tudo lhe facilitou para que fundasse uma casa em Salerno, pregasse e reformasse na corte todos os abusos. Vieram, em seguida, as queixas e calúnias. Rogério começou a desconfiar. Talvez aquilo não fosse de Deus e se tratasse de um falsário e hipócrita. Valeu-se duma mulher desregrada para tirar prova da virtude dele. O Santo recebeu-a muito amavelmente da primeira vez e pediu-lhe mesmo que voltasse. Voltou, de facto, a cortesã, julgando que ia vencer a castidade de Guilherme, mas qual não foi o seu assombro, quando o encontrou estendido numa cama de carvões acesos. O milagre foi duplo: São Guilherme nada sofreu com os carvões e a mulher converteu-se sinceramente, pediu perdão e ofereceu-se para fazer penitência num mosteiro. Chegou a ser abadessa e é conhecida pelo nome de Inês de Venosa. São Guilherme, levado à igreja e deitado no chão, exortou os seus monges e pediu-lhes que o enterrassem com o mesmo hábito que vestia. Morreu a 25 de Junho de 1142, com cinquenta e sete anos de idade. A sua estátua figura na basílica de S. Pedro do Vaticano, na longa série dos Fundadores de Ordens Religiosas. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Ver também http://es.catholic.net/santoral e www.santiebeati.it

 

Domingo Henares, Santo
Bispo e Mártir

Domingo Henares, Santo

Domingo Henares, Santo

Nascido em Baena, Espanha, em 19 de Dezembro de 1766. Ingressou na Ordem de Pregadores (Dominicanos) e foi ordenado em 18 de Setembro de 1790. Em 1789 é destinado às Missões de Tonkin (hoje Vietname). Consagrado bispo em 9 de Janeiro de 1802. Detido e preso em Junho de 1838, é condenado a morte e decapitado em 25 de Junho de 1838. Beatificado em 27 de Maio de 1900, por Leão XIII, é canonizado por João Paulo II em 19 de Junho de 1988. Para ver mais sobre os 117 mártires no Vietname faz "click" AQUI

 

Francisco Do Minh Chieu, Santo
Catequista e Mártir

Francisco Do Minh Chieu, Santo

Francisco Do Minh Chieu, Santo

Francisco nasceu numa família cristã no Vietname, era catequista e colaborador de seu Bispo, santo Domingo Henares, quando se iniciou, em 1838, a perseguição anti cristã no seu país. Os perseguidores despejaram crucifixos nas ruas e reconheciam os cristãos, porque aqueles não só que não os pisaram, mas que os veneravam. Francisco passou por um desses caminhos e para evitar que os crucifixos fossem pisados se apressou a recolhê-los apertando-os logo, com profunda reverência, contra seu peito. Foi violentamente preso, logo julgado e sentenciado à morte por decapitação pelo delito de se negar a pisar as cruzes. É um dos 117 mártires no Vietname canonizados por S.S. João Paulo II em 19 de Junho de 1988.

 

Doroteia de Montau, Beata
Viúva

Dorotea de Montau, Beata

Dorotea de Montau, Beata

A célebre contemplativa Beata Dorotea Swartz de Montau, nasceu em Montau, em 6 de Fevereiro do ano 1347, morreu em Marienwerder, em 25 Junho de 1394. Com a idade de dezassete anos se casou com o artesão de facas Albrecht de Danzig, um homem muito temperamental, de carácter violento, que a golpeava sem piedade. Levando uma vida de santa paciência, logrou, com sua humildade e gentileza, mudar pouco a pouco o carácter de seu marido. Os dois fizeram frequentes peregrinações a Colónia, Hacheen, e Einsiedeln, e em 1390 pensavam visitar Roma; mas Albrecht foi impedido por uma enfermidade e permaneceu em sua casa onde morreu, enquanto Dorotea viajava sozinha a Roma. De seus nove filhos todos morreram, salvo uma filha que se fez Beneditina. No verão do ano 1391 Dorotea se mudou a Marienwerder, e em 2 de Maio de 1393, com a permissão do Capítulo e da Ordem Teutónica, levantou uma ermida perto da catedral. Levou uma vida muito austera. Numerosos visitantes buscaram seu conselho e consolo, tinha visões e revelações. Seu confessor, o diácono John de Marienwerder, um sábio teólogo, escreveu suas conversas e uma biografia em latim de sete livros, "Septililium", além de escrever em alemão sua vida em quatro livros. Nunca foi canonizada formalmente, ainda que em alguns sítios a chamam Santa Dorotea. O povo a tem honrado como a protetora do país, da Ordem Teutónica e Padroeira de Prússia. A igreja de Marienwerder na actualidade é luterana; suas relíquias não se hão encontrado. Em alguns lares a festejam em 30 de Outubro.

 

Guido Maramaldi, Beato
Confessor,

Guido Maramaldi, Beato

Guido Maramaldi, Beato

Data de beatificação: Culto confirmado no ano 1612 sendo Papa Paulo V. Etimologicamente significa “o que guia e conhece todos os caminhos”. Vem da língua alemã.. ¡Que se regozije o coração simples! ¡Ditoso quem tenha um coração de criança! Todas as realidades de Deus estão nele. Guido foi um confessor do século XIV. Pertencia a uma familia de Nápoles de origem nobre. Eram quatro irmãos, e em todos eles brilhava a flor da simplicidade, um dos dons grandes que Deus concede às pessoas que querem sê-lo. Um foi um soldado valoroso; outro, um brilhante homem de governo e primeiro ministro de Nápoles; o terceiro foi um arcebispo exemplar de Bari e, mais tarde, chegou a ser cardeal da Igreja. O menos brilhante aos olhos do mundo, era Guido. Escolheu o caminho da humildade em lugar do sendeiro da ambição. Entrou muito jovem na Ordem dos Dominicanos. Encontrou dificuldades para entrar por motivos de saúde, muito mais que por causas familiares. Uma vez que entrou na Ordem, se revelou como um dominicano de primeira linha na pregação – o típico desta Ordem – e por sua virtude. Foi o mestre o convento napolitano; depois foi como missionário a terras do Sul. Na Sicilia adquiriu uma fama sensacional como um comunicador claro. Todo o mundo que o escutava, o entendia. Sabia adaptar-se a os ouvintes com a linguagem adequada. Em Ragusa fundou um novo convento. Foi nomeado pela Santa Sé Inquisidor da fé em Nápoles. O exerceu com prudência. Morreu no ano 1391. ¡Felicidades a quem leve este nome! Comentários ao P. Felipe Santos: fsantossdb@hotmail.com

 

59370 > Sant' Adalberto di Egmond Diacono ed abate 25 giugno MR
Adalberto di Egmond

90875 > Santi Domenico Henares e Francesco Do Minh Chieu Vescovo e laico, martiri 25 giugno MR

Francesco do Mihn ChieuDomenico Henares
59380 > Beata Dorotea da Montau Vedova 25 giugno MR

Beata Doroteia de Montau
59325 > Sant' Eurosia di Jaca Martire 25 giugno MR

Eurosia di Jaca

92419 > Santa Febronia Martire in Persia 25 giugno

Febronia
94258 > Beato Fulgenzio de Lara Mercedario 25 giugno

Beato Fulgenzio de Lara

90545 > Beato Giovanni di Spagna Monaco 25 giugno MR

Beato Giovanni di Spagna
59350 > San Guglielmo di Montevergine (da Vercelli) Abate 25 giugno MR

Gugklielmo di Montivergine (da Vercelli)
93295 > Beata Maria Lhuilier Vergine e martire 25 giugno MR

Beata Maria Lhuilier
33400 > San Massimo di Torino Vescovo 25 giugno MR

Massimo di Torino

59360 > San Moloc (o Luano) Venerato in Scozia 25 giugno MR

Moloc (ou Luano)

94177 > Beato Paolo Giustiniani Eremita camaldolese 25 giugno

Beato Paolo Giustiniani

55520 > Santi Pietro (David) e Febronia (Eufrosina) Sposi e monaci 25 giugno

Santi Pietro (David) e Febronia (Eufrosina)

59400 > San Prospero d'Aquitania Monaco e teologo 25 giugno MR

Prospwero d'Aquitania
59450 > San Prospero di Reggio Emilia Vescovo 25 giugno MR

Prospero di Reggio Emilia

92252 > San Salomone Re di Bretagna 25 giugno MR

Salomone
92858 > Santa Tigre (Tecla) di Maurienne Vergine ed eremita 25 giugno MR

Tigre (Tecla) di Maurienne

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Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
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http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
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NOTA:
Como podem verificar, existem umas alterações – que aliás, já vinham sendo estudadas há algum tempo, - dado que não me agradava muito a forma como vinha processando estes textos, pelo tempo e pelo trabalho que originava. Assim, a partir de agora e, enquanto “não mudar de ideias”, continuarei a utilizar a recolha dos nomes dos santos através do livro “SANTOS DE CADA DIA” de www.jesuítas.pt, e dos sites http://es.catholic.net/santoral e http://santiebeati.it., os textos (originais, sem tradução) e imagens ali publicados. Independentemente disso, poderei pontualmente efetuar a recolha através de outros sites, que serão referenciados, sempre que os utilizar. Só quando tiver possibilidade é que efetuarei traduções ou transcrições completas – estas, principalmente no caso em que ainda não as tenha efetuado em menções dos anos anteriores.
Quanto aos textos editados por MMI IMP S.r.l./IMP BV – impressa na União Europeia (Ver blogue nº 1153 – 3/1/12) na Coleção de Histórias de Santos que nos inspiraram, intitulada “Pessoas Comuns – Vidas Extraordinárias” também deixarei de os transcrever, embora possa referir os seus nomes
Continuarei ainda, a procurar colocar os nomes por Ordem alfabética (quando isso me for possível, pois de momento, ainda não resolvi o problema que a formatação está causando) – evidentemente após a inserção de um dia especial, dedicado a Jesus Cristo, a Nossa Senhora, Anjos ou algum Santo, em particular, que ocorram em cada dia.
Peço-vos a melhor compreensão e as minhas maiores desculpas e obrigado.
Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
email: antoniofonseca1940@hotmail.com
Obrigado. António Fonseca
Sites utilizados: http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt/
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Porto, 25-6-2012 – 10,00 H
ANTÓNIO FONSECA