OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ANOPAULINO-2000.BLOGSPOT.PT - (AGOSTO DE 2008) - 12 de Setembro de 2012



NOTA EXPLICATIVA:
Nos dois posts que coloquei hoje ao meio dia e ao princípio da tarde, mencionei 2 dos blogs que tiveram pouca duração, em virtude de vários problemas que surgiram na minha aventura para abrir “blogues”. Continuando na minha procura mais aprofundada, que resolvi efectuar, principalmente para ver se encontro o AIGRENE e o AIGRENE-2, editados através do www.sapo.pt,  e o AZULEBRANCO2005 que foi editado através do Windows – www.Spaces-MSN, que, neste momento ainda ainda não consegui encontrar, os dois primeiros porque me recordo de ter sido eu próprio que decidi terminar com eles, embora tendo guardado uma cópia (não sei onde, mas mais tarde ou mais cedo, devo encontrar…) deparei com um mini blog, de que já não me lembrava – mini, porque apenas durou 2 dias, embora a intenção fosse boa, mas… – . Eis porque descrevo a seguir os dois textos que ali escrevi
000000000000000000000000000000000000000000
TERÇA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2008
Primeiro post
Caros Amigos:
Embora de facto o Ano Paulino se tenha iniciado em 29 de Junho do corrente ano e se prolongue até 29 de Junho de 2009, comemorando os 2000 anos decorridos após o nascimento de Saulo, que depois da sua conversão passou a ser chamado de Paulo, o principal autor da maior parte das Epístolas constantes do Novo Testamento e apesar de eu ter dado início à publicação de textos do livro "UM ANO A CA-MINHAR COM SÃO PAULO" através do"spaces.msn.com/azulebranco2005/spaceSettings.aspx" que mantenho há alguns anos no Windows Live Messenger, achei que deveria procurar inserir num novo blog, tudo aquilo que eu venha a ter conhecimento sobre a celebração deste Ano Jubilar e por isso resolvi deitar mãos à obra.
sinto-me: Feliz por fazer isto
música: Palavras sagradas de Paulo Apóstolo

publicado por antoniofonseca às 23:39

QUARTA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2008
Acabou ao começar
Para quem eventualmente me venha a ler, informo que este blog "anopaulino-2000.blogs.sapo.pt" que tentei começar ontem dia 12 de Agosto de 2008, não seguirá avante porque não tenho hipóteses de o continuar, neste momento.
Assim, acabou ao começar esta minha tentativa "anopaulino-2000".
Os meus cumprimentos.
António Fonseca
as minhas fotos
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds

==========================================================

Post colocado em 12-9-12  -  21H20

ANTÓNIO FONSECA

saopaulodoviso – Março/Abril de 2006 - 12 de Setembro de 2006

NOTA PRÉVIA:

 

Como já informei no post anterior, hoje estou em dia de buscar coisas no BAÚ DAS RECORDAÇÕES, no que concerne aos mini blogs que fiz há uns anitos. Encontrei agora o SAOPAULODOVISO que, como podem observar também teve uma vida muito curta (2 meses apenas) e antecedeu o MEUBLOGDOSAPO que transcrevi há minutos. E faço também aqui a transcrição porque são poucos os seus textos e, NÃO TÊM FIM ou seja, não está assinalada a sua última edição, tendo sido tão efémera a sua passagem… Como mencionei também no post anterior, os textos estão escritos de forma descendente, pelo que por uma questão de lógica, deverão ser lidos de baixo para cima. Obrigado e desculpem-me qualquetr coisinha. AF.

saopaulodoviso

São Paulo do Viso é o padroeiro da Igreja do Bairro do Viso, onde resido e foi esse o motivo que me fez escolher o nome do blog. Falarei de tudo o que me vier à ideia quando me apetecer procurando consensos e boa disposição. Aceito críticas e elogio

saopaulodoviso

São Paulo do Viso é o padroeiro da Igreja do Bairro do Viso, onde resido e foi esse o motivo que me fez escolher o nome do blog. Falarei de tudo o que me vier à ideia quando me apetecer procurando consensos e boa disposição. Aceito críticas e elogio

QUINTA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2006

PORTO visto a 75 metros de altura

Ontem, subi à Torre dos Clérigos e vi a cidade do Porto a 75 metros de altura (o que eu já fiz 3 vezes, sendo a última há 2 anos). Vi mais uma vez o Porto e agora com um interesse especial, pois consegui tirar uma série de fotos a toda a volta da Torre, com uma máquina digital.

Vou tentar publicar algumas fotos neste blog para mostrar o que muita gente ainda não viu.

Espero consegui-lo e vou fazer a tentativa a seguir.

os meus cumprimentos

antoniofonseca1940

sinto-me: e quero partilhar com todos

publicado por saopaulodoviso às 13:22
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

TERÇA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2006

PORQUE É QUE A 3ª COLUNA DO MEU BLOG DESCEU ?

Ainda não desisti de compor um blog como deve ser. Mas o certo é que devido à Semana Santa não pude efectuar novas tentativas após o passado dia 14.

Entretanto não percebo porque motivo é que a terceira coluna desceu para o fundo do blog. Esta semana vou ver se consigo contactar o infoblogs, para saber porque motivo é que sucedeu esta descida da 3ª coluna onde está o calendário e onde estão as fotos e o meu perfil.

Então estas informações não devem constar na parte de cima ?

Estou deveras espantado com isto, mas não vou arreliar-me por este motivo.

Estou esperançado que o problema se resolva dentro em breve.

Entretanto despeço-me até à próxima, que espero seja muito breve.

antoniofonseca1940

sinto-me: apesar do FCP ir ser campeão .

publicado por saopaulodoviso às 00:21
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

SEXTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2006

CONTINUAM OS PROBLEMAS

Não sei porquê, continuam os problemas com a construção deste blog. Apesar do seu nome "saopaulodoviso", parece que nem isso é capaz de desbloquear os problemas que venho encontrando.

Após várias tentativas - e ainda não desisti (!) - o certo é que ainda não consegui decifrar a maior parte dos códigos sobre como fazer um blog a sério, como gostaria que fosse o meu, dado que está muito longe daquilo que eu vejo todos os dias em diferentes blogs.

Não consigo colocar fotos - porque me dizem ser demasiado grandes para o espaço que disponho - (não sei, como é que as posso diminuir), não posso colocar links, não posso colocar contadores, não posso isto, não posso aquilo, etc., etc.,.

Hoje, - ou melhor, ontem - ao consultar uma "homepage" - creio que é assim que se diz (!!) - porque será que não dizem isto em português de Portugal, para toda a gente perceber (!) vim a descobrir o "site" ou "link" ou lá o que é, com o nome blogger e clicando nele aparece-me um convite para fazer um blog, ao que eu acedi de imediato.

Resolvi pôr-lhe o nome de "o meu terceiro blog" já que de facto é este o que eu fico a ter que escrever de vez em quando.

Não sei se já expliquei mas há dois anos que tenho o "aigrene" que já há algum tempo se encontra em stand by, pois não tenho tido oportunidade para escrever. Há um mês mais ou menos abri este "saopaulodoviso" que ainda se encontra em construção e agora tenho "o meu terceiro blog".

Escolhi o modelo, comecei a escrever o meu perfil e queria colocar a minha foto. Com este tive alguns problemas de início, e depois de ter feito o primeiro post comunicando a minha estreia, cliquei numa imagem que lá estava - e não é que ela me permitiu colocar a minha foto junto ao texto  - não no perfil, mas junto ao texto (!).

Claro que fiquei entusiasmado e então tentei colocar uma foto da Igreja de S. Paulo do Viso, que, aliás eu também quero colocar aqui e consegui ...

Amanhã vou tentar fazer mais algumas inserções de temas que quero colocar e irei pôr lá mais algumas fotos.

Evidentemente que relativamente a este blog que estão a ver, também continuarei a tentar fazê-lo mais legível, desde que consiga descobrir as "malhas que a teia tece" para o fazer. Já quanto ao "aigrene" tenho as minhas dúvidas, mas vou tentar descodificá-lo também, quanto mais não seja tentando aplicar as técnicas que aprendi ontem e hoje.

Vamos ver.

Até breve e obrigado.

Fonseca1940

sinto-me: pois o FCP é quase campeão

publicado por saopaulodoviso às 23:45
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

SÁBADO, 8 DE ABRIL DE 2006

UM PEQUENO APONTAMENTO APENAS ...

Por falta de tempo, não pude ainda aproveitar as potencialidades deste meu novo blog, nem sequer pude escrever novos artigos entrando propriamente no esquema que queria implementar.

No entanto li e ouvi umas notícias nestes últimos dias - muito pela rama, ou seja não muito aprofundadas, - mas que me parecem à primeira vista, mais um ataque camuflado à Fé dos católicos e à Igreja Católica, Apostólica e Romana, idêntico a muitos que das mais variadas formas, vêm sendo despoletados através dos tempos pelos não crentes através dos meios de comunicação social, e que desta vez pretendem deformar o que está escrito na Bíblia, moldando o seu texto conforme as suas obscuras conveniências, acerca da Morte e Ressurreição de Cristo, nomeadamente no que concerne à atitude tomada relativamente à traição de Judas entregando-O a Pilatos para ser julgado e crucificado.

E a afirmação que se pretende fazer passar é a de que Cristo tinha autorizado Judas - ou antes - tê-lo-à incitado a ir ter com os soldados romanos para O prenderem e O matarem.

Mas esquecem-se duma coisa muito simples.

Toda a gente que leu a Bíblia e estudou o Catecismo e frequente a Igreja Católica, sabe perfeitamente que nunca foi negada essa evidência.

Aliás, Cristo referiu-se a isso várias vezes nas conversas que teve com os seus Discípulos e inclusivamente na própria Ceia de Quinta feira Santa, Ele disse-lhes que iria ser traído por aquele que estava a seu lado, tendo-lhe dito também:

O QUE TENS A FAZER, FÁ-LO DEPRESSA, quando Judas lhe perguntou:

Porventura serei eu que te entregarei, Senhor ?

Portanto é verdade que Cristo, sabia perfeitamente que iria morrer e sabia quem o ia entregar e de que forma - porque estava ESCRITO.(!!!)

Por isso, não compreendo o ÊNFASE que se quer dar por alguns - o escândalo que algumas pessoas querem fazer com o "achamento"(!) de um "papiro"(!) e em que dizem ter sido escrito nessa altura (!)  que Cristo autorizou Judas a traí-lo.

Isso tinha que acontecer e já estava escrito em outros papiros escritos por Mateus, João, Marcos e Paulo.

Não é novidade nenhuma.

A Igreja nunca escondeu essa verdade.

Eu sei isso desde que andei na Catequese (e já lá vão quase 60 anos) e toda a gente sabe, pelo menos em todo o Mundo Católico.

Por isso - repito - não percebo o problema.

Será que alguém me explica ?

É que sinceramente

- os falsos profetas surgirão com o aproximar do fim dos tempos (isto também está escrito) - e hão-de surgir muitos fenómenos - alguns inexplicáveis (!) e hão-de surgir cada vez mais, pessoas, a dizer: Olhem que o Fim do Mundo está a chegar ... Cristo está a descer do Céu para nos vir castigar ... ninguém se salvará ... etc., etc., etc.

Quem duvidar, pode sempre comprar e ler a Bíblia Sagrada, pode ler o Apocalipse e tentar compreendê-lo e tomar conhecimento de tudo o que lá vem escrito sobre o Nascimento, a Vida, a Morte e a Ressurreição de Cristo e se não compreender pode sempre perguntar a quem sabe.

POIS TUDO JÁ ESTÁ ESCRITO e não vão ser os falsos profetas que vão decidir o que vai acontecer quando e como DEUS o determinar, podem ter a certeza.

E por hoje é tudo.

Até breve, se Deus quiser.

Fonseca1940

sinto-me: por estar Vivo e Crer em Deus

música: Requiem, de Wofgang Amadeos Mozart

publicado por saopaulodoviso às 17:15
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

TERÇA-FEIRA, 4 DE ABRIL DE 2006

Igreja de Santa Clara

Na última semana, numa das deambulações que faço habitualmente duas ou três vezes por semana, pela minha querida cidade do Porto, onde nasci, onde cresci, onde estudei, onde trabalhei, onde vivo e onde espero morrer, daqui a muitos anos (se aprouver a Deus, nunca antes dos meus 95 anos (!) ), e onde vou aproveitando para tirar fotografias a tudo que me apetece ... , monumentos, ruas, casas, árvores, flores, pombos, gaivotas, rio Douro e Foz com pôr de Sol, etc., para colocar no meu computador, a fim de um dia em que esteja para aí virado - me resolva a enviá-las para alguma exposição ou para alguma revista de fotos digitais, para serem apreciadas e criticadas, se for o caso - e, pontualmente vou procurar inserir algumas neste blog - o que aliás já acontece desde hoje com 5 fotos de pôr do sol na Foz do Douro (!!!).

Como ia dizendo andava pela zona da Batalha e decidi ir à Igreja de Santa Clara (onde já não ia há muitos anos) para ver se conseguia tirar alguma foto no interior da mesma, visando pelo menos o altar principal.

Entrei tirei a foto, com o flash, e nessa altura, ouvi uma voz dizer que não se podia tirar fotos dentro da Igreja com flash e virando-me para trás, reparei então que estava lá uma senhora (dos serviços de limpeza) e um jovem (que era estudante, creio eu, da Universidade Católica) que me informou que efectivamente era proibido tirar fotos daquele modo.

Respondi que não sabia da proibição, mas que realmente a foto já tinha sido tirada e não podia fazer nada, senão deletá-la, embora isso já não resolvesse o problema. Disse-me então que não era preciso ir a esse extremo, o que estava feito, já estava feito, mas não podia tirar mais nenhuma.

Começamos então a trocar impressões sobre os prejuízos que um flash pode ou não fazer a esculturas ou outra coisa qualquer, dentro de Monumentos como aquele.

Eu pessoalmente - embora reconheça poder estar errado - não vejo em que é que um simples disparo de flash, possa prejudicar a pintura duma imagem - que aliás neste caso - estava distante de mim, mais de cem metros, creio eu - pois eu visei apenas o altar mor e nada mais - ainda por cima, num local com pouca iluminação.

O estudante, contrapôs que de facto segundo estudo da Universidade Católica o flash de 100 máquinas ao mesmo tempo pode causar muito mal às imagens e eu concordo, - mas o que é certo é que se calhar nunca estiveram 100 máquinas ou sequer 50 ao mesmo tempo a funcionar naquela Igreja  !!! - o que a acontecer seria um milagre, dado que ali (e também em outros locais) não existe qualquer informação substancial que possa convidar os turistas a ir ver a Igreja, primeiro, porque se encontra num local muito escondido e que as obras que se foram efectuando naquela zona (e não só, como todos sabemos) desde 2001, principalmente, retiraram o trânsito daquele percurso, e além disso, a literatura que lá se encontra é muito escassa e não fornece informações concretas sobre o que é aquela Igreja, sobre a história do Convento de Santa Clara, nem sobre as imagens de santos (que são muitos) preenchem a totalidade da Igreja.

Isto foi apenas um comentário pessoal, para ver se chama a atenção de quem de direito, o IPAR ou coisa parecida, que superintende nos monumentos nacionais ou até a própria Diocese através do Paço Episcopal, para que se possa editar algo que identifique o mais pormenorizadamente possível, este e outros monumentos e os respectivos conteúdos.

Não será porventura uma ideia a frutificar ?

Por agora, fico-me por aqui e até à próxima.

Fonseca1940 

sinto-me: por acontecer este desmazelo

publicado por saopaulodoviso às 15:10
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

ALELUIA

Aleluia.

Finalmente consegui retirar as fotos que não me pertenciam e colocar as minhas.

Já consegui efectuar o primeiro passo nas alterações ao meu blog. No passado dia 31 de Março, a infoblogs deu-me a informação que eu necessitava e somente agora é que pude vir aqui efectuar a respectiva alteração.

Ainda não está como eu desejo, mas para já satisfaz-me a nova apresentação.

Vou tentar melhorar o aspecto de "saopaulodoviso" nas próximas edições e entretanto vou começar a escrever, sempre que me for possível arranjar tempo e disposição para tal, sobre tudo o que eu vier a entender.

Referentemente a este post, não digo mais nada e portanto vou acabar por aqui.

Até já.

Fonseca1940

sinto-me: embora, não muito ...

publicado por saopaulodoviso às 14:40
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

QUINTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2006

ESTOU À ESPERA QUE SEJA RESOLVIDO O PROBLEMA

ONTEM À NOITE, POR TRÊS VEZES SEGUIDAS ESCREVI 3 TEXTOS DIFERENTES SOBRE O MESMO ASSUNTO, MAS NÃO ME FOI POSSÍVEL GRAVÁ-LOS, NEM PUBLICÁ-LOS.

CONTACTEI O INFO.BLOGS, QUE ME DEU UMA INFORMAÇÃO INCORRECTA. RESPONDI PARA SOLICITAR UMA RESPOSTA CONCRETA PARA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS QUE COLOQUEI, MAS ATÉ AGORA NADA ME FOI DITO.

TEREI QUE AGUARDAR.

PEÇO DESCULPA AOS MEUS LEITORES,

AMANHÃ, SE DEUS QUISER, TENTAREI NOVAMENTE, SE ENTRETANTO NÃO RECEBER QUALQUER RESPOSTA.

OBRIGADO.

FONSECA1940

sinto-me: POR NÃO ESCREVER O QUE QUERO

publicado por saopaulodoviso às 23:55
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2006

SÃO PAULO DO VISO - JÁ TEM CONFERÊNCIA VICENTINA

A Comunidade de S. Paulo do Viso em que está inserido o bairro do Viso, (onde resido) e os arredores que fazem fronteira com a Paróquia da Senhora do Porto, situada na freguesia de Ramalde e com a Estrada da Circunvalação que o separa da freguesia da Senhora da Hora, já tem oficialmente uma Conferência Vicentina (ou de S. Vicente de Paulo) à qual foi atribuído o nome do seu Padroeiro, que é S. Paulo.

Portanto, a partir de 16 de Fevereiro de 2006, data em que foi eleito o seu primeiro Presidente, tem existência efectiva, a Conferência Vicentina de S. Paulo, que fica a fazer parte do Conselho Particular Porto Poente.

Esta notícia, por lapso, não foi ainda publicada no jornal da paróquia Totus tuus, nem no jornal da diocese A Voz Portucalense, o que deverá suceder provavelmente nos próximos números a publicar pelos referidos jornais.

É por esse motivo que eu resolvi dar conhecimento neste meu blog, que iniciei há dias - embora provavelmente só deverá chegar ao conhecimento real de muito poucas pessoas - pois não devo ser ainda lido por muita gente, pelo menos, daqui do bairro e imediações.

De qualquer modo e como não é segredo - antes pelo contrário - eu decidi dar esta notícia, para que alguém que porventura me leia e que resida aqui no Viso, venha a saber que aqui também existe o espírito vicentino, aliás, isto não é mais do que oficializar agora com outro nome, a Pastoral Sócio Caritativa de S. Paulo do Viso que foi fundada em 1988, pelo Reverendíssimo Padre António Inácio Gomes, falecido em Outubro de 2005, que muito fez, apesar dos parcos recursos de que auferiu durante 17 anos e com que pôde ajudar-se bastantes pessoas desta Comunidade.

Esta ideia, não é de agora, pois já há bastante tempo que o nosso falecido pároco ansiava efectuar esta formalização. Não aconteceu antes, por vários motivos, mas agora já está de pé e com vontade de levar em frente os desígnios formulados tanto por S. Vicente de Paulo, como por Frederico Ozanam, que se sintetizam nas seguintes palavras:

AMAR E SERVIR A DEUS, AMANDO E SERVINDO DIRECTAMENTE OS POBRES

E é isto meus amigos, que Vos dou a conhecer por este meio, enquanto não se dá a informação mais concreta através dos meios de comunicação atrás citados, o jornal Totus Tuus e o jornal A Voz Portucalense.

Em artigos próximos, irei dando conhecimento de mais elementos sobre a Conferência Vicentina de S. Paulo, e não só.

Fonseca1940

NOTA: Comentem por favor.

sinto-me: pela notícia que escrevi

tags: Conferência Vicentina de S. Paulo

publicado por saopaulodoviso às 23:16
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

SÁBADO, 25 DE MARÇO DE 2006

Uma tristeza ....

Não me foi possível ainda inquirir junto do infoblogs, como é possível tirar as fotos que se encontram no meu blog, para colocar as minhas e portanto não estou em condições de iniciar o "saopaulodoviso" a sério.

Também neste fim de semana, para já as coisas não me têm corrido tão bem como desejaria, pois estive ontem presente na missa do 7º dia do meu amigo Dr. Mário Aragão, e apesar de eu ter avisado toda a gente que pude e foram muitas pessoas (mais de 100, de certeza), lamentavelmente verifiquei que na referida celebração só apareceram 3 médicos (ex-colegas) e mais um funcionário administrativo que se reformou o ano passado e eu, além de várias pessoas, provavelmente antigos clientes e alguns conhecidos e era com essas pessoas que a Igreja das Antas estava um bocadinho composta pois deviam estar lá talvez umas 200 pessoas, mas ... infelizmente do SBN e dos SAMS só estavam presente 5 pessoas que com ele trabalharam lado a lado durante alguns anos.

É triste ver estas coisas acontecerem, a pessoas que mereciam mais consideração por parte, nomeadamente neste caso, da classe bancária, funcionários e dirigentes do SBN.

Mas é assim, a vida.

Bem, por hoje não escrevo mais nada, porque não me vem à ideia, nada mais, além de lamentar o que aconteceu e a que já me referi nos parágrafos anteriores.

Espero que para a semana, esteja melhor e desejo os melhores cumprimentos a todos os que porventura me lerem.

Fonseca1940

sinto-me: pelo que relatei hoje

música: tem que ser uma música triste e nada me ocorre

publicado por saopaulodoviso às 23:23
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

QUINTA-FEIRA, 23 DE MARÇO DE 2006

AINDA NÃO É HOJE QUE ISTO FICA PRONTO ...

INFELIZMENTE, AINDA NÃO ME É POSSÍVEL COMPLETAR ESTE MEU BLOG

(QUE PELOS VISTOS, AINDA NÃO FOI VISTO POR NINGUÉM, POIS QUE NÃO VI AINDA NENHUM COMENTÁRIO ...)

PORQUE ENTRETANTO SURGIRAM-ME ALGUNS ASSUNTOS PREMENTES PARA RESOLVER E VIM AQUI SÓ PARA JUSTIFICAR PORQUE AINDA NÃO O FIZ.

ESPERO QUE EM BREVE POSSA FAZÊ-LO.

OS MEUS CUMPRIMENTOS

FONSECA1940

sinto-me: PORQUE O FCP É FINALISTA DA TA

publicado por saopaulodoviso às 15:16
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

 

.posts recentes

. PORTO visto a 75 metros d...

. PORQUE É QUE A 3ª COLUNA ...

. CONTINUAM OS PROBLEMAS

. UM PEQUENO APONTAMENTO AP...

. Igreja de Santa Clara

. ALELUIA

. ESTOU À ESPERA QUE SEJA R...

. SÃO PAULO DO VISO - JÁ TE...

. Uma tristeza ....

. AINDA NÃO É HOJE QUE ISTO...

.as minhas fotos

.Fazer olhinhos

blogs SAPO

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

===================================================================

Post colocado em 12-9-12  -  14H25

ANTÓNIO FONSECA

meublogdosapo – 22-Julho-2006 - 12 de Setembro de 2012

Caros Amigos:

Não é engano, não. Este continua a ser o blogue SÃO PAULO (e Vidas de Santos) que diariamente, desde Novembro de 2008, venho fazendo. Sucede apenas que hoje, fui ao BAÚ DAS MINHAS RECORDAÇÕES e deparei com este MEUBLOGDOSAPO, que “inventei” em Maio de 2006 e sobreviveu até 22 de Julho do mesmo ano. e mesmo durante esse período, esteve parado praticamente mais de 2 meses. Resolvi, só para amenizar o “ambiente” que se está vivendo, e, também, porque são muito poucos os textos ali escritos, fazer aqui a transcrição dos mesmos. Aproveito desde já a oportunidade para informar que se encontrar os outros blogues que fiz, possivelmente irei fazer uma compilação de todos num CD ou DVD pessoal, para eventualmente dar a conhecer algum dos textos que escrevi através deste blogue, se porventura vier a registar-se alguma coincidência ou facto que justifique a sua inclusão (ou não).    Os meus melhores cumprimentos. António Fonseca

UM AVISO AINDA: Os textos abaixo devem ser lidos pela sua ordem ascendente e não descendente…) AF

meublogdosapo

Um blog para falar de tudo e de nada, sem preocupações de agradar a gregos ou troianos, bem disposto e que procurará manter-se sempre crítico, construtivo e sem ofender quem quer que seja,m as dizendo as verdades sempre que me apetecer. Com muita amizade

 

SÁBADO, 22 DE JULHO DE 2006

DOIS MESES E 10 DIAS DE SILÊNCIO - É MUITO

Paulo de Carvalho cantava uma canção em que dizia "salvo erro" ... dez anos é muito tempo ..., mas agora não são 10 anos são apenas 2 meses e 10 dias mais ou menos, que se passaram sem que eu pudesse escrever aqui no MEUBLOGDOSAPO.

E neste espaço, passaram-se tantas coisas boas, tantas coisas más, tantas coisas assim, assim, mas infelizmente por vários motivos não pude escrever sobre nenhum deles. Não considero de modo algum que tenha sido notada a minha ausência, pois o que eu escrevo ou tento escrever já muita gente o disse, já muita gente expôs o seu pensamento acerca de tudo o que se passa, seja futebol, seja política, seja sobre pessoas, seja sobre animais, seja sobre o que for, muitas pessoas com mais conhecimentos do que eu, mais sábias, etc., como a imprensa, a rádio, a televisão o fazem diariamente, a toda a hora, a todo o minuto. Informação graças a Deus, não falta, parece até que há demasiada informação que aparece em todo o lado, de todas as formas e feitios.

Portanto o que interessa a todo este mundo, a opinião de um simples fazedor de palavras que de vez em quando, resolve escrever uma qualquer patacoada no MEUBLOGODOSAPO ?

Não interessa absolutamente nada, mas de qualquer modo, posso dizer que me sinto um pouco frustrado talvez, por não escrever sobre alguma coisa em que possa ter uma opinião pessoal.

Desta vez - primeiro aconteceu uma aborrecida avaria (mais uma !) no meu computador; depois do computador estar arranjado, e devido a ter começado a exercer o cargo de Presidente duma Conferência Vicentina, enchi-me de brios e desatei a fazer transcrições quase completas de textos de livros respeitantes a Modelos Vicentinos, sobre a história de vários vultos proeminentes da Sociedade de S. Vicente de Paulo, imprimindo-os em folhas A4 para serem distribuídas pelos Vicentinos da minha Conferência, já que a grande maioria, tal como, só entraram agora na Conferência e desconhecem praticamente o que é e o que faz e quem foram S. Vicente de Paulo, Frederico Ozanam, etc., etc.

Fui também a várias reuniões da SSVP, fui a um Congresso Diocesano, participei na preparação de inauguração da 1ª fase da Casa Ozanam, em S. João de Ver, que ocorreu no passado dia 2 de Julho; Por ser Presidente da Conferência foi cooptado para fazer parte do Conselho Paroquial Pastoral da Senhora do Porto (e não faço parte do Conselho Permanente, por mero acaso, se calhar).

Além disto tudo, um amigo meu solicitou-me para efectuar a transcrição de actas de reuniões da entidade a que ele preside, através de audição e posterior redacção das mesmas, por suporte magnético (vulgo, cassetes áudio - 10, com uma hora e meia de gravação !!!) que me demorou cerca de 15 dias a fazer - acabei-as na Quinta feira passada, com a impressão de cercas de 200 folhas A4 ...

Tudo isto junto, claro que não me permitiu grandes voos, tendo tido o tempo bastante preenchido nestes dois meses e picos. Aliás, ainda agora acabei de ver o meu correio (distribuído por 3 emails ... tendo estado a ver mais de 300 ou mais propriamente 321 e , ainda não estão todos, faltam para aí uns 20, até hoje !!!

Bem, como já é quase meia noite, vou terminar e espero que na próxima semana possa retomar o meu contacto normal com esta minha página, vamos a ver.

Os melhores cumprimentos

Antoniofonseca

sinto-me: um pouco cansado

música: Mamma mia - Abba

publicado por antoniofonseca às 23:04
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

QUARTA-FEIRA, 7 DE JUNHO DE 2006

TRINTA E QUATRO ANOS

Foi há precisamente 34 anos que minha mulher teve 2 gémeos nos serviços de Maternidade do Hospital de S. João - a propósito (!!!) estes serviços de Maternidade, serão também para fechar  ? 

Vá lá ! Calma !

Eu sei que é uma pergunta estúpida, mas como este Governo socialista (principalmente o seu Ministro da Saúde, Exmº Senhor Dr. Correia de Campos) não sabe fazer outra coisa, de há uns tempos a esta parte, nunca se sabe o que pode acontecer de um momento para o outro e como diz o outro ... "gato escaldado de água fria tem medo", e como já se viu e ainda se vai ver mais daqui em diante, não interessa absolutamente nada que as mulheres parturientes (as que estão ou as que vão estar ...) façam manifestações, façam romarias a Lisboa, ou façam abaixo assinados com milhares de assinaturas, - basta que o senhor Ministro queira e as Maternidades hão-de ser fechadas, custe o que custar, - porque ele é que sabe, porque se poupa muito dinheiro que além de encher os bolsos de algumas pessoas, - não digo quem, pois senão ficava muita gente com "a careca à mostra" e não convém ... e além disso já se podem fazer aeroportos na OTA e TGVs que fazem muita falta ao País ... (!!!), embora o mesmo não aconteça com o Metro do Porto pois isso só interessa a meia dúzia de pobres coitados que só servem para pagar impostos e vergar-se às exigências dos iluminados que não têm o azar de viver no Norte ou mais propriamente no Porto (onde ainda por cima - reside o Campeão Nacional de Futebol) , em Vila Nova de Gaia, em Gondomar, em Matosinhos, em Vila do Conde, na Póvoa de Varzim, na Trofa, em Leça da Palmeira,  etc., ... terras essas que não são conhecidas em nenhum lado da Europa, do Mundo ou da Galáxia, nem se comparam nem de perto nem de longe com as que fazem parte do Centro e Sul de Portugal.

Aliás no Norte até se disputou o Campeonato de Futebol da Europa dos sub-21 em que Portugal foi logo afastado na primeira fase tendo perdido os jogos com a França (que é um País) que toda a gente conhece e pela Sérvia e Montenegro (que antigamente formavam a Jugoslávia), depois passaram a ser um com dois nomes e quando jogaram contra Portugal já eram dois países independentes ... ahahah ... era de rir se a Sérvia e Montenegro acabassem por ganhar o Campeonato, pois ia haver uma confusão do caraças para saber quem era Campeão, se a Sérvia, se o Montenegro; ainda bem que não foi nenhum deles.

Bem, mas como ia dizendo, o Norte segundo esses iluminados, não existe - ou só existe para Portugal perder jogos de futebol - veja-se o Euro2004, em que começou por perder o jogo com a Grécia ... é verdade, que na final perderam novamente com a Grécia e perderam o título de Campeão ... mas isso são contas de outro rosário, são "incidentes" de percurso ...

Agora no Campeonato do Mundo na Alemanha é que vai ser bom. Vai ser tudo  chicha da boa, começa por jogar com Angola que vai ser um ver se te avias ... a seguir o Irão ... que já foi ... e para terminar com o México que ... já nos deu muito que fazer em Saltillo, não foi ?

Bem, mas como dizia a Teresa Guilherme (já disse isto há tempos num outro blog) .. isso agora não interessa para nada ...

O Senhor Ministro e o Senhor Primeiro Ministro é que mandam, são eles que sabem e portanto se as Maternidades têm de fechar, fecham-se; se as Escolas têm de fechar, fecham-se, etc., etc. O Aeroporto da OTA e o TGV de Lisboa para Madrid é que têm a primazia o resto que se f ... perdão, que se lixe, porque não percebem nada disto e nós é que os pusemos lá no poleiro, portanto temos que os aguentar, gostemos ou não.

Não é necessário por isso mandar Médicos para esses serviços que não têm utilidade nenhuma.

Eles que se formem noutra coisa. Que estudem para arquitectos para fazer aeroportos e auto-estradas sem SCUTS de preferência ou então vão construir aeroportos ou linhas para o TGV.

Também não é preciso formar Professores, nem mandá-los para essas escolas que querem fechar, por não haver quem ensine ... consta-me no entanto que há muitos professores por colocar (!) bem, mas isso sou eu a falar.

Adiante. que atrás vem gente.

Comecei a falar no 34º aniversário de dois filhos meus (tenho outros 2 mais velhos, um com 38 e outro com 40 anos). O mais velho tem duas filhas e vive perto minha casa. O segundo foi para o Brasil há 4 anos e lá casou. Dos gémeos, um está casado e vive em Espanha para onde foi há 10 anos e o outro está solteiro e a viver comigo.

Hoje, portanto e daqui a uns minutos, estará aqui o irmão mais velho com a mulher e as filhas, que comigo e minha mulher, vamos festejar o aniversário dele e do irmão. E é assim a vida.

Isto foi um pequeno episódio para encher este meu espaço, neste dia 7 de Junho, do "meu blog do sapo".

Saúde e boa disposição para todos.

António Fonseca

sinto-me: feliz pelos meus filhos

música: Parabéns a você

publicado por antoniofonseca às 20:11
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

TERÇA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2006

BOA SORTE PORTUGAL

Boa sorte é o que eu desejo a Portugal na sua deslocação à Alemanha e espero que faça mais do que os três jogos com a Angola, Irão e México (e os ganhe todos), se bem que pelo que fizeram no último jogo-treino contra o Luxemburgo, não me pareça que tenham algumas chances, pois a jogarem assim como o fizeram, o mais certo é suceder o que sucedeu com a equipa dos -21 aqui em Portugal para a o Campeonato da Europa (!)

Oxalá me engane redondamente e garanto que não fico nada chateado com isso.

Vamos a ver se o Ronaldo se porta em condições e se não tem "os ataques de estupidez" que lhe iam valendo no passado Domingo o cartão vermelho. O que vale é que o árbitro foi bonzinho e só lhe deu o amarelo, mas precisa de ter muito cuidado, se não .... vai para a rua e lá vai Portugal pelo cano ...

Bem, deixemo-nos de  maus agoiros e sinceramente faço votos sinceros que Portugal saia desta fase, vencedor para poder prosseguir em frente.

Boa tarde e até breve.

antoniofonseca1940

sinto-me: esperançado

música: A Portuguesa

tags: o meu terceiro blog

publicado por antoniofonseca às 13:07
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

SEGUNDA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 2006

COM LICENÇA

Em primeiro lugar, quero informar que não desapareci nem desisti ... (ainda) ... de continuar este blog. O meu silêncio durante 15 dias deveu-se apenas ao facto de mais uma vez (e de certeza, não deve ser a última) ter ficado com o meu computador outra vez a gaguejar ...e a deixar-me pendurado.

Lá tive que repor o programa de novo (sem com isso ter evitado a perda de alguns trabalhos que estava a processar - e que não tinha tido tempo sequer de passar para um CD - e ao fim destes dias todos, embora ainda não esteja a 100 por cento, já posso tentar escrever algo (que neste momento, aliás, ainda não sei muito bem sobre o que será ... mas mesmo assim há-de sair qualquer coisa ... vamos ver).

Ora bem; Embora já tivesse feito a experiência no blog "Aigrene" (que ainda não consegui recuperar, não sei porquê ?) não estava com ideias de transcrever neste "meublogdosapo"  quaisquer assuntos motivados com o futebol, a não ser esporadicamente - o que aliás, é o que vai suceder agora, no parágrafo a seguir:

Pois, como não podia deixar de ser. tenho que falar na triste experiência da equipa nacional de futebol dos SUB 21 ao entrar com muita euforia, mas pezinhos de lã, não conseguindo marcar qualquer golo e perdendo os 2 primeiros jogos com a França e a Sérvia-Montenegro (que quanto a mim, se calhar vai ser a surpresa do Campeonato da Europa - tal como o foi a Grécia há 2 anos ao sagrar-se Campeã da Europa no Euro 2004) e ganhando à Alemanha apenas por um golo (quando precisava de pelo menos mais 2).

Repito, foi muito triste o que se passou, ... mas jogo é jogo, a bola é redonda, nem sempre as coisas correm bem, há sempre o facto sorte a ditar os resultados, etc., etc.

Mas a culpa não foi só dos jogadores, nem do treinador, nem da sorte madrasta. Vários factores se alinharam para o descalabro que aconteceu. Houve a palhaçada das "convocações"; do caso "Quaresma"; das trocas de palavras entre Scolari e Agostinho Oliveira; houve a "peregrina ideia" de efectuar estes jogos em estádios novos, sem dúvida, com boas instalações, mas com o grande handicap de em Barcelos ser no estádio de um Clube que só não desceu à 2ª Liga, por acaso ..., de em Guimarães, jogar-se num estádio em que a equipa do Vitória de Guimarães, passou para a 2ª Liga, e em Braga num estádio, em que nem sempre o factor-casa beneficiou o Sporting de Braga, está época, que ingloriamente não pode estar presente na Taça UEFA. Mas enfim, estes são pormenores que não bastariam por si só, obstar a que a equipa nacional tivesse tido outra sorte ... mas, devem concordar, se calhar isso ajudou um bocado.

Faço votos para que melhor sorte calhe à equipa nacional, apesar de a FPF e não só, terem tido também a "peregrina ideia" de inventar instalações condignas para o estágio, em pleno Alentejo (de que aliás, pessoalmente gosto muito, nomeadamente Évora) - depois de se terem gasto milhões de €uros, em dez (10) estádios novos feitos de propósito para o Euro 2004 - estando parte deles sem qualquer utilização durante todo o ano; vejam-se os estádios do Algarve, Leiria, Aveiro, etc., Como toda a gente sabe, é caso para perguntar, se a Federação Portuguesa de Futebol tem dinheiro para gastar assim à balda, ou se não há problema, porque quem acaba de pagar isso tudo somos nós todos os portugueses que pagam impostos ?

Aqui para nós que ninguém nos ouve, eu apesar de tudo ainda tinha um bocado de esperança que os "miúdos" passassem a 1ª fase e por isso para mim foi um "balde de água fria" a sua  eliminação, mas paciência, haverá mais oportunidades provavelmente, de futuramente as coisas serem diferentes.

Quanto à equipa dos AA, sinceramente não tenho ilusões (mas oxalá esteja absolutamente errado com o que penso) e não me importarei nada de dar a mão à palmatória, se porventura fizerem um bom Campeonato do Mundo. Apesar das minhas reticências, quero esclarecer que no meu carro e desde 2004, trago lá a bandeira nacional (e ao lado tenho um cachecol do FCPorto, claro) e tenciono ver os jogos na Televisão (os que puder).

Apesar de tudo, lá conseguiram ganhar o jogo-treino com a equipa de Cabo Verde (eu até nem sabia que existia essa equipa (?) mas todos ou quase todos os jogadores parecem fazer parte de equipas portuguesas e além disso, segundo ouvi dizer, a maior parte nem sequer conhece Cabo Verde, mas está bem. São cabo-verdianos, portanto formaram uma equipa nacional onde quer que seja.

Agora é bom que o senhor Scolari procure convencer os jogadores de na Alemanha, os jogos não serão nada parecidos com este jogo. México já tem jogado no Campeonato do Mundo e é conhecido. O Irão também já tem jogado neste Campeonato, o que prova que não pensam só em guerra, também pensam no futebol e até parece que jogam razoavelmente bem. Quanto a Angola, é de notar que fizeram uma óptima caminhada até entrarem na final - mesmo contra as suas próprias previsões - e por isso mesmo podem causar alguma surpresa.

Agora um alerta que eu desejava fazer à Comunicação Social. É bom que falem dos jogadores, é bom que falem da selecção, mas por amor de Deus, não falem em "heróis"; não "endeusem" os jogadores. Não façam deles aquilo que eles não são. Os jogadores são jovens, acreditam facilmente nas coisas boas que se diz deles; nas coisas más não acreditam e julgam-se os melhores do mundo. Por saberem dar um pontapé na bola ou por saberem defender as balizas são louvados como "ídolos" ... mas são idolos com pés de barro, que de repente sem saberem como se despenham lá do alto, ou porque não defendem uma bola "que até eu defendia" ou porque não metem um golo "que até eu metia" e automaticamente passam a ser umas bestas, passam a suplentes, passam para a bancada e após um jogo ou dois, já não se ouve falar deles; depois no fim da época, por "dez réis de mel coado" ou "até de borla" vão jogar para um clube da 2 ou da 3ª divisão distrital ou de amadores e acabam com uma bonita carreira.

Senhores jornalistas, sejam um pouco mais comedidos e pensem no que vai acontecer a esses rapazes, quando caírem do pedestal em vocês os colocaram (!)

Bem, isto já vai muito longo e por isso vou terminar. Uma boa noite para todos e até breve.

antoniofonseca1940

sinto-me: Português

música: Hino da Selecção Nacional para a Alemanha

publicado por antoniofonseca às 22:40
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

TERÇA-FEIRA, 16 DE MAIO DE 2006

SERÁ QUE É DESTA ?

Após várias tentativas, seguidas de outros tantos fracassos (ou semi-fracassos), pois que apesar de tudo consegui ainda publicar alguns artigos - não como eu desejaria, mas como me me foi permitido - será desta vez (terceira experiência (!) ), que conseguirei fazer um blog a sério, embora já não com o nome que tinha inicialmente. que era o "aigrene" = o qual entretanto foi acrescido em determinada altura, mas por escasso tempo e apenas 5 ou 6 artigos = sem qualquer interesse, registe-se - pelo "aigrene2" que resolvi acabar porque não tinha matéria para lhe colocar, nem tempo ou disposição para os escrever (!), fiz em Março uma tentativa para colocar de pé o blog "saopaulodoviso" - que diga-se de passagem, era para ter esse nome, separado e em maiúsculas, mas tal não me foi permitido (ainda estou para saber porquê) - e que correu desde o princípio, muito mal, porque, desde não me ter sido possível pôr no meu perfil a minha foto, neste capítulo das fotos, apareceram umas fotos que não eram minhas - eram bonitas, mas não eram minhas - e depois com dificuldades motivadas com a colocação das minhas preferências, tags, lista de links, etc.,nunca consegui fazer uma coisa em condições ... vamos a ver se é desta, porque dizem que à terceira é de vez (!!!).

Bem escrevi agora este artigo de apresentação, agora com o título, muito original - julgo não haver mais nenhum que tenha tido um nome tão sugestivo ..."meublogdosapo" ... é giro ? Ou não ?

Vou ver se desta vez não serei obrigado a "meter o violino no saco" ou a "meter a pata na poça" ... 

Vamos lá a ver que linda obra irá sair daqui ?

Até breve ... creio eu.

AntónioFonseca1940

sinto-me: FCP é campeão e tem a Taça

música: Alegria

tags: o meu terceiro blog

publicado por antoniofonseca às 20:12
link do post | comentar | ver comentários (1) | adicionar aos favoritos
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

 

=====================================================================================

 

Post colocado em 12-9-12  -  12,12 horas

 

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1406-2 - O Livro do APOCALIPSE - 12 de Setembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
(Ver por favor, a nota inicial escrita em 30 e 31 de Agosto (e 1 de Setembro) neste mesmo blogue).
 
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1406 - 2ª Página

12 de Setembro de 2012

A P O C A L I P S E
220px-Orthodox-Apocalypse-Fresco
Juízo Final

Os 4 Cavaleiros do Apocalipse


AS VISÕES DA REVELAÇÃO
13 – As duas bestas  -  Vi, então, subir do mar, uma besta com sete cabeças e dez chifres; sobre os chifres, dez diademas e, nas cabeças, nomes blasfematórios. A Besta que vi que era semelhante a um leopardo, as patas como as do urso, e as fauces como as do leão. O Dragão transmitiu-lhe o seu poder, o seu trono e uma grande autoridade. Uma das suas cabeças parecia ferida de morte, mas a sua chaga mortal fora curada e toda a terra, maravilhada, seguiu a Besta. Adoraram o Dragão, porque deu à Besta o seu poder, e adoraram a besta, dizendo:
«Quem é semelhante à besta, e quem poderá lutar contra ela»? Foi-lhe permitido proferir palavras arrogantes e blasfémias e deram-lhe o poder de agir durante quarenta e dois meses. Então, abriu a boca para proferir blasfémias contra Deus, contra o Seu nome, o Seu tabernáculo e os que habitam no Céu. Foi-lhes permitido fazer guerra aos Santos e vencê-los; deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, povo, língua e nação. E será adorada por todos os habitantes da terra, cujos nomes não estão escritos, desde a origem do mundo, no Livro da Vida do Cordeiro, que foi imolado.
Quem tem ouvidos oiça. Se alguém está destinado ao cativeiro, ao cativeiro irá; se alguém matar à espada, pela espada morrerá. Aqui está a paciência e a fé dos Santos.
Vi então, outra Besta subir da terra; tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro, mas falava como um dragão. Exercia todo o poder da primeira Besta na sua presença, e obrigava a terra e os seus habitantes a adorar a primeira Besta, cuja chaga mortal fora curada. Realizou grandes prodígios e até fez descer fogo do céu sobre a terra, à vista de todos os homens. Seduziu os habitantes da terra com os prodígios que lhe foi permitido fazer na presença da Besta, persuadindo-os a fazer uma imagem da Besta que sobrevivera ao golpe da espada. Foi-lhe concedido o poder de animar a imagem da Besta , a fim de que esta falasse e fizesse com que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da Besta. Fez com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, pusesse um sinal na mão direita ou na fronte para que ninguém pudesse comprar ou vender, se não fosse marcado com o nome da besta ou com o número do seu nome. É aqui que é preciso sabedoria. Quem for dotado de inteligência calcule o número da Besta , porque é o número de um homem, e o seu número é: Seiscentos e sessenta e seis.
 
 
                                                                                                              0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
12 de Setembro de 2012  -  10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
Imagem no mapa

Nº 1406-1 - (257-12) - SANTOS DE CADA DIA - 12 de Setembro de 2012 - 4º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Nº 1406-1  -  (256-12)

Imagem3189

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
I-Am-Posters
= E U   S O U =
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««

SANTÍSSIMO NOME DE MARIA

Áudio da RadioRai:  e da RadioMaria:

Nella storia dell'esegesi ci sono state diverse interpretazioni del significato del nome di Maria:

1) "AMAREZZA" questo significato e` stato dato da alcuni rabbini: fanno derivare il nome MIRYAM dalla radice MRR = in ebraico "essere amaro". Questi rabbini sotengono che Maria, sorella di Mose`, fu chiamata cosi` perche', quando nacque, il Faraone comincio` a rendere amara la vita degli Israeliti , e prese la decisione di uccidere i bambini ebrei. Questa interpretazione puo` essere accettata da noi Cristiani pensando quanto dolore e quanta amarezza ha patito Maria nel corredimerci:  [Lam. 1,12] Voi tutti che passate per la via, considerate e osservate se c'e` un dolore simile al mio dolore... Inoltre il diavolo, di cui il Faraone e` figura, fa guerra alla stirpe della donna, rendendo amara la vita ai veri devoti di Maria, che, per altro, nulla temono, protetti dalla loro Regina.

2) "MAESTRA E SIGNORA DEL MARE" Secondo questa interpretazione il nome di Maria deriverebbe da MOREH (ebr. Maestra-Signora) + YAM (= mare): come Maria, la sorella di Mose`, fu maestra delle donne ebree nel passaggio del Mar Rosso e Maestra nel canto di Vittoria (cf Es 15,20), cosi` "Maria e` la Maestra e la Signora del mare di questo secolo, che Ella ci fa attraversare conducendoci al cielo" (S.Ambrogio, Exhort. ad Virgines) Altri autori antichi che suggeriscono questa interpretazione: Filone, S. Girolamo, S. Epifanio.  Questo parallelo tipologico tra Maria sorella di Mose` e Maria, madre di Dio, e` ripreso da Ps. Agostino, che chiama Maria "tympanistria nostra" (Maria sorella di Mose` e la suonatrice di timpano degli Ebrei, Maria SS. e` la tympanistria nostra, cioe` dei Cristiani: il cantico di Mose` del N.T sarebbe il Magnificat, cantato appunto da Maria: questa interpretazione e` sostenuta oggi dal P. Le Deaut, uno dei piu` grandi conoscitori delle letteratura tergumica ed ebraica in genere: secondo questo autore, S. Luca avrebbe fatto volontariamente questo parallelismo.

3) "ILLUMINATRICE, STELLA DEL MARE" Secondo questa interpretazione il nome di Maria deriverebbe da: prefisso nominale (o participiale) M + 'OR (ebr.= luce) + YAM (= mare): Cosi` S. Gregorio Taumaturgo, S. Isidoro, S. Girolamo (insieme alla precedente) Alcuni autori ritengono che S. Girolamo in realta` non abbia interpretato il nome come "stella del mare", ma come "stilla maris", cioè: goccia del mare.  La presenza della radice di "mare" nel nome di Maria, ha suggerito diverse interpretazioni e/paragoni di Maria con il "mare": Pietro di Celles (+1183) Maria = "mare di grazie": di qui Montfort riprende: "Dio Padre ha radunato tutte le acque e le ha chiamate mare, ha radunato tutte le grazie e le ha chiamate Maria" (Vera Devozione, 23). Qohelet 1,7: "tutti i fiumi entrano nel mare"; S. Bonaventura sostiene che tutte le grazie (= tutti i fiumi) che hanno avuto gli angeli, gli apostoli, i martiri, i confessori, le vergini, sono "confluite" in Maria, il mare di grazie. S.Brigida: "ecco perche` il nome di Maria e` soave per gli angeli e terribile per i demoni"
-------------
Ave maris stella, Dei Mater alma, atque semper virgo, felix coeli porta...
Questo inno sembra una meditazione sul nome di Maria, in rapporto a Maria sorella di Mosè:
"Ave maris stella" (cf significato

3); "Dei Mater ALMA atque semper virgo": Maria, sorella di Mose`, viene chiamata in Es 2,8, `ALMAH = "vergine" e, etimologicamente "nascosta"; "felix coeli porta", cioe` "maestra del mare" di questo secolo che Ella ci fa attraversare (cf. significato 2)
---------------
4) PIOGGIA STAGIONALE
Secondo questa interpretazione il nome di Maria deriverebbe da MOREH (ebr. PRIMA PIOGGIA STAGIONALE)
Maria e` considerata come Colei che manda dal cielo una "pioggia di grazia" e "pioggia di grazia essa stessa".
Questa interpretazione, che C. A Lapide attribuisce a Pagninus, viene in parte ripresa da S. Luigi di Montfort nella Preghiera Infuocata: commentando Ps. 67:10 "pluviam voluntariam elevasti Deus, hereditatem tuam laborantem tu confortasti" (Una pioggia abbondante o Dio mettesti da parte per la tua eredita`), il Montfort dice:
"[P.I. 20] Che cos'e`, Signore, questa pioggia abbondante che hai separata e scelta per rinvigorire la tua eredita` esausta? Non sono forse questi santi missionari, figli di Maria tua sposa, che tu devi scegliere e radunare per il bene della tua Chiesa cosi` indebolita e macchiata dai peccati dei suoi figli?"
Maria, pioggia di grazie, formera` e mandera` sulla terra una pioggia di missionari

5) ALTEZZA
Secondo questa interpretazione il nome di Maria deriverebbe da MAROM (ebr. ALTEZZA, EXCELSIS): questa ipotesi e` sostenuta, tra gli antichi dal Caninius, e, tra i moderni, da VOGT, soprattutto in base alle recenti scoperte dei testi ugaritici, che hanno permesso la comprensione di molte radici ebraiche.
Luca 1:78 per viscera misericordiae Dei nostri in quibus visitavit nos oriens EX ALTO
questo versetto, in base al testo greco e alla retroversione in ebraico, puo` essere tradotto:
ci ha visitati dall'alto un sole che sorge: Cristo e` il sole che sorge che viene dall'alto (il Padre)
oppureci ha visitati un sole che sorge "dall'alto" = da Maria
***
Di tutti queste ipotesi, qual e` quella giusta? forse la Provvidenza ci ha lasciato nel dubbio perche' nel nome di Maria possiamo trovare nel contempo tutti i significati che l'analogia della fede ci suggerisce.

NOTA de António Fonseca. Neste momento não me foi possível encontrar um texto em Português sobre o SANTÍSSIMO NOME DE MARIA, indicado no calendário, para o dia de hoje, pelo menos nos sites que utilizo. Por esse motivo, aproveitei incluir o texto de www.santiebeati.it, que por falta de tempo (e de conhecimentos suficientes…) não pude traduzir. As minhas desculpas e Obrigado.

BEATOS APOLINÁRIO FRANCO, TOMÁS DE ZUMÁRRAGA,

FRANCISCO DE S. BOAVENTURA, PEDRO DE SANTA CLARA,

DOMINGOS MANGOCHITCHO e MANÇOS CHIVIATO e mais dois japoneses

Mártires (1622)

Este martírio realizou-se no princípio do «Xogunado dos Togugavas», isto é, do período em que os xoguns (chefes supremos) tiveram o Japão fechado aos estrangeiros e lhe asseguraram dois séculos e meio de «bem-estar e paz» (1603-1867). Vivia lá meio milhão de católicos quando, em 1614, Iyyeasu, fundador da dinastia dos Togugavas, publicou um decreto que lhes proibia praticar o cristianismo e ordenava, sob pena de morte, aos missionários que saíssem do país. Ao mesmo tempo, mandava destruir todas as igrejas. As apostasias foram numerosas; mas houve também milhares de mártires. Depois dessa perseguição, nenhum padre, durante 250 anos, quer dizer, até 1867, exerceu o seu ministério no Japão. Resolvido a esvaziar as prisões tirando-lhes os cristãos nelas retidos, organizou um  morticínio geral o governador de Nagasáqui, Gonroco. Mandou vir para a cidade todos os que nela tinham sido presos; e foram executados a 10 de Setembro o Beato Carlos Spínola e companheiros. De Nagasáqui veio ordem para o governador de Omura queimar os presos que tinha à sua guarda. Natural de Castela, a Velha, o Padre Apolinário Franco era doutor pela Universidade de Salamanca quando entrou a fazer parte da Ordem dos Franciscanos. Em 1600 partiu para as Filipinas, donde passou ao Japão. Ao renovar-se a perseguição, em 1614, como indicámos, o Padre escondeu-se para continuar a trabalhar e foi nomeado ministro provincial. Residia habitualmente em Nagasáqui, mas, em 1617, tendo sabido que não estava com os cristãos de Omura nenhum padre, foi para lá, pregando com êxito sem se esconder. Os bonzos, irritados, denunciaram-no ao governador, que o mandou prender. Um dos seus catequistas teve a coragem  de ir repreender o governador da sua crueldade; o resultado foi ser ele preso com o Padre, que lhe deu o hábito dos Frades Menores e o nome de Francisco de S. Boaventura. Juntou-se a ele outro japonês e ficou sendo o Irmão Pedro de Santa Clara. Alguns dias mais tarde, a 24 de Julho, o Padre Tomás de Zumárraga era levado à prisão. Nascido em Vitória, na  Biscaia, entrara nos Dominicanos da mesma cidade. Após algum tempo nas Filipinas, chegara ao Japão em 1602 e exercera o ministério em Satsuma, Omura e Firando. Em 1614, ao recomeçar a perseguição, organizou grandes procissões em Nagasáqui para fortificar a fé dos cristãos e pronunciou lá admiráveis discursos. Depois escondeu-se para evitar o exílio e continuou a evangelização nas regiões de Nagasáqui e Omura. Foram presos, ao mesmo tempo que ele, alguns japoneses, entre os quais dois catequistas a quem deu o hábito da sua Ordem; Domingos Mangochitcho, de Fiunga, e Manços Chiviato ou de S. Tomás. O cativeiro começou sendo bastante suave, porque o governador de Omura, ausente, tinha sido substituído por um senhor que, depois de apostatar, tinha voltado ao Cristianismo; os fiéis podiam vir confessar-se e assistir à Missa. Mas regressando ao fim dum ano, o governador mandou matar o seu substituto e transferiu os acusados para a nova prisão de Omura, onde haveriam de ficar alguns anos com o Padre Spínola e companheiros. A 12 de Setembro de 1622, os oito presos que estavam ainda em Omura foram levados a três milhas da cidade para serem queimados vivos. Ao contrário do que se tinha passado em Nagasáqui, fora proibida a assistência à execução e a fogueira estava junto das estacas, a fim de se apressar a morte das vítimas, que ficaram sufocadas em poucos instantes. O Padre Apolinário Franco sobreviveu aos outros: antes de morrer, dirigindo-se ao bonzo que nos tinha acompanhado repetindo-lhes continuamente «Invocai Amida», gritou: «Vai-te daqui, não quero nada com tal deus». Ao queimar-se o hábito do Padre, viu-se o grande cilício de ferro de que ele não se separava nunca. Seis dos mártires de 12 de Setembro foram beatificados por Pio XI: os Padres Apolinário Franco e Tomás de Zumárraga, os Irmãos Francisco de S. Boaventura, Pedro de Santa Clara, Domingos Mangochitcho e Manços Chiviato. Outros dois japoneses tinham sofrido o mesmo suplício. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.

BEATA MARIA VITÓRIA FORNÁRI

Viúva e Religiosa (1562-1617)

Mara Victoria de Fornari-Strata Beata

María Victoria de Fornari-Strata Beata

De origem genovesa, Vitória Fornári casou, quando tinha dezassete anos, com o fidalgo seu compatriota, chamado Ângelo Strata. Depois de oito anos de vida em comum muito feliz, Ângelo morreu, deixando a mulher com cinco filhos de tenra idade e em vésperas de sexto. Pouco faltou para que esta caísse no desespero, Numa carta escrita mais tarde, contou ela que, tendo-se um dia prostrado, desanimada, diante duma imagem de Nossa Senhora, a Virgem lhe estendera os braços, dizendo: «Vitória, minha filha, não temas: daqui em  diante sou eu que vou tomar conta da tua casa». Assim se passaram dezasseis anos, durante os quais se dedicou à educação dos filhos, redobrando as orações e as boas obras. Recolhia os enfermos abandonados, preparava os escravos turcos para o baptismo e dedicava-se à regeneração das mulheres perdidas. Depois de todos os filhos terem entrado em  religião, ela própria viu realizado o projecto de há muito acarinhado, de dotar a sua terra natal com um mosteiro destinado a honrar a Anunciação de Nossa Senhora. Em 13 de Março de 1604, Clemente VIII aprovou a nova fundação, para a qual o Padre jesuíta Zanoni elaborara os estatutos; em 5 de Agosto seguinte, Vitória e as companheiras recebiam o hábito religioso, túnica branca, escapulário, cinto e manto azuis, sob o qual se consagraram à vida contemplativa. Chamaram-lhes as «Anunciadas celestes», para se distinguirem das Anunciadas franciscanas fundadas por Joana de Valois, esposa repudiada de Luís XII. A madre Vitória desempenhou durante seis anos o cargo de superiora da comunidade; e depois passou a simples religiosa, o que lhe valeu ser muitas vezes humilhada pela nova superiora. Nascera em 1562 e faleceu em 1617. Foi beatificada por Leão XII, em 1828. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.

HTTP://ES.CATHOLIC.NET/SANTORAL

Guido, Santo
Septiembre 12 Campesino modelo de Anderlecht,

Guido, Santo

Guido, Santo

Campesino modelo de Anderlecht (actual Bélgica)

Entre sus paisanos era conocido por su piedad sencilla y constante y requerido para trabajos concienzudos y esforzados. Vamos que la piedad le llevaba a no ser perezoso y que el trabajo de la tierra le ayudaba a mirar al Cielo. Un buen día le sugirieron una posibilidad de cambio de oficio. Podría pasar nada menos que a ser sacristán cerca de Bruselas, en la iglesia de Lacken. Ello supuso también un cambio de ciudad y de costumbres. Parece que le tentó el comercio y en ese campo de la actividad humana quiso hacer pinitos saliendo mal el asunto y perdiendo sus ahorros. Se dedicó entonces a peregrinar por el mundo. Casi se puede decir que comenzó una bohemia en la que sólo él gobernaba su existencia sin que hubiera de dar cuentas a nadie. Pero lo hizo bien. Se sabe que estuvo dos veces en Tierra Santa y dos veces en Roma. De hecho, debió aprovechar muy bien su tiempo libre por lo que se relata a continuación. Regresó del deambulaje y murió poco después en Anderlecht, su ciudad, donde se le enterró casi como a un desconocido. Pero, en su sepultura comenzaron a suceder hechos maravillosos que empezaron a atraer a la gente del pueblo primero y a los lejanos después... De hecho sus reliquias comenzaron a recibir culto y la devoción a San Guido se extendió rápidamente, cobrando auge continuo y popularidad. Bien hicieron los agricultores de su tierra y de su tiempo en tomarlo por patrono, como en España harían poco después con San Isidro; también los sacristanes de entonces y de hoy se protegen con este santo intercesor que entendía de cirios, de cajoneras y campanas; no menos podrían acudir a este trotamundos los que se ocupan de desperezar el tiempo libre propio o de los demás. Una vez más, con este santo agricultor, sacristán, comerciante fracasado y caminante del mundo, se nos enseña que la santidad no es patrimonio exclusivo de conventuales, sabios o mártires.

María Victoria de Fornari-Strata Beata
Septiembre 12 Biografía

Mara Victoria de Fornari-Strata Beata

María Victoria de Fornari-Strata Beata

Poco después de su muerte, la Beata María Victoria de Fornari-Strata se apareció a una devota suya usando tres vestidos: el primero era de color oscuro, pero adornado con oro y plata; el segundo también era oscuro, pero adornado con joyas brillantes; el tercero era blanco?azul reluciente. Esta visión, prescindiendo de su historicidad, sintetiza los tres estados de vida (conyugal, viudez y religioso) por los que ella pasó: fue, efectivamente, hija, esposa, madre, viuda y religiosa (fundadora, superiora y simple monja). Su vida ejemplar dio testimonio de las más variadas virtudes.  María Victoria nació en Génova en 1562, séptima de nueve hijos de Jerónimo y Bárbara Veneroso. Como creció en un ambiente de amor y de piedad bastante austero, probablemente quiso entrar en la vida religiosa, pero cuando los padres le encontraron un pretendiente en la persona de Angel Strata, se unió a él en matrimonio a los 17 años. Pronto llegaron los hijos. Cuando Angel murió, sólo ocho años y ocho meses después del matrimonio, cinco muchachitos se agarraban a las faldas de la joven madre (tenía 25 años) y un sexto nacería un mes después. A pesar de sus hijos, María Victoria se sintió de repente sola y abandonada y pasó por una tremenda crisis, durante la cual pidió varias veces la muerte: una experiencia humana que después le ayudaría a comprender y a ayudar mejor a las jóvenes desorientadas por alguna amarga prueba. Pasada la crisis, hizo tres votos: de castidad, de no llevar nunca joyas ni vestidos de seda, y de no participar en fiestas mundanas. Después que las hijas se hicieron canónigas lateranenses y los hijos entraron con los mínimos, ella se unió a Vicentina Lomellini-Centurione, a María Tacchini, a Clara Spinola y a Cecilia Pastori en la Orden de las Hermanas Anunciatas Celestes, en el monasterio preparado para ellas en el Castillito de Génova de Esteban Centurione, el esposo de Vicentina, que también se hizo religioso y sacerdote. Por su hábito las religiosas fueron llamadas “turquinas” o “celestes”. La Regla, redactada por el jesuita Bernardino Zanoni, padre espiritual de María Victoria, estimulaba a las religiosas a una íntima devoción hacia la Santisima Virgen de la Anunciación, y establecía una intensa vida de piedad, de pobreza genuina y una rigurosa clausura. Fundadora y superiora, María Victoria pasó los últimos cinco años como simple religiosa, dando ejemplo de humildad y obediencia.
Murió el 15 de diciembre de 1617, y fue beatificada por León XII en 1828.

Plácida de Verona, Santa
Septiembre 12 Patrona de Verona,

Etimológicamente significa “de carácter suave”. Viene de la lengua latina. Pedro escribe:” Poned toda vuestra esperanza en la gracia que se os procurará mediante la Revelación de Jesucristo.” Plácida fue una virgen del siglo VI.  Posiblemente, esta joven habría meditado muchas veces las palabras de san Pedro mientras emprendía su camino hacia la santidad, su gran esperanza y anhelo. Se sabe que existe una media docena de santos y santas que llevan este bello nombre. El más célebre es el discípulo de san Benito y san Mauro. En femenina tan sólo se puede encontrar en el calendario la de hoy. Su historia y su figura apenas están definidas. Vivió en la primera mitad del siglo VI en la linda ciudad de Verona, en la que no solamente hay que admirar el anfiteatro o el monumento a Julieta sino otro montón de cosas referentes a vidas de santos y santas. Pero incluso en esta ciudad su recuerdo se pierde ya en el tiempo. El recuerdo de lo que ella fue, solamente tiene como fundamento la inscripción sepulcral que dice: "Aquí reposa Plácida, chica de una familia noble que vivió 18 años y once meses, y aquí fue sepultada". En esto se basa toda la historia de esta joven. El pueblo de Verona, sin embargo, la ha honrado y venerado como a una santa desde siempre. Hay leyendas que dicen que era de familia imperial, hija de Valentiniano III. Es una de las patronas de Verona. Dicen que incluso hizo milagros como curar a una sordomuda de nacimiento. ¡Felicidades a quien lleve este nombre!

HTTP://SANTIEBEATI.IT.

70010 > Sant' Ailbeo (Albeo) di Emly Vescovo 12 settembre MR


93012 > Sant’ Autonomo Vescovo e martire 12 settembre MR


93013 > Santi Cronide, Leonzio e Serapione Martiri 12 settembre MR


70020 > San Francesco Ch'oe Kyong-hwan Martire 12 settembre MR


93499 > Beato Francesco Maqueda Lopez Seminarista, martire 12 settembre


70000 > San Guido di Anderlecht Pellegrino 12 settembre MR


90223 > Miryam 12 settembre


69950 > Santissimo Nome di Maria 12 settembre - Memoria Facoltativa MR


91889 > Beato Pietro Sulpizio Cristoforo Faverge Religioso e martire 12 settembre MR


70050 > San Silvino di Verona Vescovo 12 settembre


90891 > Beato Tommaso Zumarraga Martire 12 settembre MR

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto

Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com

***************************************************************************************************************
Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
email:

antoniofonseca1940@hotmail.com

Obrigado. António Fonseca
Sites utilizados: http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it;

http://jesuitas.pt/

WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
Porto, 12-9-2012 – 10,00 H
ANTÓNIO FONSECA
Imagem no mapa