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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ANO DA FÉ – 11 de Outubro de 2012

 

Com data de 11 de Outubro de 2011, Bento XVI, através da Carta Apostólica “Porta da Fé”, proclamou um «Ano da Fé» de 11 de Outubro de 2012 a 24 de Novembro de 2013, em comemoração do 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, convocado pelo Papa Beato João XXIII.

Esta Carta Apostólica, em forma de Motu Próprio, tem o título fundamentado em Actos 14, 27: “Assim que chegaram, reuniram a Igreja e contaram tudo o que Deus fizera com eles, e como abrira aos pagãos a porta da fé”. (…)

Recomendação para este”Ano da Fé”: «O Catecismo da Igreja Católica poderá ser um verdadeiro instrumento de apoio da fé, sobretudo para quantos têm a peito a formação dos cristãos, tão determinante no nosso contexto cultural». (António Jesus Cunha) - http://voz-portucalense.pt

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CREDO

Símbolo dos Apóstolos

Creio em Deus Pai,

Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra;

e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;

que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;

nasceu da Virgem Maria;

padeceu sob Pôncio Pilatos,

foi crucificado, morto e sepultado;

desceu à mansão dos mortos;

ressuscitou ao terceiro dia;

subiu aos Céus;

está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,

de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo;

na Santa Igreja Católica;

na comunhão dos Santos;

na remissão dos pecados;

na ressurreição da carne;

na vida eterna.

Ámen.

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Programa

A solene abertura do Ano da Fé será na Praça São Pedro, neste dia, 11 de Outubro de 2012, com a presença de todos os Padres Sinodais, dos Presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo e dos Padres conciliares ainda vivos que puderem participar.

No dia 21 de Outubro serão canonizados seis mártires e confessores da fé.

No dia 2 de Fevereiro de 2013, haverá uma celebração dedicada aos consagrados e no dia 24 de Março de 2013, Domingo de Ramos, será, como sempre, dedicado aos jovens que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude. O domingo, 28 de Abril será dedicado aos Crismandos. Nesse dia, o Papa ministrará o Crisma a um pequeno grupo de jovens. E o dia 5 de Maio será dedicado à Celebração da Fé na piedade popular.

Na Festa do Corpo de Deus, no domingo, 2 de Junho, haverá a solene Adoração Eucarística que acontecerá ao mesmo tempo em todo o mundo. O dia 16 de Junho será dedicado à promoção da vida e defesa da dignidade humana desde o primeiro instante até ao seu fim natural.

No dia 7 de Julho acontecerá uma celebração conclusiva da peregrinação de seminaristas, noviças e noviços, na Basílica de São Pedro. A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que acontecerá de 23 a 28 de Julho, será “um alegre encontro para dizer a todos da importância da fé”. O dia 29 de Setembro será dedicado, em particular,  aos Catequistas. O domingo, 13 de Outubro, por sua vez, será dedicado à Virgem Maria. E no dia 24 de Novembro será celebrada a jornada conclusiva do Ano da Fé.

Consultar Site oficial da Fé:  http://www.annusfidei.va

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Através do blogue

Nossa Senhora de Medjugorje

de que sou Seguidor, recebendo por email os seus posts, transcrevo o que foi publicado em 8 de Outubro que alerta sobre  a

 

INDULGÊNCIA PLENÁRIA DO ANO DA FÉ

Posted: 08 Oct 2012 12:34 PM PDT

CIDADE DO VATICANO,sexta-feira, 5 de outubro de 2012 (ZENIT.org) -

O Santo Padre Bento XVI concederá a indulgência plenária aos fiéis durante o Ano da Fé, a qual é válida a partir da data de abertura (11 de outubro de 2012) até a data de encerramento (24 de novembro de 2013), conforme consta em decreto tornado público hoje, com a assinatura do cardeal Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor, e do bispo Krzysztof Nykiel, regente da Penitenciaria Apostólica. Apresentamos a notícia divulgada hoje pelo Serviço de Informação do Vaticano.

"No dia do cinquentenário da abertura solene do concílio Vaticano II”, lê-se no decreto, “o Sumo Pontífice Bento XVI estabeleceu o início de um ano especialmente dedicado à profissão da verdadeira fé e à sua correta interpretação, através da leitura, ou melhor, da meditação piedosa dos Atos do Concílio e dos artigos do Catecismo da Igreja Católica".

"Uma vez que se trata principalmente de desenvolver a santidade de vida no mais alto grau possível nesta terra, e de conquistar assim o mais alto grau de pureza da alma, será de muita valia o grande dom das indulgências, que a Igreja, em virtude do poder conferido a ela por Cristo, oferece a todos aqueles que, com as disposições necessárias, satisfazem os requisitos especiais para alcançá-las".

"Ao longo de todo o Ano da Fé, anunciado para começar em 11 de outubro de 2012 e durar até findo o dia 24 de novembro de 2013, poderão ganhar a indulgência plenária da pena temporal pelos próprios pecados, concedida pela misericórdia de Deus, aplicável em sufrágio às almas dos fiéis defuntos, todos os fiéis verdadeiramente arrependidos, devidamente confessados, em comunhão sacramental, que rezarem pelas intenções do Sumo Pontífice:

a) Sempre que participarem de pelo menos três momentos de pregação durante as Santas Missões, ou de pelo menos três palestras sobre os atos do concílio Vaticano II e sobre os artigos do Catecismo da Igreja Católica, em qualquer igreja ou local adequado;

b) Sempre que visitarem, na forma de peregrinação, qualquer basílica papal, uma catacumba cristã, uma catedral, um lugar sagrado designado pelo ordinário local para o Ano da Fé (por exemplo, entre as basílicas menores e os santuários dedicados à Santíssima Virgem Maria, aos santos apóstolos e aos santos padroeiros) e ali participarem de qualquer função sagrada ou, pelo menos, dedicarem um tempo adequado de recolhimento para orar e meditar piedosamente, terminando com a oração do pai-nosso, o credo em qualquer forma legítima, as invocações à Virgem Maria e, conforme o caso, aos santos apóstolos ou padroeiros;

c) Sempre que, nos dias determinados pelo ordinário local para o Ano da Fé (por exemplo, nas solenidades do Senhor, da Santíssima Virgem Maria, nas festas dos santos apóstolos e padroeiros, na Cátedra de São Pedro), assistirem, em qualquer lugar sagrado, a uma celebração solene da eucaristia ou à liturgia das horas, acrescentando a profissão de fé em qualquer forma legítima;

d) um dia, livremente escolhido, durante o Ano da Fé, para a visita piedosa do batistério ou de outro local em que tenham recebido o sacramento do Batismo, desde que renovem as suas promessas batismais em qualquer fórmula legítima.

Os bispos diocesanos ou eparquiais, e aqueles que no direito são equiparados a eles, no dia mais apropriado deste tempo, em ocasião da celebração principal (por exemplo, 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei, com a qual será encerrado o Ano da Fé), poderão conceder a bênção papal com a indulgência plenária, que pode ser obtida por todos os fiéis que devotamente a receberem.

O decreto termina recordando que todos os fiéis que, "devido a razões de doença ou por causa de graves motivos", não puderem sair de casa, poderão ganhar a indulgência plenária "se, unidos em espírito e em pensamento com os fiéis presentes, particularmente nos momentos em que as palavras do Sumo Pontífice ou dos bispos diocesanos forem transmitidas pela televisão ou pelo rádio, recitarem o pai-nosso em sua casa ou no local onde se acharem devido aos motivos de força maior que ali os retêm, bem como ainda recitarem a profissão de fé em qualquer forma legítima e as outras orações conformes com os objetivos do Ano da Fé, fazendo oferecimento dos seus sofrimentos e das dificuldades da própria vida.

(Fonte:VIS/ Trad. ZENIT)

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Post a colocar em 11 de Outubro de 2012 – 9,30 horas

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1434-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis (19) - 11 de Outubro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
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Caros Amigos:
Com a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, ontem verificada, terminei a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João).
O que irei tentar fazer a seguir?
Como podem rever na publicação que fiz ontem e anteontem neste mesmo local, resolvi começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
– GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
Poderei porventura dar conta do recado?
NÃO SEI: é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos.
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
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Nº 1435 - 2ª Página
11 de Outubro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
G É N E S I S
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Abrão e os 3 Anjos

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Agar e Ismael

DESTRUIÇÃO DE SODOMA
19 – DESTRUIÇÃO DE SODOMA – Os dois anjos chegaram a Sodoma já tarde, e Lot estava sentado à porta da cidade. Ao vê-los, ergueu-se, foi ao encontro deles e, prostrado com o rosto por terra, disse-lhes: «Peço-vos, meus senhores, que venhais para a casa do vosso servo passar a noite e lavar os pés. Levantar-vos-eis de manhã cedo e prosseguireis o vosso caminho». Responderam-lhe: «Não, passaremos a noite na praça». Mas Lot tanto instou que o acompanharam e entraram em casa dela. Preparou-lhes de jantar, mandou cozer pães ázimos, e eles comeram.

Ainda não se tinham deitado, quando os homens da cidade, os homens de Sodoma, desde os mais novos até aos mais velhos, todos sem exceção, rodearam a casa, chamaram Lot e disseram-lhe: «Onde estão os homens que entraram na tua casa esta noite? Trá-los para fora, a fim  de os conhecermos». Lot veio à entrada da casa, e, fechando a porta atrás dele, disse-lhes: «Suplico-vos, meus irmãos, não cometais semelhante perversidade. Escutai-me: tenho duas filhas ainda virgens. Eu vo-las trarei, fazei delas o que vos aprouver. Mas não façais mal a esses homens, porque vieram acolher-se à sombra do meu tecto». Eles responderam: «Retira-te daí!» E acrescentaram: «Cá está um homem que chegou como estrangeiro e quer ser agora o nosso juiz! Pois bem, vamos fazer-te pior do que a eles». E,. empurrando Lot violentamente, avançaram para arrombar a porta. Mas os dois homens estenderam a mão, meteram Lot dentro de casa e fecharam a porta. Feriram de cegueira os homens que estavam em frente da casa , novos e velhos, de tal modo que eles inutilmente se esforçavam por encontrar a porta.

Lot escapa à tragédia – Os dois homens disseram a Lot: «Quantas pessoas ainda tens aqui? Manda sair desta região os teus genros, os teus filhos, as tuas filhas e todos os parentes que tiveres na cidade. Pois vamos destruir todas estas terras, porque o clamor que se eleva contra os seus habitantes é enorme diante do Senhor e o Senhor enviou-nos para os aniquilar». Lot saiu e falou aos seus genros, que tinham casado com as suas filhas, e disse-lhes: «Levantai-vos e saí daqui, pois o Senhor vai destruir a cidade». Mas os seus genros cuidaram que ele estava a gracejar. Ao amanhecer, os anjos insistiram com Lot, dizendo-lhe: «Ergue-te, foge com a tua mulher e as tuas duas filhas que estão aqui, a fim de não morreres também tu no suplício da cidade». E como ele se demorava, os homens agarraram-no pela mão, a ele, à mulher e às duas filhas, porque o Senhor queria poupá-los, e conduziram-nos para fora da cidade.

Depois de os terem conduzido para fora, um dos anjos disse-lhe: «Salva-te, se quiseres conservar a tua vida. Não olhes para trás, nem te detenhas em parte alguma da planície. Foge para o monte, de contrário morrerás». Lot disse-lhe: «Não, senhor, peço-te! Achei graça aos teus olhos, pois demonstrastes a tua imensa generosidade para comigo, conservando-me a vida, mas não poderei fugir até ao monte, pois a destruição atingir-me-ia antes e morreria. Ouvi: próximo daqui há uma cidade na qual obterei refúgio. É muito pequena… E salvarei a vida». Ele disse-lhe: «Concedo-te ainda o favor de não destruir a cidade a que te referes. Apressa-te, porém, a refugiar-te nela, pois nada posso fazer antes de lá chegares». Por isso deram àquela cidade o nome de Çoar.

Erguia-se o sol sobre a terra, quando Lot entrou em Çoar. Então, o Senhor fez cair do céu sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e de fogo, enviada pelo Senhor. Destruiu estas cidades, toda a planície e todos os habitantes das cidades e até a vegetação da terra. A mulher de Lot, que tinha olhado para trás, ficou transformada numa estátua de sal.

Abraão levantou-se de manhã cedo e foi ao lugar onde tinha estado na presença do Senhor. Voltando os olhos para o lado de Sodoma e Gomorra e para a extensão da planície, viu elevar-se da terra um fumo semelhante ao fumo de uma fornalha. Ao destruir as cidades da planície, porém, Deus recordou-se de Abraão e salvou Lot do cataclismo, pelo qual arrasou as cidades onde Lot habitava.

Lot deixou Çoar e fixou-se no monte com as suas duas filhas, porque temia continuar em Çoar. Habitava numa caverna com as duas filhas. A mais velha disse à mais nova: «O nosso pai está velho, e não há homens nesta região com que nos possamos casar, como é de uso em toda a parte. Vamos embriagar o nosso pai e deitarmo-nos com ele, a fim de mantermos a raça do nosso pai». Naquela mesma noite, pois, deram a beber vinho ao pai, e a mais velha deitou-se com ele, que de nada se apercebeu, nem quando se deitou nem quando se levantou. No dia seguinte, a mais velha disse à mais nova: «Deitei-me ontem com o meu pai; embriaguemo-lo também esta noite, e vai deitar-te com ele, a fim de mantermos a raça do nosso pai». Também naquela noite deram a beber vinho ao pai, e a mais nova deitou-se com ele, que de nada se apercebeu nem quando se deitou nem quando se levantou. E, assim, as duas filhas de Lot conceberam do próprio pai. A mais velha deu à luz um filho, ao qual deu o nome de Moab, pai dos moabitas, que vivem ainda hoje. A mais nova teve igualmente um filho, ao qual deu o nome de Ben-Ammi, pai dos amonitas, que vivem ainda hoje.

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Destruição de Sodoma
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11 de Outubro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
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Nº 1435-1 - (285-12) - SANTOS DE CADA DIA - 11 de Outubro de 2012 - 4º ano


antoniofonseca1940@hotmail.com
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Nº 1435-1 – (285-12)

JOÃO XXIII

(ÂNGELO GIUSEPPE RONCALLI)

Papa (1881-1963)

 

Juan XXIII, Beato

Nasceu no dia 25 de Novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bérgamo (Itália), e nesse mesmo dia foi batizado com o nome de Ângelo Giuseppe. Foi o quarto de treze irmãos, nascidos numa família de camponeses e de tipo patriarcal. Ele próprio atribuirá ao seu tio Xavier a sua primeira e fundamental formação religiosa. O clima religioso da família e a fervorosa vida paroquial foram a primeira escola de vida cristã, que marcou a sua fisionomia espiritual.

Ingressou no Seminário de Bérgamo, onde estudou até ao segundo ano de teologia. Ali começou a redigir os seus escritos espirituais, que depois foram recolhidos no «Diário da Alma». No dia 1 de Março de 1896, o seu diretor espiritual admitiu-o na ordem franciscana secular, cuja regra professou a 23 de Maio de 1897.

De 1901 a 1905 foi aluno do Pontifício seminário Romano, graça a uma bolsa de estudos da diocese de Bérgamo. Neste tempo prestou , além disso, um ano de serviço militar. Recebeu a ordenação sacerdotal a 10 de Agosto de 1904, em Roma, e no ano seguinte foi nomeado secretário do novo Bispo de Bérgamo, D. Giacomo Tedeschi, acompanhando-o nas várias visitas pastorais e colaborando em múltiplas iniciativas apostólicas: sínodo, redação do boletim diocesano, peregrinações, obras sociais. Foi também professor de história eclesiástica, patrologia e apologética, assistente da Acção Católica Feminina, colaborador no diário católico de Bérgamo e pregador muito solicitado, pela sua eloquência elegante, profunda e eficaz.

Durante este tempo aprofundou o estudo de três grandes pastores: São Carlos Borromeu (de quem publicou as Actas das visitas realizadas na diocese de Bérgamo em 1575), São Francisco de Sales e o então Beato Gregório Barbarigo. Após a morte de D. Giacomo Tedeschi em 1914, o Padre Roncalli prosseguiu o seu ministério sacerdotal dedicado ao magistério no Seminário e ao apostolado, sobretudo entre os membros das associações católicas.

Em 1915, quando a Itália entrou em guerra, foi chamado como sargento sanitário e nomeado capelão militar dos soldados feridos que regressavam, da linha de combate. No fim da guerra abriu a «Casa do estudante» e trabalhou na pastoral dos jovens estudantes. Em 1919 foi nomeado diretor espiritual do Seminário.

Em 1921 teve início a segunda parte da sua vida, toda ela dedicada ao serviço da Santa Igreja. Tendo sido chamado a Roma por Bento XV como presidente nacional do Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé, percorreu muitas dioceses da Itália organizando círculos missionários.

Em 1925, Pio XI nomeou-o Visitador Apostólico para a Bulgária e elevou-o à dignidade episcopal da sede titular de Aeropolis.

Tendo recebido a Ordenação episcopal a 9 de Março de 1925, em Roma, iniciou o seu ministério na Bulgária, onde permaneceu até 1935. Visitou as comunidades católicas e cultivou relações respeitosas com as demais comunidades cristãs. Actuou com grande solicitude e caridade, aliviando os sofrimentos causados pelo terramoto de 1928. Suportou em silêncio as incompreensões e dificuldades de um ministério marcado pela táctica pastoral de pequenos passos. Consolidou a sua confiança em Jesus crucificado e a sua entrega a Ele.

Em 1935 foi nomeado delegado Apostólico na Turquia e na Grécia, território que constituía um vasto campo de trabalho. A Igreja tinha uma presença ativa em muitos âmbitos da jovem república, que se estava a renovar e organizar. D. Ângelo Roncalli trabalhou com intensidade ao serviço dos católicos e destacou-se pela sua maneira de dialogar e pelo trato respeitoso com os ortodoxos e os muçulmanos.

Quando irrompeu a segunda guerra mundial, ele encontrava-se na Grécia, que ficou devastada pelos combates. Procurou dar notícias sobre os prisioneiros de guerra e salvou muitos judeus com o «visto de trânsito» fornecido pela Delegação Apostólica. Em 1944, Pio XII nomeou-o Núncio Apostólico em Paris.

Durante os últimos meses do conflito mundial, e uma vez restabelecida a paz, ajudou os prisioneiros de guerra e trabalhou pela normalidade da vida eclesial em França. Visitou os grandes santuários franceses e participou nas festas populares e nas manifestações religiosas mais significativas. Foi um observador atento, prudente, apoiando as novas iniciativas pastorais do episcopado e do clero na França. Distinguiu-se sempre pela busca da simplicidade evangélica, inclusive nos assuntos diplomáticos mais complexos. procurou agir como sacerdote em todas as situações, animado por uma piedade sincera  que se traduzia, todos os dias, em prolongado tempo a orar e a meditar.

Em 1953 foi eleito Cardeal e enviado para Veneza como Patriarca, realizando ali um trabalho pastoral sábio e empreendedor e dedicando-se totalmente ao cuidado das almas, seguindo o exemplo dos seus santos predecessores São Lourenço Justiniano, primeiro Patriarca daquela cidade e São Pio X.

Depois da morte de Pio XII, foi eleito Sumo Pontífice, a 28 de Outubro de 1958, adotando o nome de João XXIII. O seu pontificado que durou menos de cinco anos, foi a demonstração da autêntica imagem do Bom Pastor. Manso e atento, empreendedor e corajoso, simples e cordial, praticou cristãmente as obras de misericórdia  corporais e espirituais , visitando os presos e os doentes, recebendo homens de todas as nações e crenças e cultivando um extraordinário sentimento de paternidade para com todos. O seu magistério foi muito apreciado, sobretudo pelas Encíclicas Pacem in Terris e Mater et Magistra.

Convocou o Sínodo Romano, instituiu uma Comissão para a revisão do Código de Direito Canónico e convocou o Concílio Ecuménico Vaticano II, iniciando assim uma profunda renovação na Igreja. Visitou muitas paróquias da Diocese de Roma, sobretudo as dos bairros mais novos. O povo viu nele um reflexo da bondade de Deus e por isso o apelidou de «O bom Papa João». possuía um profundo espírito de oração, e a sua pessoa irradiava a paz própria de quem confia sempre no Senhor.

Faleceu na tarde do dia 3 de Junho de 1963.

Foi beatificado a 3 de Setembro de 2000.

Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt

 

SOLEDADE (ou MANUELA) TORRES, Santa

Fundadora (1826-1887)

Soledad Torres Acosta, Santa 

A 5 de fevereiro de 1950 foi beatificada a Venerável Madre Soledade Torres Acosta, fundadora das Religiosas guardas de doentes, Servas de Maria. Refere-se o nome Soledade a Maria Santíssima na Paixão do Seu Divino Filho.

Nasceu em Madrid, a 2 de Dezembro de 1826, e morreu também em Madrid, a 11 de Outubro de 1887. Viveu numa Espanha perturbada pelos conflitos entre absolutistas e liberais, que produziram às vezes para a Igreja anos custosos.

Os pais, Francisco Torres e Antónia Acosta, eram pequenos comerciantes. A criança foi baptizada como Bibiana Antónia Manuela.

Quando, chegando aos 25 anos, pensava na vida dominicana. Dom Miguel Martinez, sacerdote do bairro populoso de Chamberi, conquistou-a para a sociedade de religiosas, guardas de doentes, que projetava organizar. A 15 de Agosto de 1851, a jovem, que teria como religiosa o nome de Maria da Soledade, entrou no grupo das sete primeiras Servas de Maria. Embora chegando tarde, depressa foi promovida a Superiora.

Mas Dom Miguel partiu para as missões no estrangeiro. O novo diretor espiritual julgou acertado mudar a superiora: Soledade foi despachada para Getafe, no Sudoeste de Madrid, para um  hospitalzinho. Ir-se-ia dissolver a Congregação em estado deplorável? O Padre Sabino Sánchez Cortez repôs Soledade à frente das Irmãs, e deu ao Instituto uma regra bem adaptada. Fundaram-se 46 casas durante a vida da Santa. A rainha Isabel II exigiu servas para o hospital de S. João de Deus, em Madrid. Esta caridade, que vence o mal com o bem, levou Soledade, em 1867, a Valência, onde a guerra civil multiplicava os feridos.

Em 1885, uma epidemia de cólera invadiu metade do país: bela ocasião de socorrer o próximo com perigo de vida, para ela e suas colaboradoras! Atualmente, a Congregação conta com mais de 2000 religiosas, também nas duas Américas, na Inglaterra, na Itália, na França e em Portugal.

A beata Soledade Torres foi canonizada por Paulo VI em 1970.

Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt

 

ALEXANDRE SÁULI, Santo

Bispo (1530-1592)

Alejandro Sauli, Santo

Alexandre Sáuli nasceu em Milão no mesmo ano em que foi fundada a Congregação dos clérigos regulares Barnabitas (cfr. 5 de Julho). Desde a infância, foi cumulado com as mais abundantes bênçãos do céu.

Logo desde muito cedo se sentiu penetrado de grande horror pelos divertimentos humanos. Um dia em que o povo estava reunido em volta duma companhia de comediantes, apareceu ele de crucifixo na mão e fez tão patético discurso, que os atores tiveram de retirar-se, e o povo, cheio de compunção, dispersou com as lágrimas nos olhos.

Algum tempo depois, consagrou-se sem reserva ao serviço de Deus na congregação dos Barnabitas. Entregou-se então com todo o zelo ao ministério da Palavra e da reconciliação, mortificando o corpo com a fadiga dos trabalhos e vigílias; e nem o cargo de professor de filosofia e te teologia, na Universidade de Pavia, lhe fez abandonar o ministério da palavra e do confessionário. Comunidades inteiras se colocaram sob a sua direcção espiritual, para aprender de tão abalizado mestre os meios de chegar à perfeição.

Ainda não tinha trinta e dois anos quando foi eleito superior geral da ordem. A capacidade com que desempenhou este cargo deu novo esplendor ao Instituto. Deus, porém, não o havia destinado para viver oculto no retiro: a ilha de Córsega devia ser o teatro das suas virtudes. Havia sido ela, em tempos remotos, convertida à fé por missionários romanos. A Igreja de Aléria, segundo os dados históricos, era uma das mais antigas aí fundadas, mas havia muito tempo já que se encontrava no mais deplorável estado. nem piedade nem disciplina existia, quando Alexandre Sáuli foi nomeado bispo desta decadente Igreja, em 1570, pelo Papa S. Pio V.

O novo bispo, apenas sagrado por S. Carlos Borromeu, partiu sem demora com três padres da sua Ordem para o rebanho que o Senhor lhe confiara. Embarcou cheio de confiança em Deus e a navegação foi feliz. A realidade, porém, não correspondeu às suas esperanças, e o seu coração sentiu viva a dor ao reconhecer que Deus por toda a parte era desconhecido e desprezado. Aléria, com efeito, não tinha mais que o título de Igreja. Em toda a diocese apenas havia um lugar onde decentemente se pudessem celebrar os ofícios divinos. O povo, disperso pelos bosques e montanhas, vivia mergulhado na mais grosseira ignorância, e o clero não tinha menos necessidade de ser instruído.

O santo bispo, sem igreja e sem casa de habitação, fixou residência, a princípio em Tallone, espécie de burgo a quatro léguas das ruinas de Aléria. Aí reuniu um sínodo em que estabeleceu sábias medidas para extirpação dos abusos, empreendendo logo a visita da diocese. A visita dum pastor tão caridoso enternecia os mais selvagens; vinham todos lançar-se a seus pés, protestando obediência, mesmo antes de o ouvir pregar. As suas palavras levavam a a luz da fé aos espíritos e o fogo da caridade aos corações. Por toda a parte teve de cortar abusos, abolir costumes escandalosos, fundar igrejas e levantar as que estavam em ruínas, e prover à decência do culto. Necessitou de estabelecer colégios e fundar seminários onde se pudesse formar a juventude.

Morreram-lhe de fadiga os cooperadores que tinha levado consigo, mas não desanimou: redobrou de atividade e os seus  constantes trabalhos não lhe impediam os jejuns contínuos e a rigorosa abstinência. Eram parcos os seus rendimentos mas nem por isso deixava de dar esmolas abundantes.

As investidas dos piratas  obrigaram-no muitas vezes a mudar de residência, que por fim fixou em Cervione, no centro da ilha  onde construiu a catedral e fundou o capítulo.

O clero mereceu-lhe particular atenção. Propôs-se instruir os seus padres tanto no comportamento que deviam ter, como sobre a maneira de dirigir  as almas que estavam confiadas  aos seus cuidados, e com esse fim dirigiu-lhes sábias advertências e  compôs ainda notáveis práticas onde expunha com clareza a doutrina da Igreja;S. Francisco de Sales muito as apreciava.

De tempos a tempos ia a Roma, centro do apostolado, e fazia-o com tal devoção que, à maneira de S. João Crisóstomo, sentia que do túmulo dos Apóstolos, das suas cinzas, ainda que inanimadas, continuavam, as centelhas do fogo sagrado com que eles abrasaram a terra. Todas as suas viagens foram outras tantas missões, pelos grandes frutos que por toda a parte produziram as prédicas. Os próprios inimigos da religião não podiam resistir à força e unção das suas palavras. Tendo uma conferência com um calvinista que tinha vindo à Córsega dogmatizar, fez-lhe abrir os olhos à luz da verdade e conduziu-o arrependido ao seio da Igreja. Em Roma, com um dos seus sermões conquistou à sinagoga dos judeus quatro dos que aí eram os mais firmes mestres.

A veneração em que era tido o santo apóstolo da Córsega, levou as cidades de Tortona e de Génova a pedi-lo para seu pastor, mas ele de modo nenhum queria deixar a sua primeira esposa, à qual se tinha eternamente afeiçoado. Em 1591, porém, teve de obedecer às ordens do papa Gregório XIV, que o nomeou bispo de Pavia; e, uma vez ali, empreendeu logo a visita da sua nova diocese, mas Deus queria recompensar o seu fiel servo. Encontrando-se em Calozzo, no condado de Ásti, adoeceu gravemente, vindo a falecer em 11 de Outubro de 1592. Atestaram a sua santidade diferentes milagres. Foi beatificado em 1741 por Bento XIV e canonizado em 1904 por S. Pio X.

Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt

Zenaida, Santa

Biografía, 11 de octubre

Octubre 11

Etimológicamente significa “la que recibe la vida de Zeus”. Viene de la lengua griega. Hay en la naturaleza humana un deseo de poseer todo. Pero quien quiere todo a la vez raya en el vértigo delo imposible; y nada que sea amplio, nada que sea duradero, puede realizarse. Zenaida fue del siglo I de nuestra era y se convirtió al cristianismo por san Pablo, que era su primo. Nació en Tarso, Turquía, y salió de esta ciudad para marcharse a las montañas que bordean el Cydnus para instalarse en una gruta. Se sabe que antes de su conversión, había ejercido la medicina. Una vez conversa, continuó haciéndolo con cualquier persona que se encontrase o que fuera a su consulta. Una de sus preferencias fue tratar siempre a los niños enfermos y a los poseídos por el diablo. Un día se presentaron ante su gruta tres hombres atraídos por su santidad. Le rogaban que tuviera la bondad de tenderles y celebrar con ella una entrevista. Zenaida consintió. Al poco tiempo, los tres caballeros, Papas, Pateras y Filosiro, se entregaron a la vida contemplativa en aquellos lugares. A los tres años fueron a decirle:”Por qué, en lugar de estar aquí escondidos, no nos vamos a la ciudad??” Zenaida se dejó convencer y se marchó con ellos. El primer día de viaje, ella se clavó una espina en el pie y murió. Zenaida es muy venerada entre los griegos, y sobre su figura se han escrito muchos libros.
¡Felicidades a quien lleve este nombre!

Jaboco de Ulm, Beato

Religioso, 11 Octubre

Jaboco de Ulm, Beato

Jaboco de Ulm, Beato

El Beato Jacobo nació en 1407, en Ulm de Alemania, en el seno de la respetable familia de los Griesinger. A los veinticinco años partió de su patria a Italia, donde se enroló como soldado en Nápoles; pero, disgustado por las costumbres licenciosas de sus compañeros de filas y al comprobar que su buen ejemplo no les hacía mella, abandonó el ejército y entró a servir como secretario a un abogado de Capua. Desempeñó su oficio con tanto acierto que, cinco años después cuando decidió partir, el abogado no se lo permitió. Pero Jacobo logró escabullirse y se dirigió a Alemania, aunque no llegó a su país natal, pues en Bolonia volvió a enrolarse en el ejército. Durante su estancia en esa ciudad, acostumbraba a ir con frecuencia al santuario de Santo Domingo y acabó por ingresar en la orden como hermano lego. Su prior, queriendo demostrar la obediencia de Jacobo a un prelado que se hallaba de paso en el convento, le entregó una carta y le dijo que la llevase inmediatamente a París. No obstante que el viaje era largo, difícil y peligroso, el hermano Jacobo tomó la carta como la cosa más natural del mundo y pidió simplemente permiso de pasar por su celda para tomar su sombrero y su bastón.  Los hijos de Santo Domingo ocupan un sitio distinguido en la historia del arte. El Beato Jacobo, como su hermano en religión Guillermo de Marcillat, era un maestro consumado en el arte de pintar sobre vidrio. Sus superiores le dedicaron a ese trabajo y el beato solía prepararse a él con la oración asidua. En cierta ocasión, fue arrebatado en éxtasis y se le atribuyeron numerosos milagros, antes y después de su muerte. Dios le llamó a Sí el 11 de octubre 1491, cuando tenía ochenta y cuatro años. Fue beatificado en 1825. Su contemporáneo, Fray Ambrosino de Saracino, nos legó una semblanza del Jacobo en italiano; puede verse traducida al latín en Acta Sanctorum, oct., vol. v. CL Wilms, lakob Griesinger (1922); y Procter, Dominican Saints, pp. 287-291.

Meinardo de Letonia, Santo

Primer Obispo de Letonia, 11 Octubre

Meinardo de Letonia, Santo

Meinardo de Letonia, Santo

San Meinardo (1134/36-1196).

El primer apóstol de Letonia fue el canónigo lateranense alemán San Meinardo. Construyó en madera la primera iglesia en Ikškile. Sucedía en 1184. El Papa Clemente III lo nombró primer obispo. Nueve siglos después, durante su visita apostólica el 8 de setiembre de 1993 Juan Pablo II restauró el culto de San Meinardo (+ 1196), patrono de Letonia.

34950 > Sant' Alessandro Sauli Vescovo 11 ottobre MR

 
74010 > Sant' Anastasio Apocrisario 11 ottobre MR

 
92922 > Beato Angelo (Angel) Ramos Velazquez Coadiutore salesiano, martire 11 ottobre MR

 
91267 > San Bruno I di Colonia Vescovo 11 ottobre MR

 
92832 > San Cainnech Abate 11 ottobre MR


94641 > BeatoDionisio de Santarem Mercedario 11 ottobre


95314 > Divina Maternità di Maria Santissima 11 ottobre


69905 > Sant' Eufredo Venerato ad Alba 11 ottobre


91612 > San Filippo Diacono 11 ottobre MR

 
74000 > San Firmino di Uzes Vescovo 11 ottobre MR

 
74030 > SanGaudenzio (Razdim) Arcivescovo di Gnesna 11 ottobre MR

 
74025 > Beato Giacomo Griesinger da Ulma Religioso 11 ottobre MR

 
74020 > San Gummaro (Gummario) 11 ottobre MR

 
90005 > SantaMaria Desolata (Soledad) Torres Acosta Fondatrice 11 ottobre MR

 
91620 > SanMeinardo (Meinhard) Primo vescovo della Lettonia 11 ottobre MR


73970 > Santi Nicasio, Quirino, Scubicolo e Pienza Martiri 11 ottobre MR


74040 > San Pietro Le Tuy Martire 11 ottobre MR


94666 > Festa dei Santi di Optina 11 ottobre (Chiese Orientali)


73980 > San Santino di Verdun Vescovo 11 ottobre MR

 
73990 > San Sarmatas Martire in Egitto 11 ottobre MR

 
92519 > Santi Taraco, Probo e Andronico Martiri 11 ottobre MR

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NOTA INFORMATIVA: Como já devem ter reparado, com exceção da 1ª biografia, que mais sobressai, – neste caso, hoje, por exemplo, é a de Nossa Senhora do Rosário – todos os restantes nomes surgem por Ordem alfabética, uma, duas ou três vezes, conforme figurem nos três sites indicados, que poderão ser consultados - se assim o desejarem – pelos meus eventuais leitores. LOGICAMENTE E POR ESSE FACTO, DIARIAMENTE, O ESPAÇO OCUPADO, NUNCA É IGUAL, ACONTECENDO POR VEZES QUE É DEMASIADO EXTENSO. As minhas desculpas e obrigado.

Sites utilizados: Os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. em que também incluo imagens recolhidas através de http://es.catholic.net/santoral,; em seguida os textos deste mesmo site sem tradução e com imagens, e por último apenas os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.

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NOTA INFORMATIVA: Sucede por vezes estarem repetidas ou as imagens ou os textos, em algumas biografias, motivadas pelo facto de inclusão das mesmas imagens (ou dos mesmos textos) nos sites consultados, pelo que até servirá para fazer comparações entre os textos em português e os outros – se assim o desejarem – os meus eventuais leitores.

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