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domingo, 28 de outubro de 2012

Nº 1452-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - XXX Domingo do Tempo Comum–Ano B - 28 de Outubro de 2012

1452-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.

28 de Outubro de 2012 – Domingo

XXX Domingo Tempo Comum

Mc 10, 46-52

Chegaram a Jericó. Quando ia a sair de Jericó com os Seus discípulos e uma grande multidão, o filho de Timeu, Bartimeu, um mendigo cego que estava sentado à beira da estrada, ouvindo dizer que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim!» Muitos repreendiam-no para o fazer calar, mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mimJesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram o cego, dizendo-lhe: «Coragem, levanta-te, que Ele chama-te». E ele atirando fora a capa, deu um salto e veio ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» «Rabboni, que eu veja!» respondeu-lhe o cego. Jesus disse-lhe«Vai a tua fé te salvou!» E logo recuperou a vista e seguiu a Jesus na viagem.

1 – Este relato está redigido de forma que nele se destacam três coisas:

1) a situação de Bartimeu: era cego e mendigo;

2) a fé firme e insistente que teve este homem;

3) quando a fé é assim forte, o que a tem vence a sua condição de invisual e de pedinte, passando ao “discipulado” dos que seguem a Jesus.

2 – Mas a força deste relato compreende-se se se tiver em conta:

1) que a cegueira era considerada então como um castigo de Deus (Ex 4, 11; Jo 9, 2; Act 13, 11);

2) que os cegos se viam obrigados com frequência a mendigar (Mc 10, 46; Jo 9, 1);

3) que a cura de um cego se via como um ato portentoso (Jo 9, 16);

4) que a cegueira simbolizava as trevas do espírito e a dureza do coração (Is 6, 9 s; Mt 15, 14; 23, 16; Jo 9, 41; 12, 40) – (X. León-Dufour).

3 – É evidente que Jesus devolveu a este homem a vista, libertou-o da sua condição de mendigo e lhe restituiu a dignidade que as crenças religiosas e a sociedade lhe haviam arrebatado. A religião atribui a castigos divinos o que são desgraças humanas. E a sociedade marginaliza e despreza ao que não é reconhecido e estimado, seja pela sua mísera posição económica, pela sua indignidade ética ou pela sua imagem como crente. Jesus rompe com tudo isso. Para Jesus, o decisivo é a integridade da vida, a felicidade das pessoas e a dignidade dos que a “boa” sociedade e a religião mais “ortodoxa” considera indignos.

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Viso - mapa
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários e
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 28-10-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

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Nº 1452- 2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Génesis (36) – 28 de Outubro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
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Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas). 
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se  calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI:  que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos.  Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
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Nº 1452 - 2ª Página
28 de Outubro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
G É N E S I S

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Estupro de Dina, filha de Jacob
LISTAS EDOMITAS
36 – LISTAS EDOMITAS – Esta é a descendência de Esaú, o mesmo que Edom. Esaú escolheu as suas mulheres entre as filhas de Canaã: Ada, filha de Elon, o heteu, e Oholibama, filha de Ana, filha de Cibon, o heveu; depois Basemat, filha de Ismael, irmão de Nebaiot. Ada deu a Esaú, Elifaz; Basemat deu à luz Reuel; e Oholibama deu à luz a Yeuch, Yalam e Korah. São estes os filhos de Esaú, que nasceram no país de Canaã. Esaú tomou as suas mulheres, os seus filhos, as suas filhas e todas as pessoas de sua casa, os seus rebanhos, todos os seus animais e todos os bens que adquirira no país de Canaã, e emigrou para outra terra, por  causa do seu irmão Jacob. Os seus bens eram demasiado numerosos para que pudessem habitar em comum, e o lugar em que viviam era insuficiente para os seus rebanhos. Esaú estabeleceu-se então sobre a montanha de Seir (Esaú é Edom).

Descendências de Esaú em Edom – Eis os descendentes de Esaú, pai dos edomitas, sobre a montanha de Seir. Eis os nomes dos filhos de Esaú: Elifaz, filho de Ada, mulher de Esaú; Reuel, filho de Basemat, mulher de Esaú; Os filhos de Elifaz foram: Teman, Omar, Cefo, Gatam e Kenaz. Timna tornou-se concubina de Elifaz, filho de Esaú, e deu-lhe Amalec. São estes os filhos de Ada, mulher de Esaú. Eis os filhos de Reuel: Nahat, Zerah, Chamma e Mizza. São estes os filhos de Basemat, mulher de Esaú. Estes foram os filhos de Oholibama, filha de Ana, filha de Cibon, mulher de Esaú; Yeuch, Yalam e Korah.

Chefes de Edom – Seguem os chefes de família dos filhos de Esaú. Filho de Elifaz, primogénito de Esaú: o chefe Teman, o chefe Omar, o chefe Cefo, o chefe Kenar, o chefe Korah, o chefe Gatam, e o chefe Amalec. São estes os chefes saídos de Elifaz, no país de Edom; são estes os filhos de Ada. E estes são os filhos de Reuel, filho de Esaú: o chefe Nahat, o chefe Zerah, o chefe Chamma e o chefe Mizza. São estes os chefes saídos de Reuel, no país de Edom; são estes os descendentes de Basemat, mulher de Esaú. Estes são os filhos de Oholibama, mulher de Esaú: o chefe Yeuch, o chefe Yalam e o chefe Korah. São estes os chefes nascidos de Oholibama, filha de Ana e mulher de Esaú. São estes os filhos de Esaú e são estes os seus chefes. É Edom.

Descendência de Seir – Estes são os filhos de Seir, os horreus, primeiros habitantes do país: Lotan, Chobal, Cibon, Ana; Dichon, Ecer e Dichan. São estes os chefes dos horreus, filhos de Seir, no país de Edom. Os filhos de Lotan foram Hori e Heman; e a irmã de Lotan, Timna. Eis os filhos de Chobal: Alevan, Manahat, Ebal, Cefo e Onam; Eis os filhos de Cibon: Ayya e Ana. Foi esta Ana que encontrou no deserto as fontes de água quente, quando apascentava os jumentos de Cibon, seu pai. Ana teve um filho, Dichon, e uma filha, Oholibama. Eis os filhos de Dichon: Hemdam, Echban, Yeatran e Keran. Eis os filhos de Ecer: Bilhan, Zaavan e Akan. Eis os filhos de Dichan: Uç e Aran.

Seguem os chefes de família dos horreus: o chefe Lotan, o chefe Chobal, o chefe Cibon, o chefe Ana, o chefe Dichon, o chefe Ecer e o chefe Dichan. São estes os chefes dos horreus segundo as suas famílias, no país de Seir.

São estes os reis que reinaram no país de Edom, antes que um rei reinasse sobre os filhos de Israel: Em Edom reinou o primeiro Bela, filho de Béor; e o nome da sua cidade natal era Dinhaba. Bela morreu, e reinou em seu lugar Yobab, filho de Boçra. Yobab morreu e reinou em seu lugar Hucham, do país dos temanitas. Hucham morreu e reinou em seu lugar Hadad, filho de Bedad, que derrotou Madiam, nos campos de Moab. O nome da sua cidade era Avit. Hadad morreu e reinou em seu lugar Samla, de Masreka. Samla morreu e reinou em seu lugar Chaul, de Rehobot sobre o rio. Chaul morreu, e reinou em seu lugar Baal-Hanan, filho de Akbor. Baal-Hanan, filho de Akbor, morreu e reinou em seu lugar Hadar, cuja cidade era Páu e cuja mulher era Mehetabel, filha de Matred, filçha de Me-Zahad.

Outros chefes de Edom – Eis agora os nomes dos chefes oriundos de Esaú, segundo as suas famílias, lugares e denominações: o chefe Timna, o chefe Aleva, o chefe Jefet, o chefe Oholibama, o chefe Ela, o chefe Pinon, o chefe Kenaz, o chefe Teman, o chefe Mibçar, o chefe Magdiel e o chefe Iram. São estes os chefes de Edom, segundo as suas residências no país que ocuparam. Este é Esaú, o pai dos idumeus.

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28 de Outubro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
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Nº 1452-1 - (302-12) - SANTOS DE CADA DIA - 28 de Outubro de 2012 - 4º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com

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Nº 1452-1 - (302-12)
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Nº 1452-1 – (302-12)

 

SIMÃO e JUDAS, Santos

Apóstolos

Judas Tadeo y Simn Santos

Judas Tadeu e Simão Santos

Estamos mal informados sobre estes dois apóstolos. Na lista dos Doze, Simão vem no undécimo lugar em Marcos e Mateus, e no décimo em Lucas; Judas, no undécimo em Lucas e no décimo em Marcos e Mateus; dão a este o cognome de Tadeu. O lugar no fim da lista leva a pensar nos trabalhadores contratados às cinco horas da tarde (Mt 20, 6) ou nos convidados modestos (Lc 14, 10). Pode-se conjecturar que os nossos dois santos não eram os mais importantes do ilustre colégio: talvez vindos em último lugar, talvez mais novos? SIMÃO tinha o cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa «zeloso». Isto recorda a afirmação de Elias: «Ardi de zelo por Javé» (I Rs 19, 10). Nicéforo Calisto (século XIV) diz que ele pregou na África e na Grã-Bretanha; coisa semelhante afirmam os autores gregos, mas são fontes sem autoridade. São Fortunato, bispo de Poitiers no fim do século VI, indica estarem enterrados Simão e Judas na Pérsia. Isto vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia. É o que refere o martirológio jeronimita. Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois Santos no martirológio a 28 de Outubro; assim, ainda hoje os celebramos. Na antiga basílica de S. Pedro do Vaticano havia uma capela de dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento. JUDAS, um dos Doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerónimo interpreta como homem de senso prudente. Na Ceia pergunta a Jesus: «Senhor, como é que Te vais manifestar a nós e não ao mundo» E o Senhor respondeu: «Se alguém Me ama, guardará a minha Palavra; Meu Pai amá-lo-á e viremos a ele e faremos nele morada» (Jo 14, 22-23). Feliz Judas Tadeu que foi o primeiro a saber qual a condição para alojarmos a Deus mais completamente, mais interiormente que Zaqueu (Lc 19)! Honremos a Palavra Divina, e teremos de morada o divino hóspede. Este Judas não era o irmão de Tiago menor e primo de Nosso Senhor (Mt 13, 55; Mc 6, 3)? Era esse «Judas de Tiago», undécimo apóstolo para Lucas (6, 15-16) e último (quando faltava o Iscariotes) nos Atos 1, 13? Judas apóstolo era o mesmo que o «irmão» (primo) de Jesus, e primo de Tiago, bispo de Jerusalém? A identificação é discutível. É verosímil que fosse de Nazaré, filho de Coplas (ou Cleófas) e de Maria, irmão de Tiago, de José e de Simão, e com algumas irmãs. Temos uma epístola de Judas «irmão de Tiago», que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: «Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente». Orígenes achava esta epistolazinha «cheia de forças e de graça do céu». É lícito pensar que foi Judas um desses «irmãos do Senhor» que partiam em missões com a sua «irmã» (cfr. 1 Cor 9, 5). Mas não sabemos para onde orientou os seus passos. Segundo São Jerónimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Agbar. terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia. Fortunato de Poitiers julgava-o enterrado na Pérsia; os martirológios latinos conservaram esta notícia, utilizando uma narração que o reúne com Simão. Eusébio de Cesareia narra que dois netos de Judas cultivavam uma propriedadezinha, mas que, sendo perseguidos como cristãos no tempo de Domiciano (96), acalmaram os perseguidores mostrando-lhes as mãos calosas e expondo-lhes a esperança que tinham num rei inofensivo – um rei do céu que só apareceria no fim do mundo. Estes dois netos foram muito honrados na Igreja e viveram até aos tempos de Trajano. Os sinaxários gregos falam dum Judas irmão de Tiago em Maio e em Junho, e dum Judas o «zeloso» em Maio. Concluamos com um autor do século XVIII: «O mais seguro em tudo isto está em confessarmos que ignoramos de facto, e em submetermos a nossa curiosidade à sabedoria de Deus, que nos esconde os seus maiores Santos, para nos ensinar a gostarmos de ficar ocultos e desconhecidos diante dos homens, para sermos melhor conhecidos por Ele». Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu. Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que S. Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido com o título de Patrono dos Aflitos e Padroeiro das causas desesperadas. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Ver também www.es.catholic e www.santiebeati.it

MALCHION, Santo

Presbítero

Malchion é nome de origem semítica, que se deve aproximar de Malco, do nosso Rei ou Reis, e do grego Basílio. As formas Malachion ou Melchior estão menos testemunhadas, tratando-se da personagem que nos ocupa. Eusébio de Cesareia, essa fonte admirável para a antiguidade cristã, diz-nos que Malchion foi em Antioquia homem eloquente, um dos mestres do ensino sofistico nas escolas helénicas; devido à sua incomparável pureza na fé em Cristo, fora honrado com o sacerdócio para serviço desta Igreja. Num concílio realizado em Antioquia contra Paulo de Samosata, bispo herético, Malchion foi o único capaz de convencer de erro esse homem dissimulado e enganador. Eusébio acrescenta que os taquígrafos notaram a discussão e que ela lhe chegou por este processo; assim teve conhecimento dela também São Jerónimo. Este assim nos fala no seu De viris illustribus: «Malchion, padre muito eloquente da Igreja de Antioquia, ensinou retórica nesta cidade com o maior êxito. Discutiu, diante de secretários que tomavam notas, contra Paulo de Samosata, bispo de Antioquia… (Malchion) floresceu no tempo de Cláudio (II) e Aureliano» (pelo ano de 270). Um primeiro concílio não conseguira surpreender Paulo de Samosata e mostrá-lo em contradição com o ensino tradicional; foi para uma segunda sessão, em 268, que os prelados recorreram à dialéctica de Malchion. Devido à sua formação filosófica, ela era contundente e concreta. Conseguiu descobrir os defeitos de Paulo quanto à união do Verbo com o composto humano. Segundo Paulo, esta união era acidental, puramente moral. Malchion, pelo contrário, afirmava com toda a razão a unidade substancial do Deus-Homem. A seguir Malchion entrou na sombra. É mencionado nos sinaxários no dia 28 de Outubro, com Firmiliano, bispo de Cesareia: mas foram os dois que venceram Paulo de Samosata. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.

Cirila, Santa
Mártir,

Mártir

Etimologicamente significa “entrega ao Senhor” ou “senhora”. Vem da língua grega e persa. Há crentes neste terceiro milénio que se envergonham de anunciar o Evangelho. Vai-se a casa de alguém e se fala de tudo menos de Deus. Se por acaso sai o tema da Igreja é sempre para a criticar. E haveria que lhes dizer: ¿Não faz nada novo e bom? A jovem Cirila, ao contrário de nome masculino de que há vários santos, foi uma crente do século III, martirizada por amor a Cristo, por confessar sua fé incondicional ao que dá sentido à vida. Há duas Cirilas no calendário. Uma delas celebra sua onomástica em 5 de Junho. Era uma cristã de Cirene, Líbia. Durante a perseguição de Maximino, no ano 300, a obrigaram a oferecer o incenso aos deuses pagãos. Ao negar-se rotundamente, ela mesma apanhou o fogo e, em lugar de acender o incenso, cortou o punho e se queimou. Isto foi tão só o começo de uma série de torturas horríveis. A segunda jovem que leva este nome é a que se comemora hoje. Era uma santa do século III. A martirizaram com sua mãe pelo simples facto de ser cristãs. Há uma lenda que teve uma ampla difusão. Nela se conta que os pais pagãos quiseram casá-la. Ela respondeu – como tantas outras virgens – que seu esposo era muito mais rico e nobre. Se tratava daquele Jesus Cristo que muitos pagãos não conheciam. Foi graças a Cirila que foram aderindo à sua vida e doutrina. Ter-lhe-ia sido muito fácil queimar incenso aos deuses. Total, ¿que mais dá conta de salvar a pele? Mas esse gesto poderia supor, ante os sacerdotes e autoridades, a apostasia de sua fé. ¡Felicidades a quem leve este nome!

 

Fidel de Como, Santo
Mártir,

 

Etimologicamente significa “fiel”. Vem da língua latina. Disse Miqueas: “Estou alerta aguardando ao Senhor, meu Deus e salvador. Se me sinto em trevas, o Senhor é minha luz”. Há em Como uma bela igreja românica, com abside e cúpula, dedicada a este santo. Fidel foi mártir nos primeiros séculos. E ainda que sua fama seja muito grande, as noticias existentes acerca de sua vida, não são muito abundantes que digamos. Provavelmente foi um missionário cristão, enviado pelo bispo de Milão às margens do lago, que todavia estava habitado por pagãos. Este bispo milanês era são Materno, do século III. Fidel pregou o Evangelho aos pagãos que adoravam a seus numerosos deuses. Há outra tradição que diz que era das Legiões imperiais. Se fez um desertor ao se converter ao cristianismo. Eram os tempos em que Diocleciano publicou os primeiros éditos contra os seguidores de Jesus Cristo. Prenderam-no em Como, foi julgado e condenado à morte. Depois de sua morte, surgiram numerosas histórias acerca de sua vida, obra e milagres. Há narrações que falam de que a tumba de são Fidel está em Como, em algum de seus extremos. O certo é que antes do ano mil, as relíquias de são Fidel se levaram a Como à igreja de santa Eufémia. Em 1572 são Carlos Borromeu levou os restos a Milão. ¡Felicidades a quem leve este nome!

Francisco Díaz del Rincón, Santo
Outubro 28 Mártir dominicano,

Francisco Daz del Rincn, Santo

Francisco Díaz del Rincón, Santo

É o mais jovem do grupo de mártires dominicanos na China. Nasceu em Écija, Sevilha, em 2 de outubro de 1713, e nesta cidade se fez religioso em 1730, no Convento de São Paulo. Impulsionado por um fervente espírito missionário em 1735 já estava nas Filipinas e recebe o sacerdócio em Manila. Chegou à China em 1738. Poucos anos depois, em 1746, foi preso e, depois de grandes sofrimentos, morre enforcado em 28 de outubro de 1748, sendo depois queimado seu corpo. Era religioso de grande piedade e espírito penitencial. Foi beatificado por Leão XIII em 14 de Maio de 1893 e canonizado por João Paulo II em 1 de Outubro de 2000. Para ver mais sobre os 120 mártires em China faz "click" AQUI

Francisco Serrano, Santo
bispo e mártir,

Francisco Serrano, Santo

Francisco Serrano, Santo

Nasceu em Hueneja (Granada) em 4 de dezembro 1695. Aos 18 anos tomou o hábito da Ordem dos Pregadores no Convento de Santa Cruz a Real de Granada. Em 1725 chega às Filipinas e em 1738 à China, onde foi missionário durante mais de 20 anos. Já na prisão, lhe chega a nomeação de bispo titular de Tipasa e coadjutor do Vigário Apostólico de Fukien, Pedro Sans, mas não pôde receber a consagração episcopal. Morre por asfixia, e logo seu cadáver foi queimado, em 25 de outubro de 1748. Se conservaram algumas relíquias suas. Teve grande austeridade, devoção ao rosário e fervor missionário. Foi beatificado por Leão XIII em 14 de Maio de 1893 e canonizado por João Paulo II em 1 de Outubro de 2000. Para ver mais sobre os 120 mártires na China faz "click" AQUI

João Alcober Figueiroa, Santo
Presbítero dominicano e mártir,

Juan Alcober Figueroa, Santo

Juan Alcober Figueiroa, Santo

Nascido em Granada em 21 de dezembro de 1694. Vestiu o hábito dominicano no Convento de Santa Cruz a Real de sua cidade. Partiu para Manila, Filipinas, em 1725, onde passou 3 anos. Em 1728 chegou à China onde pregou o Evangelho durante 20 anos. Em 1741 é vigário provincial da missão. Preso em 1746 morre enforcado em 28 de outubro de 1748, sendo depois seu cadáver queimado. Se distinguiu especialmente por sua eficácia apostólica. Foi beatificado por Leão XIII em 14 de Maio de 1893 e canonizado por João Paulo II em 1 de outubro de 2000. Para ver mais sobre os 120 mártires na China faz "click" AQUI

Joaquín Royo Pérez, Santo
Outubro 28 Sacerdote dominicano,

Joaqun Royo Prez, Santo

Joaquín Royo Pérez, Santo

Nasceu em Hinojosa (Teruel) em setembro de 1691 e recebeu o hábito dominicano em Valência. Aos 21 anos, todavia não era sacerdote, viaja para Manila, Filipinas, em 1712 e em 1715 entra na China, onde exerceu o apostolado durante 33 anos. Para evitar maiores vexações aos cristãos por parte dos perseguidores que o buscavam, por conselho do bispo Pedro Sans, se entregou em suas mãos em 1746. Morre em 28 de outubro 1748, como os outros companheiros, asfixiado e depois seu corpo queimado. Era de uma extraordinária piedade e de grande eficácia apostólica. Foi beatificado Leão XIII em 14 de Maio de 1893 e canonizado por João Paulo II em 1 de outubro de 2000. Para ver mais sobre os 120 mártires na China faz "click" AQUI

José Ruiz Bruixola, Beato
Outubro 28 Pároco mártir,

Jos Ruiz Bruixola, Beato

José Ruiz Bruixola, Beato

Pároco de São Nicolás em Valencia. Estudou no Seminário de Valência. Ordenado em 1882, foi coadjutor de Quart de Poblet e depois esteve em várias paróquias da capital. Destacou-se por suas atenções aos pobres e enfermos. Amigo de dom José Bau, formou com ele uma escola de espiritualidade para o clero. Martirizado aos 79 anos. É um dos mártires da Guerra Civil espanhola. Para ver mais sobre os 233 mártires em Espanha faz "click" AQUI

Rodrigo Aguilar Alemán, Santo
Outubro 28 Mártir mexicano,

Rodrigo Aguilar Alemn, Santo

Rodrigo Aguilar Alemán, Santo

Nasceu em Sayula, Jalisco (Diocese de Cidade Guzmán), em 13 de março de 1875. Pároco de União de Tula, Jalisco (Diocese de Autlán). Sacerdote poeta de fina sensibilidade. Consagrou seu sacerdócio à Virgem Santíssima de Guadalupe. Com todo seu coração implorou: «Senhor, dá-nos a graça de padecer em teu nome, de selar nossa fé com nosso sangue e coroar nosso sacerdócio com o martírio ¡Fiat voluntas tua!» Por isso, quando teve que abandonar sua paróquia e ocultar-se na povoação de Ejutla, Jalisco, e quando chegaram as tropas federais para prendê-lo, seu rosto resplandecia de paz e gozo, e se despediu dizendo: «Nos vemos no céu». Na madrugada de 28 de outubro de 1927 foi conduzido à praça de Ejutla. Atiraram a corda a um ramo grosso de uma árvore de mango, fizeram um laço e o colocaram ao pescoço do sacerdote. Logo quiseram pôr à prova sua fortaleza e com altanaria lhe perguntaram: «¿Quem vive?» A valente resposta foi: «¡Cristo Rei e Santa María de Guadalupe!» Então a corda foi tirada com força e o senhor cura Aguilar ficou suspenso. Desceu de novo e repetiu-se-lhe a pergunta: «¿Quem vive?» Por segunda vez disse com voz firme: «¡Cristo Rei e Santa María de Guadalupe!» Novamente o mesmo suplicio e por terceira vez, o «¿Quem vive?» O mártir agonizante, arrastando a língua repetiu: «Cristo Rei e Santa María de Guadalupe». Foi canonizado em 21 de Maio do ano 2000 por João Paulo II Para ler mais sobre sua obra e vida faz "clik" AQUI Texto reproduzido com autorização de Vatican.va

Salvador Damián, Beato
Outubro 28 Mártir,

Salvador Damin, Beato

Salvador Damián, Beato

Veterinário de profissão, pai de seis filhos e viúvo. Desenvolveu sua profissão honestidade; de missa e comunhão diária, pertenceu a várias associações religiosas sendo sempre coerente com a fé católica. É um dos mártires da Guerra Civil espanhola. Para ver mais sobre os 233 mártires em Espanha faz "click" AQUI

94766 > Beato Bononato de Prexano 28 ottobre

90410 > Santa Cirilla di Roma Vergine e martire 28 ottobre

 
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