OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Nº 1467-1 - O ANTIGO TESTAMENTO - Êxodo–(Introdução) - 12 de Novembro de 2012

antoniofonseca1940@hotmail.com
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

O texto contido no primeiro livro do Antigo Testamento – GÉNESIS – acabou de ser publicado neste blogue S. PAULO (e Vida de Santos) no dia de ontem, 11 de Novembro (foram 50 capítulos diários… ou seja, 50 dias de transcrições) e, hoje, dou início à publicação do 2º livro – ÊXODO – com  a sua Introdução a que se seguirão os 40 Capítulos restantes, espero em Deus… 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Após a edição do nº 22 do Livro do APOCALIPSE, e terminada a transcrição dos textos do NOVO TESTAMENTO – Introdução, Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos Actos dos Apóstolos, das Cartas de São Paulo – aos Romanos, 1ª e 2ªaos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, das 1ª e 2ª aos Tessalonicenses, das 1ª e 2ª a Timóteo, a Tito, a Filémon, aos Hebreus, Cartas de São Tiago, 1ª e 2ª de São Pedro, 1ª., 2ª e 3ª de São João, de São Judas e, finalmente o Apocalipse (segundo São João),
perguntei a mim mesmo:
E Agora! O que irei tentar fazer a seguir?
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Nº 1467 - 2ª Página
12 de Novembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO
Ê X O D O
 
Moisés

Moisés

INTRODUÇÃO

1 – O livro do ÊXODO é uma história religiosa, de carácter popular. Foi escrito quando os acontecimentos, muito idealizados, já constituíam a épica nacional dos hebreus. A palavra grega «êxodo», significa “saída”, “passagem”. Refere-se ao acontecimento central do livro: a Páscoa ou passagem dos hebreus, através das águas do Mar Vermelho, em direção à Terra Prometida. Este título «Êxodo» não existia no original hebraico. Apareceu, pela primeira vez, na tradução grega dos Setenta.
2 – Tradicionalmente, este livro, como aliás todo o Pentateuco é atribuído a Moisés. Mas esta atribuição não deve entender-se como se ele, sentado a uma escrivaninha, o tivesse escrito duma ponta à outra. Moisés está na origem deste livro, por ser o seu personagem principal e por ter lançado os fundamentos do povo hebreu e da sua legislação.

3 – O Êxodo marca um passo importantíssimo na evolução religiosa do povo bíblico. representa o aparecimento do “monoteísmo” hebraico. Mais ainda. É aqui, muito provavelmente, que vemos nascer pela primeira vez o monoteísmo no seio da Humanidade. Se lermos Ex 6, 3, na sua expressão original – as traduções perderam o vigor primitivo – notaremos que o autor sagrado divide a História Religiosa do mundo em três etapas: a primeira vai das origens até Abraão; neste período, os homens adoravam os “Elohim”; a segunda começa com Abraão que deixa de prestar culto aos “Elohim”, e passa a adorar a “El-Chaddai” ou o “Todo-Poderoso”, segundo a tradução grega. A terceira fase, começa precisamente agora, com  a revolução religiosa mosaica; Moisés abandona a “El-Chaddai” para começar a prestar culto a “Javé”. Esta divisão tripartida da História Religiosa da Humanidade é, certamente, idealizada. A própria Bíblia dá os fundamentos para esta conclusão. Uma coisa, porém, é certa: Abraão e, sobretudo, Moisés representam duas grandes transformações religiosas no seio da Humanidade.

4 – O leitor tem, portanto, diante de si os acontecimentos da Páscoa e do Sinai hebraicos, escritos numa linguagem idealizada e épico-litúrgica. Javé, o Deus vivo, faz uma aliança com os hebreus, constituindo-os o Seu povo. Tudo isto preparava o terreno para uma experiência de Deus ainda mais profunda e intensa, a que foi vivida pelos apóstolos e os primeiros cristãos através da morte e ressurreição de Cristo. O baptismo, êxodo e páscoa do cristão, supõe uma revolução religiosa e uma experiência de Deus análoga à do Êxodo e àquela que foi vivida pela primeira comunidade cristã.

Mar Vermelho-mapa

Mar Vermelho – mapa

 

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

12 de Novembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

Nº 1467-1 - (317-12) - SANTOS DE CADA DIA - 12 de Novembro de 2012 - 5º ANO…

antoniofonseca1940@hotmail.com

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

************************************************************

Nº 1467-1 - (317-12)
Imagem3189

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
I-Am-Posters
= E U S O U =
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««


Nº 1467-1 – (317-12)

JOSAFÁ KUNCEVICZ, Santo
Bispo (1580-1623)

Josafat Kunsevich, Santo

Josafat Kunsevich, Santo

Nasceu em Wladimir, em 1580, e morreu em Vitebsk, a 12 de Novembro de 1623. A Ruténia, onde nasceu, viveu e morreu, contava 10 milhões de habitantes e pertencia à Polónia. Faz agora parte da Bielorrússia e Ucrânia. Josafá era monge basiliano desde os vinte e quatro anos quando, em 1618, foi elevado a arcebispo de Polotsk. Era uma das numerosas dioceses rutenas que, em 1595, abandonaram a Igreja de Bizâncio para regressar à comunhão romana. Os «uniatas», como eram chamados, ficaram passando por maus patriotas e apóstatas, segundo o parecer dos ortodoxos. estes odiavam sobretudo Josafá, grande defensor, desde que era sacerdote (1609), da «União» e do papado. «Vereis que me hão-de matar», dizia muitas vezes. Assassinaram-no, de facto, no pátio da casa onde se alojara durante uma visita pastoral que fazia a Vitebsk. Prenderam-lhe o corpo a um cão morto e foram-no deitar ao rio. Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt. Ver também www.es.catholic e www.santiebeati.it

TEODORO STUDITA, Santo

Monge (759-826)

Teodoro el Estudita, Santo

Teodoro el Estudita, Santo

Estrela Ver este blogue no seu número de ontem (11-11-11) e abaixo descriminado

Nascido em 759 e falecido em 826, é uma das maiores figuras da Igreja Oriental, pelas virtudes, saber, resistência que opôs aos imperadores bizantinos e perseguições que teve de suportar. O mosteiro de Studium em Constantinopla contava com mil monges. As suas obras compreendem escritos ascéticos, poesias, discursos e centenas de cartas. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.

CRISTIANO, BENTO, ISAAC, TIAGO e MATEUS, Santos

Religiosos (1003))

Os quatro santos camaldulenses, Bento, Isaac, Tiago e Mateus, pouco depois da chegada, vindos da Itália, à Polónia, a fim de trabalharem na conversão deste país, estabeleceram-se na floresta de Kazimierz, ao Sul de Gniezno. Mas na noite de 11 de Novembro de 1003, estando na cama, foram esganados por bandidos que julgavam possuírem eles um tesouro. No dia seguinte, foram sepultados como mártires na igreja do convento. Mas Cristiano, o cozinheiro polaco, tendo sido encontrado no jardim com um pau na mão, o martírio dele foi julgado menos voluntário; daí ter sido ele primeiro enterrado no claustro. Mas o seu caso foi mais tarde igualado ao dos outros, e veio a ser com eles um dos padroeiros da Polónia. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

• Emiliano de la Cogolla, Santo

Novembro 12 Monge,

Etimologicamente significa “amável”. Vem da língua latina. Jesús, tomando consigo a João, Santiago e Pedro, subiu à montanha para orar. E enquanto orava o aspecto do seu rosto mudou. Formou-se uma nuvem que os cobria e dela ouviu-se uma voz que dizia: «Este é o meu Filho muito Amado. Escutai-O». Emiliano foi monge no século VI. O santo que hoje veneramos e recordamos chamava-se Emiliano de la Cogolla ou Cocola. Nasceu em Castela, na província de Logroño – hoje a comunidade autónoma da Rioja – perto do monte chamado Cocola. A vida deste santo espanhol nos é contada por outro monge, Bráulio, que depois seria bispo de Zaragoza. Por esse tempo a península ibérica estava dominada pelos Visigodos.Sua família era pobre. Quando cumpriu os 20 anos, foi para anacoreta. Quando sua santidade chegou aos ouvidos das pessoas estas não cessavam de o visitar. Então tomou a decisão de ir para outro lado que fosse inacessível, no alto de uma montanha. Aqui passou cerca de 40 anos. O bispo de Tarazona, inteirado de sua virtude, ordenou-sacerdote. Foi um apóstolo entre a gente do campo, de onde ele provinha. Sua caridade era tão grande que ficava sem comer só para ver feliz o pobre. Acusado injustamente de que roubava na paróquia, foi para a solidão até que morreu no ano 574. ¡Felicidades a quem leve este nome!

• Gabriel Ferretti, Beato

Novembro 12 Franciscano,

Gabriel Ferretti, Beato

Gabriel Ferretti, Beato

Gabriel Ferretti nasceu em Ancona no ano 1385, filho dos condes Liberotto e Alvisa Sacchetti. Aos 18 anos contra a vontade de seus pais tomou o hábito dos irmãos Menores no convento anconitano de São Francisco ad Alto, onde se consagrou totalmente a Deus emitindo os votos de pobreza, castidade e obediência. No silêncio de seu eremitério, todo concentrado em Deus no exercício da vida religiosa aprofundou no estudo das ciências teológicas. Ordenado sacerdote dedicou-se ao apostolado entre pobres e enfermos e cedo foi considerado o Pai de Ancona. As virtudes e dotes de Gabriel chamaram a atenção dos superiores, que em 1425 o elegeram guardião do convento de San Francesco ad Alto. Não só restaurou e engrandeceu o convento, mas se distinguiu na heroica assistência aos empestados nos anos 1425 e 1427. Los Hermanos Menores de la Provincia Seráfica de las Marcas, reunidos en capítulo, en 1434 lo eligieron Ministro Provincial. Contribuyó eficazmente a propagar la fiel observancia de la regla franciscana en las Marcas. El Pontífice Eugenio IV le concedió amplias facultades para abrir nuevos conventos, como en Santa María de las Gracias en San Severino Marcas, San Nicolás en Ascoli Piceno y la Anunciación en Osimo. Además, a pesar de las múltiples y pesadas ocupaciones, continuó interesándose por el convento de San Francisco ad Alto y sus conciudadanos de Ancona. En 1438, por sugerencia de su íntimo amigo San Jaime de la Marca, fue llamado por el Ministro general Padre Guillermo de Casale a predicar en Bosnia, donde ya anunciaban la divina palabra el mismo San Jaime de la Marca y otros religiosos. El consejo comunal de Ancona, temiendo verse privado de la amorosa asistencia de su santo fraile, suplicó que se le volviera a dejar en Ancona, petición que fue acogida. Así el Beato Gabriel permaneció en las Marcas continuando su asistencia a los pobres y enfermos de su ciudad. Alma eminentemente mariana, tenía una tierna devoción a la Sma. Virgen y difundió ampliamente la corona franciscana de las siete alegrías de la Bienaventurada Virgen María. La Virgen recompensó el amor filial de su siervo con apariciones y dulces coloquios. También Dios mismo quiso premiar las virtudes de su siervo con el don de la profecía y de los prodigios. Una sobrina suya de nombre Casandra, imposibilitada para caminar, se dirigió a su santo tío. Este oró, luego trazó un signo de la cruz sobre la articulación afectada y la enferma quedó curada. Gabriel terminó su virtuosa y laboriosa existencia a los 71 años en el convento de Ancona el 12 de noviembre de 1456, asistido por San Jaime de la Marca, quien en el funeral exaltó las virtudes del santo cohermano. Benedicto XIV Aprobó su culto el 19 de septiembre de 1753

• Margarito Flores García, Santo

Novembro 12 Mártir,

Margarito Flores García, Santo

Margarito Flores García, Santo

Nasceu em Taxco, Gro. (Diocese de Chilapa), em 22 de fevereiro del 1899. Pároco de Atenango del Río, Guerrero, (Diocese de Chilapa). Três anos de ministério foram suficientes para conhecer a entrega sacerdotal do Padre Margarito. Se encontrava fora da Diocese por causa da perseguição, quando soube da morte heroica do Sr. Cura David Uribe, exclamou: «Me ferve a alma, eu também vou ar a vida por Cristo; vou a pedir permissão ao Superior e também vou a empreender o voo para o martírio». O Vigário geral da Diocese nomeou-o vigário com funções de pároco de Atenango del Rio, Guerrero. O Padre Margarito se pôs logo a caminho. Foi descoberto como sacerdote ao chegar a seu destino; preso e conduzido a Tulimán, Guerrero, onde se deu a ordem de fuzilamento. O Padre Margarito pediu permissão para orar, se ajoelhou uns momentos, beijou o solo e logo, de pé, recebeu as balas que lhe destroçaram a cabeça e o uniram para sempre a Cristo Sacerdote, em 12 de novembro de 1927. É um dos mártires mexicanos canonizados por João Paulo II em 21 de maio do ano 2000.

• Teodoro o Estudita, Santo

Novembro 11 Abade

Teodoro el Estudita, Santo

Teodoro el Estudita, Santo

Estrela Ver este blogue no seu número de ontem (11-11-11) e abaixo descriminado

Nascido em 759 e falecido em 826, é uma das maiores figuras da Igreja Oriental, pelas virtudes, saber, resistência que opôs aos imperadores bizantinos e perseguições que teve de suportar. O mosteiro de Studium em Constantinopla contava com mil monges. As suas obras compreendem escritos ascéticos, poesias, discursos e centenas de cartas. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt.

94743 > Sant' Atanasie Todoran e compagni Martiri 12 novembre (Chiese Orientali)


91865 > San Benedetto, Giovanni, Matteo, Isacco e Cristiano Monaci, protomartiri della Polonia 12 novembre MR


93705 > Beata Bianca d’Aragona Regina, mercedaria 12 novembre


55130 > San Cadwaladr Fendigaid Re 12 novembre


93164 > San Cuniberto di Colonia Vescovo 12 novembre MR


35300 > San Diego di Alcalà Religioso 12 novembre MR


90432 > Sant' Emiliano della Cogolla Monaco 12 novembre MR


77320 > Sant' Esichio di Vienne Vescovo 12 novembre MR


25100 > San Giosafat Kuncewycz Vescovo e martire 12 novembre - Memoria MR


92309 > Beato Giovanni della Pace (Cini da Pisa) Eremita, fondatore 12 novembre MR


93315 > Beato Giuseppe Raimondo Medes Ferris Laico coniugato, martire 12 novembre MR


91741 > San Livino (Lebuino) Vescovo 12 novembre MR


93163 > San Machar di Aberdeen Vescovo 12 novembre MR


90121 > San Margarito Flores Garcia Sacerdote e martire 12 novembre MR


92745 > San Nilo il Sinaita Confessore 12 novembre MR


77300 > San Renato di Angers Vescovo 12 novembre

0

000

000000

00000000

0000000000000000000000000000000

===============================
==================================================
  • NOTA INFORMATIVA:
    Sites utilizados: Os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. em que também incluo imagens recolhidas através de http://es.catholic.net/santoral,; em seguida os textos deste mesmo site sem tradução e com imagens, e por último apenas os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.
    Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
    http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
  • Sites utilizados: Primeiramente os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Seguem-se depois http://es.catholic.net/santoral, são recolhidos os textos sem tradução e imagens, e por último (também sem tradução) os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.
    NOTA INFORMATIVA: Sucede por vezes estarem repetidas ou as imagens ou os textos, em algumas biografias, motivadas pelo facto de inclusão das mesmas imagens (ou dos mesmos textos) nos sites consultados, pelo que até servirá para fazer comparações entre os textos em português e os outros – se assim o desejarem – os meus eventuais leitores.
    Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
  • Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
    http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
    ***************************************************************************************************************
    Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
    email: antoniofonseca40@gmail.com
    Obrigado. António Fonseca
    Sites utilizados: http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt/
    WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
    Porto, 12-11-2012 – 10,00 H
    ANTÓNIO FONSECA
    map-a3f333ae641e222222222222222222
    =============================================================================================================