OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

domingo, 23 de dezembro de 2012

CONCERTO de Natal 2010 - Teatro Positivo - Aleluia de Haendel



<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/B6F8tTVQY4k" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Concerto de Natal - ao vivo no CCB - Trailer #2



<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/0VhOQ3WkESY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Concerto de Natal - ao vivo no CCB - Trailer #1


<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/uT6nzXIxrl8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Nº 1508-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - LEVÍTICO “1” - 24 de Dezembro de 2012


antoniofonseca1940@hotmail.com

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
FELIZ NATAL DE 2012
 
feliz natal
ImageProxyCAMXVP1B
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, (Estes já estão…) – Faltam apenas 1120 páginas… sejamos optimistas.
LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1508 - 2ª Página

24 de Dezembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO

L E V Í T I C O
1  -  OS HOLOCAUSTOS e 2 – AS OBLAÇÕES

1 - OS HOLOCAUSTOS  -  O Senhor chamou Moisés e falou-lhe da tenda da reunião, nestes termos: «Fala aos filhos de Israel e diz-lhes: «Se alguém dentre vós fizer ao Senhor uma oferta de animais, podereis escolher, entre o gado grosso ou o gado miúdo, a vossa oferta. Se a oferta for um holocausto de gado grosso, oferecerá um macho sem defeito; oferecê-lo-á à entrada da tenda da reunião, para ser agradável ao Senhor. Imporá a mão sobre a cabeça da vítima, para que seja aceite favoravelmente, servindo –lhe de propiciação. Imolará o novilho diante do Senhor, e os sacerdotes, filhos de Aarão, oferecerão o sangue e aspergirão o altar em que está à entrada da tenda da reunião, a toda a volta. E, depois de esfolada a vítima, esquartejá-la-ão. Os filhos do sacerdote Aarão colocarão fogo sobre o altar e disporão lenha sobre o fogo; depois, distribuirão os quartos , a cabeça e a gordura sobre a lenha disposta sobre o fogo do altar. Lavar-se-ão, com água, as entranhas e as pernas, e o sacerdote queimará tudo sobre o altar, como holocausto, como oferta queimada de agradável odor ao Senhor. Se a oferta destinada ao holocausto for de gado miúdo, de cordeiro ou cabra, oferecerá um macho sem defeito. Imolá-lo-ão do lado norte do altar, diante do Senhor; e os sacerdotes, filhos de Aarão, aspergirão com o sangue o altar a toda a volta. Será esquartejado, separando-se a cabeça e a gordura; o sacerdote colocá-los-á em cima da lenha distribuída sobre o fogo do altar. Depois de lavadas com  água as entranhas e as pernas, o sacerdote oferecerá tudo, queimando-o sobre o altar, como um holocausto, uma oferta queimada de agradável odor ao Senhor. Se a oferta ao Senhor for um holocausto de aves, oferecer-se-ão rolas ou pombos ainda novos. O Sacerdote apresentará a ave sobre o altar e quebrar-lhe-á a cabeça , que queimará no altar, depois de ter espremido o seu sangue sobre os lados do altar. Retirará o papo e as penas e deitá-las-á ao lado do altar, ao oriente, no lugar onde se deitam as cinzas. Então, o sacerdote abrirá a ave pelo lado das asas sem as separar, e queimá-las-á sobre o altar, sobre a lenha do braseiro. Será um holocausto , uma oferta queimada, de agradável odor ao Senhor».
1 – AS OBLAÇÕES  - «Se alguém quiser apresentar ao Senhor uma oblação, a sua oferta será de flor de farinha, sobre a qual derramará azeite e porá incenso. Levá-la-á aos sacerdotes, filhos de Aarão. Um deles tomará um punhado desta farinha e deste azeite, independentemente de todo o incenso; queimará todo este memorial sobre o altar, como oferta queimada de agradável odor ao Senhor. O que restar da oblação será para a Aarão e seus filhos; isto é o que há de mais santo entre os sacrifícios feitos pelo fogo ao Senhor. Se quiseres oferecer uma oblação de coisas cozidas no formo, farás bolos de flor de farinha, sem fermento, amassada com azeite, ou bolachas sem fermento, untadas com  azeite. Se a oblação que ofereces for preparada na sertã, será de flor de farinha sem fermento, amassada com azeite. Dividi-las-ás em bocados e deitarás azeite por cima; é uma oblação. Se a oblação que ofereceres, for feita numa caçarola, será de flor de farinha com azeite. Levarás ao Senhor a oblação assim preparada, entregando-a ao sacerdote, que a aproximará do altar, e depois tomará desta oblação o memorial e queimá-lo-á sobre o altar: oferta queimada de agradável odor ao Senhor. O que restar da oblação será para  Aarão e seus filhos, como parte santíssima, entre os sacrifícios feitos ao Senhor. Toda a oblação que oferecerdes ao Senhor deverá ser preparada sem fermento; não queimareis nada que contenha fermento ou mel entre as ofertas consumidas pelo fogo em honra do Senhor. Podereis apresentá-los ao Senhor como ofertas de primícias, em homenagem ao Senhor, mas não sobre o altar como oferta de agradável odor. Guarnecerás com sal todas as oblações, e não permitirás que na tua oferta falte o sal, sinal de aliança com o teu Deus, ao lado da tua oblação; a todas as tuas ofertas juntarás sal. Quando ofereceres ao Senhor a oblação das primícias, ofereceras espigas torradas ao fogo, reduzidas a grânulos, em oblação das tuas primícias. Deitarás azeite por cima, acrescentando incenso: é uma oblação. O sacerdote queimará o memorial tirado das grânulas e do azeite, independentemente de todo o incenso: sacrifício queimado em honra do Senhor».

Arca-da-Aliana_thumb_thumb_thumb_thu[2]
A Arca da Aliança

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
24 de Dezembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],

Vidas de Papas da Igreja Católica - (14) - 23 de Dezembro de 2012

 

Caros Amigos:

Desde o passado dia 11-12 que venho a transcrição das Vidas do Papas (e Antipapas)

segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.

*********************************

SÃO DÂMASO I

Libério_thumb[2]

São Dâmaso I

(De 366 a 384)

Foi uma eleição agitada e sangrenta. O indigitado bispo de Roma, Dâmaso, um diácono de 62 anos, apesar de respeitado pela sua santidade e erudição, viu-se confrontado por uma facção de extremistas sob a acusação de ter estado relacionado com o antipapa Félix II. Chegam mesmo a eleger um antipapa, Ursino.

O imperador Valentiniano domina a situação desterra Ursino para a Gália e assim  São Dâmaso consegue impor-se, graças à sua virtude e forte personalidade.

Em 368, num concílio particular realizado em Roma, condena os autores do novo cisma e, dois anos depois, em sínodo, pronuncia-se contra os bispos que ainda persistiam no arianismo. Condena os apolinaristas, seguidores de Apolinário, bispo de Laodiceia, que negavam a existência de uma alma humana em Jesus Cristo.

Dâmaso fez todos os esforços para uma união com a Igreja do oriente, o que conseguiu com a ajuda de três grandes santos, Basílio de Cesareia, Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa.

Juntamente com  o imperador Graciano, do Ocidente, o imperador Teodósio, do Oriente, expediu um édito em 28 de fevereiro de 380, pelo qual todos os súbditos do Império era obrigados a seguir a ortodoxia católica. Para implementar a unidade religiosa, o imperador Teodósio convocou em 381, o Concilio de Constantinopla I (o II Concilio Ecuménico), que define a divindade do Espírito Santo. Nesse mesmo ano, Teodósio declara o cristianismo como religião oficial do Estado.

A Igreja adquire maior personalidade e impõe-se no campo da cultura, graças, para além do bispo de Roma, a um dos seus maiores doutores, santo Ambrósio, bispo de Milão. 

Outro grande doutor eclesiástico, São Jerónimo, secretário e consultor de São Dâmaso, foi por ele encarregado da revisão e nova tradução dos Textos Sagrados, de que sairia a célebre Vulgata, ou texto oficial latino da Escritura, em vigor até aos nosso dias, da qual apareceu uma nova revisão oficial, promulgada por João Paulo II, em 25 de Abril de 1979.

São Dâmaso foi o bispo de Roma mais insigne do século IV. Pertence-lhe a primeira publicação dum catálogo dos diferentes livros canónicos da Escritura, pelo qual se sabe que a Igreja considerava então como inspirados os mesmos livros que integram o cânone atual.

Uma declaração sua, que seria enviada aos patriarcas orientais e afirmada no concílio de Roma, em 382, não deixa dúvidas quanto à consciência do primado romano: «Toda a Igreja católica espalhada pelo mundo é uma habitação nupcial de Cristo, totalmente única. Mas a Igreja de Roma sobreleva todas as outras igrejas – e não em virtude de decretos conciliares – mas pela palavra de nosso Senhor e Salvador, que, segundo o Evangelho, lhe conferiu o primado ao dizer: “Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja”».

O tempo das perseguições estava definitivamente ultrapassado. mas São Dâmaso procedeu à conservação e decoração das antigas catacumbas, cantando ele próprio , a glória dos mártires, cujo sangue cimentou o cristianismo, em versos latinos que mandou inscrever nos seus sepulcros.

Culto e artista, foi o primeiro bispo de Roma, mecenas da História, pois, para além da tradução oficial da Escritura a ele se ficou a dever a construção da Igreja dos santos Nereu e Aquileu e a pia batismal de São Pedro.

Morreu aos 80 anos e no seu túmulo foi colocado o epitáfio por ele composto em versos latinos: «Aquele que andou sobre as águas do mar – que dava saúde aos enfermos – que desatava os laços letais da morte – que ressuscitou Lázaro depois de quatro dias – fará também ressuscitar Dâmaso».

 

*****************************

URSINO - (antipapa)

 

(De 366 a 367)

Quando São Dâmaso foi eleito bispo de Roma, sucedendo a São Libério, viu-se confrontado com os seguidores do antipapa Félix, que chegaram mesmo a eleger outro antipapa Ursino, um diácono que convenceu o bispo de Tivoli a ordená-lo bispo de Roma, dando lugar a confrontos armados, até que o imperador Valentiniano interveio, desterrando Ursino e os seus diáconos, Amâncio e Lupo, para a Gália. São Dâmaso conseguiu então impor-se graças à sua virtude e forte personalidade, apesar de o imperador Valentiniano, incentivado pelos seguidores de Ursino, o ter retirado do desterro, mas o alvoroço que tal facto causou obrigou o imperador a exilá-lo de novo.

Continua:…

Post colocado em 23-12-12 – 11H00

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1508-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - 4º Domingo de Advento - 23 de Dezembro de 2012

1508-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.

23 de Dezembro de 2012

4º Domingo do Advento

Lc 1, 39-45

Por aqueles dias, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz daquela que acreditou que teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor».

 

1 – O primeiro que faz Maria, enquanto Jesus fundiu a sua presença na vida e no ser dela (imediatamente depois do anúncio angélico da encarnação), é ir “depressa” visita Isabel. A presença de Jesus, num ser humano, impulsiona este encontro. É o encontro que aproxima e une as pessoas. O primeiro sinal da presença de Jesus é o desejo de encontro, de fusão, de diálogo, de alegria compartilhada. Onde estas experiências e sentimentos estão ausentes, não está Jesus, nem está o Espírito de Jesus.

2 – Neste breve relato da Visitação repete-se três vezes a expressão de “saudação” (aspazomai, aspasmos). Esta insistência não pode ser casual. A saudação é a abertura da comunicação entre pessoas. A saudação une a duas pessoas que se encontram, e determina sua relação ulterior. Para Jesus, a saudação é a primeira realização da conduta cristã. Os seguidores de Jesus não devem esperar que se lhes dê a saudação (Mc 12, 38), mas que devem eles antecipar-se a dá-la. E é a primeira manifestação do amor aos inimigos (Mt 5, 47) (P. Trummer).

3 – Sucede agora algo terrível. Quando mais meios de comunicação temos, mais incomunicáveis e solitários vivemos. Nos povoados e aldeias, todo o mundo se saúda. Nas grandes cidades, há pessoas que vivem muitos anos na mesma casa, encontram-se com frequência na escada e nunca se saúdam. Na rua há pessoas que dão um rodeio para não saudar alguém que lhes é desagradável, molesto… A saudação de Maria fez saltar de gozo a João Baptista, no seio materno. Nós temos organizado a sociedade em que é um  facto que há muita diversão, mas pouca saudação de encontro e alegria.

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================

Viso - mapa
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 23-12-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Imagem no mapa

Nº 1507-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - LEVÍTICO - “Introdução” - 23 de Dezembro de 2012


antoniofonseca1940@hotmail.com

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, (Estes já estão…) – Faltam apenas 1120 páginas… sejamos optimistas.
LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1507 - 2ª Página

23 de Dezembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO

L E V Í T I C O
INTRODUÇÃO

O assunto principal do livro, a que se dá o nome de Levítico, é a regulamentação do culto entre os hebreus. Apenas os Caps. VIII-X têm carácter histórico e, mesmo esses, para mostrarem como se começou a cumprir o que fora preceituado acerca do sacerdócio e dos sacrifícios. O nome deriva de ter sido a tribo de Levi a escolhida para o serviço litúrgico, quer no sacerdócio (família de Aarão), quer nos serviços auxiliares. Os sacrifícios da antiga Lei apenas concediam a pureza legal e serviam para exprimir a sujeição de Israel ao Senhor e reconhecer o Seu supremo domínio de todas as coisas. O sacrifício de Cristo, na Cruz, aboliu todo o ritual antigo que o prefigurava e preparava. Contudo, a leitura do Levítico é muito proveitosa por ser um contínuo convite ao serviço de Deus, à pureza e santidade.

  • O livro divide-se em três partes:
  • – Espécies e ritual dos sacrifícios (Caps I-VII).
  • – Consagração de Aarão e dos filhos e pecado de Nadab e Abiú (VIII-X).
  • – Pureza e santidade: lei da pureza legal (XI-XVI), santidade do israelita (XVII-XX), e especialmente dos sacerdotes (XXI-XXII), o culto de Javé (XXIII-XXV). Segue-se um epílogo, exortando à fidelidade à Lei de Deus (XXVI) e um apêndice sobre votos e dízimos (XXVII).

A primeira parte do Levítico ocupa-se das espécies e do ritual dos sacrifícios entre os hebreus. Os sacrifícios podiam ser cruentos, com imolação de animais puros: bois, cabras, carneiros, e pombos sem defeito; ou incruentos, oferecendo-se pão, farinha, azeite, vinho, sal e incenso. Quanto ao fim por que se ofereciam, podiam ser de reconhecimento a Deus, reconhecimento do Seu poder e dos Seus benefícios, ou expiatórios das faltas e pecados. Entre os sacrifícios de reconhecimento, o holocausto, em que a vítima era toda consumida pelo fogo, no altar, ocupava o primeiro lugar. Simbolizava, assim, a doação total do homem a Deus, o reconhecimento do Seu poder absoluto. Podiam oferecer-se bois ou gado menor. A oblação era outro sacrifício de reconhecimento, mas não cruento: ofereciam-se produtos da terra e líquidos não fermentados. Nos sacrifícios pacíficos, oferecidos ou como ação de graças ou para impetrar a proteção de Deus, queimava-se a gordura e o sangue, parte sempre reservada a Deus; o peito e a coxa eram para o sacerdote; o resto da carne era comida pelos oferentes, num banquete sagrado. Os sacrifícios expiatórios eram oferecidos pelos pecados do sumo sacerdote, pelo povo em comum e pelos chefes. Podiam ser oferecidos por qualquer israelita em particular, quer por se negar a testemunhar, quer por tocar em coisas impuras; por juramentos e promessas levianas e por prejuízos a Deus ou ao próximo. Nestes sacrifícios a carne da vítima pertencia apenas aos sacerdotes, que a deviam consumir em lugar sagrado.

A segunda parte (caps VIII-X) é de natureza histórica: Conta-nos a consagração de Aarão e de seus filhos como sacerdotes (VIII, 1-13), após Moisés oferecer por eles sacrifícios (VIII, 14-32). Depois, Aarão começa o ofício sacerdotal, oferecendo um holocausto por si próprio (IX, 1-14), outro pelo povo (IX, 15-21) e abençoando o povo. No fim, manifesta-se a glória do Senhor como rectificação de tudo o que se realizou (IX, 22-24).  O cap. X conta-nos a falta de Abiú e Nadab, filhos de Aarão, que Deus castigou por terem desempenhado irregularmente o ofício sacerdotal (vv. 1-5). Foi ocasião de novas proibições aos sacerdotes, a fim de guardarem maior pureza e santidade.

Na terceira parte, trata-se da pureza e santidade legais. Começa-se por distinguir os animais puros e impuros (cap. XI), para logo se passar aos diferentes casos em que o israelita se podia tornar impuro e indigno de tomar parte no sacrifício e no culto do Senhor (cap. XII-XVIII). Toda esta matéria foi abolida no Novo Testamento (a propósito dos animais impuros, veja-se a  visão de S. Pedro em Jope, Act X, 9 ss., e o concílio de Jerusalém, Act XV). Todavia, para o povo hebreu, foi meio oportuníssimo de lhe fazer conceber uma grande estima pela pureza que se deve observar no serviço de Deus. Ao lermos todas essas prescrições minuciosas, não é tanto cada uma delas, no seu aspecto material, que nos deve impressionar, como a nota geral de perfeição e santidade que devemos aprender.

Arca-da-Aliana_thumb_thumb_thumb_thu_thumb

A Arca da Aliança

FIM DO LIVRO DO ÊXODO

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
23 de Dezembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],

Nº 1508-1 - (348-12) - SANTOS DE CADA DIA - 23 de Dezembro de 2012 - 5º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com

Estamos muito perto do Natal do Senhor e, por isso desde há alguns dias e até 6 de Janeiro,

o cabeçalho das páginas que publico, terá uma imagem sobre este tema. AF.

ImageProxyCA273WJP_thumb[1]

Boas Festas

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

************************************************************

Nº 1508-1 - (358-12)
Imagem3189

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

I-Am-Posters
= E U   S O U =
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««
Nº 1508-1 – (358-12)

JOÃO CÂNCIO DE KETY, Santo

Sacerdote (1390-1473)

Juan Cancio de Kety, Santo

Juan Câncio de Kety, Santo

Nasceu em Kety, na diocese de Cracóvia, em 1390; ordenou-se sacerdote e foi muitos anos professor da Universidade de Cracóvia; depois, foi pároco de Ilkus. À fé que ensinava uniu grandes virtudes, sobretudo a piedade e a caridade para com o próximo, tornando-se um modelo insigne para seus colegas e discípulos. Morreu em 1473. Segundo cartas do Papa Clemente XIII (de 12 de fevereiro de 1767), ninguém duvida que o Beato João de Kety deve ser contado entre aqueles excelentes varões que foram exímios pela santidade e doutrina, que praticavam o que ensinavam, e que defenderam a verdadeira fé impugnada pelos hereges. Enquanto nas regiões vizinhas pululavam as heresias e os cismas, o bem-aventurado João ensinava na Universidade de Cracóvia a doutrina haurida da mais pura fonte, e explicava ao povo com muito empenho, em seus sermões, o caminho da santidade, confirmando a pregação com o exemplo da sua humildade, castidade, misericórdia, penitência e todas as outras virtudes próprias de um santo sacerdote e de um zeloso ministro do Senhor.

Juan Cancio de Kety, Santo

Juan Câncio de Kety, Santo

Deste modo, não só deu fama e glória ao corpo docente daquela Universidade, mas deixou exemplo maravilhoso que produzirá abundantes frutos, para todos aqueles que se dedicarem a este ministério; para que procurem ser mestres perfeitos e se esforcem por ensinar com as palavras e com as obras a ciência dos Santos, bem como as restantes disciplinas, para louvor e glória de Deus. À piedade com que se ocupava das coisas de Deus, Juntava grande humildade, de tal modo que, embora se avantajasse em todos em ciência, considerava-se inferior e não se antepunha a ninguém; mais ainda, desejava ser preterido e desprezado por todos, e tratava com toda a serenidade os que o desprezavam e difamavam.

Juan Cancio de Kety, Santo

Juan Câncio de Kety, Santo

A sua humildade era acompanhada por uma rara simplicidade, própria de uma criança, e por isso nos seus atos e palavras não havia nem ambiguidade nem fingimento; o que tinha no coração, aparecia nas suas palavras. se suspeitava que ofendia alguém ao dizer a verdade, antes de se aproximar do altar pedia perdão, não tanto pelos seus erros como pelos alheios. Ao longo do dia, uma vez cumprido o seu dever de ensinar, dirigia-se diretamente à Igreja, onde durante muito tempo se entregava à oração e à contemplação diante de Cristo na Eucaristia. Em todas as circunstâncias, só tinha Deus no seu coração, só tinha Deus na sua boca. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Ver também www.es.catholic. e www.santiebeati.it

VITÓRIA  e ANATÓLIA, Santas

Mártires (253)

Supõe-se que as duas Santas irmãs foram martirizadas em Roma por 253, durante a perseguição de Décio. Pertenciam, segundo se diz, a uma das famílias mais nobres de Tivoli. Ambas cristãs e dotadas de extraordinária formosura, tinham sido prometidas pelos pais a fidalgos pagãos da vizinhança. Vitória, destinada a Eugénio, via aproximar-se o dia das bodas com prazer. Anatólia, pelo contrário, noiva, contra sua vontade, de Tito Aurélio, aproveitava todos os pretextos para adiar o casamento. Incitada por Eugénio, que por seu lado sofria pressão de Tito Aurélio, Vitória tentou levar Anatólia a decidir-se. Provou-lhe pela Sagrada Escritura que o casamento era agradável a Deus, pois esse tinha sido o estado escolhido pelos patriarcas e pelos profetas, e o céu havia abençoado a sua posteridade. Anatólia retorquiu-lhe com argumentos tão convincentes a favor da virgindade, que Vitória, nesse mesmo dia, desfez os esponsais e vendeu as joias e o enxoval em proveito dos pobres. Solicitada a sua intervenção, o imperador permitiu aos pretendentes desiludidos que raptassem as duas raparigas, que as conduzissem para as suas casas de campo e lá as persuadissem a aceitá-los por esposos e a renegarem a fé. Todavia, nem, as boas maneiras nem os atos de violência, a que recorreram, conseguiram abalar-lhes a constância. Tito Aurélio foi o primeiro a perder a paciência e, por isso, Anatólia foi também a primeira a ser martirizada. Quanto a Eugénio, esperou que o tempo lhe restituísse o coração da noiva. Perseverou durante anos na esperança de a reconquistar, empregando ora meios suaves, ora maus tratos, chegando ao extremo de só lhe dar um bocado de pão seco para o sustento diário. Foi tudo inútil, longe de apostatar, Vitória convertia todos os que se aproximavam dela. Desesperado, Eugénio pediu por fim a Juliano, prefeito do Capitólio, que lhe enviasse o carrasco Liliarco. Foi este quem atravessou com uma espada o peito de Vitória. Os hagiógrafos acrescentam que Liliarco foi imediatamente atacado de lepra e morreu seis dias depois, roído de vermes. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

SÉRVULO, Santo

(590)

Srvulo el Paraltico, Santo

Sérvulo el Paralítico, Santo

A história de Sérvulo encontra-se duas vezes nas obras de S. Gregório Magno. No Livro IV dos Diálogos, o pontífice retoma, quase palavra por palavra, o que antes dissera numa homilia para edificar o povo romano. Sérvulo passava o tempo debaixo do pórtico de S. Clemente. Era paralítico: a mãe e o irmão tinham de o ajudar para o menor movimento. As esmolas que recebia transmitia-as na maior parte a outros mais pobres que ele. Não sabia ler, mas tinha conseguido manuscritos da Sagrada Escritura e pedia às pessoas, que a ele se dirigiam, lhos lessem. Chegou assim a conhecer os textos santos. A sua dor sempre o levava a dar graças; os seus dias e noites não eram senão hinos a Deus. Quando sentiu que a morte estava próxima, pediu aos vizinhos e visitantes que o levantassem para cantar com eles os salmos, enquanto esperava pela partida. Ia morrendo, quando repentinamente exclamou: «Calai-vos! Não ouvis todas essas vozes no céu?» E enquanto apurava o ouvido do coração para esses louvores que na sua alma cantavam, foi liberto da carne. Isto antes do ano de 590. Pela assistência espalhou-se um perfume requintado, o qual durou até o Santo ser entregue à terra. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Ver também www.es.catholic. e www.santiebeati.it

MARIA MARGARIDA DUFROST DE LAJEMMERAIS, Santa

Fundadora (1701-1771)

 

Mara Margarita de Youville, Santa

María Margarita de Youville, Santa

No dia 9 de Dezembro de 1990 foi solenemente canonizada a primeira santa canadiana, que nasceu a 15 de Outubro de 1701 em Varennes, no estado do Quebeque. Seu pai, nobre francês e chefe das tropas da colónia, faleceu quando a menina contava 7 anos. Recebida pelas Irmãs Ursulinas, permaneceu com elas dois anos. Passou depois a viver com a mãe em Montreal. Com o andar do tempo, começou a frequentar as reuniões sociais e, aos 21 anos, casou com Francisco d’Youville, jovem rico, do qual teve seis filhos, mas a vida matrimonial não lhe proporcionou as alegrias que esperava. Três anos antes da morte do cônjuge, renunciou à vida brilhante da sociedade e entregou-se a uma vida de intensa piedade. Em 1730 perdeu o marido, que a deixou endividada por haver delapidado o património comum. Trabalhou duramente. Com o auxílio da família e amigos montou um pequeno bazar. Conseguiu pagar as dívidas e garantir aos dois filhos a educação no seminário de Montreal. Mais tarde, teve a alegria de os ver padres. Empregava parte dos lucros do pequeno negócio em auxiliar os necessitados, sob a direção espiritual do Padre Luís Normant. Outras três senhoras uniram-se a ela na prática da caridade, e foi desta forma que nasceu, em 30 de Outubro de 1738, a Congregação das Irmãs da Caridade do Hospital ou “Soeurs Grises”. O empreendimento, porém, não foi fácil. Margarida d’Youville herdou do marido uma fama tão ruim e detestável que um dia lhe negaram a comunhão, sob o pretexto de ser uma pecadora pública. A este ponto chegaram as perseguições e calúnias contra a santa fundadora, que tudo suportou com paciência heroica. Não ficaram por aqui os seus sofrimentos. Apareceram-lhe num joelho duas chagas, que nenhum médico logrou curar em anos de tratamento. A 31 de Janeiro de 1745, um incêndio destruiu-lhes a casa. Maria Margarida viu na cruz uma indicação providencial que a convidava a despojar-se totalmente de qualquer propriedade. Tudo foi consagrado ao serviço dos pobres; o tempo, as iniciativas, a vida. Pelos fins de 1770, a Santa acusou um mal-estar geral que a impedia de falar e de andar normalmente. Era o princípio da paralisia que a levou à morte no dia 23 de Dezembro do ano seguinte. AAS 84 (1991) 561-3; DIP 3, 990-1; 348-52; L’OSS ROM. 16.12.1990. Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

 

António de Santa Ana (Frei Galvão), Santo
Franciscano,

Antonio de Santa Ana (Fray Galvo), Santo

António de Santa Ana (Frei Galvão), Santo

Nasceu em 1739 em Guaratinguetá (Estado de São Paulo), cidade que naquele tempo pertencia à diocese de Rio de Janeiro. Com a fundação da diocese de São Paulo, em 1745, Galvão viveu praticamente só nesta diocese, desde 1762 até 1822.  Sua família era profundamente cristã. Seu pai, Antonio Galvão de França, pertencia à terceira Ordem Franciscana e do Carmo, e era conhecido por sua grande generosidade; sua mãe, Izabel Leite de Barros, morreu com fama de mulher caritativa.  António viveu, com seus dez irmãos, numa casa cómoda e luxuosa, pois seus pais gozavam de prestigio social e influência política. Com a idade de 13 anos, seu pai o enviou a estudar ao seminário dos padres jesuitas, em Belém, onde já se encontrava seu irmão José. Permaneceu ali de 1752 a 1756, fazendo notáveis progressos no estudo e na prática da vida cristã. Queria entrar na Companhia de Jesús, mas seu pai, preocupado pelo clima anti-jesuíta impulsionado pelo governo do marquês de Pombal, o convenceu a ir com os padres franciscanos, que tinham um convento em Taubaté, não muito longe de Guaratinguetá.  El 15 de abril de 1760, a los 21 años, entró en el noviciado del convento de San Buenaventura, en la aldea de Macacu, en Río de Janeiro. Durante su formación se distinguió por su piedad y su celo, y era un dechado de virtudes, hasta tal punto que en el libro de los religiosos brasileños se leen palabras muy elogiosas sobre él. El 16 de abril de 1761 emitió la profesión solemne y, con un juramento que entonces pronunciaban los franciscanos, también se comprometió a defender el título de "Inmaculada" de la Virgen.  El 11 de julio de 1762, apenas un año después de su profesión religiosa, sus superiores lo admitieron a la ordenación sacerdotal, pues reconocieron que eran suficientes los estudios teológicos que había hecho anteriormente. Fue un signo evidente de la confianza que depositaban en el joven clérigo, al que destinaron al convento de São Paulo, donde perfeccionó sus estudios filosóficos y teológicos. Terminados los estudios en 1768, fue nombrado predicador, confesor y portero del convento. Este ultimo oficio le permitió entrar en contacto con la gente y hacer un intenso apostolado. Continuamente escuchaba y aconsejaba. Era un confesor muy estimado.  Entre 1769 y 1770, por una circunstancia providencial, fue nombrado confesor de un "Recolhimento" (casa de retiro donde se reunían muchachas piadosas y temerosas de Dios para vivir como religiosas) en São Paulo. Allí encontró a sor Helena Maria del Espíritu Santo, religiosa que tenía visiones en las que Jesús le pedía que fundara un nuevo "Recolhimento". Fray Antonio, con la ayuda de personas sabias, estudió sus mensajes y llegó a la conclusión de que eran de origen sobrenatural. El 2 de febrero de 1774 se procedió a la fundación de la nueva casa, que se llamó "Recolhimento" de Nuestra Señora de la Concepción de la Divina Providencia. El 23 de febrero de 1775 murió repentinamente sor Helena Maria, y fray Antonio debió asumir la responsabilidad de guiar a las "recogidas". A pesar de las presiones políticas que tuvo que afrontar inmediatamente después de su fundación, la comunidad salió adelante y aumentó. Fray Antonio redactó un Estatuto para ellas una especie de guía de vida interior y de disciplina religiosa, en el que plasmó sus características como futura institución eclesiástica. Años más tarde, precisamente en 1929, el "Recolhimento" se incorporó a la Orden de la Inmaculada Concepción.  En 1781 el santo franciscano fue nombrado maestro en el noviciado de Macacu, en Río de Janeiro, pero el obispo de São Paulo, que no quería privarse de un religioso tan virtuoso y amado por su gente, no le permitió marcharse. En 1798 fue nombrado guardián del convento de San Francisco, en São Paulo, y reelegido en 1801. Prodigándose incansablemente por su pueblo con verdadero espíritu evangélico, fray Antonio desempeñó numerosas actividades al servicio de su Orden y de la Iglesia, entre las que figuran la de definidor de la provincia de la Inmaculada Concepción, visitador general y presidente del capítulo. Falleció el 23 de diciembre de 1822. Sus restos mortales descansan en la iglesia del "Recolhimento da Luz".  El Papa Juan Pablo II lo beatificó el domingo 25 de octubre de 1998, en la plaza de San Pedro. Fue canonizado por Benedicto XVI en São Paulo, Brasil, el 11 de mayo de 2007, siendo el primer santo nacido en tierras brasileñas.

João Stone, Santo
Mártir Agostinho,

Juan Stone, Santo

Juan Stone, Santo

Em 3 de novembro de 1534 o parlamento inglês declarava que o rei era a cabeça suprema da igreja em Inglaterra. Resultava assim oficializado, executado e obrigatório para todos os súbditos da coroa o cisma entre a igreja anglicana e a católica. Aos religiosos não lhes restava outra alternativa que a de eleger uma destas três possibilidades: jurar fidelidade ao rei e abandonar a vida religiosa, refugiar-se no estrangeiro ou enfrentar a cadeia com grande probabilidade também de morte. O Padre John Stone, do convento agostiniano de Canterbury, tomou a decisão mais coerente com sua fé quando em 14 de dezembro de 1538 um agente régio se apresentou à porta do convento com a ordem de encerrar a casa religiosa e fazer firmar aos membros da comunidade o prescrito juramento de fidelidade. Muitos se submeteram por temor. O P. John, não. Encarcelado inmediatamente, compareció ante el primer ministro Thomas Cromwell. Se intentó persuadirlo para que diera su asentimiento a la nueva normativa, pero nada ni nadie consiguió convencerlo. Es más, durante los doce meses de prisión que siguieron a su captura, por su espontánea voluntad quiso añadir ulteriores penitencias a los ya numerosos sufrimientos que le eran infligidos para así tener la fuerza de permanecer fiel a Cristo en el momento del testimonio supremo. La sentencia con la que se cerró el proceso era apremiante: el “papista” fue condenado a sufrir la pena capital. El 27 de diciembre de 1539 una procesión lenta y lúgubre se movió por las calles de Canterbury. El Padre John, atado sobre un enrejado movido por un caballo, fue conducido a través de la ciudad hasta una colina fuera de las murallas, y allí fue ahorcado. A continuación, siguiendo la inhumana costumbre del tiempo, fue despedazado y sus restos cocidos en una caldera. En el libro contable del camarlengo de Canterbury aparece la lista de los gastos a cargo de la caja común efectuados para pagar la madera utilizada en la construcción del patíbulo y la adquisición de la cuerda: «Pagado por media tonelada de madera para una horca en la cual ajusticiar al fraile Stone: 2s 6d.». Beatificado por León XIII en 1886, Pablo VI el 25 de octubre de 1970 lo canonizaba junto con otros treinta y nueve mártires ingleses, sacerdotes, religiosos y laicos, hombres y mujeres, todos ellos sacrificados por la defensa de la verdad y de la unidad de la Iglesia. Para ver más sobre los 40 mártires en Inglaterra y Gales haz "click" AQUI

Pablo Meléndez Gonzalo, Beato
Mártir e Pai de família,

Pablo Melndez Gonzalo, Beato

Pablo Meléndez Gonzalo, Beato

Pablo Meléndez Gonzalo, pai de família numerosa, advogado e jornalista, havia nascido em Valência (Espanha) em 7 de novembro de 1876. Aos 14 anos perdeu a seu pai. Desde esse momento, dedicou o tempo disponível que lhe deixava a escola para ajudar a sua mãe e a outros 6 irmãos mais novos do que ele. Deus lhe concedeu uma vida espiritual intensa, profunda, sincera. Aos 15 anos ingressou nas congregações marianas, e cedo pôde participar nos grupos de Adoração noturna. Além disso, seu amor a Deus o levava a amar aos outros, especialmente aos enfermos (com frequência ia visitá-los). Tudo fazia com a força que lhe dava seu continuo contacto com Jesús: ia à missa e recebia a comunhão diariamente. Estudou direito na Universidade de Valência e obteve excelentes notas. Mas isso não o afastou de suas convicções: seus companheiros e professores notaram en seguida a fé profunda e o compromisso que Paulo tinha com a Igreja. Por essa fé e essa convicção participou ativamente na Juventude Católica, da que chegou a ser presidente para a zona de Valência. Terminados os estudos, começou a trabalhar como advogado. Também foi um bom jornalista. Com o tempo, chegou a ser diretor do periódico “Las Províncias”. Em 25 de Janeiro de 1904 casou-se com Dolores Boscá. Deus bendisse aos esposos com 10 filhos: Pablo, Antonio, Alberto, Rafael, Carlos, María Teresa, María de los Desamparados, María Luisa, Josefa y María Dolores. Também participou na política, como membro da Liga católica, e ocupou alguns cargos públicos na sua cidade. Por isso, era conhecido seu compromisso por defender a moralidade pública e a liberdade religiosa da Igreja. Na Espanha daqueles anos este compromisso público podia ser muito perigoso, mais numa Valência em que se notava una especial hostilidade de alguns contra tudo o que “cheirasse a incenso” (como se dizia depreciativamente da gente da Igreja).Os factos se precipitam a partir de 1931. A tensão política é muito alta nos anos iniciais da II República espanhola. Em 1934 se produz um primeiro intento, fracassado, de revolução esquerdista. Mas o ambiente segue sumamente tenso, uma tensão que culmina em julho de 1936 com o inicio da guerra civil espanhola. Pablo Meléndez se encontra, nesse mês de julho, numa aldeia da província, Paterna. A zona fica sob o governo das autoridades republicanas e dos comités comunistas e revolucionários, que não duvidaram em pôr em marcha uma perseguição sistemática contra muitos católicos. Pablo sofre um primeiro registo como suspeitoso, mas não é preso. Muda-se para a cidade de Valência. Não lhe foi possível encontrar um esconderijo, pois tem que prover de atenção médica a um de seus filhos, Carlos, que está gravemente enfermo. Alguns lhe oferecem ajuda para escapar, pois sabem que sua vida corre perigo, mas Pablo nega-se: antes está o cuidado de seu filho. Passados alguns meses, o perigo se faz realidade. Em 25 de outubro,pelas 6 da tarde, chegam para o prender. Levam-no com um dos seus filhos, Alberto. Um dos que o detém pergunta: “¿você é católico?” Pablo Meléndez contesta com segurança: “sou católico, apostólico e romano”. A ordem de prisão vem do Governo civil de Valência, a pedido do Conselho provincial de Vigilância popular antifascista, e com um motivo sumamente concreto: Pablo Meléndez era conhecido como pessoa comprometida com sua fé católica. Passa para a cadeia, e ali parece sentir-se algo seguro, ainda que tudo pode mudar en un instante. Un compañero de prisión le pregunta si cree que saldrán vivos. Pablo le responde: “si la Providencia nos destina para mártires nos fusilarán, y si no, quedaremos libres”. Otro de los compañeros de prisión le escucha decir lo siguiente: “estamos aquí pues Dios lo ha permitido, en sus manos estamos. He ordenado a mi familia que no haga gestiones para conseguir mi libertad. Sólo pido al Señor me dé su amor y gracia, y esto me basta”. Esa última frase le gusta mucho. La repite cuando le informan que su hijo Carlos acaba de fallecer. Se acerca la navidad de 1936. Para todo cristiano, una fiesta grande. Pablo Meléndez no sabe, quizá, que va a celebrar esa fiesta en el cielo, acompañado por sus hijo Alberto y Carlos. El día 24 de diciembre, en la madrugada, sacan de la cárcel a Pablo y a Alberto, y los fusilan con rapidez. A la familia les dicen que los han puesto en libertad. Una de las hijas, sin embargo, sospecha lo que acaba de ocurrir. Va al cementerio, y encuentra los cadáveres de su padre y de su hermano, acribillados por las balas. “Estamos aquí porque Dios lo ha permitido”. La vida y la muerte pertenecen a Dios, aunque a veces los hombres sienten que son ellos quienes deciden y escriben la historia. La historia terrena de Pablo Meléndez y de su hijo terminó así, en vísperas de la Navidad. No resulta fácil comprender por qué Dios permitió su muerte, por qué privó a una familia numerosa de aquel padre que tanto amaba a los suyos. Desde la fe sabemos, sin embargo, que Pablo no dejó a los suyos: Dios lo acogió en su seno. Desde el cielo, supo seguir cerca de la familia, cerca también de todos los que seguimos en camino hacia la Casa del Padre. La Iglesia ha sabido reconocer su fidelidad al amor y nos lo presenta como ejemplo para nuestra vida diaria. Fue declarado beato por Juan Pablo II el 11 de marzo de 2001.

María Margarita de Youville, Santa
Diciembre 23 Primera santa canadiense

Juan Cancio de Kety, Santo
Diciembre 23 Sacerdote, profesor de la universidad

Juan Stone, Santo
Diciembre 23 Mártir Agustino

Antonio de Santa Ana (Fray Galvão), Santo
Diciembre 23 Franciscano

Pablo Meléndez Gonzalo, Beato
Diciembre 23 Mártir y Padre de familia

Sérvulo el Paralítico, Santo
Diciembre 23 Mendigo

90245 > Sant' Antonio de Sant'Anna Galvao Francescano 23 dicembre MR


94066 > Santa Bincema Vergine e martire 23 dicembre


82850 > San Dagoberto II Martire 23 dicembre


92637 > Santi Dieci Martiri di Creta – (Teodulo, Saturnino, Euporo, Gelasio, Euniciano, Zotico, Ponzio, Agatopo, Basilide ed Evaristo) 23 dicembre MR


94820 > Beato Giacomo Aymerich Mercedario 23 dicembre


30500 > San Giovanni da Kety (Canzio) Sacerdote 23 dicembre - Memoria Facoltativa MR


90160 > San Giovanni Stone Sacerdote agostiniano, martire 23 dicembre MR


82920 > San Giuseppe Cho Yun-ho Martire 23 dicembre MR


92735 > Beato Hartmann (Artmanno) di Bressanone Vescovo 23 dicembre MR


91794 > Sant' Ivo (Yves) di Chartres Vescovo 23 dicembre MR


91619 > Santa Maria Margherita d'Youville (Dufrost De Lajemmerais) Fondatrice 23 dicembre MR


82910 > Beato Niccolò (Nicola) Fattore 23 dicembre MR


93246 > Beato Paolo (Pablo) Melendez Gonzalo Padre di famiglia, martire 23 dicembre MR


82900 > San Servolo il Paralitico Mendicante 23 dicembre MR


92233 > San Torlaco (Thorlàk Thorhallsson) Vescovo 23 dicembre - 20 luglio MR

00000000000000

00000000000000000000000

0000000000000000000000000000000000000

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos:

“REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”

  • Tero1 - Cpia
    0000
    000000
    00000000
    0000000000000000000000000000000
    ===============================
    ==================================================
    NOTA INFORMATIVA:
    Sites utilizados: Os textos completos são recolhidos através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. em que também incluo imagens recolhidas através de http://es.catholic.net/santoral; em seguida os textos deste mesmo site sem tradução e com imagens, e por último apenas os nomes e imagens de HTTP://santiebeati.it.
    Responsabilidade exclusiva de ANTÓNIO FONSECA
    http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
    00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
    Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
    ***************************************************************************************************************
    WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
    Edição: 23-12-2012 – 10,00 H
    ANTÓNIO FONSECA
    photo
    map-a3f333ae641e222222222222222222
    Etiquetas Technorati:
    =============================================================================================================