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sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Vidas de Papas da Igreja Católica (19) - 28 de Dezembro de 2012


Caros Amigos:
Desde o passado dia 11-12 que venho a transcrição das Vidas do Papas (e Antipapas)
segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.
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SÃO HILÁRIO
Hilrio
Santo Hilário
(De 461 a 468)
Foi eleito papa após a morte de São Leão Magno, em 19 de Novembro de 461.
Era membro da missão que representou a Igreja Católica no concílio de Éfeso (431), onde se distinguiu.
Já no trono de São Pedro, a sua ação foi predominantemente centralizadora, em especial nas questões que diziam respeito às Gálias e à Península Hispânica, tendo defendido intransigentemente os direitos do metropolita.
Interveio em Espanha, onde diversas comunidades cristãs se deixavam absorver pelo arianismo e estabeleceu um  vicariato confiado a Zenão, bispo de Sevilha, para que velasse pelos direitos apostólicos.
Na Gália, impõe o bispo de Arles como principal autoridade, com  os poderes de vigário pontifício, a fim de reforçar a unidade de todos os bispos, mantendo a obediência a Roma.
Proibiu os bispos de nomearem os seus sucessores.
Com o imperador Artémio, Santo Hilário mostrou-se muito firme, criticando-o porque permitira a celebração das Lupercais, festas pagãs que o papa considerou ofensivas e perigosas para a pureza da fé. Numa visita posterior à Basílica de São Pedro, o imperador viu-se confrontado com criticas de Santo Hilário e prometeu sobre o túmulo de São Pedro que, de futuro, se oporia alo alastramento do mal.
Sabe-se, ainda, que Santo Hilário gastou somas consideráveis na construção do mosteiro de São Lourenço, na edificação de um oratório em honra de Santo Estevão, no baptistério de Latrão e na fundação de duas bibliotecas.
Combateu as heresias de Eutiques e Nestor, respectivamente o monofisismo e o nestorianismo.
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SÃO SIMPLÍCIO
Simplicio
São Simplício
(De 468 a 483)
Foi eleito em 3 de Março de 468.
Foi íntimo cooperante de São Leão Magno e seu legado ao Concilio de Éfeso. Era o indicado para ser o pontífice, mas os tempos eram adversos e pouco favoráveis e São Simplício deparou-se com vários contratempos.
Em 476 fica amargurado com a queda definitiva do Império Romano do Ocidente, quando Odoarco, antigo auxiliar de Átila e rei dos Hérulos, se faz aclamar como rei e à frente de soldados germânicos toma a cidade de Pavia, onde se refugiara o jovem e inexperiente imperador Rómulo Augústulo.
Odoarco mostra-se prudente e moderado e o Senado envia emissários a Bizâncio para que o imperador do Oriente assuma também a coroa do Ocidente, mas o imperador recusa.
Entretanto, Odoarco recebe o título de patrício e declara-se rei de toda a Itália. Acabava a Idade Antiga e começava a Idade Média sob o poder dos bárbaros.
São Simplício tem de aceitar a situação, ainda mais preocupante porque Odoacro era ariano. Mas a Igreja reagiu e, sem o apoio do imperador, o papado tornou-se mais forte, consciente da sua responsabilidade perante a civilização cristã.
A Igreja sente-se com  força para caminhar sozinha, para cristianizar os bárbaros e, graças a esse esforço, em breve surgiria o novo império cristão, o Império Romano-Germânico.
Entretanto, a Igreja do Oriente ameaçava ruptura com  Roma. Os monofisistas, apoiados por Basilisco, agora no trono, procuravam eliminar a fórmula de São Leão Magno, com que nunca tinha concordado. Para isso fizeram com que Basilisco publicasse uma declaração repondo a rebeldia do «latrocínio de Éfeso».
Dá-se a queda do usurpador Basilisco e com a subida ao trono de Zenão (474-491) os monofisitas voltam a cair em desgraça por intervenção do patriarca Acácio. este, com a melhor intenção, redige um formulário de fé de mútuo entendimento, o Honoticon, sem qualquer referência à fórmula de São Leão Magno.
A situação no Oriente, metade herético (os monofisistas) e metade cismático (os acacianos), tornou-se preocupante.
Embora o Honoticon tivesse chegado ao Ocidente depois da morte de São Simplício, este teve conhecimento do texto e da situação, dela discordando, e para atalhar o perigo escreveu por duas vezes a Acácio, patriarca de Constantinopla, chamando-lhe a atenção para os desvios doutrinários que o texto continha.
Com a queda do Império, Roma era uma cidade que já não impunha nem respeito nem receio.
Segundo o Liber Pontificalis, São Simplício dedicou-se à construção e renovação de algumas basílicas e deu grande impulso à vida litúrgica, instituindo um serviço rotativo completo nos principais lugares de culto da cidade. Mandou erguer no monte Esquilino o primeiro templo dedicado a Santo André, irmão de São Pedro.
Durante o seu pontificado, nasceu em Núrsia, na Úmbria (Itália), pelo ano de 480, São Bento, aquele que iria ser o grande patrono da Europa, fundador da Ordem beneditina, esteio da Igreja e da civilização cristã na Idade Média.
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Continua:…
Post colocado em 28-12-12 – 11H00
ANTÓNIO FONSECA

Nº 1513-3 - A RELIGIÃO DE JESUS - OS SANTOS INOCENTES - 28 de Dezembro de 2012

1513-3
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
28 de Dezembro de 2012
OS SANTOS INOCENTES
Mt 2, 13-18
Jesus e o Egipto - Depois de partirem, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, e disse-lhe: «Levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o Menino para O matar». E ele levantou-se, de noite, tomou o Menino e Sua mãe e partiu para o Egipto, permanecendo ali até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta: «Do Egipto chamei o meu Filho».
O martírio dos inocentes – Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos magos. Cumpriu-se, então, o que o profeta Jeremias dissera:
«Ouviu-se uma voz em Ramã, uma lamentação e grande pranto: - É Raquel que chora os seus filhos e não quer ser consolada, porque já não existem».
 
1 – Este relato não é histórico. É uma saga ou uma lenda, que não encaixa com o verosímil. Resulta inexplicável porque Herodes, um homem tão cruel, aguardou dois anos para realizar uma matança tão massiva, politicamente tão torpe. É uma história inventada para reforçar a tradição de Belém  como cidade do Messias. E não quadra com os dados da infância que oferece Lucas (Ulrich Luz).
2 – Sem dúvida alguma, a lição importante deste estranho relato e a atualidade dramática que tem no século XXI. A crueldade e o saneamento das crianças é hoje mais brutal que a violência que se exercia contra elas na antiguidade. É verdade que então os menores careciam de direitos, enquanto que hoje não os têm. Mas tão certo como isso é que, atualmente, a lei do mais forte se impõe acima do direito. De facto, sabemos que a maior mortandade, nos países pobres, corresponde às crianças. Uns 30 000 menores morrem de fome e má nutrição em cada 24 horas. A isso há que somar a violência que supõe o tráfico de crianças, para a venda de órgãos, o comércio sexual, os abusos contra menores, a falta de atenção sanitária e educativa, o desamparo dos que são abandonados nos campos de refugiados…
3Por que a violência se intensifica especialmente com os menores? Simplesmente, porque são os mais fracos e a eles se pode agredir com a maior impunidade. É a prova mais patente da cobardia que entranha a corrupção do mundo em que vivemos. Tudo o que é carência de atenção sanitária, educativa e afectiva às crianças, é responsabilidade dos políticos e dos cidadãos, que, com o seu silêncio, contribuem para tais formas de violência.
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Viso - mapa
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 28-12-2012 - 10,30 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
Imagem no mapa






















Nº 1512-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Levítico “8” - 28 de Dezembro de 2012


antoniofonseca1940@hotmail.com

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FELIZ NATAL DE 2012
e
BOM ANO NOVO DE 2013
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Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.
Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, (Estes já estão…) – Faltam apenas 1120 páginas… sejamos optimistas.
LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
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Nº 1512 - 2ª Página

28 de Dezembro de 2012
ANTIGO TESTAMENTO

L E V Í T I C O
 
8 – CONSAGRAÇÃO DE AARÃO E DE SEUS FILHOS

8 – CONSAGRAÇÃO DE AARÃO E DE SEUS FILHOSO Senhor disse a Moisés: «Toma Aarão e os seus filhos com ele; toma também as vestes, o óleo de unção, o novilho para o sacrifício pelo pecado, os dois carneiros e o cesto dos pães ázimos. Convoca toda a assembleia para a entrada da tenda da reunião». Moisés obedeceu ao que o Senhor ordenara, e a assembleia reuniu-se à entrada da tenda da reunião. E Moisés disse, então à assembleia: «Este é o cerimonial que o Senhor mandou cumprir». E mandou aproximar Aarão e os filhos, e lavou-os com água. Vestiu a Aarão a túnica, cingiu-o e revestiu-o com o manto; colocou-lhe, por cima, o efod, e cingiu-o com o cíngulo do efod, atando-o. Colocou-lhe o peitoral, ao qual ajustou os urim e os tumim. Pôs-lhe a tiara na cabeça, e, à frente da tiara, fixou a lâmina de ouro, o diadema sagrado, como o Senhor lhe tinha ordenado. Depois, Moisés tomou o óleo de unção e ungiu o tabernáculo e tudo quanto ele encerrava, e consagrou-o. Aspergiu sete vezes o altar, ungiu-o a seguir com todos os seus utensílios, assim como a bacia e o seu suporte, a fim de os consagrar. Derramou este óleo de unção sobre a cabeça de Aarão e ungiu-o, para o consagrar. Depois, Moisés, mandou-os aproximar, revestiu-os com as túnicas, como o  Senhor lhe tinha ordenado. Mandou a seguir, aproximar o novilho do sacrifício pelo pecado, e Aarão e os seus filhos apoiaram as mãos sobre a sua cabeça. Moisés degolou-o, recolheu o sangue e, molhando nele o dedo, aplicou-o sobre as partes do altar, a toda a volta, purificando assim o altar; depois, derramou o sangue no receptáculo do altar e consagrou a propiciação. Tomou a gordura das entranhas, a membrana do fígado, os dois rins com a sua gordura e queimou tudo sobre o altar. Mas queimou fora do acampamento o novilho, a sua pele, a sua carne e os seus excrementos, como o Senhor lhe tinha ordenado. Mandou aproximar o carneiro do holocausto, e Aarão e os seus filhos apoiaram as mãos sobre a sua cabeça. Moisés degolou-o e derramou o sangue em volta do altar. Esquartejou o carneiro e reduziu a fumo a cabeça, os membros e a gordura. lavou com água as entranhas e as pernas e queimou todo o carneiro sobre o altar. Foi um holocausto de odor agradável, um sacrifício em honra do Senhor, consumido pelo fogo, como o Senhor tinha ordenado a Moisés. Mandou, em seguida, aproximar o segundo carneiro, o carneiro da inauguração; Aarão e os seus filhos apoiaram as mãos sobre a sua cabeça. Moisés imolou-o, tomou o seu sangue e aplicou-o sobre o lóbulo da orelha direita de Aarão, sobre o polegar da sua mão direita e sobre o polegar do seu pé direito. Mandou, a seguir, aproximar os filhos de Aarão, e pôs deste sangue sobre o lóbulo da orelha direita, sobre o polegar da mão direita e sobre o polegar do pé direito de cada um deles, derramando o sangue em volta do altar. Tomou as partes gordurosas, a cauda, toda a gordura das entranhas, a membrana do fígado, os dois rins com  a sua gordura e a coxa direita. Tomou do cesto com os pães sem fermento, depositado diante do Senhor, um bolo sem fermento, uma torta amassada com azeite e uma filhó, que juntou às gorduras e à coza direita. Pôs tudo sobre as mãos de Aarão e de seus filhos, e agitou tudo diante do Senhor. Depois Moisés retirou isto, com as mãos, e queimou tudo sobre o altar perfumado, por cima do holocausto. Foi uma oferta singular de odor agradável, foi um sacrifício ao Senhor. Moisés tomou o peito do carneiro e agitou-o diante do Senhor; esta parte do carneiro da inauguração tornou-se o quinhão de Moisés, como Senhor lhe tinha ordenado. Moisés tomou, então , o óleo da unção e do sangue que estava junto do altar, e aspergiu com ele Aarão, as suas vestes, seus filhos e também as suas vestes. Moisés disse-lhes: «Cozei a carne à entrada da tenda da reunião; é ali que a comereis com o pão que se encontra no cesto da inauguração, como ordenei, quando disse: “Aarão e os seus filhos devem comê-la, o que restar da carne e do pão, queimá-lo-eis no fogo”. Durante sete dias, não vos afastareis da tenda da reunião, até que se completem os dias da vossa consagração, o qual durará sete dias. Como se procedeu neste dia, o Senhor ordenou que se voltasse a proceder a fim de terminar a vossa propiciação. Permanecereis, pois, sete dias à entrada da tenda da reunião, dia e noite, e cumprireis as ordens do Senhor, a fim de não morrerdes; porque assim me foi ordenado». Aarão e seus filhos fizeram tudo quanto o Senhor lhes ordenara, por intermédio de Moisés.
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A Arca da Aliança
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28 de Dezembro de 2012 - 10,15 h
ANTÓNIO FONSECA
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Nº 1513-1 - (363-12) - SANTOS DE CADA DIA - 28 de Dezembro de 2012 - 5º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com
Oitava do Natal do Senhor
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Boas Festas
F E L I N A T A L e
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Nº 1513-1 - (363-12)
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Nº 1513-1 – (363-12)

OS SANTOS INOCENTES
Crianças Mártires em Belém
Los Santos Inocentes
Os Santos Inocentes
Quando os Magos chegaram a Belém, guiados por uma estrela misteriosa, «encontraram o Menino com Maria e, prostrando-se, adoraram-No e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentesouro, incenso e mirra -. E, tendo recebido aviso em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra. Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: “Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar”. E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito.- E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: “Do Egito chamarei o meu filho”. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos Magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e arredores, de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos Magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias. “Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem, admitir consolação, porque já não existem”» (Mt 2, 11-20).
Los Santos Inocentes
Os Santos Inocentes
Quanto ao número dos assassinados, os Gregos e o jesuíta Salmerón (1612) diziam ter sido 14 000; os Sírios 64 000; o martirológio de Haguenau (Baixo Reno) 144 000. Calcula-se hoje que terão sido cerca de vinte ao todo. Foram muitas as Igrejas que pretenderam possuir relíquias deles. Na Idade Média, nos bispados que possuíam escola de meninos de coro, a festa dos Inocentes ficou sendo a destes. Começava nas vésperas de 27 de Dezembro e acabava nas do dia seguinte. Tendo escolhido entre si um «bispo», estes cantorzinhos apoderavam-se das estolas dos cónegos e cantavam em vez deles. A este bispo improvisado competia presidir aos ofícios, entoar o Invitatório e o Te Deum e desempenhar outras funções que a liturgia reserva aos prelados maiores. Só lhes era retirado o báculo pastoral ao entoar-se o versículo do Magnificat: Derrubou os poderosos do trono, no fim das segundas vésperas. Depois o «derrubado» oferecia um banquete aos colegas, a expensas do cabido, e voltava com eles para os seus bancos. esta extravagante cerimónia também esteve em uso em Portugal, principalmente nas comunidades religiosas (Viterbo, Elucidário. V. «Bispo dos Fátuos»). Do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt. Ver também www.es.catholic ¿Queres saber mais? Consulta ewtn e www.santiebeati.it
Catalina (Caterina) Volpicelli, Santa
Catalina (Caterina) Volpicelli, Santa
Fundadora das Escravas do Sagrado Coração
Catalina Volpicelli, Fundadora de Las Esclavas del Sagrado Corazón, pertenece a la compañía de los "apóstoles de los pobres y de los marginados" que, en el siglo XIX, fueron para Nápoles un signo resplandeciente de la presencia del Cristo "buen Samaritano" que se acerca a cada hombre herido en el cuerpo y en el espíritu, para derramar sobre sus heridas el aceite de la consolación y el vino de la esperanza (cf. Misal Romano, 2 ed. Italiana, Roma 1983, Prefacio común VIII, pág. 375). Nacida en Nápoles el 21 de enero de 1839, Catalina tuvo en su familia, perteneciente a la alta burguesía, una sólida formación humana y religiosa. En el Colegio Real de San Marcelino, bajo la sabia guía de Margarita Salatino (futura cofundadora, con el Beato Ludovico de Casoria de las Hermanas Franciscanas Elizabetinas Bigie), aprendió letras, idiomas y música, cosa que no era usual para una mujer de su tiempo. Guiada por el Espíritu del Señor, que le revelaba el plan de Dios a través de la voz de sabios y santos Directores espirituales, Catalina que mientras insistía en rivalizar con su hermana y en brillar en la sociedad, frecuentando teatros y espectáculos de danzas, rápidamente renunció a los valores efímeros de una vida elegante y despreocupada, para adherir con generosa decisión a una vocación de perfección y de santidad. El encuentro ocasional con el Beato Ludovico de Casoria, el 19 septiembre de 1854, en "La Palma" en Nápoles, fue, como afirmó ella misma: "un momento singular de la gracia obsequiosa, de la caridad y de la predilección del S. Corazón enamorado de las miserias de su Sierva". El Beato la asoció a la Orden Franciscana Seglar y le indicó como única finalidad de su vida, el culto al Sagrado Corazón de Jesús, invitándola a permanecer en medio a la sociedad, en la cual debía ser "pescadora de almas". Guiada por su confesor, el barnabita P. Leonardo Matera, el 28 mayo de 1859 Catalina entró a formar parte de las Adoradoras perpetuas de Jesús Sacramentado, pero en poco tiempo se retiró, por graves motivos de salud. Otro era el designio de Dios para Catalina. Lo había intuído muy bien el Beato Ludovico que a menudo le repetía: "El Corazón de Jesús, oh Catalina, ésta es tu obra !" Por indicación de su confesor, la Volpicelli conoce la hoja mensual del Apostolado de la Oración "Le Messager du Coeur de Jèsus". Escribe al P. Enrique Ramière, director general del Apostolado de la Oración en Francia, recibiendo de él noticias detalladas de la naciente Asociación, con el Diploma de Celadora, el primero llegado a Italia. En julio de 1867, P. Ramière visita el edificio de Largo Petrone en la Salud, en Nápoles, donde Catalina está pensando establecer la sede de sus actividades apostólicas "para hacer renacer en los corazones, en las familias y en la sociedad el amor por Jesucristo". El Apostolado de la Oración será el centro de todo la estructura espiritual de Catalina, que le permitirá cultivar su amor ardiente por la Eucaristía y se convertirá en instrumento de una acción pastoral que tiene las dimensiones del Corazón de Cristo y por lo tanto abierta a todo hombre, siempre al servicio de la Iglesia, de los últimos y de los sufridos. Con las primeras celadoras, el 1 julio de 1874 Catalina funda el nuevo Instituto de las "Esclavas del S. Corazón", aprobado en primera instancia por el Cardenal Arzobispo de Nápoles, el Siervo de Dios Sixto Riario Sforza, y posteriormente, el 13 junio de 1890, por el Papa León XIII que concede a la nueva familia religiosa el Decreto de alabanza". Interesada en el futuro de la juventud, abrió enseguida el asilo de huerfánas las "Margaritas", fundó una biblioteca circulante e instituyó la Asociación de las Hijas de María, con la guía sabia de la Venerable M. Rosa Carafa Traetto (+ 1890). En poco tiempo abrió otras casas: en Nápoles en el edificio Sansevero y luego junto a la iglesia de la Sabiduría, en Ponticelli, donde las Esclavas se distinguieron en la asistencia a las víctimas del cólera del año 1884, en Minturno, en Meta de Sorrento y en Roma. El 14 mayo de 1884, el nuevo Arzobispo de Nápoles, el Cardinal Guillermo Sanfelice, OSB, consagró el Santuario dedicado al S. Corazón de Jesús, que la Volpicelli había hecho eregir junto a la Casa Madre de sus obras, destinándolo particularmente a la adoración reparadora, solicitada por el Papa para el sostèn de la Iglesia, en una època difícil para la libertad religiosa y para el anuncio del Evangelio. La participación de la Catalina al primer Congreso Eucarístico Nacional, que se celebró en Nápoles en el año 1891 (19-22 noviembre), fuè el acto cumbre del apostolado de la Fundadora de las Esclavas del S. Corazón; en aquella ocasión montó una rica exposición de ornamentos sagrados, destinados a las iglesias pobres, organizó la adoración eucarística en la Catedral y fue la animadora de aquel gran movimiento de almas que culminó en la impresionante: "Confesión y Comunión general". Catalina Volpicelli muere en Nápoles el 28 diciembre de 1894 ofreciendo su vida por la Iglesia y por el Santo Padre. La Causa de beatificación y canonización de la insigne testigo de la caridad del Corazón de Cristo, despuès de la instrucción del Proceso Ordinario en los años 1896-1902 en la Curia eclesíastica de Nápoles, fue oficialmente presentada ante la entonces S. Congregación de los Ritos el 11 enero de 1911. El 25 de marzo de 1945, el Santo Padre, Pio XII declaraba la heroicidad de las virtudes, atribuyèndole el titulo de Venerable. El 28 de junio de 1999, su Santidad Juan Pablo II, aprobó la lectura del decreto para su beatificación. El 26 de abril de 2009 fue canonizada por S.S. Benedicto XVI.
Gaspar de Búfalo, São
Presbítero e Fundador,
Gaspar de Bfalo, San
Gaspar de Búfalo, San
Fundador dos Missionários do Precioso Sangue
Martirológio Romano: Em Roma, são Gaspar del Búfalo, presbítero, o qual lutou denodadamente pela liberdade da Igreja e, encarcerado, não cessou de conduzir aos pecadores pelo caminho recto, principalmente com a devoção ao preciosíssimo sangue de Cristo, em cuja honra fundou as Congregações de Missionários e de Irmãs. (1837) Etimologicamente: Gaspar = Aquele que administra tesouros. Vem das línguas hebraica e persa. Este santo nasceu em Roma em 1786. Era filho de um capitão. Foi ordenado sacerdote em 1808. Mas em 1809 Napoleão prendeu ao Sumo Pontífice Pio VII e então o Padre Gaspar e todos os sacerdotes que permaneceram fiéis ao Papa, foram desterrados. Em 1814, ao ser derrotado Napoleão, pôde voltar livre o Pontífice a Roma e também o Padre Gaspar voltou à cidade eterna, e viu que tendo estado a cidade vários anos sem sacerdotes, quase, havia muitíssimo trabalho que fazer em confissões e pregações e em tratar de instruir a juventude, e se dedicou a isso com toda sua energia e de tempo completo.
Gaspar de Bfalo, San
Gaspar de Búfalo, San
Viendo que se necesitaban fervorosos misioneros que predicaran de pueblo en pueblo y de ciudad en ciudad, se propuso fundar una nueva comunidad religiosa: Los Misioneros de la Preciosa Sangre. El Papa lo ayudó y lo animó y así pronto tuvo ya un buen número de misioneros. El quería que las casas de su nueva comunidad se fundaran en los barrios más pobres, más abandonados y más pervertidos de cada ciudad. Y empezó por la ciudad de Nápoles que en ese tiempo era una verdadera guarida de bandidos, donde nadie tenía la vida segura. El propio Sumo Pontífice le recomendó que empezara por Nápoles, pues esa gente necesitaba mucho de la conversión .Y las dificultades que se le presentaban eran extremas. Parecía que Nuestro Señor lo estaba poniendo a prueba, pues apenas solucionaba una dificultad le aparecían varias más. Sin embargo él, con una gran confianza en Dios, logró reunir un buen número de sacerdotes y allá se fue a fundar casas de misiones y obtuvieron grandes conversiones. A sus misioneros les recomendaba que trabajaran fuertemente, y que nunca se dieran por vencidos a pesar de las dificultades y que no dejaran un solo día sin instruirse más y más en nuestra santa religión. El y sus sacerdotes recorrían pueblos y ciudades predicando el evangelio y la conversión. Aguantaban hambres, fríos, persecuciones y pobreza, pero conseguían un gran número de conversiones, con su predicación, su buen ejemplo y sus sacrificios. Las gentes al verlos tan mortificados y tan instruidos y al oírlos hablar con tanto entusiasmo acerca de la conversión y de la salvación del alma se entusiasmaban y cambiaban de modo de vivir y empezaban a ser mejores. El santo, que terminaba cada misión terriblemente fatigado, les decía a sus amigos: ¿Si es tan bonito trabajar por Nuestro Señor aquí en medio de tantas fatigas, cuánto más será estar junto a El en el cielo donde no hay dolor ni cansancio?. Por todas partes por donde andaba predicando iba propagando la Adoración Nocturna: ese dedicar una noche cada mes para pasar varias horas rezando ante el Santísimo Sacramento. Ya bastante enfermo sufría muchísimo de sed por el calor y por la fiebre, pero hacía el sacrificio de no tomar agua, para obtener con ese sufrimiento la conversión de los pecadores. En invierno el frío lo hacía sufrir muchísimo pero no tenía calefacción, porque el martirio del frío podía convertir pecadores. Murió en Roma en 1836, y fueron tantos los milagros que se obtuvieron por su intercesión, que el Sumo Pontífice lo declaró santo en 1954. San Gaspar: te encomendamos nuestras ciudades, especialmente aquellos barrios donde hay más maldad, para que ruegues a Dios por ellos y consigas la conversión de muchos pecadores.
Gregorio (Hryhorij) Khomysyn, Beato
Gregorio (Hryhorij) Khomysyn, Beato
Ao crente não muito metido no coração de Dios, es su pasado, sus culpas y sus remordimientos lo que le atormentan. Dios, sin embargo, ha puesto nuestro futuro en manos de Cristo y el pasado lo ha sepultado en el olvido para siempre. ¿Cuándo vas a empezar a vivir esta realidad? Este nombre ucraniano no te suena de nada. Sin embargo, merece la pena que sepas algo de su vida. Nació en Ternopil en 1867 y murió tal día como hoy del 1945. ¿Quién fue este joven? Desde pequeño deseaban entrar en el seminario para llegar un día a ser sacerdote. Este acontecimiento, fundamental para el resto de su vida, tuvo lugar en 1893. Dada su valía personal, lo eligieron Rector del Seminario en 1902, a los dos años lo consagraron de obispo Ivano-Frankivsk. Los comunistas de entonces, cegados por su manía de desterrar a Dios de los corazones de la gente, fueron derechos a por él en 1939. Lo sometieron a torturas de todo tipo, sobre todo el “come cocos”. Lo dejaron en libertad durante dos años. Esperaban que la tortura a la que le habían sometido, surtiera efecto. Y esto, en un alma de Dios, no es posible. Por eso, en 1945 lo arrestaron de nuevo. Ya estaba muy mal de salud por los sufrimientos y horribles interrogatorios que había padecido. Día y noche se turnaba la policía soviética para que abnegara de su fe y no hiciera apostolado entre los fieles católicos. Como ya no podía soportar tanto dolor, murió en la misma cárcel de Lukianivska en Kiev. El es uno de los 26 mártires de la iglesia greco-católica muertos entre 1935 y 1973. Fueron duramente perseguidos por el régimen comunista. Este apoyaba sólo a la iglesia ortodoxa. Ellos no quisieron unirse a ella. Dados sus méritos, el Papa Juan Pablo II los beatificó el 27 de junio del año 2001 en Leópoli (Lviv) durante su peregrinación apostólica a Ucrania. El grupo beatificado está integrado por: Mykolay Charneckyj, Obispo, 2 abril Josafat Kocylovskyj, Obispo, 17 noviembre Symeon Lukac, Obispo, 22 agosto Basilio Velyckovskyj, Obispo, 30 Junio Ivan Slezyuk, Obispo, 2 diciembre Mykyta Budka, Obispo, 28 septiembre Gregorio (Hryhorij) Lakota, Obispo, 5 noviembre Gregorio (Hryhorij) Khomysyn, Obispo, 28 diciembre Leonid Fedorov, Sacerdote, 7 marzo Mykola Konrad, Sacerdote, 26 junio Andrij Iscak, Sacerdote, 26 junio Román Lysko, Sacerdote, 14 octubre Mykola Cehelskyj, Sacerdote, 25 mayo Petro Verhun, Sacerdote, 7 febrero Alejandro (Oleksa) Zaryckyj, Sacerdote, 30 octubre Klymentij Septyckyj, Sacerdote, 1 mayo Severijan Baranyk, Sacerdote, 28 junio Jakym Senkivskyj, Sacerdote, 28 junio Zynovij (Zenón) Kovalyk, Sacerdote, 30 junio Vidal Vladimir (Vitalij Volodymyr) Bajrak, Sacerdote, 16 Mayo Ivan Ziatyk, Sacerdote, 17 mayo Tarsicia (Olga) Mackiv, Monja, 18 Julio Olympia (Olha) Bidà, Suora, 28 enero Laurentia (Leukadia) Harasymiv, Monja, 26 agosto Volodymyr Pryjma, Laico, 26 Junio (las fechas indicadas corresponden a las de su martirio)
Mattía Nazarei, Beata
Abadessa Clarissa,
Matta Nazarei, Beata
Mattía Nazarei, Beata
Virgen religiosa de la Segunda Orden Franciscana (1236‑1320). Clemente XIII aprobó su culto el 27 de julio de 1765. Matía, nacida hacia el año 1235 en Matelica, en las Marcas, pertenecía a la familia noble De Nazarei. Creció rodeada de los amorosos cuidados de los familiares, que hicieron todo para prepararla para un brillante porvenir. Su padre, se soñaba para ella un matrimonio digno de su categoría. Pero un hecho inesperado trastornó todos sus planes. El ejemplo de las dos santas hermanas Clara e Inés de Asís también se repitió en Matelica. Un día Matía sin avisar a nadie, huyó de su casa y fue a tocar las puertas del monasterio de Santa María Magdalena de las hermanas Clarisas, pidiendo a la abadesa que la recibiera entre sus cohermanas. Esta le hizo notar que era imposible sin el consentimiento de sus padres. Poco después el padre y algunos parientes irritadísimos irrumpieron en el monasterio decididos a llevarla de nuevo a su casa por la fuerza. Pero todo fue inútil. El padre fue vencido por la insistencia de su hija, que así pudo realizar su sueño de seguir a Cristo por el camino de la perfección. Tenía dieciocho años cuando comenzó el noviciado y antes de la profesión distribuyó parte de sus bienes a los pobres y parte la reservó para urgentes trabajos de restauración del monasterio. Tras su ejemplo otras muchachas la siguieron por el camino de vida evangélica que habían trazado San Francisco y Santa Clara. Después de ocho años de vida religiosa fue elegida abadesa unánimemente. Durante cuarenta años Matía fue la celosa superiora de las Clarisas, iluminada guía espiritual y al mismo tiempo sagaz administradora. Poseía las cualidades aparentemente contradictorias de una gran mística y de una sabia organizadora. Confiando en la Divina Providencia, con ofrendas de la población y de su familia, reconstruyó casi desde los cimientos la iglesia y el monasterio. La vida interior de la Beata Matía se modeló sobre la Pasión del Señor. Por muchos años todos los viernes sufrió dolores y numerosos arrobamientos. Fue una mujer de gobierno que a las virtudes contemplativas unía las virtudes prácticas. Se mantuvo también en contacto con el mundo, sabiendo decir una palabra de consuelo, ayuda y exhortación a los muchos que acudían a ella. Fue llamada “Madre de la caridad” pues ayudaba en la medida de las posibilidades aun a indigentes y pobres. Un niño estaba a punto de morir como consecuencia de una caída. La madre desesperada lo llevó a la Beata Matía, quien después de orar lo tocó con la mano y lo restituyó sano y salvo a su madre. Y se cuentan de ella otros prodigios. El 28 de diciembre de 1320, después de haber exhortado y bendecido por última vez a sus queridas cohermanas, murió serenamente a los 85 años, dejando tras de sí un dulce recuerdo, que luego se transformaría en culto, el cual confirmaría Clemente XIII.
Los Santos Inocentes
Diciembre 28 Fiesta es buena ocasión de hacer agradable la vida a los demás
Gaspar de Búfalo, San
Diciembre 28 Presbítero y Fundador
Gregorio (Hryhorij) Khomysyn, Beato
Diciembre 28 Obispo y Mártir
Mattía Nazarei, Beata
Diciembre 28 Abadesa Clarisa
83320 > Sant' Antonio di Lerins Monaco 28 dicembre MR

90246 > Santa Caterina Volpicelli 28 dicembre MR

35900 > San Gaspare Del Bufalo Sacerdote 28 dicembre MR

94827 > Beato Gregorio da Chaors Mercedario 28 docembre

90656 > Beato Hryhorij Khomysyn Vescovo e martire ucraino 28 dicembre MR

22150 > Santi Innocenti Martiri 28 dicembre - Festa MR

90390 > Beata Mattia Nazarei (Nazzareni) 28 dicembre MR

83310 > San Teona (Teone) d'Alessandria Vescovo 28 dicembre MR

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Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos:
“REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”
  • Tero1 - Cpia
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    Edição: 28-12-2012 – 10,00 H
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