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sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

notalatina: Farsa, mentiras e cinismo como políticas oficiais ...

notalatina: Farsa, mentiras e cinismo como políticas oficiais ...: No dia 10 de dezembro Chávez voltou a Cuba para realizar mais uma cirurgia, alegando que havia surgido “outro foco do câncer” mas, como das...

Nº 1520-2 - O ANTIGO TESTAMENTO - Levítico (17 ) - 4 de Janeiro de 2013

BOM ANO NOVO DE 2013

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Caros Amigos:

Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, (Estes já estão…) – Faltam apenas 1120 páginas… sejamos optimistas.

LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.

Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

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Nº 1520 - 2ª Página

4 de Janeiro de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

L E V Í T I C O

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17 – LUGARES DESTINADOS AOS SACRIFICIOS

17 – LUGARES DESTINADOS AOS SACRIFICIOS – O Senhor disse a Moisés: «Fala a Aarão, aos seus filhos e a todos os filhos de Israel, e diz-lhes: Isto é o que o Senhor me ordenou que dissesse: Qualquer homem da casa de Israel que degolar um boi,  uma ovelha ou uma cabra, no acampamento ou fora do acampamento sem o ter levado á entrada da tenda da reunião para o oferecer ao Senhor, diante do seu tabernáculo, será acusado do sangue derramado; derramou sangue e, por isso, é eliminado do seu povo. É para que os filhos de Israel, que estão habituados a imolar as vítimas no campo, as levem ao sacerdote, diante do Senhor, à entrada da tenda da reunião, e as ofereçam como sacrifício pacifico em honra do Senhor. O sacerdote aspergirá o sangue sobre o altar do Senhor, à entrada da tenda reunião e queimará a gordura como perfume agradável ao Senhor, e nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demónios, aos quais prestam culto. Que isso seja para eles uma lei perpétua, de geração em geração. Dir-lhes-ás ainda: qualquer homem, da casa de Israel, ou qualquer estrangeiro residente no meio deles que oferecer um holocausto ou um sacrifício, e não apresentar a vítima à entrada da tenda da reunião, para a oferecer ao Senhor, será eliminado do seu povo.

Interdição de comer sangue – Se qualquer homem da casa de Israel ou qualquer estrangeiro residente no meio deles, comer sangue, voltar-Me-ei contra ele eliminá-lo-ei do seu povo. Porque o sangue é o princípio vital. da carne, que vos concedo sobre o altar, a fim de vos servir de expiação, pois o sangue é que faz expiação pela pessoa. por isso, disse aos filhos de Israel; Nenhum de vós comerá sangue, e o estrangeiro residente no meio de vós também não comerá sangue. Qualquer dos filhos de Israel ou dos estrangeiros residentes no meio deles, que caçar um animal selvagem ou uma ave própria para comer, derramar-lhe-á o sangue cobri-lo-á com terra. Porque o principio vital de toda a criatura é o sangue que está no seu corpo, por isso Eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de carne alguma, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; quem o comer será eliminado. Todo aquele, nascido no pais ou no estrangeiro, que comer um animal morto ou despedaçado, lavará as suas vestes, banhar-se-á em água e ficará impuro até à tarde; depois ficará puro. Mas, se não lavar as vestes e banhar o corpo, suportará a sua iniquidade.

 

 

 

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A Arca da Aliança

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4 de JANEIRO de 2013 – 12.55 h

ANTÓNIO FONSECA

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http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

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Nº 1520 - (3) - VIDAS DOS PAPAS DA IGREJA CATÓLICA - (26) - 4 de Janeiro de 2013

Nº 1520 - (3)
Desejo a continuação de
BOAS FESTAS e BOM ANO DE 2013
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Caros Amigos:
Desde o passado dia 11-12-12 que venho a transcrever as Vidas do Papas (e Antipapas)
segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.
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SÃO GREGÓRIO I (MAGNO)
 
Gregório I
 
São Gregório I (Magno)
(De 590 a 604)
 
Aquando da morte do pai, fez-se monge e transformou o seu palácio num mosteiro, pondo lá um abade.
O papa Pelágio II necessitava de um homem como ele e nomeou-o núncio em Bizâncio e, mais tarde, seu secretário.
Na missão, muito importante, na corte de Bizâncio, onde esteve seis anos, Gregório conquistou amizades, aumentou a sua experiência política e os conhecimentos teológicos. Ao regressar, em 566, ao seu mosteiro romano, estudou particularmente Teologia e a Bíblia.
Quando, em 590, a peste vitimou o papa, os Romanos lançaram-se aos pés de Gregório pedindo-lhe para ser o papa. Aceitou por piedade para com o povo e foi eleito em 3 de Setembro de 590. Imediatamente organizou procissões pedindo a Deus o fim do flagelo. Passadas poucas semanas a epidemia diminuiu, o povo viu-se menos atormentado e a popularidade do papa cresceu de forma extraordinária.
Em 591, escreve Regra Pastoral, sobre a missão e deveres dos bispos.
Zeloso pela dignificação da liturgia escreve o Sacramentarium Gregorianum que reformou a celebração da missa. O Antiphonarium, remodelação dos cânticos, ficou conhecido por Cântico Gregoriano.
Outras obras suas merecem destaque, como o Liber regulae pastoralis; quatro volumes de Diálogos, com narrativas dos milagres de diversos santos. Expositio in librum Job e 848 cartas de diverso conteúdo pastoral fazem dele um dos pontífices mais eminentes, um dos Doutores da Igreja, mostrando-se nestes escritos, mais do que um teólogo, um grande moralista.
Entretanto, os Lombardos continuavam a saquear tudo e as cidades ardiam. Gregório perguntava: «Onde está o Senado? Onde está o povo?». «Tudo dissolvido».  O antigo prefeito de Roma, agora no topo da Igreja, assumiu o encargo de salvar a cidade, reabastecendo, organizando, julgando, reconstruindo a cidade terrestre para fazer a «Cidade de Deus», segundo o ensinamento do seu mestre, Santo Agostinho, «Pergunto-me», dizia ele, «se neste momento ser papa é ser chefe espiritual ou rei temporal
Nessa altura o ducado de Roma, no meio dos ducados lombardos, era necessário á segurança da Santa Sé e Gregório apropriou-se dele, fundando assim o domínio temporal do papado, colocando a Igreja como um Estado, governado pelo papa.
Durante o seu pontificado impôs a disciplina dos clérigos; aos monges o respeito das regras; o celibato dos padres; o julgamento de diferendos pelos tribunais eclesiásticos e fez-se respeitar pelos príncipes.
Para evangelizar as Ilhas Britânicas enviou, em 597, uma  missão romana de monges do Mosteiro de Santo André, chefiada pelo superior, o monge Agostinho (hoje conhecido por Santo Agostinho de Cantuária), que desembarcou na foz do Tamisa.
Primeiro quis cristianizar o Kent e conseguiu que o seu rei, Etelberto, aceitasse ser batizado. Pouco depois, Agostinho,bispo de Cantuária, ministrava o sacramento a mais de 10 000 pessoas. Morreu em 604 ou 605, depois de ter consagrado alguns bispos.
A intervenção do papa foi também benéfica na Gália e na Espanha, aqui com a conversão do rei visigodo e a abjuração dos bispos arianos a merecer-lhe atenção especial nas cartas que escreveu ao bispo de Sevilha, São Leandro.
Para defender as províncias eclesiásticas de África, submetidas a Bizâncio, realizou o sínodo de Cartago, no Verão de 594, saindo dele decisões enérgicas que erradicaram por completo a heresia.
Os seus últimos anos de vida foram marcados pelo sofrimento da gota e em 599 já raras vezes saía do leito.
No seu último ano de pontificado revelou grande energia e, mesmo do leito, escreveu muitas cartas: incita os bispos de Campânia a maior atividade apostólica; repreende o bispo de Nápoles por falta de zelo; defende o bispo de Palermo contra as injustiças do seu prelado; defende, ante a corte de Ravena, os direitos dos proprietários da Sardenha e ainda da subsistência dos mosteiros.
Finalmente, encontrou a paz eterna e o seu corpo jaz na Capela Clementina, da Basílica de São Pedro.
 
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SABINIANO
 
Sabiniano
Sabiniano
(De 604 a 606)
 
Para substituir São Gregório Magno escolheram o diácono Sabiniano, que tinha sido representante do falecido papa, como aprocrisiário na corte bizantina, sendo eleito em 13 de Setembro de 604, depois de seis meses de sede vacante.
A verdade é que Sabiniano não se comparava com  o seu antecessor e para além da tarefa de ter de substituir um pontífice excepcional teve pela frente um, ano marcado por calamidades públicas e não as conseguiu debelar. O papa São Gregório Magno tinha posto à disposição dos famintos os celeiros pontifícios, mas a Santa Sé estava sem recursos e Sabiniano viu-se obrigado a vender os cereais em vez de os distribuir gratuitamente como antes. A medida foi impopular e irou a população contra o papa, tendo sido, provavelmente, uma insurreição que lhe provocou a morte.
Segundo o Liber Pontificalis, o receio de desacatos populares obrigou a que o cortejo fúnebre seguisse por fora das muralhas até chegar a São Pedro.
 
 
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SÃO BONIFÁCIO III
 
Bonifácio III
 
São Bonifácio III
(Em 607)
 
Durante um ano esperou-se por um papa, pois Bonifácio só foi eleito em 23 de Dezembro de 606, até que Focas, imperador de Constantinopla, reconhecesse a sua eleição, o que só aconteceu em 19 de fevereiro de 607.
Foi um pontificado muito curto – durou apenas 265 dias –, no qual Bonifácio III reuniu em Roma um concílio a que assistiram 72 bispos e ainda o clero de Roma, sendo proibido que, enquanto um papa fosse vivo, se fizesse qualquer campanha ou proposta a favor do seu sucessor. Apenas três dias após a morte o assunto podia ser tratado.
Bonifácio conseguiu que o imperador Focas promulgasse um decreto contra o bispo de Constantinopla, Ciríaco, ordenando-lhe que aceitasse que «a Sé de São Pedro Apóstolo deveria ser a cabeça de todas as Igrejas (…), pelo que o título de bispo Universal apenas cabia ao bispo de Roma».
A lápide da sua sepultura na Basílica de São Pedro exalta-o como «Guardião da Justiça», recto, paciente, benigno e piedoso.
 
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SÃO BONIFÁCIO IV
 
Bonifácio IV
 
São Bonifácio IV
(De 608 a 615)
 
Foram dez meses de sede vacante até que Bonifácio IV assumiu o pontificado em 25 de Agosto de 608, enfrentando os tempos difíceis devido à fome e às epidemias que fustigavam a população.
Em 1 de Novembro de 609 transforma o Panteão dos deuses gentílicos em local de culto dedicado à Santissima Virgem e a todos os mártires.
Segundo a tradição, fez transportar das catacumbas ossadas de mártires que ficaram depositadas num grande recipiente de pórfiro sob o altar-mor.
Ainda hoje, a 1 de Novembro, se celebra a veneração de Todos os Santos, que terá sido introduzida por ele no Ocidente.
Com o espírito piedoso transforma sua própria residência em mosteiro e faz erigir vários hospitais.
Teve íntima colaboração e trocou correspondência com  o monge irlandês São Columbano (540-615) na organização da Igreja de Inglaterra.
O Liber Pontificalis atribuiu-lhe a introdução do direito de asilo nas igrejas.
Durante este pontificado a situação no Oriente tornou-se crítica e em 610 Heraclio assassina Focas e proclama-se imperador. Quatro anos depois os Persas comandados por Cósroas,  conquistam Jerusalém, causam grande mortandade e roubam o Santo Lenho da Cruz.
Ao falecer foi sepultado sob o altar de São Tomé, na Basílica Vaticana. Posteriormente , os seus restos mortais foram trasladados duas vezes antes de regressarem de novo, a São Pedro, em 21 de Outubro de 1603, quando era papa Clemente VIII.
 
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Continua:…
Post colocado em 4-1-2013 – 11H00
ANTÓNIO FONSECA

Nº 1520-1 - (4-13) - SANTOS DE CADA DIA - 4 de Janeiro de 2013 - 5º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com

Nº 1520


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Boas Festas


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A N O  N O V D E

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Nº 1520-1 - (4-13)

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Nº 1520-1 – (4-13)

ISABEL ANA SETON, Santa
Fundadora (1774-1821)

Isabel Ana Bayley, Santa

Isabel Ana Bayley, Santa

Nasceu em Nova Iorque, em 1774, e faleceu em Baltimore (Marilândia), a 4 de Dezembro de 1821. Foi a primeira mulher nascida nos Estados Unidos a ser canonizada (em 1975). Filha de um médico e educada na Igreja episcopaliana, Isabel Ana Beyley casou-se aos vinte anos com Guilherme Seton, comerciante. teve cinco filhos, enviuvou aos vinte e nove anos e converteu-se no ano seguinte (1804). Em 1812 fundou a Congregação das Irmãs da Caridade de S. José, que em 1975 contava mais de 8 000 membros, agrupados em seis institutos e trabalhando em três continentes.

Cumprir em tudo a vontade divina, quer dizer seguir confiadamente, mesmo sem o compreender, o itinerário que nos traça, dia-a-dia, um Deus de amor – eis o caminho que Isabel Ana encontrou a paz na alma e esse humor alegre que, apesar de grandes sofrimentos, não a abandonou nunca.

Eis a história da sua conversão: Partira para a Itália com os filhos e o marido. mas este faleceu na viagem, sendo ela e os filhos recebidos carinhosamente por uma família italiana. A senhora protestante, ao experimentar tanta caridade, persuadiu-se que deveria ser verdadeira a religião que levava os seus membros a serem tão bons. Ao regressar à América converteu-se, sendo por isso expulsa da família e despojada de todos os seus bens. Do Livro SANTOS DE CADA DIA, DE WWW.JESUITAS.PT

ÂNGELA DE FOLIGNO, Beata

Viúva (1309)

ngela de Foligno, Beata

Nascida em Foligno e filha de família abastada, Ângela casou-se muito nova, teve vários filhos e viveu no pecado, chegando mesmo a cometer sacrilégios. Acabando por se converter, fez-se terceira franciscana e passou o resto da vida em reclusão, interrompida apenas por algumas peregrinações a Assis. No seu “Livro da experiência dos verdadeiros fiéis”, conta as graças extraordinárias com que Deus a cumulou.

Ouviu Jesus dizer-lhe: “Não foi para rir que te amei; não foi a fingir que Me fiz teu servo; não foi de longe que toquei em ti”. E estabeleceu o contraste de si mesma, já convertida, com Jesus: “Pois bem, eu faço todo o contrário. O meu amor não passou de gracejo, mentira, afectação. Não quis nunca aproximar-me de Vós a sério para tomar parte nos trabalhos que sofrestes por mim e quisestes sofrer; nunca Vos servi de verdade e na perfeição, mas na negligência e na ambiguidade”.

Ângela é uma das grandes místicas católicas. Há quem a trate por “Santa”. Morreu em Foligno em 1309, quase sexagenária. Do Livro SANTOS DE CADA DIA, DE WWW.JESUITAS.PT

Cristina de Santa Croce (Oringa Menabuoi), Beata
Agostinha

Cristina de Santa Croce (Oringa Menabuoi), Beata

Cristina de Santa Croce (Oringa Menabuoi), Beata

Oringa Menabuoi, de humilde família, nasceu em Santa Croce sull’Arno (Pistoya, Itália) entre 1237 e 1240. Amante da pureza já desde a infância, tratou de conservar mente e coração sempre limpos, e dar-se à prática de pequenas obras de misericórdia. A oração mantinha a pastorinha distante do mundo, sobretudo quando sozinha no campo, enquanto cuidava do gado, sentia em volta de si “o hálito de Deus”. Órfã de mãe ainda criança, foi incompreendida e maltratada por seus irmãos, que, chegada à idade de matrimónio, queriam obrigá-la a casar-se. Para terminar com esta situação não viu outro remédio que o de abandonar a casa paterna e mudar-se para a vizinha cidade de Lucca, onde durante sete anos procurou o necessário para viver trabalhando como empregada doméstica. Ali, recolhida frequentemente em oração na obscura solidão do desvão em que habitava, cada dia mais enamorada de Cristo, transcorreram os melhores momentos de sua juventude. Em torno a 1265, de regresso de uma peregrinação ao santuário de São Miguel Arcanjo no monte Gargano, ficou em Roma ao serviço de uma nobre e piedosa viúva de nome Margarita, que muito cedo ficou prendada de suas virtudes e valia espiritual. Foi precisamente neste período quando, pelos exemplos de caridade dados em todo momento, começou a ser conhecida com o sobrenome de Cristiana.Encontrando-se em Assis, onde havia chegado com Margarita para venerar a tumba do “Poverello”, “o Senhor lhe mostrou em visão uma casa edificada num lugar e uma determinada forma que depois ela elegeu para construir o mosteiro de Santa Croce”. Volta à sua terra de origem, disposta a pôr em prática o ideal de vida religiosa que havia amadurecido em seu coração, superando obstáculos de todo o tipo, em 1279 obteve do ayuntamiento uma casa “que se lhe concedia para que vivesse ela e quem se lhe juntasse para o serviço do Senhor”. Deu assim início ao mosteiro de Santa Maria e de São Miguel Arcanjo, primeiro como reclusório de tipo franciscano, e em segundo momento sob a regra de Santo Agostinho, e em 1296 obteve o definitivo reconhecimento canónico. O ano precedente o Capítulo geral Agostiniano celebrado em Siena já lhe havia feito partícipe de todos os bens espirituais da Ordem “Em consideração ao afecto que as religiosas mostravam para com ela”. Favorecida com dons extraordinários e carismas, como o discernimento de espíritos, e insigne por sua humildade, pureza de vida e caridade com todos, devota da Imaculada Conceição de Maria, em 1310, depois de três anos de indizíveis sofrimentos, Cristiana adormeceu sorridente nos braços do Senhor. Foi sepultada na pequena igreja do mosteiro que ela conseguiu converter em prestigioso centro de espiritualidade. Seu culto foi confirmado por Pio VI em 15 de Junho de 1776.

Dafrosa de Roma, Santa
Viúva e Mártir

Dafrosa de Roma, Santa

Dafrosa de Roma, Santa

Mulher forte, cristã de corpo inteiro. Esposa e madre de família que tem bem gravado em sua alma o princípio e fim de seu estado e sua função: ganhar o céu para ela e para os seus. Sim, é como se a vida consistisse num desbaratar no âmbito do Amor. Primeiro a seu marido e a seus filhos, logo ao próximo restante e ao mundo, todo no amplo âmbito de Deus que dá sentido aos amores, sãos e nobres, mas com minúscula. E como o amor leva a dar-se em busca do bem de quem se ama, aí a vemos deixando sua casa em Sevilha e emigrando à cabeça do Império com toda sua família na procura de um em estar melhor. Porque era espanhola e sevilhana, dos de sempre, ainda antes de que se chamassem andaluzes ou existisse a Giralda e antes de que fossem seus sinais o touro, o albero, os palitos, o farol e o "hei que calor!" Seu marido Flaviano, morre mártir em Roma. Por estar casada com um cristão irredutível ela é condenada ao desterro. À sua volta o prefeito Aproniano a encarcera porque segue aferrada a seu princípio de não sacrificar e quase doente de fome. O prefeito prepara as coisas para a re-casar com um tal Fausto com a esperança de que a obrigue a mudar; mas resulta o caçador casado, porque Dafrosa o instruiu na fé cristã, é batizado pelo presbítero Juan e acaba morrendo mártir. Como seu corpo foi exposto os cães, pela noite o recolhe Dafrosa e lhe dá sepultura cristã. Isto a levou definitivamente ao martírio, em 4 de Janeiro de 362, quando era já único imperador Juliano. Encantador relato que realça a inteireza e a atuação, desde a feminilidade, desta mulher cristã cabal ¿verdade? Se conhecem os factos - possivelmente engrandecidos nos séculos e na distância - pelo historiador hagiógrafo hispânico António Quintana que por sua vez os retoma de Pedro Julián.

Faraildis (Farailda) de Gante, Santa
Viúva

Faraildis (Farailda) de Gante, Santa

Faraildis (Farailda) de Gante, Santa

Há muitos detalhes extremamente confusos e improváveis nos relatos que hão chegado até nós da vida desta santa belga, e é difícil determinar até que ponto a lenda se baseia em factos históricos. O rasgo principal parece ser que, embora tenha consagrado secretamente sua virgindade a Deus, seus pais a casaram, sem lhe pedir seu consentimento, com um rico pretendente. Decidida a guardar seu voto, negou-se a viver maritalmente com ele, o que incitou seu esposo a tratá-la com brutalidade. Mas Deus velava por ela e a protegeu, até à morte de seu marido. Apenas conhecemos outros dados de sua vida, fora dos milagres e das numerosas mudanças de seu corpo de um lado para o outro. Sem embargo, está fora de dúvida que adquiriu grande fama em Flandres e que seu culto oferece abundante material aos especialistas de folclore. Na Flandres é conhecida geralmente sob os nomes de Varelde ou Verilde. As imagens representam-na frequentemente com um ganso, com um gato, ou levando umas peças de pão. O ganso se refere provavelmente ao nome da cidade em que repousam os restos da santa, já que Gante, em flamengo, significa ganso. As peças de pão fazem alusão ao milagre acontecido junto a seu túmulo: segundo conta a lenda, uma mulher que havia recusado compartilhar seu pão com um mendigo, dizendo-lhe que não tinha, viu seus pães converter-se em pedras. Também se conta que Santa Ferailda fez brotar uma fonte em Bruay, perto de Valenciennes, para acalmar a sede dos que colhiam seu campo. O povo afirma que a água dessa fonte é muito eficaz contra as enfermidades das crianças, e as mães encomendam a saúde de seus filhos a nossa santa.

Manuel González García, Beato
Bispo e Fundador

Manuel Gonzlez Garca, Beato

Manuel González García, Beato

FUNDADOR DAS MISSIONÁRIAS EUCARÍSTICAS DE NAZARÉ

Manuel González Garcia, bispo de Málaga e de Palência, foi uma figura significativa e relevante da Igreja espanhola durante a primeira metade do século XX. O quarto de cinco irmãos, nasceu em Sevilha em 25 de Fevereiro de 1877, no seio de uma família humilde e profundamente religiosa. Seu pai, Martín González Lara, era carpinteiro, enquanto que sua mãe Antónia se ocupava do lar. Neste ambiente Manuel cresceu serenamente e com ilusões, que nem sempre pôde ver realizadas. Sem embargo, houve uma que alcançou, e que deixaria rasto em seu coração: formar parte dos famosos «seises» da catedral de Sevilha, grupo de crianças de coro que bailavam nas solenidades de Corpus Christi e da Imaculada. Já então seu amor à Eucaristia e a Maria Santíssima se consolidaram. A vivência cristã de sua família e o bom exemplo de sacerdotes o levaram a descobrir sua vocação. Sem prévio aviso a seus pais, se apresentou ao exame de ingresso no seminário. Eles acolheram esta surpresa do filho com aceitação dos caminhos de Deus. Manuel, consciente da situação económica em sua casa, pagou a estadia de seus anos de formação trabalhando como fâmulo. Finalmente chegou o esperado 21 de Setembro de 1901, data em que recebeu a ordenação sacerdotal de mãos do beato cardeal Marcelo Spínola. Em 1902 foi enviado a dar uma missão em Palomares do Rio, povo onde Deus lhe marcou com a graça que determinaria sua vida sacerdotal. Ele próprio nos descreve esta experiência. Depois de escutar as desalentadoras perspectivas que para a missão lhe apresentou o sacristão, nos diz: «Fui direito ao Sacrário... e ¡que Sacrário, Deus meu! ¡Que esforços tiveram que fazer ali minha fé e meu valor para não sair correndo para minha casa! Mas, não fugi. Ali de joelhos... minha fé via a um Jesus tão calado, tão paciente, tão bom, que me fitava... que me dizia muito e me pedia mais, um olhar em que se refletia todo o triste do Evangelho... O olhar de Jesus Cristo nesses Sacrários é um olhar que se crava na alma e não se esquece nunca. Veio a ser para mim como ponto de partida para ver, entender e sentir todo o meu ministério sacerdotal». Esta graça irá amadurecendo em seu coração. Em 1905 é destinado a Huelva. Encontrou-se com uma situação de notável indiferença religiosa, mas seu amor e engenho abriram caminhos para reavivar pacientemente a vida cristã. Sendo pároco da paróquia de São Pedro e arcipreste de Huelva, Preocupou-se também da situação das famílias necessitadas e das crianças, para os quais fundou escolas. Por então publicou o primeiro de seus numerosos livros: O que pode um cura hoje, que se converteu em ponto de referência para os sacerdotes. Em 4 de março de 1910, ante um grupo de fieis colaboradoras em sua atividade apostólica, derramou o grande anseio de seu coração. Assim nos narra: «Permiti-me que, eu que invoco muitas vezes a solicitude de vossa caridade em favor das crianças pobres e de todos os pobres abandonados, invoque hoje vossa atenção e vossa cooperação em favor do mais abandonado de todos os pobres: o Santíssimo Sacramento. Vos peço uma esmola de carinho para Jesus Cristo Sacramentado... vos peço pelo amor de Maria Imaculada e pelo amor desse Coração tão mal correspondido, que os façais as Marias desses Sacrários abandonados». Assim, com a simplicidade do Evangelho, nasceu a «Obra para os Sacrários-Calvários». Obra para dar uma resposta de amor reparador ao amor de Cristo na Eucaristia, a exemplo de Maria Imaculada, o apóstolo são João e as Marias que permaneceram fieis junto a Jesus no Calvário. A grande família da União Eucarística Reparadora, que se iniciou com o ramo de laicos denominada Marias dos Sacrários e Discípulos de São João, se estendeu rapidamente e dom Manuel abriu caminho, sucessivamente à Reparação Infantil Eucarística no mesmo ano; os sacerdotes Missionários Eucarísticos em 1918; a congregação religiosa de Missionárias Eucarísticas de Nazaré em 1921, em colaboração com sua irmã Maria Antónia; a instituição de Missionárias Auxiliares Nazarenas em 1932; e a Juventude Eucarística Reparadora em 1939.A rápida propagação da Obra em outras dioceses de Espanha e América, através da revista «El Granito de Arena», que havia fundado anos atrás, o impulsionou a solicitar a aprovação do Papa. Dom Manuel chegou a Roma em finais de 1912, e em 28 de Novembro foi recebido em audiência por Sua Santidade Pio X, a quem foi apresentado como «o apóstolo da Eucaristia». S. Pio X se interessou por toda sua atividade apostólica e bendisse a Obra. Sua entrega generosa e a vivência autêntica do sacerdócio são, sem dúvida, o motivo da confiança que o Papa Bento XV deposita nele, nomeando-o bispo auxiliar de Málaga; recebe a ordenação episcopal em 16 de Janeiro de 1916. Em 1920 foi nomeado bispo residencial dessa sede, acontecimento que decidiu celebrar dando um banquete ás crianças pobres, em vez das autoridades; estas, junto com os sacerdotes e seminaristas, serviram a comida às três mil crianças. Como pastor da diocese malaguenha, iniciou sua missão tomando contacto com a grei que lhe havia sido encomendada para conhecer suas necessidades. Em Huelva, igualmente potenciou as escolas e catequeses paroquiais, praticou a pregação de rua conversando com todo o que se encontrava de caminho... e descobriu que a necessidade mais urgente era a de sacerdotes. Este problema devia enfrentar-se desde a situação do seminário, a qual era lamentável. Com uma confiança sem limites na mão providente do Coração de Jesus, empreendeu a construção de um novo seminário que reunisse as condições necessárias para formar sacerdotes sãos humana, espiritual, pastoral e intelectualmente. Sonha e projeta «um seminário substancialmente eucarístico. Em que a Eucaristia fosse: na ordem pedagógica, o mais eficaz estímulo; no científico, o primeiro mestre e a primeira assinatura; no disciplinar o mais vigilante inspetor; no ascético o modelo mais vivo; no económico a grande providência; e no arquitectónico a pedra angular». A seus sacerdotes, e igual que aos membros das diversas fundações que realizou, lhes proporá como caminho de santidade «chegar a ser hóstia em união da Hóstia consagrada», que significa «dar e dar-se a Deus e em favor do próximo de modo mais absoluto e irrevogável». Manuel González não escamoteia esforços para melhorar a situação humana e espiritual de sua diocese. Sua ingente atividade faz que não passe desapercebido, e com a chegada da República a Espanha sua situação se faz delicada. Em 11 de maio de 1931 o ataque é direto, incendeiam-lhe o palácio episcopal e há-de mudar-se a Gibraltar para não pôr em perigo a vida de quem o acolhe. Desde 1932 dirige sua diocese desde Madrid, e em 5 de agosto de 1935 o Papa Pio XI o nomeia bispo de Palência, onde entregou os últimos anos de seu ministério episcopal. Também há que destacar, durante todos os anos de sua atividade pastoral, a fecundidade de sua pluma. Com estilo ágil, cheio de graça andaluza e de unção, transmitiu o amor à Eucaristia, introduziu na oração, formou catequistas, guiou aos sacerdotes. Entre seus livros, destacamos: O abandono dos Sacrários acompanhados, Oremos no Sacrário como se orava no Evangelho, Artes para ser apóstolo, A graça na educação, Arte e liturgia, etc. Escritos que por sua grande difusão se hão recopiado na recente edição de suas Obras Completas. Os últimos anos sua saúde piorou notavelmente, prova que vive de modo heroico, sem perder o sorriso de seu rosto sempre amável e acolhedor, e a aceitação dos desígnios do Pai. Em 4 de Janeiro de 1940 entregou sua alma ao Senhor e foi enterrado na catedral de Palência, onde podemos ler o epitáfio que ele mesmo escreveu: «Peço ser enterrado junto a um Sacrário, para que meus ossos, depois de morto, como minha língua e minha pluma em vida, estejam sempre dizendo aos que passem: ¡Aí está Jesus! ¡Aí está! ¡Não o deixeis abandonado!». Sua Santidade João Paulo II declarou suas virtudes heroicas em 6 de Abril de 1998, e aprovou o milagre atribuído a sua intercessão em 20 de Dezembro de 1999. Reproduzido com autorização de Vatican.va

Vivências de alguém que o conheceu

Jos Manuel Gonzlez Garca, Beato

José Manuel González García, Beato

MINHAS RECORDAÇÕES DE DOM MANUEL - Era eu muito jovem quando conheci a Dom Manuel. Vos conto: Dos 36 meninos que havíamos ingressado no seminário no curso 1932-33, regressamos ao seminário 2, ao terminar a guerra civil de Espanha. A biblioteca do seminário se havia salvado por ter sido mudada para o Colégio do Patriarca, que foi totalmente respeitado. Me encarregaram da organização daquele enorme volume de livros. E ali me encontrei com uma pilha de revistas de EL GRANITO DE ARENA. Me encantou. Devorava cada número. A facilidade e encanto com que escrevia Dom Manuel, o ARCIPRESTE DE HUELVA, me apanhou. E subscrevi essa revista mensal. E fui seguindo suas andanças. O QUE PODE UM CURA HOJE Seu livro O QUE PODE UM CURA HOJE, resultou um ponto de referência para os sacerdotes da primeira metade do século XX. Já sacerdote, o li de cabo a rabo e muitas de minhas acuações primeiríssimas vinham inspiradas no dito livro. Aquele conselho de que a igreja paroquial abrisse suas portas antes que as outras casas da paróquia, o cumpria com a consequente madrugada e o assombro dos fregueses. FIGURA SERENA Dom Manuel nasceu em Sevilha em 1877, numa família humilde e profundamente religiosa. Seu pai, Martín González Lara, era carpinteiro, sua mãe, Antónia, se ocupava do lar. Neste ambiente Manuel cresceu serenamente. Deixou rasto em seu coração haver formado parte dos famosos «seises» da catedral de Sevilha, que bailavam e cantavam nas solenidades de Corpus Christi e da Imaculada. Como seise consolidou seu amor à Eucaristia e à Virgem. NO SEMINÁRIO -Sem avisar a seus pais apresentou-se ao exame de ingresso no seminário. Seus bons pais acolheram a surpresa considerando como manifestação dos caminhos de Deus e aceitando-os como tais. Custeou seus estudos trabalhando como fâmulo. Em 21 de Setembro de 1901, lhe conferiu o sagrado presbiterado o hoje beato cardeal Marcelo Spínola. - PALOMARES DEL RIO, SEU PRIMEIRO DESTINO - Em 1902 foi enviado a dar uma missão em Palomares del Rio. Ele próprio nos descreve esta experiência. Escutou as desalentadoras perspectivas que lhe apresentou o sacristão, e disse: «Fui direito ao Sacrário... e ¡que Sacrário, Deus meu! ¡Que esforços tiveram que fazer ali minha fé e meu valor para não sair correndo para minha casa! Mas, não fugi. Ali de joelhos... minha fé via a um Jesus tão calado, tão paciente, tão bom, que me olhava... que me dizia muito e me pedia mais, um olhar em que se refletia tudo o triste do Evangelho... O olhar de Jesus Cristo nesses Sacrários é um olhar que se crava na alma e não se esquece nunca. Veio a ser para mim como ponto de partida para ver, entender e sentir todo meu ministério sacerdotal». Esta graça irá amadurecendo em seu coração. A OBEDIÊNCIA, MOTOR DA COLHEITA - O arcebispo de Sevilha, Marcelo Spínola e Mestre, havia vivido em seus anos jovens em Huelva, exercendo de advogado, e seguia, como arcebispo, com grande preocupariam, sua vida eclesial, que oferecia, em seus pastores e em seus fieis, um panorama pouco esperançado. E tomou uma decisão arriscada. D. Manuel González, recém ordenado, havia já dado mostras de extraordinários dotes intelectuais e apostólicos, mas todavia não havia cumprido 28 anos. O sacerdote, que considerava como fundamental a virtude da obediência, nos relata a entrevista: «Chamado uma manhã - conta - por meu santo Arcebispo, Pastor ao Bom Pastor e, a foi de tal, de uma delicadeza suma em todos seus procedimentos, me disse sorridente: -¿Quer Vd. ir a Huelva? - Eu vou voando a onde me mande meu prelado. - Não; eu não o mando ir a Huelva; aquilo está tão mal, e, o que é pior, tão dividido entre os poucos bons... Estou tão farto de provar procedimentos para o melhorar sem o obter, que me hei recordado de Vd. como última tentativa; no fim e ao cabo Vd. é jovem e, se se estreia em Huelva, como o temo, o mesmo que o leva o pode trazer. Mas, repito, isto não é um mandato mas sim um desejo. - Senhor, os desejos de meu prelado são para mim ordens, ¿quando quer que vá? - Não, não; agora se vai Vd. a sua casa e, durante três dias e com completa reserva desta conversa, amadureça este desejo meu diante de seu Sacrário e volte depões com sua decisão. - Espero, com a graça de Deus, que dentro de três dias virei aqui para dizer a V. Excelência. o mesmo que agora lhe digo. Me despedi e ¡que três dias passei! ¡Sem apenas dormir nem comer e com esforços sobre-humanos para conservar a boa cara e o bom humor! ¡Havia ouvido falar em todos os anos de meus estudos tão mal da situação religiosa em Huelva...! Chegado o terceiro dia, me apresentei de novo ao senhor Arcebispo. - Sr., aqui me tem para lhe repetir o que disse no outro dia; ¿Quando quer que eu vá para Huelva? - Mas, ¿assim? ¿tão decidido? - Sim, senhor; completamente decidido. Agora, que, como a meu Prelado devo falar como a Jesus de meu Sacrário, devo dizer-lhe que vou para Huelva tão decidido em minha vontade como contrariado em meu gosto. - Me explico e não me estranhe; espero que esse desprezo de seu gosto, para abraçar a vontade do Prelado o ajudará muito em sua missão em Huelva. Sai que é Vd. muito jovem para um Arciprestado tão importante e para o mal que está aquele; eu tenho vivido ali e o conheço, mas ¡não importa! Vá, prove e se não lhe for bem, vem embora. As portas deste palácio sempre estarão abertas para Vd.; e em mim sempre tem um Padre a quem pode contar tudo, que o receberá com os braços abertos ». ARCIPRESTE DE HUELVA - «Em 1 de Março de 1905, fui nomeado Cura Ecónomo de são Pedro de Huelva; tomei posse no dia 9. Em 16 de Junho fui nomeado arcipreste». Foi nomeado Cura ecónomo ou regente porque o Cura próprio, D. Manuel García Viejo, vivia ainda, ainda que já mito ancião e achacado. Ao dar conta o Arcebispo a uns católicos onubenses da nomeação que acabava de fazer, lhes disse: «Envio a Vds. uma ajudinha». - SEU PROGRAMA - O decisivo para ele, ao chegar a Huelva não era fazer-se presente na sociedade onubense de qualquer maneira, mas fazer-se presente com a força salvadora de Jesus, que brota da Eucaristia. ¿Por onde começar? Se propôs fazer da Eucaristia celebrada e adorada, o cume e a fonte de toda sua atividade. Assim se antecipou ao Concílio Vaticano II: «A sagrada liturgia não esgota toda a atividade da Igreja, pois para que os homens possam chegar à liturgia é necessário que antes sejam chamados à fé e à conversão... Não obstante, a liturgia é o cume ao qual tende a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde mana toda sua força. Pois os trabalhos apostólicos ordenam-se a que, uma vez feitos filhos de Deus pela fé e o baptismo, todos se reúnam, louvem a Deus no meio da Igreja, participem no sacrifício e comam a ceia do Senhor. FAMÍLIAS E ESCOLAS - Se preocupou também da situação das famílias necessitadas e das crianças, para os quais fundou escolas. Tanto a biologia como a experiência nos demonstram a existência de gémeos biológicos o que podemos comprovar na vida, na sociedade familiar e na relação de cada dia. Também a história nos demonstra a existência de pessoas gémeas não biológicas, umas vezes de carácter e trajetória, já sejam estadistas, como Kennedy e Lincoln; educadores, como D. Manuel González García, Arcipreste de Huelva e Bispo de Málaga e D. Manuel Siurot, a quem dom Manuel chamava seu alter ego e que colaborou na educação criando e dirigindo escolas, tanto em Huelva como em Málaga. MARIAS DOS SACRÁRIOS ABANDONADOS - Em 4 de Março de 1910, ante um grupo de colaboradoras, derramou o grande anseio de seu coração. Assim nos narra: «Permiti-me que, eu que invoco muitas vezes a solicitude de vossa caridade em favor das crianças pobres e de todos os pobres abandonados, invoque hoje vossa atenção e vossa cooperação em favor do mais abandonado de todos os pobres: o Santíssimo Sacramento. Vos peço uma esmola de carinho para Jesus Cristo Sacramentado... vos peço pelo amor de Maria Imaculada e pelo amor desse Coração tão mal correspondido, que vos façais as Marias desses Sacrários abandonados». Assim nasceu a «Obra para os Sacrários-Calvários». Obra para dar uma resposta de amor reparador ao amor de Cristo na Eucaristia, a exemplo de Maria Imaculada, o apóstolo são João e as Marias, fieis no Calvário. A União Eucarística Reparadora, iniciada com as Marias dos Sacrários e Discípulos de são João, se estendeu rapidamente e abriu caminho à Reparação Infantil Eucarística no mesmo ano; MISSIONÁRIOS EUCARÍSTICOS - Funda os sacerdotes Missionários Eucarísticos em 1918; a congregação religiosa de Missionárias Eucarísticas de Nazaré em 1921, em colaboração com sua irmã Maria Antónia, a instituição de Missionárias Auxiliares Nazarenas em 1932, e a Juventude Eucarística Reparadora em 1939. RÁPIDA PROPAGAÇÃO - A rápida propagação da Obra em outras dioceses de Espanha e América, através da revista «El Granito de Arena», o impulsionou a solicitar a aprovação do Papa. Dom Manuel chegou a Roma em 1912, e em 28 de Novembro foi recebido pelo Papa São Pío X, a quem foi apresentado como «o apóstolo da Eucaristia». São Pio X se interessou por toda sua atividade apostólica e abençoou a Obra. BISPO AUXILIAR DE MÁLAGA - O Papa Bento XV O nomeia bispo auxiliar de Málaga e recebe a crianças pobres, em vez de às autoridades; que, junto com os sacerdotes e seminaristas, serviram a comida a três mil crianças. COMO EM HUELVA .Como pastor da diocese malaguenha, iniciou sua missão tomando contacto com sua grei para conhecer suas necessidades. Como em Huelva, potenciou as escolas e catequeses paroquiais, praticou a pregação pelas ruas conversando com todo o que se encontrava de caminho... e descobriu que a necessidade mais urgente era a de sacerdotes. Este problema devia enfrentar-se desde a situação do seminário, a qual era lamentável. UM NOVO SEMINÁRIO - Com uma confiança sem limites na mão providente do Coração de Jesus, empreendeu a construção de um novo seminário que reunisse as condições necessárias para formar sacerdotes sãos humanos, espiritual, pastoral e intelectualmente. Sonha e projeta «um seminário substancialmente eucarístico. Em que a Eucaristia fosse: em ordem pedagógica, o mais eficaz estímulo; no científico, o primeiro mestre e a primeira assinatura; no disciplinar o mais vigilante inspetor; no ascético o modelo mais vivo; no económico a grande providência; e no arquitectónico a pedra angular». SACERDOTE HÓSTIA - A seus sacerdotes, e aos membros das diversas fundações que realizou, lhes proporá como caminho de santidade «chegar a ser hóstia em união da Hóstia consagrada», que significa «dar e dar-se a Deus e em favor do próximo de modo mais absoluto e irrevogável». Manuel González não escamoteia esforços para melhorar a situação humana e espiritual de sua diocese. Sua ingente atividade faz que não passe desapercebido, e com a chegada da República a Espanha sua situação se faz delicada. CHAMAS NO PALÁCIO EPISCOPAL - Em 11 de Maio de 1931 o ataque é direto, incendeiam-lhe o palácio episcopal e tem de mudar para Gibraltar para não pôr em perigo a vida de quem o acolhe. Ao sair de seu palácio incendiado, lhe perguntaram os milicianos, a onde quer que o levem e ele respondeu. ¿Vocês creem que me dedico pelas noites a dormir fora de minha casa? E quando já encontra refúgio disse às monjitas que com ele haviam sumido as hóstias consagradas do sacrário: “Irmãs, já tendes vós coisas que contar para quando forem velhas” No discurso de entrada se emocionou muito e disse: “Necessitava chorar de alegria depois de haver chorado tantos anos de amargura”. “Me dói o coração de tanto amar”. A FECUNDIDADE DE SUA PLUMA Com estilo ágil, cheio de graça andaluza e de unção, transmitiu o amor à Eucaristia, introduziu na oração, formou catequistas, guiou a os sacerdotes. Entre seus livros, destacamos: "O abandono dos Sacrários acompanhados", "Oremos no Sacrário como se orava no Evangelho", "Artes para ser apóstolo", "A graça na educação", "Arte e liturgia", etc. Escritos que por sua grande difusão se hão recompilado na edição de suas Obras Completas. ENFERMO - Os últimos anos sua saúde piora notavelmente, prova que vive de modo heroico, sem perder o sorriso de seu rosto sempre amável e acolhedor, e a aceitação dos desígnios do Pai. Ao sair de Palência para Madrid, desde a cama junto do sacrário de sua capela, disse ao Senhor: "Se queres que volte, bendito sejas, se não queres que volte, bendito sejas". Na clínica pede que o situem perto da janela para ver a luz: "Irmã, disse à religiosa enfermeira, sou andaluz". Em 4 de Janeiro de 1940 entregou sua alma ao Senhor. Foi enterrado na catedral de Palência, onde podemos ler o epitáfio que ele mesmo escreveu: «Peço ser enterrado junto a um Sacrário, para que meus ossos, depois de morto, como minha língua e minha pluma em vida, estejam sempre dizendo aos que passem: ¡Aí está Jesus! ¡Aí está! ¡Não o deixeis abandonado!». Tive a honra de poder orar nessa capela da Catedral de Palência ante sua lápida aos pés do sacrário. João Paulo II declarou suas virtudes heroicas em 6 de Abril de 1998, e aprovou o milagre atribuído a sua intercessão em 20 de Dezembro de 1999. Manuel González García, bispo de Málaga e de Palência, foi uma figura significativa e relevante da Igreja espanhola durante a primeira metade do século XX. PALAVRAS DE JOÃO PAULO II NA BEATIFICAÇÃO - “Essa foi a grande paixão do novo beato Manuel González García, bispo de Málaga e depois de Palência. A experiência vivida em Palomares del Rio ante um sacrário abandonado o marcou para toda sua vida, dedicando-se desde então a propagar a devoção à Eucaristia, e proclamando a frase que depois quis que fosse seu epitáfio: “¡Aí está Jesus! ¡Aí está! ¡Não o deixeis abandonado!". Fundador das Missionárias Eucarísticas de Nazaré, o beato Manuel González é um modelo de fé eucarística, cujo exemplo segue falando à Igreja de hoje”.

JESUS MARTI BALLESTER www.jmarti.ciberia.es jmarti@ciberia.es Pedro Sérgio António Donoso Brant www.caminando-con-jesus.org p.s.donoso@vtr.net

Rigoberto de Reims, Santo

Rigoberto de Reims, Santo

Rigoberto de Reims, Santo

Martirologio Romano: En la ciudad de Reims, en Neustria (hoy Francia), san Rigoberto, obispo, que habiendo sido expulsado de su sede por Carlos Martel, en contra de lo dispuesto por los cánones, llevó una vida humilde (743). Etimológicamente: Rigoberto = Aquel que es atractivo por su poder Fecha de canonización: Información no disponible, la antigüedad de los documentos y de las técnicas usadas para archivarlos, la acción del clima, y en muchas ocasiones del mismo ser humano, han impedido que tengamos esta concreta información el día de hoy. Si sabemos que fue canonizado antes de la creación de la Congregación para la causa de los Santos, y que su culto fue aprobado por el Obispo de Roma, el Papa. San Rigoberto fue un monje benedictino, y más tarde abad del monasterio de San Pedro de Orbais. En el año 698 sucedió a san Rieul como obispo de Reims. Los padres de san Rigoberto se llamaban Constantino y Francine. Desde muy joven se dio a la disciplina y oración. Fue un gran amante de la castidad, que alcanzó con trabajos, oraciones, y la asidua meditación de la Palabra de Dios. Muy joven fue elegido abad del monasterio benedictino de San Pedro de Orbais. Por su humildad, sabiduría, justicia y prudencia fue elegido arzobispo de Reims en el 698. En sus sermones hablaba insistentemente de la importancia de la penitencia y las buenas obras. Escribió varias obras por las que muchos se convirtieron y, alentados por sus ejemplos, se congregaban junto a él para alcanzar la santidad, como un maestro. Durante su obispado, san Rigoberto facilitó los materiales para que se pudiera construir la catedral de Reims, una de las mejores de la época, muchas de cuyas piedras provenían de la muralla de la antigua ciudad. Asimismo restableció la vida canónica entre sus sacerdotes (antiguamente se llamaba canónico a la iglesia o la casa donde residían los canónigos reglares), facilitándoles viandas y acomodamiento, así como un fondo común para la diócesis. San Rigoberto vivió los tiempos difíciles del paso de la dinastía merovingia a la carolingia, de Dagoberto II y Childerico III a Carlos Martel, el padre de Pipino el Breve, tiempo en el que San Rigoberto se ciñió estrictamente a su labor espiritual, trabajando con su clero y su pueblo por la fidelidad al Evangelio y al Papa de Roma, el griego San Zacarías y sus predecesores. Bautizó al mayordomo de palacio del reino de Austrasia Carlos Martel, pero hacia 717, parece ser que San Rigoberto ofendió a Carlos Martel porque no se alió con él contra Raganfredo, mayordomo de Neustria. Debido a ello, Carlos Martel le desterró a Gascuña y entregó su archidiócesis a su favorito, el sacerdote militar Milón (o Milo) de Trèves, que disfrutaba ya de las rentas de la sede de Tréves. Carlos Martel le rehabilitó más tarde, pero Rigoberto no quiso volver a su puesto para evitar el escándalo entre los fieles, por lo que Martel le regaló una residencia en Gernicourt (en la diócesis de Soissons, en el departamento de Aisne), donde Rigoberto se retiró y murió por causas naturales en 743 (o c. 750). Su cuerpo se encuentra enterrado en la iglesia San Thierry (en Reims). En 864, el arzobispo Hincmar de Reims trasladó sus restos a la iglesia en donde actualmente se le venera. Su primera “vitae” ensanzando sus virtudes fue escrita en el año 890 por un canónigo de Reims.

Dafrosa de Roma, Santa
Enero 4 Viuda y Márti

Ángela de Foligno, Beata
Enero 4 Terciaria Franciscana

Isabel Ana Bayley Seton, Santa
Enero 4 Fundadora

Cristina de Santa Croce (Oringa Menabuoi), Beata
Enero 4 Agustina

Manuel González García, Beato
Enero 4 Obispo y Fundador

José Manuel González García, Beato
Enero 4 Vivencias de alguien que lo conoció

Faraildis (Farailda) de Gante, Santa
Enero 4 Viuda

Rigoberto de Reims, Santo
Enero 4 Obispo

Santos Hermes y Cayo, mártires
En Mesia (hoy en Rumania), santos Hermes y Cayo, mártires, originarios de Reciaria y de Bononia, respectivamente (s. IV).

San Gregorio de Langres, obispo
En Dijon, de Borgoña (hoy Francia), san Gregorio, que, después de haber regido la región de Autun, fue ordenado obispo de Langres (539).


San Ferreol, obispo
En la ciudad de Uses, en la Galia Narbonense (hoy Francia), san Ferreol, obispo, que escribió una Regla para monjes, fue exiliado por envidia y al regresar junto a su grey al cabo de tres años, le recibieron con alegría, como un verdadero hombre de Dios (581).

San Rigomerio, obispo
En Meaux, ciudad de Neustria (hoy Francia), san Rigomerio, obispo (s. VI).


Beato Tomás Plumtree, presbítero y mártir
En Durham, ciudad de Inglaterra, beato Tomás (Thomas) Plumtree, presbítero y mártir, que en tiempo de la reina Isabel I fue condenado a muerte por su fidelidad a la Iglesia católica y, llevado ante el patíbulo, prefirió ser colgado antes que vivir en la apostasía (1570).

36220 > Sant' Abruncolo Vescovo 4 gennaio MR

 
30700 > Beata Angela da Foligno Terziaria francescana 4 gennaio MR

 
93924 > Beata Chiara de Ugarte Vergine mercedaria 4 gennaio

 
36230 > Beata Cristiana da Santa Croce (Oringa Menabuoi) 4 gennaio MR

 
91037 > Santa Dafrosa di Roma Sposa e martire 4 gennaio


30750 > Sant' Elisabetta Anna Bayley Seton Vedova 4 gennaio MR

 
36210 > Santi Ermete e Caio Martiri 4 gennaio MR

 
36280 > Santa Farailde di Gand Vedova 4 gennaio MR

 
36260 > San Ferreolo di Uzès Vescovo 4 gennaio MR

 
36240 > San Gregorio di Langres Vescovo 4 gennaio MR

 
94089 > San Libenzio di Brema Vescovo 4 gennaio

 
93925 > Beato Luigi de Halles Mercedario 4 gennaio

 

91453 > Beato Manuel Gonzalez Garcia Vescovo e fondatore 4 gennaio MR

 
91519 > San Rigoberto di Reims Vescovo 4 gennaio MR

 
36270 > San Rigomero Vescovo 4 gennaio MR

 
95901 > Santo Stefano di Bourg-en-Bresse Certosino 4 gennaio


36290 > Beato Tommaso Plumtree Sacerdote e martire 4 gennaio MR

 

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  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos:
    “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”
  • Tero1 - Cpia
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    NOTA:
    Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.
    Assim, a principiar pela imagem principal, a partir de hoje, e se possível todos os dias, ela será modificada mediante o que eu for encontrando passível de aproveitamento para isso. Em conformidade com o que digo, na minha 1ª postagem de hoje (e a última de ontem, 31 de Dezembro) editarei diariamente, pelo menos, mais três páginas, (sendo a Pág. 1Vidas de Santos; Pág. 2O Antigo Testamento; e Pág. 3O Papado – 2000 anos de história). Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6In Memorian.
    Outros assuntos que venham aparecendo emergentes dos acontecimentos que surjam tanto em Portugal, como no estrangeiro; e, ainda, alguns vídeos musicais (ou outros) que vão sendo recolhidos através do Youtube e foram transferidos para o meu canal “antónio0491” que se encontra inserido logo após o Título e sua descrição.
    Registe-se também que através de Blogs Católicos, União de Blogs Católicos, etc., estou inscrito em muitos blogs que se vão publicando em Portugal, Brasil, e outros países, que, por sua vez, também publicarão este blogue. Há ainda mais algumas alterações que já fiz e vou continuando a efetuar na parte lateral do blogue, retirando ou colocando vários complementos.
    Como também já deve ser do conhecimento de muitos, encontro-me inscrito na rede social, Google + Facebook, e outros, individualmente e, também ali poderão encontrar este blogue. O meu correio electrónico foi modificado e será inscrito no início de cada página (pelo menos na primeira, de cada dia).
    Para terminar, gostaria de que os meus leitores se manifestassem, bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato
    Desculpem e Obrigado mais uma vez – António Fonseca
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    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
    Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
    http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
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  • Meus endereços:
  • Nome do blogue: SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
  • Endereço de Youtube: antonio0491@youtube.com
  • António Fonseca