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domingo, 10 de fevereiro de 2013

IN MEMORIAN de minha Mãe – Regina Rodrigues da Fonseca - 10 de Fevereiro de 2013

 

S  A  U  D  A  D  E  !

 

10-2-1909 - 10-2-2012

Se ainda estivesse neste Mundo convivendo com a sua família, esta Senhora, completaria hoje 104 anos. Isso não acontece, de facto, porque Deus se amerceou dela e levou-a para Si em Setembro de 1994, quase a completar 83 anos, há mais de 20 anos (21 mais precisamente)

Chamava-se REGINA Rodrigues Torres Pinto da Fonseca, nasceu em Ul – Oliveira de Azeméis e foi casada com Arlindo Joaquim Pinto da Fonseca (cujo aniversário foi também aqui assinalado)  em 9 de Janeiro passado (com 109 anos). Deu à luz por oito vezes, mas dois dos filhos morreram à nascença e outro morreu pouco tempo depois do seu nascimento. Entretanto, dos cinco filhos que ficaram (até 1980, data em que faleceu o mais novo com 27 anos), restam 4 - minha irmã Maria Regina, eu, meu irmão Fernando e minha irmã Arminda – (atualmente com idades entre os 77, 73, 70 e 65 anos respectivamente).

Nunca trabalhou fora de casa. Foi sempre dona de casa, esposa (muito paciente) e mãe amorosa que quando partiu nos deixou muita saudade. Muito aprendemos com ela, embora não tivesse estudos, mas educou-nos o melhor que pôde e sabia, dentro das normas da Doutrina Católica, aguentou com muita coragem e serenidade, a notícia do falecimento de meu irmão mais novo, que lhe foi dada por mim, assim como durante quase cinco anos, aguentou a falta de seu companheiro e nosso pai que faleceu em 1986. Morreu praticamente nos meus braços e tive o ensejo de lhe ouvir as últimas palavras, antes de entregar a sua alma a Deus.

Não me consta que tenha sido Santa, (Deus o sabe) nem fez qualquer coisa especial, que mereça esse cognome (que eu saiba), mas tenho a certeza de que está junto de Deus, assim como meu pai e meu irmão, pois cumpria a Lei de Deus, conforme a Igreja determinava na altura. Por isso tenho Fé que ela está no céu, orando por mim e pelos meus irmãos, para que um dia nos possamos também juntar a todos na Glória de Deus.

Fica aqui, pois uma lembrança do teu filho António, que te amou sempre e nunca te esquece Mãe querida.

LOUVADO SEJA DEUS PARA SEMPRE E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. ÁMEN.

António Fonseca – 10-2-13 - 11,15 horas.

Nº 1557–4 – A RELIGIÃO DE JESUS - 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 10 de Fevereiro de 2013

1557-4
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca

Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.

10 de Fevereiro de 2013
V DOMINGO DO TEMPO COMUM

Lc 5, 1-11

Achando-Se junto ao lago de Genesaré e comprimindo-se sobre Ele a multidão para escutar a palavra de Deus, viu duas barcas estacionadas à beira do lago. Os pescadores que delas haviam descido lavavam as redes. Entrou numa das barcas, que era de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra e, sentando-Se , pôs-se a ensinar da barca, a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faze-te ao largo;e vós lançai as redes para a pesca». Simão respondeu: «Mestre, trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos, mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes». Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe. As redes estavam a romper-se e eles fizeram sinal aos companheiros que estavam na outra barca, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram as duas barcas, aponto de se irem afundando. Ao ver isto, Simão caiu aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!» Enchera-se de espanto ele e todos os que com ele estavam, por causa da pesca que tinham  feito, acontecendo o mesmo a Tiago e a João, filhos de Zebedeu e companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens». E depois de terem reconduzido as barcas para terra, deixaram tudo e seguiram-n’O.
 
 
1 – Seguramente a chave para entender o significado religioso, deste episódio, está na reação de Pedro e de seus companheiros perante a inesperada e inexplicável abundância da pesca. Como diz Lucas, essa reação consistiu no assombro que se apoderou daqueles pescadores . O texto fala deste assombro utilizando o termo thambos, que significa o profundo estupor que se apodera duma pessoa, quando assiste a uma revelação divina (W. Grimm). Isto indica a comoção que viveram aqueles discípulos, Porque se passou isto?

2 Segundo o relato e os termos que utiliza, o que ali se produziu foi o que, na história das religiões, se denomina uma “teofania”, quer dizer, uma manifestação de Deus. Mas o curioso é que, neste caso, Deus não se revelou “no sagrado” (o templo, o espaço santo…) mas sim “no profano” (no trabalho do pescador). E sobretudo, Deus não se revelou no repouso do templo, mas sim na tarefa do trabalho. Jesus modificou por completo a religião: tirou-a do templo e do culto, e colocou-a nas tarefas da vida nos afãs da produtividade.

3 – Mas o mais assombroso é que, como aqui fica patente, Jesus associou a presença de Deus com a abundância. O Deus de Jesus não quer a escassez, a falta de recursos. Assim se revelou o Deus de Jesus nos relatos da multiplicação dos pães (Mc 6, 43; 8, 8; Mt 14, 2015-37; Lc 9, 17; Jo 6, 13), no bom vinho das bodas de Canaã (Jo 2, 1-11), na pesca milagrosa do ressuscitado (Jo 21, 6-11). A religião de Jesus não quer que o nosso trabalho se faça com vista à ganância, mas sim à produtividade, que gera abundancia. Isto é fundamental para superar a crise económica global.


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http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contactos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 10-2-2013 - 10,45 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
photo

 

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Nº 1557–2 - O ANTIGO TESTAMENTO - NÚMEROS (23) - 10 de Fevereiro de 2013

2013

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Mapa da Península do Sinai

Nº 1557

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Caros Amigos:

Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, (Estes já estão…) – Faltam apenas 1080 páginas… sejamos optimistas.

NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO; JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 72 anos. Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.

Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

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Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

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Nº 1557 - 2ª Página

10 de Fevereiro de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

N Ú M E R O S

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Mapa com a distribuição das 12 tribos de Israel

VIDA DA TRIBO DE JACOB, DURANTE 40 ANOS NO DESERTO

23 – BALAÃO ABENÇOA O POVO DE ISRAEL Então Balaão disse a Balac: «Levanta-me aqui sete altares e prepara-me sete toiros e sete carneiros». Balac fez o que Balaão tinha dito: depois, Balac e Balaão ofereceram um toiro e um carneiro sobre cada altar. Balaão disse a Balac: «Fica junto do teu holocausto, enquanto me afasto; talvez o Senhor venha ao meu encontro, e narrar-Te-ei o que Ele me revelar». Foi para um lugar isolado. E Deus apresentou-Se a Balaão, que Lhe disse: «Levantei os sete altares e ofereci um toiro e um carneiro sobre cada altar». O Senhor pôs a Sua palavra na boca de Balaão e disse: «Volta para junto de Balac e fala-lhe assim…» Voltando para junto do rei, encontrou-o de pé, junto do seu holocausto, com todos os príncipes de Moab. E Balaão proferiu o seu Oráculo, dizendo:

«Balac, rei de Moab mandou-me vir de Aram,

chamou-me dos montes do Oriente:

«Vem amaldiçoar, por mim, Jacob!

Sim, vem ameaçar Israel!»

Como amaldiçoarei aquele que Deus não amaldiçoou?

Como ameaçarei quando o Senhor não está encolerizado?

Sim, eu vejo-o do alto dos rochedos.

E contemplo do alto das colinas.

Este povo vive solitário.

Quem pode contar o pó de Jacob?

Quem poderá enumerar um quarto da multidão de Israel?

Oxalá que eu morra como morrem os justos.

E oxalá o meu fim seja semelhante ao deles

Balac disse a Balaão: «Que fizeste? Recorri a ti para amaldiçoar os meus inimigos, e, pelo contrário, tu os abençoas!» Mas ele respondeu: «Não é certo que devo repetir fielmente o que o Senhor põe na minha bocaBalac disse-lhe então: «Vem comigo, por favor, a um outro lugar, do qual poderás ver esse povo; daqui não verás senão uma extremidade, não o poderás ver todo. Amaldiçoa-o de lá». Conduziu-o ao planalto de Cofim, na crista do Fasga; levantou ali sete altares e ofereceu, sobre cada altar, um toiro e um carneiro. Balaão disse a Balac: «Fica aqui junto do teu holocausto e eu esperarei lá em baixo que o Senhor Se encontre comigo». O Senhor apresentou-Se a Balaão e inspirou um discurso aos seus lábios, dizendo-lhe: «Vai juntar-te a Balac e fala-lhe assim…» Balaão voltou para junto dele e encontrou-o de pé junto ao seu holocausto, com os príncipes de Moab à sua volta. E Balac perguntou-lhe: «Que te disse o Senhor

Então Balaão proferiu o seu Oráculo nestes termos:

«Prepara.-te para ouvir-me Balac:

presta-me atenção, filho de Cipor!

Deus não é mortal, para mentir, nem filho de Adão para mudar de opinião;

porventura, Ele fala e não mantém o que diz?

Ou afirma e não cumpre?

Sim, foi-me dada a missão de abençoar;

Ele abençoou, e eu não posso desdizê-lo.

Não descobriu iniquidade em Jacob.

E não encontrou mal em Israel:

o senhor, seu Deus, está com ele, rei aclamado, no meio dele.

Libertado por Deus do Egipto,

tem o ímpeto vigoroso do búfalo.

Jacob não necessita de magia,

nem Israel, de sortilégios:

Jacob e Israel sabem, no devido tempo, o que Deus resolveu.

Vêde! Este povo levanta-se como uma leoa,

e põe-se de pé como um leão;

Não repousará senão depois de devorar a sua presa,

senão depois de saciado com o sangue das vítimas!».

Balac disse a Balaão: «Não os amaldiçoes então, mas, pelo menos, não os abençoes». Balaão respondeu a Balac: «Não te tinha eu dito; tudo o que o Senhor disser eu o fareiBalac disse a Balaão: «Vem comigo e conduzir-te-ei a outro lugar, talvez Deus concorde que aí os amaldiçoes». E Balac levou Balaão ao cimo do Fegor, que domina a superfície do deserto. Balaão disse a Balac: «Constrói sete altares e prepara-me aqui sete toiros e sete carneiros». Balac fez o que Balaão tinha dito e ofereceu sobre  cada altar um toiro e um carneiro.

 

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Fronteira – Egipto-Sinai

VIDA DA TRIBO DE JACOB, DURANTE 40 ANOS NO DESERTO

Textos do LivroNÚMEROSdo ANTIGO TESTAMENTO

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10 de FEVEREIRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

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http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

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Nº 1557 - 3 - A VIDA DOS PAPAS DA IGREJA CATÓLICA - (54) - 10 de Fevereiro de 2013

Nº 1557 - (3)

BOM ANO DE 2013

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Caros Amigos:

Desde o passado dia 11-12-12 que venho a transcrever as Vidas do Papas (e Antipapas)

segundo textos do Livro O PAPADO – 2000 Anos de História.

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DÃMASO II

Damaso II

Dâmaso II

(1048)

Quando Clemente II faleceu, mais uma vez, mesmo deposto no Sínodo de Sutri, Bento IX tenta reconquistar a tiara.
Os Romanos recorrem ao Imperador, que indica um súbdito seu, o bispo de Brixen, para pontífice. A proposta é aceite, sendo eleito em 17 de Julho de 1048, com o nome de Dâmaso II, mas como Bento IX ocupava a cidade só foi investido após a expulsão de Bento IX.
Por motivos desconhecidos, o papa retirou-se logo para a Palestina, onde morreu inesperadamente, vitimado por malária, ou, segundo dizem alguns historiadores, envenenado por adeptos de Bento IX.
Foi papa apenas durante 23 dias e está sepultado na Basílica de São Lourenço Extramuros.
 
 

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SÃO LEÃO IX

São Leão IX

São Leão IX

(1049-1054)

Uma legação de romanos dirigiu-se ao imperador Henrique III a pedir a indicação de um nome para suceder ao papa falecido. O imperador satisfaz o pedido e na Assembleia Geral de Worms, em 1048, indica Bruno, o bispo de Toul.

O bispo, homem de extraordinária cultura e virtude, começa por recusar, mas acaba por aceitar com a condição de que a sua eleição teria de ser sancionada pelo clero e pelo povo de Roma.

A 2 de Fevereiro de 1049 entra na cidade descalço e vestido de peregrino, o que, desde logo, conquistou o coração de todos, clero e romanos, sendo eleito por unanimidade e sagrado dez dias depois.

O seu pontificado teve, desde o início, o sentido da reforma da Igreja, sabendo rodear-se de colaboradores honestos e competentes, entre os quais dois futuros papas: o arquidiácono de Liège, Frederico de Lorena (Estêvão IX – 1057-1058) e o monge Hildebrando (Gregório VII (1073-1085) e ainda o grande Doutor da Igreja, São Pedro Damião.

Iniciou então uma ampla reforma suprimindo energicamente os abusos eclesiásticos e restaurando o ideal sacerdotal.

Percorreu grande parte da Europa, presidindo a sínodos na Alemanha, França e Itália.

Em Maio de 1049 preside ao Sínodo de Pavia, e, em seguida, atravessa os Alpes e vaio a Colónia e Aquisgrano, continuando para Tréveris e Toul, seu antigo bispado.

Em Outubro do mesmo ano convoca um concílio em Reims, no qual foram destituídos vários bispos simoníacos e onde se criticaram as intromissões do poder civil. No fim desse ano reúne os bispos alemães em Mogúncia, com  a presença do imperador, verberando categoricamente o concubinato do clero e a simonia.

A partir de 1050 percorreu diversas regiões de Itália, com o mesmo zelo reformador, reunindo um sínodo em Roma para condenar a heresia de Berengário de Tours, que negava a presença real na eucaristia, vendo nelas apenas um sinal ou uma figura. Crê-se que foi devido à heresia de Berengário que se introduziu o costume de elevar a hóstia e o cálix, a seguir à consagração, para avivar a adoração dos fiéis, como ato de fé na presença real de Cristo.

Uma preocupação o consumia: a presença dos Normandos na Itália Meridional, onde tinham, chegado anos antes para combater os sarracenos e ocupavam grande parte do Estado Pontifício, exercendo o poder de modo violento, desrespeitando mosteiros e despojando Igrejas.

São Leão recruta um exército, que comanda com o auxilio dos Alemães, para resolver a situação, mas os Normandos vencem e conseguem aprisionar o papa (1053), num cativeiro que durou cerca de um ano.

O papa, porém, soube falar-lhes de tal modo que os impressionou e acabam por concordar em deixar as regiões ocupadas e a comprometerem-se a colocar como feudo da Santa Sé os territórios que viessem a conquistar aos sarracenos.

São Leão IX teve o mérito de compreender que lhe competia a reforma da sociedade cristã, o que seria o seu mais belo título de glória.

A ensombrar o pontificado deu-se o início da rotura definitiva de Constantinopla. Depois das divergências que já vinham, do século anterior, Miguel Cerulário patriarca de Constantinopla, um bispo ambicioso e ignorante, que tinha sido mercador de cera, entra em luta aberta com Roma, mandando encerrar todas as igrejas latinas orientais, acusando Roma de utilizar pão ázimo na consagração, além de exigir o celibato sacerdotal e monacal.

São Leão IX que foi sempre um forte opositor ao casamento de padres e eclesiásticos, contestou para «repor os legítimos direitos da Igreja, denunciar o orgulho, pecado capital da nova Roma» e rebater as falsas acusações dos orientais, com uma réplica de 41 capítulos, defendendo as práticas e usos da Igreja Romana.

Depois, tentando resolver o diferendo, mandou como seu representante um cardeal e legados para dialogar com o patriarca rebelde, mas os legados nada conseguiram do ambicioso Cerulário e tiveram de colocar sobre o altar de Santa Sofia a bula da excomunhão, em 16 de Julho de 1054. Esse rompimento deu origem ao que se chamou Grande Cisma.

Entretanto, São Leão IX não teve conhecimento deste fracasso das negociações porque faleceu entretanto.

Depois da sua morte, como se verificaram curas prodigiosas junto ao seu sepulcro na Basílica de São Pedro, o povo começou a invocá-lo como santo, pelo que, ao canonizá-lo em 1087, Vítor III apenas fez a ratificação popular.

 

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VÍTOR II

Vitor II

Vítor II

(1055-1057)

Hildebrando estava em França ao serviço de São Leão IX, quando recebeu a notícia da morte do papa. Dirige-se imediatamente para a Alemanha, para solicitar junto do Imperador a indicação de um nome para pontífice, digno sucessor de São Leão IX.

A escolha recaiu sobre Gelhard, conselheiro imperial, com  qualidades e prudência para realizar a reformas como pontífice.

Tal como o seu antecessor, aceitou, mas com a condição de a sua eleição se realizar canonicamente em Roma.

Depois de um conclave que durou um ano, é recebido em Roma com agrado geral e, eleito, toma o nome de Vítor II.

Logo a seguir, reúne um concílio em Florença, no qual confirma os decretos do seu antecessor e revela a mesma determinação der prosseguir na reforma eclesiástica. Com esse intuito, envia, de novo, o cardeal Hildebrando a França, para corrigir abusos de simonia e concubinato.

No regresso, Hildebrando trazia notícias positivas, pois Berengário de Tours abjurara publicamente, reconhecendo a presença real de Cristo na eucaristia e vários bispos e clérigos, confessando-se réus de simonia, mostraram-se dispostos a abandonar as dignidades que fraudulentamente haviam, conseguido.

Vítor II, depois de um ano em Roma, dirige-se à Alemanha a pedido de Henrique III, sendo surpreendido, ao chegar, pela morte do imperador.

Com tacto e prudência, fez serenar os ânimos das fações litigantes e, deixando o arcebispo de Colónia, como seu representante, na regência do Império durante a menoridade de Henrique IV, regressa a Itália.

Durante a viagem, reúne um sínodo em Florença, na Primavera de 1057.

Em Julho seguinte, estava em Arezzo, onde celebrou um concílio, que soluciona questões entre o bispo local e o bispo de Siena. Alguns dias depois, em 28 de Julho, acometido de febre aguda, viria a falecer.

Os que o acompanhavam quiseram levar o cadáver para a sua antiga Catedral de Elschstad, mas foram impedidos pelos cidadãos de Ravena, que lhe deram sepultura na Igreja de Santa Maria Rotonda, nessa cidade.

Vítor II apoiou a ação de São João Gualberto, que fundou em Valumbrosa uma nova congregação beneditina, que viria a ser um fator preponderante no renascimento religioso.

 

Continua:…

Post colocado em 10-2-2013 – 10H15

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1557-1 (41-13) - SANTOS DE CADA DIA - V DOMINGO DO TEMPO COMUM - 10 de Fevereiro de 2013 - 5º ano

antoniofonseca1940@hotmail.com

Nº 1557

 

Bom

 

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Nº 1557-1 - (41-13)


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Nº 1557-1 – (41-13)


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ESCOLÁSTICA, Santa

Virgem (543)

Escolástica, Santa

Escolástica, Santa

Santa Escolástica, irmã de São Bento, nasceu no território de Núrsia ou Nórcia, na Úmbria, Itália. Dotada de excelentes disposições para a virtude, criada com máximas muito cristãs e nutrida nos exercícios da caridade e devoção, Escolástica fazia maravilhosos progressos no caminho da santidade, quando se soube na família da orientação que São Bento havia abraçado e os prodígios que já se contavam dele em toda a Igreja.

A resolução de São Bento a ninguém impressionou tão profundamente como a Escolástica, que desde a morte dos pais vivia mais recolhida ainda no retiro de sua casa. Considerando ela que a perfeição evangélica, professada pelo irmão, era igualmente proposta a todos os cristãos, distribuiu pelos pobres os seus haveres e, acompanhada só duma criada de confiança, partiu secretamente em busca do irmão.

Havia alguns anos que São Bento, deixando o deserto de Subiaco, depois de ter lançado por terra os ídolos e abolido o paganismo no Monte Cassino, fundara o célebre mosteiro deste nome que foi como o berço da vida monástica no Ocidente.

Informado São Bento da chegada da irmã, saiu da cela e adiantou-se a recebê-la acompanhado de alguns monges, e falou-lhe fora da clausura.

Santa Escolástica declarou ao irmão o desígnio que tinha de passar o resto da vida numa solidão não longe da sua, suplicando-lhe fosse o seu pai espiritual e lhe prescrevesse as regras que tinha a a observar para o aperfeiçoamento da alma.

Anuiu São Bento aos desejos de Escolástica, porque o céu já lhe tinha revelado a vocação da irmã; e tendo mandado fabricar uma cela não distante do mosteiro, para Escolástica e para a criada, deu-lhes, pouco mais ou menos, as mesmas regras que tinha dado aos monges. A fama de eminente santidade deste nova fundadora atraiu-lhe grande número de donzelas que, pondo-se sob a sua direção e sob a de São Bento, se obrigaram a guardar a mesma regra. tal foi a origem daquela célebre Ordem feminina, tão ditosamente estendida, que chegou a 14 000 conventos espalhados por todos o Ocidente.

Embora não tivesse feito voto de clausura, Escolástica guardou-a sempre com toda a exatidão. Somente se reservou ir uma vez por ano visitar São Bento, para lhe dar conta da comunidade e do particular da sua alma.

Não queria permitir São Bento que Escolástica chegasse ao seu mosteiro, e por isso ele mesmo saía a recebê-la, acompanhado de algum monge, a um lugar não distante dele.

Advertida, segundo todos os indícios, do dia da sua morte, veio Escolástica fazer a última visita anual ao seu santo irmão. Depois de terem louvado a Deus e conversado como costumavam, sobre várias matérias de piedade, despediu-se São Bento para voltar ao mosteiro; Escolástica, porém, rogou-lhe que se demorasse até ao dia seguinte para ela ter a consolação de falar mais demoradamente sobre a bem-aventurança da vida eterna. Bento negou-se resolutamente. Escolástica inclinou um pouco a fronte, e apoiando-a nas mãos, recolheu-se interiormente, fazendo uma breve oração.

Logo que terminou a prece, o céu, que estava claro, turvou-se de repente. desencadeou-se tal tempestade de relâmpagos e trovões, acompanhados de chuva tão copiosa, que não foi possível a São Bento e aos monges, que tinham ido com ele, sair para o mosteiro.

Queixou-se o Santo amorosamente à irmã: mas ela justificou-se dizendo: «Pedi-vos e não me quiseste ouvir, pedia a Deus e Ele ouviu-me. Agora saí, se podeis, deixai-me e voltai ao vosso mosteiro».

São Gregório, que refere este facto, dá grande ideia da virtude e dos merecimentos de Santa Escolástica, dizendo que a vitória, nestas santa contenda, se declarou por quem tinha mais perfeito e mais forte amor de Deus.

Tendo voltado na manhã do dia seguinte ao seu retiro, a Santa aí morreu com a morte dos justos, três dias depois. No momento em que expirou, estava São Bento só, na sua costumada contemplação, e levantando os olhos, diz São Gregório, viu a alma da sua santa irmã voar ao céu em forma duma cândida pomba.

Faleceu por 543, contando uns sessenta anos de idade.

Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

LUÍS (Alojzije Viktor) STEPINAC, Beato

Bispo (1898-1960)
 

Luis (Alojzije Viktor) Stepinac, Beato

Luis (Alojzije Viktor) Stepinac, Beato

 
Luís Stepinac nasceu a 8 de Maio de 1898, na aldeia de Brezaric, atual Croácia. Aos 17 anos pediu para entrar no seminário, mas foi chamado pelo exército e mandado para a frente italiana, em 1917. Aqui foi capturado pelos italianos, ficando prisioneiro durante 5 meses.
Nos finais de 1924, inscreveu-se na Universidade Gregoriana, em filosofia e teologia. Em 1927 obtém a láurea em filosofia e em 1930 é ordenado sacerdote. No ano seguinte regressa à Croácia e em 1934 é feito coadjutor do bispo de Zagreb e nomeado sucessor do mesmo. Em 1937, toma posse da sede episcopal de Zagreb e desde o início desenvolveu imensa atividade apostólica. Apoiou um grupo que acolhia judeus fugidos ao regime de Hitler, exortando os padres da sua diocese a ajudá-los, por “dever cristão” e também a denunciar os males do racismo.
Em março de 1941, quando as forças do eixo Roma-Berlim invadiram a Jugoslávia, a Croácia tornou-se um estado independente, governado por um regime filo nazista. Stepinac opôs-se à colaboração, mas permitiu aos padres acolher as conversões daqueles que estavam em perigo de vida.
À medida que foi sabendo dos crimes cometidos pelo novo regime, tornou-se o seu mais aceso opositor, denunciando os abusos e o racismo das leis que eram promulgadas.
Quando a Croácia fica sob o regime comunista, como parte da República Popular Jugoslava, Stepinac foi preso, mas soltaram-no umas semanas depois.
Num encontro com o presidente Tito, percebeu que este pensava numa espécie de igreja nacional. Stepinac recusou qualquer forma de compromisso e denunciou as perseguições sofridas pela Igreja na Jugoslávia.
Em Setembro de 1946, foi preso de novo e acusado de cumplicidade em crimes cometidos pelo Governo, durante a guerra. Depois de um simulacro de processo, é condenado a 16 anos de trabalhos forçados e a 5 de privação de direitos civis.
Internado em,Lepoglava, os carcereiros não quiseram obrigá-lo ao trabalho, mas tentaram envenená-lo lentamente. Dadas as suas condições de saúde, foi transferido para a sua terra natal, Krasic, onde permaneceu, sob prisão domiciliaria, até à sua morte, a 10 de Fevereiro de 1960.
Os milhares de cartas que escreveu da prisão, a bispos, sacerdotes e leigos, são prova de uma fé inabalável e do perdão para com os seus perseguidores.
 
Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

SOTERA, Santa

Virgem e Mártir (304)
 
Sotera, bela e nobre virgem da familia romana dos Aurelii, estimou a sua fé cristã bem acima dos consulados exercidos pelos seus maiores: quando lhe mandaram que sacrificasse aos deuses, respondeu com pronta recusa, senão à dor, pelo menos à vergonha; mas, ouvindo ela a ordem dada, logo descobriu a face, não querendo ter outro véu senão o do seu martírio. Antecipando-se ao ultraje, apresentou as faces, pronta a santificar pelo sofrimento belezas que lhe poderiam causar a ruína. Puderam atentar contra o seu rosto, mas a beleza interior ficou intacta. Assim , por meio dos injuriosos tratos reservados para os escravos, Sotera mostrou-se tão corajosa e tão terna, que se cansou o algoz de lhe bater nas faces antes de ela se cansar de receber ultrajes. Não se viu que ela baixasse ou desviasse o rosto; não soltou um gemido, não derramou uma lágrima. Tendo assim  percorrido todos os tormentos, recebeu da espada a último golpe, muito tempo esperado.
O martírio de Sotera decorreu em Roma no ano de 304, sendo imperador Diocleciano. O corpo enterraram-lho na região cemiterial que tem o seu nome e pega com o cemitério de Calisto. Um ramo cristão da gens aurélia tinha arranjado, nesta parte, uma sala ampla para a sepultura dos membros da familia. Importa não confundir esta virgem mártir, honrada na Via Ápia, com  a que é honrada a 12 de Maio na Via Aurélia, ao mesmo tempo que São Pancrácio.

 

Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt

ARNALDO, Beato

Abade (1255)
 
Arnaldo, Beato
 
Pádua estava em meados do século XIII sujeita a Ezelino, o Feroz, famoso tirano que diziam ser filho do diabo. Dante colocou-o no inferno, mergulhado até aos olhos em sangue a ferver. Para não ser assassinado como tantos outros, Arnaldo, abade do mosteiro de Santa Sabina, refugiou-se numa gruta. Quando chegou a notícia de Frederico II vir libertar a cidade, Arnaldo saiu do refúgio e foi, com os seus monges, ao encontro do Imperador. Se o abade fosse profeta quanto à própria sorte, adivinharia que Ezelino voltaria em breve e se mostraria tão cruel como antes. Arnaldo, na verdade, foi preso antes de poder voltar à sua gruta. Lançado num tremendo calaboiço, lá morreu ao cabo de oito anos de sofrimento, a 10 de Fevereiro de 1255.

Transcrição direta através do livro SANTOS DE CADA DIA, de www.jesuitas.pt
 

Clara de Rimini, Beata

Viúva

Clara de Rimini, Beata

Clara de Rimini, Beata

Martirologio Romano: En Rimini, en la Romagna, beata Clara, viuda, la cual, por medio de la penitencia, mortificación y ayunos expió la vida disoluta que había llevado antes y, después de reunir un grupo de compañeras en un monasterio, sirvió a Dios con humildad de espíritu (entre 1324 y 1329). Etimología: Clara = Aquella que esta limpia de pecado, es de origen latino. Clara nació en Rímini, hacia 1260, por mucho tiempo no hizo mucho honor a la Santa de Asís. El ambiente mundano y soberbio de su tiempo y de su familia la absorbió por largo tiempo. Su padre, al enviudar, casó con una viuda rica, y para afianzar la unión de las dos familias, casó a Clara con el hijo de dicha viuda. Pronto ella enviudó, y poco después murió su padre. Estos dos lutos tampoco hicieron gran mella en Clara. Todavía era joven y bella, rica y admirada. Contrajo nuevas nupcias con un rico heredero de una de las principales familias de Rímini, no tuvo hijos, por lo cual se sintió enteramente libre y siguió su conducta disipada hasta los 34 años. Luego tuvo un cambio inesperado. Se dice que un día, al entrar en una iglesia franciscana, oyó una voz que la invitaba a recitar con atención un Padre nuestro y un Avemaría. Clara obedeció, mientras recitaba devotamente estas oraciones (hacía tanto tiempo que no oraba), se sintió penetrada por un dolor vivísimo de los pecados cometidos y fue inundada de un gozo hasta entonces desconocido y de una serenidad interior que nunca había sentido. Quedó conmovida. Abandonó decididamente la vida disipada, las compañías y los placeres de antes. Habló a su esposo con una seriedad que nadie habría sospechado en ella. Pidió el permiso de retirarse del mundo, de dedicarse a una vida de penitencia y de soledad. El marido comprendió el fuego de amor divino que ardía en ella, hasta entonces entregada a las pasiones humanas, y le concedió el permiso solicitado. Nació entonces la nueva Clara. Fue penitente severísima y humildísima, sobre todo después de la muerte de su segundo marido, acaecida dos años más tarde. Vestida de gris, con cilicios y argollas de hierro en su carne, dormía sobre una tabla, se alimentaba de sobras. Su verdadero alimento era la oración y la Eucaristía. Tuvo éxtasis y revelaciones. Las desgracias políticas siguieron persiguiéndola. Debió retirarse a Urbino, donde se había refugiado un hermano gravemente enfermo. En Urbino fue ángel de misericordia para los enfermos, los pobres y los encarcelados. Volvió a Rímini con doce compañeras y fundó un convento donde vistió el hábito y profesó la regla de las Clarisas. Era el año 1306. Allí murió a los 66 años de edad, después de innumerables pruebas, ciega y casi ausente, en 1326. Se extinguió serena como un niño, y de inmediato fue venerada como santa. Su culto fue confirmado por el Papa Pío VI el 22 de diciembre de 1784.

Eusébia Palomino, Beata

Religiosa Salesiana

Eusebia Palomino, Beata

Eusébia Palomino, Beata

Martirologio Romano: En Valverde del Camino, cerca de Huelva, en la región española de Andalucía, beata Eusebia Palomino Yenes, virgen del Instituto de las Hijas de María Auxiliadora, que, dando un egregio ejemplo de humildad y evitando toda ostentación, mostró su espíritu de abnegación en las tareas más sencillas, mereciendo los dones de la gracia (1935). Etimología: Eusebia = Aquel de carácter piadoso, es de origen griego. Eusebia Palomino Yenes vio la luz en el crepúsculo del siglo XIX – el 15 de diciembre de 1899 – en Cantalpino, pequeño pueblo de la provincia de Salamanca (España) en una familia tan rica de fe como escasa de medios económicos. Agustín, el padre, que todos recuerdan por su aspecto humilde, hombre de gran bondad y dulzura, trabaja como bracero temporal al servicio de los propietarios terratenientes de los alrededores y su madre Juana Yenes atiende la casa con los cuatro hijos. Cuando en el invierno el campo reposa y el trabajo falta, el pan escasea. Entonces el padre se ve obligado a pedir ayuda a la caridad de otros pobres en los pueblos de la zona. Algunas veces lo acompaña la pequeña Eusebia de apenas siete años, que ignorante de lo que cuestan algunas humillaciones, disfruta con aquellas caminatas por los senderos del campo y alegremente corretea y salta junto a su padre que le hace admirar la belleza de la creación, y la luminosidad del paisaje de Castilla dándole algunas catequesis que le encantan. Cuando llegan a los pueblos, sonríe a las personas buenas que lo acogen y pide «un poco de pan por amor de Dios». El primer encuentro con Jesús Eucaristía a la edad de ocho años da a la niña una sorprendente percepción del significado de pertenecer y de ofrecerse totalmente al Señor como don.
Muy pronto tiene que dejar la escuela para ayudar a la familia y después de haber dado prueba de una madurez precoz en cuidar - aún siendo niña – a niños de algunas familias del pueblo mientras los padres van a trabajar. A los doce años va a Salamanca con su hermana mayor y se pone a servir como niñera. Los domingos por la tarde va al oratorio festivo de las Hijas de Maria Auxiliadora, allí conoce a las hermanas, que deciden pedirle su colaboración para ayudar a la comunidad. Eusebia acepta con mucho gusto y enseguida se pone manos a la obra: ayuda en la cocina, acarrea la leña, ayuda en la limpieza de la casa, tiende la ropa en el patio grande, va a acompañar al grupo de las estudiantes a la escuela estatal y hace los mandados en la ciudad. El deseo secreto de Eusebia, de consagrarse por entero al Señor, enciende y nutre cada vez más sus actos y su oración. Dice: «Si cumplo con diligencia mis deberes tendré contenta a la Virgen Maria y podré un día ser su hija en el Instituto». No se atreve a pedirlo, por su pobreza y falta de instrucción, no se cree digna de tal gracia: porque piensa, ¡es una congregación tan grande!. La Superiora visitadora, con la que ella se confía, la acoge con bondad materna y le asegura: «No te preocupes de nada» y con gusto decide admitirla en nombre de la Madre General. El 5 de Agosto empieza el Noviciado en preparación a la profesión. Se alternan horas de estudio de oración y de trabajo que constituye la jornada de Eusebia que la hacen plenamente feliz. Después de dos años – 1924 – se consagra totalmente al Señor con los votos religiosos que la vinculan mucho más a él. Es destinada a la casa de Valverde del Camino una pequeña ciudad que en aquella época cuenta con 9.000 habitantes, está situada al extremo sudoeste de España, en la zona minera de Andalucía en los confines con Portugal. Las niñas del colegio y del oratorio, en el primer encuentro se quedan mas bien desilusionadas, la Hermana nueva tiene un aspectos más bien insignificante, pequeña y pálida, no es bonita, con las manos gruesas y además un nombre feo. A la mañana siguiente, la pequeña Hermana está ya en su lugar de trabajo: un trabajo variado que la ocupa en la cocina, en la portería, en la ropería, en el cuidado del pequeño huerto y en la asistencia a las niñas del oratorio festivo. Es feliz de “estar en la casa del Señor por todos los días de su vida”. Es esta la situación “real”, por la que se siente honrado su espíritu, que habita las esferas más altas del amor. Las pequeñas se sienten pronto atraídas por las narraciones de hechos misioneros, vidas de santos, episodios de la devoción mariana, o anécdotas de Don Bosco, que recuerda gracias a una feliz memoria y sabe hacerlas atractivas por su convencimiento y su fe sencilla. Todo en Sor Eusebia, refleja el amor de Dios y el fuerte deseo de hacerlo amar. Sus jornadas de trabajo son una transparencia continua y lo confirman sus temas predilectos de conversación: el amor de Jesús a todos los hombres que ha salvado con su Pasión. Las Llagas santas de Jesús son el libro que Sor Eusebia lee todos los días y del cual saca apuntes de didascalia a través de un sencillo “rosario” que aconseja a todos, también lo hace a través de las cartas, se hace apóstol de la devoción al Amor misericordioso según las revelaciones de Jesús a la religiosa lituana – hoy santa – Faustyna Kowalska, divulgadas en España por el Padre dominico Juan Arintero. El otro “polo” de la piedad vivida y de la catequesis de Sor Eusebia es la “verdadera devoción mariana” de San Luis Maria Grignion de Montfort. Esta será el alma y el arma del apostolado de Sor Eusebia durante su breve existencia: los destinatarios serán las niñas, los jóvenes, las madres de familia, los seminaristas los sacerdotes. «Quizá no haya párroco en toda España – se dice en los procesos – que no haya recibido una carta de Sor Eusebia a propósito de la esclavitud mariana» Cuando, a principio de los años 30, España se está preparando a la revolución por la rabia de los sin-Dios votados para el exterminio de la religión, Sor Eusebia no duda en llevar hasta el extremo aquel principio de “disponibilidad”, pronta literalmente, a despojarse de todo. Se ofrece al Señor como víctima para la salvación de España, para la libertad de la religión. Dios acepta la víctima. En agosto de 1932 un mal improviso es el primer aviso. Después el asma que en diversos momentos ya la había molestado, ahora llega a niveles extremos de intolerancia, se agrava con otros males que van apareciendo y atentan contra su vida. En este tiempo, visiones de sangre afligen a Sor Eusebia aún más que los dolores físicos. El 4 de octubre de 1934, mientras algunas hermanas rezaban con ella en el lugar del sacrificio, interrumpe y empalidece diciendo: «rezad mucho por Cataluña». Es el principio de la sublevación operaria de Asturias y de la catalana en Barcelona (4-15 octubre 1934) que se llamarán «anticipo revelador». Visión de sangre también para su querida directora Sor Carmen Moreno Benítez, que será fusilada con otra hermana el 6 de septiembre de 1936: actualmente ha sido declarada beata, después del reconocimiento del martirio. En tanto la enfermedad de Sor Eusebia se agrava: el médico que la asiste admite de no saber definir la enfermedad que, unida al asma le acartona todos los miembros convirtiéndola en un ovillo. Quien la visita siente la fuerza moral y la luz de santidad que irradian aquellos pobres miembros doloridos, dejando absolutamente intacta la lucidez del pensamiento, la delicadeza de los sentimientos y la gentileza del trato. A las hermanas que la asisten les promete: «Daré mis vueltecitas». En el corazón de la noche entre el 9 y el 10 de febrero de 1935 Sor Eusebia parece dormir serenamente. Durante todo el día los restos mortales adornados con muchísimas flores, son visitados por toda la población de Valverde. Todos repiten la misma expresión: «Ha muerto una santa»
Fue beatificada el 25 de abril de 2004 por el Papa Juan Pablo II.
Si usted tiene alguna información relevante para la canonización de la Beata Eusebia, contacte a: Hijas de María Auxiliadora C/ María Auxiliadora, 8 21600 Valverde del Camino (Huelva), ESPAÑA Reproducido con autorización de Vatican.va Felicidades a quien lleve este nombre y a las Salesianas!

Guillermo el Grande, Santo

Monge ermitão

Guillermo el Grande, Santo

Guillermo el Grande, Santo

Martirologio Romano: En la cueva de Stabulum Rhodis, cerca de Grossetto, en la Toscana, san Guillermo, eremita de Malavalle, cuya vida inspiró y dio origen a numerosas congregaciones de eremitas (1157). Etimología: Guillermo = Aquel que es un protector decidido, viene del germánico Guillermo era un joven francés pagano. No obstante, abierto a la novedad que anunciaban los predicadores, se convirtió al cristianismo. Sumido en sus principios, intentó vivirlos de la manera que a él le gustaba, es decir, como monje ermitaño. Sus ermitas estaban por la Toscana. Murió en el año 1157
¿Cuál es la característica principal de su vida?
La contemplación. Ante la naturaleza veía las huellas del Creador. El mismo Juan Pablo II decía el miércoles cinco de junio en la audiencia general:" Se invita a la humanidad a reconocer y dar gracias al Creador por el don fundamental del universo, que le circunda y permite respirar, la alimenta y la sostiene". El se pasaba la vida yendo de un lugar para otro haciendo oración, penitencia, ayuno, silencio. Esta vivencia la transmitió Guillermo a sus discípulos. Estos dieron lugar a la Orden de san Guillermo, que en el año 1256, se unió a la Orden de san Agustín. Después de unos años, algunos de sus miembros se separaron y volvieron a ser lo que eran. El culto a san Guillermo data del siglo XIII. Cuando murió, comentan los biógrafos, sus reliquias comenzaron a ser veneradas por los peregrinos que iban desde diferentes lugares de Italia. El Papa Alejandro III aprobó su culto en 1174 y lo confirmó más tarde Inocencio III en 1202. Felicidades a quien lleve este nombre! Comentarios al P. Felipe Santos:
fsantossdb@hotmail.com

Austreberta, Santa

Abadessa

Austreberta, Santa

Austreberta, Santa

Martirologio Romano: En la región de Rouen, en Neustria, hoy en Francia, santa Austreberta, virgen y abadesa, que rigió el monasterio de Pavilly, fundado piadosamente por el obispo san Audeno (704).
Santa Austreberta o Eustreberta fue hija de uno de los principales cortesanos del rey Dagoberto, el conde Palatino Badefrido y de Santa Framechidis. Nació cerca de Thérouanne, en Artois, y fue una niña seria y piadosa, con la mente fija en iglesias y convenios. Un día, mientras contemplaba su imagen reflejada en el agua, vio un velo sobre su cabeza; aquella extraña experiencia le produjo una impresión permanente. Al cumplir los doce años, su padre le anunció que ya tenía proyectado su matrimonio y la idea resultó tan desagradable para Austreberta, que huyó de la casa, acompañada por su hermano menor. Se refugió en un monasterio, donde el abad le dio asilo y le prometió imponerle el velo. Sin embargo, al saber quién era ella y pensando en lo preocupados que estarían sus padres por su ausencia, la persuadió para que regresara con él a su hogar. Omer explicó el asunto a sus padres, que terminaron por acceder a que la joven entrara al convento, después de vivir con ellos algún tiempo. Aquel fue un período de prueba para Austreberta que se sentía atormentada por los escrúpulos de no haber respondido al llamado de Dios. Tanto importunó a los suyos para que la dejasen partir, que por fin su padre la llevó al monasterio de Port (después Abbeville), en el Somme, donde tomó el hábito ella misma.
Muy pronto se ganó lodos los corazones con su piedad y humildad. Ella misma estaba feliz en aquella comunidad tan devota y observante. Se cuenta que un día cuando Austreberta horneaba el pan para la casa, ocurrió un suceso extraordinario. En el horno caliente ya se habían extinguido las llamas. Los panes estaban listos y sólo faltaba sacar las brasas. Austreberta metió la escoba, que se incendió de pronto y llenó el horno con fuego. Austreberta, temiendo que el pan se quemara, cerró primero la puerta de la cocina y después, inclinándose entre las llamas, que no le hicieron ningún daño, limpió el interior del horno con sus manos y sacó el pan. A la asombrada muchacha que había presenciado la escena le encargó que no dijera nada a nadie y después siguió con su larca tranquilamente, sin ninguna quemadura en sus carnes ni en sus ropas. Sólo a su confesor reveló Austreberta lo sucedido y, aunque éste quedó lleno de admiración, le advirtió: "Hija, no vuelvas a ser tan temeraria, no sea que la próxima vez tientes a Satanás y recibas algún daño."
En aquel tiempo vivía un hombre piadoso llamado
Audeno que había fundado en Pavilly el monasterio en el que profesó su hija Aurea. Por consejo de San Filiberto, Audeno nombró superiora de su convento a Austreberta, quien ya desde hacía tiempo era abadesa de Port.
La santa se resistió a separarse de sus amadas hijas para ir a enfrentarse con muchas dificultades en otro monasterio, pero ante la insistencia de San Filiberto acabó por aceptar. En su nueva casa encontró una completa falta de disciplina y se impuso la tarea de urgir a sus monjas el estrícto cumplimiento de las reglas; pero las religiosas no se conformaron con aquella severidad y acudieron a protestar ante Audeno, y acusaron a la santa de varias ofensas graves. El fundador dio
crédito a las calumnias y después de injuriar a la superiora, llegó al grado de amenazarla con su espada, pero Austreberta no se inmutó y ciñéndose el velo alrededor del cuello, inclinó la cabeza esperando el golpe mortal. Su valor hizo que Audeno recuperara la cordura y desde entonces la dejó que gobernara a sus monjas del modo que creyera conveniente.

Calarampo, Profirio, Daucto e companheiras, Santos

Mártires

Calarampo, Profirio, Daucto y compañeras, Santos

Calarampo, Profirio, Daucto e companheiras, Santos

Martirologio Romano: En Magnesia, en la provincia de Asia, santos Calarampo, Profirio y Daucto, que junto con tres mujeres sufrieron el martirio en tiempo de Septimio Severo (s. III).
En un resumen de los martirologios griegos se dice que, bajo el reinado de Séptimo Severo, el prefecto Luciano, que gobernaba en Magnesia, mandó detener a un sacerdote llamado Caralampio, porque éste despreciaba los edictos imperiales que prohibían predicar el Evangelio. Con el propósito de vencer la constancia del sacerdote, Luciano mandó que le torturaran y él mismo se unió a los verdugos para desgarrar las carnes del confesor con garfios de hierro. Se dice que en aquel momento, por justo juicio de Dios, las manos del pefecto Luciano quedaron paralizadas y adheridas al cuerpo del mártir, sin que su dueño pudiese retirarlas.
Pero Caralampio elevó a Dios una plegaria, pidiendo el perdón para el inhumano verdugo y las manos de Luciano recuperaron el movimiento. Ante un prodigio tan evidente, los dos lictores, Porfirio y Bato, que también desempeñaban el oficio de verdugos, abjuraron del culto de los ídolos y se declararon cristianos; tres mujeres que presenciaban el suplicio, siguieron su ejemplo. Pero el prefecto persistió en su incredulidad y mandó que todos fuesen decapitados al instante.
Debe hacerse notar que este resumen no menciona al emperador ni habla de Antioquía de Pisidia. Las "actas," que por oirá parte son poco dignas de confianza, se detienen en diversos detalles, pero no dicen nada sobre los compañeros del mártir. La fiesta de San Caralampio figura el 10 de febrero en los agregados al martirologio de Usuardo y parece que su culto se extendía hasta las regiones de Hainaut.

José Sánchez del Rio, Beato

Mártir

José Sánchez del Río, Beato

José Sánchez del Río, Beato

Mártir con catorce años. Así se resume la vida de José Luis Sánchez del Río, quien fue beatificado junto a otros doce mártires por disposición del Papa Benedicto XVI. Nacido en Sahuayo, Michoacán, el 28 de marzo de 1913, hijo de Macario Sánchez y de María del Río, José Luis fue asesinado el 10 de febrero de 1928, durante la persecución religiosa de México por pertenecer a «los cristeros», grupo numeroso de católicos mexicanos levantados en contra la opresión del régimen de Plutarco Elías Calles. Un año antes de su martirio, José Luis se había unido a las fuerzas «cristeras» del general Prudencio Mendoza, enclavadas en el pueblo de Cotija, Michoacán. El martirio fue presenciado por dos niños, uno de siete años y el otro de nueve años, que después se convertirían en fundadores de congregaciones religiosas. Uno de ellos revela el papel decisivo que tendría para su vocación el testimonio de José Luis, de quien era amigo. «Fue capturado por las fuerzas del gobierno, que quisieron dar a la población civil que apoyaba a los cristeros un castigo ejemplar», recuerda el testigo que entonces tenía siete años. «Le pidieron que renegara de su fe en Cristo, so pena de muerte. José no aceptó la apostasía. Su madre estaba traspasada por la pena y la angustia, pero animaba a su hijo», añade. «Entonces le cortaron la piel de las plantas de los pies y le obligaron a caminar por el pueblo, rumbo al cementerio --recuerda--. Él lloraba y gemía de dolor, pero no cedía. De vez en cuando se detenían y decían: "Si gritas ´Muera Cristo Rey´" te perdonamos la vida. "Di ´Muera Cristo Rey´". Pero él respondía: "Viva Cristo Rey"». «Ya en el cementerio, antes de disparar sobre él, le pidieron por última vez si quería renegar de su fe. No lo hizo y lo mataron ahí mismo. Murió gritando como muchos otros mártires mexicanos "¡Viva Cristo Rey!"». «Estas son imágenes imborrables de mi memoria y de la memoria del pueblo mexicano, aunque no se hable muchas veces de ellas en la historia oficial». El otro testigo de los hechos fue el niño de nueve años Enrique Amezcua Medina, fundador de la Confraternidad Sacerdotal de los Operarios del Reino de Cristo, con casas de formación tanto en México como en España y presencia en varios países del mundo. En la biografía de la Confraternidad que él mismo fundara, el padre Amezcua narra su encuentro --que siempre consideró providencial-- con José Luis. Según comenta en ese testimonial, haberse cruzado con el niño mártir de Sahuayo --a quien le pidió seguirlo en su camino, pero que, viéndolo tan pequeño le dijo: «Tú harás cosas que yo no podré llegar a hacer»--, determinó su entrada al sacerdocio. tarde, al seminario de formación de los Operarios en Salvatierra, Guanajuato lo bautizó como Seminario de Cristo Rey y su internado se llamó «José Luis», en honor a la memoria de este futuro beato mexicano. Los restos mortales de José Luis descansan en la Iglesia del Sagrado Corazón de Jesús en su pueblo natal. Fue beatificado el 20 de noviembre de 2005 en el pontificado de S.S. Benedicto XVI. Artículos relacionados: José Sánchez del Río, Mártir de Cristo Rey El niño cristero

Santos Zótico y Amancio, mártires
En Roma, en el décimo miliario de la vía Labicana, santos Zótico y Amancio, mártires (s. II/IV).


San Silvano, obispo
Cerca de Terracina, en la Campania, san Silvano, obispo (s. IV).


San Troyano, obispo
En la ciudad de Santonas (hoy Saintes), en Aquitania, san Troyano, obispo (c. 550).


San Protadio,, obispo
En Vesoncio (hoy Besançon), en Burgundia, san Protadio, obispo (c. 624).


Beato Hugo, abad
En el monasterio premonstratense de Fosses, cerca de Namur, en Lotaringia, beato Hugo, abad, a quien su maestro san Norberto, al ser elegido arzobispo de Magdeburgo, le encomendó la organización de la nueva Orden, que rigió prudentemente durante treinta y cinco años (c. 1163).

Beatos Pedro Fremond y cinco compañeras, mártires
En Preuilly, en el Anjou, en Francia, beatos Pedro Fremond junto con cinco compañeras, mártires, que durante la Revolución Francesa fueron fusilados por su fidelidad a la Iglesia católica (1794). Sus nombres son: beatas Catalina y María Luisa du Verdier de la Sorinière, hermanas; Luisa Bessay de la Voûte; María Ana Hacher du Bois; y Luisa Poirier, esposa.

90010 > Beato Alojzije Viktor Stepinac Vescovo e martire 10 febbraio MR


92323 > Santa Austreberta Badessa di Pavilly 10 febbraio MR


92688 > Santi Caralampo, Porfirio e Bapto Martiri 10 febbraio MR


90624 > Beata Chiara Agolanti da Rimini Clarissa 10 febbraio MR


90099 > Beata Eusebia Palomino Yenes Religiosa 10 febbraio MR


94441 > San Guglielmo d'Aquitania Duca 10 febbraio


90168 > San Guglielmo il Grande (di Malavalle) Eremita 10 febbraio MR


92608 > Beato José Sanchez Del Rio Martire 10 febbraio


40420 > Beati Pietro Fremond e 5 compagne Martiri 10 febbraio MR


40380 > San Protadio di Besancon Vescovo 10 febbraio MR


22750 > Santa Scolastica Vergine 10 febbraio - Memoria MR


40400 > San Silvano di Terracina Vescovo 10 febbraio MR


40370 > San Troiano Vescovo 10 febbraio MR


40410 > Beato Ugo di Fosses Abate 10 febbraio MR


92789 > Santi Zotico e compagni Martiri di Roma 10 febbraio MR

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  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos:
  • “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”




  • Tero1 - Cpia
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  • NOTA:
  • Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.
    Assim, a principiar pela imagem principal, a partir de hoje, e se possível todos os dias, ela será modificada mediante o que eu for encontrando passível de aproveitamento para isso. Em conformidade com o que digo, na minha 1ª postagem de hoje (e a última de ontem, 31 de Dezembro) editarei diariamente, pelo menos, mais três páginas,
  • (sendo a Pág. 1Vidas de Santos; Pág. 2O Antigo Testamento; e Pág. 3O Papado – 2000 anos de história). Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6In Memorian.
    Outros assuntos que venham aparecendo emergentes dos acontecimentos que surjam tanto em Portugal, como no estrangeiro; e, ainda, alguns vídeos musicais (ou outros) que vão sendo recolhidos através do Youtube e foram transferidos para o meu canal “antónio0491” que se encontra inserido logo após o Título e sua descrição.
    Registe-se também que através de Blogs Católicos, União de Blogs Católicos, etc., estou inscrito em muitos blogs que se vão publicando em Portugal, Brasil, e outros países, que, por sua vez, também publicarão este blogue. Há ainda mais algumas alterações que já fiz e vou continuando a efetuar na parte lateral do blogue, retirando ou colocando vários complementos.
    Como também já deve ser do conhecimento de muitos, encontro-me inscrito na rede social, Google + Facebook, e outros, individualmente e, também ali poderão encontrar este blogue. O meu correio electrónico foi modificado e será inscrito no início de cada página (pelo menos na primeira, de cada dia).
    Para terminar, gostaria de que os meus leitores se manifestassem, bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato
    Desculpem e Obrigado mais uma vez – António Fonseca

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    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
    Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
    http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
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  • Meus endereços:
  • Nome do blogue: SÃO PAULO (e Vidas de Santos)
  • Endereço de Youtube: antonio0491@youtube.com
  • António Fonseca