OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

a vida dos papas - 28 de Fevereiro de 2013

INTROITO

Caros Amigos:

Como é sabido, no passado dia 11 de Fevereiro (em curso), o Santo padre BENTO XVI anunciou a sua resignação ao Papado a ter lugar pelas 20 horas do próximo dia 28.

Desde Novembro de 2012, venho publicando praticamente todos os dias, biografias de todos os papas da Santa Igreja conforme vem descrito no livro O PAPADO – 2000 anos de história, editado pelo Círculo de Leitores e de autoria de Mendonça Ferreira, em Março de 2009. Hoje dia 12 de Fevereiro foram publicadas as biografias de Alexandre II (1061-1073) – Honório II – antipapa (1061-1072) e São Gregório VII (1073-1085).

Sendo para mim relevante a decisão comunicada ontem pelo Santo Padre Bento XVI, entendi que deveria começar a transcrever a sua biografia – que será eventualmente acrescentada com  elementos que não constam no livro, - pelo menos a partir de Março de 2009 e, que são do conhecimento público, em geral, e, até ao dia 28 em que termina o seu Pontificado Papal, e, que tentarei editar nesse mesmo dia, se Deus mo permitir.

_____________________________________________________________________________

BENTO XVI

papa7373d57d_86x48

Bento XVI

(2005-2013)

- SÍNTESE - Nasceu em 16 de Abril de 1927, em Markl am Inn, na diocese de Passau, na Baviera (Alemanha). Chama-se Joseph Ratzinger, pertence a uma família de agricultores, a mãe era domestica e o pai comissário de polícia, mas demitiu-se por ser antinazi. Entrou em 1939 para o Seminário de Traunstein e pertenceu à Juventude Hitleriana porque, como diz, era obrigatório para quem estudava. Por ordem militar foi integrado no destacamento antiaéreo Flak, ainda jovem. Mais tarde, em 1944, já em idade militar, tomou parte na Segunda Guerra Mundial, alistado no Exército, mas em 1945 desertou, fugindo para uma casa de familia, em Traunstein. Pouco depois um destacamento do Exército americano identifica-o como soldado alemão e envia-o para o campo de prisioneiros de guerra, mas foi libertado meses depois e regressou ao seminário. Em 1947 entra na Herzogliches Georgianum, instituto teológico associado à Universidade de Munique, e estuda também Filosofia na Escola Superior de Fresing. Foi ordenado sacerdote em 29 de Junho de 1951. Em 1953 doutorou-se em Teologia, dedicando a tese de pós-doutoramento à história da teologia. Foi professor de Teologia na Universidade de Bona, de 1959 a 1969, e na Universidade de Munster, de 1963 a 1966. Regeu a cadeira de Teologia Dogmática na Universidade de Tubingen, em 1966. esteve presente no Concílio Vaticano II, como conselheiro teológico. Em Março de 1977 é nomeado, por Paulo VI, arcebispo de Munique, e o mesmo papa, no consistório de 17 de Junho de 1977, nomeia-o cardeal, passando a ser bispo de Valletri-Segni e Óstia. A STASI, polícia política da antiga República Democrática Alemã (RDA), espiou durante 15 anos o então teólogo alemão Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, sendo seguido de perto entre 1974 e 1989, antes da queda do Muro de Berlim. Em 25 de Novembro de 1981, João Paulo II nomeia-o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, um novo nome dado ao Tribunal da Santa Inquisição. Desde 2002 era decano do Colégio Cardinalício. Tomou parte nos conclaves que elegeram João Paulo I e João Paulo II. Em 1953 publicou o seu primeiro trabalho. O Povo e a Casa de Deus na Doutrina de Santo Agostinho para a Igreja, e em 1996 publicou o livro-entrevista o Sal da Terra: O Cristianismo e a Igreja Católica no Limiar do III Milénio. Na década de 1970 dirigiu o jornal trimestral teológico Communio, que transformou num dos jornais católicos mais importantes do mundo. No Vaticano, entre os cardeais, tinha a alcunha de «Cardeal Panzer» (nome dos tanques alemães da Segunda Guerra Mundial), por ser um homem que defendia com mão de ferro a ortodoxia católica.

- HISTÓRIA MAIS DETALHADA -

Nº 1575-7 - REZAR NA QUARESMA - 2ª SEMANA - 5ª FEIRA - 28 de Fevereiro de 2013

1575-7

edisal@edisal.salesianos.pt

http://www.edisal.salesianos.pt/

Digitalizar0008_thumb_thumb_thumb_th[1]_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb

28 de FEVEREIRO de 2013

2ª SEMANA DA QUARESMA

(5ª feira)

Jeremias 17, 5-10

Bendito o homem que confia no Senhor

e põe n’Ele a sua esperança.

****************

Digitalizar0003_thumb_thumb_thumb_th_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb

Sozinhos, não vamos lá.

Só os mais ingénuos ainda a creditam que isolados conseguirão construir uma vida feliz.

Quem nos ajudará?

Em quem confiar?

Na máquina sedutora da publicidade e do consumo?

Nos estilos de vida que apostam tudo na aparência?

Ou no Deus vivo que deu a vida por nós?

 

»»»»»»»»»»

Confiando em Ti,

Deus de um amor fiel,

avanço sereno, resistindo e esperando,

vivendo como Teu filho amado.

Não conheço todos os detalhes do caminho

nem tenho certezas

sobre o quer sucederá em cada dia.

Basta-me saber que posso confiar em Ti.

Sempre! 

 

Digitalizar0015

NOTA:

Adquiri no dia 11 de Fevereiro no JORNAL VOZ PORTUCALENSE, este livrinho “REZAR NA QUARESMA – Ano C” que menciona na sua pós-capa, o seguinte:

A Quaresma é um tempo para dar mais qualidade à vida.

Para encontrar de uma forma fresca e nova o Jesus dos evangelhos.

Este livro é um convite a fazeres desta Quaresma um caminho que leva à mudança,

à liberdade interior, a uma fé mais feliz.

Em cada dia da Quaresma encontras duas páginas que contêm:

  • Uma citação bíblica usada na liturgia desse dia;
  • Uma frase bíblica em destaque;
  • Uma imagem para te ajudar a pensar;
  • Uma meditação que faz a ponte entre a Bíblia e a tua vida;
  • Uma proposta de oração.

Não tenhas medo desta aventura da fé

________________________________

Conforme tenho dito e escrito aqui neste 3 últimos anos, creio que não estou a ir além do permitido, ao incluir neste meu blogue as referidas leituras e imagens (que certamente não estarão tão bem impressas como no referido livro) – desde que faça alusão à sua publicação através das Edições Salesianas, mesmo até porque este blogue embora seja público, não deverá (com muita pena minha), alcançar grande número de leitores, apesar de servir talvez, por isso mesmo, para fazer um pouco de propaganda para o referido livro poder ser adquirido por mais gente… penso eu.

Dai que, durante este período de Quaresma, eu tenha decidido efetuar aqui a transcrição dos textos diariamente, sob a forma acima expressa, pelo que solicito a devida vénia às Edições Salesianas.

------------------------------------------

António Fonseca

Endereço principal: antoniofonseca1940@hotmail.com

Endereço secundário: antoniofonseca40@gmail.com

Endereço do blogue: http://confernciavicentinadesopaulo.blopgspot.com

Nº 1574-8 - Encontro diário com Deus - 28 de fevereiro de 2013

 

Nº 1574-8

Do livro Encontro diário com Deus – Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.br

Pensamento do Dia

Não se pode criar experiencia. É preciso passar por ela.

Albert Camus

Contigo, Senhor, é o deslumbramento! Contigo se aprende que a vida é feita para ser partilhada como o pão distribuído a todos, como alimento. Pois na terra há fome de amor. Contigo se aprende que Deus entrou no país do sofrimento, onde são dilacerados o coração e o corpo, para ficar com os homens que não aguentam  mais, sob o peso da cruz, e aliviá-los com seus dois braços estendidos. Pois na terra há fome de esperança. Contigo se aprende que a alegria sempre se levanta de manhãzinha, quando tudo parece perdido. E que o próprio Deus vela para que as pedras da morte sejam revolvidas de despedaçadas para sempre. Pois na terra há fome de eternidade. Contigo, Senhor Jesus, está a paixão viver!

Charles Singer

_______________________________________________________________________________

NOTA:

Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, e, apesar de:

Todos os direitos reservados.

Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.

Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:

http://confernciavicentinadesopaulo.bloghspot.com – Blogue SÃO PAULO (e Vidas de Santos)

Já que apenas tenho o intuito de dar a conhecer os Pensamentos do Dia, aos meus leitores, dando sempre o nome dos Autores dos mesmos, e, colocando sempre a hiperligação anunciada: http://www.vozes.com.br.

Obrigado e desculpem.

ANTÓNIO FONSECA