OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Nº 1625-3 - Encontro diário com Deus - Sexta-feira - 19 de Abril de 2013

Do livro – Encontro diário com Deus - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.
Nº 1625-3
Sexta-feira - 19 de Abril de 2013
Pensamento do Dia
Há na vida algo pior que o fracasso; é não haver feito a tentativa.

Franklin Roosovelt
_________________________________________________________

Oração a Santo Expedito

Santo Expedito, valoroso e forte mártir, vós que sois o santo das causas urgentes, alcançai-nos de Deus, por Jesus Cristo, a graça de uma grande fé e olhai todas as pessoas, que, em qualquer parte do mundo, estão precisando da vossa ajuda.
Encorajados por todos aqueles que vos invocaram à última horas para as causas urgentes, nós vos suplicamos que nos obtenhais da misericórdia divina a graça que agora vos pedimos (pede-se a graça desejada).


Por Jesus Cristo Nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Elam de Almeida Pimentel

_______________________________________________________________________________
NOTA:
Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, e, apesar de:
Todos os direitos reservados.
Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.
Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Nº 1625 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - JOSUÉ (21) - 19 de Abril de 2013

19 de Abril de 2013
Nº 1625 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1625

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÔMIO, constantes do PENTATEUCO (Estes já estão…)
– Faltam apenas 885 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1625 - 2ª Página

19 de Abril de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

JOSUÉ
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

JOSUÉ

Conquista da Terra da Promissão

 

 

21 – A TRIBO DE LEVI – Os chefes de família dos levitas aproximaram-se do sacerdote Eleazar, de Josué, filho de Nun, e dos chefes de família das tribos dos filhos de Israel, e disseram-lhes em Silo, na terra de Canaã: «O Senhor ordenou por meio de Moisés que se nos dessem cidades para habitarmos , e juntamente os seus campos para os nossos gados». Os filhos de Israel deram pois, de suas possessões, as seguintes cidades com os seus campos aos levitas, segundo a ordem do Senhor: A sorte foi lançada pelas famílias dos caatitas, e aos levitas, filhos do sacerdote Aarão, coube-lhes em sorte receber treze cidades das tribos de Judá, de Simeão e de Benjamim; os outros filhos de Caat obtiveram por sortes dez cidades das famílias das tribos de Efraim, de Dan e da meia tribo de Manassés em Basan. Os filhos de Merari, segundo as suas famílias, obtiveram doze cidades  das tribos de Ruben, de Gad e de Zabulão. Os filhos de Israel deram aos levitas estas cidades com os seus campos, repartindo-as por sortes, como o Senhor tinha ordenado por Moisés. Da tribo dos filhos de Judá, da tribo dos filhos de Simeão, deram as cidades abaixo designadas. Elas foram dadas aos filhos de Aarão dentre as famílias dos caatitas, filhos de Levi, a quem caiu a primeira sorte. Deram-lhes, pois, na montanha de Judá, a cidade de Arbé, pai de Enac, que é Hebron, com  os seus campos. Os campos, porém, e as aldeias desta cidade foram dados com o propriedade a Caleb, filho de Jefoné. Aos filhos do sacerdote Aarão deram Hebron e os seus arredores, a cidade de refúgio para os homicidas. Libna com os seus arredores, Jeter com os seus arredores, e Estemo com os seus arredores; Holon e os seus arredores, Dabir e os seus arredores, Ain e os seus arredores, Jeta e os seus arredores, Bet-Sames e os seus arredores ao todo nove cidades dadas, dessas tribos. Da Tribo de Benjamim deram-lhe Gabaaon e os seus arredores, Gabaa e os seus arredores, Anatot e os seus arredores, Almon e os seus arredores, ao todo quatro cidades.Total das cidades dos sacerdotes, filhos de Aarão: treze cidades com os seus arredores. Mas às famílias dos filhos de Caat, filhos de Levi, e aos outros filhos de Caat, couberam-lhes em sorte as cidades da tribo de Efraim.

Deram-lhes Siquém, cidade de refugio para os homicidas, e os seus arredores, na montanha de Efraim, Geser e os seus arredores, Gibsaim e os seus arredores, Bet-Heron e os seus arredores; ao todo, quatro cidades. Da tribo de Dan, foram-lhes dadas Elteco e os seus arredores, Gabaton e seus arredores, Ajalon e seus arredores, Get-Remon e seus arredores; ao todo, quatro cidades. Da meia tribo de Manassés, Tanac e seus arredores, Get-Remon e seus arredores; ao todo, duas cidades. Total: dez cidades com os seus arredores que foram  dados às famílias dos outros filhos de Caat. Aos filhos de Gerson, pertencentes à família de Levi, foram dadas da meia tribo de Manassés as cidades de Gaulon, cidade de refúgio para os homicidas, em Basan, com os seus arredores, e Bosra com os seus arredores: Da tribo de Issacar, Cesion e os seus arredores, Daberet e seus arredores, Jaramot e seus arredores, En-Gamin e seus arredores; ao todo, quatro cidades. Da tribo de Aser, Masal e seus arredores, Abdon e os seus arredores, Helcat e seus arredores, Roob e seus arredores; ao todo, quatro cidades. Da tribo de Neftali, a cidade de refúgio  para o homicida, Cedes na Galileia, e os seus arredores, Hamot-Dor e o seus arredores, Cartan e os seus arredores; ao todo, três cidades. Total das cidades dos gersonitas, segundo as suas famílias; Treze cidades com os seus arredores. Às famílias dos filhos de Merari, ao resto dos filhos de Levi, deram, da tribo de Zabulão, Jecnam e seus arredores, Damna e seus arredores, ao todo, quatro cidades. Da tribo de Ruben, Basor e os seus arredores, Jassa e seus arredores, Cedemot e seus arredores, Mefaat e seus arredores; ao todo, quatro cidades. E da tribo de Gad: a cidade de refúgio para os homicidas, Galaad e seus arredores, Manaim e seus arredores, Hesebon e seus arredores, Jaser e seus arredores; ao todo quatro cidades. Total das cidades dadas por sorte, aos filhos de Merari, segundo as suas famílias, ao resto das famílias da tribo de Levi. Doze cidades. Total das cidades dos filhos de Levi no meio das possessões dos filhos de Israel: Quarenta e oito cidades com os seus arredores. Cada uma destas cidades tinha os seus campos em redor; assim sucedeu com todas as cidades. O Senhor deu a Israel toda a terra que ele tinha jurado dar a seus pais, e eles possuíram-na e estabeleceram-se nela. O Senhor deu-lhes  repouso em toda a sua redondeza, como tinha jurado a seus pais: nenhum dos inimigos pôde resistir-lhes , e o Senhor entregou-os todos nas suas mãos. Cumpriram-se todas as palavras que o Senhor tinha dito à casa de Israel (Nm 35, 1-8 1 Par 6, 39-66).

 

 

 

 

Os Dez Mandamentos

Inicia-se hoje - (30-Março-2013) a descrição do texto de JOSUÉ,

que decorre com a Conquista da Terra de Promissão

Textos do LivroJOSUÉdo ANTIGO TESTAMENTO
 
 
 
 
 
 
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
19 de ABRIL de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nº 1625 - (107-13) – 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - Sexta-feira - 19 de Abril de 2013 - 5º ano

Ver Notas no final
Nº 1625 - (107-13) – 1ª Página



Sexta-feira - 19 de Abril de 2013

ImageProxyCAHML22Y_thumb1_thumb_thum


Nº 1625-1 - (108-13)


Imagem3189_thumb1_thumb_thumb_thumb_[1]IAmPosters_thumb122222222222222


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



E U S O U



AQUELE QUE SOU



»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««««««««






##################################### #####################################

LEÃO IX, Santo
Papa (1002-1054)

Filho do conde Hugo de Nordgan, nasceu a 21 de Junho de 1002 na Alsácia e foi batizado com o nome de Bruno. Veio a ser cónego e depois bispo de Toul. A dieta de Worms de 1048 – em que tomaram parte, além do Imperador e dos grandes do Império, representantes da Igreja Romana – elegeu-o Papa. Mas Bruno não quis aceitar a dignidade pontifícia antes de saber se o povo romano e o clero o aceitavam. Foi por isso a Roma vestido de peregrino e a 2 de fevereiro de 1049 confirmaram a sua eleição, cativados pela humildade, grandeza de animo e fé que viam.

O governo de São Leão IX distingue-se pela atividade e zelo contra a simonia e a incontinência de muitos membros daquele clero medieval. Tomou como auxiliares homens  extraordinários e zelosos, entre os quais se distingue o grande Hildebrando, que depois foi papa e se chamou São Gregório VII. Celebrou multidão de sínodos dentro e fora de Itália, destituindo muitos bispos simoníacos e castigando os clérigos que deles tinham recebido as sagradas ordens. Em 1050 celebrou um sínodo em Roma, que se tornou célebre pela condenação promulgada contra os erros eucarísticos de Berengário de Tours.

Osa Normandos oprimiam nessa altura as povoações do Sul da Itália. O Papa rogou o auxilio da Alemanha e marchou à frente do seu exército, mas caiu prisioneiro dos Normandos em 1053. Cerca de um ano durou o cativeiro.

Mais sofreu ainda o zelo apostólico do papa com a ambição e soberba dos Gregos. O cisma de Fócio, que principiara no século IX, veio a consumar-se agora ao subir Miguel Cerulário à cátedra patriarcal de Constantinopla. Este bispo ignorante , que fora mercador de cera, mandou fechar em Constantinopla todas as igrejas de rito latino e expulsar os abades dos seus conventos. O Papa, desejoso de paz e da união dos cristãos,  fez quanto pôde para evitar o cisma. Mas os seus legados nada puderam conseguir do ambicioso Cerulário e tiveram de colocar sobre o altar de Santa Sofia a bula de excomunhão, a 16 de Julho de 1054. Às falsas acusações dos Orientais respondeu o Papa com uma réplica em 41 capítulos, em que defendia as práticas e usos da Igreja Romana.

Estas lutas e amarguras tão profundas acabaram com a veste nupcial única da Esposa de Cristo e acabaram com a vida do Papa, que faleceu a 19 de Abril de 1054. Foi venerado pelos contemporâneos como Santo. É incontestavelmente uma das grandes figuras do Pontificado de Roma.



VICENTE DE COLIBRE, Santo

Mártir (291)
Diocleciano (284-305) no começo do império, dalgum modo respeitava o glorioso nome cristão, não porque estimasse os seguidores de Cristo, mas, porque os cristãos respeitavam muito as autoridades constituídas, sentia segurança ao lado deles. Daqui a causa principal por que o mesmo Diocleciano, mais tarde tão feroz perseguidor, iniciou o seu governo por os tolerar. Eram tidos em grande estima, tanto que um deles exercia o cargo de mordomo-mor do palácio. Mas Diocleciano ocultava um desígnio particular, na proteção que dispensava : Cantino, com o apoio dos soldados cristãos, ocupava a França e o Imperador necessitava deles contra os Persas, de quem por fim triunfou. Mas, logo a seguir, quando já não estava nessa dependência, deu rédea solta ao ódio concentrado.
 
Todas as províncias do império sentiram a horrorosa tempestade dos perseguidores Diocleciano e Maximiano, e entre elas particularmente a Hispânia. Numa povoação catalã chamada Colibre viviua um cristão perfeito; este zelosíssimo discípulo de Jesus Cristo chamava-se Vicente.
 
O governador geral da Hispania, Daciano, chegou a esta povoação, onde Vicente lhe foi apresentado. Procurou, mas sem resultado, fazer que ele abjurasse a fé cristã que professava. Persuadido que era invencível tanta firmeza, mandou-o atormentar crudelissimamente, concluindo-se os tormentos com a morte. Assim conquistou Vicente a palma vitoriosa dos mártires, no ano de 291.

 


Viúva (1045)
 
O hagiógrafo não tem ordinariamente senão que dizer bem dos pais do seu herói. Não é o caso de Adélia, mãe de Santa Ema, que era mulher insuportável. Descendia do famoso Witikind, rei do Saxões, que resistiu 10 anos (775-785) a Carlos Magno. Este viu-se obrigado a dirigir 32 campanhas para vencer o terrível inimigo. Quando o prendeu e o levou a que se batizasse, a alegria foi em toda a parte tão grande que o papa Adriano I preceituou três dias de procissões em toda a cristandade.
 
Menos feliz que Carlos Magno, o marido de Adélia nunca dominou a desnaturada esposa. Menos mal que a filha Ema, possuidora de todas as virtudes, encontrou alivio para os seus dissabores conjugais. O conde Ludgero, com quem Ema se casou, tinha a melhor índole. Desta união nasceu ainda Imad, que sucedeu a seu tio materno, como bispo de Paderborna (Vestefália). Enviuvando muito cedo, Ema consagrou os 40 últimos anos da vida a socorrer os infelizes e a construir mosteiros e igrejas. Foi sobretudo a diocese de Brema a beneficiar das suas generosidades. A uma das célebres abadias que fundou deu o nome do marido, antepondo-lhe a designação de santo. Foi na igreja de São Ludgero que ela repousou na morte. Quando mais tarde lhe abriram o túmulo, o corpo da Santa estava reduzido a cinzas, menos a mão direita, que tantos benefícios espalhara. Assim diz a tradição. Morreu a Santa a 19 de Abril de 1045.
 
Nota:  - Para as Chagas gloriosas de N.S.J.C., celebradas hoje pelos PP. Passionistas, pode servir dalgum modo o texto reproduzido neste Livro em primeiro lugar em 7 de Fevereiro passado. 
 
 
 

HERMÓGENES, CAIO, EXPEDITO e mais 3 companheiros, Santos

Mártires (século IV)
 
Estes e mais três nomes, que se leem no martirológio romano, foram tirados do martirológio jeronimiano. Colocou-se o martírio destes cristãos em Melitena, na Arménia, mas não existe a propósito nenhum pormenor.
 
A atenção veio a incidir bastante tarde sobre um deles, EXPEDITO. Nem sequer o nome, segundo observa um hagiógrafo, pode apresentar-se com certeza: um copista terá escrito Expeditus, em vez de Elpidius que apresentam vários manuscritos. Seja como for, a Alemanha do século XVII esmerou-se em torná-lo Padroeiro das causas que se vão arrastando. Alguns artistas desse país representaram este santo a esmagar com o pé um corvo: partiram da ideia de vários Padres latinos parecerem tomar esta ave como emblema dos atrasos intermináveis: procrastinatio, adiamento, parece quadrar bem ao corvo, a gritar sem fim; CRAS! CRAS! que significa amanhã. Numa palavra, Santo Expedito foi invocado no sul da Alemanha para se conseguir o pronto despacho das questões: construiu-se-lhe uma lenda, apresentaram-no como advogado e patrono das causas urgentes, pois, diz-se, mais facilmente se obtém uma graça urgente dum santo que tem o nome de Expedito, do que de qualquer outro. Numa palavra, este culto, bastante extravagante, melhor se dirá que está viciado a partir da sua origem.
 
00000000000000000000000000000000000000000000000
======================================



  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos

  • “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”



  • aos-ps-de-mARIA22222222222222
  • /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
  • NOTA:
  • Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.


    A PARTIR DE HOJE AS PÁGINAS SERÃO NUMERADAS PELA ORDEM ABAIXO INDICADA:

    Pág. 1Vidas de Santos; Pág. 2O Antigo Testamento; e Pág. 3ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6In Memoriam.
  • Para terminar, APELO NOVAMENTE aos meus eventuais leitores se manifestem, sobre o merecimento OU NÃO deste Blogue ou dos textos que venho colocando diariamente bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato.


    António Fonseca

    0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
    Viso---mapa22222222222222
    http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
    ===================================
    0000000000000000000000000000000000000000000000
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


    «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»