OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sábado, 4 de maio de 2013

Nº 1640-4 - IN MEMORIAM do Pde MÁRIO SALGUEIRINHO - 4 de Maio de 2013

Nº 1640-4
(Post para publicação em 4 de Maio de 2013 – 10,30 h).
(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)
Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««
Do livro “Caminhos da Felicidade”
QUATRO CAMINHEIROS
 
Quatro caminheiros, no fim de uma longa jornada, depararam com uma muralha altíssima.
Subiu o primeiro para ver o que se avistava, e, extasiado desceu para o outro lado da muralha.
Subiu então calmamente o quarto caminheiro. Ficou maravilhado com o que tinha diante de si, mas resistiu à tentação de saltar para o outro lado. Lembrou-se de toda a gente que ficava para trás sem saber nada da beleza e das maravilhas que existiam para além da muralha. Desceu e voltou ao povoado. Foi repartir com os outros – com os seus amigos, com os seus companheiros. com  outra gente, a beleza e felicidade que usufruía do cimo da muralha
Este último caminhante mostrou que a felicidade que possuímos não pode ser apenas para nós. Verifica-se que há muitas pessoas egoístas pensando apenas em si, no seu bem-estar pessoal, como os três primeiros.
Mas neste mundo egoísta ainda há alguém capaz de renunciar a tanta coisa agradável, capaz de subir a muralha da riqueza, do bem-estar material, da importância social, para ir repartir as suas capacidades, os seus bens materiais e os bens espirituais da sua fé com aqueles que não chegaram à muralha, com aqueles que ficaram na terra-aterra carente da planicie.
Caminhemos também com o quarto caminheiro generoso…
 
Porto, Dezembro de 1998
Mário Salgueirinho
=======.===============================
Do livro “Dar é receber”
AQUELES QUE SE APROXIMAREM DE MIM
 
 
DEPAREI COM ESTA ORAÇÃO MUITO INTERESSANTE QUE VAI SER NOSSO TEMA DE REFLEXÃO:
«SENHOR, FAZEI QUE EU APROXIME DE VÓS TODOS AQUELES QUE SE APROXIMAREM DE MIM».
Tanta gente que se aproxima de nós ao longo de cada dia: são companheiros de trabalho, são alunos, são clientes, são amigos. são desconhecidos…
Tanta gente que se cruza connosco de manhã à noite  que se aproxima de nós : gente doente ou sã, gente pobre ou rica, de todos os estratos culturais, de todas as raças, gente desolada, gente desesperada, gente carente de tudo…
Tanta gente que se aproxima de nós: gente triste, gente feliz, gente com sonhos e ilusões, gente sem credo religioso, sem prática religiosa.
É todo esse mundo que teremos de aproximar de Deus: de apontar o caminho para chegar a Deus. FAZEI QUE EU APROXIME DE VÓS TODOS AQUELES QUE SE APROXIMAREM DE MIM».
Não precisamos de falar. Basta mostrar o caminho através do caminho da  nossa vida: a maneira como cumprimos os nossos deveres familiares, os nossos deveres profissionais, todos os nosso deveres.
Se o nosso testemunho é luminoso, honesto e solidário, nós iluminamos o caminho para Deus, aproximaremos de Deus quantos se aproximarem de nós…
«SENHOR, FAZEI QUE EU APROXIME DE VÓS TODOS AQUELES QUE SE APROXIMAREM DE MIM».
 
Porto, Dezembro/2003
Mário Salgueirinho
=========

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
A publicar em:
4-Maio-2013 - 10,30 horas
António Fonseca
 

Nº 1640-3 - Encontro diário com Deus - Sábado - 4 de Maio de 2013

Do livro – Encontro diário com Deus - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.
 
Nº 1640-3
 
Sábado - 4 de Maio de 2013
 
Pensamento do Dia
A moral ensina a moderar as paixões, a cultivar as virtudes e a reprimir os vícios.

Lamennais
_________________________________________________________

Auxiliar o próximo é demonstração de carinho e amizade.
Entretanto, cuide-se para não ultrapassar o limite da discrição e bom-senso paras não ferir a individualidade das pessoas.
Para interferir na vida alheia é preciso que o próximo esteja lhe dando permissão para isto, senão está sujeito a se aborrecerem e se afastar de você.
Auxilie os amigos, mas saiba ser discreto.
Agindo assim, você será uma pessoa sempre bem-vinda e despertará admiração e respeito de todos.
 
 
Iran Ibrahim Jacob

______________________________________________________________________________
NOTA:
Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, e, apesar de:
Todos os direitos reservados.
Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.
Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Nº 1640 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - JUÍZES (12) - 4 de Maio de 2013

4 de Maio de 2013
Nº 1640 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1640

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÔMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, (Estes já estão…)
– Faltam apenas 879 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1640 - 2ª Página

4 de Maio de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

JUÍZES
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

JUÍZES

NOVAS CONQUISTAS

12 – GUERRA ENTRE EFRAIMITAS E GALAADITAS – Aconteceu que se sublevaram os de Efraim, e, passando a Safon, disseram a Jefté: «Porque saíste a combater os amonitas, sem nos chamar para combater a teu lado? Por isso, vamos queimar a tua casa». Jefté respondeu: «Eu e o meu povo tivemos uma grave contenda com os filhos de Amon; chamei-vos e vós não me livrastes. Vendo que não podia contar convosco, arrisquei a minha vida marchando contra os amonitas, e o Senhor os entregou nas minhas mãos. Porque vos levantais contra mim?» Jefté reuniu todos os homens de Galaad e combateu contra Efraim, que diziam: «Vós sois fugitivos de Efraim, que habitais entre Efraim e Manassés!» Ocuparam também os vaus do Jordão, e toda a vez que um fugitivo de Efraim queria passar, eles perguntavam-lhe: «És tu efraimita?». Ele respondia: «Não». Pois bem, diziam eles, dize «Schilobet». Ele dizia: «Schilobet», mas não podia pronunciar corretamente. Então, prendiam-no e degolavam-no junto dos vaus do Jordão. Naquele dia pereceram quarenta e dois mil homens de Efraim. Jefté, o galaadita, morreu, e foi sepultado numa das cidades de Galaad, depois de ter julgado a Israel, durante seis anos.

Abesã, Elon e Abdon – Depois de Jefté, foi juiz de Israel Abesã, de Belém, o qual teve trinta filhos e outras tantas filhas; casou as suas trinta filhas fora da sua família, e trouxe para sua casa igual número de donzelas para os seus filhos. Julgou Israel durante sete anos. Morreu, e foi enterrado em Belém. Depois dele, Elon, de Zabulão, foi juiz de Israel, por espaço de dez anos. Morreu, e foi sepultado em Ajalon, na terra de Zabulão. A seguir, Israel teve por juiz Abdon, filho de Ilel, de Faraton. Teve quarenta filhos e trinta netos, que montavam, em setenta jumentinhos. Julgou Israel durante oito anos. Morreu e foi sepultado em Faraton, na terra de Efraim, no monte dos amalecitas.

Os Dez Mandamentos

Iniciei no passado dia (23-Abril-2013) a descrição, do texto de JUÍZES,

 

que decorre com a Introdução e Cap. 1º – NOVAS CONQUISTAS e capítulos seguintes

 

Textos recolhidos do LivroJUÍZESdo ANTIGO TESTAMENTO
 
 
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
4 de MAIO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nº 1640 - (123-13) – 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - Sábado - 4 de Maio de 2013

Ver Notas no final
Nº 1640 - (123-13) – 1ª Página


Sábado - 4 de Maio de 2013
009



Nº 1640-1 - (123-13)


Imagem3189_thumb1_thumb_thumb_thumb_[1]IAmPosters_thumb122222222222222


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



E U S O U



AQUELE QUE SOU



»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««
##################################### #####################################


 
GREGÓRIO, o Iluminador, Santo
Bispo (240-325)
Este título de Iluminador deram-lho os Arménios por os ter extraído das trevas e levado «à luz que é Cristo» (Jo 1, 4).
 
Primo, ao que se diz, de Tiridates, rei da Arménia (314). Este, desde que subiu ao trono, tomou-o como colaborador e conselheiro. Ignorava então ser Gregório secretamente cristão. Quando o soube, prendeu-o na cadeia que tinha no seu palácio. Deixou-o lá 14 anos, até ao dia em que atacado, por doença repugnante, lhe disseram que o seu preso o poderia curar com as orações. Esperando isto, libertou-o: Gregório conseguiu-lhe a saúde, converteu-o e batizou-o , a ele e à sua corte. Foi assim que o cristianismo se tornou religião do Estado na Arménia, três quartos de século antes de o ser no Império romano.
 
Os Arménios converteram-se rapidamente. Sagrado pelo metropolita da Capadócia, que lhe arranjou missionários, Gregório tomou a chefia da nova Igreja. A ela foram entregues os antigos templos e as riquezas deles. Os filhos dos sacerdotes idólatras, devidamente instruídos, formaram em boa parte o novo clero. Nos fins da sua vida, Gregório deu a sagração episcopal a seu filho Aristaques, que o substituiu como catholicos (bispo supremo); depois retirou-se para a solidão, a fim de preparar a morte.
 
A Igreja arménia, chamada “gregoriana”, não tardou que se afastasse tanto de Bizâncio como de Roma. Ficou desde então e é ainda autocéfala (independente). Hoje ainda, apenas uma ínfima parte dos Arménios expatriados estão unidos à Sé Romana. Uns e outros celebram São Gregório, o Iluminador, na quinta sexta-feiura depois da Páscoa. São Gregório nasceu por 240 e morreu por 325.
 
 
 

JORGE HAYDOCK e 84 companheiros, Beatos

Mártires (1584-1679)

No dia 22 de Novembro de 1987, festa de Cristo Rei, João Paulo II elevou às honras dos altares 63 sacerdotes e 22 leigos que deram a vida por Jesus Cristo e pela Santa Igreja. «Sofreram o martírio na Inglaterra, entre os anos 1584 e 1679, em virtude de uma lei do Parlamento inglês contra os Jesuítas e contra quantos foram ordenados no estrangeiro e depois retornaram à Inglaterra: os leigos foram trucidados porque ofereceram colaboração e assistência aos sacerdotes».

Eis uma parte da homilia do Santo Padre: «Tomás Moro, o mais inglês dos santos, declarou no cadafalso: “Morre o bom servo do Rei, mas primeiro o servo de Deus”. Deste modo dava testemunho da primazia do Reino».

«Hoje declarámos beatos outros oitenta e cinco mártires: da Inglaterra, da Escócia e de Gales, e um da Irlanda. Cada um  deles escolheu serprimeiro servo de Deus”. Eles abraçaram a morte conscientemente e da melhor vontade, por amor de Cristo e da Igreja. Também escolheram o Reino acima de tudo. Se o preço devia ser a morte, eles pagá-lo-iam com coragem e alegria».

O Beato Nicholas Postgate bendisse a sua execução “como um caminho mais curto para o Céu”. O Beato Joseph Lambton encorajou aqueles que estavam para morrer com ele, com as palavras: “Estejamos alegres, porque amanhã espero que havemos de ter uma primeira refeição celestial”. O Beato Hugo Taylor, não sabendo o dia da sua morte, disse:Como seria feliz se nesta Sexta-feira, em que Cristo morreu por mim, eu pudesse encontrar a morte por Ele”. Foi executado naquele mesmo dia, Sexta-feira, 26 de Novembro de 1585. O Beato Henry Heath, que morreu em 1643, agradecia ao tribunal por o ter condenado e lhe dar a “honra singular de morrer com Cristo”.

Entre estes oitenta e cinco mártires encontramos sacerdotes e leigos, estudantes e artesãos. O mais velho estava na casa dos oitenta anos e o mais novo não tinha mais o que vinte e quatro. Entre eles havia um tipógrafo, um empregado de balcão, um moço de cavalariça , um alfaiate. O que une todos eles é o sacrifício da própria vida ao serviço da própria vida ao serviço de Cristo, seu Senhor.

Os que dentre deles eram sacerdotes desejavam apenas alimentar o seu povo com o Pão de Vida e com a Palavra do Evangelho. Fazê-lo significava arriscar a própria vida. Mas para eles este preço era baixo, em comparação com as riquezas que podiam levar ao seu povo no Santo sacrifício da Missa.

Os vinte e dois leigos deste grupo de mártires compartilharam inteiramente o mesmo amor pela Eucaristia. Também eles, repetidas vezes, arriscaram a sua vida, trabalhando em conjunto com os seus sacerdotes, assistindo-os, protegendo-os e dando-lhes refúgio. Os leigos e os sacerdotes trabalharam juntos: junto estiveram em cima dos cadafalsos e juntos esperaram a morte. Também muitas mulheres, que hoje não estão incluídas neste grupo de mártires, sofreram pela sua fé e morreram na prisão. Elas conquistaram a nossa eterna admiração e recordação.

Estes mártires deram a própria vida pela sua fidelidade à autoridade do Sucessor de Pedro, o único que é o Pastor do rebanho».

L’OSS. ROM. 29.11.1987.

 

=====================================
 

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA

  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos

  • “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”

  • aos-ps-de-mARIA22222222222222
  • /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
  • NOTA:
  • Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.


    A PARTIR DE HOJE AS PÁGINAS SERÃO NUMERADAS PELA ORDEM ABAIXO INDICADA:

    Pág. 1Vidas de Santos; Pág. 2O Antigo Testamento; e Pág. 3ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6In Memoriam.
  • Para terminar, APELO NOVAMENTE aos meus eventuais leitores se manifestem, sobre o merecimento OU NÃO deste Blogue ou dos textos que venho colocando diariamente bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato.


    António Fonseca

    0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
    Viso---mapa22222222222222
    http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
    ===================================
    0000000000000000000000000000000000000000000000
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


    «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»