OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

domingo, 5 de maio de 2013

Nº 1641-4 - A Religião de Jesus - VI DOMINGO DE PÁSCOA - 5 de Maio de 2013

Nº 1641-4
Do livro A Religião de Jesus, de José Mª Castillo – Comentário ao Evangelho do dia – Ciclo A (2010-2011) – Edição de Desclée De Brouwer – Henao, 6 – 48009 Bilbaowww.edesclee.cominfo@edesclee.com: tradução de espanhol para português, por António Fonseca
Estrela O texto dos Evangelhos, que inicialmente estavam a ser transcritos e traduzidos de espanhol para português, diretamente através do livro acima citado, são agora copiados mediante a 12ª edição do Novo Testamento, da Difusora Bíblica dos Missionários Capuchinhos, (de 1982, salvo erro..). No que se refere às Notas de Comentários continuam a ser traduzidas como anteriormente.AF.
5 de Maio de 2013
VI DOMINGO DE PÁSCOA

Jo 14, 23-29
Jesus respondeu: «Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra: Meu Pai amá-lo-á e viremos a ele e faremos nele morada. Quem Me não ama não guarda as Minhas palavras: e a palavra que ouvistes não é Minha, mas do Pai que Me enviou. Tenho-vos dito isto isto, estando convosco. Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Esse ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito».
«Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou. Não vo-la dou como o  mundo a dá. Não se turve o vosso coração nem se atemorize. Ouvistes que Eu vos disse: Vou, mas voltarei para vó  s. Se Me amásseis, certamente vos alegraríeis por Eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que Eu. Disse-vo-lo agora , antes que aconteça, para que acrediteis quando acontecer».
 
1 – A força que distingue o cristão é a força do respeito e da bondade, a tolerância e a estima, e sobretudo o amor sincero aos outros. Mas, para que tudo isso seja verdade e não meras palavras, a condição indispensável é guardar as palavras de Jesus. Quer dizer, ter muito claro o Evangelho, estudar o Evangelho e mais que tudo, viver de acordo e em coerência com o que Jesus fez e disse, segundo nos contam os Evangelhos. Como é possível ir pela vida fora dizendo que se é cristão e ama a Igreja, e ao mesmo tempo ir insultando e agredindo tudo o que não está de acordo com  o que eu penso? Basta de tonteiras e mentiras…

2 A força é possível e é verdade. É-o porque a força do Espírito Santo, do Consolador, que Deus dá a cada pessoa de boa vontade que quer ser fiel ao Evangelho. É a força inexplicável que vemos em algumas pessoas, das que entendemos como aguentam e têm resistência para seguir adiante, com  alegria, com  paz, com serenidade e sempre sabendo estar. Essas pessoas que nos contagiam bem-estar e vontade de ser melhores. Porque não sermos sempre assim? Sem dúvida, não insistimos no empenho de ser fiéis ao Espírito de Deus.
 
3 – E por último, a Paz. Essa Paz profunda, que supera as situações adversas, as contrariedades e os piores momentos que nos apresenta a vida, a sociedade, a política, a economia, os costumes ou inclusive a maneira de ser e de viver de muitas pessoas. Jesus disse-nos: «que não trema o vosso coração nem se acobarde». O medo é a origem de muitas das piores coisas que se passam na nossa vida. Há gente que vive sempre assustada, cheia de medos. Todos os que exercem violência no mundo, servem-se do medo. Porque o medo paralisa, bloqueia, impede de pensar. E desde o medo, tomam-se decisões mais ruinosas. Jesus chegou à cruz, e desde a cruz à ressurreição, porque venceu o medo. Se acreditamos em Jesus, o medo jamais será o motor das nossas decisões.


 
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=======================================================

ruinosasViso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com/
Compilação (e tradução dos comentários) por António Fonseca
http://bibliaonline.com.br/acf;
NOTA FINAL:
Continuo a esclarecer que os comentários aos textos do Evangelho, aqui expressos, são de inteira responsabilidade do autor do livro A RELIGIÃO DE JESUS e, creio eu… apenas retratam a sua opinião – e não a minha ou de qualquer dos meus leitores, que eventualmente possam não estar de acordo com ela. Eu apenas me limito a traduzir de espanhol para português os Comentários.
NEM EU NEM NINGUÉM ESTÁ OBRIGADO A ESTAR DE ACORDO.
Mais uma nota ainda:
Estes são os meus endereços atuais:
Para contatos normais: antoniofonseca1940@hotmail.com
e sobre o blogue: - antoniofonseca40@gmail.com
Hiperligações normais que utilizo para textos insertos no blogue:
- http://bibliaonline.com.br/acf; http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt
Post para publicação em 7-4-2013 - 10,45 h
Até lá, se Deus quiser.
António Fonseca
photo

map-a3f333ae641e222222222222222222

Etiquetas Technorati:

Nº 1641-3 - Encontro diário com Deus - Domingo - 5 de Maio de 2013

Do livro – Encontro diário com Deus - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.
Nº 1641-3
Domingo - 5 de Maio de 2013
 
Pensamento do Dia
 
Somos pessoas, somos comunicação de Deus.
É preciso sussurrar a presença de Deus

Dom Leonardo Ulrich Steiner
_________________________________________________________

 
A mulher da reconciliação
 
Maria,
tu que és a mulher da reconciliação,
guia-nos pelas estradas da verdade,
torna-nos capazes de dar aquilo que gratuitamente recebemos,
ajuda-nos a contemplar o caminho que o Espírito do teu Filho Jesus mostra à nossa Igreja,
coloca em nossos lábios e em nosso coração o hino de reconhecimento
e de louvor ao Pai de quem tudo se origina e para quem tudo retorna.
 
 
Cardeal Carlo Maria Martini

______________________________________________________________________________
NOTA:
Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, e, apesar de:
Todos os direitos reservados.
Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.
Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Nº 1641 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - JUÍZES (13) - 5 de Maio de 2013

5 de Maio de 2013
Nº 1641 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t

Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1640

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o ANTIGO TESTAMENTO que é composto pelos seguintes livros:
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÔMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, (Estes já estão…)
– Faltam apenas 879 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.
JUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS … (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) . Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma.
Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++

Nº 1641 - 2ª Página

5 de Maio de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

JUÍZES
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

 

JUÍZES
 

NOVAS CONQUISTAS

 

13  -  NASCIMENTO DE SANSÃO – Os filhos de Israel continuaram a fazer o mal diante do Senhor, que os entregou nas mãos dos filisteus durante quarenta anos. Vivia em Saraa um homem da tribo de Dan, chamado Manué. Sua mulher, sendo estéril, não lhe tinha ainda dado filhos. O anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: «Tu és estéril, e sem filhos, mas conceberás e darás à luz um filho. Doravante, não bebas vinho nem licor, e abstém-te de coisas impuras, porque vais conceber e dar à luz um filho. A navalha não tocará a sua cabeça, porque esse menino será nazareno de Deus desde o seio de sua mãe, e livrará Israel das mãos dos filisteus». A mulher foi dizer ao seu marido: «Apresentou-se diante de mim um homem de Deus, que parecia um  anjo do Senhor, de aspecto respeitável. Não lhe perguntei  donde era, nem ele me disse o seu nome, mas disse-me: «Vais conceber e dar à luz um filho; não bebas, pois, vinho nem licor e não comas coisas impuras, porque esse menino será nazareno desde o ventre de sua mãe até ao dia da sua morte». Então Manué invocou o Senhor, dizendo: «Rogo-Vos, Senhor, que o homem de Deus que nos enviaste, volte novamente e nos diga o que devemos fazer acerca do menino que irá nascer». Deus ouviu a sua oração e o anjo de Deus veio novamente visitar sua mulher, quando esta se achava no campo: porém, Manué, seu marido, não estava com  ela. Correu imediatamente a dar a notícia ao seu marido, dizendo: «O homem que vi outro dia, voltou a aparecer-me». Manué levantou-se, seguiu a sua mulher, e, chegando junto do homem, disse-lhe: «És tu o homem que falou a minha mulher?» Respondeu: «Sou eu mesmoManué replicou: «Quando se cumprir a tua palavra, diz-nos: de que maneira havemos de criar esse menino, e o que devemos fazer por ele?» O anjo do Senhor respondeu: «Abstenha-se tua mulher de tudo o que lhe disse, não prove nada do que nasce da videira, não beba vinho nem licor, e nada coma que seja impuro; em suma, guarde tudo o que lhe prescrevi». Manué disse ao anjo do Senhor: «Rogo-te que ouças as minhas súplicas e aceites um cabrito que vamos preparar». Respondeu o anjo: «Ainda que  tu me retivesses, eu não comeria da tua mesa; mas, se queres fazer um holocausto, oferece-o ao Senhor». Manué não sabia que era o anjo do Senhor. – Por isso, perguntou-lhe: «Qual é o teu nome para que te honremos quando se cumprir a tua promessa». O anjo respondeu-lhe: «Porque me perguntas o meu nome? Um nome misterioso». (Gn 32, 30; Ex 3, 14; Ap 19, 12). Tomou, pois, Manué o cabrito e as libações e ofereceu-o sobre a rocha, ao Senhor que obra maravilhas! Ao subir para o céu a chama do sacrifício que estava sobre o altar, viu que o anjo do Senhor subia também junto com a chama. À vista disso, Manué e sua mulher caíram com  o rosto em terra. E o anjo do Senhor desapareceu  diante deles. Manué compreendeu logo que era o anjo do Senhor, e disse à sua mulher: «Vamos morrer, com certeza, porque vimos Deus!» A mulher respondeu-lhe: «Se o Senhor nos quisesse matar, não teria recebido das nossas mãos o holocausto, com a oferta, nem nos teria mostrado tudo o que vimos, nem instruído em tudo o que hoje nos revelou».

Ela deu à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor abençoou-o. E o espírito do Senhor começou a manifestar-se nele em Macané-Dan entre Saraa e Estaol.

 

Os Dez Mandamentos

Iniciei no passado dia (23-Abril-2013) a descrição, do texto de JUÍZES,

 

que decorre com a Introdução e Cap. 1º – NOVAS CONQUISTAS e capítulos seguintes

 

Textos recolhidos do LivroJUÍZESdo ANTIGO TESTAMENTO
 
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000
 
5 de MAIO de 2013 – 10.15 h
 
ANTÓNIO FONSECA
7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2],
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nº 1641 - (124-13) – 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - VI DOMINGO DE PÁSCOA (DIA DA MÃE) - 5 de Maio de 2013

Ver Notas no final
Nº 1641 - (124-13) – 1ª Página
DIA DA MÃE


Vi Domingo de Páscoa - 5 de Maio de 2013
009



Nº 1641-1 - (124-13)


Imagem3189_thumb1_thumb_thumb_thumb_[1]IAmPosters_thumb122222222222222


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



E U  S O U



AQUELE  QUE  SOU



»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««
##################################### #####################################


MÁXIMO de JERUSALÉM, Santo
Bispo (351)
Foi o terceiro bispo de Jerusalém. Sucedeu a São Macário em 331. São Máximo, antes do episcopado, notabilizara-se como cristão perfeito, sofrendo as perseguições que se levantavam contra a Igreja. Estas tinham-no até mutilado. Com a ciência e a santidade, contribuira para as decisões do primeiro Concilio de Niceia, celebrado no ano de 325. Posteriormente, contribuiu também para o concilio particular celebrado em Tiro, em 335.
 
O zelo de São Máximo reuniu em Jerusalém todos os bispos da Palestina, a fim  de assistirem à consagração da imponente basílica mandada edificar pelo imperador Constantino. Trabalhou muito em favor de Santo Atanásio. Governou vinte anos a Igreja de Jerusalém, e mereceu que São Jerónimo o elogiasse. No meio do seu rebanho, e cheio de méritos, descansou no Senhor no ano de 351.
 
 
ÂNGELO, Santo
Mártir (1185-1219)
 
Nasceu em Jerusalém no ano de 1185 e morreu em Licata, na Sicília, a 5 de maio de 1220. Entrou, na Palestina, na Ordem do Carmo aos 18 anos. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1213. Em 1219 foi enviado a Roma para defender a sua Ordem. Dirigiu-se depois à Sicília a doutrinar contra os cátaros ou albigenses. Lá, quando pregava na Igreja de S. Tiago de Licata, foi morto com cinco espadeiradas por um senhor incestuoso, cuja cúmplice ele convertera.
 
HILÁRIO de ARLES, Santo
Bispo (401-449)
 
Nasceu em 401 e faleceu em Arles, a 5 de Maio de 449. Tendo sido discípulo de Santo Honorato, em Lérins, sucedeu-lhe como arcebispo de Arles com a idade de 29 anos. Como metropolita da Provença, esteve à frente de três concílios locais. Teve necessidade dalgum tempo até aprender o seu ofício. No princípio, quase toda a assistência saía da Igreja quando ele subia ao púlpito, e não voltava antes que terminasse. Isto porque invectivava, nomeando-os, aqueles dos seus fiéis que transgrediam os mandamentos: «Você, merceeira Fulana, que usa pesos falsos na balança… Você, juiz Beltrão, que absolve os acusados quando trazem gordas frangas… » Hilário inutilmente ameaçou as suas ovelhas com os castigos eternos; ela não voltaram à prédica senão quando ele mudou o estilo de pregar. 
 
NÚNCIO SULPRIZIO, Beato
Confessor (1817-1836)
 
Veio ao mundo em Pescosansonesco (Itália), a 13 de Abril de 1817. Aos 3 anos recebeu o Sacramento da Confirmação, mas não desfrutou por muito tempo do amor dos pais. Com efeito, bem cedo, perdeu o pai, e a mãe pouco depois contraiu novas núpcias. O padrasto era muito duro com a pobre criança. Por desgraça, morreu-lhe também a mãe. Foi recebido pela avó, Ana Rosária, que tratou o neto com  amor materno. A sorte, porém, não durou muito, porque também esta piedosa mulher partiu para a eternidade. Núncio ficava órfão pela terceira vez. Permaneceu-lhe, todavia, gravada na alma a memória da avó que o ensinou a rezar e a praticar as virtudes.
 
Em 1826, o avô, ferreiro, tomou conta do pequeno. Homem duro e desumano, proibiu-lhe continuar os estudos, meteu-o na oficina, carregou-o de trabalhos, sem lhe dar a alimentação necessária. A criança tinha que ir por  ásperos caminhos através de montes, no Inverno, a tremer de frio, carregada com objetos de ferro para entregar aos respectivos donos. Suportava tudo isso com ânimo alegre, pensando em Deus, que sentia ser seu Pai. Todavia, o seu débil organismo não resistiu por muito tempo a carga tão pesada. Um carcoma numa perna vai ser para ele um verdadeiro martírio e um meio excelente para o fazer subir rapidamente a uma grande santidade.
 
Apesar das terríveis dores e maus tratos, ele nunca perdeu a serenidade e a paciência. Um dia, quando lavava as feridas num lavadouro público, às mulheres que o injuriavam e lhe atiravam pedras, respondeu com o cântico popular da “Ave Maria”.
 
Internado em dois hospitais, foi um  exemplo vivo de paciência para todos os doentes. A doença que o atacara foi-se agravando mais e mais, até que no dia 5 de Maio de 1836 este anjo em carne mortal partiu para os braços do Pai celeste.
 
Tendo-se comprovado dois milagres atribuídos à sua valiosa intercessão, foi beatificado por Paulo VI no dia 1 de Dezembro de 1963.
AAS 56 (1964) 17-22.

 
 
=====================================

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA

  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos

  • “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”

  • aos-ps-de-mARIA22222222222222
  • /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
  • NOTA:
  • Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.


    A PARTIR DE HOJE AS PÁGINAS SERÃO NUMERADAS PELA ORDEM ABAIXO INDICADA:

    Pág. 1Vidas de Santos; Pág. 2O Antigo Testamento; e Pág. 3ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6In Memoriam.
  • Para terminar, APELO NOVAMENTE aos meus eventuais leitores se manifestem, sobre o merecimento OU NÃO deste Blogue ou dos textos que venho colocando diariamente bastando para tal marcar o quadrado que entendam, que segue sempre abaixo de cada publicação, como aliás eu faço, relativamente aos blogues que vou vendo sempre que me é possível, com o que ficaria muito grato.


    António Fonseca

    0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

    Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
    Viso---mapa22222222222222
    http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com
    ===================================
    0000000000000000000000000000000000000000000000
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


    «««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»