OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Nº 1708 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - 1º LIVRO DOS REIS - (1) - 11 de Julho de 2013

11 de Julho de 2013

Nº 1708 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1708
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE, 1º E 2º de SAMUEL, (Estes já estão…)

Faltam apenas 866 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


Nº 1708 - 2ª Página

11 de Julho de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

REIS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

1º Livro dos REIS



PRIMEIRO LIVRO DOS REIS

1 - ABISAG

1  -  ABISAG  -  O rei David era já velho, de idade muito avançada, e por mais que o cobrissem de roupas, não se aquecia. Seus criados disseram-lhe: «Busquemos para o rei, nosso senhor, uma donzela virgem, que cuide dele, o sirva e durma no seu seio para que ele aqueça». Procuraram, pois, em todas as terras de Israel, uma donzela formosa, e encontraram Abisag, a sunamita, que levaram ao rei.
Era uma donzela, muito formosa. Cuidava e servia o rei, mas o rei não a conheceu.

As pretensões de Adonias ao trono  -  Entretanto Adonias (2 Sam 3, 4), filho de Hajit, encheu-se de orgulho e exclamou: «Eu reinarei». Adquiriu para si carros e cavalos, e cinquenta homens para o escoltar. Nunca seu pai o contrariou, dizendo: «Porque fazes isto?» Era, além disso, de formosíssima presença e nascera depois de Absalão.
Entendia-se com Joab, filho de Servia, e com o sacerdote Abiatar, e estes tornaram-se seus adeptos. O sacerdote Sadoc, porém, bem como Banaías, filho de Jojada, o profeta Natan, Semei, Rei e os valentes de David, não seguiram o seu partido. Adonias, tendo imolado ovelhas, bois e bezerros e cevados junto à pedra de Zolet, ao lado de En-Rogel, convidou todos os seus irmãos, filhos do rei, e todos os filhos de Judá que estavam ao serviço do rei.
Mas não convidou o profeta Natan, nem Banaías, nem os valentes, nem o seu irmão Salomão.
Então Natan disse a Betsabé, mãe de Salomão: «Não soubeste que Adonias, filho de Hagit,
se proclamou rei, sem que David, nosso senhor, o saiba?  Agora, vou dar-te um conselho, para que salves a tua vida e a de teu filho Salomão. Vai ter com o rei David e diz-lhe: «Não é verdade, ó rei, meu senhor, não prometeste à tua serva que Salomão, meu filho, reinaria depois de ti, e se sentaria no teu trono?» - E antes que tu acabes de falar ao rei entrarei eu e confirmarei as tuas palavras».
Betsabé entrou, pois, no quarto do rei, o qual já era muito velho; e Abisag, a sunamita, servia-o. Betsabé inclinou-se e prostrou-se diante do rei. Este disse-lhe: «Que queres?» Ela respondeu: «Meu senhor, prometeste com juramento à tua serva que meu filho Salomão reinaria depois de ti, e se sentaria no teu trono. Mas eis que Adonias proclamou-se rei, sem conhecimento do rei, meu senhor. Imolou bois, bezerros, cevados e grande quantidade de ovelhas, e convidou todos os príncipes  o sacerdote Abiatar e o general Joab: não convidou, porém, o teu servo Salomão. Contudo, ó rei, meu senhor, todo o Israel tem os olhos postos em ti, esperando que declares quem se há.-de sentar em teu lugar no trono, depois de ti. De contrário, logo que o rei, meu senhor, dormir com seus pais, eu e meu filho Salomão seremos tratados como culpados».
Falava ela ainda ao rei, quando se apresentou o profeta Natan. Anunciaram-no a David, dizendo: «Está aí o profeta Natan». Entrou na presença do rei, e prostrou-se diante dele co o rosto por terra. - E disse: «Ó rei, meu senhor, acaso declaraste: «Adonias reinará depois de mim e sentar-se-à no meu trono?» - «Pois ele desceu hoje para imolar bois, bezerros, cevados e grande quantidade de ovelhas,
tendo convidado todos os príncipes, os generais e o sacerdote Abiatar, os quais estão a comer e a beber com ele, gritando: «Viva o rei Adonias!» «Porém, eu, teu servo, o sacerdote Sadoc, Banaías, filho de Jojada, e teu servo Salomão, não fomos convidados. Será do agrado do rei, meu senhor, este procedimento  Porque não deste a conhecer a teus servos quem devera sentar-se depois de ti, no trono do rei, meu senhor
O rei respondeu: «Chamai-me Betsabé». Ela entrou e ficou de pé diante dele. O rei fez-lhe este juramento:  «Pelo Deus vivo, que me livrou de toda a angústia, o que te jurei pelo Senhor, Deus de Israel, dizendo: Teu filho Salomão reinará depois de mim e sentar-se-à no meu trono em meu lugar, agora mesmo o cumprirei».
Betsabé inclinou-se diante do rei, prostrando-se com o rosto em terra, e disse: «Viva para sempre, o rei David, meu senhor».
O rei David disse: «Chamai-me o sacerdote Sadoc, o profeta Natan e Banaías, filho de Jojada». Eles apresentaram-se diante do rei, e este disse-lhes: «Tomai convosco os servos do vosso amo, fazei montar o meu filho Salomão na minha mula e levai-o a Gion. Ali o sacerdote Sadoc e o profeta Natan ungi-lo-ão rei de Israel. Tocareis, então, a trombeta e direis: «Viva o rei Salomão!» «Voltareis depois atrás dele, e ele virá sentar-se no meu trono para reinar em meu lugar: é a ele que estabeleço chefe de Israel e de Judá». Banaías, filho de Jojada, respondeu ao rei: «Assim seja, assim confirme o Senhor as palavras do rei, meu amo». - «Que o Senhor esteja com Salomão como esteve com  o rei, meu senhor, e eleve o seu trono ainda mais que o trono do meu senhor, o rei David».

Unção de Salomão  -  O sacerdote Sadoc saiu com o profeta Natan, Banaías, filho de Jojada, os cereteus e os feleteus; montaram Salomão na mula de David e conduziram-no a Gion. O sacerdote Sadoc tomou do tabernáculo o corno de óleo e ungiu com ele Salomão.  A trombeta tocou e todo o povo se pôs a gritar: «Viva o rei Salomão». E toda a gente foi atrás dele, a tocar flauta e a fazer grandes festas, de modo que toda a terra vibrava com as suas aclamações. Adonias e os seus convidados, terminado o seu banquete, ouviram aquela algazarra. Joab, que ouviu o som da trombeta, disse: «Que alvoroço é este na cidade?» Falava ainda quando apareceu Jónatas, filho do sacerdote Abiatar e Adonias disse-lhe: «Entra, porque és homem valente e portador de boas notícias». - «Sim, respondeu Jónatas, o rei David, meu senhor, proclamou rei a Salomão. Enviou com ele o sacerdote Sadoc, o profeta Natan, Banaías, filho de Jojada, os cereteus e os feleteus, e estes fizeram-no montar na mula do rei. O sacerdote Sadoc e o profeta Natan ungiram-no rei em Gion, e regressaram dali cheios de alegria, e a cidade está em alvoroço. Esta é a algazarra que ouvistes. E Salomão já está sentado no trono real. E também os servos do rei foram felicitar o rei David, meu senhor, dizendo: Que o teu Deus torne o nome de Salomão maior que o teu, e engrandeça o seu trono mais que o teu  O rei prostrou se no seu leito e disse: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que hoje pôs no trono um sucessor, e eu o vi com os meus próprios olhos».
Os convidados de Adonias, atónitos, levantaram-se e foram cada um para o seu lado. Mas Adonias temendo Salomão, levantou-se e foi agarrar-se às pontas do altar. Disseram a Salomão: «Adonias, temendo o rei Salomão, foi agarrar-se às pontas do altar, e disse: «Jure.-me hoje o rei Salomão que não fará morrer o seu servo ao fio da espada» - Respondeu Salomão: «Se ele se mostrar um homem valente, não cairá por terra nem um só dos seus cabelos mas, se se comportar mal, morrerá».- O rei Salomão mandou que o tirassem do altar. Adonias apresentou-se e prostrou-se diante do rei, e Salomão disse-lhe: «Volta para tua casa».








*********************f*********

Textos do 1º Livro de “REIS” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


11 de JULHO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
4 de Julho de 2013

Nº 1701 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1700
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Ver por favor a edição de, 12 de Novembro de 2012, deste Blogue.

Resolvi simplesmente começar a editar o 
ANTIGO TESTAMENTO 
que é composto pelos seguintes livros:

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉJUÍZES, RUTE,– (Estes já estão…)

Faltam apenas 875 páginas…(mais ou menos) - Sejamos optimistas.

  1º E 2º de SAMUEL, 1º e 2º Reis, (2) CRÓNICAS (paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não! Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*) .

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++


Nº 1700 - 2ª Página

5 de Julho de 2013

ANTIGO TESTAMENTO

SAMUEL
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]

Mapa antigo de Israel

2º Livro de SAMUEL



Rei David

(20)

20  -  REVOLTA DE SEBA  -  Disseram a Joab: «O rei chora e lamenta-se por causa de seu filho Absalão». E a vitória converteu-se em luto naquele dia para todo o exército, porque o povo soubera que o rei estava acabrunhado de dor por causa de seu filho. Por isso o exército entrou na cidade em silêncio, como entra, coberto de vergonha um exército derrotado. E o rei cobriu a cabeça e dizia em alta voz: «Meu filho Absalão! Absalão, meu filho, meu filho!». Veio então Joab à casa do rei, e disse-lhe: «Tu enches de confusão a face de todos os teus servos que salvaram a tua vida, a vida de teus filhos e filhas, de tuas mulheres e concubinas:  Amas os que te odeiam e odeias os que te amam, e mostras que todos os teus chefes e servos nada valem para ti. Agora vejo que ficarias satisfeito, se Absalão vivesse e nós fossemos todos mortos! Vamos, sai fora e fala com o coração aos que te seguem, pois juro por Deus, que, se não sais, nem um só homem ficará contigo esta noite. Isto seria, para ti uma desgraça maior que todas as que vieram sobre ti na tua mocidade». O rei levantou-se, sentou-se à porta e todo o povo soube que o rei estava sentado à porta. E toda a gente se apresentou diante dele.
Os israelitas tinham fugido cada um para sua casa. Em todas as tribos se discutia  dizendo: «O rei que nos salvou das mãos dos nossos inimigos e do poder dos filisteus, agora teve de fugir da terra com medo de Absalão».


Regresso de David a Jerusalém  -  «E Absalão, a quem tínhamos ungido rei, morreu no combate. Porque tardais em fazer voltar o rei?» Chegou aos ouvidos do rei o que se dizia em todo o Israel.

O rei David enviou mensageiros aos sacerdotes Sadoc e Abiatar para lhes dizer: «Falai aos anciãos de Judá e dizei-lhes: «Sereis vós os últimos a reconduzir o rei a casa? Vós sois meus irmãos, meu osso e minha carne. Porque, pois, havereis de ser os últimos a reconduzir o rei?» «Dizei também a Amasa: «Porventura, não és tu o meu osso e minha carne? Trate-me Deus com todo o seu rigor, se não te tornar para sempre chefe do meu exército, em lugar de Joab». Desta sorte, o coração de todos os homens de Judá inclinou-se para David, como se fossem um só homem, e mandaram-lhe dizer: «Volta com todos os teus». Voltou, pois, o rei e, chegando ao Jordão, todos os que de Judá acorreram a Gálgala para o receber e acompanhar na passagem do Jordão.
Semei, filho de Gera, da tribo de Benjamim, natural de Barium, com seus quinze filhos e seus vinte servos, apressou-.se em vir ao encontro de David. Trazia consigo mil homens de Benjamim e também Siba, servo da família de Saul, com seus vinte servos e seus quinze filhos. Atravessaram o Jordão antes do rei, a fim de fazer passar a família real e colocar-se às suas ordens. Semei, filho de Gera, no momento em que o rei ia a atravessar o Jordão, prostrou-se a seus pés, e disse-lhe: «Não castigues  meu senhor, a minha maldade, nem guardes no teu coração a lembrança das injúrias que recebeste do teu servo no dia em que saíste,  meu rei e senhor, de Jerusalém.  Teu servo reconhece o seu pecado,  por isso, vim hoje, o primeiro de toda a casa de José ao encontro do rei, meu senhor?» Abisai, filho de Servia, tomou a palavra e disse: «Não se deverá antes matar Semei, por ter amaldiçoado o ungido do senhor?» - «Que tenho a ver convosco.  filhos de Servia, respondeu David, para que vos torneis meus tentadores no dia de hoje? Porventura, é hoje dia para fazer morrer um só filho de Israel? Não sou eu hoje rei de Israel?» E disse a Semei: «Não morrerás!» E prometeu-lho com juramento. Mifoboset, filho de Saul veio também ao encontro do rei. Já não lavava os pés nem as mãos, nem fazia a barba, nem lavava as suas vestes desde o dia em que o rei partiu até ao dia em que voltou em paz. Apresentou-se, pois, ao rei em Jerusalém  e este disse-lhe: «Porque não partiste comigo Mifiboset?» Ele respondeu: «Meu senhor e meu rei, o meu criado enganou-me. Pois, sendo teu servo paralítico,  dissera-lhe que me selasse a jumenta para montar e partir com o rei. Ele, porém, caluniou-me junto do rei, meu senhor. Mas o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus : faze o que for do teu agrado. Toda a família de meu pai merecia a morte,. diante do meu senhor e rei, e, no entanto, admitiste o teu servo entre os que comem à tua mesa. Com que direito posso ainda reclamar alguma coisa do rei?».
O rei respondeu: «Para quê tantas palavras? Declaro que tu e Siba repartireis os bens». E Mifiboset disse: «Ele pode até ficar com tudo, uma vez que o rei, meu senhor, voltou em paz para a sua casa».
Berzelai, o galaadita, desceu de Rogelim, e acompanhou o rei, escoltando-o até ao Jordão. Era já muito velho, tinha oitenta anos. Sendo muito rico, abastecera o rei durante todo o tempo que esteve em Manaim. O rei disse-lhe: «Vem comigo  para descansares junto de mim em Jerusalém » Mas Berzelai respondeu: «Quantos anos viverei ainda, para que suba com o rei a Jerusalém ? Tenho agora oitenta anos e já não sei discernir entre o bem e o mal . Já não posso saborear a comida e a bebida, nem ouvir a voz dos cantores e e cantoras. E para que se há-de tornar pesado o teu servo ao rei  meu senhor? O teu servo acompanhar-te-à um pouco mais além do Jordão. Deixa que teu servo volte, para morrer na sua cidade, junto do túmulo de seu pai e de sua mãe. Aqui tens o teu servo Camaan; este pode ir contigo, meu rei e meu senhor; faz dele o que melhor te parecer». Respondeu o rei: «Venha, pois, comigo, far-lhe-ei tudo o que te agradar  e a ti, também, conceder-te-ei tudo o que me pedires». Finalmente o rei passou o Jordão com toda a gente, beijou Berzelai, abençoou-o, e Berzelai voltou para a sua casa.
O rei chegou a Gálgala, acompanhado de Camaan, de todo o povo de Judá e de metade do povo de Israel. Mas os homens de Israel vieram ter com o rei e disseram-lhe: «Por que razão os nossos irmãos, os filhos de Judá, te sequestraram e te fizeram passar o Jordão com toda a tua família?  Não são família de David todas as suas gentes?» E os filhos de Judá responderam, aos israelitas: «É que o rei nos é mais próximo».  Porque vos irritais com isso? Acaso temos comido a expensas do rei ou recebido dele, alguma coisa?» Mas os homens de Israel replicaram aos de Judá: «Temos dez partes sobre o rei, e além disso, somos vossos irmãos mais velhos. Porque nos ofendestes? Não fomos nós os primeiros a propor o restabelecimento do rei?» Mas os homens de Judá responderam com muita aspereza aos de Israel.





*********************f*********

Estes são os textos do 2º Livro de “SAMUEL” do ANTIGO TESTAMENTO 


0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


5 de JULHO de 2013 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]


http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
000000000000000000000000000000
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Nº 1708-3 - Encontro diário com Deus - Quinta-feira - 11 de Julho de 2013



Do livro – Encontro diário com Deus - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com. 


Nº 1708-3


Quinta-feira - 11 de Julho de 2013


Pensamento do Dia
Não há saber mais ou menos. 
Há saberes diferentes.


Paulo Freire


_________________________________________________________


Sem esforço de nossa parte jamais atingiremos o alto da montanha.
Não desanime no meio da estrada:
siga à frente, porque os horizontes se tornarão amplos e maravilhosos à medida que for subindo.
Mas não se iluda.
pois só atingirá o cimo da montanha se estiver decidido a enfrentar o esforço da caminhada.



John Main
______________________________________________________________________________


NOTA:
Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, e, apesar de:
Todos os direitos reservados.
Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.
Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:



http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Nº 1708 - (192-13) – 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - 11 de Julho de 2013 - 5º ano

Nº 1708


11 DE JULHO DE 2013



Ver Notas no final

e-mail: antoniofonseca1940@hotmail.com

Nº 1708 - (192-13) – 1ª Página

009

Nº 1708 - (192-13) – 1ª Página

Imagem3189_thumb1_thumb_thumb_thumb_[1]IAmPosters_thumb122222222222222


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

E U   S O U



AQUELE   QUE   SOU

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««
*********************
##################################### #####################################
        BENTO, Santo
        Fundador - Patrono da Europa (480-547)


        Benito, Santo
        Benito, Santo
        Abad, Patrón de Europa y Patriarca del monasticismo occidental
        Benito de Nursia, conocido como San Benito, nació en (Nursia, cerca de la ciudad italiana de Spoleto, 480 – Montecasino, 547), fundó la orden de los benedictinos y es considerado patrón de Europa y patriarca del monaquismo occidental. Benito escribió una Regla para sus monjes que fue llamada "La Santa Regla" y que ha sido inspiración para los reglamentos de muchas otras comunidades religiosas.  Su hermana gemela, Escolástica, también alcanzó la santidad.  Después de haber recibido en Roma una adecuada formación, estudiando la retórica y la filosofía. Se retiró de la ciudad a Enfide (la actual Affile), para dedicarse al estudio y practicar una vida de rigurosa disciplina ascética. No satisfecho de esa relativa soledad, a los 20 años se fue al monte Subiaco bajo la guía de un ermitaño y viviendo en una cueva.  Tres años después se fue con los monjes de Vicovaro. No duró allí mucho ya que lo eligieron prior pero después trataron de envenenarlo por la disciplina que les exigía.  Con un grupo de jóvenes, entre ellos Plácido y Mauro, fundo su primer monasterio en en la montaña de Cassino en 529 y escribió la Regla, cuya difusión le valió el título de patriarca del monaquismo occidental. Fundó numerosos monasterios, centros de formación y cultura capaces de propagar la fe en tiempos de crisis.  Vida de oración disciplina y trabajo Se levantaba a las dos de la madrugada a rezar los salmos. Pasaba horas rezando y meditando. Hacia también horas de trabajo manual, imitando a Jesucristo. Veía el trabajo como algo honroso. Su dieta era vegetariana y ayunaba diariamente, sin comer nada hasta la tarde. Recibía a muchos para dirección espiritual. Algunas veces acudía a los pueblos con sus monjes a predicar. Era famoso por su trato amable con todos.  Su gran amor y su fuerza fueron la Santa Cruz con la que hizo muchos milagros. Fue un poderoso exorcista. Este don para someter a los espíritus malignos lo ejerció utilizando como sacramental la famosa Cruz de San Benito. San Benito predijo el día de su propia muerte, que ocurrió el 21 de marzo del 547, pocos días después de la muerte de su hermana, santa Escolástica. Desde finales del siglo VIII muchos lugares comenzaron a celebrar su fiesta el 11 de julio.


        Olga de Kiev, Santa
        Olga de Kiev, Santa
        Patrona de conversos y viudas
        También conocida como: Olha; Helena; Helga Memorial 11 Julio (no aparece en el calendario lit. actual) Nació en el 879AD en Pskov; murió el 11 de julio, 969
        Primera reina cristiana de Ucrania. Esposa de Igor I, duque de Kiev a la edad de 24. Gobernó Kiev después del asesinato de su esposo en el 945.  Se convirtió y fue bautizada en Constantinopla en 957AD. Tomó el nombre de Elena. Trató de introducir el cristianismo en Ucrania pero en general fracasó. Cuando su hijo Sviatoslav llegó a ser adulto, ella le entregó el reino.  Olga es abuela de San Vladimiro, bisabuela de San Boris y Gleb.  Su restos se encontraron incorruptos y se llevaron a la iglesia de Tithes en Kiev. Se perdieron en el siglo XVIII.


        Marciana de Cesarea de Mauritania, Santa
        Marciana de Cesarea de Mauritania, Santa

        Santa Marciana, originaria de "Rusuccur" (actualmente Tigzirt), en Mauritania, abandonó valientemente todas las ventajas que procura el mundo para ir a encerrarse en una celda en Cesarea y guardar intacta su virginidad, bajo la mirada de Dios. Sin embargo, ella creyó que era su deber declarar la guerra a la idolatría que entonces reinaba en África. Un día, al atravesar la plaza pública, no pudo soportar ver expuesta una estatua de Diana y le rompió la cabeza. La apresaron, la golpearon con varas, y, después, la condenaron a morir en el anfiteatro, desgarrada por los dientes de las fieras. Cuando esperaba este último suplicio, la entregaron a los gladiadores para que violaran su castidad, pero Dios no permitió esta infamia. Al llegarse la fecha del suplicio, Marciana fue expuesta primero a un león que no le hizo daño alguno; después, un toro se lanzó sobre ella y le hundió los cuernos en el pecho, con lo que cayó de bruces sobre el suelo, casi sin sentido. Por último, un leopardo la destrozó y en este tormento expiró. Los manuscritos de las Actas no están de acuerdo sobre la fecha del martirio, 9 de enero, 9 ó 12 de julio. Baronio, en sus notas al Martirologio Romano, estima que el 12 de julio marca una traslación de reliquias y el 9 de enero, el aniversario del martirio. El 12 de julio el Martirologio menciona una santa Marciana, virgen y mártir, en Toledo. Baronio piensa que se trata de santa Marciana de Mauritania, venerada en Toledo. En el breviario mozárabe se encuentra un bello himno en su honor.

        Pío I, Santo 
        Julio 11 X Papa,

        Pío I, Santo
        Pío I, Santo
        X Papa
        Martirologio Romano: En Roma, conmemoración de san Pío I, papa, hermano de Hermas, autor éste de una obra cuyo título es El Pastor, denominación que bien mereció el santo Pontífice, pues durante quince años fue de verdad un buen pastor que guardó la Iglesia (155). Etimológicamente: Pío = Aquel que es piadoso, es de origen latino. Fecha de nacimiento desconocida: nombrado Papa hacia el año 140 hasta el 154. De acuerdo con la lista más antigua del Papado, dado por Ireneo, Pío fue el noveno sucesor de S. Pedro. El único dato cronológico que poseemos es supuesto por el año de la muerte de S. Policarpo de Esmirna, el cual está referido con gran certeza al año 155-6.  En su visita a Roma en el año anterior a su muerte, Policarpo se presento ante Aniceto, el sucesor de Pío. Obispo de allí. Por consecuencia la muerte de Pío debió haber ocurrido cerca del año 154. El "Liber Pontificalis" dice que el padre de Pío era Rufino y lo declara nativo de Alquileia, sin embargo es probablemente una conjetura de autor que había escuchado de Rufino de Alquileia.  Durante el pontificado de Pío, la Iglesia Romana, fue visitada por varios herejes, que buscaban propagar sus falsas doctrinas entre los fieles de esta capital. El gnóstico Valentín que había hecho su aparición durante el pontificado del Papa Higinio, continuómostrando esas herejías, aparentemente no sin éxito. El gnóstico Cerdos estuvo activo también en Roma, en este perdido, durante el cual Marción llegó a la capital. Excomulgado por Pío, fue el último fundador de esta doctrina herética. Tambien maestros católicos visitaron la iglesia romana, el más importante fue S. Justino, el cual expuso las enseñanzas cristianas, durante el pontificado de Pío y el de su sucesor. De esta manera, adquiere una gran actividad la comunidad cristiana de Roma, la cual es claramente visitada como el centro de la iglesia. El "Liber Pontificalis" habla de la decisión de este Papa de que los judíos convertidos al cristianismo deberían ser admitidos y bautizados. No sabemos que quiere decir con esto, sin duda aquí el autor de "Liber pontificalis", como casi siempre, refiere al Papa un decreto válido en la iglesia de su propio tiempo. Una tardía leyenda, se refiere a la fundación de dos iglesias, la "titulus pudentis" (ecclesia Pudentiana) y la "titulus Praxedis", del tiempo de este Papa, del cual se supone también, que construyo un baptisterio cerca y haber ejercido funciones episcopales allí. Sin embargo esta leyenda, no tiene credibilidad histórica. Estas dos iglesias vinieron a existir en el siglo IV, y es posible que ellas sustituyeron a las casas cristianas en las cuales los fieles de Roma se reunían para los servicios divinos antes del tiempo de Constantino. La leyenda sin embargo puede no estar alejada, en sus pruebas de este hecho. En muchos escritos posteriores (ej. Liber Pontificalis) el "Pastor" o "Shepherd" en el trabajo de Hermas, y desde el puesto de Pastor y Obispo Romano le es asignado un importante papel en la fundación de esas iglesias.

    =================================




  • Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos
  • “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”
  • aos-ps-de-mARIA22222222222222
  • /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
  • NOTA:

    Como decerto hão-de ter reparado, são visíveis algumas mudanças na apresentação deste blogue (que vão continuar… embora não pretenda eu que seja um modelo a seguir, mas sim apenas a descrição melhorada daquilo que eu for pensando dia a dia para tentar modificar para melhor, este blogue). Não tenho a pretensão de ser um “Fautor de ideias” nem sequer penso ser melhor do que outras pessoas. Mas acho que não fica mal, cada um de nós, dar um pouco de si, todos os dias, para tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, quando nascemos e começamos depois a tomar consciência do que nos rodeia. No fim de contas, como todos sabemos, esta vida é uma passagem, e se Deus nos entregou o talento para o fazer frutificar e não para o guardar ou desbaratar, a forma que encontrei no “talento” de que usufruo, é tentar fazer o melhor que posso, aliás conforme diz o Evangelho.
  • A PARTIR DE HOJE AS PÁGINAS SERÃO NUMERADAS PELA ORDEM ABAIXO INDICADA:
    Pág. 1 – Vidas de SantosPág. 2 – O Antigo Testamento; e Pág. 3 – ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - Além disso, semanalmente (ao Domingo e alguns dias santificados – quando for caso disso –) a Pág. 4 – A Religião de Jesus; e a Pág. 5 - Salmos) e, ainda, ao sábado, a Pág. 6 – In Memoriam.


  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000











  • 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000
  • Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
  • Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
  • ===================================