OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sábado, 2 de novembro de 2013

Nº 1801-3 - Encontro diário com Deus - 2 de Novembro de 2013

 

Do livro – Encontro diário com Deus - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.

Nº 1801-3 -  2 de Novembro de 2013

Pensamento do Dia

Esquecer-se da morte e dos mortos é prestar um péssimo serviço à vida e aos vivos. 

Philippe Ariés

____________________________________________________

_____

 

Quando se perde alguém

Deus nosso Pai.

Estamos aqui reunidos para nos despedir de uma pessoa que amamos muito.

Alguém que tem um lugar especial em nossos corações e em nossas vidas.

Agradecemos pelas vezes que nos destes para estarmos juntos, quando partilhamos o precioso dom da vida. Pedimos perdão por tudo o que fizemos que nos feriu e separou porque fomos egoístas.

Ajudai-nos, Senhor, a viver em paz com as imperfeições da nossa convivência humana.

Sabemos que nos aceitais como somos.

Confortai-nos pelas memórias que nosso ente querido deixa connosco.

Que estas lembranças possam dar-nos coragem em nossa jornada para o amanhã.

Dai a esta pessoa tão querida paz em vosso Reino, onde não haverá mais sofrimento e nem dor, mas felicidade sem fim.

Ámen.

 

 

Padre Arnaldo Pangrazzi

______________________________________________________________________________

NOTA:

Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, pessoalmente, e, apesar de:

Todos os direitos reservados.

Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.

Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com – Blogue SÃO PAULO (e Vida de Santos)

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Nº 1801 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - II PARALIPÓMENOS (CRÓNICAS) - Cap. 14 - 2 de Novembro de 2013

 

O ANTIGO TESTAMENTO

 

2 de Novembro de 2013


Nº 1801 - 2ª Página

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL


Nº 1801


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés), que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que irão ser transcritosaté que Deus mo permita, evidentemente… –.

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º dos Paralipómenos ou Crónicas… (É obra…)

num total de 468 páginas, ficando a faltar apenas 773 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

(2º) CRÓNICAS (Paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas. Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)


Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

SEI: que se poderá dizer: é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).


Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus.


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:


IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.


+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, continuemos:


ANTIGO TESTAMENTO


PARALIPÓMENOS ou CRÓNICAS

400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]
Mapa antigo de Israel

2º Livro dos

PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS

King-Solomon-Russian-icon.jpg


Rei Salomão, filho de David

 

2º LIVRO DOS PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS



 

REINADO DE ASA – VITÓRIA CONTRA ZARAC 

14



Abia adormeceu com os seus pais e foi sepultado na cidade de David. Sucedeu-lhe no trono seu filho Asa. Durante a sua vida, o país teve dez anos de paz (1 Rs 15, 7-8). Asa fez o que era recto e justo aos olhos do Senhor, seu Deus. Destruiu os altares dos deuses estrangeiros e os lugares altos, quebrou  as estelas e cortou os troncos sagrados (Dt 5, 4). Ordenou aos filhos de Judá que seguissem o Senhor, Deus dos seus pais, e opusessem em prática a Sua Lei e os Seus mandamentos. Suprimiu os lugares altos e os obeliscos em todas as cidades de Judá. Sob o seu reinado o reino teve paz (1 Rs 15, 11 s).

Durante este tempo de paz, construiu cidades fortificadas em Judá, pois não houve guerra durante esses anos, porque o Senhor concedeu-lhe a paz. Disse, então, a Judá: «Construamos essas cidades cercadas de muralhas, torres, portas e ferrolhos, enquanto o país está livre de guerras, porque seguimos o Senhor, nosso Deus, o qual nos concedeu a paz com todos os nossos vizinhos». Meteram , pois, mãos à obra e levaram-na a bom termo (1 Rs 15, 23; Jer 41, 9).

Asa possuía um exército de trezentos mil homens de Judá, que levavam escudo e lança, e outro de duzentos e oitenta mil de Benjamim, que levavam escudo e lança, e flectiam o arco, todos eles homens valorosos.

Zarac, o etíope, marchou contra eles com um exército de um milhão de homens e trezentos carros, e avançou até Maresa. Asa saiu-lhe ao encontro e deu-lhe batalha no vale de Sefata, perto de Maresa. Asa invocou o Senhor, seu Deus, nestes termos: «Senhor, para Vós não há diferença entre ajudar o fraco e o forte.Vinde, pois, em nosso socorro, Senhor, nosso Deus! Em Vós nos apoiamos e em Vosso nome viemos combater contra esta multidão. Senhor, Vós sois o nosso Deus; que não haja um  só homem que prevaleça contra Vós!».

O Senhor feriu os etíopes diante de Asa e dos homens de Judá e os etíopes fugiram. Asa e o seu exército perseguiram-nos até Gerara, e os etíopes foram dizimados, de tal forma que não ficou ninguém com vida, exterminados pelo Senhor e pelo Seu exército. Judá trouxe um grande despojo. E destruíram todas as cidades dos arredores de Gerara, pois o terror do Senhor apoderou-se deles. Saquearam as cidades e apoderaram-se de um importante despojo. Destruíram também os redis dos rebanhos e capturaram grande número de ovelhas e camelos. Depois regressaram a Jerusalém.

 

******************************

Textos do 2º Livro dos “PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS” do ANTIGO TESTAMENTO




+++++++++++++++++++++++++++++++++++

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


Este texto deverá ser publicado em

2 de NOVEMBRO de 2013 – 10.15 h


ANTÓNIO FONSECA




7map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

000000000000000000000000000000

Coisas estranhas… 2 de Novembro de 2013

Caros Amigos:

 

Tive hoje uma surpresa muito desagradável, ao reparar que o meu blogue publicou apenas a 4ª página referente a IN MEMORIAM do Padre Salgueirinho, e não foram publicadas as 1ª Página “SANTOS DE CADA DIA”, a segunda “O ANTIGO TESTAMENTO” e a 3ª “ENCONTRO DIARIO COM DEUS”.

Estranhando o facto, fui dar uma olhada aos dias anteriores e fiquei “siderado” pois a última publicação saiu no passado dia 30 (a 1ª); no dia 31 saiu a 2ª; enquanto a 3ª saiu também no dia 31 de Outubro.

E digo que fiquei surpreendido e siderado com estas omissões, porquanto as referidas páginas foram por mim escritas já há alguns dias e agendadas para saírem nos dias a que diziam respeito. Note-se que neste momento eu ia começar a escrever as mensagens referentes ao próximo dia 6,PARA ADIANTAR SERVIÇO – o que aliás já venho fazendo há algum tempo - “mais propriamente desde  que retomei a publicação do meu blogue” que esteve suspensa durante cerca de um mês, como avisei em devido tempo, por problemas técnicos.

Fiz uma busca ao meu arquivo e constatei infelizmente que as mensagens atrás referidas, desapareceram dali (… apesar de estarem gravadas e agendadas para serem publicadas nas datas destinadas), pelo que não tenho outro remédio senão, voltar a escrevê-las, logo que me seja possível.

Para já vou tentar escrever estas páginas no que concerne ao dia de hoje (2 de Novembro) para serem publicadas ainda hoje e em seguida, tentarei publicar as dos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro. Vamos a ver se o consigo fazer.

O “Blogger” ou o “Windows Live Writer” não deverão estar isentos de culpas, embora eu também possa ser culpado  destas “avarias” – dado que como já disse muitas vezes – não tenho conhecimentos técnicos suficientes para apresentar um trabalho de categoria, e reconheço que sou um simples aprendiz das técnicas blogueiras.

Por tudo isto peço muita desculpa a todos os meus eventuais leitores e prometo que vou fazer todos os possíveis, para que em breve isto volte à normalidade.

Obrigado pela atenção.

 

miscelania 014

ANTÓNIO FONSECA

Mensagem Temporária Utilizada para Detecção do Tema (72ecaeb3-dd70-4ae2-bc12-00a90f16ff17 - 3bfe001a-32de-4114-a6b4-4005b770f6d7)

É uma mensagem temporária que não foi eliminada. Elimine-a manualmente. (33e9959e-1527-45ad-8e72-ff53ec0f119b - 3bfe001a-32de-4114-a6b4-4005b770f6d7)

Nº 1801-4 - IN MEMORIAM DO Pde MÁRIO SALGUEIRINHO - 2 de Novembro de 2013

 
Nº 1801-4
(Post para publicação em 2 de Novembro de 2013 – 10,30 h).
(Pde Mário Salgueirinho Barbosa)
O Padre Mário Salgueirinho foi para todos nós um ser humano exemplar, uma pessoa marcante e ficam definitivamente as nossas vidas mais pobres sem o seu carácter, bondade e sabedoria.
Que descanse em paz com as honras do Senhor.
18\06\1927 - 29\10\2011

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««

 

 

Do livro “Caminhos da Felicidade”

 

PAI DOS EXCLUÍDOS

 

Nota-se aí pela imprensa uma onda de hostilidade contra o clero e contra a igreja, noticiando e analisando factos sem critérios de justiça e até de humanidade.

De vez em quando, surge um padre de vida voltada para o social, a imprensa lá vai dedicando algumas linhas.

Esteve há pouco no Porto um padre espanhol, dominicano, que exerce a sua evangelização singular e difícil na cidade de Paris. Chama-se Pedro Meca.

Vale a pena perpassar os olhos pelo itinerário deste padre.

Abandonado pelos pais em criança, foi acolhido por um casal de idosos. Para poderem sobreviver, teve de mendigar com uma senhora pelas ruas.

Foi esta experiência dolorosa que o fez conhecer o sofrimento físico e moral dos que vivem na rua.

Mas Deus mais uma vez escreveu direito por linhas tortas. Esta criança crescei, ingressou num seminário e fez-se sacerdote.

A maior parte da sua vida de 60 anos foi dedicada aos sem abrigo. É por isso que lhe chamam justamente o “pai dos excluídos”.

Fundou em Paris – cidade da luz e onde a miséria das trevas pulula abundantemente – fundou um espaço a que chama La Moquette, onde recebe todas as noites, drogados, desempregados, alcoólicos, mendigos, que normalmente dormem nos arcos das pontes, nos portais, nas sucatas ou nos bancos dos jardins. Gente de todas as idades, que, segundo este sacerdote, precisa mais de uma palavra amiga e de convívio do que de um tecto.

Diz Pedro Meca: «Aprendi muito desta gente que vive na rua, que é portadora duma riqueza escondida. Falando com alguns, constata-se que têm conhecimentos de literatura, de música e da vida, conhecimentos  que nunca tiveram oportunidade de revelar».

O padre Meca tem mais seis «companheiros da noite», que com ele se dedicam à missão de «educadores da rua», com o objectivo de transmitir um pouco de felicidade a quem não tem nenhuma.

Bem-aventurados aqueles que fazem quanto podem para fazer felizes os outros…

 

 
Porto, Dezembro de 1998
Mário Salgueirinho
======================================
Do livro “Dar é receber”
KYRIE – UM BELO POEMA

 

Por vezes encontramos em escritores de quem menos esperávamos mensagens de interpretação e de apelo a uma vivência evangélica através de expressões de solidariedade.

Surgiu-me este poema do poeta já falecido Ary dos Santos, intitulado Kyrie.

Faz-nos bem reflectir nestes tempos de tentação forte para o egoísmo.

Diz assim:

 

Em nome dos que choram, dos que sofrem

Dos que acendem na noite o facho da revolta.

 

Em nome dos que sonham com palavras

De amor e de paz que nunca foram ditas.

Em nome dos que rezam em silêncio,

falam em silêncio,

e estendem em silêncio as mãos aflitas.

 

Em nome dos que pedem em segredo

A esmola que os humilha e destrói,

E devoram as lágrimas e o medo

Quando a fome lhes dói.

 

Em nome dos que dormem ao relento

O sono da miséria, terrível e profunda.

Em nome dos teus filhos que esqueceste.

Filho de Deus que nunca mais nasceste,

Volta outra vez ao mundo!

 

Filho de Deus que nunca mais nasceste…

 

É tal a desigualdade, a injustiça, a violência, o homicídio, o sofrimento, a morte, que o poeta julga imperioso que Jesus volte a nascer.

Filho de Deus, volta outra vez ao mundo! Nasce e percorre o mundo – este planeta lamacento de miséria, e proclama os caminhos da Verdade, da Justiça e de Amor Fraterno.

Kyrie eleison! Senhor, tende piedade de nós!

 

Porto, Dezembro/2003
Mário Salgueirinho
=========

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
A publicar em:
2-Novembro-2013 - 10,45 horas
António Fonseca