OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Nº 1806-3 - ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - 7 de Novembro de 2013



304366_465353430165307_1277105794_n


Do livro – Encontro diário com Deus - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.

Nº 1806-3 -  7 de Novembro de 2013

Pensamento do Dia


INSTRUIR É CONSTRUIR.



Padre António Vieira





____________________________________________________

_____

A morte não é o fim

Se você crê realmente na justiça divina e abrir a sua mente para a verdadeira compreensão da vida  perceberá que a morte não é o fim. 
Assim como a larva se liberta do casulo e se transforma na linda borboleta colorida, 
também a morte nos transforma e nos abre a porta para a nossa verdadeira morada. 
Ela é o nosso paraíso pessoal, 
onde vivemos ainda mais perto de Deus, 
recebendo sua luz e seu amor.  
A morte é a passagem para a vida espiritual e para o renascimento na vida eterna.




Iran Ibrahim Jacob






______________________________________________________________________________





NOTA:




Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, pessoalmente, e, apesar de:
Todos os direitos reservados.


Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.
Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:



http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com – Blogue SÃO PAULO (e Vida de Santos)

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Nº 1806 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO - II PARALIPÓMENOS - 19 - 7 de Novembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

7 de Novembro de 2013

Nº 1806 - 2ª Página
antoniofonseca1940@hotmail.com
2013
250px-12_staemme_israels_cs_thumb1_t
Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1806

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).
Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do
ANTIGO TESTAMENTO
que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:
Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depoisEsdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.
Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;
e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que irão ser transcritos – até que Deus mo permita, evidentemente… –.
Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ,JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º dos Paralipómenos ou Crónicas… (É obra…)
num total de 468 páginas, ficando a faltar apenas 773 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:
(2º) CRÓNICAS (Paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
- Sejamos optimistas. Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável. 
!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Só Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
SEI: que se poderá dizer: é uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos, – o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.
É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++
Mãos à obra, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

PARALIPÓMENOS ou CRÓNICAS
400px-1759_map_Holy_Land_and_12_Trib[2]
Mapa antigo de Israel
2º Livro dos
PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS

O rei Josafat e o profeta Ezequias

2º LIVRO DOS PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS


REFORMAS NA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA 


19


Josafat, rei de Judá, regressou são e salvo a Jerusalém. Jeú, filho do vidente Hanani, saiu ao seu encontro e disse-lhe: «Auxilias o impio e amas os que odeia  o Senhor? Por isso, o Senhor está irritado contra ti (1 Rs 16, 1). Mas tens obras boas, pois suprimiste no país os troncos sagrados e aplicaste o teu coração à busca de Deus» (Dt, 7, 5).
Depois do seu regresso a Jerusalém, Josafat foi de novo visitar o seu povo, desde Bersabé até à montanha de Efraim, para o conduzir ao Senhor, Deus dos seus pais. Estabeleceu juízes no seu país, em cada uma das cidades fortes (Dt 16, 18). E disse-lhes: «Vêde o que fazeis. Não é em nome de um homem que administrais a justiça, mas em nome do Senhor, que vos assistirá nos vossos julgamentos. Que o temor de Deus esteja convosco. Vigiai a vossa conduta, pois, junto do Senhor, nosso Deus, não há injustiça, nem distinção de pessoas, nem admissão de presentes». Josafat estabeleceu , também, levitas e sacerdotes em Jerusalém para administrarem a justiça em nome do Senhor e serem árbitros nos litígios. Deu-lhes as seguintes instruções: «Procedei em tudo com o temor do Senhor, lealdade e integridade de coração. Em qualquer litigio trazido à vossa presença pelos vossos irmãos residentes nas vossas cidades, quer se trate da lei dos mandamentos, dos preceitos ou das  cerimónias, esclarecei-os, para que não se tornem culpados diante do Senhor, a fim de que a Sua ira não se inflame contra vós e vossos irmãos. Agi desta maneira para não vos tornardes culpados (Ex 21, 12, 23). Tendes à vossa frente o sumo sacerdote Amarias, para todos os assuntos religiosos, Zabadias, filho de Ismael, príncipe da casa de Judá, para todos os negócios civis. Tendes, também, à vossa disposição os levitas, na qualidade de escribas. Cobrai ânimo, portanto, mãos ao trabalho e que o Senhor esteja com o homem  de bem!».

******************************

Textos do 2º Livro dos “PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS” do ANTIGO TESTAMENTO



+++++++++++++++++++++++++++++++++++
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em
7 de NOVEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA



map-1195aeac0b2f22222222222222222[2]
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

000000000000000000000000000000

SEIS ANOS DE VIDA - 7/11/08 a 7/11/13 - 7 de Novembro de 2013 - 6º ANO

FELIZ ANIVERSÁRIO



Reflexões



Caros Amigos:

Hoje, tenho a dar-vos uma notícia muito especial:

FAÇO 6 (seis) ANOS !!!


É verdade: e estou muito feliz por isso e gostaria que todos os que me leem e passam por aqui eventualmente, uma vez por outra, possam estar também felizes.

Embora o nome actual deste blogue só tenha aparecido em Setembro de 2009, a sua génese teve lugar em 7 de Novembro de 2008, sob o nome de CONFERÊNCIA VICENTINA DE SÃO PAULO, - isto apesar de ter feito um número experimental no dia 3 do mesmo mês.



Assim no dia 3, editei a primeira página (ainda muito incipiente...) -  e somente no dia 7 é que publiquei o nº 1 (que nessa altura e ainda por muito tempo não tinha numeração), embora eu o fizesse todos os dias.



Com o andar do tempo, fui modificando a pouco e pouco, o respectivo Layout e efectuando alguns acrescentos. Em virtude da Conferência Vicentina ter deixado de ter gente disponível a gastar o seu tempo e as suas energias, para ajudar as cerca de 30 famílias que eram utentes da citada Conferência (e não por falta de necessitados... infelizmente), restaram apenas 2 pessoas a trabalhar - eu e o Pároco, foi decidido acabar com a Conferência em Setembro de 2009.



Foi um rude golpe para a Conferência Vicentina a que eu presidia, com a demissão em bloco das pessoas que a constituíam (... no início em 2006 eramos 25 pessoas, e em 2009, restavam 10, tendo-se demitido 8...).



Isto reflectiu-se em toda a minha vida e a partir daí, passei a ajudar apenas alguns dos necessitados pessoalmente (e anonimamente) e na medida das minhas disponibilidades.



Quanto ao blogue, não quis deixar de continuar a fazê-lo, mas logicamente não podia manter o nome inicial. Assim, resolvi modificá-lo para COMUNIDADE DE SÃO PAULO DO VISO. Porém, surgiram logo de imediato algumas pessoas (mal intencionadas, ou demasiado "zelosas..." decerto) começaram a lançar algumas "bocas" para fazer crer que eu estaria a pratica um "ABUSO DE CONFIANÇA!!!" ao utilizar aquele nome, já que não era o dono da Comunidade. Achei isso um bocado estranho, já que nunca me considerei dono de nada e muito menos da Comunidade, onde resido (desde 1971), e dado que não conhecia nenhum blogue que tivesse o mesmo nome, decidi adoptá-lo.



No entanto, esse nome mantive-o apenas uns escassos dias, para não causar problemas nem invejas a quem quer que fosse e coloquei-lhe o nome actual SÃO PAULO (e Vida de Santos) que se tem mantido, e, sem causar dissabores a ninguém, julgo eu...



Foi passando o tempo, e entro hoje ao sexto ano, e graças a Deus, sinto-me com força e desejo de continuar nesta senda por mais alguns anos, assim DEUS o permita.


Os mais atentos decerto já terão reparado, que em 30 de Maio nasceu um outro blogue a que dei o nome de VAMOS LÁ SABER COMO É... no qual, quase diariamente, venho dando corpo a vários textos de todo o género (político, social, desportivo, musical, etc.,) para se ... SABER COMO É... os quais não cabem propriamente neste blogue (S. PAULO...) que trata apenas de alguns assuntos referentes à Igreja Católica - embora pontualmente já tenha abordado assuntos fora deste tema, o que possivelmente continuará a ser feito.


Tanto este blogue (SÃO PAULO...) como o (VAMOS LÁ SABER...) não ~serão exemplos de grandes blogues, mas é o que até agora pude fazer, e com, muito carinho - se assim se pode dizer!!! - e tenciono melhorá-los dia a dia, com textos e opiniões pessoas e também alheias (ou seja de outras pessoas ou de outros blogues), tentando respeitar sempre a origem dos mesmos e também a opinião diferente que possam ter sobre qualquer assunto. De vez em quando, colocarei (como aliás já o tenho feito) vários vídeos musicais ou outros que não ofendam a dignidade nem a credibilidade das pessoas.

Agora um pouco de estatística sobre o Aniversariante SÃO PAULO (e Vidas de Santos):

Número de Visualizações
Gráfico de visualizações de página no Blogger

Principais fontes de tráfego - www.google.com.br | www.vampirestat.com |www.google.com

Até hoje foram publicados 1806 Blogues diários, correspondentes aos dias que decorreram  cdesde 7 de Novembro de 1978 até hoje 7 de Novembro de 2013, com uma excepção (ou suspensão, melhor dizendo) de mais ou menos 30 dias ocorrida em Agosto/Setembro deste ano, por motivos técnicos que pararam o meu computador.

  • Live Feed
00:04:03Porto

Direct

S. PAULO (e Vidas de Santos)
00:10:40Porto Alegre

blekko.com

S. PAULO (e Vidas de Santos): SANTOS DE CADA DIA
00:13:21Porto Alegre

blekko.com

S. PAULO (e Vidas de Santos): Abril 2010
05:53:44Belfast

www.google.co.uk

...461-2 - (311-12) - SANTOS DE CADA DIA - 6 de Novembro de 2012 - 4º ano
05:54:41Belfast

www.google.co.uk

S. PAULO (e Vidas de Santos)
11:51:59Brazil

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos): CARTA AOS EFÉSIOS - S. PAULO
12:44:18Fortaleza

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos)
12:44:18Fortaleza

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos)
13:37:02Curitiba

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos): Setembro 2012
14:57:54Luanda

www.google.com

S. PAULO (e Vidas de Santos): SANTOS DE CADA DIA - 1712 - (196-13)
14:06:37Rio De Janeiro

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos)
14:19:08Valongo

in.yhs4.search.yahoo.com

S. PAULO (e Vidas de Santos): VOZ PORTUCALENSE - "SALA DE CIMA"
14:31:46Brazil

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos): S. COSME e S. DAMIÃO
15:43:32Candeias

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos): S. COSME e S. DAMIÃO
15:51:26Palmela

www.google.pt

...as de Santos): Conselho Geral Internacional - SSVP e Evolução no Mundo
15:09:47Porto

Direct

S. PAULO (e Vidas de Santos)
16:47:38Setúbal

www.google.com

...das de Santos): FRANCISCA DE AMBOISE, Beata (e outros) - 5 de Novembro
16:51:02Olival

www.google.pt

...ário Salgueirinho Barbosa – 18-Junho-1927 / 29 de Outubro de 2011
17:50:54Venezuela

www.google.co.ve

S. PAULO (e Vidas de Santos): Setembro 2012
18:24:50Divinópolis

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos): Maio 2010
18:32:39Redmond

Direct

... Vidas de Santos): Nº 1149 - 8 DE OUTUBRO DE 2010 - SANTOS DE CADA DIA
18:40:16Redmond

Direct

...ULO (e Vidas de Santos): MICAELA, Santa (e outros) – 26 de Agosto
18:51:48Redmond

Direct

... Santos): NOSSA SENHORA DAS MERCÊS - Santa (e outros) - 24 de Setembro
19:06:17São João Da Boa Vista

www.google.com.br

...461-2 - (311-12) - SANTOS DE CADA DIA - 6 de Novembro de 2012 - 4º ano
19:16:32Czestochowa

www.google.pl

S. PAULO (e Vidas de Santos): SANTOS DE CADA DIA
19:16:53Czestochowa

www.google.pl

...65-1 - (315-12) - SANTOS DE CADA DIA - 10 de Novembro de 2012 - 5º ANO
19:18:00Czestochowa

www.google.pl

S. PAULO (e Vidas de Santos)
20:23:42Brazil

www.google.com.br

...– 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - 20 de Outubro de 2013 - 5º ano
20:30:47Bronx

www.google.com

...tos): Nº 1375-1 - (225/12) - SANTOS DE CADA DIA - 12 DE AGOSTO DE 2012
21:07:41São José Do Rio Prêto

www.google.com.br

...irma a Igreja Todos os Santos e Fiéis Defuntos - 1 de Novembro de 2013
22:43:40Redmond

Direct

...s): Nº 953 - (168) - 17 DE JUNHO DE 2011 - SANTOS DE CADA DIA - 3º ANO
22:11:20Porto

confernciavicentinadesopaulo.blogspot.pt

S. PAULO (e Vidas de Santos)
22:13:50Porto

confernciavicentinadesopaulo.blogspot.pt

S. PAULO (e Vidas de Santos)
23:15:25Porto

Direct

S. PAULO (e Vidas de Santos)
23:25:24Lisbon

www.google.pt

S. PAULO (e Vidas de Santos): Encontro diário com Deus - 1667
23:00:19Porto

Direct

S. PAULO (e Vidas de Santos)
24:07:45Belém

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos): Maio 2011
24:19:20Itapevi

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos)
24:23:37Rio De Janeiro

www.google.com.br

S. PAULO (e Vidas de Santos): QUARENTA HORAS DE ADORAÇÃO AO SSº
25:42:19Lisbon

i.search.metacrawler.com

... Santos): Nº 1786-3 - Encontro diário com Deus - 18 de Outubro de 2013

Contador de visitas-Geo, desde 20/6/2012

Total visitors 21935

Visualizações de página até hoje, desde 1 de Janeiro de 2012


Sparkline 175000\


CENTO E SETENTA E CINCO MIL VISITAS

Muito obrigado a todos



                   »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«««««««««««««««««««««««««««





                             Agora em jeito de recordação, transcrevo os textos que editei em 
                                     3 e 7 de Novembro de 2008 (o número ZERO e o nº 1).




NÚMERO ZERO

Caros Amigos Vicentinos:
Não sei se esta página já estará a ser lida por alguém, - se calhar, não, mas não há problema - algum dia há-de ser - mas mesmo assim, vou publicar aqui a 25ª leitura do livro "Um ano a caminhar com São Paulo" que está ser lido na Igreja da Comunidade de S. Paulo - Bairro do Viso, desde o início da celebração do Ano Paulino, em 29 de Junho de 2008 e que terminará em Junho de 2009.
Este livro foi publicado pela Diocese do Porto sob proposta da Conferência Episcopal Portuguesa e foi coligido na íntegra pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, Senhor D. Anacleto de Oliveira e está a ser lido, como disse acima, pelos paroquianos da Igreja de S. Paulo do Viso, que desde aquela data e até ao seu epílogo, foi designada pelo Bispo do Porto, senhor D. Manuel Clemente, como Santuário Jubilar Paulino, juntamente com mais 9 Santuários situados na Diocese do Porto:
Sé Catedral do Porto,
Igreja de S. Gonçalo - Amarante,
Nossa Senhora da Assunção - Santo Tirso,
Nossa Senhora da Piedade - Penafiel,
Nossa Senhora de La Salette - Oliveira de Azemeis,
Santa Quitéria - Felgueiras,
Santa Rita - Ermesinde, Menino Jesus de Praga - Avessadas - Marco de Canavezes e
Monte da Virgem -Vila Nova de Gaia.
Esta Igreja é a única na Diocese do Porto, dedicada a S. Paulo, pelo que foi decidido que estivesse aberta todos os dias, de Segunda a Sexta-feira, a partir das 18 horas, para que os Fiéis a possam visitar e ali rezar com S. Paulo.
Além disso, nas celebrações dominicais, ao Sábado (Vespertina) às 19 horas e ao Domingo (10 horas), e em conformidade com o:
(Decreto da Sagrada Penintenciaria Apostólica) - são concedidas indulgências plenárias aos
"fiéis que cumprirem as condições habituais (Confissão sacramental, Comunhao eucaristica e Oração), segundo as intençoes do Sumo Pontífice, excluído qualquer apego ao pecado, se participarem con devoção na sagrada função ou numa prática realizada publicamente em honra do Apóstolo das Nações; nos dias da solene abertura e encerramento do Ano Paulino, em todos os lugares sagrados; em outros dias determinados pelo Ordinário do lugar, nos locais sagrados intitulados a S. Paulo e, para a utilidade dos fiéis, em outros designados pelo mesmo Ordinário".
Pessoalmente, resolvi dar a conhecer o texto das leituras do livro acima indicado, desde Julho passado, através da sua inserção num blog que tenho alojado no Msn (já desaparecido)  sob o URL: "spaces.msn.com/azulebranco2005/SpaceSettings.aspx".

Agora decidi também incluir neste blog que ora iniciei no passado dia 3, independentemente de publicar outros temas, nomeadamente sobre assuntos relativos propriamente à Conferência Vicentina de S. Paulo, pelo que abaixo, dou à estampa o 25º capítulo do referido livro.

É ESTE POIS O MEU CONTRIBUTO PESSOAL PARA LEVAR A MAIS PESSOAS O EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SEGUNDO

S. PAULO - O APÓSTOLO DAS NAÇÕES

PRIMEIRA PARTE

PAULO FALA-NOS DA SUA VIDA

25

"CADA UM AME A SUA MULHER COMO A SI MESMO, E A MULHER RESPEITE O SEU MARIDO"

Uma das páginas mais belas da Bíblia sobre o Matrimónio cristão é a de Ef 5, 21-33. Mas é também das mais questionadas, mormente por mulheres que se chocam com a exigência de subordinação aos maridos. Como é possível isso, numa época em que eles e elas gozam finalmente de iguais direitos? Vamos regressar a um passado, em que, então sim, o estatuto social da esposa era inferior ao do marido? Ora Paulo parece até reforçá-lo. Mas, será mesmo isso que ele quer? Ao contrário, ele propõe o único caminho realmente eficaz para mudar a ordem social de então. Pergunta-se até se não foram textos como este, quando postos em prática, que contribuiriam para mudanças entretanto alcançadas, a nível legislativo e, sobretudo, de prática de vida. Ainda hoje, só por si, a legislação não garante o respeito pela igualdade de direitos. Veja-se quantas mulheres continuam a ser vítimas da violência familiar. Portanto, pelo ,menos a nível prático, as palavras de Paulo continuam actuais. Mas para as compreender, não esqueçamos que se dirigem a casais cristãos e, sobretudo, procuremos lê-las com olhos de cristãos. E quem sabe se, assim acolhidas, não irão convencer outros ... através do que vêem em nós. EF 5, 21-33. Subordinai-vos uns aos outros, no respeito que tendes a Cristo: as mulheres aos maridos, como ao Senhor, porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja – Ele, o Salvador do corpo. Ora, como a Igreja se subordina a Cristo, assim as mulheres aos maridos, em tudo. Maridos, amai as vossas mulheres, na medida em que Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, a fim de a santificar, purificando-a, no banho da águia, pela palavra, a fim de a apresentar esplêndida, como Igreja sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. Assim devem também os maridos amar as suas mulheres, como os seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. De facto, ninguém jamais odiou a sua própria carne; pelo contrário, alimenta-a e cuida dela, como Cristo à Igreja; porque nós somos membros do seu corpo. É por isso que o homem deixará pai e mãe, unir-se-á a sua mulher e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu declaro que ele diz respeito a Cristo e à Igreja. De qualquer modo, ,também, vós e cada um ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido. Paulo dirige-se às esposas nos vv. 21-24 e 33b e aos maridos nos vv. 25-33a. A esta disparidade no volume de texto junta-se a da linguagem. Por que razão fala ele tão longamente aos maridos e insiste tanto no seu amor para com as esposas? Não será porque eram eles que precisavam mais precisavam de mudança? E que relação haverá entre o amor da parte deles e a subordinação da parte delas? Isto, para já, sugere-nos que comecemos por ver o que devem fazer os maridos e, principalmente, as razões da sua conduta. Estão distribuídas pelas três exortações ao amor (vv. 25, 28a.33a) e completam-se mutuamente. 1. O que Cristo fez pela Igreja(vv. 25-27): Amou-nos, entregando-se por nós na cruz (5, 2; Gl 2, 20). Para este amor extremo somos conquistados pela fé na palavra que o anuncia, completada pelo banho da água baptismal. Purificados do pecado tornamo-nos santos, isto é, propriedade divina. O que assim é dito em termos de iniciação cristão (v. 26) é repetido em linguagem nupcial (v. 27): nas palavras a fim de a apresentar esplêndida, (...) sem mancha nem ruga há uma alusão aos ritos de preparação da noiva para as núpcias, praticados então. Mas com uma diferença: a noiva era apresentada ao noivo e não por ele, como aqui. Cristo, qual esposo, não só conquista a Igreja para si, mas ele próprio, com a força regeneradora do seu amor, a conduz à reconciliação com Deus, para a fazer santa e imaculada (2, 14-18). Assim também os maridos devem amar as esposas: na mesma medida em que são amados por Cristo (v. 25). 2. O que os maridos devem fazer pelas esposas (vv. 28-30): amá-las como os seus próprios corpos. Não como se elas fossem os seus corpos, mas porque o são de facto: Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Não se trata apenas do amor ao próximo como a si mesmo (Lv 19, 18). A esposa faz parte da carne do marido, na linha da reacção do homem à criação da mulher: Esta é, realmente, osso dos meus ossos, carne da minha carne (Gn 2, 23). E se já aí se afirma a igual dignidade entre homem e mulher, aqui muito mais. A uni-los está agora, não apenas uma relação humana interpessoal, mas a comunhão com Cristo comum a ambos. Nós somos membros do seu corpo, podem ambos dizer. E como Cristo, em relação à Igreja, a alimenta e cuida dela, numa possível alusão à Eucaristia, o mesmo faz o marido, alimentado por um amor que tudo pode, em relação à sua esposa. E qual o resultado de um amor mútuo sem reservas? 3. O que o casal cristão faz em relação a Cristo e à Igreja (vv. 31-33a). Dá um sentido novo às palavras de Gn 2, 24Por isso, o homem deixará pai e mãe, unir-se-á a sua mulher e serão os dois uma só carne. No amor que os atrai e une manifesta-se ao vivo o grande mistério do amor inefável de Cristo à Igreja (v. 32). São um sinal visível e eficaz da graça que faz da sua união matrimonial um sacramento. Uma graça que eles transmitem, antes de mais, um ao outro ... e sempre. Daí a recomendação final (v. 33), primeiramente aos maridos: cada um ame a sua mulher como a si mesmo. Agora sim, é o amor ao próximo como a si mesmo que ele realiza e pelo qual orienta todos os seus actos (Rm 13, 9; Gl 5, 14). Um amor cuja medida é o próprio, na sua dignidade de pessoa que se quer amada. E a esposa? Porque razão se diz apenas que respeite o seu marido? Repare-se que também da subordinação a que é convidada (vv. 21-24) faz parte o respeito que se deve ter, mas a começar por Cristo, como Senhor e Salvador do corpo. Só na medida em que todos a Ele se subordinam, é que a todos é dito, incluindo aos maridos: subordinai-vos uns aos outros. Pelo Baptismo, todas as diferenças deixaram de ser motivo de exclusão e de opressão (I Cor 12, 13; Gl 3, 28; CI 3, 10s). Mais: cada cristão deve considera os outros superiores a si mesmo (1 Cor 9, 19; Fl 2, 3; Rm 12, 16) ... nas suas diferenças, incluindo as de organização social. Daí que a mulher pudesse continuar a reconhecer o estatuto de chefia concedido então ao marido. Mas este, como membro da Igreja, cuja cabeça é Cristo, tinha de amar a esposa, até ao ponto de dar por ela a vida. Não foi isso que fez de Cristo cabeça da Igreja? Só assim o marido merece um estatuto semelhante em relação à esposa. E a subordinação dela deixa de se basear em normas sociais, mas na comunhão com Cristo, de que também, participa o marido. E qual é a mulher cristã que resiste a este amor?



Interior da Igreja da Comunidade de S. Paulo do Viso – Bairro do Viso – Ramalde – Porto Após as obras efectuadas (colocação de estrado de madeira no altar e nova iluminação) 5 de Novembro de 2008

__________________________________________
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»«
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
__________________________________________


Caros confrades:

Ao iniciar a composição do blogue CONFERÊNCIA VICENTINA DE SÃO PAULO desejo dá-la a conhecer a todos vós.

Em Novembro de 1988, o Reverº Padre António Inácio Gomes que fundou a Paróquia da Senhora do Porto e depois a Comunidade de S. Paulo do Viso, sita no Bairro do Viso, ambas parte integrante da freguesia de Ramalde, na cidade do Porto, deu corpo à Pastoral Sócio Caritativa do Bairro do Viso, para ajudar os pobres que aqui então habitavam. Durante 17 anos, esta Pastoral com os escassos meios que se iam obtendo, conseguiu ajudar centenas de pessoas. A meio de 2005, começou a falar-se na hipótese de se transformar em Conferência Vicentina, mas o nosso saudoso Pároco talvez por receio de não poder fazer a Caridade como entendia mas sim sob as determinações e regras de terceiros, e também porque começou a ter graves problemas de saúde, foi protelando essa decisão.
Em Outubro desse ano, após uma intervenção cirúrgica a que foi submetido, acabou por falecer no dia 28 (dois dias antes de completar 79 anos).
Em 8 de Dezembro foi nomeado Pároco o Reverº Padre Dr. Manuel Correia Fernandes - Director do Jornal da Diocese do Porto, VOZ PORTUCALENSE. Na reunião da Pastoral efectuada nesse mês, foi deliberado por unanimidade que fosse efectuada rapidamente a adesão à Sociedade de São Vicente de Paulo. como Conferência Vicentina.
Assim, em 16 de Fevereiro de 2006, com a presença das Presidentes dos Conselhos de Zona Porto Poente e Porto Nascente, do Conselho Central Feminino do Porto, foi eleita a Mesa desta Conferência composta pelo Presidente António Fonseca, Vice Presidente António Paixão, Secretário Lázaro Pinto e Tesoureiro José Nicolau.
Dado que S. Paulo é o padroeiro da nossa Igreja, foi adoptado o seu nome para a Conferência Vicentina de S. Paulo - Viso.
E, pronto, foi assim que apareceu esta Conferência.
Entretanto o Conselho de Zona Particular Porto Poente, no passado dia 30 de Junho, levou a cabo eleições da nova Mesa e consequentemente fui escolhido pela nova Presidente Maria de Fátima Sousa (Presidente da Conf. Vicentina de Santa Rita - Aldoar) para Secretário da referida Mesa.
Feita a apresentação da Conferência, resta-me informar que estou em fase de lançamento deste blogue que fica com o nome da Conferência como título e por isso mesmo há bastantes arestas a limar, que eu vou tentar melhorar dia a dia, se Deus quiser.
Vou tentar ainda colocar aqui uma imagem da minha Igreja para a poderem identificar, porém, como não percebo minimamente estas técnicas de feeds e Html, etc., etc., seja o que Deus quiser.


Saudações Vicentinas do António Fonseca



***************************************
===================================
***************************************


A todos os meus Seguidores; leitores eventuais ou não, envio os meus meus melhores cumprimentos, e agradeço a atenção que têm tido para comigo.


ANTÓNIO FONSECA

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com

http://vamoslasabercomoe.blogspot.com

email do blogue: www.antoniofonseca40@gmail.com

email principal: www.antoniofonseca1940@hotmail.com

LOUVADO SEJA DEUS, 
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 
E SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA, 
por todos os séculos dos séculos. 
Ámen.