OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sábado, 16 de novembro de 2013

Nº 1815-3 - ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - 16 de Novembro de 2013




304366_465353430165307_1277105794_n
Do livro – Encontro diário com Deus  - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.
Nº 1815-3 -  16 de Novembro de 2013
Pensamento do Dia
A virtude é a comunicação da força de Deus.
Frei Nilo Agostini

____________________________________________________
_____
Amar a si mesmo é importante para conseguir amar o próximo.
É sempre hora de começar uma vida nova,
cheia de esperança e paz interior.
Renascer!
Recomeçar nossas vidas amando a nós mesmos,
valorizando nossas virtudes e reconhecendo nossos próprios valores.
Esquecendo os ressentimentos e reiniciando nossa vida interior,
colocaremos luz na consciência e amor no coração.
Não existe ninguém melhor do que ninguém,
e somos todos pessoas importantes que Deus colocou no mundo para semear amor.
Se olharmos para dentro de nós mesmos com humildade e reconhecimento,
encontraremos a alegria e o prazer de viver.
 
 
Iran Ibrahim Jacob
______________________________________________________________________________
NOTA:
Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, pessoalmente, e, apesar de:
Todos os direitos reservados.
Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.
Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com – Blogue SÃO PAULO (e Vida de Santos)
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf





























































Nº 1815 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO – II PARALIPÓMENOS - 28 - 16 de Novembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

16 de Novembro de 2013

Nº 1815 - 2ª Página

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1815

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º dos Paralipómenos ou Crónicas… (Uff... É obra…)

num total de 468 páginas, ficando a faltar apenas 773 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

(2º) CRÓNICAS (Paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas. Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei , no entanto que se poderá dizer:

é uma tarefa ciclópica, impossível., etc.,

para os meus 73 anos (*).

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se o conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO

E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

PARALIPÓMENOS ou CRÓNICAS

iSRAEL ANTIGO
Mapa antigo de Israel

2º Livro dos

PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS

Rei Amasias de Judá

2º LIVRO DOS PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS

REINADO DE ACAZ

28

Acaz tinha vinte anos quando começou a reinar. Reinou dezasseis anos em Jerusalém. Não fez o bem aos olhos do Senhor, como David, seu pai, mas seguiu as pegadas dos reis de Israel. Fez até imagens de metal fundido aos Baals. Queimou perfumes no vale de Beninon e fez passar os seus filhos pelo fogo, segundo o abominável costume das nações que o Senhor exterminara diante dos israelitas. Oferecia sacrifícios e perfumes sobre os lugares altos, sobre as colinas e debaixo de toda a árvore verdejante (2 Rs 16, 2-3).

O Senhor, seu Deus, entregou-o nas mãos do rei da Síria. Os sírios derrotaram-no e fizeram grande número de prisioneiros, que deportaram para Damasco. Também ele caiu nas mãos do rei de Israel, que lhe infligiu numa grande derrota. Facéia, filho de Romélia, matou, num só dia, cento e vinte mil homens de Judá, todos aguerridos, porque tinham abandonado o Senhor, Deus dos seus pais. Zecri, um guerreiro de Efraim, matou Maasias, de estirpe real, Ezerica, chefe do palácio, e Elcana, o segundo depois do rei (2 Rs 16, 5 s; Is 7, 1). Os filhos de Israel fizeram, entre os seus irmãos, duzentos mil prisioneiros, mulheres, jovens e donzelas. recolheram também um enorme despojo, que levaram para a Samaria. Havia ali um  profeta do Senhor, chamado Oded, que saiu ao encontro do exército, que entrava na Samaria, e disse-lhes: «Vede: na Sua ira contra os filhos de Judá, o Senhor, Deus de vossos pais, entregou-os nas vossas mãos, mas vós tiraste-lhes a vida, com tal fúria, que a vossa crueldade subiu até ao céu. E agora quereis oprimir os homens de Judá e de Jerusalém até fazer deles vossos escravos. Porventura, entre vós não há também prevaricações contra o Senhor, vosso Deus (Lv 25, 39-43)? «Escutai-me: Mandai regressar os cativos que fizestes entre os vossos irmãos, pois, ameaça-vos a ira do Senhor». Levantaram-se, então, alguns dos chefes dos efraimitas. Eram eles Azarias, filho de Joanan, Baraquias, filho de Mosolamot, Ezequias, filho de Selum, e Amassa, filho de Adali. Opuseram-se aos que voltavam da guerra, dizendo-lhes: «Não introduzireis aqui esses cativos. Quereis que nos tornemos culpados diante do Senhor, e que aumentemos assim, as nossas faltas, já suficientemente numerosas? A ira do Senhor já ameaça Israel». Então, na presença dos chefes e da multidão, os soldados soltaram os presos e abandonaram os despojos. A seguir, os homens, cujos nomes acabavam de ser citados, acolheram os cativos. revestiram, com as vestes tiradas dos despojos aqueles que estavam nus, calçaram-nos, deram-lhes comida e bebida, ungiram-nos e conduziram-nos a Jericó, cidade das palmeiras, junto dos seus irmãos, montando nos jumentos aqueles que se encontravam extenuados. depois regressaram a Samaria. Naquele tempo, o rei Acaz mandou pedir socorro aos reis da Assíria, pois os edomitas voltaram a combater Judá e a fazer prisioneiros. Os filisteus invadiram também as cidades da planície e do Negeb, de Judá; tomaram Betsames, Aialon, Gaderot, Soco e as suas cidades dependentes; Tanna e seus arrabaldes, e nelas se estabeleceram (Ez 16, 27). O Senhor humilhava Judá por causa de Acaz, rei de Israel, que levara a dissolução a Judá e cometera graves delitos contra o Senhor.

Teglafalasar, em vez de lhe dar o seu apoio, marchou contra ele e oprimiu-o. Em vão Acaz despojara o templo do Senhor, o palácio real e os príncipes para enviar presentes ao rei da Assíria. Tudo isso de nada lhe valeu (2 Rs 16, 7-9). Embora vivesse na aflição, o rei Acaz continuou a cometer os seus crimes contra o Senhor. Oferecia sacrifícios aos deuses de Damasco, que o tinham derrotado. «São, dizia ele, os deuses dos reis da Síria que os protegem; oferecer-lhes-ei, portanto, sacrifícios para que, igualmente me ajudem». Eles, porém, foram a causa da sua queda e da ruína de todo o Israel. Acaz juntou os utensílios do templo, todos, e despedaçou-os. Cerrou as portas do templo do senhor, fabricou altares em todos os cantos de Jerusalém, nos lugares altos e em todas as cidades de Judá para nelas oferecer incenso aos falsos deuses, provocando a ira do Senhor, Deus dos seus pais (2 Rs 16, 10-18). O resto da sua história, os seus feitos e façanhas, dos primeiros aos últimos, tudo isso está escrito no livro dos Reis de Judá e de Israel.

Adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Jerusalém, pois não o quiseram enterrar nos sepulcros dos reis de Israel. O seu filho Ezequias sucedeu-lhe no trono (2 Rs 16, 19 s).

 

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

 

******************************

Textos do 2º Livro dos “PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS” do ANTIGO TESTAMENTO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

16 de NOVEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000