OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sábado, 23 de novembro de 2013

Nº 1823 - 2ª Página - O ANTIGO TESTAMENTO – II PARALIPÓMENOS (CRÓNICAS) - 35 - 23 de Novembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

23 de Novembro de 2013

Nº 1823  -  2ª PÁGINA 

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1823

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 468 páginas, ficando a faltar apenas 773 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

(2º) CRÓNICAS (Paralipómenos), ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei , no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).  e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

PARALIPÓMENOS ou CRÓNICAS

iSRAEL ANTIGO
Mapa antigo de Israel

2º Livro dos

PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS

Josafat e Ezequias

(Josafat e Ezequias)

2º LIVRO DOS PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS

CELEBRAÇÃO SOLENE DA PÁSCOA

35

Josias celebrou em Jerusalém a Páscoa do Senhor. Imolaram esta Páscoa no décimo quarto dia do primeiro mês. Restabeleceu os  sacerdotes nas suas funções e animou-os a cumprirem o seu ministério no templo. Disse aos levitas que instruíam todo o Israel, consagrados ao Senhor: «Depositai a arca santa no templo do Senhor construído por Salomão, filho de David, rei de Israel. Não mais tereis de a transportar sobre os vossos ombros . Permanecei agora ao serviço do Senhor, vosso Deus, e do seu povo de Israel. Dispondo-vos segundo a ordem das vossas famílias e das vossas classes, conforme as prescrições de David, rei de Israel, e de Salomão, seu filho. Ocupai os vossos lugares no santuário, segundo as divisões das famílias dos vossos irmãos, filhos do povo e as classes das famílias levíticas para cada divisão. Imolareis a Páscoa e santificar-vos-eis, a fim de a preparar para os vossos irmãos conforme a palavra do Senhor, transmitida por Moisés».

Josias deu ao povo, a todos os que ali se encontravam, gado miúdo, cordeiros e cabritos em número de trinta mil, tudo para a Páscoa, e acrescentou três mil bois, tudo tirado do património do rei. Os seus chefes fizeram, também, á Páscoa, dois mil e seiscentos cordeiros e trezentos bois. Conenias, Semeías e Natanael, seus irmãos Hasabias, Jeiel e Josabad, chefes dos levitas, deram aos levitas, para a Páscoa, cinco mil cordeiros e quinhentos bois.

Estando todo o serviço preparado, os sacerdotes e os levitas tomaram os seus lugares, segundo as suas divisões, como o rei determinara. Imolaram o cordeiro pascal. Os sacerdotes derramavam o sangue que recebiam das mãos dos levitas,  enquanto estes esfolavam, as vítimas. Puseram à parte os holocaustos para os dar aos grupos de famílias do povo, para que os oferecessem ao senhor, como está prescrito no livro de Moisés. Fizeram o mesmo com os bois. De acordo com o rito prescrito, assaram a Páscoa no fogo. Cozeram as oferendas consagradas em panelas, caldeirões e frigideiras, e, depois, distribuíram-nas ao povo (1 Sam 2, 13 s). Em seguida prepararam tudo para si e para os sacerdotes, pois os sacerdotes, filhos de Aarão, estiveram ocupados, até à noite, em oferecer os holocaustos e as gorduras; para isso, os levitas prepararam as carnes para si mesmos e para os filhos de Aarão. Os cantores, filhos de Asaf, estavam no seu lugar, segundo as disposições de David, de Asaf, de Heman e de Iditum, vidente do rei. Os porteiros estavam, cada um, na sua porta; não precisarem de abandonar o seu posto, porque os seus irmãos, os levitas, prepararam tudo para eles. assim se organizou, naquele dia, todo o serviço do Senhor, segundo a ordem de Josias, para celebrar a Páscoa e oferecer os holocaustos no altar do Senhor. Os filhos de Israel, presentes, celebraram , então, a Páscoa e oferecer os holocaustos no altar do Senhor. Os filhos de Israel, presentes, celebraram, então, a Páscoa e a festa dos Ázimos, durante sete dias. nenhuma Páscoa como esta, fora celebrada em Israel, desde o tempo do profeta Samuel. nenhum rei de Israel  celebrara uma Páscoa semelhante àquela que celebraram Josias, os sacerdotes e os levitas, com todos os de Judá e Israel ali presentes, e os habitantes de Jerusalém. Foi no décimo oitavo ano do treinado de Josias que se celebrou esta Páscoa (2 Rs 23, 21-23).

Morte de Josias – Depois disto e da reparação do templo feita por Josias, Necau, rei do Egipto, marchou sobre Carcames, pelo Eufrates, com uma expedição militar. Josias saiu-lhe ao encontro. Necau enviou-lhe mensageiros para lhe dizer: «Que queres, rei de Judá? Não venho contra ti, mas contra um,a dinastia com a qual estou em guerra. E Deus disse-me que me apressasse. Não te oponhas, pois, a Deus, que está comigo, porque Ele deitar-te-á a perder». Mas Josias não quis voltar atrás. Longe de escutar as palavras de Necau, vindas da boca de Deus, disfarçou-se para combater e entrou em combate na planície de Magedo. Os arqueiros dispararam sobre o rei Josias, e o rei disse à sua gente: «Levai-me, porque estou gravemente ferido». Os seus homens tiraram-no do seu carro, colocaram-no noutro, que ali havia e levaram-no para Jerusalém, onde morreu. Foi sepultado no sepulcro dos seus pais. Josias foi pranteado por todos os habitantes de Judá e Jerusalém. Jeremias compôs uma lamentação fúnebre sobre Josias. Os cantores e todas as cantoras repetem ainda hoje as suas lamentações: isto veio a ser como um costume em Israel. Estes cantos fúnebres estão escritos no Livro das Lamentações (2 Rs 23, 29 s). Os outros actos de Josias, as suas boas obras, segundo o que está escrito na lei do Senhor. Os seus feitos e façanhas, desde os primeiros aos últimos, tudo isso está escrito no livro dos Reis de Israel e de Judá (2 Rs 23, 28).

 

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

******************************

Textos do 2º Livro dos “PARALIPÓMENOS ou das CRÓNICAS” do ANTIGO TESTAMENTO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

23 de NOVEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Nº 1823-3 - ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - 23 de Novembro de 2013

 

304366_465353430165307_1277105794_n

Do livro – Encontro diário com Deus  - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.

Nº 1823-3 -  23 de Novembro de 2013

Pensamento do Dia

 

Deus cansa-se dos grandes reinos, mas jamais se cansa da pequenina flor.

 

Rabindramath Tagore

____________________________________________________

_____

Todo aquele,

que hoje se dispõe a remover as montanhas do ódio e da violência,

sabe que a tarefa é grande e pesada.

Mas o que é impossível a milhões de pessoas isoladas e dispersas,

parece ser possível  a quem fez do amor mútuo,

da compreensão recíproca, o motor essencial da própria vida.

Ámen.

 

 

Chiara Lubich

______________________________________________________________________________

***********************************************

NOTA:

Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, pessoalmente, e, apesar de:

Todos os direitos reservados.

Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.

Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com – Blogue SÃO PAULO (e Vida de Santos)

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf