OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Nº 1826 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - ESDRAS - (2) - 26 de Novembro de 2013

 

O ANTIGO TESTAMENTO

26 de Novembro de 2013

Nº 1826  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1826

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

ESDRAS

iSRAEL ANTIGO
Mapa antigo de Israel

CAPÍTULO 2

LIVRO DE ESDRAS

2  -  LISTA DOS REPATRIADOS

Ciro e os hebreus

Ciro e os hebreus

2 - Lista dos Repatriados

Entre os cativos que Nabucodonosor, rei da Babilónia, deportara para a Babilónia, são os seguintes os povos da província que se puseram a caminho para regressar a Jerusalém e à Judeia, cada um à sua cidade. Voltaram com Zorobabel: Josué (Ag 1, 1-12), Neemias, Saraías, Raelaías, Mardoqueu, Belsan, Mesfar, Beguai, Reum e Baana. Número dos homens do povo de Israel: Filhos de Faros: dois mil cento e setenta e dois. Filhos de Safatias: trezentos e setenta e dois. Filhos de Area: setecentos e setenta e cinco. Filhos de Fahat-Moab, da descendência de Josué e Joab: dois mil oitocentos e doze. Filhos de Elam: mil duzentos e cinquenta e quatro. Filhos de Zetua: novecentos e quarenta e cinco. Filhos de Zacai: setecentos e sessenta. Filhos de Bani: seiscentos e quarenta e dois. Filhos de Bebai: seiscentos e vinte e três. Filhos de Azgad: mil duzentos e vinte e dois. Filhos de Adonican: seiscentos e sessenta e seis. Filhos de Beguai: dois mil e cinquenta e seis. Filhos de Adin: quatrocentos e cinquenta e quatro. Filhos de Ater: da família de Ezequias: noventa e oito. Filhos de Besai: trezentos e vinte e três. Filhos de Jora: cento e doze. Filhos de Hasum: duzentos e vinte e três. Filhos de Gabaon : noventa e cinco. Filhos de Belém: cento e vinte e três. Homens de Netofa: cinquenta e seis. homens de Anatot: cento vinte e oito. Filhos de Azmavet: quarenta e dois. Filhos de Cariatiarim: de Céfira, e de Berot: setecentos e quarenta e três. Filhos de Ramá e de Gabaa, seiscentos e vinte e um. Homens de Macma: cento e vinte e dois. Filhos de Betel e de Hai: duzentos e vinte e três. Filhos de Nebos: cento e cinquenta e seis. Filhos de Megbis: cento e cinquenta e seis. Filhos do outro Elam: mil duzentos e cinquenta e quatro. Filhos de Harim: trezentos e vinte. Filhos de Lod, de Hadid e de Ono: setecentos e vinte e cinco. Filhos de Jericó: trezentos e quarenta e cinco. Filhos de Senaa: três mil seiscentos e trinta.

 

Sacerdotes, filhos de Idaías, da casa de Josué: novecentos e setenta e três. Filhos de Emmer: mil e cinquenta e dois. Filhos de Fashur: mil duzentos e quarenta e sete. Filhos de Harim: mil e dezassete.

Levitas, filhos de Josué e de Cedmiel, descendentes de Hoduías: setenta e quatro (1 Par 24, 20-31). Cantores, filhos de Asdaf: cento e vinte e oito (1 Par 25, 1-7). Porteiros, filhos de Selum, filhos de Ater, filhos de Telmon, filhos de Acub, filhos de Hatita, filhos de Sobai; ao todo cento e trinta e nove (1 Par 26, 1-19).

Natineus; Filhos de Siha, filhos de Tabaot, filhos de Ceros, filohos de Siaa, filhos de Fadon; filhos de Lebana, filhos de Hagaba, filhos de Acub, filhos de Hagab, filhos de Selmai, filhos de Hanan, filhos de Gadel, filhos de Gaer, filhos de Reaja, filhos de Rasin, filhos de Necoda, filhos de Gazan, filhos de Aza, filhos de Faséa, filhos de Besai, filhos de Azena, filhos de Munim, filhos de Nefusim, filhos de Bacbuc, filhos de Beslut, filhos de Hacufa, filhos de Harhur, filhos de Maida, filhos de Harsa, filhos de Bercos, filhos de Sisara, filhos de tema, filhos de Nasias, filhos de Hatifa (1 Par 9, 2; Jos 9, 23).

Os filhos dos escravos de Salomão: Filhos de Sotai, filohos de Soferet, filohos de Faruda, filhos de Jala, filhos de Dercon, filhos de Gedel, filhos de Safatia, filhos de Hatil, filhos de Fochert-Atsebaim, filhos de Ami. Total dos natineus e dos filhos dos escravos de Salomão: Trezentos e noventa e  dois (1 Rs 9, 21; Ne 7, 28).

Estes são os que partiram de Tel-Mela, de Tel-Harsa, de Querub-Adom e de Emmer, dos quais não se pôde saber se pertenciam ao povo de Israel pela família ou raça de que descendiam. Filhos de Dalaías, filhos de Tobias, filhos de Necoda, seiscentos e cinquenta e dois. E entre os sacerdotes: Filhos de Hobia, filohos de Accos, filhos de Berzelai, o galaadita, assim chamado por ter tomado por esposa uma das filhas de Berzelai. Eles procuraram esclarecer a sua genealogia, mas não a puderam encontrar, pelo que foram excluídos do sacerdócio. O governador proibiu-os de comer coisas sagradas, até que conseguissem encontrar um sacerdote que pudesse consultar a Deus mediante o Urim e o Tumim.

O total do povo reunido era  de quarenta e duas mil trezentas e sessenta pessoas, sem contar os seus escravos e escravas, em número de sete mil trezentas e trinta e sete. Tinham consigo também duzentos cantores e cantoras (2 Sam 19, 35: Eclo 2, 7). Possuíam setecentos e trinta e seis cavalos, duzentos e quarenta e cinco éguas, quatrocentos e trinta e cinco camelos e seis mil setecentos e vinte jumentos.

Vários chefes de família, ao chegarem ao templo do Senhor, fizeram ofertas voluntárias para a restauração da casa de Deus. Contribuíram para os tesouros da construção, cada um segundo as suas posses, com sessenta e um mil dáricos de ouro, cinco mil minas de prata e cem vestes sacerdotais. Os sacerdotes, os levitas, as pessoas do povo, os cantores, os porteiros e os natineus estabeleceram-se nas suas respectivas cidades. E todos os israelitas habitaram cada um na sua cidade (Ne 7, 6-73).

 

.Nebukadnessar_II - Nabucodonosor II

Nabucodonosor

(Texto do Livro de ESDRAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

26 de NOVEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000