OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Nº 1829 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - ESDRAS - 5 - 29 de Novembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

29 de Novembro de 2013

Nº 1829  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1829

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

ESDRAS

iSRAEL ANTIGO
Mapa antigo de Israel

CAPÍTULO 5


LIVRO DE ESDRAS


5 – RECOMEÇA A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO


O profeta Ageu e o profeta Zacarias, filho de Addo, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém, em nome do Deus de Israel (Dt 28, 10; Jer 7, 10). Então Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Josedec, retomaram a reconstrução do templo de Deus em Jerusalém com a ajuda e a assistência dos profetas de Deus.

Naquele tempo, Tartanai, governador da outra margem do rio, Starbuzanai e seus colegas vieram procurá-los e falaram-lhes assim: «Quem vos autorizou a reconstruir o templo e a levantar as suas paredes?» E acrescentaram: «Quais são os nomes dos homens que trabalham neste edifício?» Mas Deus tinha os olhos sobre os anciãos dos judeus, e ninguém impediu a continuação dos trabalhos, esperando que chegasse a resposta escrita de Dário sobre este assunto.

Cópia da carta que enviaram ao rei Dário, o governador Tartanai, da outra margem do rio, Starbuzanai e os seus colegas de Arfasaq, que também viviam na outra margem do rio. Enviaram-lhe uma relação na qual se lia o seguinte: «Ao rei Dário, saúde e prosperidade perfeita! Saiba o rei que fomos à província de Judá, à casa do grande Deus. Ela está a ser reconstruída, com pedras enormes, e o madeiramento está colocado sobre as paredes. Este trabalho está a ser executado com cuidado e progride nas suas mãos. Por isso, interrogamos os anciãos: «Quem vos autorizou a reconstruir este templo e a levantar os seus murosPerguntámos-lhes também os seus nomes para os escrever aqui, a fim de te dar conhecimento, pelo menos, dos que estão à frente deles. Responderam-nos: Nós somos servos do Deus do céu e da terra; estamos a reconstruir o templo que há muitos anos fora construído e concluído por um grande rei de Israel. Mas os nossos pais atraíram a ira do deus do céu, que os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilónia, o caldeu, que destruiu o templo e levou o povo cativo para a Babilónia. Entretanto, no primeiro ano de Ciro, rei da Babilónia, o rei Ciro ordenou a reconstrução desta casa de Deus. E o próprio rei Ciro retirou do templo da Babilónia os utensílios de ouro e prata pertencentes à casa de Deus, que Nabucodonosor roubara no santuário de Jerusalém e transferira para o templo da Babilónia, entregando-os a Sassabar, que ele nomeou governador. E disse-lhe: Toma estes utensílios, leva-os para o templo de Jerusalém, e que a casa de Deus seja reconstruída sobre os seus alicerces. Então Sassabasar veio para aqui e lançou os fundamentos da casa de deus em Jerusalém; desde esse tempo até agora, nós temos continuado a construção, que não está ainda terminada. Portanto, se o rei acha conveniente que se façam investigações nos arquivos do rei, na Babilónia, para ver se é verdade que a ordem de reconstrução do templo de Deus, em Jerusalém, foi dada pelo rei Ciro, que o faça e, depois, comunique-nos a sua real decisão a tal respeito».

 

                                                                             (Texto do Livro de ESDRAS)

 

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

                                                                                                       00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

29 de NOVEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1829-3 - ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - 29 de Novembro de 2013 -

Caros Amigos: 

Os imponderáveis do costume, motivaram a interrupção mais uma vez (e não deve ser a última, infelizmente) da publicação dos meus textos nesta rubrica, durante 5 dias
Retomo, novamente a sua publicação, esperando que se prolongue durante muito tempo...
Obrigado e desculpem. ANTÓNIO FONSECA



304366_465353430165307_1277105794_n


Do livro – Encontro diário com Deus  - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.


Nº 1829-3 -  29 de Novembro de 2013

Pensamento do Dia


Quem só conhece o seu próprio lado do problema sabe pouco sobre ele.

John Stuart Mill

____________________________________________________
_____
A gratidão abre-me os olhos para o meu próprio valor. 
Não é tão fácil ser grato a si mesmo. 
Muitas vezes está arraigada em nós a tendência de autorrejeição. 
Gostariamos de ter outro corpo, outra aptidão, outras possibilidades de desenvolvimento. 
Mas se lamentamos o que não temos, seremos incapazes de agradecer aquilo que receebemos. 
A gratidão exige uma despedida de minhas ilusões de como eu deveria ser. 
Só então posso agradecer o meu modo de pensar e de sentir, minhas mãos tão ágeis e elegantes, meu corpo que, apesar de não corresponder ao padrão de beleza de hoje, é morada de que minha alma gosta.


Anselm Grun
______________________________________________________________________________
***********************************************

NOTA:
Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, pessoalmente, e, apesar de:
Todos os direitos reservados.
Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.
Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com – Blogue SÃO PAULO (e Vida de Santos)

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Nº 1836-3 - ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - 6 de Dezembro de 2013





304366_465353430165307_1277105794_n


Do livro – Encontro diário com Deus  - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.


Nº 1836-3 -  6 de Dezembro de 2013

Pensamento do Dia


A confiança em Deus não nos dispensa de sernmos prudentes.

Milton Paulo de Lacerda

____________________________________________________
_____

Coração de Jesus, 
unido substancialmente ao Verbo de Deus, 
Vós quereis absorver-nos em Vós para mudar á água da nossa humanidade no vinho da Vossa divindade. 
Senhor, preparado está o meu coração. 
Farei em tudo o que disserdes. 
Falai e fazei de mim, eu vos suplico humildemente,
 tudo o que vos aprouver. 
Amen.



Frei José João Pedreira de Castro, OFM

______________________________________________________________________________
***********************************************

NOTA:
Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, pessoalmente, e, apesar de:
Todos os direitos reservados.
Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.
Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com – Blogue SÃO PAULO (e Vida de Santos)

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

Nº 1829 - (311 - 13) – 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - 29 de Novembro de 2013

 
 
009
e-mail dos blogues:  antoniofonseca40@gmail.com
Nº 1828 - (311 - 13) – 1ª Página
29 de Novembro de 2013
6º ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE BLOGUE
Graças a Deus
Imagem3189_thumb1_thumb_thumb_thumb_[1]IAmPosters_thumb122222222222222
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
E U   S O U
AQUELE   QUE   SOU
O
ALFA
E
ÓMEGA
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««
*********************

Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt

DIONÍSIO DA NATIVIDADE e REDENTO DA CRUZ, Beatos
Mártires (fins de 1638)
SATURNINO, Santo
Mártir (princípio século IV) 
FREDERICO DE RATISBONA, Beato
Leigo (1329)
FRANCISCO ANTÓNIO FASANI, Santo
Sacerdote (1681-1742)
 
De: ES. CATHOLIC.NET/SANTORAL
Saturnino de Tolosa, Santo
Noviembre 29 Obispo y Mártir, 29 de noviembre
Alfredo Simón Colomina, Beato
Noviembre 29 Mártir Jesuita, 29 Noviembre
Dionisio de la Natividad (Pedro Berthelot), Beato
Noviembre 29 Mártir Carmelita, 29 Noviembre
Redento de la Cruz (Tomás Rodríguez), Beato
Noviembre 29 Mártir Carmelita, 29 Noviembre
María Magdalena de la Encarnación, Beata
Noviembre 29 Fundadora, 29 de noviembre
Bernardo Francisco de Hoyos, Beato
Noviembre 29 Sacerdote Jesuita, 29 de noviembre
 
De: SANTIEBEATI.IT

93198 > Beato Anselmo Simon Colomina Sacerdote gesuita, martire 29 novembre MR
90687 > San Bernardo di Nazareth Vescovo 29 novembre
95450 > Beato Bernardo Francesco Hoyos Sacerdote gesuita 29 novembre
79850 > Santi Demetrio e Biagio di Veroli Martire 29 novembre
79750 > Beati Dionigi (Dionisio) della Natività (Pietro Berthelot) e Redento della Croce (Tommaso Rodriguez) Martiri 29 novembre MR
79760 > Beato Edoardo Burden Martire 29 novembre MR
79800 > San Fedele di Merida Vescovo 29 novembre
79710 > San Filomeno di Ancira Martire 29 novembre MR
79825 > San Francesco Antonio Fasani 29 novembre MR
79730 > San Giacomo di Osroena 29 novembre MR
79770 > Beati Giorgio Errington, Guglielmo Gibson e Guglielmo Knight Martiri 29 novembre MR
79720 > Sant' Illuminata Venerata a Todi 29 novembre MR
91249 > Beata Maria Maddalena dell'Incarnazione (Caterina Sordini) Fondatrice 29 novembre
94791 > Beato Pietro Andador Mercedario 29 novembre
79740 > San Radbodo di Utrecht Vescovo 29 novembre MR
91140 > San Saturnino di Cartagine Martire 29 novembre MR
79700 > San Saturnino di Tolosa Vescovo e martire 29 novembre MR
92673 > Santi Tiridate III, Askhen e Khosrovidukht Famiglia reale armena 29 novembre
Do: MARTIROLÓGIO ROMANO
CEP – Conferência Episcopal Portuguesa
 

SATURNINO DE CARTAGO, Santo
Mártir (250)
Em Roma, no cemitério de Trasão, junto à Via Salária Nova, São SATURNINO DE CARTAGO, mártir, que, segundo refere o papa São Dâmaso, no tempo do imperador Décio, pela confissão da sua fé em Cristo, na sua pátria foi submetido ao suplicio do cavalete e desterrado para Roma, onde, depois de superar atrozes tormentos, converteu à fé o algoz Graciano; finalmente decapitado, alcançou a coroa do martírio.
SATURNINO, Santo
Bispo e Mártir (250)
Em Toulouse, na Gália Narbonense, na actual França, a comemoração de São SATURNINO, bispo e mártir, que, segundo a tradição, o tempo do mesmo imperador Décio, foi detido pelos pagãos no Capitólio desta cidade e arremessado do alto do edifício pelas escadas, de modo que, fracturada a cabeça e dilacerado todo o corpo, entregou a sua alma a Cristo.
FILOMENO, Santo
Mártir (séc. III)
Em Ancira, na Galácia, hoje Ancara, na Turquia, São FILOMENO, mártir, que, segundo a tradição, durante a perseguição do imperador Aureliano, sendo prefeito Félix, atormentado primeiramente no fogo e depois trespassadas as mãos, os pés e a cabeça com cravos,. consumou o seu martírio.
ILUMINADA, Santa
Virgem (séc. IV)
Em Tódi, na Úmbria, região da hodierna Itália, Santa ILUMINADA,virgem. 
TIAGO, Santo
Bispo (521)
Em Batnan, no Osroene, na hodierna Turquia, São TIAGO, bispo de Sarug, que ilustrou com puríssima fé esta Igreja por meio der sermões, homilias e traduções, e é venerado pelos Sírios como doutor e coluna da Igreja, juntamente com Santo EFRÉM.
RATBODO, Santo
Bispo (918)
Em Deventer, na Frísia, na actual Holanda, a trasladação de São RATBODO, bispo de Utrecht, pastor sábio e prudente, que morreu quando visitava as populações rurais. 
EDUARDO BURDEN, Beato
Presbítero e Mártir (1588)
Em York, na Inglaterra, o Beato EDUARDO BURDEN, presbítero e mártir, que, tendo estudado no Colégio dos Ingleses em Reims, quando regressou aos domínios da Rainha Isabel I já ordenado sacerdote, foi condenado ao patíbulo perante uma multidão enfurecida.
JORGE ERRINGTON,
GUILHERME GIBSON e GUILHERME KNIGHT, Beatos
Sacerdotes Mártires (1596)
Na mesma cidade de York, oito anos depois, os beatos  JORGE ERRINGTON, GUILHERME GIBSON e GUILHERME KNIGHT, mártires, que, proscritos pelo mero facto de serem considerados sacerdotes, foram martirizados cruelmente.
DIONISIO DA NATIVIDADE (Pedro Berthelot) e
REDENTO DA CRUZ (Tomás Rodrigues), Beatos
Religiosos - (1638) 
Em Aceh, ilha de Sumatra, na actual Indonésia, os beatos mártires DIONISIO DA NATIVIDADE (Pedro Berthelot), presbítero, e  REDENTO DA CRUZ (Tomás Rodrigues),  religiosos da Ordem dos Carmelitas Descalços, que foram submetidos à escravidão pelos maometanos e depois levados para a beira-mar, onde foram mortos a golpes de lanças e de setas. 
BERNARDO FRANCISCO DE HOYOS, Beato 
Presbítero e Mártir (1735)
Em Valladolid, na Espanha, o Beato BERNARDO FRANCISCO DE HOYOS, presbítero da Companhia de Jesus, primeiro e principal da devoção ao Sagrado Coração de Jesus nesta nação.
FRANCISCO ANTÓNIO FASANI, Santo
Presbítero e Mártir - 1742 
Em Lucera, na Apúlia, região da Itália, São FRANCISCO ANTÓNIO FASANI, presbítero da Ordem dos Frades Menores, homem de grande sabedoria, solidamente fundamentado na prática de pregação e da penitência, o qual se dedicou de tal modo aos pobres e indigentes, que nunca duvidou em desprender-se até das suas vestes para cobrir um mendigo, oferecendo a todos a sua ajuda cristã.
MARIA MADALENA DA ENCARNAÇÃO (Catarina Sordini), Beata
Virgem, fundadora - 1824
Em Roma, a beata MARIA MADALENA DA ENCARNAÇÃO (Catarina Sordini), virgem, fundadora do Instituto das Irmãs da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento.
ALFREDO SIMÃO COLOMINA, Beato
presbítero e mártir - 1936
Em El Saler, localidade próxima de Valência, Espanha, o Beato ALFREDO SIMÃO COLOMINA, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, na perseguição contra a Igreja, confirmou com o seu sangue a sua fidelidade ao Senhor.

===================================
=================================
Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos
“REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”
aos-ps-de-mARIA22222222222222
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ATENÇÃO:
Como os meus prezados leitores (poucos, mas bons) devem ter reparado, as últimas edições  já têm mais algumas alterações que eu venho fazendo dia a dia, desde o passado mês de Setembro, e, hoje, 27 de Novembro de 2013, iniciei um novo sistema. Vou passar a incluir os nomes dos santos insertos no MARTIROLÓGIO ROMANO que acaba de ser editado há pouco tempo atrás, pela CEP – CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA – Edição de MMXIII, fazendo indicação dos mesmos na forma sintética como ali vêm expressos. Continuo a publicar as edições de http://es.catholic.net/santoral e http://santiebeati.it, e evidentemente os que vêm publicados em www.jesuitas.pt através do Livro Santos de Cada Dia. Apenas quando houver dias especiais, como acontece hoje com a Nossa Senhora das Graças é que farei a inclusão da sua biografia – excepcionalmente em espanhol, se não a tiver disponível em português. Também as imagens só serão publicadas se as obtiver.
O meu computador continua a sofrer algumas interrupções (ou melhor, a Internet…) não está a trabalhar como eu desejaria, mas mesmo assim, vou conseguindo fazer esta tarefa. Espero que a todo o tempo isto se venha regularizando, a fim de poder entrar na NORMALIDADE.
Prevenindo novas suspensões que possam vir a acontecer, vou continuar a agendar as publicações diárias desta 1ª rubrica SANTOS DE CADA DIA, e também da 2ª - O ANTIGO TESTAMENTO, e da 3ª ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS.
Quanto às restantes rubricas, com excepção dos SALMOS - que me parecem não serem lidos, - pois que quando são publicados, são-no no próprio dia e, portanto, não servirão de facto, de guia para alguém, pelo que estará suspensa a sua publicação até ver…
BENDITO SEJA DEUS.
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
00000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]
==================================
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt;
http://bibliaonline.com.br/acf ; wikipedia.com e
MARTIROLÓGIO ROMANO
Edição da CEP-Conferência Episcopal Portuguesa em MMXIII