OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Nº 1833 - (315 - 13) – 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - 3 de Dezembro de 2013 - 6º ano




009





Nº 1833 - (315 - 13) – 1ª Página
3 de Dezembro de 2013



6º ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE BLOGUE
Graças a Deus
Imagem3189_thumb1_thumb_thumb_thumb_[1]IAmPosters_thumb122222222222222
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
E U   S O U

AQUELE   QUE   SOU
O
ALFA
E
ÓMEGA
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««
*********************

Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt

FRANCISCO XAVIER, Santo
Sacerdote (1506-1552)
EDUARDO COLEMAN, Beato

Mártir (1678)
 
De: ES. CATHOLIC.NET/SANTORAL
 

 
Francisco Javier, Santo
Sacerdote misionero Jesuita
Luis Gallo, Beato
Mártir Mercedario
sofonias

San Sofonías, santo del AT
Conmemoración de san Sofonías, profeta, que en los días de Josías, rey de Judá, anunció la ruina de los impíos en el día de la ira del Señor y robusteció con la esperanza de la salvación a los pobres y menesterosos.
San Casiano, mártir
En Tánger, de la Mauritania, san Casiano, mártir (c. 300).
San Lucio, eremita


SAN LUCIO DE COIRA

En Chur (Coira), de la Recia, entre los helvecios (hoy Suiza), san Lucio, eremita (c. s. IV).
Beato Eduardo Coleman, mártir
En Londres, en Inglaterra, beato Eduardo Coleman, mártir, que, por haber abrazado la fe católica, fue acusado falsamente de conjuración contra el rey Carlos II, siendo ahorcado en Tyburn y, aún con vida, descuartizado (1678).
  De: SANTIEBEATI.IT   80350 > San Birino di Dorchester Vescovo 3 dicembre MR
80250 > San Cassiano di Tangeri Martire 3 dicembre MR
90498 > Santi Claudio, Ilaria, Giasone e Mauro Martiri a Roma 3 dicembre
93666 > Beati Corrado e VII compagni Martiri in Siria 3 dicembre
80210 > Beato Edoardo Coleman Martire 3 dicembre MR
80200 > Sant' Emma di Lesum Contessa 3 dicembre
25450 > San Francesco Saverio Sacerdote 3 dicembre - Memoria MR
80525 > Beato Giovanni Nepomuceno Tschiderer Von Gleifheim 3 dicembre MR
94792 > Beato Guglielmo de Bas Mercedario 3 dicembre
80300 > San Lucio di Coira Vescovo e martire 3 dicembre MR
93854 > Beato Luigi Gallo Mercedario, martire 3 dicembre
92469 > San Sofonia Profeta 3 dicembre MR   Do: MARTIROLÓGIO ROMANO CEP – Conferência Episcopal Portuguesa  
FRANCISCO XAVIER, Santo
Presbítero (Evangelizador das Índias) - (1552) 
Memória de São FRANCISCO XAVIER, presbítero da Companhia de Jesus, evangelizador das Índias, que, nascido em Navarra, foi um dos primeiros companheiros de Santo Inácio de Loyola. Movido pelo ardente desejo de propagar o Evangelho, anunciou diligentemente Cristo a inumeráveis povos da Índia, das Molucas e outras ilhas, e depois no Japão, convertendo muitos à fé; finalmente morreu na ilha de Sanchoão, consumido pela enfermidade e pela fadiga.
SOFONIAS, Santo

Profeta
Comemoração de São SOFONIAS, profeta, que, nos dias de Josias, rei de Judá, anunciou a ruína dos ímpios no dia da ira do Senhor e fortaleceu os pobres e indigentes na esperança da salvação.
CASSIANO, Santo
Mártir (300)
Em Tanger, na Mauritânia, actualmente Marrocos, São CASSIANO, mártir.
BIRINO, Santo
Bispo (650)
Em Winchester, na Inglaterra, o sepultamento de São BIRINO, que, enviado à Grã-Bretanha pelo papa Honório, foi o primeiro bispo de Dorchester e difundiu com grande diligência o anúncio da salvação entre os Saxões ocidentais.
LÚCIO, Santo
Eremita (séc. VI ou VII)
Em Chur, cidade da Récia, na Helvécia, hoje Suíça, São LÚCIO, eremita.
EDUARDO COLEMAN, Beato
Mártir (1678)
Em Londres, Inglaterra, o Beato EDUARDO COLEMAN, mártir, que, por ter abraçado a fé católica, que falsamente acusado de conspiração contra o rei Carlos II, por ter abraçado a fé católica, foi enforcado em Tyburn e, ainda com vida, esquartejado.
JOÃO NEPOMUCENO DE TSCHIDERER,Beato
Bispo - (1678)
Em Trento, na região da Véneto, na Itália, o Beato JOÃO NEPOMUCENO DE TSCHIREDER,  bispo, que administrou esta igreja com evangélico ardor de fé e trato cordial e, em tempo de tribulação, deu à  sua grei um admirável testemunho de amor.
FRANCISCO FERNÁNDEZ ESCOSURA e
MANUEL SANTIAGO SANTIAGO, Beatos
Religiosos e mártires (1936)
Em Paracuellos del Jarama, localidade próxima de Madrid, em Espanha, os beatos FRANCISCO FERNÁNDEZ ESCOSURA e MANUEL SANTIAGO SANTIAGO, religiosos da Ordem dos Pregadores e mártires.

MANUEL LOZANO GARRIDO, Beato
mártir (1971)
Em Linares, perto de Jaén, na Andaluzia, região de Espanha, o Beato MANUEL LOZANO GARRIDO (“LOLO”).
===================================

=================================



Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos
“REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”









































































aos-ps-de-mARIA22222222222222

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++





ATENÇÃO:





Como os meus prezados leitores (poucos, mas bons) devem ter reparado, as últimas edições  já têm mais algumas alterações que eu venho fazendo dia a dia, desde o passado mês de Setembro, e, hoje, 27 de Novembro de 2013, iniciei um novo sistema. Vou passar a incluir os nomes dos santos insertos no MARTIROLÓGIO ROMANO que acaba de ser editado há pouco tempo atrás, pela CEP – CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA – Edição de MMXIII, fazendo indicação dos mesmos na forma sintética como ali vêm expressos. Continuo a publicar as edições de http://es.catholic.net/santoral e http://santiebeati.it, e evidentemente os que vêm publicados em www.jesuitas.pt através do Livro Santos de Cada Dia. Apenas quando houver dias especiais, como acontece hoje com a Nossa Senhora das Graças é que farei a inclusão da sua biografia – excepcionalmente em espanhol, se não a tiver disponível em português. Também as imagens só serão publicadas se as obtiver.
O meu computador continua a sofrer algumas interrupções (ou melhor, a Internet…) não está a trabalhar como eu desejaria, mas mesmo assim, vou conseguindo fazer esta tarefa. Espero que a todo o tempo isto se venha regularizando, a fim de poder entrar na NORMALIDADE.
Prevenindo novas suspensões que possam vir a acontecer, vou continuar a agendar as publicações diárias desta 1ª rubrica SANTOS DE CADA DIA, e também da 2ª - O ANTIGO TESTAMENTO, e da 3ª ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS.
Quanto às restantes rubricas, com excepção dos SALMOS - que me parecem não serem lidos, - pois que quando são publicados, são-no no próprio dia e, portanto, não servirão de facto, de guia para alguém, pelo que estará suspensa a sua publicação até ver…
BENDITO SEJA DEUS.









000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
00000000000000000000000000000000000000000000000000000000







Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto
Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com


==================================

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt;

http://bibliaonline.com.br/acf ; wikipedia.com
MARTIROLÓGIO ROMANO

Edição da CEP-Conferência Episcopal Portuguesa em MMXIII














Croácia não quer casamentos de homossexuais - 3 de Dezembro de 2013

http://fratresinunum.com/

 

Croácia aprova em referendo emenda Constitucional que proíbe casamento homossexual. Liberais esperneam: “Uma revolução neoconservadora”.

“Sim” à definição do casamento como união entre homem e mulher aprovado por dois terços dos eleitores, num voto com elevada taxa de abstenção.

Público.pt - Os croatas aprovaram, em referendo, uma revisão da Constituição para impedir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A iniciativa partiu da oposição conservadora e contou com o apoio da Igreja Católica.

Segundo os primeiros resultados oficiais, conhecidos quando foram contados um terço dos boletins, 65 por cento dos eleitores votaram “sim” à pergunta sobre se a Constituição deveria definir o casamento como “uma união entre um homem e uma mulher”. A taxa de participação ainda não foi divulgada, mas três horas antes do fecho das urnas a Comissão Eleitoral revelava que rondava os 26%, muito abaixo dos 33,8% registados à mesma hora no referendo de 2012 à adesão da Croácia à União Europeia, escreve a AFP.

Os resultados surgem sem surpresa num país de 4,2 milhões de habitantes onde a Igreja Católica mantém forte influência e a religião é um dos factores da identidade nacional. O Governo de centro-esquerda mobilizou-se nos últimos dias contra a emenda constitucional e, já depois de votar, o primeiro-ministro, Zoran Milanovic, lamentou que o país tenha sido arrastado para “um referendo triste e aberrante”. “Espero que seja a última vez que tenhamos de organizar um escrutínio desta forma sobre estas questões.”

Mas para Tomislav Karamarko, líder do HDZ, a maior formação da direita nacionalista, a consulta destina-se a “proteger os valores tradicionais” face a imposições externas. “Não se trata de ameaçar os direitos dos outros, mas de manter o direito a ser quem nós somos. Infelizmente, para isso temos de introduzir na Constituição uma coisa que, à partida, seria natural”, afirmou.

No pólo oposto, Eugen Pusic, activista dos direitos dos homossexuais, lamentou que a Croácia, membro da UE desde Julho, tenha “recorrido a métodos democráticos para ameaçar os valores fundamentais da democracia”. “As pessoas que não têm nada a perder e já estão casadas, querem dizer aos outros como devem viver”, indignou-se também o actor Vili Matula, que fez campanha pelo “não”.

A Croácia percorreu um longo caminho desde que, em 2002, a primeira Parada de Orgulho Gay terminou com agressões a participantes. No ano seguinte, o país reconheceu as uniões civis entre casais homossexuais, com direitos idênticos aos heterossexuais na mesma situação.

* * *

Como a imprensa liberal via o referendo, dois dias antes da votação…

Uma revolução neoconservadora

No dia 1 de dezembro, os croatas vão votar num referendo, para decidir se a Constituição deve reconhecer apenas o casamento heterossexual. Para a escritora Slavenka Drakulic, é o enésimo sinal de recuo, numa altura em que o país entrou para a “casa comum” europeia.

Presseurop – Uma sociedade que se considera pró-europeia – mais, como “Europa antes da Europa” – e que encara a sua adesão à União Europeia como um regresso à casa comum, entre os seus pares, pode dar um passo atrás, do ponto de vista cultural e político?

Infelizmente, sim! Assistimos, neste momento, a um desses fenómenos, na Croácia. Na comemoração deste ano da queda de Vukovar [conquistada pelas forças sérvias em 18 de novembro de 1991], uma “Comissão para a defesa da Vukovar croata” [composta por veteranos da guerra de 1991-1995] desafiou o Governo [uma coligação de centro-esquerda, liderada pelo Partido Social-Democrata], impedindo-o de se juntar à marcha em memória das vítimas da cidade.

Há um ano que vimos testemunhando o nascimento de um movimento que se reúne em torno da iniciativa “Em nome da família”, que defende a família heterossexual. Inspirada no “Tea Party” dos Estados Unidos, próxima de círculos conservadores, a iniciativa croata e os seus defensores afirmam que o casamento seja definido na Constituição como a união exclusiva de um homem e uma mulher. Para isso, recolheram 700 mil assinaturas a favor do referendo sobre o casamento. Dado o pequeno número de homossexuais declarados na Croácia, é evidente que o casamento gay é apenas um símbolo da desconfiança em relação ao “outro” e ao “diferente”, bem como um pretexto para desafiar o Governo e o poder.

O referendo realiza-se no dia 1 de dezembro, apesar das objeções de associações de proteção dos direitos humanos e das minorias, e dos argumentos do Partido Popular Croata [liberal, integrante da coligação governamental], que sublinhou que a questão formulada no referendo coloca em risco os direitos fundamentais dos cidadãos. No entanto, o Tribunal Constitucional decidiu a favor da iniciativa “Em nome da família” e deu luz verde à pergunta formulada no referendo [“É a favor que o casamento seja definido pela Constituição como a união de vida entre um homem e uma mulher?”].

Valores tradicionais

É forçoso constatar que a Croácia se está a voltar cada vez mais para os valores tradicionais e morais, como a família, a religião e a nação

É forçoso constatar que a Croácia se está a voltar cada vez mais para os valores tradicionais e morais, como a família, a religião e a nação. Basta recordar a polémica levantada sobre a introdução da educação sexual nos currículos escolares, que revelou um enorme fosso entre visões conservadoras e liberais do mundo, para além de diferenças de perceção do poder, ideologia e política. Recentemente, a academia de cultura e da língua croatas Matica Hrvatska (Matriz croata), propôs penalizações financeiras para quem não utilize corretamente a língua croata. Embora se trate de iniciativas legais provenientes de instituições e da sociedade civil, é claramente um sinal dos tempos.

Numa época de grandes mudanças, provocadas pela crise financeira e económica, pelo desemprego, pela globalização e pela adesão à União Europeia, a insegurança aumenta e, consequentemente, as pessoas regressam a padrões de comportamento e valores que lhes deem segurança. Isto é problemático quando a deriva para o neoconservadorismo é acompanhada por um desejo de mudar a lei, sobretudo a Constituição, que deve ser mais durável do que as crises, os medos e outros problemas que se espera sejam temporários.

Reconquista camuflada

Mas o que acontece quando uma associação civil, como a iniciativa “Em nome da família”, consegue mobilizar 700 mil pessoas? E, sobretudo, quando o propósito da mobilização não é o bem comum, mas a discriminação sexual, a exclusão de alguns cidadãos, o questionamento dos direitos humanos e dos direitos das minorias? Quais podem ser as potenciais consequências de uma mobilização em massa, sem nenhum propósito político aparente, num país onde cada mínima decisão tem conotação política? Será uma “reconquista” camuflada da direita, e de que direita? Porque não parece que a União Democrática Croata [direita conservadora e nacionalista, o maior partido da oposição] esteja a manipular o movimento, pelo contrário, parece que estes objetivos lhe estão a ser impostos. E tudo isso acontece, evidentemente, com a bênção da Igreja (e seu apoio financeiro?), que aproveita a brecha para se infiltrar.

No entanto, não vão ser os “partidários da família” a decidir o resultado do referendo, mas a maioria silenciosa, aqueles que pensam que nada disto lhes diz respeito. Na verdade, não percebem que se trata de uma questão de princípio, e não do casamento entre homossexuais ou do uso do cirílico. Quem se recusa a votar, nesta ou noutras ocasiões, arrisca-se a perder, um dia, o direito de voto.

A AVE MARIA DE UM PROTESTANTE - 3 de Dezembro de 2013

 

De:

Blog Evangelizando


A AVE MARIA DE UM PROTESTANTE

Posted: 02 Dec 2013 06:25 AM PST

Nossa Senhora

Vale a pena ler completamente:


A AVE MARIA DE UM PROTESTANTE


Um garotinho protestante de apenas 6 anos sempre ouvia seus amiguinhos católicos rezando a Ave Maria, ele gostou tanto da oração que copiou-a num papel e recitava-a todos os dias. "Olha mamãe que oração linda", disse o garotinho a sua mãe um dia. "Nunca a repita meu filho!", respondeu a mãe. Esta e' uma oração supersticiosa dos católicos, que adoram ídolos e pensam que Maria é uma espécie de Deusa. Quando na verdade ela não passa de uma mulher como outra qualquer. Pegue esta Bíblia e leia, nela encontramos tudo o que devemos e não devemos fazer
Daquele dia em diante o garoto cessou suas Ave Marias diárias, e se dedicou mais a leitura da Bíblia. Um dia quando lia Evangelho, o garoto leu a passagem da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. Cheio de alegria, o garoto correu até sua mãe e disse: Mamãe, eu achei a Ave Maria na Bíblia, aonde diz: 'Ave cheia de graça, o Senhor e' convosco, bendita sois vós entre as mulheres.' Por que a senhora chamou esta oração de supersticiosa?
Numa outra ocasião ele encontrou a linda saudação de Santa Isabel á Virgem Maria, encontrou também o maravilhoso Cântico MAGNIFICAT, no qual Maria é profetizada: "as gerações a chamarão bem aventurada"
O garotinho não mais comentou tais passagens com sua mãe, mas voltou a recitar suas Ave Marias todos os dias, como fazia anteriormente. Ele sentia prazer em recitar aquelas fascinantes palavras para a Mãe de Jesus, Nosso Salvador
Aos 14 anos, ele escutou os membros de sua família discutindo entre eles sobre Nossa Senhora. Todos eles diziam que Maria era uma mulher comum como qualquer outra. O garoto, depois de ouvir estas absurdas afirmações, não aguentou mais ouvir tais insultos e com indignação interrompeu-os dizendo: "Maria não é como qualquer filha de Adão, manchada pelo pecado. Não! O anjo chamou-a de Cheia de Graça e Bendita entre todas as mulheres. Maria é a mãe de Jesus Cristo, e consequentemente mãe de Deus. Não existe dignidade maior para com uma criatura. O Evangelho nos conta que as gerações chamarão-a de abençoada/bem aventurada, e vocês desmerecendo e menosprezando-a? Seus espíritos não são os mesmos do Evangelho ou da Bíblia, que proclamam ser a fundação da Religião Cristã"
A fala do garoto deixou uma impressão tão profunda que conseguiu, por várias vezes, fazer sua mãe chorar de dor. "Ah meu Deus! Tenho medo deste meu menino um dia se juntar a religião católica, a religião dos Papas!"
E realmente não demorou muito, depois de um sério estudo sobre o Protestantismo e o Catolicismo, o garoto descobriu mais tarde a ÚNICA e VERDADEIRA religião, e abraçou-a, se tornando um de seus mais ardentes apóstolos
Algum tempo após sua conversão, ele encontrou com sua irmã casada que censurou-o dizendo: Você sabe o quanto eu amo meus filhos. Se algum deles um dia desejar virar católico, eu preferirei perfurar o coração deles com um punhal do que permiti-los abraçar a religião dos Papas
A fúria dela era tão profunda quanto a de São Paulo antes de sua conversão. De qualquer forma, ela iria mudar esse seu jeito, igual a São Paulo no caminho a Damasco. Ocorreu então que um dos filhos dela ficou perigosamente doente, e os médicos já haviam perdido a esperança de recuperação
Aí o irmão chegou até ela e conversou afetivamente dizendo: Minha querida irmã, naturalmente você deseja que sua criança seja curada. Muito bem então, o que eu lhe pedir, apenas faça! Siga-me, vamos rezar uma Ave Maria e prometer a Deus que, se sua criança recuperar a saúde, você irá estudar seriamente a Doutrina Católica, e você chegará a conclusão de que o catolicismo é a única e verdadeira religião, e não importa quão grande seja este sacrifício, mas você irá abraçar esta fé.
Sua irmã estava relutante no começo, mas como ela desejava a recuperação do seu filho, ela aceitou a proposta do irmão e rezou a Ave Maria com ele. No dia seguinte o filho dela estava completamente curado. A mãe cumpriu sua promessa e estudou a Doutrina Católica. E após uma longa preparação, ela recebeu o sacramento do Batismo juntamente com o restante de seus familiares, e agradeceu seu irmão por ter sido um apóstolo para ela
Essa história foi relatada num sermão dado pelo Rev. Fr. Tuckwell (Padre Tuckwell), que continuou o sermão dizendo: "O garoto que virou católico e converteu sua irmã e familiares ao catolicismo, dedicou sua vida inteira ao serviço de Deus." 'Aquele garoto virou padre e está a falar com vocês neste exato momento!' O que sou, devo a Nossa Senhora
Vocês também meus caros fiéis, sejam totalmente dedicado á Nossa Senhora, e nunca esqueçam de passar ao menos um dia sem rezar esta linda oração, a Ave Maria e o Terço. Peça á Ela para iluminar as mentes protestantes que estão separadas da Igreja de Cristo, fundada na rocha(Pedro), e da qual as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus XVI, 18

------------------

Transcrição de

Para: antoniofonseca1940@hotmail.com

Imagem de Blog Evangelizando

Blog Evangelizando

por

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1833-3 - ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS - 3 de Dezembro de 2013





304366_465353430165307_1277105794_n


Do livro – Encontro diário com Deus  - Editora Vozes – Petrópolis - http://www.vozes.com.


Nº 1833-3 -  3 de Dezembro de 2013

Pensamento do Dia


A esperança é uma respiração amplificada no presente imediato.

Jacques Salomé

____________________________________________________
_____

Dá-me, Senhor, um bom coração! 
Um coração ensolarado, alegre e feliz,
 levantado e aberto para todos, 
que não tenha medo de viver para fora, 
nem se amedronte com os desafios da vida. 
Um coração que tenha grandes olhos para o milagre da vida e asas estendidas para voar em direcção das altas montanhas. Um coração que bata ao compasso do mundo e que dance com as alegrias e chore com as tristezas do dia a dia.



Ferey Neylor J. Tonin, OFM
______________________________________________________________________________
***********************************************

NOTA:
Este livro foi adquirido em 11-2-2013 por mim, pessoalmente, e, apesar de:
Todos os direitos reservados.
Julgo não estar a utilizar abusivamente parte dos textos ali publicados, para os editar diariamente no meu blog.
Se, no entanto, a Editora entender que não os devo publicar, agradeço que me informem de imediato, através do meu endereço:
http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com – Blogue SÃO PAULO (e Vida de Santos)

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

REZAR NO ADVENTO - 3 de Dezembro de 2013






Com a devida vénia, permito-me efectuar a
Apresentação por
Digitalização do Livro REZAR O ADVENTO, de Edições Salesianas

www.edisal.salesianos.pt
edisal@edisal.salesianos.pt

Rezar o Advento

Responsável do blogue. ANTÓNIO FONSECA

Nº 1833 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - ESDRAS - 9 - 3 de Dezembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

3 de Dezembro de 2013

Nº 1833  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1833

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos, no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

ESDRAS

Esdras-Ezra

CAPÍTULO 9

LIVRO DE ESDRAS

9 – OS MATRIMÓNIOS ENTRE OS JUDEUS E ESTRANGEIROS 

»Depois destes acontecimentos, os chefes vieram ter comigo e disseram-me: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas , não se afastaram dos habitantes deste país. Imitaram as abominações dos cananeus, dos hiteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus. Tomaram, entre as filhas deles, mulheres para si e para os seus filhos. Assim, a raça santificada misturou-se com a dos habitantes do país (Is 6, 13). Os chefes e magistrados forma os primeiros a cometer este pecado». Ao ouvir estas palavras, rasguei a minha túnica e a capa, arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e sentei-me desolado (Lv 10, 6; Jos 7, 6 s; Job 2, 13). Ao redor de mim reuniram-se todos aqueles que temiam a palavra do Deus  de Israel, por causa das prevaricações dos filhos do cativeiro. Quanto a mim estive desolado até ao fim da tarde.

Na hora da oblação da tarde, levantei-me da minha aflição com as vestes e o meu manto rasgados; então, caindo de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, Meu Deus, e disse: «Meu Deus, estou envergonhado e confusão levantar a minha face para Vós, meu Deus, porque as nossas iniquidades acumulam-se sobre as nossas cabeças, e os nossos pecados chegam até ao céu. Desde o tempo dos nossos pais até ao dia de hoje, temos sido gravemente culpados; e por causa das nossas iniquidades, fomos escravizados, nós, os nossos reis e os nossos filhos, entregues à mercê dos reis dos outros países, à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha que nos cobre ainda nos dias de hoje. Entretanto, o Senhor nosso Deus, testemunhou-nos a Sua misericórdia, deixando subsistir um resto do nosso povo (Ex 14, 22). e concedeu-nos refúgio no Seu santo lugar. O nosso Deus, quis, assim fazer brilhar aos nossos olhos a Sua luz, e dar-nos um pouco de vida no meio da nossa servidão. Porque nós somos escravos , mas o nosso Deus não nos abandonou no nosso cativeiro. Ele concedeu-nos a benevolência dos reis da Pérsia, conservando-nos a vida para reconstruirmos a morada do nosso Deus, e reerguer as suas ruínas, e prometeu-nos um refúgio seguro em Judá e em Jerusalém. Agora, ó Deus nosso, que mais poderemos dizer, depois disto? Nós abandonamos os Vossos mandamentos que Vós nos destes por meio dos Vossos servos , os profetas (Dt 7, 1-3; Lv 18, 24 s), que diziam: O país que ides possuir é um país de impureza, contaminado pelas imundícies dos povos dessa região,  pelas abominações e impurezas com que o encheram , de uma extremidade à outra. Não lhes deis, pois, as vossas filhas e os vossos filhos. Não vos preocupeis com a sua prosperidade e o seu bem-estar (Dt 33, 6; Ex 23, 32), para que vos torneis fortes e comais os bons produtos deste país, o qual transmitireis, para sempre, como herança, aos vossos descendentes». Depois de tudo o que nos aconteceu por causa das nossas más acções e dos nossos pecados. Vós nos conservastes , ó nosso Deus, mais do que mereciam as nossas iniquidades, e deixastes subsistir um resto do nosso povo.

Poderíamos recomeçar a violar os Vossos mandamentos aliando-nos a estes povos abomináveis? Não Vos irritareis contra nós, ate nos exterminar, sem deixar escapar um só sobrevivente? Senhor, Deus de Israel, Vós sois justo, porque presentemente nada mais somos do que o restos dos sobreviventes. Eis-nos aqui, diante de Vós , como culpados, sem podermos, por isso, subsistir na Vossa presença».

(Texto do Livro de ESDRAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


local do blogue

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

3 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA