OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Por que Deus permite que coisas ruins aconteçam com boas pessoas?" - 6 de Dezembro de 2013

Tens Perguntas? Questões Bíblicas Respondidas.
www.GotQuestions.org/Portugues

 

https://dub120.mail.live.com/Handlers/ImageProxy.mvc?bicild=&canary=TGJMErKvCDkdNHrOefex%2b3hEyU7BY9llncrH%2fLdcBGo%3d0&url=http%3a%2f%2fwww.gotquestions.org%2fimages%2fQOTW-header-Portuguese.jpg

Pergunta: "Por que Deus permite que coisas ruins aconteçam com boas pessoas?"


Resposta:
Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? Esta é uma das perguntas difíceis de toda a teologia. Deus é eterno, infinito, onisciente, onipresente, onipotente, etc. Por que nós, seres humanos (que não somos eternos, infinitos, oniscientes, onipresentes, onipotentes) vamos esperar que sejamos capazes de compreender inteiramente os caminhos de Deus? O livro de Jó lida com esta questão. Deus permitiu que Satanás fizesse tudo o que desejou com Jó, exceto matá-lo. Qual foi a reação de Jó? “Ainda que ele me mate, nele esperarei” (Jó 13:15). “... o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). Jó não compreendeu por que Deus tinha permitido as coisas que permitiu, mas sabia que Deus era bom e por isso perseverou confiando Nele. Esta também deveria ser a nossa reação. Deus é bom, justo, amoroso e misericordioso. Muitas vezes nos acontecem coisas que simplesmente não podemos entender. Entretanto, ao invés de duvidar da bondade de Deus, nossa reação deveria ser confiar Nele. “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3:5-6).
Talvez uma pergunta mais apropriada seja: “Por que coisas boas acontecem com pessoas más?” Deus é santo (Isaías 6:3; Apocalipse 4:8). Os seres humanos são pecadores (Romanos 3:23; 6:23). Você quer saber como Deus vê a humanidade? “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Romanos 3:10-18). Todo e qualquer ser humano neste planeta merece, neste exato momento, ser lançado no inferno. Cada segundo que temos de vida, cada segundo, nos é concedido pela graça de Deus. Até a mais terrível infelicidade que pudéssemos experimentar neste planeta é dádiva misericordiosa comparada com o que realmente merecemos, inferno eterno no lago de fogo.
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8). Apesar da natureza má e pecadora das pessoas, Deus assim mesmo nos amou. Ele nos amou o suficiente para morrer, a fim de carregar a pena por nossos pecados (Romanos 6:23). Tudo o que precisamos fazer é crer em Jesus Cristo (João 3:16; Romanos 10:9) para que sejamos perdoados, e então a nós é prometido um lar no céu (Romanos 8:1). O que merecemos = inferno. O que Deus nos dá= vida eterna no céu se apenas crermos. Foi dito que este mundo é o único inferno que os crentes algum dia vão experimentar, e este mundo é o único céu que os infiéis vão experimentar. Da próxima vez que fizermos a pergunta: “Por que Deus permite que coisas ruins aconteçam com pessoas boas?”, talvez devamos perguntar: “Por que Deus permite que coisas boas aconteçam com pessoas más?”


Tens Perguntas? Questões Bíblicas Respondidas.
www.GotQuestions.org/Portugues

___________________

Transcrição por ANTÓNIO FONSECA

Nº 1836 - (318 - 13) – 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - 6 de Dezembro de 2013 - 6º ano

e-mail: antoniofonseca1940@hotmail.com
e-mail dos blogues:  antoniofonseca40@gmail.com

009

Nº 1836 - (318 - 13) – 1ª Página

6 de Dezembro de 2013

6º ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE BLOGUE
Graças a Deus
Imagem3189_thumb1_thumb_thumb_thumb_[1]IAmPosters_thumb122222222222222
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
E U   S O U

AQUELE   QUE   SOU
O
ALFA
E
ÓMEGA
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««

*********************

Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt

NICOLAU, Santo

Bispo  (324)

SABAS, Santo

Eremita (439-532)

DIONISIA, MAJÓRICO,

EMÍLIO, LEÔNCIA, BONIFÁCIO DE SIBIDA  e muitos outros, Santos

Mártires (439-532)

 

De: ES. CATHOLIC.NET/SANTORAL

Nicolás de Mira, Santo
Diciembre 6 Obispo

Pedro Pascual, Santo
Diciembre 6 Mártir Mercedario

Emilio y compañeros, Santos
Diciembre 6 Mártires

Abraham de Kratia, Santo
Diciembre 6 Monje

Luisa María Frías Cañizares, Beata
Diciembre 6 Mártir

János Scheffler, Beato
Diciembre 6 Obispo y Mártir

Aurelia (Clementina) Arambarri Fuente, Beata
Diciembre 6 Religiosa y Mártir

Aurora (Justa) López González, Beato
Diciembre 6 Religiosa y Mártir

Daría (Engracia) Andiarena Sagaseta, Beata
Diciembre 6 Religiosa y Mártir

Ireneo Rodriguez González, Beato
Diciembre 6 Sacerdote y Mártir

Gregorio Cermeño Barceló, Beato
Diciembre 6 Sacerdote y Mártir

Vicente Vilumbrales Fuente, Beato
Diciembre 6 Sacerdote y Mártir

Narciso Pascual Pascual, Beato
Diciembre 6 Religioso y Mártir

De: SANTIEBEATI.IT

90497 > Beata Angelica da Milazzo Terziaria 6 dicembre
91723 > Sant' Apollinare di Trieste Martire 6 dicembre
90496 > Sant' Asella di Roma Vergine 6 dicembre MR
80650 > Santi Dionisia, Dativa, Leonzia, Terzo, Emiliano, Bonifacio, Maiorico e Servo Martiri 6 dicembre MR
94034 > Beato Eliodoro Ramos Garcia Coadiutore salesiano, martire 6 dicembre
90882 > San Giuseppe Nguyen Duy Khang Catechista, martire 6 dicembre MR
95499 > Beato Janos Scheffler Vescovo e martire 6 dicembre
92959 > Beata Luisa Maria Frias Canizares Vergine e martire 6 dicembre MR
94005 > Beato Michele Lasaga Carazo Sacerdote salesiano, martire 6 dicembre
30300 > San Nicola di Mira (di Bari) Vescovo 6 dicembre - Memoria Facoltativa MR
90064 > Sant' Obizio da Niardo 6 dicembre MR
80725 > San Pietro Pascasio (Pedro Pascual) Vescovo mercedario, martire 6 dicembre MR

 

Do: MARTIROLÓGIO ROMANO

CEP – Conferência Episcopal Portuguesa

NICOLAU, Santo

Bispo de Mira (Lícia)  -  (século IV)

São NICOLAU, bispo de Mira, na Lícia, na hodierna Turquia, ilustre pela sua santidade e pela sua intercessão ante o trono da divina graça.

ASELA, Santa

Virgem (385)

Em Roma, a comemoração de Santa ASELA, virgem, que, segundo o testemunho de São Jerónimo, viveu até ao fim dos seus dias entregue aos jejuns e à oração.

DIONÍSIA e MAJÓRICO, Santos (e muitos outros)

Mãe e filho (século V)

Na África Setentrional, a comemoração dos santos mártires, quem, durante a perseguição dos Vândalos no tempo de Hunerico, rei ariano, pela defesa da fé católica sofreram, gravíssimos e inumeráveis suplícios. Neste grupo, (entre os quais, se contam Emílio, médico, Dativa, Leôncia, Tércio, Bonifácio de Sibida, Sérvio, Vitória e muitos outros) são dignos de memória DIONÍSIA e seu filho MAJÓRICO, o qual, de tenra idade, e apavorado pelas torturas, mas fortalecido pelos olhares e exortações de sua mãe, se tornou o mais corajoso de todos e entregou a sua alma no meio dos tormentos.

OBÍCIO, Santo

Soldado e penitente (1204)

Em Bréscia, na Lombardia, região de Itália, Santo OBÍCIO, que, sendo militar de cavalaria, se converteu a Deus, abraçou uma vida de penitência e distribuiu os seus bens para utilidade de todos.

PEDRO PASCOAL, Beato

Bispo e mártir (1300)

Em Granada, Espanha, o beato mártir PEDRO PASCOAL, bispo de Jaen, da Ordem das Mercês o qual, quando visitava a sua grei para a exortar à defesa da fé, foi capturado pelos Mouros e morreu no cárcere.

JOSÉ NGUYEN DUY KHANG, Santo

catequista e mártir (1861)

Em Hai Duong, cidade do Tonquim, hoje Vietname, São JOSÉ NGUYEN DUY KHANG, mártir, que, sendo catequista e companheiro nas viagens do santo bispo Jerónimo Hermosilla, foi com ele capturado na perseguição do imperador Tu Duc e depois flagelado, encarcerado e finalmente degolado.

MÁRTIRES EM ESPANHA

(século XX)

Neste dia, em ESPANHA, são comemorados os numerosos Mártires espanhóis do século XX

LUÍSA MARIA FRIA CAÑIZARES, Beata

Virgem e mártir (1936)

Em Picadero de Paterna, localidade da província de Valência, em Espanha, a beata MARIA LUÍSA FRIAS CAÑIZARES, virgem e mártir, que, durante a perseguição contra a Igreja, alcançou a recompensa eterna pelo combate à fé.

MIGUEL LASAGA CARAZO e companheiros, Beatos

Presbítero mártir (1936)

Em Guadalajara, também na Espanha, os beatos MIGUEL LASAGA CARAZO, ESTÊVÃO VÁSQUEZ ALONSO, FLORÊNCIO RODRIGUEZ GUEMES, HELIODORO RAMOS GARCIA, JOÃO LOURENÇO LARRAGUETA GARAY, PASCOAL DE CASTRO HERRERA, VIRGÍLIO EDREIRA MOSQUERA, todos religiosos da Sociedade Salesiana. mártires.

JOÃO SCHEFFLER, Beato

Bispo e mártir (1952)

Em Bucareste, na Roménia, o Beato JOÃO SCHEFFLER, bispo de Statu Mare e mártir.

 

===================================

=================================

Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos

“REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”

aos-ps-de-mARIA22222222222222

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

ATENÇÃO:

Como os meus prezados leitores (poucos, mas bons) devem ter reparado, as últimas edições  já têm mais algumas alterações que eu venho fazendo dia a dia, desde o passado mês de Setembro, e, hoje, 27 de Novembro de 2013, iniciei um novo sistema. Vou passar a incluir os nomes dos santos insertos no MARTIROLÓGIO ROMANO que acaba de ser editado há pouco tempo atrás, pela CEP – CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA – Edição de MMXIII, fazendo indicação dos mesmos na forma sintética como ali vêm expressos. Continuo a publicar as edições de http://es.catholic.net/santoral e http://santiebeati.it, e evidentemente os que vêm publicados em www.jesuitas.pt através do Livro Santos de Cada Dia. Apenas quando houver dias especiais, como acontece hoje com a Nossa Senhora das Graças é que farei a inclusão da sua biografia – excepcionalmente em espanhol, se não a tiver disponível em português. Também as imagens só serão publicadas se as obtiver.

O meu computador continua a sofrer algumas interrupções (ou melhor, a Internet…) não está a trabalhar como eu desejaria, mas mesmo assim, vou conseguindo fazer esta tarefa. Espero que a todo o tempo isto se venha regularizando, a fim de poder entrar na NORMALIDADE.

Prevenindo novas suspensões que possam vir a acontecer, vou continuar a agendar as publicações diárias desta 1ª rubrica SANTOS DE CADA DIA, e também da 2ª - O ANTIGO TESTAMENTO, e da 3ª ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS.

Quanto às restantes rubricas, com excepção dos SALMOS - que me parecem não serem lidos, - pois que quando são publicados, são-no no próprio dia e, portanto, não servirão de facto, de guia para alguém, pelo que estará suspensa a sua publicação até ver…

BENDITO SEJA DEUS

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto

Viso---mapa_thumb_thumb_thumb_thumb_[2]

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com

==================================

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt;

http://bibliaonline.com.br/acf ; wikipedia.com

MARTIROLÓGIO ROMANO

Edição da CEP-Conferência Episcopal Portuguesa em MMXIII

REZAR NO ADVENTO - 6 de Dezembro de 2013

 
Digitalizar0008






Com a devida vénia, permito-me efectuar a
Apresentação por
Digitalização do Livro REZAR O ADVENTO, de Edições Salesianas


www.edisal.salesianos.pt
edisal@edisal.salesianos.pt


Rezar o Advento

Responsável do blogue. ANTÓNIO FONSECA

E assim vamos indo: golfinhos, baleias, florestas e até rios têm direitos, mas não os nascituros - 6 de Dezembro de 2013

 

http://contra-o-aborto.blogspot.pt/

 

quarta-feira, dezembro 04, 2013

E assim vamos indo: golfinhos, baleias, florestas e até rios têm direitos, mas não os nascituros

Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut

Finja que eu sou uma árvore e me salve!

No início de 2012, dois pesquisadores de Ética escandalizaram o mundo ao perguntarem "Por que um bebê deve viver?", assunto que foi abordado aqui no blog ("Pergunta abortista: E por que um bebê deveria viver?"). Em outra postagem ("Cultura da Morte: o infanticídio") podemos ver que a pergunta dos pesquisadores não traz nada tão novo assim em relação ao que já vem acontecendo mundo afora conforme descemos cada vez no poço impulsionados pela Cultura da Morte. 

Bebês prematuros abandonados à morte já não são coisa que abale uma sociedade como a inglesa. Nos EUA, Barack Obama é simplesmente o presidente mais comprometido com o avanço do aborto em seu próprio país e no mundo inteiro que já passou por lá. Aqui no Brasil, com a proteção de certos órgãos oficiais e "missionários", há tribos indígenas que ainda praticam o infanticídio de bebês com alguma deficiência ou até mesmo caso o nascimento tenha sido de gêmeos.

Ou seja, os pesquisadores Alberto Giubilini e Francesca Minerva nada mais fizeram que dizer às claras o que muita gente evita por vários motivos. Eles são apenas a vanguarda do atraso, aqueles que têm a coragem de levantar bem alto o estandarte de uma ética que há muito virou as costas para o que seria aceitável.

Mas como o fundo do poço é uma utopia ao lidarmos com a Cultura da Morte, não é de admirar o que legisladores, pressionados pela radical militância ambiental e defensora dos direitos dos animais, venham aprovando mundo afora. Na Índia, por exemplo, onde o aborto é liberado e devido à preferência cultural por bebês do sexo masculino há já detectado o aborto seletivo de bebês meninas ("A Índia e o generocídio feminino"), recentemente os golfinhos e outros cetáceos obtiveram o status de "pessoa não-humana", o que lhes conferirá direitos específicos. Esta iniciativa veio após protestos contra um parque que promovia shows aquáticos com golfinhos no estado de Kerala.

Como justificar o status de pessoa para golfinhos, orcas e assemelhados e negá-lo para seres humanos ainda não nascidos? É impensável que um golfinho possa fazer uma performance em um show, mas tudo está bem quando um bebê é trucidado ainda no ventre de sua mãe?

Mas há mais... Se os golfinhos são a bola da vez, é porque os grandes primatas (chimpanzés, gorilas, orangotangos, bonobos) já tiveram seu status de pessoa aprovado, não? Pois sim... Foi o que fez o parlamento da Espanha em 2008 ao dar direitos humanos a estes animais, o que impede, por exemplo, que estes animais sejam utilizados em comerciais, filmes, circos, etc. E isto aconteceu no mesmo país onde o aborto vem tendo seus números aumentados ano a ano. Tudo isto, claro, capitaneado pelos esquerdistas que chegaram ao poder e modificaram a legislação.

Mais? Pois não! Na Nova Zelândia o rio Whanganui -- sim: um rio! --, o terceiro maior daquele país, obteve o status de pessoa, tendo seus direitos e interesses protegidos pela lei, tendo apontado até mesmo dois guardiões legais. Que coisa curiosa, não? Ah, sim... O aborto também é legalizado na Nova Zelândia. Faz sentido.

Basta isto? Mas claro que não... Faltava a América Latina dar sua contribuição a esta loucura coletiva mundial, não é mesmo? O Equador, indo mais além, em sua mais recente Constituição deu direitos legais à natureza:

"Art. 71.- La naturaleza o Pacha Mama, donde se reproduce y realiza la vida, tiene derecho a que se respete integralmente su existencia y el mantenimiento y regeneración de sus ciclos vitales, estructura, funciones y procesos evolutivos. Toda persona, comunidad, pueblo o nacionalidad podrá exigir a la autoridad pública el cumplimiento de los derechos de la naturaleza."

Até o momento, o aborto segue ilegal no Equador, mas obviamente que grupos abortistas há anos pressionam sua legalização.

Como o Brasil não poderia ficar de fora, nunca é demais lembrar que aqui é crime inafiançável eliminar ovos de tartaruga marinha enquanto políticos, o Governo e inúmeras ONGs lutam para que o aborto seja liberado, o que deixaria tartarugas não-nascidas protegidas por lei enquanto bebês humanos não-nascidos poderiam ser eliminados livremente.

É curioso que alguns poucos levantem sua voz para mostrar que o rei está nu e deixar à vista de todos o absurdo que animais e até acidentes geográficos tenham mais "direitos" que um seu semelhante, um ser humano ainda não nascido. Milhões morrem porque não há quem lhes defenda e porque há aqueles que até negam sua humanidade para facilitar sua eliminação cruel enquanto se escandalizam ao verem um golfinho fazer uma pirueta ou um chimpanzé participar de um filme. 

Artigos Relacionados

Helio Schwartsman e seu novo paradi...

Novo presidente da Academia Pontifí...

Pesquisas com células-tronco embrio...

Quando começa a vida? A Ciência já ...

O Estatuto do Nascituro, os idiotas...

Mandela e o aborto

E assim vamos indo: golfinhos, bale...

Esclarecimentos do Pe. Lodi sobre o...

Publicada por William Etiquetas: aborto, bioética, ciência, Cultura da Morte, Direitos Humanos

--------------------------

Transcrição através do blogue http://contra-o-aborto.blogspot.pt/

 

por

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1836 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - NEEMIAS - (2) - 6 de Dezembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

6 de Dezembro de 2013

Nº 1836  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1836

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

NEEMIAS ou 2º de ESDRAS

Esdras-Ezra

(Esdras)

LIVRO DE NEEMIAS

1 – NEEMIAS, parte para Jerusalém

No mês de Nisan, no vigésimo ano do rei Artaxerxes como o vinho estivesse diante do rei tomei-o e ofereci-lho. Ora jamais eu estivera triste na sua presença. O rei disse-me: «Porque tens o semblante tão sombrio? Não estás doente! Portanto, isso só pode ser tristeza de coração!» Muito conturbado respondi ao rei: «Viva o rei para sempre ! Como não hei-de estar triste, quando a cidade, onde se encontram os túmulos dos meus pais, está em ruínas e as suas portas consumidas pelo fogo?» E o rei disse-me: «Que queres?» Então fazendo uma oração ao Deus do céu, disse ao rei: «Se aprouver ao rei, e se o teu servo achar graça diante de ti, deixa-me ir para o país de Judá, à cidade onde se encontram os túmulos dos meus pais, a fim de a reconstruir». O rei, junto de quem a rainha se sentara, perguntou-me : «Quanto tempo durará essa viagem? Quando será o regresso?» Aprouve ao rei deixar-.me partir e eu indiquei-lhe a data do regresso. Prossegui: «Se o rei achar bem, dêem-me cartas para os governadores da outra margem do rio, a fim de que me deixem passar para Judá; e também outra carta para a Asaf, o intendente da floresta real, para que me forneça madeira para construir as portas da fortaleza do templo, para as muralhas da cidade e para a casa que eu habitar». O rei concordou com o meu pedido, porque me favorecia a bondosa mão de Deus.

Fui ter com os governadores da outra margem do rio e entreguei-lhes as cartas do rei. O rei fizera-me escoltar por alguns chefes e cavaleiros.

Mas quando Sanabalat, o horonita, e Tobias, o servo amonita, foram informados disto, ficaram pesarosos por ter chegado um que procurava a prosperidade dos filhos de Israel.

Cheguei, finalmente, a Jerusalém, e descansei ali três dias. Levantei-me durante a noite com um pequeno grupo de homens, sem dizer a ninguém o que o meu Deus me inspirara a fazer para o bem de Jerusalém. Não tinha comigo outro animal senão aquele em que montava. Saí à noite pela porta do Vale, e dirigi-me à fonte do Dragão e à porta da Estrumeira, e contemplei as muralhas de Jerusalém arruinadas e as suas portas consumidas pelo fogo. Passei, depois, pela porta da Fonte e pela piscina do rei, mas não havia ali caminho para passar com a minha montada. Subi então, à noite, pela torrente, e examinei a muralha. dei a volta, voltei a entrar pelas porta do Vale e regressei.

Os magistrados ignoravam onde tinha ido e o que queria fazer. Até àquele momento, nada deixara transparecer aos judeus nem, aos sacerdotes, nem aos magistrados, nem aos chefes, nem às outras pessoas do povo que se ocupavam dos trabalhos. Disse-lhes, então: «Vede a miséria em que nos encontramos: Jerusalém destruída, as suas portas consumidas pelo fogo! Vinde e reconstruamos as muralhas da cidade e ponhamos termo a tanta ignominia!» Ao mesmo tempo, contei-lhes como a bondosa mão de Deus me favorecera e narrei-lhes todas as palavras que me dissera o rei. Gritaram todos: «Eia! Vamos! Reconstrua-mo-la!» Com isto cobraram ânimo e puseram-se a executar esta obra.

Sanalabat, o horonita, Tobias, o servo amonita, e Gossem, o árabe e zombaram de nós, em tom escarninho: «Que estais a fazer? Quereis revoltar-vos contra o rei?» (Esd 4, 7-23)? Respondi-lhes: «O próprio Deus do céu é Quem nos fará triunfar. Nós somos os Seus servos, e vamos continuar a obra, pois vós não tendes parte, nem direito, nem lembrança em Jerusalém (Esd 4, 3).

 

 

(Texto do Livro de NEEMIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000


LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

6 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA