OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Nº 1842 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - NEEMIAS - (8) - 12 de Dezembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

12 de Dezembro de 2013

Nº 1842  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1842

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

NEEMIAS ou 2º de ESDRAS

Esdras-Ezra

(Esdras)

LIVRO DE NEEMIAS

8 –  A LEITURA SOLENE DA LEI

Ao chegar o sétimo mês (Esd 3, 1), os filhos de Israel já estavam instalados nas suas cidades. Então todo o povo se reuniu, como um só homem, na praça que fica diante da porta das Águas, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor prescrevera a Israel. O sacerdote Esdras, apresentou, pois, a lei diante da assembleia de homens e mulheres e de todos quantos eram capazes de a compreender. Foi no primeiro dia do sétimo mês. Esdras leu o livro, desde a manhã até à tarde, na praça que fica diante da porta das Águas, e todo o povo escutava, com atenção, a leitura do livro da Lei. O escriba Esdras subiu para um estrado de madeira mandado levantar para a ocasião; ao seu lado, encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolam. Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, pois achava-se num lugar elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo se levantou. Então Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu levantando as mãos: «Ámen! Ámen!». Depois, inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com  a face por terra. Josué, Bani, Jamim, Acub, Seftai, Odias, Maasias, Celita, Azarias, Josabed, Hanan, Falaías e os outros levitas explicavam, a lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar. E liam, clara e distintamente, o livro da lei de Deus e explicavam o seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.

O governador Neemias, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: «Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus; não vos entristeçais ou choreis», pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da lei. Neemias disse-lhes: «Ide para as vossas casas, gaseei um bum jantar, bebei vinho doce, e reparti com aqueles que nada têm preparado; este é um dia grande consagrado ao Senhor; não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor será a vossa força». Os levitas exortaram o povo ao silêncio: «Calai-vos, diziam eles, este é um dia santo; não vos lamenteis». E todo o povo se retirou para comer e beber, repartir porções pelos pobres e entregar-se a grandes alegrias, porque tinham entendido o sentido das palavras que lhe foram explicadas.

No segundo dia, os chefes das famílias de todo o povo, os sacerdotes e os levitas reuniram-se na presença do escriba Esdras para ouvir a explicação da lei. Encontraram escrito no livro da Lei que o Senhor ordenara, por intermédio de Moisés, que os filhos de Israel habitassem em tendas na festa do sétimo mês (Lv 23, 33-36; Ex 23, 14). Fizeram então proclamar e publicar em todas as cidades, e também em Jerusalém, o seguinte aviso: «Ide à montanha e trazei ramos de oliveira cultivada e de oliveira selvagem, ramos de mirta, ramos de palmeiras e de árvores frondosas, para fazer cabanas, como está mandado». Foi, pois, o povo e trouxe ramos. E construíram as cabanas nos terraços das suas casas, nos átrios do templo, nos pátios na praça da porta das Águas e da na praça da porta de Efraim. Desta sorte, toda a assembleia daqueles que regressaram do cativeiro fizeram as cabanas e nelas habitaram. Desde o tempo de Josué, filho de Nun,  até àquele dia, jamais os filhos de Israel fizeram coisa semelhante. E a alegria foi grande.

Esdras, fez, cada dia, uma leitura da lei de Deus, desde o primeiro dia da festa até ao último. Celebraram a festa durante sete dias, e, no oitavo dia, houve uma solene assembleia, segundo estava prescrito (Nm 29, 35; Lv 23, 36).

 

(Texto do Livro de NEEMIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

12 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1841 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - NEEMIAS - (7) - 11 de Dezembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

11 de Dezembro de 2013

Nº 1841  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1841

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

NEEMIAS ou 2º de ESDRAS

Esdras-Ezra

(Esdras)

LIVRO DE NEEMIAS

7 – LISTA DAS FAMÍLIAS QUE REGRESSARAM COM ZOROBABEL

Logo que se concluiu a restauração da muralha, e se colocaram os batentes das portas, e se nomearam os porteiros, os cantores e os levitas, confiei a defesa da cidade a Hanani, meu irmão, e a Ananias, o comandante da cidadela, porque era um homem sério e cheio de temor de Deus. Ordenei-lhes que não abrissem as portas de Jerusalém enquanto não se sentisse o calor do sol. À tarde, com os guardas ainda nos seus postos, colocariam as trancas, e fechariam as portas. Durante a noite, os habitantes de Jerusalém, cada um no seu posto, montariam a guarda diante da sua própria casa.

A cidade era grande e espaçosa, mas estava pouco povoada, e as moradias não estavam todas reconstruídas. O meu Deus inspirou-me, então, que reunisse os notáveis, os magistrados, e o povo para fazer o recenseamento. Encontrei um registo genealógico dos primeiros que tinham, voltado no qual estava escrito o seguinte (Esd 1, 11):

Entre os exilados que Nabucodonosor, rei da Babilónia, levara cativos, estes são os povos da província que se puseram a caminho para regressar a Jerusalém e à Judeia, cada um à sua cidade. Regressaram com Zorobabel, Josué, Neemias, Azarias, Raamias, Naamani, Mardoqueu, Belsan, Mesfarat, Begoai, Naum, Baana.

Este é o recenseamento dos filhos de Israel: Filhos de Farsos, dois mil cento e setenta e dois. Filhos de Safatias, trezentos e setenta e dois. Filhos de Area, seiscentos e cinquenta e dois. Filhos de Faat-Moab, descendentes de Josué e de Joab, dois mil oitocentos e dezoito. Filhos de Elam, mil duzentos e cinquenta e quatro. Filhos de Zetua, oitocentos e quarenta e cinco. Filhos de Zacai, setecentos e sessenta. Filhos de Banui, seiscentos e quarenta e oito. Filhos de Bebai, seiscentos e vinte oito. Filhos de Azgad, dois mil e trezentos e vinte e dois. Filhos de Adonicam, seiscentos e sessenta e sete. Filhos de Bigbai, dois mil e sessenta e sete. Filhos de Adin, seiscentos e cinquenta e cinco. Filhos de Ater, filho de Ezequias, noventa e oito. Filhos de Hasem, trezentos e vinte e oito. Filhos de Bezai, trezentos e vinte e quatro. Filhos de Jarif, cento e doze. Filhos de Gabaon, noventa e cinco. Habitantes de Belém e de Netofa, cento e oitenta e oito. Habitantes de Anatot, cento e vinte oito. Habitantes de Bet-Azmot, quarenta e dois. Habitantes de Cariatiarim, de Céfira e de Berot, setecentos e quarenta e três. Habitantes de Ramá e de Geba, seiscentos e vinte e um. Habitantes de Macmas, cento e vinte e dois. Habitantes de Betel e de Hai, cento e vinte e três. Filhos de Nebo, cinquenta e dois. Filhos de outro Elam, mil duzentos e cinquenta e q1uatro. Filhos de Harim, trezentos e vinte. Habitantes de Jericó, trezentos e quarenta e  cinco. Filhos de Lod, de Hadid e de Ono, setecentos e vinte e um. Filhos de Senaa, três mil novecentos e trinta.

Sacerdotes: Filhos de Isaías, da casa de Josué, novecentos e setenta e três. Filhos de Emmer, mil e cinquenta e dois. Filhos de Fasur, mil duzentos e quarenta e sete. Filhos de Harim, mil e dezassete.

Levitas: Filhos de Josué, de Cedmiel, de Oduías, setenta e quatro.

Cantores: Filhos de Asaf, cento e quarenta e oito.

Porteiros: Filhos de Selum, filhos de Ater, filhos de Telmon, filhos de Acub, filhos de Hatita, filhos de Sobai, cento e trinta e oito.

Natineus: filho de Soba, filhos de Hasufa, filhos de Tebaot, filhos de Ceros, filhos de Siaa, filhos de Fadon, filhos de Lebana, filhos de Hagaba, filhos de Selmai, filhos de Hanan, filhos de Gedel, filhos de Gaher, filhos de Raaías, filhos de Rasin, filhos de Necoda, filhos de Gezem, filhos de Aza, filhos de Fazea, filhos de Bese, filhos de Munim, filhos de Nefusim, filhos de Bacbuc, filhos de Hacufa, filhos de Harur, filhos de Beslot, filhos de Maida, filhos de Harsa, filhos de Bercos, filhos de Sísara, filhos de Tema, filhos de Nasia, filhos de Hatifa.

Filhos dos servos de Salomão: Filhos de Sotai, filhos de Soferet, filhos de Farida, filhos de Jaala, filhos de Darcon, filhos de Jedel, filhos de Safatias, filhos de Hatil, filhos de Foceret-Asebaim, filhos de Amon.

Total dos natineus e dos filhos dos servos de Salomão: trezentos e noventa e dois.

Estes são os que partiram do Tel-Melas, Tel-Harsa, Querub, Adon e Emmer, e não conseguiram provar a sua descendência, a família dos seus pais e a sua origem israelita. Filhos de Dalaías, filhos de Tobias, filhos de Necoda, seiscentos e quarenta e dois. Entre os sacerdotes: Filhos de Habia, filhos de Acos, filhos de Berzelai, que se casou com uma das filhas de Berzelai, o galaadita, e tomou o seu nome. Estes procuraram a sua genealogia, mas não a conseguiram descobrir. por isso, foram excluídos do sacerdócio. O governador proibiu-os de comer das coisas santíssimas, até que se pudesse encontrar um sacerdote qualificado para consultar a Deus pelo Urim e pelo Tumim.

Toda a assembleia perfazia um total de quarenta e duas mil trezentas e sessenta pessoas, sem contar os seus servos e as suas servas, que eram em número de sete mil trezentos e trinta e sete. Havia, entre eles, duzentos e quarenta e cinco cantores e cantoras.

Tinham setecentos e trinta e seis cavalos, duzentos e quarenta machos, quatrocentos e trinta e cinco camelos e seis mil setecentos e vinte jumentos.

Alguns chefes de família deram donativos para os trabalhos. O governador doou, para o tesouro, mil dáricos de ouro, cinquenta taças e quinhentas e trinta túnicas sacerdotais.

E vários chefes de família doaram ao tesouro vinte mil dáricos de ouro e duas mil e duzentas minas de prata. O resto do povo doou vinte mil dáricos de ouro, duas mil minas de prata e sessenta e sete túnicas sacerdotais. Os sacerdotes, os levitas, os cantores, os porteiros, as pessoas do povo, os natineus e todos os filhos de Israel estabeleceram-se nas suas respectivas cidades (Esd 2, 59, 70).

(Texto do Livro de NEEMIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

11 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1842 - (324 - 13) – 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - 12 de Dezembro de 2013 - 6º ano

e-mail: antoniofonseca1940@hotmail.com
e-mail dos blogues:  antoniofonseca40@gmail.com

benção

Nº 1842 - (324 - 13) – 1ª Página

12 de Dezembro de 2013

6º ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE BLOGUE
Graças a Deus
Jesus Nossa Senhora
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
E U   S O U

AQUELE   QUE   SOU
O
ALFA
E
ÓMEGA
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««

*********************

Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Padroeira da América Latina

JOANA FRANCISCA DE CHANTAL, Santa

Fundadora (1572-1641)

TIAGO DE VITERBO, Beato

Religioso (1308)

CORENTINO, Santo

Bispo (VI ou VII século)

 

De: ES. CATHOLIC.NET/SANTORAL

 

Nuestra Señora de Guadalupe
Diciembre 12 Advocación Mariana

Epimaquio , Alejandro, Amonarión, Mercuria, Dionisia y otra compañera, Santos
Diciembre 12 Mártires

Amalia, Santa
Diciembre 12 Mártir

Corentino de Quimper, santo
Diciembre 12 Obispo

Finiano de Clonard, Santo
Diciembre 12 Obispo

Bartolo o Bartolomé Buonpedoni, Beato
Diciembre 12 Presbítero

Santiago Capocci de Viterbo, Beato
Diciembre 12 Ermitaño de San Agustín

Pio Bartosik (Ludwik Pius)n, Beato
Diciembre 12 Mártir Polonia

Israel de Dorat, Santo
Diciembre 12 Presbítero

 

De: SANTIEBEATI.IT

 

94809 > Beato Arnaldo Martin Mercedario 12 dicembre
90510 > Beato Bartolo Buonpedoni da San Gimignano Confessore 12 dicembre MR
81100 > Beata Maria Vergine di Guadalupe 12 dicembre - Memoria Facoltativa MR
92841 > San Corentino di Quimper Vescovo 12 dicembre MR
90443 > Beato Corrado di Offida Confessore 12 dicembre MR
90440 > Santi Epimaco e Alessandro Martiri 12 dicembre MR
91073 > Sant' Eulalia di Asti Vergine e martire 12 dicembre
93212 > San Finniano di Clonard Vescovo 12 dicembre MR
90156 > Beato Giacomo Capocci da Viterbo 12 dicembre MR
94805 > Beati Giovanni de Josa e Bertrando de Mas Martiri mercedari 12 dicembre
81120 > Sant' Israele di Dorat Sacerdote 12 dicembre MR
94806 > Beato Martino Sanz Mercedario 12 dicembre
92573 > Beato Pio (Pius Ludwik) Bartosik Sacerdote e martire 12 dicembre MR
94356 > Beata Pribyslava Sorella di San Venceslao 12 dicembre
93254 > San Simone Hoa Medico, sindaco, martire 12 dicembre MR
81475 > San Spiridione di Trimithonte Vescovo 12 dicembre MR
91998 > San Valerico Abate 12 dicembre
81130 > San Vicelino di Oldenburg Vescovo 12 dicembre MR

 

Do: MARTIROLÓGIO ROMANO

CEP – Conferência Episcopal Portuguesa

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Festividade no México

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, no México, cujo auxilio materno a grande multidão do povo implora humildemente na colina de Tepeyac, perto da cidade do México, onde ela apareceu, saudando-a confiadamente como estrela da evangelização dos povos e protectora dos indígenas e dos pobres (Desde 1474).

EPÍMACO e ALEXANDRE, e, ainda

AONÁRIA, MERCÚRIA, DIONÍSIA e outras, Santas

(250)

Comemoração dos santos mártires de Alexandria EPÍMACO e ALEXANDRE, que, no tempo do imperador Décio, depois de longa prisão e vários tormentos, foram queimados vivos por causa da sua fé em Cristo. Com eles sofreram o martírio as santas AMONÁRIA, virgem, MERCÚRIA, DIONÍSIA  e outras; temendo o juiz sentir-se vencido pela coragem das mulheres e receando que, embora usasse contra elas os mais inauditos suplícios, não conseguisse vencer a sua constância, ordenou que fossem imediatamente degoladas.

ESPIRIDIÃO, Santo

Bispo (348)

Na ilha de Chipre, Santo ESPIRIDIÃO, bispo, verdadeiro pastor das ovelhas, cujos feitos admiráveis estavam na boca de todos.

FINIANO, Santo

Abade (549)

Em Clonard, na Hibérnia, actual Irlanda, São FINIANO, abade, que fundou muitos mosteiro e foi pai e mestre de uma grande multidão de monges.

CORENTINO, Santo

bispo (séc. VII e VIII)

Em Quimper, na Bretanha menor, na hodierna França, São CORENTINO, venerado como o primeiro bispo desta cidade.

ISRAEL, Santo

Presbítero e cónego - (1014)

Em Le Dorat, no território de Limoges, na Aquitânia, actualmente também na França, Santo ISRAEL, presbítero e cónego regrante, que prestou grande ajuda ao bispo na pregação da palavra de Deus.

VICELINO, Santo

Bispo (1154)

Em Neumunster, na região de Holstein, nas Alemanha, o dia natal de São VICELINO, bispo de Oldenburg, que se dedicou totalmente à evangelização dos eslavos.

BÁRTOLO BUONPÉDONI, Beato

Presbítero (1300)

Em Célloli, localidade da Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato BÁRTOLO BUONPÉDONI, presbítero, que, atingido pela lepra aos sessenta anos, obteve dispensa da paróquia e, vestindo o hábito da Ordem Terceira de São Francisco, se retirou numa leprosaria, onde atendia pacientemente a todos os que ali se encontravam recolhidos.

CONRADO DE ÓFFIDA, Beato

Presbítero - (1306)

Em Bástia, perto de Assis, na Úmbria, região da Itália, o beato CONRADO DE ÓFFIDA, presbítero da Ordem dos Menores, que amou e buscou a humildade e a primitiva pobreza da Ordem.

TIAGO CAPÓCCI, Beato

Bispo (1308)

Em Nápoles, na Campânia, também região da Itália, a comemoração do beato TIAGO CAPÓCCI, bispo, que, sendo eremita de Santo Agostinho, foi chamado a dirigir a igreja de Benevento e depois a de Nápoles, iluminando-as com a sua sabedoria, doutrina e prudência.

SIMÃO PHAN DAC HOA, Santo

Em Hué, no Anam, hoje Vietnam, São SIMÃO PHAN DAC HOA, mártir, que sendo médico e pai de família, insigne pela caridade para com os pobres, foi aprisionado no tempo do imperador Minh Mang por ter dado hospedagem aos missionários e, depois de sofrer longo tempo de cativeiro e frequentes flagelações, finalmente degolado consumou o seu martírio.

PIO BARTOSIK, Beato

Perto de Cracóvia, na Polónia, o Beato PIO BARTOSIK, presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais e mártir, que, durante a ocupação militar da Polónia por um regime estrangeiro hostil a Deus, desfalecido pelas torturas no campo de concentração de Auschwitz, consumou o seu martírio por Cristo.

 

===================================

=================================

Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos

“REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”

Coração de Maria

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

ATENÇÃO:

Como os meus prezados leitores (poucos, mas bons) devem ter reparado, as últimas edições  já têm mais algumas alterações que eu venho fazendo dia a dia, desde o passado mês de Setembro, e, hoje, 27 de Novembro de 2013, iniciei um novo sistema. Vou passar a incluir os nomes dos santos insertos no MARTIROLÓGIO ROMANO que acaba de ser editado há pouco tempo atrás, pela CEP – CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA – Edição de MMXIII, fazendo indicação dos mesmos na forma sintética como ali vêm expressos. Continuo a publicar as edições de http://es.catholic.net/santoral e http://santiebeati.it, e evidentemente os que vêm publicados em www.jesuitas.pt através do Livro Santos de Cada Dia. Apenas quando houver dias especiais, como acontece hoje com a Nossa Senhora das Graças é que farei a inclusão da sua biografia – excepcionalmente em espanhol, se não a tiver disponível em português. Também as imagens só serão publicadas se as obtiver.

O meu computador continua a sofrer algumas interrupções (ou melhor, a Internet…) não está a trabalhar como eu desejaria, mas mesmo assim, vou conseguindo fazer esta tarefa. Espero que a todo o tempo isto se venha regularizando, a fim de poder entrar na NORMALIDADE.

Prevenindo novas suspensões que possam vir a acontecer, vou continuar a agendar as publicações diárias desta 1ª rubrica SANTOS DE CADA DIA, e também da 2ª - O ANTIGO TESTAMENTO, e da 3ª ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS.

Quanto às restantes rubricas, com excepção dos SALMOS - que me parecem não serem lidos, - pois que quando são publicados, são-no no próprio dia e, portanto, não servirão de facto, de guia para alguém, pelo que estará suspensa a sua publicação até ver…

BENDITO SEJA DEUS

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto

LOCAL

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com

==================================

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt;

http://bibliaonline.com.br/acf ; wikipedia.com

MARTIROLÓGIO ROMANO

Edição da CEP-Conferência Episcopal Portuguesa em MMXIII