OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sábado, 14 de dezembro de 2013

Nº 1844 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - NEEMIAS - (10) - 14 de Dezembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

14 de Dezembro de 2013

Nº 1844  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1844

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

NEEMIAS ou 2º de ESDRAS

Esdras-Ezra

(Esdras)

LIVRO DE NEEMIAS

10  -  RENOVAÇÃO DA ALIANÇA

- Por tudo isto, fizemos hoje uma aliança sagrada, redigida por escrito e assinada pelos nossos chefes, pelos nossos levitas e pelos nossos sacerdotes.

Estes foram os que assinaram:

Neemias, o governador, filho de Helquias. Sacerdotes: Sedecias, Saraías, Azarias, Jeremias, Fasur, Amarias, Melquias, Hatus, Sebemias, Meluc, Harim, Merimut, Abdias, Daniel, Guineton, Baruc, Mesulam, Abias, Miamim, Maazias, Belgai, Seméias; Levitas: Josué, filho de Azanias, Benui, dos filhos de Henadad, Cedmiel, e os seus irmãos, Sebenias, Odaías, Celita, Falaías, Hanan, Mica, Roob, Hasebias, Zacur, Serebias, Sabanias, Odaías, Bani, Baninu. Chefes do povo: Faros, Faat-Moab, Elam, Zetu, Bani, Boni, Azgad, Bebai, Adnias, Begoai, Adin, Ater, Ezequias, Azur, Odaías, Hasum, Besai, Haref, Ananot, Nebai, Megfias, Mosolam, Hazir, Mesizabel, Sadoc, Jedua, Feltias, Hanan, Anaías, Oséias, Ananias, Hassub, Aloes, Falea, Sobec, Reum, Hasebna, Maasias, Equias, Hanan, Anan, Meluc, Harim e Baana.

O resto do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os natineus e todos os que estavam separados dos povos estrangeiros e abraçaram a lei de Deus, as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas, todos os que estavam em idade de conhecer e compreender, juntaram-se aos seus irmãos, aos seus chefes e juraram caminhar segundo a Lei de Deus, dada por intermédio de Moisés, seu servo, observar e praticar todos os mandamentos do Senhor, nosso Deus, os Seus juízos e os Seus preceitos.

Prometemos não dar as nossas filhas aos povos daquela terra e também não tomar as suas filhas para os nossos filhos (Ex 34, 16; Dt 7, 3), nada comprar em dia de sábado ou em, dia de festa, mercadorias ou quaisquer géneros alimentícios trazidos, para vender, naqueles dias, pelos povos da terra; deixar repousar a terra no sétimo ano e remir toda a dívida (Ex 31, 12-14; Dt 5, 12; Lv 19, 3). Impusemos-nos, como obrigação, pagar cada ano um terço do siclo para o serviço do templo, para os pães da proposição, para a oblação perpétua e para o holocausto perpétuo, para os sacrifícios dos sábados, das neoménias e das festas consagradas, para os sacrifícios expiatórios, em favor de Israel, e para todo o serviço da casa do nosso deus. Deitámos sortes entre os sacerdotes, levitas e o povo, sobre a oferta da madeira, a fim de que cada família, por sua vez, em cada ano, nas épocas determinadas, a trouxesse aio templo para manter aceso o fogo do altar do Senhor, nosso Deus, conforme está escrito na Lei.

Comprometemo-nos a trazer ao templo, cada ano, as primícias da nossa terra e dos nossos campos (Ex 23, 19;Dt 26, 2-10), a apresentar, igualmente, aos sacerdotes que fazem o serviço da casa de Deus, como está prescrito na lei, os primogénitos dos nossos filhos e dos nossos animais, como está escrito na lei, os primogénitos dos nossos bois e das ovelhas. Do mesmo modo, (comprometemo-nos) a trazer aos sacerdotes, nas salas da casa de Deus, as primícias dos nossos alimentos, das nossas ofertas e dos frutos de todas as árvores, do vinho e do azeite, e de entregar o dízimo da nossa terra aos levitas encarregados de receberem o dízimo dos nossos trabalhos, em todas as cidades (Lv 27, 30; Nm 18, 21-32; Dt 14, 22-29). Um sacerdote da linhagem de Aarão, acompanharia os levitas quando recebessem o dízimo; e os levitas trariam o dízimo à casa do nosso Deus, para as salas que servem de depósito (Nm 18, 256-28). Porque os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer, para estas salas, as primícias do trigo, do vinho e do azeite; nelas se encontram os utensílios do santuário e é ali que se encontram os sacerdotes em serviço, bem como os porteiros e os cantores. Assim não negligenciaremos mais a casa do nosso Deus.

 

(Texto do Livro de NEEMIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

14 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1844 - (326 - 13) – 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - 14 de Dezembvro de 2013

e-mail: antoniofonseca1940@hotmail.com
e-mail dos blogues:  antoniofonseca40@gmail.com

benção

Nº 1844 - (326 - 13) – 1ª Página

14 de Dezembro de 2013

6º ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE BLOGUE
Graças a Deus
Jesus Nossa Senhora
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
E U   S O U

AQUELE   QUE   SOU
O
ALFA
E
ÓMEGA
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««

*********************

Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt

 

JOÃO DA CRUZ, Santo

Doutor da Igreja (1542-1591)

VENÂNCIO FORTUNATO, Santo

Bispo (530-600)

MARIA FRANCISCA SCHERVIER, Beata

Fundadora (1819-1876)

 

De: ES. CATHOLIC.NET/SANTORAL

Juan de la Cruz, Santo
Diciembre 14 Doctor de la Iglesia

Venancio Fortunato, Santo
Diciembre 14 Obispo de Poitiers

Nimatullah Al- Hardini, Santo
Diciembre 14 Sacerdote religioso de la Orden Libanesa Maronita,

Espiridión de Tremitunte, Santo
Diciembre 14 Obispo y Confesor

Francisca Schervier, Beata
Diciembre 14 Fundadora

Buenaventura de Pistoya, Beato
Diciembre 14 Siervo de María

De: SANTIEBEATI.IT

81450 > Sant' Agnello di Napoli Abate 14 dicembre MR
81390 > Santi Ares, Promo ed Elia Martiri 14 dicembre MR
92875 > Beato Bonaventura (Bonaccorsi) da Pistoia Servo di Maria 14 dicembre MR
81380 > Santa Droside (Anisia) di Antiochia Martire 14 dicembre MR
81360 > Santi Erone, Arsenio, Isidoro e Dioscoro Martiri 14 dicembre MR
81420 > San Folcuino di Therouanne Vescovo 14 dicembre MR
81525 > Beata Francesca Schervier Fondatrice 14 dicembre MR
90514 > Beata Giovanna Lambertini Monaca 14 dicembre
25600 > San Giovanni della Croce Sacerdote e dottore della Chiesa 14 dicembre - Memoria MR
96180 > Beato Giovanni Descalzo (Discalceatus) Religioso 14 dicembre
94807 > Beato Guglielmo de Rovira Mercedario 14 dicembre
91088 > San Matroniano Eremita 14 dicembre
81400 > San Nicasio di Reims Vescovo 14 dicembre MR
91046 > San Nimatullah Youssef Kassab Al-Hardini Religioso maronita 14 dicembre MR
90513 > San Pompeo di Pavia Vescovo 14 dicembre MR
81370 > Santi Tirso, Leucio, Callinico e compagni Martiri di Apollonia 14 dicembre MR
81350 > San Venanzio Fortunato 14 dicembre MR

Do: MARTIROLÓGIO ROMANO

CEP – Conferência Episcopal Portuguesa

JOÃO DA CRUZ, Santo

Presbítero e Doutor da Igreja (1591)

Memória de São JOÃO DA CRUZ, presbítero da Ordem dos Carmelitas e doutor da igreja, que , persuadido por Santa Teresa de Jesus, foi o primeiro entre os irmãos a empreender a reforma da sua Ordem, por ele conseguida através de muitos trabalhos, obras e árduas tribulações. Como revelam os seus escritos, buscando uma vida escondida em Cristo e deixando-se abrasar na chama do amor de Deus, subiu através da noite escura da alma ao monte de Deus. Finalmente em Úbeda, na Andaluzia, região da Espanta, descansou no Senhor.

HERÃO, ARSÉNIO, ISIDORO e DIÓSCORO, Santos

(250)

Em Alexandria, no Egipto, a comemoração dos santos HERÃO, ARSÉNIO e ISIDORO, com DIÓSCORO, adolescente de doze anos, mártires durante a perseguição de Décio. Quando o juiz viu os três primeiros suportar os diversos suplícios com a mesma constância na fé, mandou lançá-los à fogueira: mas a São DIÓSCORO, depois de ter sido repetidamente flagelado, mandou diferir a sua morte.

TIRSO, LÊUCIO, CALÍNICO e companheiros

(250)

Em Apolónia, na Bitínia, na hodierna Turquia, os santos TIRSO, LÊRUCIO, CALÍNICO e companheiros, mártires, que, segundo a tradição, sofreram o martírio no tempo do imperador Décio.

DRÓSIDE, Santa

Mártir (séc. III/IV)

Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, Santa DRÓSIDE, mártir, que, segundo a afirmação de São João Crisóstomo, foi queimada viva.

ARÉSIO, PROMO e ELIAS, Santos

Mártires (308/309)

Em Ascalon, na Palestina, os santos ARÉSIO, PROMO e ELIAS, mártires, que, partindo do Egipto para a Cilícia a fim de visitar e ajudar os confessores de Cristo na perseguição do imperador Maximino, foram capturados em Cesareia e, depois de lhes tirarem atrozmente os olhos e os pés, foram levados para Ascalon, onde, por ordem do governador Firmiliano, consumaram o martírio: ARÉSIO foi queimado vivo e os outros degolados.

POMPEU, Santo

(século IV)

Em Pavia, na Ligúria, Lombardia, região de Itália, São POMPEU, bispo, que, tendo, sucedido a São Ciro durante poucos e pacíficos anos, descansou no Senhor.

NICÁSIO, EUTRÓPIA, FLORÊNCIO e JUCUNDO, Santos

Mártires (407)

Em Reims, na Gália Bélgica, actualmente na França, a paixão de São NICÁSIO, bispo, que foi assassinado numa incursão de pagãos, juntamente com sua irmã EUTRÓPIA, virgem consagrada a Cristo, FLORÊNCIO diácono, e JUCUNDO, diante da porta da basílica que ele tinha edificado.

AGNELO, Santo

Abade (596)

Em Nápoles, na Campânia, região da Itália, Santo AGNELO, abade do mosteiro de São Gaudioso.

VENÂNCIO FORTUNADO, Santo

Bispo (600)

Em Poitiers, na Aquitânia, hoje França, São VENÃNCIO FORTUNATO, bispo, que escreveu as gestas de muitos santos e honrou com excelentes hinos a santa Cruz.

FOLCUÍNO, Santo

Bispo (855)

No território dos Morinos, na Gália setentrional, hoje também na França, São FOLCUÍNO, bispo de Therouanne.

BOAVENTURA DE PISTÓIA, Beato

Presbítero (1315)

Em Orvieto, na Toscana, hoje na Úmbria, região da Itália, o Beato BOAVENTURA DE PISTÓIA, presbítero da Ordem dos Servos de Maria, que, movido pela pregação de São Filipe Benizi, o ajudou a restabelecer a paz entre as facções em muitas cidades da Itália.

NIMATULÁCIO AL-HARDINI (José Kassab), Santo

Presbítero (1858)

Em Klifane, localidade do Líbano, São NIMATULÁCIO AL-HARDINI (José Kassab), presbítero da Ordem Libanesa dos Maronitas, quem se dedicou aos estudos teológicos, à formação da juventude e ao trabalho pastoral, mantendo sempre um eminente espírito de oração e penitência.

FRANCISCA SCHERVIER, Beata

Virgem (1876)

Em Aaachen, na Alemanha, a Beata FRANCISCA SCHERVIER, virgem, que se dedicou com solicitude ao cuidado dos pobres, dos enfermos e dos atribulados e fundou a Congregação das Irmãs dos Pobres de São Francisco para acudir às necessidades dos indigentes.

PROTÁSIO, Beato

Religioso (1936)

Em Barcelona, Espanha, o Beato PROTÁSIO (António Cubells Minguel), religioso da Ordem de São João de Deus e mártir, que, durante a perseguição contra a Igreja, foi morto em ódio à religião.

 

===================================

=================================

Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos

“REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”

Coração de Maria

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

ATENÇÃO:

Como os meus prezados leitores (poucos, mas bons) devem ter reparado, as últimas edições  já têm mais algumas alterações que eu venho fazendo dia a dia, desde o passado mês de Setembro, e, hoje, 27 de Novembro de 2013, iniciei um novo sistema. Vou passar a incluir os nomes dos santos insertos no MARTIROLÓGIO ROMANO que acaba de ser editado há pouco tempo atrás, pela CEP – CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA – Edição de MMXIII, fazendo indicação dos mesmos na forma sintética como ali vêm expressos. Continuo a publicar as edições de http://es.catholic.net/santoral e http://santiebeati.it, e evidentemente os que vêm publicados em www.jesuitas.pt através do Livro Santos de Cada Dia. Apenas quando houver dias especiais, como acontece hoje com a Nossa Senhora das Graças é que farei a inclusão da sua biografia – excepcionalmente em espanhol, se não a tiver disponível em português. Também as imagens só serão publicadas se as obtiver.

O meu computador continua a sofrer algumas interrupções (ou melhor, a Internet…) não está a trabalhar como eu desejaria, mas mesmo assim, vou conseguindo fazer esta tarefa. Espero que a todo o tempo isto se venha regularizando, a fim de poder entrar na NORMALIDADE.

Prevenindo novas suspensões que possam vir a acontecer, vou continuar a agendar as publicações diárias desta 1ª rubrica SANTOS DE CADA DIA, e também da 2ª - O ANTIGO TESTAMENTO, e da 3ª ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS.

Quanto às restantes rubricas, com excepção dos SALMOS - que me parecem não serem lidos, - pois que quando são publicados, são-no no próprio dia e, portanto, não servirão de facto, de guia para alguém, pelo que estará suspensa a sua publicação até ver…

BENDITO SEJA DEUS

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto

LOCAL

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com

==================================

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt;

http://bibliaonline.com.br/acf ; wikipedia.com

MARTIROLÓGIO ROMANO

Edição da CEP-Conferência Episcopal Portuguesa em MMXIII