OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Nº 1846 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - NEEMIAS - (12) - 16 de Dezembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

16 de Dezembro de 2013

Nº 1846  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1846

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

NEEMIAS ou 2º de ESDRAS

Esdras-Ezra

(Esdras)

LIVRO DE NEEMIAS

12  -  ENUMERAÇÃO DOS SACERDOTES E DOS LEVITAS

 

Estes são os sacerdotes e levitas que voltaram com Zorobabel, filho de Salatiel, e com Josué: Saraías, Jeremias, Esdras, Amarias, Meluc, Hatus, Sequenias, Rehum, Merimut, Ado, Gento, Abias, Miamin, Maadias, Belga, Semeías, Joiarib, Idaías, Selu, Amoc, Helcias, Idaías. Estes eram os chefes dos sacerdotes e dos seus irmãos no tempo de Josué.

Os levitas: Josué, Benui, Cedmiel, Sarebias, Judá, Matanias, que, com os seus irmãos, dirigia o canto dos louvores: Becbecias e Hani, seus irmãos, alternavam com eles.

Josué gerou Joaquim, Joaquim gerou Eliasib, Eliasib gerou Joiada, Joiada gerou Jonatan, Jonatan gerou Jedoa.

No tempo de Joaquim os chefes das famílias sacerdotais eram: para a de Saraías, Maraías; para a de Jeremias, Ananias; para Esdras, Mosolam; para Amarias, Joanan; para Milico, Jonatan; para Sebenias, José; para Haran, Edna; para Maraiot, Helci; para Ado, Zacarias; para Genton, Mosolam; para Abias, Zecri; para Miamin e Moadias, Felti; para Belga, Samua; para Semeías, Jonatan; para Joiarib, Matanai; para Jodaías, Azi; para Selai, Celai; para Amoc, Heber; para Helcias, Hasebias; para Idaías, Natanael.

Sob o reinado de Dário, rei da Pérsia, fez-se uma lista de todos os chefes das famílias dos filhos de Levi e dos sacerdotes, no tempo de Eliasib, de Joiada, de Joanan e de Jedoa. Os chefes de família dos filhos de Levi inscreveram-se no livro das Crónicas até ao tempo de Joanan, filho de Eliasib. Os chefes dos levitas foram: Hasebias, Serebias e Josué, encarregados , alternadamente com os seus irmãos, de cantar os louvores ao Senhor, segundo o rito instituído por David, um coro respondendo ao outro: Matanias, Becbecias, Abdias, Mosolam, Telmon e Acub, eram os porteiros e guardas das portas. Estes eram os que estavam em funções no tempo de Joaquim, filho de Josué, filho de Josedec, e no tempo do governador Neemias e de Esdras, sacerdote e escriba.

Dedicação solene das muralhas de Jerusalém – Para a dedicação das muralhas de Jerusalém convocaram-se os levitas de todos os lugares onde residiam, a fim de virem a Jerusalém celebrar alegremente essa dedicação com hinos e cânticos, ao som de címbalos, de citaras e harpas. Os filhos dos cantores reuniram-se dos campos vizinhos de Jerusalém e das cidades dos netofateus, de Bet-Galgai e dos campos de Geba e de Azmavet, pois os cantores tinham construído aldeias nos arredores de Jerusalém . Os sacerdotes e os levitas purificaram-se e, depois, purificaram o povo, as portas e a muralha (Esd 6, 20).

Fiz então subir à muralha os chefes de Judá, e dividi-os em dois grandes coros para o cortejo. Uma ia pela mão direita sobre a muralha na direcção da porta da Estrumeira. Atrás deste, caminhavam Osaías e a metade dos chefes de Judá: Azarias, Esdras, Mosolam, Judá, Benjamim, Semeías e Jeremias. depois, os filhos dos sacerdotes com trombetas, Zacarias, filho de Jonatan, filho de Semeías, filho de Matanias, filho de Miqueias, filho de Zecur, filho de Asaf, com os seus irmãos, Semeías, Azarael, Malalai, Galalai, Maai, Natanael, Judá e Hanani, com  os instrumentos musicais de David, homem de Deus. O escribas Esdras ia à frente deles. Chegando à porta da Fonte, subiram, de frente , as escadas da cidade de David, pela subida da muralha que protege o palácio de David, até atingir a porta das Águas, ao oriente.

O segundo coro ia pela esquerda, e eu seguia-o com a outra metade da multidão sobre a muralha por cima da torre dos Fornos, até à muralha larga; depois, pela porta de Efraim, pela porta Nova, porta dos Peixes; pela torre de Nanaeel, pela torre de Mea, até à porta das Ovelhas, interrompendo a marcha na porta da prisão. Os dois coros detiveram-se na casa de Deus, bem como eu, com a metade dos magistrados que me acompanhavam, e os sacerdotes Eliacim, Maasias, Miamin, Miqueias, Elisenai, Zacarias, Ananias, com trombetas, e Maasias, Semeías, Eleazar, Azi, Joanan, Melquias, Elam e Ezer. Os cantores fizeram-se ouvir, dirigidos por Jezraías.

Ofereceram-se, naquele dia, grandes sacrifícios e houve grande regozijo, porque Deus dera ao povo grande motivo de alegria. As mulheres e as crianças tomaram parte também nas festividades, e, de muito longe, ouviam-se gritos de alegrias que ecoavam de Jerusalém.

Restabelecimento dos dízimos – Naquele tempo, estabeleceram-se homens para guardar as salas que serviam de depósito para as oferendas, as ofertas reservadas, as primícias e os dízimos, onde foram recolhidas, dos campos e das cidades, nas suas diversas divisões, as partes prescritas pela Lei para os sacerdotes e levitas. O povo de Judá alegrou-se, ao ver nos seus postos os sacerdotes e os levitas, que, do mesmo modo que os cantores e os porteiros, asseguravam o serviço de Deus e o rito das purificações, segundo as ordens de David e de Salomão, seu filho. Com efeito, já no tempo de David e Asaf, havia chefes de cantores que cantavam cânticos de louvor e de acções de graças a Deus. Todo o Israel, no tempo de Zorobabel e de Neemias, dava quotidianamente as porções destinadas aos cantores e aos porteiros; e dava as ofertas sagradas aos levitas, os quais entregavam aos filhos de Aarão a parte das coisas consagradas (Nm 18, 25-32).

 

(Texto do Livro de NEEMIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

16 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1846 - (328 - 13) – 1ª Página - SANTOS DE CADA DIA - 16 de Dezembro de 2013 - 6º ano

 

Meus Caros Amigos:

Acabo de reparar que a imagem que vem a encabeçar este blogue que é enviado a alguns subscritores por e:mail, NÃO É A MINHA (tal como se apresenta abaixo) – não sei porque motivo. A foto que lá vem é de um outro António Fonseca, que é funcionário da Caixa Geral de Depósitos, muito mais novo do que eu - e que parece utilizar um endereço electrónico idêntico ao meu.

Por acaso e, creio que,terá sido, durante o corrente mês ou no mês passado - , salvo erro ou omissão) passou a fazer parte do meu grupo de Amigos no Facebook.

Esclareço que não tenho absolutamente nada contra ele e de certeza que ele também não terá nada contra mim.

O certo é que quem superintende, no Blogger ou no Google, ou na Hotmail, cometeu o erro de colocar a foto dele nos meus escritos, o que decerto não é muito correcto, nem admissível.

A DEUS O QUE É DE DEUS E A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

Assim, e enquanto o problema não for resolvido o lapso, por parte de quem o cometeu, colocarei sempre a minha foto em todos os meus escritos, para que se saiba quem é o seu autor.

Somente procederei contra quem prevaricou, se a isso for obrigado, pois não desejo ter aborrecimentos com ninguém. No entanto, vou procurar inquirir junto do Facebook, do Google, do Hotmail ou outro Fornecedor, para que este assunto  incómodo seja resolvido, o mais breve possível.

 

miscelania 014

 

e-mail: antoniofonseca1940@hotmail.com

e-mail dos blogues:  antoniofonseca40@gmail.com

 

benção

Nº 1846 - (328 - 13) – 1ª Página

16 de Dezembro de 2013

6º ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE BLOGUE
Graças a Deus
Jesus Nossa Senhora
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
E U   S O U

AQUELE   QUE   SOU
O
ALFA
E
ÓMEGA
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««««««««««««««««««««««««««««««

*********************

Do livro SANTOS DE CADA DIA de www.jesuitas.pt

 

ADELAIDE ou ALICE, Santa

Imperatriz (931-999)

MARIA DOS ANJOS, Beata

Religiosa (1661-1717)

HONORATO DE BIALA PODLASKA, Beato

Sacerdote (1829-1916)

CLEMENTE MARCHÍSIO, Beato

Fundador (1803-1903)

 

De: ES. CATHOLIC.NET/SANTORAL

 

Adelaida (Alicia), Santa
Diciembre 16 Emperatriz en Italia

María de los Angeles (Marianna) Fontanella, Beata
Diciembre 16 Virgen Carmelita

Honorato Kozminski de Biala, Beato
Diciembre 16 Capuchino

Clemente Marchisio, Beato
Diciembre 16 Sacerdote

Felipe Siphong Onphitak, Beato
Diciembre 16 Protomártir de Tailandia

 

De: SANTIEBEATI.IT

 

81650 > Sant' Adelaide Imperatrice 16 dicembre MR
81800 > Sant' Adelardo Monaco 16 dicembre
81700 > Sant' Adone di Vienne Vescovo 16 dicembre MR
92472 > Sant' Aggeo Profeta 16 dicembre MR
81750 > Sant' Albina Martire 16 dicembre
81730 > San Beano 16 dicembre MR
90596 > Beato Clemente Marchisio Sacerdote 16 dicembre MR
94811 > Beato Domenico Dosso Mercedario 16 dicembre
94954 > Beata Elisabetta di San Francesco Clarissa 16 dicembre
90449 > Sant' Everardo del Friuli Marchese 16 dicembre MR
92650 > Beato Filippo Siphong Onphitak Protomartire della Thailandia 16 dicembre MR
94814 > Beati Giacomo e Adolfo Martiri mercedari 16 dicembre
81740 > San Macario di Collesano Monaco 16 dicembre MR
91864 > Beata Maria degli Angeli (Marianna Fontanella) Religiosa 16 dicembre MR
81720 > Sante Martiri d'Africa 16 dicembre MR
91171 > Beato Onorato (Venceslao) Kazminski Cappuccino 16 dicembre MR
76550 > Beato Sebastiano Maggi Sacerdote 16 dicembre MR

 

Do: MARTIROLÓGIO ROMANO

CEP – Conferência Episcopal Portuguesa

 

AGEU, Santo

Profeta (a.C.)

Comemoração de Santo AGEU, profeta, que no tempo de Zorobabel, governador de Judá, exortou o povo para reedificar a casa do Senhor, à qual afluiria o tesouro de todas as nações.

NUMEROSAS SANTAS VIRGENS

(480)

Comemoração de muitas e santas virgens que, na África Setentrional, durante a perseguição vandálica do rei Hunerico, torturadas com pesos e lâminas incandescentes, consumaram felizmente o seu combate pela fé.

BEANO, santo

(data incerta)

Na Hibérnia, actual Irlanda, São BEANO, eremita.

EVERARDO, Santo

Conde e eremita (867)

Em Cysoing, no território de Artois, da Gália, actualmente na França, Santo EVERARDO que, sendo conde de Friúli, fundou neste lugar um mosteiro de Cónegos Regrantes, no qual foi sepultado piedosamente alguns anos depois da sua morte.

ADÃO, Santo

Bispo (875)

Em Vienne, na Borgonha, também na actual França, Santo ADÃO, bispo que, sendo monge, foi eleito bispo e honrou egregiamente a memória dos santos redigindo um Martirológio.

ADELAIDE, Santa

Imperatriz (999)

Em Selz, perto de Estrasburgo, na Alsácia, actualmente na Alemanha, Santa ADELAIDE, imperatriz , que manifestou sempre alegria irradiante para com os familiares, honestíssima gravidade para com os estranhos, infatigável bondade para com os pobres, imensa generosidade para honrar as igrejas de Deus. 

MACÁRIO DE COLLESANO, Santo

Monge - (1005)

Na Lucânia, na actual Basilicata, região da Itália, São MACÁRIO DE COLLESANO, monge, exímio pela sua humildade e abstinência, que dirigiu com admirável prudência vários mosteiros do monte Mercúrio e de Latiniano.

SEBASTIÃO MÁGI (Salvático Mági), Beato

Presbítero (1496)

Em Génova, na Ligúria, também região de Itália, a comemoração do Beato SEBASTIÃO MÁGI (Salvático Mági), presbítero da Ordem, dos Pregadores, que pregou o Evangelho ao povo da região e zelou pela observância regular nos conventos.

MARIA DOS ANJOS (Mariana Fontanella), Beata

Virgem (1717)

Em Turim, no Piemonte, Itália, a Beata MARIA DOS ANJOS (Mariana Fontanella), virgem da Ordem, das Carmelitas, insigne pelas suas penitências voluntárias e pela virtude da obediência.

CLEMENTE MARCHÍSIO, Beato

Presbítero (1903)

Em Rivalba, também no Piemonte, o Beato CLEMENTE MARCHÍSIO, presbítero, que era pároco deste lugar, quando fundou o Instituto das Filhas de São José.

HONORATO DE BIALA PODLASKA (Florêncio Kazminsky), Beato

Presbítero (1916)

Em Nowe Miasto, cidade da Polónia, o Beato HONORATO DE BIALA PODLASKA (Florêncio Kazminsky), presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que realizou um trabalho admirável na reconciliação dos penitentes, na pregação da palavra de Deus e na assistência aos presos.

FILIPE SIPHONG ONPHITAK, Beato

Pai de família e mártir (1940)

Perto de Mukdahan, cidade da Tailândia, o beato FILIPE SIPHONG ONPHITAK, mártir, que, sendo pai de família, depois de ter sido expulso o sacerdote da povoação de Song-Khon, foi eleito director da comunidade cristã e, ao iniciar-se a perseguição contra os cristãos, foi levado fraudulentamente até junto do rio Tum Nok e fuzilado.

===================================

=================================

Nossa Senhora de Fátima, pediu aos Pastorinhos

“REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS”

Coração de Maria

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

ATENÇÃO:

Como os meus prezados leitores (poucos, mas bons) devem ter reparado, as últimas edições  já têm mais algumas alterações que eu venho fazendo dia a dia, desde o passado mês de Setembro, e, hoje, 27 de Novembro de 2013, iniciei um novo sistema. Vou passar a incluir os nomes dos santos insertos no MARTIROLÓGIO ROMANO que acaba de ser editado há pouco tempo atrás, pela CEP – CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA – Edição de MMXIII, fazendo indicação dos mesmos na forma sintética como ali vêm expressos. Continuo a publicar as edições de http://es.catholic.net/santoral e http://santiebeati.it, e evidentemente os que vêm publicados em www.jesuitas.pt através do Livro Santos de Cada Dia. Apenas quando houver dias especiais, como acontece hoje com a Nossa Senhora das Graças é que farei a inclusão da sua biografia – excepcionalmente em espanhol, se não a tiver disponível em português. Também as imagens só serão publicadas se as obtiver.

O meu computador continua a sofrer algumas interrupções (ou melhor, a Internet…) não está a trabalhar como eu desejaria, mas mesmo assim, vou conseguindo fazer esta tarefa. Espero que a todo o tempo isto se venha regularizando, a fim de poder entrar na NORMALIDADE.

Prevenindo novas suspensões que possam vir a acontecer, vou continuar a agendar as publicações diárias desta 1ª rubrica SANTOS DE CADA DIA, e também da 2ª - O ANTIGO TESTAMENTO, e da 3ª ENCONTRO DIÁRIO COM DEUS.

Quanto às restantes rubricas, com excepção dos SALMOS - que me parecem não serem lidos, - pois que quando são publicados, são-no no próprio dia e, portanto, não servirão de facto, de guia para alguém, pelo que estará suspensa a sua publicação até ver…

BENDITO SEJA DEUS

000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Localização geográfica da sede deste Blogue, no Porto

LOCAL

http://confernciavicentinadesopaulo.blogspot.com

==================================

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt;

http://bibliaonline.com.br/acf ; wikipedia.com

MARTIROLÓGIO ROMANO

Edição da CEP-Conferência Episcopal Portuguesa em MMXIII