OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Nº 1847 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - NEEMIAS - (13) - 17 de Dezembro de 2013

O ANTIGO TESTAMENTO

17 de Dezembro de 2013

Nº 1847  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1847

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas…

(Uff... É obra…)

num total de 524 páginas, ficando a faltar apenas 747 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

NEEMIAS ou 2º de ESDRAS

Esdras-Ezra

(Esdras)

LIVRO DE NEEMIAS

13  -  REPRESSÃO DOS ABUSOS

 

Ao ler-se, certo dia, ao povo, o livro de Moisés, descobriu-se um texto que ordenava que o amonita e o moabita jamais deviam ingressar na assembleia de Deus, por não terem vindo receber os filhos de Israel com pão e água, antes, contrataram Balaão para os amaldiçoar, maldição que o nosso Deus mudou em bênção (Dt 23, 3-5). Logo que ouvimos a leitura desta lei afastámos de Israel todos os estrangeiros.

Antes disso, o sacerdote Eliasib, superintendente dos depósitos da casa do nosso Deus e parente de Tobias, colocara à disposição deste último uma grande sala onde se depositavam, até então, as oferendas, os perfumes, os utensílios, o dízimo do trigo, do vinho e do azeite, para os levitas, os porteiros e os cantores e as ofertas devidas aos sacerdotes. Enquanto se fazia tudo isto, eu não estava em Jerusalém, pois no trigésimo segundo ano do treinado de Artaxerxes, rei da Babilónia, fui ter com o rei. Passado algum tempo, regressei a Jerusalém com a aquiescência do rei. Tive conhecimento do mal que praticara Eliasib a favor de Tobias, colocando à sua disposição uma sala nos átrios da casa de Deus. Fiquei grandemente indignado. mandei tirar para fora tudo quanto pertencia a Tobias, ordenei que a purificassem e voltassem a colocar nela os utensílios da casa de Deus, as oferendas e os perfumes.

Soube também que não se deram aos levitas as dádivas que lhes eram devidas, e que os levitas e os cantores se retiraram, cada um para a sua região. Censurei os magistrados e disse-lhes: «Porque se abandonou a casa de Deus?» Reuni os levitas e os cantores e reconduzi-os, cada um, ao seu posto. Então todo o Judá trouxer os dízimos do trigo, do vinho e do óleo para os depósitos. Confiei a intendência dos armazéns ao sacerdote Selemias, ao escriba Sadoc e a Fadias, um dos levitas, e, como adjunto, a Hanan, filho de Zacur, filho de Matanias, porque tinham  reputação de integridade. Foram eles os encarregados de fazer a distribuição aos seus irmãos.

«Recordai-vos de mim, ó Deus meu, por tudo isto, e não esqueçais os actos de piedade que fiz pela casa do meu Deus e pelos Seu culto».

Naquela época, encontrei em Judá homens que poisavam uvas aos sábados, carregavam molhos e transportavam, em jumentos, vinho, uvas, figos e toda a sorte de fardos, que levavam para Jerusalém em dia de sábado. Admoestei-os a respeito do dia em que vendiam os seus produtos. Havia também alguns tírios, estabelecidos na cidade, que traziam peixes e toda a sorte de mercadorias, que vendiam em dia de sábado aos judeus, em Jerusalém. Repreendi os notáveis de Judá e disse-lhes: «Procedeis muito mal, profanando o dia de sábado. os vossos pais faziam o mesmo e, por isso, Deus fez cair todas essas desgraças sobre Vós e esta cidade. E vós, ireis acender a Sua cólera contra Israel, profanando o sábado?» Ordenei, pois, logo que as portas de Jerusalém fossem cobertas pela sombra, antes do sábado, que fechassem as portas e não as abrissem senão depois do sábado. Coloquei às portas alguns dos meus homens, para impedir que qualquer mercadoria entrasse no dia de sábado. Então, os negociantes que vendiam toda a sorte de produtos passaram uma ou duas vezes a noite fora de Jerusalém. Ameacei-os, dizendo: «Porque passais a noite diante das muralhas? Se o voltardes a fazer, mandar-vos-ei prender». Desde então não tornaram a vir em dia de sábado. E ordenei aos levitas que se purificassem e viessem guardar as portas para santificar o dia de sábado.

«Recordai-vos, pois, de mim, ó meu Deus, por causa disto, e perdoai-me segundo a Vossa grande misericórdia».

Naqueles dias, encontrei alguns judeus que haviam desposado mulheres de Azoto, de Amon e de Moab (Esd 9, 1-3). Metade dos seus filhos falavam a língua de Azoto e a língua de outros povos e já não sabiam falar o hebraico. Admoestei-os e amaldiçoei-os, até bati em alguns, arranquei-lhes os cabelos, e ordenei-lhes em nome de Deus, dizendo: «Não dareis as vossas filhas aos filhos estrangeiros e não tomareis filhas estrangeiras para os vossos filhos nem para vós mesmos. Não foi este o pecado de Salomão, rei de Israel? Não existe rei semelhante a ele entre a multidão das nações, o qual era amado do seu Deus, e foi posto por Ele como rei de todo o Israel: entretanto, foram as mulheres estrangeiras que o induziram a pecar (1 Rs 11, 3). Podemos, pois, ouvir dizer que vós estais a cometer este grande mal, e que sois infiéis ao nosso Deus, desposando mulheres estrangeiras?».

Um dos filhos de Jojada, filho do sumo sacerdote Eliasib, era genro de Sanalabat, o horomita e, por isso, lancei-o para longe de mim. «Recordai-vos, ó meu Deus, daqueles que profanam assim  o sacerdócio e os deveres sagrados dos sacerdotes e dos levitas»!

Purifiquei, pois, o povo de todo o elemento estrangeiro, e restabeleci as classes dos sacerdotes e levitas, cada um no seu ministério, para que cuidassem da oferenda da madeira e das primícias nas épocas determinadas.

«Lembrai-vos de mim, ó meu Deus, para o meu bem»!

(Texto do Livro de NEEMIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)

                                                                    +++++++++++++++++++++++++++++++++++

                                                               0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deverá ser publicado em

17 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA