OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Nº 1873 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - TOBIAS - (6) - 23 de Dezembro de 2014

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

Ainda uma outra nota:

A numeração que encabeça o título é a correspondente ao respectivo dia – em que deveria ter sido publicada.

O ANTIGO TESTAMENTO

23 de Dezembro de 2013

Nº 1873  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1872

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS…

(Uff... É obra…)

num total de 474 páginas, ficando a faltar apenas 724 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de TOBIAS

Tobias removendo as entranhas do peixe

Tobias desentranhando o peixe que o atacou, acompanhado pelo Arcanjo São Rafael

LIVRO DE TOBIAS

5  -  VIAGEM PARA A MÉDIA

Seguiram ambos a sua viagem e chegaram ao entardecer, às margens do rio Tigre, onde passaram a noite. O jovem desceu ao rio, a fim de lavar os pés, e eis que um grande peixe emergiu da água para o devorar. Tobias deu um grande grito. Disse então o anjo ao jovem: «Agarra o peixe e domina-o!» O jovem apoderou-se do peixe e levou-o para terra. Continuou o anjo: «Abre-o, tira-lhe o fel, o coração e o fígado e guarda-os contigo. As vísceras, porém, deita-as fora. Com efeito, o fel, o coração e o fígado desse peixe servem de óptimo remédio». O jovem fez como o anjo lhe dissera e, assando o peixe, comeram-no. Depois, continuaram a viagem até às proximidades da Média. Então, Tobias, perguntou ao anjo: «Irmão Azarias, que poder medicinal há no coração, no fígado e no fel do peixe?» Ao que ele respondeu: «O coração e o fígado queimados sopre as brasas afugentarão com o seu fumo toda a especial de maus espíritos ou demónios de um homem ou mulher. Desaparecerão definitivamente, sem deixar nenhum rasto. Quanto ao fel, serve para ungir quem sofra de cataratas, pois com ele ficará curado».(Jo 9, 10).

Ora, tendo eles chegado à Média, quando se aproximavam de Ecbátana, Rafael disse ao jovem: «Tobias, irmão». Este respondeu: «Eis-me aqui». Ele, então disse-lhe: «Devemos ficar esta noite em casa de Raguel. este homem é teu parente e possui uma filha chamada Sara. Além de Sara, não tem filho nem filha. Tu és, dentre todos os homens, o parente mais próximo da jovem, de modo que a deves tomar em casamento (Nm 27, 8; 30, 8; Dt 25, 5; Rut 4, 4) e tudo o que pertence a seu pai te caberá a ti como herança, a título de justiça. A donzela é prudente, forte de ânimo e muito bela; seu pai tem-lhe grande amor». E continuou: «É, portanto, direito teu tomá-la por esposa. Ouve, então, o que vou fazer. irmão: Falarei com  o seu pai, esta noite, a respeito da donzela, para que te seja dada como esposa. depois, quando deixarmos Raguel celebraremos as núpcias. Sei que Raguel não ta pode recusar, porque ele sabe que, conforme a sentença do livro de Moisés, seria réu de morte se procurasse casá-la com outro homem; e também sabe que a ti, mais do que a qualquer outro, cabe receber a herança de sua filha. Por conseguinte ouve-me ainda, irmão: Esta noite falaremos a respeito da jovem e concluiremos o seu noivado contigo.depois, quando voltarmos de Rages, tomá-la-emos e levá-la-emos para tua casa». Tobias, então, respondeu a Rafael: «Irmão Azarias, ouvi dizer que essa donzela já foi dada a sete maridos, os quais todos morreram na mesma noite em que se uniram a ela. Também ouvi dizer a alguns que um demónio os matou. Portanto, eu sou filho único de meu pai e receio morrer como os outros ao aproximar-me dela. Um demónio ama-a, não lhe faz mal algum, mas sim  aos que se acercam dela. Receio, com a minha morte, levar meu pai e minha mãe ao sepulcro, e eles não têm outro filho para os sepultar». Respondeu-lhe o anjo: «Não te recordas das palavras de teu pai quando te aconselhou a escolher uma mulher da tua própria família? Escuta-me irmão: Ela será tua mulher, não te preocupes com o demónio, porque esta mesma noite a terás por esposa. Mas tu, quando entrares no aposento nupcial, pega num, perfumador e põe nele bocados do coração e do fígado do peixe, de maneira que façam fumo; quando o demónio o sentir fugirá e nunca mais aparecerá junto da jovem. E todas as vezes que quiseres aproximar-te dela, primeiramente levantai-vos ambos, orai e invocai o Senhor do céu, para que sobre vós desçam misericórdia e salvação. Não temas, pois ela foi-te destinada desde a eternidade e tu a salvarás, irá contigo e estou certo que dela terás filhos, os quais deverão ser como teus irmãos. Portanto, não estejas em cuidados!» Tobias, ao ouvir Rafael dizer que Sara era sua irmã, da linhagem de sue pai, concebeu grande amor para com a jovem e o seu coração afeiçoou-se-lhe.

(Texto do Livro de TOBIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

23 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.