OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

domingo, 29 de dezembro de 2013

UM REGRESSO com o qual já não contava, pelo menos tão cedo - 20 de Dezembro de 2013

 

miscelania 014

Caros Amigos:

 

São quase 20 horas de 29 de Dezembro e como já disse nesta página, em 16 de Dezembro, ou mais concretamente, no dia 17, deixei de poder ter Internet; pois o computador não a reconhecia, embora ela estivesse lá instalada, e, repentinamente, desapareceu do sistema, sem que eu nada tivesse feito para tal

PELO MENOS, TENHO A CERTEZA DE QUE EM NADA MEXI PARA QUE ELA DESAPARECESSE.

Mas o que é certo é que foi isso mesmo que aconteceu.

FOI UM  AR QUE LHE DEU!!!

Como infelizmente os outros dois computadores, ambos emprestados, – um portátil e outro não… - não estavam em condições de trabalhar, pois ambos se encontram gravemente doentes e (…sem salvação, parece…).

Assim e dado que apesar de tudo, conseguia escrever – evidentemente, sem qualquer qualidade referente à formatação e outros pequenos percalços que sempre aparecem nestas ocasiões, – em que atrás de um mal vem outro, e assim sucessivamente

EU NÃO DESISTI E FUI PROSSEGUINDO O ADIANTAMENTO DOS ESCRITOS ATÉ QUE SOBREVIESSE UMmilagre” ou me saísse o “totoloto ou a lotaria” para eu comprar um equipamento novo e, entretanto, tentei imensas vezes, através dos meus parcos conhecimentos,e também através de conhecimentos de gente que percebe do assunto, mas 

(TODOS ELES ME DIZIAM QUE NÃO VALIA A PENA, PORQUE OS COMPUTADORES JÁ TINHAM ATINGIDO O TEMPO LIMITE DE VIDA)

e por isso o arranjo me iria ser mais caro do que adquirir um novo.

Hoje, porém, parece ter-se aberto “uma portinha »muito pequenina é certo, mas que para já é capaz de me permitir ir pelo menos até ao mês de Janeiro que se aproxima.

 

ESPERO QUE ISSO ACONTEÇA – não até Janeiro, como atrás digo, mas durante uns mesitos. QUEIRA DEUS!

Assim imediatamente após publicar esta comunicação vou dar início à publicação por ordem de datas, a todos os escritos que completei desde 17 do corrente mês, PARA VER SE NO DIA 1 DE JANEIRO fico em dia.

 

Os meus melhores cumprimentos a todos e fiquem sabendo que ainda cá estou. graças a Deus.

 

ANTÓNIO FONSECA

 

E JÁ AGORA UM BOM ANO NOVO DE 2014 QUE NOS FAÇA ESQUECER A TODOS, PRINCIPALMENTE OS ÚLTIMOS 3 ANOS

Nº 1879 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - TOBIAS - (12) - 29 de dezembro de 2013

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

Ainda uma outra nota:

A numeração que encabeça o título é a correspondente ao respectivo dia – em que deveria ter sido publicada.

O ANTIGO TESTAMENTO

29 de Dezembro de 2013

Nº 1879  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1872

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS…

(Uff... É obra…)

num total de 474 páginas, ficando a faltar apenas 724 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de TOBIAS

Tobias removendo as entranhas do peixe

Tobias desentranhando o peixe que o atacou, acompanhado pelo Arcanjo São Rafael

LIVRO DE TOBIAS

12  -  A REVELAÇÃO DO ANJO

No fim das núpcias, Tobite, chamou a Tobias, seu filho, e disse-lhe: «Meu filho, prepara o salário que deves dar ao homem que foi contigo e vê o que será preciso juntar-lhe, como gratidão». Tobias respondeu-lhe: «Pai, quanto lhe hei-de dar como paga? Não sofrerei dano algum, se lhe der metade dos bens que ele trouxe comigo. Reconduziu-me são e salvo; libertou a minha esposa do demónio; trouxe o dinheiro comigo e também te deu a vista. Quanto, pois, lhe hei-de dar em paga?» Disse-lhe Tobite: «É justo, filho, que receba a metade de todos os bens que trazias ao voltar». Chamou então Tobias o anjo e disse-lhe: «Toma a metade de tudo o que trouxemos e vai em paz». Então, Rafael chamou os dois à parte, e disse-lhes: «Louvai a Deus e agradecei-Lhe; exaltai-O e apregoai a todos os viventes o que fez por vós, pois é bom louvar a Deus, exaltar o Seu Nome e apregoar as Suas obras. Não vos canseis de o confessar. Se é bom guardar o segredo do rei, é coisa louvável apregoar as obras de Deus. Fizestes bem e nada de mau vos acontecerá. É boa a oração com o jejum e a esmola, acompanhada pela justiça. Melhor é pouco com justiça, do que muito com iniquidade. Melhor é dar esmolas que acumular tesouros, pois a esmola livra da morte e limpa de todo o pecado.

Os que praticam a misericórdia e a justiça serão cumulados de felicidade, enquanto os pecadores são seus próprios inimigos. Anunciar-vos-ei a plena verdade sem vos ocultar coisa alguma. Já vos declarei e disse: É bom guardar os segredos do rei, mas é glorioso proclamar as obras de Deus. Enquanto oravas, tu e a tua nora, Sara, eu apresentava diante do Senhor as vossas orações. Enquanto enterravas os mortos, também estava contigo. Quando, sem lentidão, te levantavas e deixavas de comer a fim de os sepultar, não deixava de ver a tua boa obra e estava junto de ti. Por isso, Deus enviou-me para te curar, a ti e a Sara, tua nora. Eu sou Rafael, um dos sete anjos que apresentam as orações dos justos e têm lugar diante da majestade do Senhor». (Esd 7, 14).

Ao ouvirem isto, ficaram confusos e prostraram-se com o rosto em terra, cheios de temor (Jz 6, 22; 13, 21 s; Dan 10, 12; Lc 1, 13-30). Disse-lhes, então, Rafael: «Não temais, a paz esteja convosco! Louvai a Deus por toda a eternidade! Quando eu estava convosco, não era por minha própria vontade, mas pela de Deus, e por isso deveis louvá-Lo sempre. Todos os dias na vossa presença, eu nada comia nem bebia: na realidade, apenas parecia fazê-lo. Agora, louvai a Deus, porque eu volto para Aquele que me enviou. Escrevei tudo o que convosco sucedeu». Dito isto, elevou-se. Então Tobite e o seu filho levantaram-se, mas não o tornaram a ver. Louvaram e glorificaram a Deus, durante três horas, dando-Lhe graças pelas Suas grandes obras, já que um anjo de Deus lhes tinha aparecido.

 

(Texto do Livro de TOBIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

29 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.