OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Nº 1887 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - JUDITE - (6) - 6 de Janeiro de 2014

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

Ainda uma outra nota:

A numeração que encabeça o título é a correspondente ao respectivo dia – em que deveria ter sido publicada.

O ANTIGO TESTAMENTO

6 de Janeiro de 2014

Nº 1887  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1887

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS

(Uff... É obra…)

num total de 482 páginas, ficando a faltar apenas 710 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de JUDITE

Judith_matando_Holofernes

JUDITE decapitando HOLOFERNES 

pintura de Caravaggio

LIVRO DE JUDITE

6 – AAQUIOR BANIDO POR HOLOFERNES – A estas palavras, Holofernes, enfurecido sobremaneira, disse a Aaquior. «Já que nos predisseste que o povo de Israel será defendido pelo seu Deus, vou mostrar.-te que não há outro deus fora de Nabucodonosor. Depois que os tivermos ferido a todos como a um só homem, perecerás tu também com  eles pela espada dos assírios, e todo o Israel será exterminado contigo. E aprenderás, por experiência, que Nabucodonosor é o senhor de toda a terra. A espada dos meus soldados atravessará os teus flancos e cairás trespassado no meio dos feridos de Israel, sem jamais poderes respirar, perecendo com eles. Se crês na verdade da tua profecia, não desanimes: muda a palidez do teu rosto, se pensas que as minhas palavras não se realizarão. Mas, para que saibas que terás a mesma sorte que eles, serás desde agora associado a este povo, a fim de sofreres com ele o castigo da minha vingança, quando a minha espada lhe infligir o castigo que merece». Então Holofernes ordenou aos seus homens que prendessem Aaquior e o levassem para a Betúlia para o entregar nas mãos dos filhos de Israel. Os escravos de Holofernes tomaram-no e partiram através da planície. Porém, ao aproximarem-se da montanha, saíram contra eles os atiradores de funda, mas eles desviaram-se para os lados do monte e ataram Aaquior a uma árvore de mãos e pés. Abandonaram-no ali, amarrado, e voltaram para o seu senhor. Os filhos de Israel, descendo de Betúlia, encontraram-no e, soltando-o, conduziram-no para a cidade. Puseram-no no meio do povo e perguntaram-lhe o motivo por que os assírios o deixaram amarrado. Naquele tempo, Betúlia era governada por Ozias, filho de Mica, da tribo de Simeão, por Cabri, filho de Gotoniel, e por Carmi, filho de Melquiel. E estando Aaquior no meio dos anciãos, na presença de todo o povo, referiu tudo o que respondera quando Holofernes o interrogara, e como a gente de Holofernes o quis matar por ele ter falado daquela maneira e como Holofernes, indignado, ordenou que, por esse motivo, fosse entregue aos filhos de Israel a fim de que, após a vitória sobre eles, ele fizesse perecer também Aaquior com diversos suplícios, por ter dito: «O Deus do céu é o defensor dos filhos de Israel».

Feita esta declaração por Aaquior, todo o povo se prostrou com o rosto por terra e, unidos de coração, oraram ao Senhor com gemidos e prantos, dizendo: «Senhor, Deus do céu e da terra, vêde o seu orgulho e olhai para a nossa humilhação. Lançai os Vossos olhos sobre os Vossos fiéis; mostrai que não abandonais aqueles que confiam em Vós, e que humilhais os que presumem de si mesmos e se gloriam  do seu poder». Logo que acabou o pranto e terminada a prece do povo, que durou um dia inteiro, consolaram Aaquior, dizendo: «O Deus de nossos pais, cujo poder proclamaste, conceder-te-à, antes, a recompensa de veres a ruína dos inimigos. E quando o Senhor, nosso Deus, tiver livrado os seus servos, que Ele seja também contigo no meio de nós, a fim de que vivas, tu e os teus, na nossa companhia, como for do teu agrado». Então Ozias, despedida a assembleia, hospedou Aaquior na sua casa e ofereceu-lhe uma grande ceia. E foram convidados todos os anciãos, depois de terem jejuado todo o dia, e comeram, juntos a sua refeição. Depois foi convocado todo o povo, e oraram, durante toda a noite, no lugar onde estavam reunidos, pedindo socorro ao Deus de Israel.

 

 

(Texto do Livro de JUDITE)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde é feito este Blogue

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

6 de JANEIRO de 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.