OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

Imagens e Frases de Natal Religioso

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Nº 1888 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - JUDITE - (7) - 7 de Janeiro de 2014

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

Ainda uma outra nota:

A numeração que encabeça o título é a correspondente ao respectivo dia – em que deveria ter sido publicada.

O ANTIGO TESTAMENTO

7 de Janeiro de 2014

Nº 1888  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1888

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS

(Uff... É obra…)

num total de 482 páginas, ficando a faltar apenas 710 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de JUDITE

Judith_matando_Holofernes

JUDITE decapitando HOLOFERNES 

pintura de Caravaggio

LIVRO DE JUDITE

 

7 – CERCO DE BETÚLIA – No dia seguinte, Holofernes ordenou às suas tropas que avançassem contra Betúlia. Havia cento e vinte mil soldados de infantaria e vinte e dois mil cavaleiros sem contar os homens de armas que tinham aprisionado e os jovens que tinham levado à força, das províncias e das cidades. Preparam-se todos para combater contra os israelitas e avançaram pela encosta da montanha até ao cume que domina Dotain, desde o lugar chamado Balma até Quelmon, situado em frente de Esdrelon. Mas os filhos de Israel viram aquela multidão e, então, prostraram-se por terra e cobriram de cinza as suas cabeças, rogando, em comum, ao Deus de Israel que usasse de misericórdia para com o Seu povo. Tomaram as suas armas, postaram-se nos lugares em que havia passagens por entre os montes e ali montaram guarda, dia e noite (Jos 7, 6). Ao fazer uma ronda pelos arredores, Holofernes descobriu ao sul da cidade a fonte que para lá corria por meio de um aqueduto, e mandou cortá-lo. Entretanto, não longe dos muros, havia algumas fontes aonde os sitiados iam buscar água às escondidas mais para aliviar do que para matar a sede. Então os amonitas e os moabitas foram dizer a Holofernes: «Os filhos de Israel não confiam nem nas lanças nem nas flechas, mas são defendidos pelas montanhas e a sua verdadeira força são as colinas escarpadas. Para que os possas vencer sem combate, põe guardas junto das fontes, para que não tirem água dali, e matá-los-ás em golpes de espada, ou pelo menos, esgotados pela sede, entregarão a sua cidade, que, por estar situada nas montanhas, julgam inexpugnável». Estas razões agradaram a Holofernes e aos seus oficiais, e ele mandou que cada fonte fosse guardada por cem homens.

Passados vinte dias de guarda, as fontes e os poços de Betúlia secaram-se, e os habitantes que recebiam quotidianamente a sua medida de água, não a tiveram mais, nem um só dia. Então reuniram-se todos os homens, mulheres e crianças ao redor de Ozias, e disseram-lhe: «Deus seja juiz entre nós e ti, pois, recusando negociar a paz com os assírios, és o causador destes males. Por isso, Deus entregou-nos nas suas mãos. Pela mesma razão, não há quem nos socorra, estando nós, aos seus olhos, esgotados pela sede e pela miséria. Agora, pois, reúne todos os que estão na cidade e entreguemo-nos voluntariamente ao exército de Holofernes. É melhor viver no cativeiro e bendizer ao Senhor, do que morrer e ser opróbrio de todos os homens, vendo morrer sob os nossos olhos as nossas mulheres e os nossos filhos. O céu e a terra são nossas testemunhas, assim como o Deus dos nossos pais, que nos castiga, segundo os nossos pecados. Entrega sem demora a cidade ao exército de Holofernes para que o fio da espada abrevie o nosso penar, retardado pelo ardor da sede». Mal acabaram de pronunciar estas palavras, levantou-se grande pranto e alarido na assembleia e, durante muitas horas, a sua voz elevou-se para Deus, dizendo: «Pecámos, nós e os nossos pais, cometemos injustiças e iniquidades (Sl 105, 6; Dn 9, 8). Vós, que sois bom, tende piedade de nós, ou então castigai Vós mesmo as nossas iniquidades, mas não entregueis os que Vos invocam, em lugar de um povo que Vos não conhece, para que se não diga entre os pagãos: Onde está o seu Deus?» Fatigados, enfim, de tanto gritar e chorar, calaram-se. Ozias levantou-se, banhado de lágrimas, e disse: «Coragem Irmãos! Esperemos durante cinco dias a misericórdia do Senhor. Talvez se aplaque a Sua cólera e faça brilhar a glória do Seu nome. mas, se depois de cinco dias não chegar nenhum socorro, faremos o que propusestes».

 

(Texto do Livro de JUDITE)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde é feito este Blogue

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

7 de JANEIRO de 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

VideoBar

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.

SITI CATTOLICI ITALIANI