OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Nº 1890 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - JUDITE - (9) - 9 de Janeiro de 2014

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

Ainda uma outra nota:

A numeração que encabeça o título é a correspondente ao respectivo dia – em que deveria ter sido publicada.

O ANTIGO TESTAMENTO

9 de Janeiro de 2014

Nº 1890  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1890

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS

(Uff... É obra…)

num total de 482 páginas, ficando a faltar apenas 710 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de JUDITE

Judith_matando_Holofernes

JUDITE decapitando HOLOFERNES 

pintura de Caravaggio

LIVRO DE JUDITE

9 – A ORAÇÃO DE JUDITE – Quando eles se retiraram, Judite entrou no seu oratório, cingiu o seu cilicio, cobriu a cabeça de cinza e, diante do Senhor, rezou, dizendo:

«Senhor, Deus do meu pai Simeão, a quem destes a espada para se vingar dos estrangeiros que arrastados por infame paixão, violaram uma virgem, descobrindo-lhe vergonhosamente a nudez (Gn 34). e entregastes as suas mulheres à rapina, as suas filhas ao cativeiro e dividistes todos os seus despojos entre os Vossos servos, que ardiam de zelo ao Vosso serviço; vinde, eu Vos peço, ó Senhor, meu Deus, socorrer esta viúva.Vós dispusestes os acontecimentos do passado, determinastes os posteriores e nada aconteceu sem que Vós o quisésseis. Todos os Vossos caminhos são previamente escolhidos, e os Vossos juízos estão fundados na Vossa providência. Volvei, agora, os Vossos olhos para o acampamento dos assírios, como outrora Vos dignastes olhar para o dos egípcios, quando corriam com as suas tropas atrás dos Vossos servos, fiando-se nos seus carros, na sua cavalaria e na multidão dos seus combatentes. Bastou um olhar Vosso sobre o seu acampamento para os fazer parar, envoltos nas trevas. O abismo reteve os seus passos, e as águas submergiram-nos. Senhor, que aconteça o mesmo a estes que confiam no seu número, nos seus carros, nos seus dardos, nos seus escudos, nas suas flechas, e se gloriam das suas lanças. Eles ignoram que Vós sois o nosso Deus, que põe fim às guerras, e que o Vosso nome é Javé. Levantai o Vosso braço como nos tempos antigos e com o Vosso poder quebrai a sua força; caia, diante da Vossa cólera, o poder daqueles que prometeram, a si próprios violar o Vosso santuário, profanar o tabernáculo do Vosso nome e destruir, a golpes de espada, as portas do Vosso altar. Fazei, Senhor, que o orgulho desse homem seja cortado com  a sua própria espada. Que ele seja preso no laço dos seus olhos, fixos em mim, e feri-o cimo as doces palavras dos meus lábios. Dai constância ao meu coração para o desprezar e valor para o abater. Porque será uma glória memorável para o Vosso nome derrubá-lo pela mão de uma mulher. Não é na multidão, Senhor, que está o Vosso poder, nem Vos comprazeis na força da cavalaria; os soberbos sempre Vos desagradaram, e sempre aceitastes as preces dos mansos e humildes. Deus do céu, criador das águas e Senhor de todas a criação, ouvi, benigno, esta miserável que só confia na Vossa misericórdia. Lembrai-Vos, Senhor, da Vossa promessa, inspirai as palavras da minha boca e fortalecei, nesta empresa, o meu coração para que a Vossa casa permaneça sempre consagrada ao Vosso culto e todos os povos reconheçam que só Vos sois Deus e que não há outro fora de Vós».

 

(Texto do Livro de JUDITE)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde é feito este Blogue

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

9 de JANEIRO de 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.