OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Nº 1898 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - LIVRO DE ESTER - INTRODUÇÃO e CAP 1 - 17 de Janeiro de 12014

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

Ainda uma outra nota:

A numeração que encabeça o título é a correspondente ao respectivo dia – em que deveria ter sido publicada.

O ANTIGO TESTAMENTO

17 de Janeiro de 2014

Nº 1898  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1898

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE

(Uff... É obra…)

num total de 496 páginas, ficando a faltar apenas 696 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de ESTER

Ester QUE FOI MULHER DE assuero-Castagno

ESTER que foi mulher de ASSUERO

LIVRO DE ESTER

 

INTRODUÇÃO

 

Assim, como o Senhor, por intermédio de Judite, livrou Israel dos seus inimigos e lhe deu a vitória sobre as tropas de Nabucodonosor, também ESTER, assistida por Deus, salvou os judeus dum massacre geral ordenado por Aman, favorito do rei Assuero.

Durante o reinado de Assuero, que os exegetas identificam com  Artaxerxes, filho de Dario, um tio de Ester, chamado Mardoqueu, denunciou uma conspiração contra a vida do rei. Caiu Mardoqueu no desagrado de Aman, que não só o procurou perder, como levou o rei a decretar o extermínio de todos os seus súbditos judeus.

Foi então que Ester, exortada por seu tio, depois de jejuar e invocar o auxílio do Senhor, seu Deus, intercedeu pelo povo, junto do rei, conseguindo a revogação do decreto e o castigo de Aman.

Uma parte do livro que foi escrita em hebraico não passa dum simples relato histórico. Conta-nos a preparação do que hoje se chamaria um movimento anti-semítico.

A outra parte, assinalada em itálico e sobre a qual muito se tem escrito, chegou até nós em grego. Acentua a acção da Providência, a eficácia da oração e a piedade dos protagonistas. Mardoqueu orou ao Senhor: Ester dirigiu-se a Deus e pediu-Lhe que ouvisse a voz dos desamparados. Esta é, ainda hoje, a lição principal do livro. Deus ouviu Tobias, atendeu Judite e Ester, e continua a atender todos aqueles que a aflição leva a recorrer ao Seu incomensurável poder.

Resumo

O banquete de Assuero (1).

Ester é eleita rainha (2).

Plano de Aman e édito de Assuero contra os judeus (3).

Consternação dos judeus (4)

Intervenção de Ester (5).

Recompensa de Mardoqueu (6).

Castigo de Aman (7).

Exaltação de Mardoqueu e édito de Assuero a favor dos judeus (8).

Vingança dos judeus e festa de Purim (9).

Elogio de Mardoqueu e nota sobre a tradução grega do livro (10).

 

1 – BANQUETE DE ASSUERO  -  No tempo de Assuero, que reinou desde a Índia até à Etiópia sobre cento e vinte e sete províncias, ao sentar-se no trono real de Susa, sua capital, no terceiro ano do seu reinado, Assuero deu um banquete a todos os cortesãos e aos seus servos. Reunira na sua presença os chefes dos exércitos persas e dos medos, os principes e os governadores das províncias (Gn 40, 20; 1 Rs 3, 15; Mc 6, 21), para ostentar as riquezas e a magnificência do seu reino, a pompa da sua grandeza, durante muito tempo, a saber, cento e oitenta dias.

Passado esse tempo, o rei convidou toda a população de Susa, a capital, desde o maior ao mais pequeno, para um banquete de sete dias na cerca do jardim, junto ao palácio. Estenderam-se, por toda a parte, cortinas brancas, de púrpura e azuis, pendentes das colunas de mármore por cordões brancos, e de púrpura e anéis de prata, canapés de ouro e prata sobre um pavimento de pórfiro, de mármore branco, de nácar e pedra preta. Os convidados bebiam em copos dourados de variadas formas, e os manjares serviam-se em recipientes sempre diferentes; o vinho real servia-se em abundância oferecido pela liberalidade do rei. bebia-se sem constrangimento, pois cada um bebia o que queria, conforme ordenara o rei, o qual, por isso mesmo, dera a presidência de cada mesa a um dos seus magnates.

Ao mesmo tempo a rainha Vasti deu um banquete às mulheres no palácio do rei Assuero.

No sétimo dia, o rei, cujo coração estava alegre por causa do vinho, ordenou a Mauman, Bazata, Harbona, Bagata, Abgata, Zetar e Carcar – os sete eunucos ao serviço, junto a Assuero (Jz 16, 25; 2 Rs 13, 28), que trouxessem à sua presença a rainha Vasti com o diadema real, para mostrar ao povo e aos grandes a sua beleza, porque era formosa de aspecto. Mas a rainha Vasti recusou-se a cumprir a ordem do rei transmitida pelos eunucos. E o rei irritou-se grandemente e, enfurecido, consultou os sábios versados na ciência dos tempos (pois os assuntos do rei eram tratados desse modo com homens conhecedores das leis e do direito). os mais considerados eram Carsena, Setar, Admata, Tarsis, Mares, Marsena e Memucan, sete principes da Pérsia e da Média, que viviam na presença do rei e ocupavam os primeiros lugares do reino (Esd 7, 14). O rei perguntou-lhes: «Que lei se deve aplicar à rainha Vasti por não ter obedecido à ordem que o rei Assuero lhe transmitiu pelos eunucos?» E respondeu Memucan: «A rainha Vasti não só ofendeu o rei, mas também a todos os principes e povos das províncias do rei Assuero. porque o proceder da rainha será conhecido por todas as mulheres e incitá-las-à a desprezar os seus maridos, dizendo-lhes: «O rei Assuero mandou trazer à sua presença a rainha Vasti, mas ela não quis vir». Daqui em diante as mulheres da Pérsia e da Média, com  o exemplo da rainha, responderão do mesmo modo a todos os grandes do rei e disso resultará, por toda a parte, desprezo e irritação. Se o rei achar bem, publique.-se em seu nome um decreto real, que ficará escrito nas ordenações da Pérsia e da Média como irrevogável (Dan 6, 8), em força do qual Vasti não apareça mais diante do rei Assuero e o rei confira o título de rainha a outra mais digna do que ela. Quando o édito for conhecido nas províncias do teu vastíssimo reino, todas as mulheres respeitarão os seus maridos desde o maior ao mais humilde».

Este parecer agradou ao rei e aos principes, de modo que o rei seguiu o conselho de Memucan. O rei expediu cartas para todas as províncias do seu reino, em diversas línguas e caracteres, para que cada povo as pudesse entender e ler. Nelas dizia que os maridos deviam ser os senhores nas suas casas e que isto se divulgasse em todos os povos.

 

(Texto do Livro de ESTER)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde é feito este Blogue

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

17 de JANEIRO de 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1888 - 1ª PÁGINA - (8-14) - SANTOS DE CADA DIA - 8 de Janeiro de 2014 - 6º ano

APOLINÁRIO, Santo

Bispo (séc. II)

Em Hierápolis, na Frigia, na actual Turquia, Santo APOLINÁRIO, bispo que, no tempo do imperador Marco Aurélio, resplandeceu pela sua doutrina e santidade.   

TEÓFILO e  ELÁDIO, Santos

Mártires – (séc. III)

Na Líbia, os santos mártires TEÓFILO, diácono e ELÁDIO, de quem se diz que, depois de dilacerados com pontas agudíssimas, foram finalmente lançados ao fogo.

LUCIANO, MAXIMIANO e JULIÃO, Santos

Mártires - (290) 

Em Beauvais, na Gália Bélgica, hoje na França, os santos LUCIANO, MAXIMIANO e JULIÃO, mártires.

PACIENTE, Santo

Bispo   séc. IV)

Em Metz, também na Gália Bélgica, São PACIENTE, bispo. 

SEVERINO, Santo

Presbítero e monge - (482)

No Nórico, junto ao Danúbio, actualmente na Áustria, São SEVERINO, presbítero e monge que, tendo chegado a esta região depois da morte de Átila, chefe dos Hunos, defendeu as populações indefesas, aplacou os mais ferozes, converteu os infiéis, edificou mosteiros e instruiu os mais necessitados de formação religiosa. 

MÁXIMO, Santo

Bispo (514)

Em Pavia, na Ligúria, região da Itália, São MÁXIMO, bispo. 

JORGE, Santo

Monge e eremita - (614)

No mosteiro de Coziba, na Palestina, São JORGE, monge e eremita, que vivia recluso toda a semana e orava ao Domingo com os irmãos, com  os quais falava sobre as realidades espirituais e a todos dava conselho. 

NATALANO, Santo

(678)

Na região de Aberdeen, na Escócia, São NATALANO, célebre pela sua caridade para com os pobres.  

ERARDO, Santo

Bispo - (707)

Em Ratisbona, cidade da Baviera, actual região da Alemanha, Santo ERARDO, natural da Escócia, o qual, no desejo ardente de propagar o Evangelho, partiu para esta região, onde exerceu o ministério episcopal. 

GUDÉLIA, Santa

Virgem (712)

Em Moorsel, no Brabante, na actual Bélgica, Santa GUDÉLIA, virgem, que em sua casa se consagrou à oração e às obras de caridade.

ALBERTO, Santo

Bispo (séc. VIII)

Em Cashel, na Irlanda, Santo ALBERTO, bispo, natural da Inglaterra, que durante muito tempo foi peregrino por amor a Cristo. 

LOURENÇO JUSTINIANO, Santo

Bispo - (1456)

Em Veneza, na Itália, São LOURENÇO JUSTINIANO, bispo, que ilustrou esta Igreja com a doutrina da sabedoria eterna. 

EDUARDO WATERSON, Beato

Presbítero e Mártir  - (1593)

Em Newcastle-on-Tyne, na Inglaterra, o Beato EDUARDO WATERSON, presbítero e mártir, que no reinado de Isabel I, por ter chegado à Inglaterra para exercer o  ministério sacerdotal, foi condenado à morte e enforcado no patíbulo. 

EURÓSIA FABRIS BARBAN, Beata

Mãe de família e franciscana (1932)

Em Marola, localidade da província de Vicenza, na Itália, a Beata EURÓSIA FABRIS BARBAN, mãe de família, membro da Ordem Terceira Franciscana. 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Portanto o resumo que eu publico hoje, (E AGORA…) deveria tê-lo sido no dia 8 de Janeiro.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

Nº 1887 - 1ª PÁGINA - (7-14) - SANTOS DE CADA DIA - 7 de Janeiro de 2014 - 6º ano

RAIMUNDO DE PENHAFORTE, Santo

Presbítero (1275)

São RAIMUNDO DE PENHAFORTE, presbítero da Ordem dos Pregadores, que foi exímio na ciência do Direito Canónico, escreveu obras de sólida doutrina e grande proveito sobre o sacramento da Penitência e, eleito mestre geral da sua Ordem, preparou para ela a redacção das novas Constituições. Em idade avançada, faleceu piedosamente em Barcelona, cidade da Espanha. 

POLIEUCTO, Santo

Mártir – (250)

Em Melitene, na Arménia, hoje Malatya, na Turquia, São POLIEUCTO, mártir, que, sendo soldado, constrangido pelo édito do imperador Décio a sacrificar aos deuses, quebrou as estátuas; por isso suportou muitos tormentos e, finalmente degolado, foi baptizado com o derramamento do seu sangue.

LUCIANO, Santo

Presbítero e Mártir - (312) 

Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na Turquia, a paixão de São LUCIANO, presbítero e mártir da Igreja de Antioquia, célebre pela sua sabedoria e eloquência, que, levado ao tribunal para contínuas interrogações acompanhadas de torturas, persistiu intrepidamente em declarar-se cristão. 

VALENTIM, Santo

Bispo   (450)

Em Passau, no Nórico, na actual Baviera, comemoração de São VALENTIM, bispo da Récia. 

CRISPIM, Santo

Bispo - (467)

Em Pavia, na Ligúria, região da Itália, São CRISPIM, bispo.

VALENTINIANO, Santo

Bispo (548)

Em Chur, no território da Helvécia, actual Suíça, São VALENTINIANO, bispo, que socorreu os pobres com os seus bens, pagou o resgate de cativos e distribuiu vestes aos mais necessitados.  

TILO, Santo

Artesão e monge - (702)

Em Solignac, junto de Limoges, na Aquitânia, hoje na França, São TILO, discípulo de Santo ELÓI, que foi artesão e monge. 

CIRO, Santo

Bispo (714)

Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São CIRO, bispo que, sendo monge na Paflagónia, foi elevado à sede de Constantinopla, da qual foi depois expulso, morrendo no exílio. 

ALDERICO, Santo

Bispo - (856)

Em Le Mans, na Gália, hoje na França, Santo ALDERICO, bispo, que, se dedicou com grande ardor ao culto de Deus e dos Santos. 

CANUTO LAVARD, Beata

Duque (1137)

Na floresta próxima de Ringsted, na Dinamarca, São CANUTO LAVARD, que, sendo duque de Schleswig, governou com prudência e bondade o principado e fomentou a piedade do seu povo, mas foi assassinado pelos inimigos que invejavam a sua autoridade. 

MATEUS GUIMERÁ, Beato

Bispo (1451)

Em Palermo, na Sicília, hoje região de Itália, o passamento do Beato MATEUS GUIMERÁ, bispo de Agrigento, da Ordem dos Menores, singularmente dedicado ao culto e à exaltação do Santíssimo Nome de Jesus

AMBRÓSIO FERNANDES, Beato

Mártir - (1620)

Em Suzuta, no Japão, o Beato AMBRÓSIO FERNANDES, mártir, que partiu para o Oriente à procura de comércio e lucro, mas, conquistado pelo fervor da vida cristã foi admitido como religioso na Companhia de Jesus e, depois de ter padecido muitas privações, morreu por Cristo no cárcere. 

JOSÉ TUÂN, Santo

Mártir  - (1862)

Em An Bai, localidade do Tonquim, hoje Vietnam, São JOSÉ TUÂN, mártir, que, sendo pai de família e agricultor, morreu degolado no tempo do imperador Tu Duc, por se ajoelhar e orar diante duma cruz, em vez de a calcar aos pés como lhe tinha sido ordenado.

MARIA TERESA DO SAGRADO CORAÇÃO (Joana Haze), Beata

Virgem (1876)

Em Liége, na Bélgica, a Beata MARIA TERESA DO SAGRADO CORAÇÃO (Joana Haze), virgem, que fundou a Congregação das Filhas da Cruz, destinada ao serviço dos mais débeis e dos pobres.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Portanto o resumo que eu publico hoje, (E AGORA…) deveria tê-lo sido no dia 7 de Janeiro.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

Nº 1886 - 1ª PÁGINA - (6-14) - SANTOS DE CADA DIA - 6 de Janeiro de 2014 - 6º ano

EPIFANIA DO SENHOR

Solenidade da EPIFANIA DO SENHOR, na qual se celebra a tríplice manifestação do nosso grande Deus e Senhor, Jesus Cristo; em Belém, o Menino Jesus foi adorado pelos magos; no Jordão, Jesus foi baptizado por João Baptista, ungido pelo Espírito Santo e chamado Filho de Deus Pai; em Canaã da Galileia, numa festa de núpcias, transformando a água em vinho, Jesus manifestou a sua glória. Em Portugal esta solenidade celebra-se no domingo entre 2 e 8 deste mês (dia 5 em 2014).  

JULIÃO e BASILISSA, Santos

Mártires – séc. IV)

Em Antínoo, na Tebaida, região do Egipto, os santos JULIÃO e BASILISSA, mártires.

FÉLIX, Santo

Bispo - (582) 

Em Nantes, na Bretanha Menor, região da actual França, São FÉLIX, bispo, que deu testemunho insigne de zelo apostólico ao serviço dos seus concidadãos, construiu a igreja catedral e evangelizou com intenso ardor as populações rurais. 

MACÁRIO, Santo

Abade   (1153)

Em Wurzburg, na Francónia, hoje na Alemanha, São MACÁRIO, abade , que foi o primeiro prelado do mosteiro dos Escoceses nesta cidade. onde faleceu octogenário.

RAIMUNDO DE PENHAFORTE, Santo

Memória - (1275)

Em Barcelona, na Catalunha, região da Espanha, São RAIMUNDO DE PENHAFORTE, cuja memória se celebra no dia seguinte (amanhã, dia 7). 

PEDRO TOMÁS, Santo

Bispo (1366)

Em Famagusta, na ilha de Chipre, o passamento de São PEDRO TOMÁS, bispo de Constantinopla, da Ordem dos Carmelitas, que exerceu a missão de legado do Romano Pontífice no Oriente.  

ANDRÉ CORSINI, Santo

Bispo - (1373)

Em Fiésole, na Etrúria, actualmente na Toscana, região de Itália, Santo ANDRÉ CORSÍNI, bispo, da Ordem dos Carmelitas, que se tornou memorável pela sua vida austera e assídua meditação da Sagrada Escritura, reconstruiu os conventos devastados pela peste, governou sabiamente a sua Igreja, prestou auxilio aos pobres e reconciliou os inimigos. 

JOÃO DE RIBERA, Santo

Bispo (1611)

Em Valência, na Espanha, São JOÃO DE RIBERA, bispo, que exerceu também as funções de vice-rei. Dedicou-se intensamente ao culto da Santíssima Eucaristia, foi grande defensor da verdade católica e instruiu o seu povo com sólidos ensinamentos. sacerdócio.

CARLOS DE SEZZE, Santo

Religioso - (1670)

Em Roma, São CARLOS DE SEZZE, religioso da Ordem dos Frades Menores, que, obrigado desde a infância a procurar o seu sustento, induzia os companheiros à imitação de Cristo e dos Santos e, revestido finalmente com o hábito franciscano, como tanto desejava, se dedicou assiduamente à adoração do Santíssima Sacramento. 

RITA AMADA DE JESUS, Beata

Virgem, religiosa (1913)

Em Casalmedinho, localidade próxima de Viseu, em Portugal, a Beata RITA AMADA DE JESUS (Rita Lopes Almeida), virgem que, em tempos difíceis de perseguição religiosa e devassidão de costumes, entre grandes dificuldades e obstáculos fundou o Instituto Jesus, Maria e José, destinado a recolher e educar meninas pobres e abandonadas, promovendo também com grande diligência a dignidade integral das mulheres.

RAFAELA MARIA DO SAGRADO CORAÇÃO

(Rafaela Maria Porras Ayllón), Santo

Virgem e fundadora (1925)

Em Roma, Santa RAFAELA MARIA DO SAGRADO CORAÇÃO (Rafaela Maria Porras Ayllón), virgem, que fundou a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus e, considerada mentalmente incapacitada, passou santamente o resto da sua vida entregue ao sofrimento e à penitência. 

ANDRÉ (Alfredo Bessete), Santo

Religioso - (1937)

Em Montreal, no Quebec, região do Canadá, Santo ANDRÉ (Alfredo Bessete), religioso da Congregação da Santa Cruz, que edificou neste lugar um eminente santuário em honra de São José

JOSÉ MARIANO DOS ANJOS (Mariano Alarcón Ruiz), Beato

Presbítero  - (1937)

Em Montcada, na Catalunha, região de Espanha, o Beato JOSÉ MARIANO DOS ANJOS (Mariano Alarcón Ruiz), presbítero da Ordem dos Carmelitas Descalços e mártir.

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Portanto o resumo que eu publico hoje, (E AGORA…) deveria tê-lo sido no dia 6 de Janeiro.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

Nº 1885 - 1ª PÁGINA - (5-14) - SANTOS DE CADA DIA - 5 de Janeiro de 2014 - 6º ano

SINCLÉTICA, Santa

Eremita (séc. IV)

Em Alexandria, no Egipto, Santa SINCLÉTICA, que, segundo a tradição, seguiu a vida eremítica. 

DEOGRÁCIAS, Santo

Bispo - (457 ou 458)

Em Cartago, na actual Tunísia, São DEOGRÁCIAS, bispo, que resgatou muitos cativos trazidos da cidade de Roma pelos Vândalos, abrigando-os em duas amplas basílicas preparadas com pequenos leitos e esteiras.

EMILIANA, Santa

Virgem e tia de S. Gregório Magno - (séc. VI) 

Em Roma, a consagração de Santa EMILIANA, virgem, tia paterna de São GREGÓRIO MAGNO, que, pouco depois da sua irmã TARSILA, partiu deste mundo ao encontro do Senhor.

CONVOIÃO, Santo

Abade e fundador   (868)

Na Bretanha Menor, região da actual França, São CONVOIÃO, abade, que fundou em Redon o mosteiro de São Salvador, onde, sob a sua direcção e segundo a Regra de São Bento, floresceu uma plêiade de monges insignes pela sua grande piedade; destruído o seu cenóbio pelos Normandos, construiu um novo mosteiro em Saint-Mazent-de-Plélan, onde faleceu octogenário.

EDUARDO o Confessor, Santo

Rei de Inglaterra - (1066)

Em Londres, na Inglaterra, Santo EDUARDO o Confessor, que, sendo rei dos Ingleses, muito estimado pelo povo por causa da sua eximia caridade, conseguiu estabelecer a paz no seu reino e promoveu tenazmente a comunhão com a Sé Apostólica

GERLAC, Santo

Eremita (1165)

Próximo de Walkenberg, na região de Limburgo, na actual Holanda, São GERLAC, eremita, insigne pelo seu auxilio aos pobres. 

ROGÉRIO, Beato

Presbítero - (1237)

Em Tódi, na Úmbria, região de Itália, o Beato ROGÉRIO, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que foi discípulo de São Francisco e seu fervoroso imitador.

FRANCISCO PELTIER,

TIAGO LEDOYEN e PEDRO TESSIER, Beatos

Presbíteros e mártires (1794)

Em Angers, na França, os beatos FRANCISCO PELTIER, TIAGO LEDOYEN e PEDRO TESSIER, presbíteros e mártires, que durante a Revolução Francesa, foram degolados por permanecerem fiéis ao seu sacerdócio. 

JOÃO NEPOMUCENO NEUMANN, Santo

Bispo - (1860)

Em Filadélfia, na Pensilvânia, Estados Unidos da América do Norte, São JOÃO NEPOMUCENO NEUMANN, bispo, da Congregação do Santíssimo Redentor, que prestou grande auxilio aos imigrantes pobres com meios materiais, providentes conselhos e admirável caridade e se dedicou com muita solicitude à formação cristã das crianças. 

MARIA REPETTO, Beata

Virgem (1890)

Em Génova, na Itália, a Beata MARIA REPETTO, virgem, das Irmãs de Nossa Senhora do Refúgio no Monte Calvário, que, oculta, aos olhos do mundo, foi notável na sua actividade para confortar os aflitos e fortalecer os vacilantes na esperança da salvação.fundada.

CARLOS DE SANTO ANDRÉ (João André) HOUBEN, Santo

Presbítero (1893)

Em Dublin, na Irlanda, São CARLOS DE SANTO ANDRÉ (João André) HOUBEN, presbítero da Congregação da Paixão, zeloso ministro do sacramento da Penitência. 

MARCELINA DAROWSKA, Beata

Viúva e fundadora - (1911)

Em Jazlowice, cidade da Ucrânia, a Beata MARCELINA DAROWSKA que, depois do falecimento do esposo e do filho primogénito, se consagrou ao Senhor e, sempre solicita pela dignidade da família, fundou a Congregação das Irmãs da Imaculada Virgem Santa Maria, destinada à formação das jovens.

PEDRO BONÍLLI, Beato

Presbítero e fundador - (1935)

Em Spoleto, na Itália, o Beato PEDRO BONÍLLI, presbítero, fundador do Instituto das Irmãs da Sagrada Família, destinado à educação e auxilio das jovens indigentes e dos órfãos.

GENOVEVA TORRES MORALES, Santa

Virgem e fundadora (1956)

Em Saragoça, Espanha, Santa GENOVEVA TORRES MORALES, virgem que, tendo sofrido já desde a infância a aspereza da vida e a adversidade da doença, fundou o Instituto das Irmãs do Sacratíssimo Coração de Jesus e dos Anjos, destinada ao auxílio das mulheres.

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Portanto o resumo que eu publico hoje, (E AGORA…) deveria tê-lo sido no dia 5 de Janeiro.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII