OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

Imagens e Frases de Natal Religioso

sábado, 18 de janeiro de 2014

Nº 1892 - 1ª PÁGINA - (12-14) - SANTOS DE CADA DIA - 12 de Janeiro de 2014 - 6º ano

ARCÁDIO, Santo

Mártir (304)

Em Cesareia da Mauritânia, hoje Cherchel, na Argélia, Santo ARCÁDIO, mártir, que durante a perseguição se retirou num refúgio, mas, quando um seu familiar foi detido em seu lugar, apresentou-se espontaneamente ao juiz e, negando-se a sacrificar aos deuses, depois de sofrer atrozes suplícios, consumou o seu martírio. 

TÍGRIO e EURÓPIO, Santos

Presbítero (1º) e Leitor (2º) – mártires (406) 

Em, Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, os santos TÍGRIO, presbítero e EUTRÓPIO, leitor, que no tempo do imperador Arcádio, falsamente acusados de terem provocado o incêndio que consumiu o templo principal e a cúria do senado para vingar o exílio infligido a São João Crisóstomo, sofreram o martírio por ordem do prefeito da cidade Optato, seguidor do culto supersticioso dos falsos deuses e inimigo da religião cristã.  

CESÁRIA, Santa

Abadessa - (529) 

Em Arles, na Provença, região da Gália, na actual França, Santa CESÁRIA, abadessa, irmã de São CESÁRIO, bispo, que escreveu para ela e suas irmãs uma Regra das santas virgens. 

FERRÉOLO, Santo

Bispo (659)  

Em Grenoble, na Borgonha, também na actual França, São FERRÉOLO, bispo e mártir, que foi assassinado por ímpios sicários quando pregava ao povo. 

BENTO BISCOP, Santo

Abade - (690)

Em Wearmouth, na Nortúmbria, na actual Inglaterra, São BENTO BISCOP, abade, que tendo peregrinado cinco vezes a Roma, de lá trouxe para a sua pátria mestres e muitos livros, para que os monges reunidos na clausura do mosteiro sob a Regra de São Bento adquirissem melhor conhecimento na ciência do amor de Cristo em benefício da Igreja.

ELREDO, Santo

Abade  -  (1166)

No mosteiro de Rievaulx, também na região da Nortúmbria, Santo ELREDO, abade, que educado na corte do rei da Escócia, entrou na Ordem de Cister e, tornando-se mestre exímio da vida monástica, promoveu com suma diligência e amabilidade, por meio das suas acções e escritos, a vida espiritual e a amizade em Cristo.

MARTINHO DE SANTA CRUZ, Santo

Presbítero e cónego regular - (1203)

Em Leão, na Espanha, São MARTINHO DA SANTA CRUZ, presbítero e cónego regular, que foi mestre insigne da Sagrada Escritura.

LUÍS AMAGASU IEMON e seus filhos

VICENTE KUROGANE ICHIBIYOE, MIGUEL AMAGASU IEMON,

sua esposa DOMINGAS AMAGASU e sua filha JUSTA AMAGASU e 39 companheiros, Beatos

  Mártires (1629)

Em Okusanbara, no Japão, os beatos LUÍS AMAGASU IEMON e seus filhos VICENTE KUROGANE ICHIBIYOE, MIGUEL AMAGASU IEMON, sua esposa DOMINGAS AMAGASU e sua filha JUSTA AMAGASU e 39 companheiros TECLA KUROGANE, LUZIA KUROGANE, MARIA ITO, MARINA ITO CHOBO, PEDRO ITO YAHYOE, MATIAS ITO HIKOSUKE, TIMÓTEO OBASAMA JIROBYOE, LUZIA OBASAMA, JOÃO GOROBYOE, JOAQUIM SABUROBYOE, JOÃO BANZAI KASUE, ÁUREA BANZAI, ANTÓNIO BANZAI ORUSU, PAULO SANJURO, RUFINA BANZAI e seus filhos PAULO e MARTA, SIMÃO TAKAHASHI SEIZAEMON, TECLA TAKAHASHI, PAULO NISHIHORI SHIKIBU, LUÍS JIN’EMON e sua filha ANA, MÂNCIO YOSHINO HAN’EMON, JÚLIA YOUSHINO, ANTÓNIO ANAZAWA HAN’EMON, PAULO ANAZAWA JUZABURO, ANDRÉ YAMAMOTO SCHICHIEMON, INÁCIO LIDA SOEMON, JOÃO ARIE KIEMON, PEDRO ARIE JINZO, ALEIXO SATO SEISUKE, LUZIA SATO, ISABEL SATO, PAULO SATO MATAGORO, N. SCHICHIZAEMON, MADALENA, duas filhas de SCHICHIZAEMON e MADALENA, todos mártires.

LUZIA LIDA, CRESCÊNCIA ANAZAWA,

ROMÃO ANAZAWA MATSUJIRO, MIGUEL ANAZAWA OSAMU,

MARIA YAMAMOTO, ÚRSULA YAMAMOTO e MADALENA ARIE, Beatos

Mártires  (1629)

Em Nukuyama, no Japão, os beatos LUZIA LIDA, CRESCÊNCIA ANAZAWA, ROMÃO ANAZAWA MATSUJIRO, MIGUEL ANAZAWA OSAMU, MARIA YAMAMOTO, ÚRSULA YAMAMOTO e MADALENA ARIE, mártires.

ALEIXO CHOEMON e filhos CÂNDIDO e  INÁCIO, Beatos

Mártires (1629)

Em Hanazawa, no Japão, os beatos ALEIXO CHOEMON e seus filhos CÂNDIDO e INÁCIO, mártires.

BERNARDO DE CORLEANE, Santo

Religioso (1667)

Em Palermo, na Sicília, região da Itália, São BERNARDO DE CORLEONE, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, insigne pela sua admirável caridade e penitência.

MARGARIDA BOURGEOYES, Santa

Virgem e fundadora (1700)

Em Montreal, no Quebec, região do Canadá, Santa MARGARIDA BOURGEOYS, virgem, que prestou todo o género de auxilio aos colonos e aos soldados e se dedicou com todas as suas forças à formação das jovens cristãs, para as quais fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora.

ANTÓNIO FOURNIER, Beato

Mártir (1794)

Em Avrillé, perto de Angers, na França, o Beato ANTÓNIO FOURNIER, mártir, que era artesão e durante a Revolução Francesa foi fuzilado por causa da sua fidelidade à Igreja.

PEDRO FRANCISCO JAMET, Beato

Presbítero (1845)

Em Caen, também na França, o Beato PEDRO FRANCISCO JAMET, presbítero, que prestou toda a assistência possível às religiosas Filhas do Bom Salvador, quer durante o tempo da grande revolução quer depois da restituição da paz à Igreja.

ANTÓNIO MARIA PUCCI, Santo

Presbítero (1892)

Em Viaréggio, na Itália, Santo ANTÓNIO MARIA PÚCCI, presbítero da Ordem dos Servos de Maria, que sendo pároco durante quase cinquenta anos, se empenhou especialmente em prestar auxilio às crianças pobres e enfermas.

NICOLAU BUNKERD KITBAMRUNG, Beato

Presbítero e mártir (1944)

Em Tomhom, localidade próxima de Bangkok, na Tailândia, o Beato NICOLAU BUNKERD KITBAMRUNG, presbítero e mártir, exímio pregador do Evangelho, que encarcerado no tempo da perseguição contra a Igreja e contraindo a tuberculose na assistência aios enfermos, teve morte gloriosa.

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Portanto o resumo que eu publico hoje, (E AGORA…) deveria tê-lo sido no dia 12 de Janeiro.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

Nº 1891 - 1ª PÁGINA - (11-14) - SANTOS DE CADA DIA - 11 de Janeiro de 2014 - 6º ano

HIGINO, Santo

Papa (142)

Em Roma, Santo HIGINO, papa, o oitavo a ocupar a Cátedra de São Pedro. 

SÁLVIO, Santo

Mártir  – (séc. III)

Na África Setentrional, São SÁLVIO, mártir, em cuja festa Santo Agostinho fez um sermão ao povo de Cartago. 

PEDRO (Apselamo ou Bálsamo), Santo

Mártir - (309) 

Em Cesareia da Palestina, São PEDRO, denominado Apselamo ou Bálsamo, mártir, que no tempo do imperador Maximino, instado repetidamente pelo governador e por todos os circunstantes a que poupasse a sua juventude, não atendeu a tais exortações e, abrasado no fogo como ouro puríssimo, deu corajoso testemunho da sua fé em Cristo

LÊUCIO, Santo

Bispo (séc. IV)  

Em Brindes, na Apúlia, região da Itália, venerado como o primeiro bispo da cidade.

HONORATA, Santa

Virgem (séc. V) 

Em Pavia, na Ligúria, igualmente região de Itália, a trasladação de Santa HONORATA, virgem consagrada a Deus, irmã de Santo EPIFÂNIO, bispo. 

TEODÓSIO, Santo

Cenobiarca (529)

Num ermo da Judeia, São TEODÓSIO, cenobiarca, amigo de São SABAS, que após longo tempo de vida solitária, acolheu muitos discípulos e praticou vida comunitária nos mosteiros por ele construídos, até que, depois de ter passado muitas tribulações pela defesa da fé católica, já centenário descansou na paz de Cristo. 

PAULINO, Santo

Bispo - (802)

Em Cividale del Friúli, na Venécia, hoje Friúli-Venézia Giúlia, região da Itália, São PAULINO, bispo de Aquileia, que se empenhou na conversão dos Ávaros e dos Eslovenos e dedicou ao rei Carlos Magno um célebre poema sobre a Regra da Fé.   

BERNARDO SCAMMACA, Beato

Presbítero (1487)

Em Catânia, na Sicília, também região de Itália, o beato BERNARDO SCAMMACA, presbítero da Ordem dos Pregadores, que se distinguiu especialmente pelas suas obras de misericórdia em favor dos pobres e dos enfermos.

GUILHERME CARTER, Beato

Mártir - (1584)

Em Londres, Inglaterra, o Beato GUILHERME CARTER, mártir, que era homem casado e, no tempo da rainha Isabel I, por ter publicado um  tratado sobre o cisma, foi suspenso na forca de Tyburn e cruelmente dilacerado.  

AGATÃO, Santo

Papa (681)

Em Roma, junto de São PEDRO, o sepultamento de Santo AGATÃO, papa, que confirmou a integridade da fé contra os erros do monotelismo e promoveu sínodos para fortalecer a humidade da Igreja. 

JOÃO HATTORI JINGORO, seu filho PEDRO,

e MIGUEL MITSUISHI e seu filho TOMÉ, Beatos

Mártires (1609)

Em Yatsushiro, no Japão, os beatos JOÃO HATTORI JINGORO e seu filho PEDRO HATTORI, juntamente com MIGUEL M ITSUISHI e seu filho TOMÉ MITSUISHI, mártires. 

TOMÁS DE CÓRI (Francisco António Plácido), Santo

Presbítero (1729)

Em Bélegra, localidade do Lácio, região da Itália, São TOMÁS DE CÓRI (Francisco António Plácido), presbítero da Ordem dos Frades Menores, célebre pela sua pregação e vida austera e também pela fundação de eremitérios.

ANA MARIA JANER ANGLARILL, Beata

Virgem e fundadora (1885)

Em Talarn, localidade próxima de Lérida, na Espanha, ANA MARIA JANER ANGLARILL, virgem, fundadora do Instituto das Irmãs da Sagrada Família de Urgell. 

FRANCISCO ROGACZEWSKI, Beato

Presbítero e mártir (1940)

Perto de Gdansk, na Polónia, o Beato FRANCISCO ROGACZEWSKI, presbítero e mártir, que, durante a ocupação da Polónia por um regime hostil a Deus, foi fuzilado e morreu pela fé. 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Portanto o resumo que eu publico hoje, (E AGORA…) deveria tê-lo sido no dia 11 de Janeiro.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

Nº 1890 - 1ª PÁGINA (10-14) - SANTOS DE CADA DIA - 10 de Janeiro de 2014 - 6º ano

GONÇALO DE AMARANTE, Beato

Presbítero (1259)

Beato GONÇALO DE AMARANTE, presbítero de Braga, que, depois de longa peregrinação à Terra Santa, entrou na Ordem dos Pregadores e finalmente se retirou para um ermo; fez construir uma ponte e ajudou muito os habitantes do lugar com a sua oração e pregação.

MILCÍADES, Santo

Papa – (314)

Em Roma, no cemitério de Calixto, junto à Via Ápia, São MILCÍADES, papa, oriundo de África, que conheceu a paz da Igreja restabelecida pelo imperador Constantino e, sendo vítima dos ataques dos donatistas, actuou com grande prudência para alcançar a concórdia.

PAULO, Santo

Eremita - (séc. IV) 

Na Tebaida, região do Egipto, São PAULO, eremita, que abraçou a vida monástica desde os seus princípios.

GREGÓRIO, Santo

Bispo (400)  

Em Nissa, na Capadócia, hoje Vedsehir, na actual Turquia, São GREGÓRIO, bispo, irmão de São BASÍLIO MAGNO, insigne pela sua vida e doutrina, que, por ter proclamado a verdadeira fé, foi expulso da sua cidade no tempo do imperador ariano Valente. 

JOÃO, Santo

Bispo (417) 

Em Jerusalém, São JOÃO, bispo, que em tempo da controvérsia sobre a verdadeira doutrina, trabalhou arduamente pela fé católica e pela paz da Igreja.

PETRÓNIO, Santo

Bispo (463)

Em Die, no território de Vienne, actualmente na França, São PETRÓNIO, bispo, que anteriormente seguira a vida monástica na ilha de Lérins. 

MARCIANO, Santo

Presbítero - (471)

Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São MARCIANO, presbítero que se empenhou com extraordinária diligência em ornamentar as igrejas e socorrer os pobres.  

VALÉRIO, Santo

Eremita (séc. VI)

Em Limoges, cidade da Aquitânia, actualmente na França, São VALÉRIO, que abraçou a vida solitária.

DOMICIANO, Santo

Bispo - (602)

Em Melitene, na antiga Arménia, São DOMICIANO, bispo, que trabalhou intensamente pela conversão dos Persas. 

AGATÃO, Santo

Papa (681)

Em Roma, junto de São PEDRO, o sepultamento de Santo AGATÃO, papa, que confirmou a integridade da fé contra os erros do monotelismo e promoveu sínodos para fortalecer a humidade da Igreja. 

ARCÔNCIO, Santo

Bispo (740 ou 745)

No território de Viviers, ao longo do Ródano, na França, Santo ARCÔNCIO, bispo. 

PEDRO URSÉOLO, Santo

Monge (987 ou 988)

No mosteiro de Cusan, nos montes Pirenéus, São PEDRO URSÉOLO, que depois de ter sido doge de Veneza se fez monge; foi célebre pela sua piedade e austeridade e passou a vida num ermo próximo do mosteiro.

BENINCASA, Beato

Abade (1194)

No mosteiro de Cava de’Tirréni, na Campânia, hoje região de Itália, o beato BENINCASA, abade, que enviou cem dos seus monges à Sicília para ocupar o cenóbio de Monreale recentemente fundado.

GUILHERME, Santo

Bispo (1209)

Em Bourges, na Aquitânia, região da França, São GUILHERME, bispo, que aspirando ardentemente à vida de solidão e meditação, foi monge cisterciense em Pontigny, depois abade em Chalis e finalmente bispo da igreja de Bourges; mas nunca abrandou a austeridade da vida monástica e distinguiu-se pela sua caridade para com o clero, os cativos e os indigentes.

GREGÓRIO X, Beato

Papa (1276)

Em Arezzo, na Etrúria, actualmente na Toscana, região da Itália, o passamento do Beato GREGÓRIO X, papa, que sendo arcediago de Liége, foi eleito para a cátedra de Pedro; favoreceu de todos os modos a comunhão clone  os Gregos e, para promover a conciliação entre os cristãos e recuperar a Terra Santa, convocou o segundo Concilio Ecuménico de Lião.

EGÍDIO (Bernardino di Bello), Beato

Religioso (1518)

Em Lorenzana, na Lucânia, na actual Basilicata, região da Itália, o Beato EGÍDIO (Bernardino di Bello), religioso da Ordem dos Frades Menores, que viveu recluso numa gruta.

ANA DOS ANJOS MONTEAGUDO, Beata

Virgem (1686)

Em Arequipa, no Peru, a Beata ANA DOS ANJOS MONTEAGUDO, virgem da Ordem dos Pregadores, que com o dom do conselho e da profecia promoveu o bem de toda a cidade.

FRANCISCA DE SALES (Leónia) AVIAT, Santa

Virgem e fundadora (1914)

Em Perúgia, na Itália, Santa FRANCISCA DE SALES (Leónia) AVIAT, virgem, que se dedicou com  amor materno e generosa solicitude à promoção da juventude e instituiu as Oblatas de São Francisco de Sales.

MARIA DAS DORES RODRÍGUEZ SOPEÑA, Beata

Virgem e fundadora (1918)

Em Madrid, na Espanha, a Beata MARIA DAS DORES RODRÍGUEZ SOPEÑA, virgem  a qual dando eminente t4estemunho de caridade cristã, se aproximou dos mais abandonados da sociedade do seu tempo, especialmente nos subúrbios das grandes cidades e fundou o Instituto das Damas Catequistas e a Obra da Doutrina, para anunciar o Evangelho e promover os pobres e os operários nas questões sociais.

 

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Portanto o resumo que eu publico hoje, (E AGORA…) deveria tê-lo sido no dia 10 de Janeiro.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII

Nº 1899 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO ESTAMENTO - O LIVRO DE ESTER - (2) - 18 de Janeiro de 2014

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

Ainda uma outra nota:

A numeração que encabeça o título é a correspondente ao respectivo dia – em que deveria ter sido publicada.

O ANTIGO TESTAMENTO

18 de Janeiro de 2014

Nº 1899  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1899

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE

(Uff... É obra…)

num total de 496 páginas, ficando a faltar apenas 696 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de ESTER

Ester QUE FOI MULHER DE assuero-Castagno

ESTER que foi mulher de ASSUERO

LIVRO DE ESTER

 

2 –ESTER É ELEITA RAINHA  -  Passadas estas coisas, logo que a cólera do rei acalmou, Assuero pensou em Vasti, no que esta fizera e na decisão que tomara a respeito dela. Então, os servidores do rei disseram-lhe: «Procurem-se para o rei donzelas virgens e belas; que o rei nomeie comissários em todas as províncias do seu reino, a fim de reunirem todas as jovens virgens e de belo aspecto em Susa, a sua capital, no harém, sob a vigilância de Hegai, eunuco do rei encarregado das mulheres, que providenciará às necessidades do seu toucador. A jovem que mais agradar ao rei tornar-se-à rainha em lugar de Vasti». O rei aprovou este parecer e ordenou que se seguisse esse conselho.

Havia em Susa, a capital, um judeu chamado Mardoqueu, filho de Jair, filho de Semeí, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que tinha sido deportado de Jerusalém entre os cativos levados com Jeconias, rei de Judá, por Nabucodonosor, rei da Babilónia. Tinha criado Edissa, isto é, Ester, filha do seu tio, órfã de pai e mãe. A jovem era bela de porte e de formoso aspecto; à morte de seus pais, Mardoqueu adoptara-a por filha.

Logo que foi publicado o édito do rei, numerosas jovens foram reunidas em Susa, a capital, sob a guarda de Hegai. Ester também foi levada ao palácio e posta sob a vigilância de Hegai, encarregado das mulheres. A jovem agradou-lhe e achou graça aos seus olhos, e ele apressou-se a provê-la do necessário para o seu adorno e sua subsistência. deu-lhe sete companheiras, escolhidas na casa do rei, e aposentou-a com elas no melhor apartamento do harém. Ester não revelara a sua raça nem a sua família, porque Mardoqueu lhe proibira falar nisso. Todos os dias Mardoqueu passeava diante do pátio do harém para saber como passava Ester e como a tratavam.

Toda a jovem tinha de sujeitar-se, durante doze meses, à lei das mulheres. Nesse período, ungia-se seis meses com aromas e perfumes em uso entre as mulheres. Depois, quando chegava a vez de cada uma se apresentar diante do rei, podia, ao passar do harém ao palácio real, levar consigo tudo o que quisesse. Admitida à tarde, retirava-se pela manhã e passava à segunda casa das mulheres, sob a vigilância de Schusagaz, eunuco do rei e guarda das concubinas. E não voltava mais à presença do rei, a não ser que este a desejasse e a chamasse expressamente.

Chegou a vez de Ester ser levada à presença do rei. A filha de Abigail, tio de Mardoqueu, que a adoptara por filha, não pediu nada além do que lhe fora dado por Hegai, eunuco do rei, encarregado das mulheres. Mas ela ganhava as boas graças de todos os que a viam. Foi levada à presença do rei Assuero, no seu palácio, no décimo mês, que é o mês de Tebet, no ano sétimo do seu reinado. O rei amou-a mais do que a todas as outras mulheres, e Ester achou graça e favor diante dele mais do que nenhuma outra donzela. O rei colocou sobre a sua cabeça o diadema real e proclamou-a rainha no lugar de Vasti. O rei ofereceu um grande banquete a todos os seus principes e aos seus servos em honra de Ester, concedeu descanso às suas províncias e fez-lhes mercês com real liberalidade.

Quando se reuniram as jovens pelas segunda vez, Mardoqueu estava sentado à porta do rei. Obedecendo à proibição do seu tutor, Ester não revelara ainda nem a sua família, nem a sua nação, porque obedecia às ordens de Mardoqueu, tão fielmente como quando estava sob a sua tutela. Naquele tempo, Mardoqueu encontrava-se, pois sentado à porta do palácio. Ora, dois eunucos do rei, Bigtan e Tares, guardas da entrada, arrastados por um movimento de ira, quiseram levantar a mão contra o rei. Mardoqueu soube-o e informou a rainha Ester, que o referiu ao rei da parte de Mardoqueu. Averiguado o assunto e tido como certo, os dois eunucos foram suspensos numa forca. Este caso foi escrito no livro das Crónicas, na presença do rei.

 

(Texto do Livro de ESTER)

 

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                          Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)  

                       000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde é feito este Blogue

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

18 de JANEIRO de 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.