OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Nº 1905 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - Livro de ESTER - (10) - 22 DE JANEIRO DE 2014

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

22 de Janeiro de 2014

Nº 1905  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1905

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE

(Uff... É obra…)

num total de 400 páginas, ficando a faltar apenas 690 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI

TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de ESTER

Tobias removendo as entranhas do peixe

Tobias desentranhando o peixe que o atacou, acompanhado pelo Arcanjo São Rafael

LIVRO DE ESTER

10  -  ELOGIO DE MARDOQUEU

O rei Assuero impôs um tributo às terras e às ilhas do mar. Todos os factos concernentes ao seu poderio e às suas façanhas, e os pormenores da grandeza a que elevou Mardoqueu, tudo isso está escrito no livro das Crónicas dos reis dos medos e dos persas. Porque o judeu Mardoqueu era o primeiro depois do rei Assuero, gozava de grande consideração entre os judeus e era amado pela multidão dos seus irmãos. Procurou o bem do seu povo e falou para a felicidade de toda a sua raça (Esd 2, 10; Sl 121, 8, s). 

SUPLEMENTOS DEUTEROCANÓNICOS

Interpretação do sonho de Mardoqueu

E Mardoqueu disse:

«De Deus veio tudo isto. Lembro-me de um sonho que tive a este respeito e nada foi omitido: A pequena fonte que se converteu num rio, a luz que se converteu em sol, a massa de água. O rio é Ester, que orei tomou por esposa e a quem ornou rainha. As duas serpentes sou eu e Aman. Os povos, são aqueles que se reuniram para exterminar o nome dos judeus (Sl 82, 5). A minha nação é Israel que invocou o Senhor e que foi salva, porque o Senhor salvou o Seu povo e livrou-nos de todos esses males. Deus fez prodígios e maravilhas, como não fez semelhantes entre toda as nações. Porque Deus preparou dois destinos: Um para o Seu povo e outro para todas as nações. E esses dois destino cumpriram-se na hora, no tempo e no dia fixado por Deus para todas as nações. Então o Senhor lembrou-Se dos Seus e fez justiça à Sua herança (Job 31, 2). Por isso, esses dias do mês de Adar, os dias catorze e quinze, serão celerados em comum, no povo de Israel, com gozo e alegria diante de Deus, de geração em geração, para sempre».

11  -  SONHO DE MARDOQUEU

No quarto ao de Ptolomeu e de Cleópatra, Dositeu, que se dizia sacerdote da estirpe de Levi e seu filho Ptolomeu, trouxeram a presente carta do Purim, assegurando ter sido traduzida  por Lisímaco, filho de Ptolomeu, em Jerusalém (Mac 1, 19; 10, 51-55-57).

No segundo ano do reino de Assuero, o grande rei, no primeiro dia do mês de Nisan, Mardoqueu, filho de Jair, filho de Semeí, filho de Cis, da tribo de Benjamim, teve um  sonho. Ele era um judeu estabelecido em Susa, grande personagem adio à corte do rei. Pertencia ao número dos cativos que Nabucodonosor, rei da Babilónia, deportara   de Jerusalém com  Jeconias, rei de Judá.

O seu sonho foi este. Pareceu-lhe ouvir clamores repentinos, tumultos , trovões, um tremor de terra, o terror por toda a parte.

E eis que, repentinamente, apareceram dois grandes dragões, dispostos a combater um contra o outro, e deram um grande grito. Ao ouvi-lo, as nações prepararam-se para   combater pela nação dos justos. Foi um  dia de escuridão e trevas, tribulação, angústia, perigo e terror sobre toda a terra. Todo o poro dos justos, cheio de terror, temendo todos os males, preparou-se para morrer. Então clamaram a Deus: e quando levantavam a voz, eis que uma pequena fonte se transformou num grande rio,  e grande massa de água. A luz e o sol brilharam e os que sonho e  que Deus queria fazer, Mardoqueu levantou-se. Conservou este sonho, até à noite, gravado no seu espírito, procurando compreender o seu significado.

 

(Texto do Livro de ESTER)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

Reinos de Judá após a separação

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

22 de JANEIRO DE 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1902 - 1ª PÁGINA - (22-14) - SANTOS DE CADA DIA - 22 de Janeiro de 2014 - 6º ano

VICENTE, Santo

Diácono e Mártir (304)

São VICENTE, diácono de Saragoça e mártir, que na perseguição do imperador Diocleciano, depois de padecer cárceres, fome, o cavalete e ferros incandescentes, terminou invicto o glorioso combate em Valência, da Espanha Cartaginense e subiu ao Céu para gozar o prémio do seu martírio. 

VALÉRIO, Santo

Bispo (305/315) 

Comemoração de São VALÉRIO, bispo de Saragoça, na Hispânia Tarraconense, que participou no Primeiro Concílio de Elvira e, conduzido para Valência juntamente com São Vicente, foi enviado para o exílio.

GAUDÊNCIO, Santo

Bispo - (418) 

Em Novara, na Ligúria, hoje no Piemonte, região da Itália, São GAUDÊNCIO, considerado o primeiro bispo desta sede episcopal.

PÁTROCLO, Santo

Mártir (séc. III)  

Em Troyes, na Gália Lionense, actualmente França, São PÁTROCLO, mártir.

ANASTÁSIO, Santo

Monge e Mártir - (628)

Em Sérgiopolis, na Pérsia, actualmente no Iraque, a paixão de Santo ANASTÁSIO, monge e mártir que, depois dos numerosos tormentos que tinha padecido em Cesareia da Palestina, foi torturado com muitos suplícios por Cósroas, rei dos Persas e, finalmente, depois de presenciar a morte de setenta companheiros, foi estrangulado junto ao rio Eufrates e decapitado.   

BERNARDO, Santo

Bispo  -  (842)

No mosteiro de Romans, junto ao rio Isére, nos Alpes, actualmente na França, o sepultamento de São BERNARDO, bispo de Vienne que, tendo passado da milícia de Carlos Magno para a milícia de Cristo, distribuiu pelos pobres a fortuna herdada do seu pai e construiu dois cenóbios, o de Ambournay e o de Romans, onde terminou a sua vida. 

DOMINGOS, Santo

Abade  - (1031)

Em Sora, no Lácio, região da Itália, São DOMINGOS, abade que fundou mosteiros em várias regiões de Itália e reconduziu outros à observância regular com o seu espírito de reformador. 

MARIA MANCINI, Santa

Viúva e religiosa (1431)

Em Pisa, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, a Beata MARIA MANCINI que, depois de enviuvar duas vezes e ter perdido todos os filhos, por conselho de Santa Catarina de Sena seguiu a vida comunitária no mosteiro de São Domingos, ao qual presidiu durante dez anos. 

ANTÓNIO DELLA CHIESA, Santo

Presbítero  - (1459)

Em Como, na Lombardia, também na Itália, o Beato ANTÓNIO DELLA CHIESA, presbítero da Ordem dos Pregadores, que reformou a vida regular em alguns conventos, acompanhando a fragilidade humana com indulgência e corrigindo-a com firmeza. 

GUILHERME PATENSON, Beato

Presbítero e Mártir - (1592)

Em Londres, na Inglaterra, o Beato GUILHERME PATENSON, presbítero e mártir, que no reinado de Isabel I, foi condenado à morte por causa do seu sacerdócio; no cárcere ainda reconciliou com a Igreja seis dos seus companheiros de prisão; finalmente, decapitado na praça de Tyburn, consumou o glorioso martírio.

FRANCISCO GIL DE FREDERICH e

MATEUS AFONSO DE LEZINIANA, Santos

Presbíteros e mártires (1745)

Em Tonquim, no actual Vietnam, os santos FRANCISCO GIL DE FREDERICH e MATEUS AFONSO DE LEZINIANA, presbíteros da Ordem dos Pregadores e mártires, que no reinado de Trinh Doanh, depois de persistente pregação do Evangelho, continuada no cárcere, morreram gloriosamente por Cristo ao fio da espada. 

VICENTE PALLÓTTI, Santo

Presbítero e fundador (1850)

Em Roma, São VICENTE PALLÓTTI, presbítero , fundador da Sociedade do Apostolado Católico, que com as suas obras e escritos incitou a vocação de todos os baptizados em Cristo para trabalhar generosamente pela Igreja. 

GUILHERME JOSÉ CHAMINADE, Beato

Presbítero - (1850)

Em Bordéus, na França, o Beato GUILHERME JOSÉ CHAMINADE, pores itero que exerceu com audácia o seu zelo pastoral clandestinamente durante muito tempo e, procurando congregar os fiéis leigos para promover o culto da Virgem Santa Maria e as missões exteriores, fundou o Instituto das Filhas de Maria Imaculada e a Sociedade de Maria

LAURA VICUNHA, Beata

Virgem (1904)

Em Junin de los Andes, na Argentina, a Beata LAURA VICUNHA, virgem, natural da cidade de Santiago do Chile e aluna do Instituto de Maria Auxiliadora, que aos treze anos ofereceu a Deus a sua vida pela conversão de sua mãe.

JOSÉ NASCIMBÉNI, Beato

Presbítero e fundador - (1922)

Em Castelleto del Garda, localidade do Véneto, região da Itália, o Beato JOSÉ NASCIMBÉNI, presbítero, fundador do Instituto das Pequenas Irmãs da Sagrada Família.

LADISLAU BATTHYÁNY-STRATTMANN, Beato

Pai de família - (1931)

Em Viena, na Áustria, o Beato LADISLAU BATTHYÁNY-STRATTMANN, pai de família, que dando testemunho do Evangelho, tanto na vida familiar como na sociedade civil, pela santidade da sua vida e das suas obras, honrou como cristão o nome e dignidade de médico e com grande caridade se dedicou à assistência dos enfermos, para os quais fundou hospitais, onde recebia, sem atitude alguma de vanglória, apenas pobres e indigentes.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Acontece, portanto, – GRAÇAS A DEUS  -  que  como podem verificar, já consegui colocar em dia, a publicação desta Página – SANTOS DE CADA DIA e a partir de ontem (21-1), vou ver se tenho possibilidade de, continuar a agendar os textos correspondentes ao que falta decorrer até ao próximo dia 31. Mantenho para já o mesmo figurino.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII