OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Nº 1906 - 2ª página - O ANTIGO TESTAMENTO Livro de ESTER - (12 e 13) - 23 de Janeiro de 2014

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

23 de Janeiro de 2014

Nº 1906  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1906

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE

(Uff... É obra…)

num total de 400 páginas, ficando a faltar apenas 690 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI

TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de ESTER

Tobias removendo as entranhas do peixe

Tobias desentranhando o peixe que o atacou, acompanhado pelo Arcanjo São Rafael

LIVRO DE ESTER

10  -  CONSPIRAÇÃO CONTRA O REI

Mardoqueu estava, então, na corte do rei com Bigtan e Tares, eunucos do rei e porteiros do palácio. Teve conhecimento dos seus projectos e penetrou nos seus desígnios; averiguou que intentavam levantar a mão contra o rei Assuero e denunciou-os. O rei ordenou um inquérito. Eles confessaram e foram conduzidos ao suplicio. O rei mandou escrever estes factos nas Crónicas e também Mardoqueu consignou por escrito a recordação dos mesmos. O rei confiou-lhe uma função no seu palácio, e para o recompensar,fez-lhe presentes. Mas Aman. filho de Amedata, o agatita, que gozava da consideração do rei, odiava Mardoqueu e o seu povo por causa dos dois eunucos do rei que foram condenados à morte.. (Esd 2, 10; Sl 121, 8, s). 

13  -  CÓPIA DO ÉDITO CONTRA OS JUDEUS

O teor da carta é o seguinte: «Assuero,o grande rei, aos sátrapas e aos governadores das cento e vinte e sete províncias, da Índia até à Etiópia, mando o que se segue:

«Embora eu seja o chefe de numerosas nações e tenha submetido toda a terra, não quero de modo algum abusar da grandeza do meu poder. Quero pôr um governo de moderação e de justiça, oferecer aos meus súbditos uma existência de tranquilidade perpétua, e procurar para o meu reino, até aos seus confins, a quietude e a segurança, garantia da paz, tão desejada por todos os homens. Perguntei, pois, aos meus conselheiros, como poderia levar isto a cabo e um  deles, chamado Aman, superior a todos pela sua sabedoria e fidelidade, que ocupa o primeiro lugar depois do rei, deu-me a conhecer que há um povo mal intencionado, disperso entre os ouros povos do mundo, de costumes contrários aos dos outros, que despreza continuamente as ordens dos reis, a ponto de ameaçar a concórdia que reina no nosso império. Averiguei também que essa nação vive totalmente isolada, sempre em oposição perpétua com o resto do género humano, e que, ao teor das suas leis tem um modo de vida estranho, hostil aos nossos interesses, e comete as piores desordens, comprometendo, assim a ordem pública do reino. Por estas razões, ordenamos que todos aqueles que vos são indicados nas cartas de Aman (o homem  que está à frente dos nossos interesses e que é para nós um segundo pai) (Gn 45, 8;2 Par 2, 13), sejam radicalmente exterminados, com as suas mulheres e crianças, pela espada dos seus inimigos, sem nenhuma compaixão, nem clemência, no dia catorze do duodécimo mês, chamado Adar, do presente ano. Desse modo, os inimigos de ontem e de hoje, desçam ao inferno num  só dia à região dos mortos, para que, no tempo futuro, o nosso governo seja estável e perfeitamente tranquilo.

Oração de Mardoqueu  -  Então Mardoqueu orou ao Senhor, recordando-Lhe todas as maravilhas que havia operado e disse: «Senhor, Senhor, Rei Todo-Poderoso, em cujo poder estão toda as coisas e a cuja vontade ninguém pode resistir se quiserdes salvar Israel. Fizestes o céu e  terra e todas as maravilhas que se acham debaixo dos céus. Sois o Senhor universal e ninguém, Senhor,Vos pode resistir. Conheceis tudo e sabeis que não foi por espírito de soberba, nem por presunção, nem por vanglória que recusei prostrar-me diante do orgulhoso Aman. Voluntariamente para salvar Israel, eu beijaria os rastos de seus pés. Mas procedi assim para não colocar a glória de um homem por cima da glória de Deus; não adorarei ninguém fora de Vós. E agindo assim, não o faço por orgulho.

E agora, Senhor, que sois meu Deus e meu Rei, Deus de Abraão (Gn 31, 24; Sl 46, 10), poupai o Vosso povo, pois nossos inimigos querem arruinar-nos e destruir a Vossa antiga herança. Não desprezeis a Vossa porção,   que resgatastes da terra do Egipto. Ouvi a minha oração e sede propicio para com Vossa herança , mudai em alegria a nossa dor, a fim de vivermos para celebrar o Vosso nome, Senhor, e não fecheis a boca daqueles que Vos louvam

Todo o Israel clamava também ao Senhor, com grandes vozes, porque tinha a morte diante dos olhos.

 

 

(Texto do Livro de ESTER)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

Reinos de Judá após a separação

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

23 de JANEIRO DE 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1871 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - TOBIAS (4) - 21 de Dezembro de 2013

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

20 de Dezembro de 2013

Nº 1871  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1871

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS…

(Uff... É obra…)

num total de 474 páginas, ficando a faltar apenas 724 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de TOBIAS

Tobias removendo as entranhas do peixe

Tobias desentranhando o peixe que o atacou, acompanhado pelo Arcanjo São Rafael

LIVRO DE TOBIAS

4  -  CONSELHOS DE TOBITE A SEU FILHO TOBIAS

Naquele dia recordou-se Tobite do dinheiro que emprestara a Gabael, na Média; e disse a si mesmo: «Pedi para mim a morte; porque, pois, não hei-de chamar meu filho Tobias, a fim de o informar a respeito desse dinheiro antes de morrer?» Chamou-o, então, (Gn 49, 1; Dt 33, 1; 1 Mac 2, 49), e disse-lhe: «Se eu morrer, meu filho, sepultar-me-ás e não desprezarás a tua mãe; honra-a sempre, todos os dias da tua vida, age de acordo com a sua vontade e não a entristeças. Lembra-te, filho, dos muitos trabalhos que ela passou por ti quando te trazia no seu seio; quando morrer, sepulta-a ao meu lado, no mesmo túmulo. Lembra-te, sempre, filho, do Senhor, nosso Deus, em todos os teus dias, evita o pecado e observa os Seus mandamentos. Exerce a justiça em todos os dias da tua vida e não andes pelos caminhos da injustiça. Se praticares a verdade, serás feliz nas tuas obras, como todos os que praticam a justiça. Dá esmolas, conforme as tuas posses. Nunca afastes de algum pobre a tua face e nunca se afastará de ti a face de Deus. Filho, procede conforme as tuas posses: Se possuíres muita riqueza, dá esmola em proporção da mesma; se, porem, dispuseres de pouco, dá em proporção desse pouco. Nunca tenhas receio de dar esmola. Assim acumularás, em teu favor, um bom depósito para o dia da necessidade. Em verdade, a esmola liberta da morte e não permite que a alma desça para as trevas. A esmola é , aos olhos do Altíssimo uma dádiva sagrada de grande valor, que aproveita a todos os que a oferecem.

Guarda-te, filho,  de toda a impureza e, antes de mais nada, escolhe mulher da linhagem de teus pais. Não escolhas mulher estrangeira, que não seja da estirpe de teu pai, pois somos filhos de profetas. Noé, Abraão, Isaac e Jacob, nossos antepassados mais antigos, escolheram todos – lembra-te bem, meu filho – esposas da sua própria estirpe e foram abençoados em filhos e a sua descendência herdou a terra. Agora, meu filho, ama os teus irmãos e não te ensoberbeças no teu coração, deixando de tomar por esposa uma das filhas do teu povo; com efeito, na soberba está contida muita corrupção e discórdia, e na maldade está encerrada grande penúria e indigência, pois a maldade é a mãe da fome. Não fiques, nem por uma só noite, com o salário de um operário que trabalhe para ti; entrega-lho imediatamente. se servires a deus, Ele te recompensará. Presta atenção, filho, a todas as tuas obras e mostra-te prudente na tua conversação. Aquilo que não queres para ti, não o faças aos outros (Mt 7, 12; 22, 39; Lv 19, 18). Não bebas vinho até à embriaguez e que esta nunca te acompanhe em teu caminho. Reparte o teu pão com os famintos e as tuas vestes com os nus. Tudo quanto te sobejar, dá-o de esmola e não fiques com os olhos postos no que tiveres dado. Põe o teu pão e o teu vinho sobre a sepultura do justo e não comas nem bebas com os pecadores (Jer 16, 7; Ez 24, 17). segue o concelho de todo o homem sensato e não desprezes nenhuma recomendação útil. Bendize ao Senhor Deus em todo o tempo, e pede-Lhe para que os teus caminhos sejam rectos, que todos os teus projectos e conselhos sejam bem encaminhados; porque o conselho não pertence ao homem. Só o Senhor é que dá todos os bens e humilha a quem quer, conforme a Sua vontade. Lembra-te, pois, meu filho, dos meus preceitos, que eles não se apaguem no teu coração.

Agora, meu filho, comunico-te que tenho dez talentos de prata em poder de Gabael, filho de Gabri, em Rages, na Média. Não temas, filho, pelo facto de termos empobrecido. Possuis, na verdade, muitas riquezas se temes a Deus, se evitas o pecado e praticas o bem na presença do Senhor, teu Deus» (Sl 111, 1-3; Ecli 10, 23 s; Rom 8, 17; 1 Tim 6, 6).

 (Texto do Livro de TOBIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

21 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1870 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - TOBIAS (3) - 20 de Dezembro de 2013

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

20 de Dezembro de 2013

Nº 1870  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1870

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS…

(Uff... É obra…)

num total de 474 páginas, ficando a faltar apenas 724 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de TOBIAS

Tobias removendo as entranhas do peixe

Tobias desentranhando o peixe que o atacou, acompanhado pelo Arcanjo São Rafael

LIVRO DE TOBIAS

2  -  AS DUAS PRECES

Entristeci-me e chorei, e com aflição orei, dizendo: - «Vós sois justo, Senhor! Todas as Vossas obras são justas e todos os Vossos caminhos são misericórdia e verdade; proferis um juízo verídico por toda a eternidade. Agora, Senhor, recordai-Vos de mim, olhai-me e não me castigueis por causa dos meus pecados e transgressões, nem pelos pecados que os meus pais cometeram contra Vós. Não obedeceram aos Vossos mandamentos, por isso, entregastes-nos à pilhagem, ao cativeiro e à morte; fizestes de nós um objecto de escárnio e injúria de todos os gentios, entre os quais nos dispersastes (2 Sam 7, 14). E agora poderíeis executar sobre mim muitos juízos verídicos por causa dos meus pecados e dos de meus pais, pois não cumprimos os Vossos preceitos e não caminhamos na verdade diante de Vós. Todavia, concedei-me esta graça; Mandai que o meu espírito me seja tomado, para que eu desapareça da face da terra e de novo me torne pó; porque melhor é para mim morrer do que viver, pois tive de ouvir ultrajes, mentiras e grande tristeza me acabrunha. Senhor, permiti que seja libertado desta angústia, fazei-me chegar à morada eterna e não afasteis de mim Senhor, a Vossa face, pois é melhor para mim morrer e não mais ouvir opróbrios, que sentir na vida tanta dor!

Sara ora ao Senhor – Naquele mesmo dia, aconteceu que Sara, filha de Raguel, que estava em Ecbátana, na Média, teve de ouvir também injúrias de uma das escravas de seu pai. Fora dada como esposa a sete maridos. Mas Asmodeu, um demónio maligno, matara-os antes que se pudessem aproximar dela como esposa. Disse-lhe, pois, a serva: «És tu que matas os teus maridos! Eis que já fostes dada a sete homens, e de nenhum  até agora tiveste proveito. Porque nos espancas por terem morrido os teus maridos? Vai-te embora com eles e não vejamos de ti um filho nem filha por toda a eternidade!» Naquele dia, a alma de Sara encheu-se de tristeza e ela pôs-se a chorar; subiu, então, ao quarto de seu pai, com intenção de se enforcar. Todavia reflectiu de novo e disse para consigo: «Poderiam escarnecer de meu pai e dizer-lhe: “Tiveste uma filha única, muito querida, e ela enforcou-se por causa das suas desgraças”; assim, levaria eu para a região dos mortos a velhice de meu pai, consumida pelo luto. É melhor, então, que não me enforquem, mas peça ao Senhor a morte, para que nunca mais ouça insultos em toda a minha vida». Naquele instante, estendeu Sara os braços para a janela e orou nestes termos: «Vós sois bendito, Deus misericordioso! Que o Vosso nome seja bendito por todos os séculos! Louvem-Vos todas as Vossas obras pela eternidade! Eis que agora ergo para Vós a minha face e os meus olhos. Mandai que eu seja retirada da terra, para que jamais ouça tais opróbrios. Sabei, Senhor, que estou pura de toda a mácula contraída com algum homem e que nunca manchei o meu nome nem o de meu pai nesta terra do meu cativeiro. Sou filha única de meu pai, que não tem outro descendente que possa constituir herdeiro. nem tem parente próximo ou companheiro da mesma tribo, para o qual eu me deva conservar como esposa. Morreram-me já sete maridos: para que, pois, me serve a vida? Se, porém, não ma quiserdes tirar, Senhor, olhai-me e tende piedade de mim, para que não ouça mais ultrajes».

Deus ouve as orações de Tobite e de Sara – Na mesma hora, foi ouvida a oração de ambos na presença da glória de Deus. por isso, foi enviado Rafael para os curar: Tirar as escamas dos olhos de Tobite, a fim de que com os seus próprios olhos pudesse ver a luz do céu, e dar a Sara, filha de Raguel, como esposa a Tobias, filho de Tobite, expulsando dela Asmodeu, o demónio maligno – pois a Tobias, de preferência aos demais pretendentes, competia tomá-la para si. No mesmo instante, voltou Tobite para casa e Sara, filha de Raguel, desceu do quarto.

(Texto do Livro de TOBIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

20 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1869 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO .- TOBIAS (2) - 19 de Dezembro de 2013

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

19 de Dezembro de 2013

Nº 1869  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2013

iSRAEL 1

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1869

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS…

(Uff... É obra…)

num total de 474 páginas, ficando a faltar apenas 724 capítulos…!!! mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

TOBIAS, JUDITE, ESTER, 1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

iSRAEL ANTIGO

Mapa de Israel antigo

Mãos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

Livro de TOBIAS

Tobias removendo as entranhas do peixe

Tobias desentranhando o peixe que o atacou, acompanhado pelo Arcanjo São Rafael

LIVRO DE TOBIAS

2  -  CEGUEIRA E RESIGNAÇÃO DE TOBITE

Sob o reinado do rei Saquerdão, voltei para minha casa e foram-me restituídos minha mulher Ana e meu filho Tobias. Ora, pela festa do Pentecostes, que é a festa das Semanas, tendo-me sido preparado um bom almoço, reclinei-me para comer. Mas, ao ver a mesa recoberta de muitas iguarias, disse a Tobias: «Filho, vai procurar, entre os nossos irmãos cativos em Nínive, um pobre que seja de coração fiel e trá-lo para que participe da nossa refeição. Eu espero por tio, meu filho». Saiu, pois, Tobias, à procura de algum dos irmãos que estivesse na indigência. Ao regressar disse: «Pai». Eu respondi: «Eis-me aqui, filho». Continuou Tobias: «Pai, alguém da nossa linhagem está morto na praça pública, onde o estrangularam». Levantei-me, então, sem nada ter comido e levei o cadáver da praça para um casebre, a fim de o sepultar ao pôr do sol. A  seguir, voltei, lavei-me e almocei tristemente, recordando-me das palavras do profeta Amós, ditas sobre Betel: «As vossas festas converter-se-ão em luto e os vossos cantos em lamentações» (Am, 9, 10).

E eu chorava. Quando mais tarde se pôs o sol, saí, abri uma cova e sepultei-o. Os meus vizinhos, porém, zombavam de mim, dizendo: «Ainda agora não tem medo! Já o procuraram para o matar por causa disso e teve de fugir: contudo, ei-lo de novo a sepultar os mortos».

Naquela mesma noite, depois de ter enterrado o cadáver, lavei-me entrei no pátio da casa e deitei-me junto do muro, deixando a face descoberta por causa do calor. Não sabia que havia pássaros no muro, por cima de mim, e, tendo os olhos abertos, os pássaros deixaram cair nos meus olhos excremento quente, dando origem a umas manchas brancas. Procurei os médicos para me tratarem. Contudo, quanto mais me aplicavam medicamentos, mais se me cegavam os olhos por causa das escamas, até que perdi totalmente a vista. Fiquei cego quatro anos. Todos os meus irmãos se afligiam por minha causa e Ahikar sustentou-me por dois anos, antes de partir para Elimaida. Ana, minha mulher, ia tecer todos os dias, e do trabalho das suas mãos trazia o que podia ganhar para viver. Ora, no sétimo dia do mês de Distros, cortou o tecido que confeccionara e mandou-o aos que o haviam encomendado; estes pagaram-lhe o preço devido e ainda lhe ofereceram um cabrito pelo tecido. Quando o cabrito chegou a casa começou a balar. Chamei, então, Ana e disse-lhe: «De onde veio este cabrito? Não terá sido furtado? Devolve-o aos seus donos, porque não é lícito comer coisa alguma furtada». Disse-me ela: «Foi-me dado de presente, além do meu salário». Contudo, não lhe prestei fé e mandei que o devolvesse aos donos, envergonhando-me do seu procedimento. Porém ela respondeu: «Onde estão as tuas esmolas? Onde estão as tuas obras? Aí tens agora, o resultado».

(Texto do Livro de TOBIAS)

Kingdoms_of_Israel_and_Judah_map_830.svg

                                                 Mapa dos reinos de Judá e Jerusalém e de Israel (após a separação)                                                                     +++++++++++++++++++++++++++++++++++                                                                0000000000000000000000000000000000000000000000000000000

LOCAL

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

19 de DEZEMBRO de 2013 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1903 - 1ª PÁGINA - (23-14) - SANTOS DE CADA DIA - 23 de Janeiro de 2014 - 6º ano

SEVERIANO e ÁQUILA, Santos

Mártires (séc. III)

Em Cesareia da Mauritânia, hoje Cherchell, na Argélia, os santos mártires SEVERIANO  e ÁQUILA, cônjuges, que morreram queimados pelo fogo. 

EMERENCIANA, Santa

Mártir (séc. IV) 

Em Roma, no cemitério Maior, junto à Via Nomentana, Santa EMERENCIANA, mártir.enviado para o exílio.

CLEMENTE  e AGATÂNGELO, Santos

Bispos, mártires - (séc. IV) 

Em Ancara, cidade da Galácia, na actual Turquia, os santos CLEMENTE, bispo e AGATÂNGELO, mártires.

AMÁSIO, Santo

Bispo (356)  

Em Teano, na Campânia, região da Itália, a comemoração de Santo AMÁSIO, bispo.

ILDEFONSO, Santo

Monge, Prior e Bispo - (667)

Em Toledo, na Espanha, Santo ILDEFONSO bispo, que foi monge e prior de um cenóbio e depois eleito para o episcopado; escreveu numerosos livros de eminente linguagem, compôs insignes preces litúrgicas e venerou com admirável zelo e piedade a sempre Virgem Maria, Mãe de Deus.    

MAINBODO, Santo

Peregrino e eremita  -  (séc. VIII)

Em Dampierre, no território de Besançon, na Borgonha, actualmente França, São MAINBODO, natural da Irlanda, que se fez peregrino e eremita e, segundo a tradição, foi morto por ladrões.

ANDRÉ CHONG (Tyong) HWA-GYONG, Santo

Catequista e mártir  - (1840)

Em Seul, na Coreia, Santo  ANDRÉ CHONG (Tyong) HWA-GYONG, catequista e mártir, que prestando auxilio ao santo bispo LOURENÇO IMBERT, fez de sua casa refúgio para os cristãos e por isso foi cruelmente flagelado e finalmente enforcado no cárcere.

 ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Acontece, portanto, – GRAÇAS A DEUS  -  que  como podem verificar, já consegui colocar em dia, a publicação desta Página – SANTOS DE CADA DIA e a partir do passado dia 21, vou ver se tenho possibilidade de   continuar a agendar os textos correspondentes ao que falta decorrer até ao próximo dia 31. Mantenho para já o mesmo figurino.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII