OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Nº 1911 - 2ª PÁGINA - O ANTIGO TESTAMENTO - 1º LIVRO DOS MACABEUS - (2) - 28 de JANEIRO DE 2014


Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.
O ANTIGO TESTAMENTO
28 de Janeiro de 2014
Nº 1911  -  2ª PÁGINA
antoniofonseca1940@hotmail.com
2014
miscelania 124
Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL
Nº 1911
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Caros Amigos:
Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).
Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do
ANTIGO TESTAMENTO
que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:
Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.
Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;
e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever
até que Deus mo permita, evidentemente…
Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros
GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER,
(Uff... É obra…)
num total de 410 páginas, ficando a faltar apenas 680 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:
1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).
- Sejamos optimistas –.
Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.
!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)
Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!
Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!
Sei, no entanto que se poderá dizer:
trata-se de uma
tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).
e, SE CALHAR, É…
Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.
Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.
Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,
no dia da sua Ascensão ao Céu:
IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI
TODOS OS POVOS”.
É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.
+++++++++++++++++++++++
Império Selêucida
Império Selêucida (cor amarela)
Mos à obra, pois, continuemos:
ANTIGO TESTAMENTO
1º Livro dos MACABEUS
Reino Asmoneu - Simão
Reino dos Asmoneus
1º Livro dos MACABEUS
2  -  MATATIAS
Matatias pai de Judas Macabeu

Matatias, pai de JUDAS MACABEU

Naqueles dias levantou-se Matatias, filho de João, filho de Simeão, sacerdote da família de Jorib (1 Par 24 7) que veio de Jerusalém, estabelecer-se em Modin.Tinha cinco filhos: João chamado Tasi, Judas, apelidado Macabeu, Eleazar, chamado Avaran e Jónatas, chamado Afos. Vendo as abominações praticados em Judá e Jerusalém,exclamou: «Infeliz de mim! Porque nasci eu para ver a ruína do meu povo e a destruição da cidade santa, obrigado a ficar aqui, quando ela está no poder dos seus inimigos e o seu santuário nas mãos dos estrangeiros? O seu templo tornou-se como um homem desonrado e os vasos sagrados, motivo do seu orgulho, levados para o cativeiro.Os seus filhos foram trucidados nas ruas e os seus jovens sucumbiram sob a espada do inimigo. Que nação existe que não tenha herdado dos bens deste reino ou obtido parte dos seus despojos? Toda a sua glória desapareceu e, o que antes era livre, tornou-se escravo. Enfim, o nosso santuário, tão ilustre e glorioso, foi assolado e profanado pelas nações. Para que, pois, queremos a vida
Matatias e os seus filhos rasgaram as suas vestes, cobriram-se de sacos e fizeram grane pranto. Entretanto, os delegados do rei chegaram à cidade de Modin ara obrigar à apostasia e exigir sacrifícios. Muitos israelitas lhes obedeceram, mas Matatias e os seus filhos permaneceram firmes. Os enviados do rei, dirigindo-se a Matatias,disseram-lhe: «Possuís nesta cidade, notável influência e consideração,os teus irmãos e os teus filhos dão-te autoridade. Vem, pois, e sê o primeiro a executar a ordem do rei, como o fizeram todas as nações, os habitantes de Judá e os que ficaram em Jerusalém. Serás contado, tu e os teus filhos, entre os amigos do rei; Tu e os teus filhos sereis honrados pelo rei, o qual vos enriquecerá de prata, ouro e presentes». Matatias respondeu-lhes:«Ainda que todas as nações que formam m império do rei, renegassem a fé dos seus pais e aquiescessem às suas ordens, eu os meus filhos e os meus irmãos, obedeceremos à aliança dos nossos antepassados. Que Deus nos preserve de abandonar a lei e os Seus preceitos! Não escutaremos as ordens do rei e não nos desviaremos da nossa religião, nem para a direita nem para a esquerda».
Mal acabara de falar, eis que um judeu, à vista de todos, se aproximou para imolar no altar de Modin, conforme as ordens do rei. Matatias, ao vê-lo  no ardor do seu zelo, sentiu estremecer as suas entranhas Num ímpeto de justa indignação, atirou-se sobre e matou-o no mesmo altar. Ao mesmo tempo, matou o delegado do rei que obrigava a sacrificar e destruiu o altar. Com semelhante gesto mostrou o seu amor ela lei (Nm 25, 7 11), como fizera Finéias a respeito de Zamri, filho de Salomi. Em altos brados, Matatias, levantou, então, a voz na cidade e disse: «Aquele que sentir zelo pela lei e permanecer fiel à aliança, venha e siga-me». E fugiu com os filhos, em direcção às montanhas, abandonando todos os seus bens na cidade. Então, muitos, dos que procuravam a lei e a justiça, encaminharam-se para o deserto e ai se refugiaram juntamente com os seus filhos, as suas mulheres e os seus rebanhos, porque a perseguição chegara ao auge. Avisaram os oficiais do rei e as tropas estacionadas em Jerusalém, na cidade de David, que aqueles judeus, desobedecendo ao decreto do rei, desceram ao deserto para ali se refugiarem, e que muitos os seguiram. Os sírios marcharam contra eles e alcançaram-nos, dispondo-se a atacá-los no dia de sábado. Mas,antes, disseram-lhe: «É suficiente o que fizestes até agora. Saí, obedecei à ordem do rei e vivereis». Mas eles responderam: «Não sairemos nem obedeceremos ao rei, profanando o dia de sábado». Então, os sírios arremeteram contra ele; mas eles não responderam, não atiraram uma pedra, nem fecharam a entrada dos seus refúgios. «Morramos todos inocentes», disseram eles. «O céu e a terra serão testemunhas  de que nos matais injustamente». Foi assim  que os inimigos se lançaram contra eles em dia de sábado, morrendo eles, as suas mulheres, os seus filhos e o seu gado, em número de mil homens. Matatias e os seus amigos souberam-no e comoveram-se muito. E disseram uns aos outros: «Se todos agirmos como os nossos irmãos, não combatendo contra os estrangeiros para salvarmos as nossas vidas e as nossas leis, depressa nos exterminarão da face da terra». Tomaram, pois, naquele dia, esta resolução: «Se alguém nos atacar em dia de sábado, combateremos contra eles e não nos deixarmos matar a todos, como o fizeram os nossos irmãos nos seus esconderijos».
Os assideus – Então, juntou-se a eles um grupo de assideus, israelitas valentes, todos eles cheios de zelo pela lei. Todos aqueles que procuravam escapar à perseguição  também se lhes ajuntaram, reforçando-os. Formaram, pois, um exército e, na sua ira e indignação, massacram os prevaricadores e traidores da Lei.Os outros procuravam refúgio junto dos estrangeiros. Matatias e os seus aliados percorreram as cidades, destruíram os altares e circuncidaram todas as crianças, ainda incircuncisas em todo o Israel. Perseguiram os assírios orgulhosos e a sua empresa alcançou bom êxito. Defenderam a lei, contra o poder dos gentios e dos reis, e não permitiram que o mal prevalecesse.
Testamento de Matatias - Chegando para Matatias o fim dos seus dias, disse ele aos seus filhos:«O que domina, no presente, é o orgulho, o ódio, a desordem e a cólera. Sede, pois, meus filhos, os defensores a lei e dai a vossa vida pela aliança dos vossos pais. Recordai-vos dos feitos dos vossos maiores, no seu tempo, e alcançareis uma grande glória e um nome eterno. Porventura, não foi na prova que Abraão foi achado fiel? E não lhe foi isto imputado em justiça (Gn 15, 6; 22, 2; Rom 4, 3)? José observou os mandamentos na sua desgraça  e veio a ser o senhor do Egipto (G 41, 40). Foi pelo zelo, que o abrasava, que Finéias, nosso antepassado, recebeu a promessa de um perpétuo sacerdócio (Nm 25, 13). Josué,cumprindo a palavra de Deus, veio a ser juiz em Israel (Jos 1, 2). Caleb deu testemunho diante do povo e herdou a terra (Nm 14, 6). David, pela sua misericórdia, mereceu para sempre, o trono real. Pelo seu ardoroso zelo pela Lei, Elias foi elevado ao céu (2 Sam 2, 11). Ananias, Azarias e Mizael foram salvos das chamas por terem tido fé (Dan 3, 50). Daniel, na sua rectidão, foi preservado da boca dos leões (Dan, 22). Recordai-vos, deste modo, de geração em geração que todos os que esperam em Deus não perecem. Não receeis as ameaças do homem pecador, porque a sua glória é apenas lama e lodo.. Hoje é exaltado amanhã desaparece, porque se converterá em pó e os seus planos serão frustrados. Vós, meus filhos, sede constantes e destemidos em observar a lei, porque por ela chegareis à glória Aqui tendes Simão vosso irmão, sei que ele é homem com capacidade, escutai- e ele será para vós um pai. Judas Macabeu, forte e valoroso desde a sua juventude, será o general do exército e dirigirá a guerra contra os gentios. Atraireis a vós todos os que observam a le e vingareis o vosso povo. Retribuí aos gentios o mal que eles nos fizeram e sede solícitos em guardar os preceitos da lei». E abençoou-os e foi reunir-se aos seus pais. Morreu no ano cento e quarenta e seis. Os seus filhos sepultaram-no em Modin, no sepulcro dos seus pais,e todo o Israel o chorou amargamente.
 






Simão
Simão, filho de Matatias e irmão de Judas Macabeu
(Texto do 1º Livro dos MACABEUS)
===============================================
+++++++++++++++++++++++++++++++++++
000000000000000000000000000000000000000000000
Local onde se processa este Blogue
miscelania 007
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf
00000000000000000000000000000
Este texto deveria ter sido publicado em
28 de JANEIRO DE 2014 – 10.15 h
ANTÓNIO FONSECA
http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Nº 1908 - 1ª PÁGINA - (28-14) - SANTOS DE CADA DIA - 28 de Janeiro de 2014 - 6º ano

TOMÁS DE AQUINO, Santo

Presbítero e Doutor da Igreja -  (1274)

Memória de São TOMÁS DE AQUINO, presbítero da Ordem dos Pregadores e doutor da Igreja, que, dotado de grandes dons intelectuais, comunicou aos outros, por meio do ensino oral e escrito, a sua extraordinária sabedoria. Chamado pelo beato papa GREGÓRIO X para participar no Concílio Ecuménico de Lião II, morreu durante a viagem no mosteiro de Fossanova, no Lácio, no dia 7 de Março. Alguns anos depois, o seu corpo foi trasladado para Toulouse

JOÃO, Santo

Presbítero - (554) 

No mosteiro de Réomé, perto de Langres, na Nêustria, actualmente na França, São JOÃO, presbítero, homem de Deus, que reuniu numerosos monges sob a regra de São Macário.

TIAGO, Santo

Eremita - (séc. VI) 

Comemoração de São TIAGO, eremita na Palestina, que passou muito tempo num sepulcro por penitência.

JULIÃO, Santo

Bispo - (1207)   

Em Cuenca, na actual Castela-la-Mancha, região da Espanha, São JULIÃO, bispo, que ilustrou a Igreja como segundo prelado desta cidade depois de recuperada aos Mouros, pondo ao dispor dos pobres os bens da Igreja e adquirindo o seu sustento quotidiano com o trabalho das próprias mãos. e mártir.

BARTOLOMEU AIUTAMICRISTO, Beato

Religioso - (1224)

No mosteiro de São Frediano, próximo de Pisa, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o beato BARTOLOMEU AIUTAMICRISTO, religioso da Ordem Camaldulense. 

JULIÃO MAUNOIR, Beato

Presbítero  -  (1683)

Em Plévin, na Bretanha, região de França, o beato JULIÃO MAUNOIR, presbítero da Companhia de Jesus, que durante quarenta e dois anos, se dedicou totalmente às missões populares, tanto nas aldeias como nas cidades.

ÁGUEDA LIN ZHAO, JERÓNIMO LU TINGMEI e LOURENÇO WANG BING, Santos

Mártires  - (1858)

Em Maokou, cidade da região de Guizhou, na China, os santos ÁGUEDA LIN ZHAO, virgem, JERÓNIMO LU TINGMEI e LOURENÇO WANG BING, mártires, que sendo catequistas, no tempo do imperador Wenzongxian foram denunciados como cristãos e por isso degolados. 

JOSÉ FREINADEMETZ, Santo

Presbítero - (1908)

Em Daijiahuang, cidade da província meridional de Shandong, na China, São JOSÉ FREINADEMETZ, presbítero da Sociedade do Verbo Divino, que trabalhou incansavelmente na acção evangelizadora desta região. 

MARIA LUÍSA MONTESINOS ORDUÑA, Beata

Virgem e mártir - (1937)

Em Picassent, cidade da região de Valência, Espanha, a beata MARIA LUÍSA MONTESINOS ORDUÑA, virgem e mártir, que durante a perseguição contra a fé, pelo martírio se tornou participante na vitória de Cristo.

OLÍMPIA (Olga Bidá), Beata

Virgem e mártir  -  (1952)

No campo de concentração da cidade de Kharsk, perto de Tomsk, na Sibéria, região da Rússia, a beata OLÍMPIA (Olga Bidá), Virgem da Congregação das Irmãs de São José e Mártir, que no regime de perseguição contra a fé, suportou todas as adversidades por amor de Cristo

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Acontece, portanto, – GRAÇAS A DEUS  -  que  como podem verificar, já consegui colocar em dia, a publicação desta Página – SANTOS DE CADA DIA e a partir do passado dia 21, vou ver se tenho possibilidade de   continuar a agendar os textos correspondentes ao que falta decorrer até ao próximo dia 31. Mantenho para já o mesmo figurino.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII