OS MEUS DESEJOS PARA TODOS

RecadosOnline.com

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Nº 1913 - 2ª PÁGIN - O ANTIGO TESTAMENTO - 1º LIVRO DOS MACABEUS - (4) - 30 de aneiro de 2014

Desejo chamar a vossa atenção para o texto que escrevi na 1ª página “SANTOS DE CADA DIA” sobre a suspensão e o reinicio dos mesmo, desde 16 de Dezembro de 2013. Obrigado.

O ANTIGO TESTAMENTO

30 de Janeiro de 2014

Nº 1913  -  2ª PÁGINA

antoniofonseca1940@hotmail.com
2014

miscelania 124

Mapa da Distribuição das Tribos em ISRAEL

Nº 1913

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Caros Amigos:

Conforme poderão verificar, se o desejarem, poderão consultar a edição deste Blogue, de 12 de Novembro de 2012, na qual iniciei  - diariamente – a transcrição dos textos descritos na Bíblia Sagrada – por Capítulos (e livros).

Simplesmente resolvi, de repente, começar a editar todo o texto do

ANTIGO TESTAMENTO

que, como é sabido - é composto por uma série de vários livros:

Os primeiros considerados como LIVROS HISTÓRICOS, os quais vão desde o Pentateuco (atribuído a Moisés),que compreende o Génesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronómio, e a seguir, Josué, Juízes, Rute, Livros dos Reis (2) que se completam com os 2 livros dos Paralipómenos ou Crónicas. Seguem-se depois Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester e o Livro dos Macabeus.

Seguem-se os LIVROS DIDÁCTICOS com os livros de Job, Livro dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico;

e por fim os LIVROS PROFÉTICOS: Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

São pois 42 o número total dos livros sobre o Antigo Testamento que tenciono transcrever

até que Deus mo permita, evidentemente…

Para já – neste momento já consegui transcrever os capítulos referentes aos livros

GÉNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS, DEUTERONÓMIO, constantes do PENTATEUCO, JOSUÉ, JUÍZES, RUTE, 1º e 2º de SAMUEL, 1º Reis e 2º Reis, 1º e 2º dos Paralipómenos ou Crónicas, ESDRAS, NEEMIAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER,

(Uff... É obra…)

num total de 410 páginas, ficando a faltar apenas 680 capítulos…!!! (mais ou menos) referentes aos restantes, que são apenas os:

1º E 2. MACABEUS (Livros históricos); JOB, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES, CÂNTICO DOS CÂNTICOS, SABEDORIA, ECLESIÁSTICO (Livros Sapienciais ); ISAÍAS, JEREMIAS, JEREMIAS – Lamentações, BARUC, EZEQUIEL, DANIEL, OSEIAS, JOEL, AMÓS, ABDIAS, JONAS, MIQUEIAS, NAUM, HABACUC, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS e MALAQUIAS (Profetas).

- Sejamos optimistas –.

Ainda agora é de manhã e alguns dos amigos que conheci há mais de 60 anos, já atingiram os 90 ou quase 100 (dois pelo menos) e ainda estão aí para as curvas. Ora, eu ainda só tenho 73 e se Deus quiser hei-de também chegar a uma idade razoável.

!!!SÃO APENAS POUCO MAIS DE 40 LIVROS = 1260 PÁGINAS …!!! (coisa pouca…)

Poderei porventura dar conta do recado? Se calhar, não!

Deus o sabe e decerto providenciará o que lhe aprouver!

Sei, no entanto que se poderá dizer:

trata-se de uma

tarefa ciclópica, impossível., etc., para os meus 73 anos (*).

e, SE CALHAR, É…

Desconheço se conseguirei executar esta tarefa e sei os limites que poderão antepor-se-me, mas CREIO EM DEUS TODO-PODEROSO que não me desamparará em ocasião alguma. Com Fé e perseverança tudo se consegue e portanto irei até onde Deus me permitir, rezando todos os dias para que eu possa Evangelizar com os meios que tenho à disposição, durante o tempo que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo entender.

Se no entanto, o vier a conseguir, darei muitas Graças a Deus.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Como afirmei inicialmente, Envolvi-me nesta tarefa, pois considero ser um trabalho interessante, pois servirá para que vivamos mais intensamente a Vida de Jesus Cristo que se encontra sempre presente na nossa existência, mas em que poucos de nós (eu, inclusive) tomam verdadeira consciência da sua existência e apenas nos recordamos quando ouvimos essas palavras na celebração dominical e SOMENTE quando estamos muito atentos,o que se calhar, é raro, porque não acontecendo assim, não fazemos a mínima ideia do que estamos ali a ouvir e daí, o desconhecimento da maior parte dos cristãos do que se deve fazer para seguir o caminho até Ele.

Como Jesus Cristo disse, aos Apóstolos,

no dia da sua Ascensão ao Céu:

IDE POR TODO O MUNDO E ENSINAI

TODOS OS POVOS”.

É apenas isto realmente, que eu estou tentando fazer. AF.

+++++++++++++++++++++++

Império Selêucida

Império Selêucida (cor amarela)

Mos à obra, pois, continuemos:

ANTIGO TESTAMENTO

1º Livro dos MACABEUS

Reino Asmoneu - Simão

Reino dos Asmoneus

1º Livro dos MACABEUS

3  -  JUDAS MACABEU

Matatias pai de Judas Macabeu

Matatias, pai de JUDAS MACABEU

4  -  NOVAS VITÓRIAS 

Górgias tomou consigo cinco mil homens e mil cavaleiros escolhidos, e partiu ao anoitecer, a fim de surpreender o exército dos judeus e atacá-lo de surpresa. Os homens da cidadela serviram-lhe de guia. Mas Judas soube-o, e com os seus destemidos companheiros saiu para atacar as forças do rei que estavam perto de Emaús, enquanto o grosso do exército estava espalhado na planície. Górgias chegou à noite, ao campo de Judas, mas não encontrou ninguém. Procurou-os, então, nas montanhas dizendo: «Fugiram  de nós».Mas Judas apareceu na planície ao raiar do dia com três mil homens, que não tinham as espadas e os escudos  que desejavam (Mac 2, 8, 15). Viram o campo dos gentios, forte, entrincheirado, cercado de cavalaria, formado por homens prontos para o combate. E Judas disse aos que o acompanhavam : «Não temais o seu número, nem receeis o choque: Lembrai-vos com o os nossos pais foram salvos no Mar Vermelho, quando o faraó os perseguiu com o seu exército. Elevemos, agora, ao céu a nossa voz, na esperança de que Ele se apiede de nós, se lembre da aliança com os nossos antepassados e esmague, hoje, este exército diante de nossos olhos. Todas as nações saberão que Israel possui um  libertador e um salvador». Levantando os olhos, os gentios viram-nos avançar contra eles e saíram do campo para os combater. Os soldados de Judas tocaram as trombetas. Travou-se a batalha, mas os inimigos, derrotados, fugiram através da planície. Todos os que se atrasaram, pereceram ao fio da espada. E os vencedores perseguiram-nos até Guezer e até às planícies da Idumeia, de Azot e de Jania. E sucumbiram cerca de três mil. Judas, regressando  com o seu exército da perseguição, disse às suas tropas. «Não cobiceis os despojos, porque nos espera outro combate. Górgias está perto de nós, na montanha, com as suas forças. Por agora, enfrentai o inimigo e combatei; depois, podereis  apoderar-vos dos seus despojos, com segurança». Com efeito, Judas ainda falava, quando apareceram alguns homens de Górgias, saindo da montanha. Ao verem que o exército tinha sido posto em fuga  e o campo era pasto das chamas, porque o fumo que se via indicava bem o que acontecera.. ,Encheram-se de grande medo, que aumentou, ao verem o exército de Judas na planície, pronto para o combate, e fugiram todos para a terra dos filisteus. Então Judas voltou para recolher os despojos do campo e os seus homens apoderara-se de muito ouro, prata, jacinto, púrpura marinha e grandes riquezas. No regresso cantavam hinos e elevavam ao céu louvores ao Senhor «Porque Ele é bom e a Sua misericórdia é eterna». Israel salvou-se naquele dia com esta grande vitória (2 Mac 8, 24 s).

Os estrangeiros que escaparam, vieram contar a Lísias os acontecimentos,o qual, ao ouvir as notícias, ficou consternado e abatido, porque Israel não fora tratado, seguindo o que prometera e conforme o rei ordenara. Por isso, no ano seguinte, Lísias reuniu sessenta mil homens escolhidos e cinco mil cavaleiros para acabar com os judeus. Este exército veio, pela Idumeia, acampar em Btesur (2 Mac 11, 1-15). Judas marchou ao seu encontro, com dez mil homens-. À vista de tão poderoso exército, rezou, nestes termos: «Sede bendito, Salvador de Israel, Vós que quebrastes  o ímpeto do gigante pela mão do Vosso servo David e entregastes o exército dos filisteus nas mãos de Jónatas, filho de Saul, e do seu escudeiro,. Entregai este exército nas mãos do povo de Israel e confundi os nossos inimigos com as suas tropas e a sua cavalaria. Inspirai-lhes o terror, abatei a sua presunçosa confiança no seu poder  e envergonhai-os da sua derrota. Derrotai-os  sob a espada dos que Vos amam e todos aqueles que conhecem o Vosso nome cantem os Vossos louvores». Travou-se o combate e do exército de Lísias tombaram cinco mil homens que sucumbiram diante deles. Lísias, ao ver a derrota do seu exército e a audácia dos judeus, dispostos a viver ou a morrer gloriosamente, voltou para Antioquia a fiem de recrutar os mercenários, com o propósito de reaparecer na Judeia com um exército mais forte.

Restabelecimento do culto  -  Judas e os seus irmãos disseram então: «Os nossos inimigos estão aniquilados ;subamos, pois, purifiquemos e restauremos o santuário». Reunido todo o exército, subiram ao monte Sião. Ao verem a desolação do santuário, o altar profanado, as porta queimadas, os átrios pejados de ervas, nascidas como num bosque ou nos montes, e os aposentos demolidos, rasgaram as suas vestes, lamentaram-se e deitaram cinza sobre as suas cabeças. Prostraram-se com o rosto por terra, tocaram as trombetas, clamaram ao céu. Então Judas encarregou alguns homens de combater os soldados da cidadela, enquanto purificavam o santuário. Escolheu sacerdotes irrepreensíveis e zelosos pela lei, que purificaram o templo e transportaram para um lugar impuro as pedras contaminadas. Deliberaram, entre si, o que se deveria fazer do alar dos holocaustos, que fora profanado,e tomaram a resolução de o demolir, para que não recaísse sobre eles o opróbrio vindo da profanação dos gentios. Destruíram-no, portanto, e transportaram as suas pedras a um lugar conveniente sobre a montanha do templo, até que viesse algum profeta e decidisse o que se lhes deveria fazer. E depositaram as pedras intactas segundo a lei e construíram um novo altar, semelhante ao primeiro. Restauraram também o templo e o interior do templo e purificaram os átrios. Fizeram novos vasos sagrados  e transportaram ao santuário o candelabro o altar dos perfumes e a mesa. Queimaram incenso no altar, acenderam as lâmpadas do candelabro, para alumiarem o templo, colocaram pães sobre a mesa e suspenderam os véus, terminando completamente o trabalho. No dia vinte e cinco do nono mês, que é o mês de Casleu, no ano cento e quarenta e oito, levantaram-se muito cedo, e ofereceram um sacrifício, segundo a lei, sobre o novo altar dos holocaustos, que tinham construído. precisamente, no mesmo dia e na mesma hora em que os gentios o haviam profanado, o altar foi de novo consagrado (Jo 10, 22) ao som de Cânticos, harpas, liras e címbalos. Todo o povo se prostrou com o rosto por terra para adorar e bendizer ao céu, por lhes ter dado tão feliz triunfo. Durante oito dias celebraram a dedicação do altar, e, com  alegria, ofereceram holocaustos  e sacrifícios de acção de graças  e de louvor. Adornaram a fachada do templo com coroas de ouro e com  pequenos escudos, consagraram as entradas do templo e os quartos, nos quais colocaram portas. Foi grande a alegria do povo e  o opróbrio das nações foi afastado. Judas e seus irmãos e toda a assembleia de Israel    ordenaram que os dias de dedicação do altar fossem celebrado, cada ano, na sua data própria, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, com alegria e regozijo (2 Mac 1, 8). Na mesma época, cercaram a montanha  de Sião com uma alta muralha  e fortes torres, para que os gentios não viessem profaná-lo, como outrora, tinham feito. Judas pôs ali tropas para o guardar e fortificou também Betsur para o proteger, a fim de que o povo tivesse uma fortaleza ao lado de Idumeia.

Simão

Simão, filho de Matatias e irmão de Judas Macabeu

(Texto do 1º Livro dos MACABEUS)

===============================================

+++++++++++++++++++++++++++++++++++

000000000000000000000000000000000000000000000

Local onde se processa este Blogue

miscelania 007

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf

00000000000000000000000000000

Este texto deveria ter sido publicado em

30 de JANEIRO DE 2014 – 10.15 h

ANTÓNIO FONSECA

http://es.catholic.net; http://santiebeati.it; http://jesuitas.pt; http://bibliaonline.com.br/acf; http:// wikipedia.org.

Um favor a uma pessoa amiga - 30 de Janeiro de 2014

 

 

http://olx.pt/449622421/

 

 

 

Post colocado em 30-1-14  -  15H25

 

ANTÓNIO FONSECA

Nº 1910 - 1ª PÁGINA - (30-14) - SANTOS DE CADA DIA - 30 de Janeiro de 2014 - 6º ano

MATIAS, Santos

Bispo -  (séc. II)

Em Jerusalém, São MATIAS, bispo que, depois de muitos padecimentos por Cristo, descansou em paz.  

BARSIMEU, Santos

Bispo - (séc. III) 

Em Edessa, no Osroene, hoje Sanliurfa, na Turquia, São BARSIMEU, bispo, que segundo a tradição, foi duramente flagelado por amor de Cristo no tempo do imperador Décio, mas, terminada a perseguição, obteve a libertação do cárcere e passou o resto da sua vida em intensa actividade no governo da Igreja que lhe foi confiada.

MARTINHA, Santa

(677) 

Em Roma, a comemoração de Santa MARTINHA, sob cujo título o papa Dono dedicou uma basílica no foro romano. 

BATILDE, Santa

Rainha e fundadora - (680)   

Em Chelles, no território de Paris, actualmente na França, Santa BATILDE, rainha, que fundou cenóbios sob a Regra de São Bento segundo os costumes de Luxeuill; depois da morte de seu esposo Clóvis II, foi regente do reino e, durante o reinado de seu filho, passou os últimos anos da sua vida na rigorosa observância da regra monástica. 

ALDEGUNDES ou ALDEGONDA, Santa

Abadessa - (684)

Em Maubeuge, na Nêustria, na actual França, Santa ALDEGUNDES ou ALDEGONDA, abadessa, no tempo do rei Dagoberto. 

ARMENTÁRIO, Santo

Bispo  -  (731)

Em Pavia, na Lombardia, região da Itália, Santo ARMENTÁRIO, bispo, que depositou solenemente o corpo de Santo Agostinho na basílica de São Pedro «in Caelo Áureo», para ali trasladado pelo rei Liutprando.

TEÓFILO o Jovem, Santo

Mártir - (792)

A paixão de São TEÓFILO o Jovem, mártir, que, sendo comandante da frota cristã, foi capturado pelos inimigos junto a Chipre e conduzido a Harum, califa dos Sarracenos; e não podendo este obrigá-lo a negar a Cristo, nem com promessas nem com ameaças, mandou que fosse passado ao fio de espada.   

ADELELMO ou LESMES, Santo

Abade - (1097)

Em Burgos, cidade de Castela e Leão, actual região de Espanha, Santo ADELELMO ou LESMES, abade, que transformou num mosteiro a capela de São João com o hospício adjacente.

FRANCISCO TAYLOR, Beato

Pai de família e mártir - (1584)

Em Dublin, na Irlanda, o passamento do Beato FRANCISCO TAYLOR, mártir, que sendo pai de família, passou sete anos encerrado no cárcere por causa da sua fé católica e, consumido pelas tribulações e pela idade avançada, terminou o martírio no reinado de Jaime I. 

OGASAWARA YOSABURO GEN’YA e

OGASAWARA MIYA LUÍSA, esposos e 9 filhos, Beatos

Esposos e filhos - mártires  -  (1636)

Em Kumamoto, cidade do Japão, os beatos mártires OGASAWARA YOSABURO GEN’YA e sua esposa OGASAWARA MIYA LUÍSA com nove filhos OGASAWARA GENPACHI, OGASAWARA MARI, OGASAWARA KURI, OGASAWARA SASAEMON, OGASAWARA SAYUEMON, OGASAWARA SHIRO, OGASAWARA GORO, OGASAWARA TSUCHI, e OGOSOWARA GONNOSUKE e ainda quatro servos da família.

JACINTA MARISCÓTTI, Santa

Virgem e fundadora - (1640)

Em Viterbo, na Toscana, hoje no Lácio, região da Itália, Santa JACINTA MARISCÓTTI, virgem da Ordem Terceira Regular de São Francisco, que depois de passar quinze anos em prazeres mundanos, abraçou uma vida austeríssima e promoveu irmandades para a assistência dos idosos e para a adoração da Santíssima Eucaristia

SEBASTIÃO VALFRÉ, Beato

Presbítero - (1710)

Em Turim, no Piemonte, região da Itália, o Beato SEBASTIÃO VALFRÉ, presbítero da Congregação do Oratório de São Filipe Néri, que trabalhou com todo o ardor na assistência aos pobres, aos enfermos e aos presos nos cárceres e, pela sua bondade e diligente caridade, conduziu muitos a Cristo.

PAULO HO HYOB, Santo

Mártir - (1840)

Em Seul, na Coreia, o santo mártir PAULO HO HYOB, que sendo soldado, foi preso por causa da sua profissão de fé cristã e submetido a cruéis torturas, de tal modo que, pela debilitação das suas forças, pareceu estar prestes a ceder; mas, arrependido, imediatamente confirmou diante do juiz a sua fé em Cristo; por isso ficou encarcerado durante muito tempo e, finalmente, enfraquecido pelas flagelações, morreu no Senhor.

TOMÉ KHUONG, Santo

Presbítero e mártir - (1860)

Em Tonquim, no actual Vietnam, São TOMÉ KHUONG, presbítero e mártir, que durante a perseguição do imperador Tu Duc, permanecendo invencível na profissão da fé cristã, foi metido no cárcere e, ajoelhado diante da cruz, morreu a golpes de machado.

DAVID GALVÁN, Santo

Presbítero e mártir - (1915)

Em Guadalajara, México, São DAVID GALVÁN, presbítero e mártir, que durante a perseguição mexicana, por defender a santidade do matrimónio, foi fuzilado pelos soldados , sem processo judicial, e assim alcançou a coroa do martírio.

MUCIANO MARIA (Luís Wiaux), Santo

Religioso -  (1917)

Em Malonne, na Bélgica, São MUCIANIO MARIA (Luís Wiaux), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, que consagrou quase toda a sua vida a trabalhar, com inflexível constância e contínua alegria, na educação dos jovens.

COLUMBA (José) MARMION, Beato

Presbítero e abade - (1923)

No mosteiro de São Bento de Maredsous, também na Bélgica, o Beato COLUMBA (José) MARMION, que, natural da Irlanda, foi ordenado presbítero e eleito abade da Ordem de São Bento, onde resplandeceu como pai do cenóbio e guia das almas, pela santidade de vida, doutrina espiritual e eloquência.

CARMÉN GARCIA MOYON, Beata

Educadora e mártir - (1937)

Em Torrent, localidade da provincia de Valência, na Espanha, a Beata CARMÉN GARCIA MOYON, mártir, que trabalhou diligentemente como educadora da doutrina cristã e, durante a perseguição religiosa, depois de ter resistido tenazmente à tentativa de violação, foi queimada viva pela fé em Cristo.

SEGISMUNDO PISARSKI, Beato

Presbítero e mártir - (1943)

Em Gdeszyn, cidade da Polónia, o Beato SEGISMUNDO PISARSKI, presbítero e mártir, que durante a guerra, por não renunciar à sua fé perante os perseguidores, foi expulso da sua igreja paroquial e finalmente preso e fuzilado.

 

 

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Caros Amigos:

Por motivos que mais dia menos dia, voltarei a explicitar, este blogue esteve suspenso durante algum tempo, mais propriamente a partir do passado dia 16 de Dezembro. Algumas tentativas fiz para que continuasse a ser publicado, nos moldes que vinha efectuando, mas esses esforços foram baldados, tanto mais que apesar de ter agendado, esta página até ao fim do ano, no WINDOWS LIVE WRITER, não consegui de modo nenhum recuperar esses escritos.

Agora que parece ter retomado a normalidade (16 de Janeiro – exactamente um  mês depois…) resolvi proceder à indicação dos Santos celebrados desde o passado dia 1 do corrente e publicá-los imediatamente após a sua feitura, pelo que provavelmente (e de certeza) serão publicados vários dias num dia apenas, até chegar à data certa.

Quanto às outras páginas que fazem parte deste blogue, que também estavam agendadas e desapareceram, procederei exactamente da mesma maneira (ainda não sei quando,) mas, logo que termine ou ponha em dia a 1ª página.

Acontece, portanto, – GRAÇAS A DEUS  -  que  como podem verificar, já consegui colocar em dia, a publicação desta Página – SANTOS DE CADA DIA e a partir do passado dia 21, vou ver se tenho possibilidade de   continuar a agendar os textos correspondentes ao que falta decorrer até ao próximo dia 31. Mantenho para já o mesmo figurino.

_____________________________________

Os meus cumprimentos e agradecimentos pela atenção que me dispensarem.

ANTÓNIO FONSECA

In

MARTIROLÓGIO ROMANO

Conferência Episcopal Portuguesa  -  MMXIII